Maneiras de Ser



FICHA TÉCNICA

Autor: Weslley Fuchs
Tipo de Obra: Web Novela
Quantidade de Capítulos: 115
Classificação Indicativa: 
Lançamento: 05/08/2019
Término: 20/12/2019
Dia de Exibição: Segunda a Sexta
Horário: 16h00min

SINOPSE

São Paulo, 2019. O mundo jovem está cada vez mais atualizado e ligado nas redes sociais como sempre, só que um grande anúncio deixará várias pessoas de cabeça em pé, trata-se da procura de um protagonista para a nova série brasileira da TV HOC, o anúncio é para garotos de 16 anos que deverá ser par romântico de HELOÍSA, a protagonista, não somente desta novela mas da série fictícia da TV HOC que se chama “Sonhos Possíveis”. Bom, Heloísa é uma garota de 16 anos, estudante do colégio CEI e é uma garota de classe média alta, mora no bairro Higienópolis e é uma garota que se preocupa bastante com sua aparência e com os seus seguidores das redes sociais, ela sempre deixa seus fãs por dentro de tudo que está acontecendo nos bastidores da série que está a procura deste grande protagonista, bom, mas voltando a Heloísa, ela acima de tudo é uma garota determinada que não desiste de seus sonhos, ela faz de tudo para agradar a crítica e sempre está decidida a não se meter em polêmicas, além de tudo é uma menina vaidosa e estilosa, sem falar que é a garota mais popular do colégio, mas não é má, muito pelo contrário, sempre está disposta a ajudar a todos e é julgada por quem não a conhece, já que o termo “Patricinha” sempre está presente na boca de muitos, além de tudo isso ela é inteligente, comunicativa, dedicada, objetiva, mas o seu único defeito é ter a cabeça fraca, além de se preocupar sempre com sua imagem. Bom, voltando ao anúncio na internet, qualquer garoto que tenha 16 ou 17 anos, deve fazer o teste para o protagonista da série, basta se cadastrar no site e se encaminhar para a emissora de televisão e o resultado deve sair o mais rápido possível já que a emissora quer logo que a série venha ao ar.
Por outro lado, temos uma jovem diferente e forte, além de ter uma coragem que não cabe dentro de si, trata-se de JÚLIA, uma jovem simples, sensível, sentimental, inteligente, corajosa, determinada e que não leva desaforo para casa, ela não se preocupa muito com as redes sociais e muito menos está interessada em agradar alguém que não seja a si mesma, mas Júlia também é atriz, mas uma atriz de teatro. Júlia foi escalada para dar vida a protagonista do novo espetáculo do teatro, o nome do espetáculo é uma adaptação literária: “Orgulho e Preconceito” Júlia dará vida a personagem Elizabeth Bennet, porém, Júlia terá uns certos problemas pela frente, entre eles é a escola, Júlia sempre dá muita atenção aos seus textos teatrais e esquece completamente da escola. Ela prefere mil vezes atuar em paz com o teatro do que estudar e logo no primeiro capítulo, ela se meterá em uma briga no colégio com a piriguete e funkeira GISELE (que só aparecerá no primeiro capítulo, mas voltará em breve) onde ela estuda que é um colégio público e será expulsa... Mas vamos falar disso mais adiante. O grande sonho de Júlia é ser uma atriz de cinema e TV, por isso, ela ficará bastante chateada com o anúncio que está dando oportunidades apenas para garotos, ela então fica bastante triste, mas jura a si mesmo que irá realizar o seu grande sonho, aliás, Júlia tem 17 anos e é repetente do segundo ano do ensino médio, sendo que ela já era para estar no último ano escolar, porém, isso não é motivo de vergonha para ela que não abaixa a cabeça pra ninguém.
O colégio CEI é um dos melhores colégios de São Paulo e é lá que Heloísa estuda e é lá que Júlia acaba indo parar após ser expulsa do colégio público. Júlia vai parar lá por conta das provas que estão sendo lançadas para bolsas de estudos, a mãe de Júlia, dona MARIZA, faz questão de que a filha agarre essa oportunidade em entrar em uma boa escola, só que Júlia não acaba gostando muito da ideia... Mariza é uma mulher autoritária, sempre presente na vida escolar da filha, sempre presente nas reuniões escolares, é uma mãe rígida, trabalhadora e batalhadora também, é uma mulher que não mede esforços para dar uma vida melhor para a filha que é o seu bem mais precioso, e Júlia sabe valorizar isso na mãe, por isso aceita fazer a prova, Mariza trabalha como empregada doméstica, mas falaremos disso mais adiante. Júlia consegue entrar no colégio CEI e sua mãe faz ela prometer que ela se dedicará totalmente aos estudos e Júlia diz que tentará fazer esse pequeno esforço... Apesar de serem da mesma turma, Júlia e Heloísa acabam caindo em salas de aula diferentes. Na história, já estaremos na metade do ano... Já Heloísa é filha da renomada juíza PANDORA, uma mulher elegante, bem sucedida, inteligente, corajosa, forte, estilosa, tecnológica e que está solteiríssima, já que acabou de se separar do pai de Heloísa que trata-se de JORGE, um homem mulherengo, elegante, fino, consumista, mas que tem muito amor pela filha, assim como Pandora também tem.
FERNANDO, estudante do colégio CEI, é um nerd bonitão, digamos, ele é inteligente, dedicado, estiloso, tecnológico e está sempre tentando arrumar os problemas dos outros, ele então decide fazer o teste para o papel protagonista, assim como tantos outros, já que Fernando é completamente apaixonado por Heloísa que namora outro cara: BRANDON, que é um skatista estiloso que está sempre na moda, é de bem com a vida, adora curtir, é romântico de uma maneira diferente, sem falar que é radical, mas acima de tudo é ciumento, seus ciúmes por Heloísa é tão grande que muitas vezes ele não consegue controlar, porém, Heloísa insistirá para ele também fazer teste para o papel e os dois personagens acabam ficando na final, eis a questão quem ficará com o papel?
No entanto, Fernando é da sala de Júlia e a jovem ficará completamente apaixonada pelo garoto, porém, ele só tem olhos para Heloísa a quem quer tanto conquistar, mas Júlia não desiste e aos poucos vai se aproximando do garoto para ter a atenção dele. Porém, Júlia está bastante focada em seu papel no teatro, ela é amiga do elenco que foi escalado para atuar junto com ela, ambos da idade dela, claro. Trata-se de CRIS, FELIPE, MIGUEL E LARISSA, claro que terá outras pessoas no elenco da peça, mas serão “figurantes” na novela. Cris é uma garota que estudava com Júlia na escola pública, ela é bastante inteligente e dedicada, porém, ás vezes chega chorando no teatro por problemas pessoais a qual falaremos mais adiante. Já Felipe é um tanto quanto maduro demais, nem parece ter 16 anos e sim 48, pela extrema responsabilidade e sua forma como vê as coisas. O Miguel é uma pessoa que quer guerra com todo mundo, ele adora zoar e tirar sarro das pessoas, porém, Júlia sempre o colocará em seu devido lugar. Já Larissa é a única pessoa rica do teatro, porém, não é patricinha, muito pelo contrário, é uma garota de bem com a vida que gosta de fazer o bem, porém, se apaixonará por Miguel mesmo ele sendo um babaca e será feita de gato e sapato.
Bom, o resultado dos testes finais é que Fernando ficará com o papel, para o ódio de Brandon que exige que Heloísa deixe o elenco da série, mas Heloísa deixa claro que não sairá do elenco, Brandon então diz que não poderá continuar com o namoro e ela então aceita terminar com ele, ela chora bastante no colo de sua mãe e também de sua melhor amiga RAYSSA, que é a nerd do colégio, não se veste muito bem e é bastante descuidada, usa óculos e deixa o cabelo de qualquer jeito, é uma garota que não liga muito para a opinião dos outros, mas sofre bullying da mesma maneira e adora a amizade de Heloísa. Bom, agora vamos falar um pouco da mãe de Heloísa, que é Pandora, a juíza que é até ameaçada de morte por fazer justiça está solteira e a procura de um amor para chamar de seu, ela então decide baixar o famoso TINDER e ficar por dentro dos candidatos, porém, a mulher acaba se encantando por um homem a qual ela acaba conversando pelo aplicativo, trata-se de ROGER, que é na verdade o diretor e professor de teatro onde Júlia participa e inclusive dirigirá Orgulho e Preconceito, porém, Roger é uma pessoa atrapalhada e desastrada, usa óculos que no entanto é o seu charme, ele é bonito só não sabe disso, por isso, muitas vezes acaba deixando de se cuidar e ele fica encantado quando Pandora entra em contato com ele pelo aplicativo, sem saber que a foto dele é na verdade um FAKE, já que ele tem tanta vergonha da aparência, mas no entanto, com a ajuda de Júlia e a galera do teatro, ele ficará lindão para o grande encontro com Pandora e os dois engatarão um romance.
Porém, a mãe de Júlia é uma mulher que não quer saber de compromisso com mais ninguém, até um certo alguém aparecer na sua vida meio que por acaso, trata-se de GERALDO, um viúvo milionário, elegante, fino, inteligente, mas que tem um coração humilde, ele então se aproximará de Mariza, só que fingirá ser pobre, no começo não vai ser fácil, até porque ela é uma mulher difícil, mas ele não desiste e acaba conquistando Mariza que ficará totalmente apaixonada por ele, só que ele se sentirá mal por esconder sua grande fortuna dela, já que ele tem medo dela querer se afastar dele e ele tem uma filha que é concorrente de Heloísa, trata-se de GIOVANNA, uma adolescente de 16 anos que não estuda no CEI, mas está no elenco da série que Heloísa está participando e terá um papel coadjuvante para a sua fúria, já que ela queria mesmo era ser a protagonista da série, por isso, ela deixará claro dês do inicio quer guerra com Heloísa, já que Giovanna é estilosa, uma patricinha de fato, esnobe, preconceituosa, consumista e que adora causar, sem falar que é amante das redes sociais e adora uma polemica que muitas vezes ela mesma promove para se alto se lançar.
Além de Heloísa, Giovanna e Fernando, outras pessoas também estão no elenco como: IGOR, NICOLE, JONAS E VITÓRIA. Vitória é a única, além de Fernando, que também estuda no colégio CEI. Bom, Igor é um garoto que é ex-namorado de Giovanna, ele é bonito, estiloso, só que é gamer, por isso tem um estilo forte, já Nicole, além de atriz, é youtuber, por isso, criou o seu próprio estilo, ela ama unicórnios, por isso tem esse estilo, já Jonas é antissocial, não conversa com ninguém, prefere mil vezes o seus fones de ouvido. Bom, todos ali tem 16/17 anos, ou seja, todos adolescentes e claro que a série terá outros participantes, mas serão “figurantes” na nossa novela.
Já o colégio se surpreenderá com a nova professora de matemática, trata-se de Roberta Cooper, que na verdade, se chama EVA BITTENCOURT, a nossa grande vilã da novela, bom, vamos falar antes sobre o seu passado, Eva na verdade é uma golpista que usa sua sensualidade para conseguir o que quer, ela é linda, inteligente, ambiciosa, calculista e tudo mais, porém, ao roubar um banco e ser descoberta logo no primeiro capítulo, ela fugirá e trocará a placa do carro e também terá documentos falsos assumindo a sua nova identidade: Roberta Cooper, ela falsifica um diploma que mostra que ela é formada em Matemática, ela que até então estava em Curitiba, foge para São Paulo onde consegue um emprego no colégio CEI como professora, claro, seduzindo o diretor MARCELO, um diretor dedicado, mulherengo, inteligente e tudo mais, mas falaremos dele mais adiante, ela então consegue entrar no colégio, só que tem um grande plano, casar-se com o então divorciado e dono do colégio, o milionário JOAQUIM, um homem fino, elegante, sério, profissional e que se dedica bastante aos negócios, ele tem um filho que é estudante do colégio CEI trata-se de BENJAMIN, ou melhor, BEN, já que ele prefere ser chamado assim, Ben é um dos piores alunos do colégio, já que ele não consegue se dedicar aos estudos e tem problemas com atenção, sem falar que ele não liga muito para a escola, mas voltando ao assunto, esse é o grande plano de Eva, ou melhor, Roberta.
Porém, Eva terá uma grande pedra no sapato, ou melhor, duas: Júlia e Heloísa. As duas sempre ficarão desconfiadas dela, até que em um certo capitulo, as duas ao mesmo tempo descobrem o grande plano de Roberta e isso faz com que as coisas piorem ainda mais... Por conta disso, Heloísa e Júlia se aproximaram e decidirão que precisam desmascarar Roberta a qualquer custo e precisam de provas para isso, as duas então decidem investigar cada passo dela para conseguir as provas que tanto precisam.
Bom, teremos outros alunos no colégio, como a banda de rock intitulada “Os imortais” que tem como os integrantes: KARINA, MICAEL, SÉRGIO E VINICIUS, Karina é a vocalista da banda, todos rockeiros e pendentes do estilo, Karina mesmo tem o estilo gótico, enquanto os outros tem mais o estilo Punk.
Já os professores do colégio são figurantes, menos dois: LETÍCIA E RENATO. Letícia é professora de língua portuguesa, é bastante dedicada, mora sozinha, gosta de sair as vezes e de cantar, na verdade esse é o seu grande sonho, já Renato é sonhador, professor de Artes, ele adora pintar e é de bem com a vida, tem um estilo colorido, ele é um pouco mais velho que Letícia e é pai de Karina e Rayssa, sim, as duas são irmãs e ele é separado, porém, a sua mulher fugiu e os abandonou. Ele e Letícia iniciaram um relacionamento.
Já a ex-mulher de Marcelo e mãe de Ben, é uma mulher fina e elegante que voltará da Espanha de onde morava, para reconquistar o ex-marido, ela é linda também, porém se meterá no caminho de Eva e isso não é uma boa idéia, porém, ela não desistirá e fará o possível para que consiga reconquistar o marido, é uma mulher que não mede esforços para conseguir o que quer, sem falar que é bastante interesseira, assim como Eva.
Já Júlia e Heloísa ficarão amigas e vão fundo nas investigações, depois de pesquisas nas redes sociais, elas decidem ir mais fundo nas investigações para conseguirem mais provas contra ela, mas isso pode ser perigoso. Vamos falar um pouco do diretor e da autora da série onde Heloísa viverá a protagonista, trata-se do casal: MAURÍCIO e BECK, os dois são um casal, ela é autora da série e ele dirige a série, os dois tem três filhas, na verdade trigêmeas, trata-se de VICKI, ALICE E MARINA. Alice é do bem, é nerd, mas uma nerd estilosa, ela se apaixonará por Fernando que a essa altura estará se envolvendo com Júlia que conseguirá agarrar o garoto. Já Vicki é do mal, tem um estilo forte e não mede esforços para provocar as pessoas. Já Marina, é mista, do bem e do mal, talvez tenha dupla personalidade e é esportista, ela joga tênis no colégio ao lado de VALENTIM, seu namorado que também estuda no colégio e é estiloso.
Bom, como sabemos agora, Júlia e Fernando, iniciarão um relacionamento, mas o que Júlia não sabe é que ele ainda gosta de Heloísa e Júlia acabará percebendo que ele gosta de outra pessoa que ela nem sonha quem é, os dois então terminam, só que os caminhos de Júlia e Brandon acaba se cruzando e os dois começam a namorar, igualzinho Heloísa e Fernando, só que Heloísa ficará um pouco bolada por Brandon estar namorando, porque no fundo no fundo, ela ainda gosta bastante dele. Só que os quatro se meterão em uma tremenda confusão, já que Heloísa e Júlia decidem ir mais fundo na investigação contra Eva e ao entrarem no apartamento dela, Fernando e Brandon as seguirão e todos serão pegos por Eva que perguntará o que é que eles estão fazendo lá para a surpresa de todos.