Maneiras de Ser - Capítulo 67


MANEIRAS DE SER
Capítulo #067
De
Weslley Fuchs

Direção

Miguel Rodrigues
Copyright © 2019, este é o capítulo oficial e será apresentado no site DNA DRAMATURGIA NOVOS AUTORES.
1    INT/ COLÉGIO CEI – CORREDOR/ DIA (CONT’D)  1

Eva olha para Júlia e Helô.

EVA
(Séria; Com lágrimas nos olhos)
Vocês sabem quem ela é!

JÚLIA
(Surpresa)
Eva!!!

EVA
(Chora)
O nome dela é Filipa?...
(Pausa)
Eu jamais daria esse nome a ela.

JÚLIA
Eva, vamos conversar em outro lugar...

EVA
Eu quero entender o que é que vocês estavam planejando...

HELOÍSA
Nós não estávamos planejando nada, Eva. A gente não tem certeza se é ela --

EVA
(Aos prantos)
É ela. É ela... Eu a vi saindo daqui.

Todos do colégio estão olhando para elas.

Júlia percebe.

JÚLIA
Eva, vamos conversar em outro lugar, tá todo mundo olhando --

EVA
(Grita)
Dane-se que está todo mundo. Eu quero que todo mundo se dane. Ninguém tem direito de julgar ninguém sem saber as suas principais razões.

HELOÍSA
Vamos conversar com mais calma, Eva.

Júlia e Heloísa vão saindo com Eva.

Ninguém tira o olhar delas.

Elas passam por Claire e Joaquim que olham surpresos, ficamos com eles.

CLAIRE
A onde essas duas estão indo com a Eva, Joaquim?

JOAQUIM
Ela estava chorando.

Micael e Sérgio vão até eles.

MICAEL
A Roberta surtou!

SÉRGIO
É Eva, né...

JOAQUIM
Surtou? Como assim?

Joaquim vai saindo, Claire o segura.

CLAIRE
Talvez esteja na hora da Eva... Da Eva cair na real, né Jô.

2    INT/ COLÉGIO CEI – BIBLIOTECA/ DIA    2

Eva chega com Heloísa e Júlia. Conversa já em andamento, já que elas estavam conversando no caminho.

EVA
Filha do diretor Marcelo?

HELOÍSA
Sim, isso foi o que a Júlia disse... Ela ficou frente a frente dela.

JÚLIA
É... Eu fiquei. Achei ela idêntica a você, eu senti uma conexão, sei lá, uma vibe... Surgiu na minha cabeça do nada, como se fosse um sinal --

EVA
É ELA, JÚLIA! Ela é a minha filha. Eu reconheceria aquele olhar... O Olhar dela não mudou.
(Chora bastante)
Você acha mesmo que eu não reconheceria o olhar da MINHA FILHA???? É ELA.

HELOÍSA
Calma, Eva... O importante é que... A gente descobriu.

JÚLIA
Olha só como a vida é, né Eva. As pessoas que você justamente queria se vingar descobriu quem é a sua filha. A vida colocou a sua filha no caminho da pessoa que você mais odeia.

Nesse momento, Eva olha para Júlia que também a olha.

EVA
Odiar você?

JÚLIA
Eu e a Helô descobrimos o seu crime --

EVA
Acredite, Júlia. Você não é a pessoa que eu mais odeio nesse mundo. Disso você pode ter certeza...

HELOÍSA
Mas você quer se vingar da gente.

EVA
(Chora)
Eu só quero a minha filha.

Heloísa e Júlia olham para Eva.

JÚLIA
A gente já deu as informações que você precisava. A gente não tem nada contra você, Eva. Mesmo.

EVA
Eu duvido que vocês não tinham algo em mente --

HELOÍSA
Nós só queremos que você pague pelos seus crimes, Eva. Como qualquer pessoa criminosa --

EVA
(Com ódio)
Mesmo com toda a história? Mesmo com as minhas reais intenções em encontrar a minha filha?

JÚLIA
Crime é crime, Eva --

HELOÍSA
Mas você irá pagar de qualquer jeito, o importante é que você converse com a sua filha e... --

EVA
Eu só quero a minha filha. E eu vou ter a minha FILHA.

JÚLIA
Eva, a gente --

EVA
Chega, Júlia. Eu vou nessa sozinha. Eu vou ter a minha filha e vou reconstruir a minha vida.

Eva sai determinada.

Heloísa e Júlia se entreolham.

3    EXT/ SÃO PAULO/ DIA 3

4    INT/ TEATRO/ DIA     4
Roger diante de Cris, Larissa, Felipe e Miguel.

ROGER
Galera, hoje iremos para o nosso segundo dia de apresentação.

CRIS
A Lari arrasou ontem!

LARISSA
Que isso.

ROGER
Hoje vai ser um dia histórico!!

Em Roger feliz.

5    INT/ CASA DE MARIZA – QUARTO/ DIA     5

Mariza escovando os cabelos, até que se depara com fios caindo, ela olha para a escova e vê que já tem vários fios ali. Seus olhos se enchem de lágrimas

6    INT/ APARTAMENTO DE MAURÍCIO – SALA DE ESTAR/ DIA     6

Marta apresentando o apartamento para Maurício.

MARTA
(Descrevendo-o)
É um apartamento bem amplo, além de sofisticado e confortável, ele é muito espaçoso. A Taís Araújo já alugou essa casa uma vez para uma temporada aqui em São Paulo

MAURÍCIO
E ela fez uma excelente escolha. Eu vou ficar com esse apartamento, Marta. Acho uma ótima maneira de eu recomeçar.

MARTA
Então você e a Beck resolveram mesmo se separar definitivamente.

MAURÍCIO
Eu bem que tentei, mas...

MARTA
Entendo.

MAURÍCIO
Eu queria que você pedisse pro Fernando me ligar, eu precisava falar com ele sobre a série.

MARTA
(Surpresa)
Maurício, eu estive na reunião e você disse que ia achar um serviço de Streaming e pelo visto conseguiu --

MAURÍCIO
Na verdade, a TV HOC voltou atrás na decisão.

MARTA
(Sorri)
Caramba, será que tem a ver com toda a repercussão envolvendo a Helô e a Júlia?

MAURÍCIO
Não sei... Realmente!!

MARTA
Mas pode deixar, Maurício. Eu ligo pro Fernando.
(Tira da Bolsa os papeis)
Eu só preciso que você assine esses documentos e deposite o valor nessa conta.

Ela entrega os papeis para Maurício que assina.

Entrega para ela.

MAURÍCIO
Pronto!

MARTA
(Sorri)
Boa sorte na nova caminhada! Com licença.

Marta se retira.

Maurício olha para o seu novo lar.

SOLANGE (Off)
Você sente falta dele?

CORTAR RÁPIDO PARA:

7    INT/ CAFETERIA/ DIA 7

Beck e Solange tomando um café. Conversa iniciada

BECK
De certa, forma. Eu sinto. Querendo ou não nós passamos quase dezenove aos juntos e esses anos todos foram recheados de momentos marcantes, que eu jamais, nunca na minha vida, irei esquecer ou deletar

SOLANGE
Mas já que vocês passaram tantos anos juntos, por que o caminho mais viável é se separar e não dar uma segunda chance?

BECK
Porque aí eu estaria ferindo a mim. Aos meus sentimentos e ao meu sofrimento acima de tudo. Por mais que foram quase vinte anos, aquela cena horrível que a vida resolveu me presentar nunca mais vai sair da minha cabeça. Eu não olho mais pro Maurício como eu olhava pra ele há seis meses atrás quando tudo ainda estava tudo bem

SOLANGE
Beck, mas traição acontece, eu tenho certeza que o Marcus vive me traindo, uma vez eu vi o Brandon mexendo no celular dele, o Brandon tem um julgamento em traição. Uma coisa é certa, o meu filho puxou a mim, porque o Brandon é leal.

BECK
(Surpresa)
Eu que estou surpresa no mínimo com você falando com total tranquilidade sobre o fato de você achar que o seu marido possa estar te traindo. Isso não te assusta não? Não fere o que você construiu nessa relação?

SOLANGE
Olha, Beck, eu acredito que isso seja coisa de homem. Agora, uma mulher fazer isso já é demais, é uma falta de respeito contra si própria. Agora o homem, eu acho que é simplesmente normal, não vejo nada de errado. Te juro.

BECK
(Ri)
Eu não acredito que você está me dizendo isso, Solange. Te juro, estou perplexa com cada palavra que você me disse

SOLANGE
(Ri)
Me desculpe... Você é daquelas? Feministas é isso? É esse o nome, né?
(Sorri)
Ai, Beck, eu discordo do feminismo querer igualar as coisas sendo que o homem e a mulher são seres completamente diferentes, entende? A mulher é um sexo mais frágil, já o homem é duro na queda, não se deixa abalar, já nós mulheres temos uma fraqueza sim, o número de casos de violência contra mulher, por exemplo, é gigantesco porque a mulher não ter força contra o homem, agora quando se trata de briga entre homem e homem já é diferente, porque a gente não sabe quem pode ou não ganhar, entende? Eu acho isso imprevisível...

BECK
Uma mulher sofre a dor mais terrível do mundo que é o parto normal e você vem me falar de sexo frágil? E ainda por cima parece romantizar a violência contra a mulher, sei lá... Olha, Solange. Obrigada pelo café, amei boa parte da nossa conversa, mais precisamente no início quando você estava falando sobre coisas que realmente importam, mas agora eu preciso ir. Com licença.

Beck pega a bolsa e sai.

Solange apenas olha indignada.

8    INT/ MANSÃO DE JOAQUIM – SALA DE ESTAR/ DIA     8

Eva ainda chorando diante de Joaquim.

JOAQUIM
Eva, eu preciso que você se acalme, isso é prejudicial ao bebê, você não pode ficar nervosa.

EVA
A minha filha estava em São Paulo o tempo todo, Joaquim. Ela estava aqui, nessa cidade, e está com o Marcelo esse tempo todo.

JOAQUIM
(Surpreso)
Essa parte você não me contou.

EVA
(Chora)
Joaquim, o nome dela é Filipa e ela está com o Joaquim.

JOAQUIM
(Não entende)
Isso não é possível, Eva. A Filipa é filha do Joaquim, ao menos quando ele entrou no colégio CEI, ela já tinha por volta dos quatro anos e nessa altura a mãe já tinha morrido há mais ou menos um ano atrás.

EVA
(Desesperada)
Eles com certeza adotaram ela lá no Rio de Janeiro, Joaquim. Eu reparei no sotaque do Marcelo, ele é carioca e a minha filha é de lá... Eu só preciso da minha filha, Joaquim. Vamos visitar o Marcelo, pelo amor de Deus, eu preciso ver a minha filha outra vez... Por favor!!

Joaquim olha sem saber o que dizer.

9    EXT/ CATEDRAL METROPOLITANA DE SP/ DIA     9

Júlia e Brandon andando juntos.

BRANDON
Nós ficamos muito distantes nesses últimos dias. Senti sua falta.

JÚLIA
Brandon, eu... Tô preocupada

BRANDON
Preocupada com o quê?

JÚLIA
(Lágrimas nos olhos)
Com a minha mãe. Na verdade, eu estou explodindo de preocupação, eu não gosto de mostrar na frente dela o quanto desesperada eu estou com essa doença e esse tratamento... Porque eu quero passar uma energia positiva pra ela, mas... Cadê essa energia positiva?

BRANDON
Você tem que acreditar que as coisas vão dar certo, Júlia.

JÚLIA
É a mesma coisa que acreditar que você não vai se molhar se você entrar na água. Ou seja, impossível, Brandon. Eu tô com medo.

Júlia abraça Brandon.

10   INT/ BARZINHO ABANDONADO/ DIA   10

Heloísa conversando com Rayssa ao celular.

HELOÍSA (Ao cel.)
Eu marquei com a Gisele em um lugar sinistro, tô preocupada, Rayssa. Ela tá chegando, vou desligar.

Heloísa desliga.

Gisele chega

GISELE
E aí, patricinha?

HELOÍSA
E aí? Trouxe o que eu disse?

11   INT/ APARTAMENTO DE MARCELO – SALA DE ESTAR/ DIA      11

Marcelo ao interfone

MARCELO
Pode mandar subir.

Marcelo desliga.

Filipa aparece.

FILIPA
Quem tá aí?

MARCELO
O Joaquim.

FILIPA
(Se assusta)
Depois eu quero falar com você sobre a mulher dele.

MARCELO
(Surpreso)
A Eva?

A campainha toca.

Marcelo vai e abre: Joaquim e Eva ali.

CLOSE

MANEIRAS DE SER – CAP. 067

FIM DO CAPÍTULO


Nenhum comentário:

Postar um comentário