Hierarquia - Capítulo 10



Hierarquia

Novela de Débora Costa

Escrita Por
Débora Costa

Colaboração
Tainá Andaluz

Direção
Henzo Viturino

Núcleo
DNA

Personagens desse capítulo

ANA
ANTÔNIO
BÁRBARA
CARLOS
DIEGO
FRANCO
GAEL
GUILHERME
JÚLIA
LAURA
LIGIA
MIRELLA
OTÁVIO
PEDRO
SANDRA

Cena 1/Int./Apartamento de Laura/Sala/Noite.
Antônio fica perplexo.
ANTÔNIO
Você está me dizendo que teve um filho comigo e escondeu esse tempo todo?
LAURA
Não tive escolha...
Antônio grita interrompendo Laura.
ANTÔNIO
Para com isso! Não é questão de escolha!
Laura chora.
LAURA
Foi sim eu juro Antônio, me deixa te contar como foi.
ANTÔNIO
O que aconteceu com o filho que você teve comigo?
LAURA
Quando descobri que estava grávida estava disposta a te procurar e como você disse fugir de Franco, mas meu erro foi contar isso para a minha mãe... Ela disse que se eu quisesse ter meu filho era para mentir que era de Franco do contrário daria um jeito do meu filho não nascer.
Antônio chora, está com raiva.
ANTÔNIO
Então você teve meu filho, mas é Franco que ele chama de pai! É isso?
LAURA
É... O nosso filho é o Guilherme, pai da Lígia, eu sinto muito meu amor.
Antônio segura Laura pelos braços, a chacoalha.
ANTÔNIO
Não me chama de amor! Você não sabe a raiva que estou sentindo! Colocar a culpa no Franco, na sua mãe é fácil! Difícil é assumir o seu erro!
LAURA
Me perdoa Antônio por favor.
Antônio solta Laura, está com raiva.
ANTÔNIO
Não! Não dá Laura! Preferia nunca ter descoberto que tenho um filho com você porque agora é tarde! Franco o criou! Você além de ter me deixado sem dar explicação, me negou o direito de conhecer meu filho!
Laura chora, está desesperada.
LAURA
Entende! Não poderia deixar de ter nosso filho! Não poderia deixar Franco te matar!
Antônio encara Laura, com raiva.
ANTÔNIO
Eu só queria me casar com você, nunca te pedi para tomar decisões por mim, eu preferia morrer nas mãos de Franco do que passar tudo isso que estou passando, não me procura mais Laura, quero você bem longe de mim, e não se preocupa, não vou contar para ninguém que temos um filho, mesmo porque ele só tem meu sangue, nunca fui pai dele esse é um direito que você deu ao Franco.
Antônio sai do apartamento, bate a porta, Laura se senta chorando.
Cena 2/Int./Casa de Antônio/Cozinha/Noite.
Ligia, Pedro, Ana e Carlos estão jantando.
LIGIA
Ana a sua comida é maravilhosa, deveria abrir um restaurante, tenho certeza que faria muito sucesso.
ANA
Obrigada querida.
PEDRO
Esqueci de te falar meu amor, o nosso buffet vai ter uma filial!

LIGIA
(sorri) Nossa que coisa ótima! Parabéns! Vocês arrasam, a festa do meu avô foi maravilhosa.
PEDRO
Mãe a Sandra e a Mirella vão demorar?
ANA
Eu acho que sim Pedro, elas foram jantar fora.
CARLOS
Com o pai da Mirella.
Ana olha Carlos, Pedro fica admirado.
PEDRO
Como foi isso? Ele quis conhecer a Mirella?
CARLOS
Sua tia que foi atrás dele, depois de insistir muito o canalha aceitou conhecer Mirella.
ANA
Carlos...
PEDRO
E quem é o pai da Mirella?
Carlos olha Ligia.
CARLOS
Gael Bittencourt.
Ligia engasga, toma água, olha Carlos.
LIGIA
O meu tio?
CARLOS
Exatamente Ligia, o seu tio é o canalha que engravidou a minha irmã e a deixou porque disse que não estava preparado para ser pai.
Ligia fica espantada e sem graça.
Cena 3/Int./Restaurante/Noite.
Franco, Sandra, Gael e Mirella estão comendo a sobremesa.
FRANCO
Você é uma menina muito inteligente Mirella.
MIRELLA
Obrigada Franco.
FRANCO
Mirella vou ser sincero com você, no começo eu odiei saber que Gael tinha uma filha, mas te conhecer foi muito bom, você tem muito de nós Bittencourt, então pode me chamar de tio de você quiser.
Gael olha Franco sem entender, Sandra observa, Mirella sorri feliz.
MIRELLA
Claro que quero tio, gostei muito de você e do meu pai também.
GAEL
E eu gostei de você princesa, tanto que vou te fazer um convite, quer conhecer a minha casa e as outras pessoas da família?
Mirella fica animada.
MIRELLA
Eu vou adorar!
SANDRA
Não acho uma boa ideia, é melhor você falar para eles que tem uma filha primeiro e depois se todos concordarem Mirella pode ir.
FRANCO
Quem manda sou eu Sandra o convite que Gael fez eu estava para fazer, não tem problema a Mirella conhecer uma casa que também é dela.
Gael se admira, Sandra fica séria, olha Gael.
SANDRA
Gael você pode ficar com a Mirella alguns minutos, já volto.
GAEL
Claro.
Sandra se levanta encara Franco.
SANDRA
Você pode vir um minuto comigo, por favor.
Franco sorri se levanta sai com Sandra.
GAEL
Eu acho que sua mãe ficou brava.
MIRELLA
Eu conheço muito bem aquela cara, pode ter certeza que ela vai brigar com meu tio.
Cena 4/Ext./Rua/Em frente ao restaurante/Noite.
Sandra está brava.
SANDRA
Que ideia foi aquela de falar para a minha filha que a sua casa é dela!
FRANCO
Não é mentira Sandra, ela é filha de Gael, tem todo o direito de usufruir o que é nosso.
SANDRA
Nada disso! Eu não quero que Mirella se iluda, para de falar essas coisas para ela! Sei como criar a minha filha!
FRANCO
Você não vai querer que Gael a reconheça?
SANDRA
Não a única coisa que eu queria era que Mirella conhecesse o Gael, não por mim, mas por ela que sempre me perguntou do pai, isso basta, eu sei que ela vai querer ver ele mais vezes, mas no que depender de mim não vai acontecer sempre.

FRANCO
Qual o problema da Mirella conhecer minha família?
SANDRA
Nenhum, só não quero que você apresente seu dinheiro para minha filha, entendeu?
Sandra entra no restaurante, Franco a observa, sorri.
FRANCO
Linda e de personalidade forte, quero essa mulher pra mim.
Cena 5/Int./Mansão Bittencourt/Sala/Noite.
Laura entra, está triste, Guilherme se aproxima.
GUILHERME
Já estava começando a me sentir abandonado mamãe, até você saiu e eu não.
LAURA
Bárbara não está em casa?
GUILHERME
Ela não conta.
Laura sorri um pouco, abraça Guilherme e chora Guilherme a abraça acaricia as costas de Laura.
GUILHERME
Aconteceu alguma coisa?
LAURA
Nada além de sentimentalismo meu amor.
Laura olha Guilherme, acaricia o rosto dele.
LAURA
Eu te amo muito, mesmo não concordando com algumas atitudes sua, eu te amo meu filho.
Guilherme beija o rosto de Laura.

GUILHERME
Eu também te amo mamãe.
LAURA
Eu vou para meu quarto, estou muito cansada.
Otávio desce as escadas, está feliz, Laura sorri.
LAURA
Aonde você vai assim tão lindo Otávio?
OTÁVIO
Sair com a Júlia.
GUILHERME
Olha até que esse seu casinho com ela está te fazendo bem.
OTÁVIO
Não debocha Guilherme, não é um casinho, Júlia me faz muito bem, gosto muito dela.
GUILHERME
Desculpa Otávio, hoje meu dia foi péssimo.
LAURA
Ótimo passeio para você meu amor.
Laura beija o rosto de Otávio, sobe as escadas.
OTÁVIO
Eu vou sair antes que a ave de mau agouro chegue e acabe com a minha noite.
Otávio sai, Bárbara desce as escadas, se aproxima de Guilherme, o abraça por trás.
BÁRBARA
Não briga comigo... Eu vim disposta a fazer as pazes com você...
Guilherme fecha os olhos.

GUILHERME
Mesmo eu te tratando mal você insiste em querer ficar comigo, por quê?
Bárbara vira Guilherme de frente para ela.
BÁRBARA
Porque eu te amo.
Bárbara beija Guilherme que não quer retribuir, mas acaba beijando Bárbara.
BÁRBARA
Vamos para o quarto Guilherme... Fica comigo.
Guilherme pensativo.
GUILHERME
Fico Bárbara...
Bárbara beija Guilherme, sorri, segura a mão dele e os dois sobem as escadas.
Cena 6/Ext./Praça/Noite.
Ligia e Pedro estão sentados.
LIGIA
Como as coisas são engraçadas Pedro, meu tio pai da sua prima.
PEDRO
Pois é meu amor, mas isso só prova uma coisa, que de um jeito ou de outro a gente iria se conhecer estamos no destino um do outro.
Ligia sorri beija Pedro.
LIGIA
Verdade.
PEDRO
Amanhã quero te levar para conhecer o espaço do novo buffet, você vai estar ocupada?


LIGIA
Eu vou adorar ir com você, mas quero te levar para conhecer meus amigos á noite, podemos marcar num barzinho que gosto muito de ir.
PEDRO
Antes de dar a minha resposta quero saber uma coisa, seus amigos são iguais ao Diego?
LIGIA
Se fossem não seriam meus amigos você pode ter certeza.
PEDRO
Então eu vou com você.
Antônio se aproxima, está chateado.
ANTÔNIO
Boa noite.
PEDRO
Boa noite vô... Está tudo bem?
ANTÔNIO
Não, mas vai ficar.
LIGIA
Então as coisas não foram bem com a minha avó?
ANTÔNIO
As coisas com Laura só foram bem há muito tempo Ligia, acho difícil retomar as coisas com ela, nem amizade quero.
Ligia se levanta.
LIGIA
Não sei sobre o que exatamente vocês conversaram, mas de uma coisa eu sei, ela gosta muito de você Antônio, sei que ela é casada, amo meu avô, mas estou percebendo que minha avó não o ama.
ANTÔNIO
Seu avô... Franco não vale nada, mas é um homem de muita sorte Ligia.
Ligia abraça Antônio.
LIGIA
Tudo vai ficar bem, você vai ver.
ANTÔNIO
(sorri) Obrigado Ligia.
Antônio entra em sua casa, Ligia se senta.
LIGIA
Se ele está assim fico imaginando a minha avó...
PEDRO
Vou te levar para a casa, mas antes quero um beijo.
Ligia sorri beija Pedro.
Cena 7/Int./Dia Seguinte/Mansão Bittencourt/Suíte de Guilherme e Bárbara/Dia.
Guilherme está dando um nó na gravata, Bárbara se aproxima por trás, o abraça.
BÁRBARA
Bom dia meu amor.
Guilherme se afasta.
GUILHERME
Bom dia Bárbara.
Bárbara estranha a atitude de Guilherme.
BÁRBARA
O que foi?
GUILHERME
Bárbara não é porque transamos ontem que tudo está bem, ainda não está.
BÁRBARA
É impressionante sua frieza...

GUILHERME
Não é frieza é sinceridade, eu preciso pensar em muita coisa ainda, o maior problema pra mim é não sentir nada por você.
Bárbara sorri um pouco, decepcionada.
BÁRBARA
Cretino.
GUILHERME
É melhor eu sair antes que você tenha uma crise igual da outra vez.
Guilherme sai da suíte, Bárbara fica com raiva.
Cena 8/Int./Mansão Bittencourt/Sala/Dia.
Gael está sentado, Franco desce as escadas, Gael se levanta.
GAEL
Franco eu quero falar com você.
FRANCO
Bom dia Gael.
GAEL
Você pode me explicar o que foi tudo aquilo ontem á noite? Por que você tratou a Mirella de forma amável? Por que disse que essa casa é dela? Você nunca foi assim.
FRANCO
Notei uma coisa na sua filha muito importante, uma coisa que a linda Sandra não tem, ambição, sendo assim através dela posso conseguir coisas que não vou conseguir com Sandra, pelo menos por enquanto.
GAEL
Coisas como o que?
FRANCO
Comprar ela, você não vê como Sandra é ligada na filha.


GAEL
Agora reconheço o meu irmão... Você vai usar Mirella igual uma marionete, fazer com ela o que bem entender para atingir Sandra, é isso?
Franco sorri.
FRANCO
Exatamente.
GAEL
Nossa você deve estar muito interessado na Sandra mesmo.
FRANCO
Estou Gael, nunca uma mulher recusou ganhar nada de mim, hoje vou fazer uma entrevista com ela para uma vaga de assistente, é claro que ela vai ficar já que é a única candidata.
GAEL
Tudo bem Franco, mas me fala uma coisa, até quando vou ter que bancar o bom pai? Isso não é pra mim, não vou negar gostei da Mirella, mas ficar com ela o tempo todo vai ser insuportável.
FRANCO
Não precisa ser o tempo todo.
Laura desce as escadas.
LAURA
Bom dia.
GAEL
Bom dia Laura.
LAURA
Vocês viram o Otávio?
FRANCO
Vai me dizer que ele aprontou de novo.
LAURA
Não, ele saiu com a Júlia ontem e ainda não voltou.
Gael sorri.
GAEL
Com certeza passou a noite com ela.
FRANCO
Isso não tem graça! Eu não quero meu filho envolvido com essa negra!
LAURA
Eu estava indo tomar café, mas depois de ver esse seu preconceito me deu vontade de vomitar.
FRANCO
Não quero Otávio com essa tal Júlia!
LAURA
Você não se meta na vida dele! Nunca se importou com Otávio, agora ele está feliz, parou de beber graças a Júlia! A cor da pele não significa nada e sim o caráter! Coisa que você não tem!
Franco levanta a mão para bater em Laura, Gael segura o braço dele.
GAEL
Não faz isso, ela está certa.
LAURA
Além de tudo é covarde, com licença, vou até a joalheria... Obrigada Gael.
Laura sai. Franco puxa seu braço da mão de Gael, está com raiva.
FRANCO
Não vou permitir isso, meu filho não vai namorar uma negra!
Cena 9/Int./Casa de Júlia/Quarto/Dia.
Otávio e Júlia estão deitados, abraçados.
JÚLIA
Eu tenho que ir trabalhar Otávio.
OTÁVIO
Não vou deixar você ir, está tão bom aqui.
Júlia sorri, beija Otávio.
JÚLIA
Tem razão, está ótimo aqui.
OTÁVIO
Você é a melhor coisa que aconteceu comigo sabia.
JÚLIA
Você é um amor Otávio.
OTÁVIO
Não era o que eu queria ouvir, mas valeu.
Júlia dá risada.
JÚLIA
É sério tenho que ir trabalhar, mas podemos nos ver á noite.
OTÁVIO
Por mim tudo bem, vou pensar em um lugar legal para te levar.
Júlia e Otávio se beijam.
Cena 10/Int./Apartamento de Audrey/Sala/Dia.
A campainha toca, Audrey abre a porta, Diego entra.
AUDREY
Quando você me ligou fiquei curiosa para saber o que queria tanto falar comigo.
DIEGO
Não vou demorar Audrey.
Diego mostra o celular de Audrey que Franco jogou no chão.
AUDREY
Era isso? Queria me devolver o celular?
DIEGO
Não vou te devolver, mas sei que você é a amante de Franco.

AUDREY
Sou e dai? Fala logo o que você quer.
DIEGO
Audrey eu conheço o Franco muito bem, e sei que se certas fotos que estão aqui caírem na internet ele não vai gostar.
Audrey tenta pegar o celular de Diego, mas não consegue.
AUDREY
Qual é a sua? Você não é o homem de confiança do Franco? Ele não vai gostar de saber que você está me ameaçando.
DIEGO
Se você contar pra ele eu vou publicar todas as fotos e se não fizer o que eu mandar também.
Audrey está nervosa.
AUDREY
Fala de uma vez!
DIEGO
Quero que você entre em contato com qualquer paparazzi e o mande atrás de Ligia, ela está namorando um pobretão, quero que todos saibam disso, jornais, internet, rede social, tudo, entendeu?
Audrey sorri.
AUDREY
Você não precisava me ameaçar, faço isso com todo o prazer, mas em troca do meu celular e a garantia que isso não vai se repetir.
DIEGO
É justo, eu aceito, te devolvo o celular quando ver o nome de Ligia em todos os lugares.
Diego e Audrey sorriem maldosos.
Cena 11/Int./Casa de Antônio/Cozinha.
Sandra e Antônio estão tomando café.

SANDRA
Mirella está radiante pai, tenho medo que ela se decepcione.
ANTÔNIO
Se isso acontecer não vai ser por falta de aviso.
SANDRA
Você nem me contou como foi com a Laura ontem.
ANTÔNIO
Foi bom e ruim ao mesmo tempo, bom porque já sei o motivo dela ter me deixado, e ruim porque tudo poderia ter sido evitado.
SANDRA
Então você acreditou nela?
ANTÔNIO
Acreditei, ela me disse que Franco ameaçou me matar caso ela não se casasse com ele, disse que ficou com medo e me deixou.
SANDRA
Esse Franco é muito sujo, jogar baixo desse jeito.
ANTÔNIO
Se eu te contar uma coisa você promete não contar á ninguém?
SANDRA
Claro pai, pode confiar em mim.
ANTÔNIO
Laura descobriu que estava esperando um filho meu, contou para a mãe dela e que estava disposta a deixar Franco para me procurar, ela disse que a mãe dela a obrigou mentir que o bebê era filho de Franco, se não o bebê não iria nascer.
SANDRA
Mas que coisa horrível! O que aconteceu com seu filho?


ANTÔNIO
Nasceu e tem Franco como pai dele, se chama Guilherme... Laura escondeu isso de mim, não tem como perdoar.
SANDRA
Pai não quero me intrometer, mas pelo que percebi a Laura agiu por amor nas duas situações, ela não quis que nada de ruim te acontecesse e nem com o filho dela, eu agiria da mesma forma, ela se sacrificou por vocês.
ANTÔNIO
Ela tinha que ter me contado.
SANDRA
Mas não podia pai, eu acho que você tem que procurar ela de novo e perdoar, você ainda a ama?
Antônio fica com lágrimas nos olhos.
ANTÔNIO
Muito e é isso que acaba comigo.
SANDRA
Porque é teimoso, se ela te procurou tenho certeza que senti alguma coisa por você.
ANTÔNIO
Ela me chamou de meu amor...
SANDRA
Então pai! Ela te ama, não vi nada de errado no que a Laura fez, vi nos atos de Franco e da mãe dela, foram monstros, mas ela foi a vítima.
ANTÔNIO
Tem razão... De cabeça quente eu nunca veria por esse lado.
SANDRA
Procura ela pai, acho que a Laura merece ouvir de você que a perdoa.
Sandra se levanta, beija o rosto de Antônio, sai, Antônio fica pensativo.

Fim do Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário