O Vidente - Capítulo 07



Uma Novela De Nathan Freitas
Capítulo 7
Direção Geral De Dramaturgia #Dna
Henzo Viturino

Cena 1. Interna – Casa De Daniel – Sala – Tarde.
Na Continuidade...
A Câmera Em Daniel: Entra Flashes Forward De Um Homem Entrando Em Casa.
Daniel: Você Precisa Conhecer Meu Tio Padre.
Raquel: Eu Vou Adorar Conhecer.
Daniel: Ele Tá Chegando!
Célia: Como É Que Você Sabe?
Daniel: Eu Já Te Falei Que Eu Tenho Um Tio Padre, Né?
Raquel: Você Me Falou Uma Vez.
Daniel Vai Abrir A Porta.
Daniel: Então, A Gente Convida Ele Pra Celebrar Nosso Casamento.
Daniel Abre A Porta. É Osvaldo, Seu Tio Padre.
Osvaldo: Ué, Nem Cheguei A Bater!
Daniel Fica Em Suspenso Por Ter Adivinhado Novamente.
Daniel: (Gagueja, Nervoso) Tio... Essa... É A Raquel...
Osvaldo: Ah! Essa É A Famosa Raquel?
Raquel: Muito Prazer. Famosa?
Osvaldo: Ele Fala Muito De Você.
Osvaldo: (P/ Daniel) Parabéns! Teve Bom Gosto, Hein?
Osvaldo Olha Pra Fábio E Célia, Que Estão Muito Sérios.
Osvaldo: O Que Está Acontecendo?
Daniel: Eu Saquei Que O Senhor Ia Chegar, Tio, Antes Mesmo Do Senhor Bater.
Osvaldo: (Em Tom De Brincadeira) Sacou? Fala Direito Rapaz.
Raquel: Ele Quis Dizer Que Adivinhou Quando O Senhor Ia Chegando.
Célia: Não É A Primeira Vez Que Ele Adivinha As Coisas.
Osvaldo Desfaz.
Daniel: É Verdade Tio. Eu Fico Pensando Que Eu Posso Ter Algum Poder Estranho. Uma Força, Sei Lá. Mas Alguma Coisa De Anormal Tá Acontecendo.
Fábio: Eu Já Expliquei Pra Você, Daniel.
Daniel: Olha Pai, Eu Respeito Muito A Sua Teoria, Mas Me Desculpe, Eu Não Concordo.
Célia: Nem Eu.
Osvaldo: Afinal, O Que É Que Está Acontecendo Com Você? Se É Que Está Acontecendo.
Daniel: Pode Ser Uma Coincidência. E Eu Não Vou Mais Esquentar Minha Cabeça Com Isso.
Osvaldo: Mas Eu Quero Saber Do Que Se Trata. Ou Não Posso?
Célia: Claro Que Pode! O Daniel Anda Adivinhando As Coisas.
Osvaldo Ri. Raquel Se Levanta.
Raquel: Bom, Antes Que Vocês Comecem, Eu Tenho Que Ir.
Célia: Mas Já?
Raquel: Eu Preciso. Tchau, Seu Fábio. Até Logo Dona Célia.
Célia: Vai Com Deus Minha Querida.
Raquel Se Despede De Todos E Sai Com Daniel.
Osvaldo: Eu Custo A Acreditar Que O Daniel Tenha Se Resolvido.
Fábio: Parece Que Dessa Vez É Sério, Osvaldo.
Osvaldo: E Desde Quando Seu Filho Levou Alguma Coisa A Sério, Fábio? (Ri) Eu Tou Curioso... O Que Anda Acontecendo Com Ele?
Cena 2. Interna – Casa De Daniel - Antisala – Tarde.
Abre Em Daniel Beijando A Mão De Raquel.
Daniel: Esse Negócio De Aliança No Dedo Já Era, Né Bem?
Raquel: Mas É Devido A Mamãe. Ela É Formal Você Sabe.
Daniel: Mas E Daí? A Gente Pensa Noutro Jeito.
Raquel: Não Custa Nada Fazer A Vontade Dela, Né.
Daniel: Você Diz Formal, Pra Não Dizer Careta.
Raquel: Tá Legal. Então, Você Me Dar Uma Aliança, Quando A Gente Casar A Gente Usa.
Daniel: Você Tem Razão. Prefiro Aliança. Não Gosto Muito De Anel De Noivado, Não. (Sonhador) Ah! Raquel... Um Dia Eu Vou Ser Muito Rico.
Raquel: E Eu Vou Largar Meu Emprego.
Daniel: Eu Vou Comprar Meu Iate Chique. Igual Aquele De Filmes. Ou Até Melhor. Nós Vamos Sair Pelo Mundo. Conhecer Países, Lugares...
Os Dois Se Beijam.
Raquel: Peraí Bem! Vamos Conversar? Falar Direito Sobre Esse Noivado.
Daniel: Escuta! Vamo Fazer Uma Surpresa Para O Pessoal?
Raquel: Que Surpresa?
Daniel: A Gente Larga O Emprego E Cai No Mundo Por Uns Dias.
Raquel: Sem Casar?
Daniel: Por Que Não?
Raquel: Maluco. (Ri.)
Se Beijam Novamente.
Cena 3. Interna – Casa De Daniel – Sala – Tarde.
Célia, Fábio E Osvaldo Conversam.
Célia: Eu Acho Tudo Isso Muito Esquisito.
Fábio: Eu Já Te Expliquei Célia.
Célia: Primeiro, A Confusão Com O Murilo. Depois O Atropelamento Da Moça Lá Do Restaurante. E Agora, Quando Você Chegou.
Fábio: O Daniel Teve A Premonição Dos Três Fatos.
Osvaldo: Muito Bem. Agora Vamos Admitir Outra Hipótese. O Daniel Sempre Foi Um Gozador. Vive Pregando Peças Nos Outros. É Verdade Ou Mentira?
Fábio: Dessa Vez É Diferente.
Osvaldo: Eu Tou Perguntando Se O Daniel É Ou Não É De Um Temperamento Gozador?
Fábio: Ele Sempre Foi Um Brincalhão.
Osvaldo: Brincalhão É Outra Coisa. O Daniel Sempre Foi Um Inconsequente. Nunca Levou Nada A Sério. Isso Desde Criança. Ou Vocês Já Se Esqueceram O Que Aconteceu Com A Estela?
Fábio: Isso Já Passou.
Osvaldo: Passou, Mas Aconteceu.
Célia: Faz Tanto Tempo!
Osvaldo: Eu Gosto Muito Do Daniel. Gosto Muito Até. Mas A Gente Tem Que Concordar Que Ele Sempre Foi Um Incorregível. Desde Criança. Com Uma Imaginação Prodigiosa.
Fábio: Um Mentiroso, Você Quer Dizer?
Osvaldo: Não Esqueçam O Que Aconteceu Com A Estela. Ele Provocou A Separação Da Irmã.
Fábio: Chega De Lembrar Isso, Homem.
Cena 4. Interna – Casa De Cássio – Sala – Tarde.
Cássio Entra Com A Filha Luana. Ela Bem Alegre Sempre Simpática. Edgar Já Está Ali.
Cássio: Filha, Você Se Lembra Do Edgar, Não É?
Luana: É Seu Sócio Na Empresa.
Cássio: Isso Mesmo.
Edgar: Bem-Vida De Volta A Sua Casa Luana. Seu Pai Não Contava As Horas Pra Te Ver Novamente.
Luana: Eu Também. Estava Morrendo De Saudades De Casa.
Aparece Joana, A Empregada.
Joana: Luana, Já Preparei Seu Quarto.
Cássio: Vá Minha Filha! Tome Um Banho E Desça Pra Jantar-Mos.
Luana: Tá Bom, Papai. Foi Um Prazr Edgar.
Edgar: Prazer Foi Todo Meu, Luana.
Luana Sai Com Joana.
Edgar: Uma Gracinha Sua Filha, Cássio.
Cássio: Edgar... Fica Pra Jantar Conosco, Rapaz.
Edgar: Já Te Falei, Tenho Compromisso.
Cássio: Aquela Coroa, Né? Deixa Isso Pra Lá, Rapaz. Juventude É A Melhor Coisa Que Existe, Meu Velho. Vai Na Minha.
Edgar: Já Ouviu Dizer Que Panela Velha É Que Faz Comida Boa? Pois Então. Melhor É Aproveitar.
Cássio: Vai Vendo!
Cena 5. Interna – Casa De Daniel – Sala – Tarde.
Célia, Fábio E Osvaldo Ainda Conversa Sobre Daniel.
Osvaldo: Você Tá Querendo Dramatizar. Dar Importância A Um Fato Corriqueiro.
Fábio: Três Fatos. Foram Três.
Osvaldo: Eu Já Sei Onde Você Tá Querendo Chegar.
Fábio: Eu Ainda Não Dei Minha Opinião.
Osvaldo: Não Precisa. Eu Te Conheço. Você Tá Querendo Levar A Coisa Para O Lado Do Espiritismo. Tudo Pra Você É Espiritismo. Daqui A Pouco Você Vai Colocar Na Cabeça Do Seu Filho De Que Ele Está Sendo Guiado Por Um Espírito.
Fábio: E Você Como Padre, Chama De Anjo.
Célia: Olha Minha Gente, Assim Vocês Vão Acabar Discutindo.
Fábio: O Que É Isso Criatura? Aqui Somos Todos De Paz.
Cena 6. Externa – Takes De Fortaleza - Noite.
Anoitece...

Cena 7. Interna – Apartamento De Luzia – Sala – Noite.
Carmela Sentada Lendo Um Livro, Como Sempre. Aparece Raquel, Cantarolando Feliz.
Carmela: Viu Passarinho Verde, Foi?
Raquel: Mais Que Isso, Carmela. Eu Acho Que O Daniel Topou.
Carmela: Topou O Quê?
Raquel: O Noivado, Né. Carmela, Eu Pensei Que Ele Fosse Botar O Corpo Fora. Você Sabe Quanto Tempo Que Eu Tou No Pé Dele. E Cada Vez Que Eu Tocava No Assunto Ele Pulava Fora. Hoje, Não. Foi Diferente. Eu Acho Que Vou Ganhar Uma Aliança. A Verdade Que Precisava De Uma Esmeralda, Uma Safira, Enfim...
Carmela Fica Arrasada E Não Demonstra. Aparece Luzia.
Luzia: Até Que Fim Você Chegou, Minha Filha.
Raquel: Meu Dia Foi Maravilhoso, Mamãe. Eu Entrei No Assunto Com O Daniel E Ele Topou.
Luzia: Que Assunto?                 
Carmela: De Como Fisgar Um Marido.
Luzia: Não Fala Assim, Carmela.
Câm/ Em Carmela Que Está Visivelmente Arrasada Com A Notícia. Raquel E Luzia Conversam À Parte, Sorridentes Fora De Áudio. Destacar Carmela Num Choro Contido, Que Elas Não Percebem.
Fade-Out.
À Seguir...
Cenas Do Próximo Capítulo
Cena 1
Célia E Osvaldo Conversa. Ela Temendo Que Fábio Influencie Daniel Ao Espiritismo.
Célia: Tenho Medo Que Ele Faça A Cabeça Do Meu Filho.
Osvaldo: Célia, O Daniel É Um Rapaz Esclarecido.
Célia: Por Favor, Osvaldo? Faz Um Jeito De O Fábio Acabar Com Esse Negócio De Espiritismo Aqui Em Casa.
Osvaldo: Eu Gosto Muito Do Meu Irmão, E Não Pretendo Discutir Com Ele.
Cena 2
Daniel: Ah Não Tio. Sem Essa! A Minha Cabeça Tá A Mil.
Osvaldo: Mas Não Há Nada De Anormal. O Mundo Está Cheio De Coincidências. As Coisas Aconteceram Muito Próximas Da Outra. Por Isso Todo Mundo Se Admirou. Mas Não Se Preocupe Com O Que Os Outros Disserem. E Nem Procure Explicações Metafísicas.
Daniel: Tio, Tudo Bem. Legal! Mas Me Explica Uma Coisa: Como Eu Pude Adivinhar Que O Senhor Tava Chegando?
Osvaldo: Intuição. Telepatia. Não É Nenhum Bicho De Sete Cabeças.
Cena 3
Carmela: (Triste, Quase Chorando) Me Fala Tia. A Senhora Me Acha Feia?
Teca: Carmela... Beleza É Uma Questão Interior. Muitas Vezes Não Importa O Que Ela Tem Por Fora, E Sim O Que Tem Por Dentro De Si.
Carmela: Tia, Eu Falo De Beleza Que Se Ver No Espelho. Me Diga, Por Favor? Sou Tão Desengonçada Como Dizem?
Cena 4
Soraia: O Senhor Falou Tanto Na Sua Filha Que Eu E Murilo Resolvemos Vir.
Cássio: Vocês Não Imagima A Felicidade Que Me Dão.
Murilo: Ela Já Chegou?                
Cássio: Sim. Está Lá Em Cima. Sabe, Ela Estuda Num Colégio Interno, E Vem Sempre Nos Finais De Semana.
Luana Aparece.
Luana: Boa Noite?
Soraia: Boa Noite.
Cássio: Já Ia Mandar Chamar Você. Soraia, Essa É Minha Filha, Luana. Luana Esses São Soraia E Murilo. Trabalham Lá Na Empresa. Ela É Minha Secretária E Ele Supervisor. Eles Vieram Por Sua Causa. Querem Levar Um Papo Com Você.
Soraia: Luana, Você É Muito Bonita.
Luana: Obrigada. Você Também.
Cena 5
Daniel: Sabe Que Eu Tenho A Impressão... É Que O Pai Quer Mesmo Que Eu Seja Um Médium. Não É Pai?
Fábio: Eu Não Quero Nada Filho. As Coisas Quando Tem Que Acontecer, Acontece.
Daniel: Mas Fico Mesmo É Com O Tio Osvaldo, Viu? Acho Que Foi Tudo Uma Intuição, Coincidência. O Senhor Não Acha Pai?
Fábio: Não. Vamos Dar Tempo Ao Tempo.
Fim Do Capítulo 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário