MANEIRAS DE
SER
DIREÇÃO GERAL
DNA DRAMATURGIA NOVOS AUTORES
DIREÇÃO
HENZO VITURINO
DÉBORA COSTA
ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS
CAPÍTULO 038
1 INT/ HOSPITAL – CORREDOR/ DIA 1
Heloísa e
Brandon em um canto.
BRANDON
O que foi
que a Júlia te disse? Ela te ofendeu ou algo do tipo?
HELOÍSA
Eu não
tenho direito nenhum de te dizer isso, mas... Eu me sinto na necessidade, sei
lá, eu acho que você não pode namorar uma pessoa que não te ama de novo,
entende? Porque a Júlia me disse ontem, no refeitório deste hospital, que ainda
é apaixonada pelo Fernando, eu acho que ela falou pela força da emoção, mas da
mesma maneira, Brandon. Ela disse com todas as letras que ela ainda é
apaixonada pelo meu namorado.
Brandon
fica em silêncio por um tempo.
BRANDON
Eu sei que
ela ainda é apaixonada pelo Fernando, Helô. Ela mesma me disse. Ela me disse
ontem. Ela queria terminar comigo, porque ela não achava justo me magoar. Ela
disse a mesma coisa que você me disse naquela vez quando a gente terminou. Só
que com a Júlia foi diferente, sabe por que? Porque ela está disposta a tentar,
ela me deu essa chance, e pelo olhar dela ela não está arrependida. Ela me deu
a chance que você não quis que eu te desse: fazê-la feliz e fazê-la me amar
assim como eu amo. Estamos aprendendo um com o outro. E você, Heloísa, está
sendo no mínimo egoísta. De novo.
Heloísa
olha surpresa.
HELOÍSA
Egoísta?
BRANDON
É Helô.
Egoísta. Porque você e o Fernando, por mais que usem esse discurso de amor e
conexão, foram babacas com a gente, principalmente com a Júlia e ela perdoou
vocês. O Fernando traiu ela com você, Helô. E essa é a sua retribuição pelo
perdão dela? Detestá-la por palavras sinceras, pelo mesmo sentimento que você
discursou para receber o perdão dela? É isso mesmo que eu estou vendo, Heloísa?
Heloísa
olha com os olhos cheios de lágrimas.
BRANDON
Quem
deveria te detestar é a Júlia. Não o contrário. Conserte enquanto é tempo.
Brandon
sai. Heloísa fica ali reflexiva e limpando as lágrimas.
CORTAR
PARA:
2 INT/ HOSPITAL –
QUARTO DE FERNANDO / DIA 2
Júlia e
Pandora ali, próximas de Fernando, Pandora sorri para Júlia.
PANDORA
Vai ficar
tudo bem com ele, Júlia.
JÚLIA
(Sorri) Vai
sim! Logo, logo ele vai estar de volta pra gente. Com a sua inteligência e
diversão, o nosso nerd da escola. (Brinca) o nerd bonitão.
PANDORA
Ele é o
mais inteligente?
JÚLIA
É... Ele é.
E a Helô é a mais popular.
PANDORA
E você??
Qual é o seu perfil no colégio?
JÚLIA
(Sorri) A
normal. Graças a Deus a normal.
As duas
sorriem.
PANDORA
(Curiosa)
Está tudo bem entre você e a Helô?
Júlia olha
surpresa.
PANDORA
(Prossegue)
Sempre quando tocamos no seu nome, ela olha séria...
JÚLIA
(Tentando
fugir) Deve ser ciúmes, né? (Se perde) Não sei...
Pandora
entende e sorri. Júlia olha.
CORTAR
PARA:
3 EXT/ SÃO PAULO/
DIA 3
Mostrar
vários lugares.
CORTAR PARA:
4 INT/ MANSÃO DE BECK
– SALA DE ESTAR/ DIA 6
Beck e
Maurício entram.
MAURÍCIO
Tomara que
o Fernando se recupere logo
BECK
Ele vai.
Ele é um garoto forte e pelos resultados médicos ele vai sair dessa (T) mas
será que podemos conversar sobre aquele nosso outro assunto? A Vicki?
MAURÍCIO
É... Eu não
vou concordar com isso, Beck.
BECK
(Séria)
Então você não vai voltar, Maurício. Simples.
MAURÍCIO
Beck, por
favor, eu disse que eu não concordo, mas não disse que eu não ia aceitar...
BECK
Eu quero
que você aceite a nossa filha e o nosso neto que está para vir a este mundo
daqui a sete meses e meio.
MAURÍCIO
Eu vou
aceita-los, Beck. Se é isso que você quer... Eu vou aprender a lidar com isso,
mas eu preciso da sua ajuda para que isso aconteça.
BECK
(Emocionada)
Eu estou me apegando tanto... Eu transmiti todo aquele amor que eu tinha pelo
filho que a gente acabou não tendo para o filho que a Vicki vai ter (T) eu acho
que isso foi coisa de Deus, Maurício. E eu preciso da sua total compreensão.
Maurício
sorri, Beck às lágrimas, o abraça e o beija.
CORTAR
PARA:
5 INT/ MANSÃO DE
JOAQUIM – SALA DE ESTAR/ DIA 5
A empregada
abrindo a porta e Eva entrando, Ben desce as escadas.
BEN
Ele não
está aqui.
EVA/ROBERTA
E quem
disse que eu vim aqui falar com ele.
Ben olha
surpreso.
CORTAR
DESCONTÍNUO PARA:
Roberta e
Ben sentados frente a frente.
BEN
O que é que
você quer comigo, Roberta?
EVA/ROBERTA
Conversar.
Entender, qual é essa sua birra comigo... Tentar entender o porquê de você me
odiar tanto, de me achar falsa, de me acusar de estar destruindo a sua vida/...
BEN
É
exatamente isso que você está fazendo, Roberta. Destruindo a minha vida, porque
a minha vida é a minha família e você está destruindo a minha família, Roberta.
EVA/ROBERTA
(Ri) Eu
estou destruindo a sua família agora? A sua mãe que fez isso há mais ou menos
nove meses atrás, há quase um ano melhor assim dizer. E eu sou a culpada? A sua
mãe te abandona, abandona o seu pai e eu levo a culpa por destruir a sua
família? Você me culpa pela sua família estar incompleta é isso?
BEN
Ela voltou,
Roberta. Ela está querendo consertar tudo, ela está querendo a nossa família
juntos novamente.
EVA/ROBERTA
Mas o seu
pai não quer mais isso, Ben. Ela destruiu o amor que ela tinha por ele e esse
amor acabou acabando... Ele agora quer recomeçar com outro alguém no caso: eu.
BEN
Mas eu não
vou aceitar isso, Roberta. Não importa o que você faça, não importa o que você
diga. Eu já disse: você não me convence com essa sua cara de boa moça, você tem
muito a esconder, não é? Eu sinto isso e tomara que o meu pai descubra logo
antes de cometer uma terrível burrada.
Ben se
levanta, subindo as escadas. Roberta olha enfurecida
CORTAR
PARA:
6 INT/
HOSPITAL – SALA DE ESPERA/ DIA 6
Júlia e Pandora
entram. Marta, Giovanna, Nicole e Vicente estão ali. Brandon entra logo em
seguida. Pandora vai conversar com Vicente e Marta em Off. Brandon se aproxima
de Júlia
JÚLIA
Vamos?
BRANDON
Mas eu
ainda nem vi o Fernando. Quero visita-lo também.
Júlia olha
surpresa, mas sorri logo em seguida.
NICOLE
Vamos
comigo, eu estou indo visita-lo mesmo.
BRANDON
Tudo bem.
Brandon e
Nicole vão indo. Giovanna se aproxima de Júlia
GIOVANNA
Não é por
nada não, Júlia. Mas a Heloísa e o Brandon saíram pra conversar (faz aspas) “em
particular”
Júlia olha
incomodada, mas disfarça, só olha séria para Giovanna.
JÚLIA
(Percebe)
Cadê a Heloísa?
GIOVANNA
Sei lá,
deve estar no mesmo lugar que eles foram conversar.
JÚLIA
Se o
Brandon voltar diz que eu estou lá fora.
Júlia sai.
CORTAR
PARA:
7 INT/ HOSPITAL –
CORREDOR/ DIA 7
Heloísa
andando, até que dá de cara com Júlia que vem em sua direção.
JÚLIA
(Séria) O
que é que está acontecendo, Heloísa?
Heloísa
olha sem saber o que responder.
JÚLIA
Heloísa,
por favor, me diz.
HELOÍSA
O hospital
não é o melhor lugar para essa conversa/
JÚLIA
(Corta) Mas
é o melhor lugar para conversar com o meu namorado, né? Impressionante
(Irritada) eu estou cansada de ser boazinha, Heloísa. Estou cansada de engolir
tudo.
HELOÍSA
E eu estou
cansada também, Júlia. Estou cansada dessa história e dessa trajetória
interminável entre você, eu, o Brandon e o Fernando. Desses amores que giram e
giram, desses sentimentos malucos. E eu estou cansada de sempre ser a culpada,
de sempre ser a errada como se errar não fosse humano sabe/...
JÚLIA
Errar é
humano sim, mas o seu problema, Heloísa. É que você está errando a todo
instante, a cada momento, a sua vida é uma jornada interminável de erros.
Talvez um dos seus poucos acertos foi mudar e se renovar e eu estou falando de
ter jogado tudo pro ar e se assumir um novo ser (T) mas do que adianta? Os
erros persistem, eu já te perdoei uma vez, mas não dá pra ficar fazendo isso
sempre, você sempre teve de tudo, Heloísa. Sempre. A sua vida sempre foi
perfeita, cara. Você pode ter quem você quiser aos seus pés e parece que quando
a gente te perdoa é o pontapé inicial pra você cometer outro erro de novo,
então o melhor seria eu não te perdoar, porque eu sei exatamente o que você foi
falar pro Brandon/...
HELOÍSA
(Lágrimas
nos olhos) Júlia, desculpa, eu errei em ter contado pra ele e ele já sabia, eu
sei... Mas eu estava com ciúmes, desculpa pelo meu erro/...
JÚLIA
Eu não vou
te desculpar pelo seu milésimo erro, Helô. Te desculpar pra quê? Pra você
cometer mais uns 1001 durante uma semana inteira? Quem você acha que eu sou? Um
fantoche, uma pessoa sem sentimentos. Você só pensa em você. Eu cansei. Eu
sinceramente cansei, Helô. O mundo gira em torno de você, ótimo, gira, mas eu
não quero mais fazer parte do seu mundo (T) vamos contar relações porque você
já me magoou demais e pra mim já deu.
HELOÍSA
Ok, a gente
vai discutir mesmo isso em um corredor de um hospital? Eu não sei se você
percebeu mas está todo mundo olhando pra gente?
JÚLIA
E dês de
quando você se importa com a visão alheia, Heloísa? Você sempre se importou com
a sua vida, com a sua opinião e no que diz respeito a você. Apenas. Eu estou
pouco me lixando se tá todo mundo olhando a nossa confusão aqui, que se dane,
você também não liga o modo “dane-se” pra tudo? Então, estou aderindo. Cansei,
Heloísa. Eu literalmente cansei. Eu tentei. Tentei. Não deu. Ótimo, esse é o
preço que se paga por aceitar que as pessoas pisem em você e você dá uma
segunda a chance para elas pisarem de novo e de novo. Vou recomeçar, sem você e
quando o Fernando se recuperar, sem ele também, porque eu vou cortar essas
raízes, se meus sentimentos não aceitam, eu farei eles aceitarem. A minha
cabeça vai ser mais forte do que o meu coração.
Júlia dá
mais uma encarada em Heloísa que está chorando, os olhos arregalados de Júlia
também demonstram lágrimas surgindo, mas Júlia as limpa e sai, só que não em
direção a sala de espera e sim para a saída do hospital. Heloísa fica ali
parada, reflexiva, olha em volta, percebe que todos estão a olhar e viram a
confusão, ela mostra o dedo.
HELOÍSA
Dane-se
não. (Tempo) Foda-se.
Heloísa
limpa as lágrimas e também sai em direção a saída do hospital
CORTAR
PARA:
8 INT / SÃO PAULO – EXTERIOR / NOITE
Música: Beds Are Burning – Midnight Oil
Mostrar
planos gerais do anoitecer e destacar vários pontos de São Paulo e a CAM sobe e
mostra um prédio onde vemos um Outdoor da série “Sonhos Possíveis” e com Júlia
na capa, o slogan é o seguinte: “Sonhos serão realizados se corrermos descalço
e dispostos a voar”, vemos que o outdoor acabou de ser colocado e muitas
pessoas observam.
CORTAR
PARA:
9 INT/ CASA DE
MARIZA – QUARTO DE JÚLIA/ NOITE 9
Vemos Júlia
com o celular na mão, vemos muitas notificações com seguidores e likes novos,
ela olha surpresa para a tela.
JÚLIA
(Surpresa)
Como assim?
Mariza
entra no seu quarto.
MARIZA
(Preocupada)
Você discutiu com a Heloísa no corredor do hospital?
JÚLIA
Como é que
você está sabendo disso?
Mariza pega
o celular e mostra para ela a capa da notícia: “Ex-protagonista e atual
protagonista da série: ‘Sonhos Possíveis’ discutem no corredor do hospital bem
no dia de divulgação da série”. CONGELA NA NOTÍCIA
FUSÃO PARA:
10 INT / MANSÃO DE
PANDORA – SALA DE ESTAR/ NOITE 10
Abre na
mesma notícia da cena anterior. CAM se afasta e mostra Vitória mostrando a
notícia para Pandora e Heloísa que olham surpresas.
VITÓRIA
Tem vídeos
ainda da discussão, não conseguimos ouvir o que é, mas dá pra ouvir a Heloísa
falando “Foda-se” e mostrando dedo para o hospital.
HELOÍSA
(Envergonhada)
Meu Deus.
PANDORA
(Irritada)
Como assim, Heloísa? Que história é essa? Que gesto feio é esse e que discussão
foi mostrada nesse corredor do hospital, Heloísa?
HELOÍSA
Calma, você
não tem ideia de como a minha vida e a vida da Júlia vai ficar agitada depois
disso.
Na
preocupação de Heloísa.
CORTAR
PARA:
11 INT/ MANSÃO DE
BECK – SALA DE JANTAR/ NOITE 11
Maurício e
Beck sentados ao redor da mesa. Marina desce as escadas, logo em seguida Vicki
e Alice entram conversando, as três olham surpresas para Maurício.
BECK
Ele quer
conversar com vocês, meninas.
CORTAR
DESCONTÍNUO PARA:
Todos
sentados ao redor da mesa
MAURÍCIO
... Então,
isso significa: que eu vou aprender a aceitar, filha e eu espero que você me
perdoe pelas minhas atrocidades.
VICKI
(Emocionada)
Era tudo o que eu queria, a sua aprovação, a sua falta de julgamento... Era
disso que eu precisava e... E ver que você está disposto a me aceitar e aceitar
o meu filho (T) pra mim não tem preço.
MAURÍCIO
As coisas
vão melhorar agora, eu prometo.
O celular
dele, que está em cima da mesa, acaba recebendo uma mensagem, Marina que
percebeu, vê de longe a notificação:
NOTIFICAÇÃO/WHATSAPP:
CLAIRE: OI,
SERÁ QUE A GENTE PODE CONVERSAR?
Marina olha
desconfiada para a notificação.
CORTAR
PARA:
12 INT/ HOSPITAL – QUARTO DE FERNANDO/
NOITE
Marta lendo
uma revista, Fernando permanece dormindo, mas a CAM vai se aproximando devagar
de seu rosto, até fechar e dar um close. Tempo. Até que os seus olhos se
abrem de uma vez. Marta dá uma desviada da revista e olha para Fernando e
percebe que ele abriu os olhos, ela então olha chocada, alegre e emocionada.
CAM volta a Fernando com os olhos abertos.
CLOSE EM
FERNANDO ACORDADO
CORTAR
PARA:
*** FIM ***
Nenhum comentário:
Postar um comentário