MANEIRAS DE
SER
DE
WESLLEY
FUCHS
ESCRITA
POR
WESLLEY FUCHS
DIREÇÃO
GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES
DIREÇÃO
DE NÚCLEO
MIGUEL
RODRIGUES
PERSONAGENS
DESTE CAPÍTULO
ALICE
BEN
BRANDON
CRIS
EVA/ROBERTA
FELIPE
FERNANDO
HELOÍSA
JOAQUIM
JÚLIA
LARISSA
MARINA
MARIZA
MAURÍCIO
MIGUEL
ROGER
VICKI
PARTICIPAÇÃO
ESPECIAL
REPÓRTER
SOLANGE
CENA 01/ COLÉGIO CEI/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Continuação
imediata. Eva diante de Joaquim.
JOAQUIM — Eu fico bastante feliz que
esteja gostando de dar aula em meu colégio, Roberta.
EVA — (Sorri) E você
não imagina a minha felicidade de estar aqui e também de estar diante de uma
pessoa como você. Uma pessoa que eu sempre admirei.
JOAQUIM — Jura? Por quais motivos?
EVA — Você é uma pessoa
determinada, Joaquim. Você lutou muito pra chegar onde chegou e se tornar um
grande empresário bem sucedido.
JOAQUIM — Bom, eu fico feliz que você
me veja como uma pessoa/
EVA — (corta) uma
pessoa de grande exemplo, eu diria.
Ben se aproxima.
BEN — (A Eva) Professora
Roberta.
EVA — (Tentando se
lembrar) Você é meu aluno?
BEN — Sou, do segundo
ano B.
EVA — Ah sim...
BEN — (A Joaquim) Vamos
pai?
Reação de Eva.
JOAQUIM — Vamos.
EVA — (Surpresa) Ele é
seu filho?
JOAQUIM — É, o Ben é meu filho sim, eu
sei que ele não é um aluno muito dedicado, mas passará a se esforçar muito
daqui pra frente.
BEN — Esse papo de novo?
JOAQUIM — Entra no carro.
Ben entra no carro. Joaquim olha para Roberta/Eva.
JOAQUIM — Até mais, Roberta.
EVA — (Sorri) Até mais,
Joaquim.
Joaquim entra no carro e sai. Eva olha determinada.
EVA — Ora, ora... Então
o filho do Joaquim é um aluno problemático segundo o próprio pai...
Na determinação de Eva.
CORTA PARA:
CENA 02/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/
DIA
Heloísa sentada, Mariza (uniformizada) organizando os
objetos.
MARIZA — A minha filha foi fazer a
prova dos bolsistas no seu colégio, Heloísa.
HELOÍSA — (Sorri) Jura? Que demais.
Tomara que ela consiga.
MARIZA — Bom, isso eu não sei... A
Júlia nunca se dedicou muito nos estudos, mas vai que ela consegue.
HELOÍSA — Eu vou torcer por ela (T)
você viu a minha mãe?
MARIZA — Está no quarto dela.
A campainha toca.
MARIZA — Vou atender a porta.
Mariza abre e é: Vitória e Rayssa.
RAYSSA — Boa tarde, a Helô está?
MARIZA — Boa tarde, está ali na
sala.
Rayssa e Vitória entram.
MARIZA — Helô, diz pra sua mãe que
eu já terminei, tá? Eu vou pra casa.
HELOÍSA — Pode deixar, Mariza (T)
até amanhã.
MARIZA — Até, beijos.
Mariza sai. Rayssa e Vitória abraçam Heloísa
RAYSSA — Você perdeu a prova de
geografia.
HELOÍSA — Tenho atestado médico.
VITÓRIA — Como você está?
HELOÍSA — Eu estou bem, mas tenho que
repousar por três dias...
VITÓRIA — Ai, amiga e o Brandon?
HELOÍSA — Deve estar revoltado...
VITÓRIA — Por quê?
HELOÍSA — O teste de elenco...
CORTA PARA:
CENA 03/ TV HOC/ PÁTIO/ EXTERIOR/ DIA
Maurício diante de Fernando.
MAURÍCIO — (Entregando o envelope com os
episódios) Parabéns, Fernando. Você será o nosso protagonista e aqui temos os
primeiros 5 episódios.
FERNANDO — (sorri) Obrigado, Maurício.
Fernando sorri feliz.
CORTA PARA:
CENA 04/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Júlia mexendo no celular. Mariza entra
MARIZA — E aí, filha? Como é que
foi na prova?
JÚLIA — (preocupada) Chutei
tudo.
MARIZA — (revoltada) Como assim
chutou tudo, Júlia?
JÚLIA — Aquela escola é
muito avançada, acho que eu não aprendi nada do que estava escrito lá.
MARIZA — Ou simplesmente não
prestou atenção no conteúdo da escola que você estava, Júlia (T) a gente tem um
trato, não se esqueça dele.
Mariza sai. Júlia olha preocupada.
CORTA PARA:
CENA 05/ HOSPITAL/ QUARTO DE BRANDON/ INTERIOR/ DIA
Brandon deitado refletindo.
BRANDON — (com ódio) Eu com certeza
perdi o papel pro mala do Fernando.
Na raiva de Brandon.
CORTA PARA:
CENA 06/ HOTEL DE LUXO/ SUÍTE DE EVA/ INTERIOR/ DIA
Eva tomando um champanhe mudando de canal, até que
aparece uma reportagem sobre ela (no caso a Eva fugitiva)
REPÓRTER — (Off) Eva Bittencourt ainda
não foi encontrada e continua foragida da polícia após roubar o banco do Rio de
Janeiro (T) a policia acredita que ela tenha saído do país.
Eva desliga a TV e toma um champanhe.
EVA — Ai, ai.
Ela continua tranquila a tomar sua taça de champanhe.
CORTA PARA:
CENA 07/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/
DIA
Heloísa, Vitória e Rayssa.
VITÓRIA — A Vicki continua fazendo
bullying com você, Ray?
Rayssa faz que sim.
VITÓRIA — (Irritada) Que ordinária
e ainda por cima temos o mesmo nome.
HELOÍSA — Quem é Vicki?
VITÓRIA — É uma garota lá da sala
da Rayssa (T) irmã gêmea da Marina e da Alice.
HELOÍSA — Elas são trigêmeas?
VITÓRIA — São, mas é só isso que
elas tem em comum...
HELOÍSA — Eu vou pedir transferência
de sala, quero ver essa tal de Vicki ter coragem de fazer alguma coisa com você
na minha frente.
RAYSSA — Não, Helô... E o diretor
Marcelo não vai deixar também.
HELOÍSA — Muito bom você tocar no
Marcelo agora. Você deveria contar pra ele o que a Vicki anda fazendo, Ray. Não
precisa ter medo dela.
RAYSSA — Ela luta tênis, deve ser
forte.
HELOÍSA — Mas a direção da escola é
mais forte do que ela, Rayssa (T) amanhã mesmo você vai denunciar a Vicki pro
diretor Marcelo.
VITÓRIA — Eu apoio.
O celular de Heloísa toca é: Brandon.
HELOÍSA — (Ao cel.) Oi meu amor (t)
eu não sei se ele conseguiu o papel (T) calma, Brandon, que saco, eu já falei
pra você parar de ficar pensando no Fernando (T; irritada) tchau.
Heloísa desliga.
RAYSSA — O que houve amiga?
HELOÍSA — O Brandon é insuportável,
aff.
VITÓRIA — Bem que você adivinhou...
HELOÍSA — Mas nós nem sabemos se o
Fernando ficou com o papel.
Vemos o celular de Heloísa chegar um monte de
mensagens do Fernando:
WHATSAPP:
FERNANDO:
CONSEGUI O PAPEL DO PROTAGONISTA!!! 😊
FERNANDO:
PASSEI NO TESTE \O/
Heloísa olha preocupada e escreve: PARABÉNS \O/
HELOÍSA — (olha para Rayssa e
Vitória) É, gente... Ele passou.
Vitória e Rayssa se entreolham.
CORTA PARA:
CENA 08/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/
DIA
Júlia lendo o texto da peça: “Orgulho e Preconceito”.
Mariza entra
JÚLIA — Mãe, não ligaram
ainda e já está quase na hora do ensaio... Posso ir?
MARIZA — E o nosso trato, Júlia?
Só vai rolar depois que você for aceita nesse colégio!!
JÚLIA — Ah, mãe/...
O celular de Júlia toca: número desconhecido.
JÚLIA — Será que pode ser
eles?
MARIZA — Se você não atender...
Júlia atende.
JÚLIA — (Ao cel.) Alô?
(Tempo) É ela... (Sorri; emocionada) É sério? Claro, claro, amanhã mesmo eu
estou indo com a minha mãe fazer a matricula (T) eu não tô nem acreditando (t)
obrigada, tchau.
Mariza sorri. Júlia olha para ela.
JÚLIA — Mãe, deu certo. Eu
consegui a bolsa, eu acertei 16 questões só no chute.
Júlia abraça Mariza.
MARIZA — Parabéns, filha. Eu não
devia ter duvidado da sua capacidade... Eu realmente acreditei que você não
fosse passar (T) e eu não diria capacidade também, eu diria sorte, porque nem
sequer você estudou... Mas se você conseguiu a bolsa, é porque Deus te quer
nesse colégio e nesse teatro, porque você tem muitas histórias para viver lá
dentro e fora de lá.
JÚLIA — (Sorri) Obrigada...
Eu posso ir agora pro teatro? Eu estou ansiosa pra ver a galera toda!
MARIZA — Vai...
Júlia sorri, coloca o texto na mochila e vai saindo.
MARIZA — Você não vai nem se
arrumar?
JÚLIA — É o teatro, mãe...
Júlia sai. Mariza sorri.
CORTA PARA:
CENA 09/ TEATRO/ PALCO – PLATÉIA/ INTERIOR/ DIA
Júlia entra, ela vai passando pelas cadeiras feliz da
vida, e sobe no palco e deita sobre ele.
JÚLIA — Como é bom estar de
volta!!
Cris entra.
CRIS — Ai, eu não acredito
que você está de volta! Ai que tudo.
Júlia abraça Cris. Larissa e Felipe chegam e abraçam
Júlia.
LARISSA — Ai velho que bom que você
voltou.
JÚLIA — Gente, eu só faltei
um dia.
LARISSA — Por isso mesmo, você
nunca falta.
FELIPE — Até porque no teatro
você sempre foi responsável.
CRIS — Todo mundo sentiu
sua falta.
FELIPE — O Roger parece que ia
infartar sem a protagonista da peça.
JÚLIA — Imagino.
CRIS — Ah, corrigindo:
todo mundo sentiu sua falta, menos o/...
Vemos Miguel entrar dizendo:
MIGUEL — Eu.
Todos encaram Miguel.
JÚLIA — Claro que ele não ia
mudar do dia pra noite. Continua o mesmo antipático?
CRIS — E ainda por cima
quer ser ator (T) ator é carismático, meu filho.
MIGUEL — Ah calem a boca, vocês
tem inveja do meu talento.
LARISSA — Ai gente, deixa ele ser
feliz.
MIGUEL — Cala a boca riquinha.
LARISSA — Ai velho eu nem vou te
falar nada.
MIGUEL — Até porque você não tem
nada pra falar, riquinho tem dinheiro mas não tem argumentos.
JÚLIA — Ai Miguel, sai
daqui.
MIGUEL — Qual foi Júlia? A gente
vai se beijar na peça esqueceu? Eu sou o Darcy e você é a Elizabeth.
JÚLIA — Infelizmente.
MIGUEL — Concordo, você combina
mais com a Lady Catherine
JÚLIA — Eu estou falando de
você ô bocó.
Roger entra.
ROGER — Olha só quem está de
volta.
JÚLIA — Roger, nosso diretor
querido.
Júlia dá um abraço em Roger.
MIGUEL — Ela só faltou um dia,
não precisa desse drama todo.
Todos olham pra Miguel e ignora.
ROGER — Bora começar o ensaio.
Todos começam a se preparar.
CORTA PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/
DIA
Heloísa conversando com Vitória e Rayssa.
HELOÍSA — Eu vou visitar o Brandon
no hospital.
RAYSSA — A gente já vai indo.
HELOÍSA — Obrigada pela visita.
Rayssa e Vitória se despedem de Heloísa e saem.
CORTA PARA:
CENA 11/ HOSPITAL/ QUARTO DE BRANDON/ INTERIOR/ DIA
Brandon deitado, Solange ali, Heloísa entra.
HELOÍSA — Com licença...
SOLANGE — Heloísa, você não deveria
estar em casa descansando?
HELOÍSA — E ficar pensando no meu
namorado a cada segundo sabendo que ele está aqui? Não consegui, tive que vir,
minha mãe nem sabe... Peguei um Uber.
BRANDON — (Sorri) Vem cá, meu amor.
Heloísa vai até Brandon e dá um beijo nele.
SOLANGE — Eu vou deixar vocês sozinhos
um pouco.
Solange sai.
BRANDON — (Sério) O Fernando conseguiu
o papel, né?
HELOÍSA — Conseguiu, Brandon...
BRANDON — (Revoltado) Babaca!
HELOÍSA — Brandon, o diretor tá com
pressa, as gravações começam semana que vem (T) a série está marcada para estrear
em dois meses, nós precisamos nos apressar!
BRANDON — (Olha para Heloísa) Eu
preferia que você não continuasse na série.
Reação de Heloísa.
HELOÍSA — Como é que é?
BRANDON — Exatamente isso que você
escutou (T) eu quero que você saia da série, porque eu não vou deixar você
atuar com o Fernando.
Brandon sério. Heloísa olhando chocada.
CORTA PARA:
CENA 12/ TEATRO/ PALCO/ INTERIOR/ DIA
No palco: Júlia e Miguel.
Na plateia observando a cena: Larissa, Cris, Roger
(que está no celular) e Felipe, sem falar nos outros atores que são figurantes
na novela.
ENSAIO ROLANDO:
JÚLIA/ELIZABETH — (Sorridente) Você dança, Senhor Darcy?
PLATÉIA:
Roger mexendo no celular, os outros percebem.
MIGUEL/DARCY0 — (Off; sério) Não se eu puder evitar.
LARISSA — (A Roger) O diretor o
ensaio tá rolando.
ROGER — (Se atrapalha e olha
para plateia guardando o celular) Opa desculpa, eu estava/...
FELIPE — (Pega o celular de
Roger e olha) No Tinder, Roger.
CRIS — (Surpresa) Mentira.
PALCO:
JÚLIA — Ô galera a gente tá
ensaiando aqui.
MIGUEL — Eu acho que todo mundo
não aguentou observar a sua atuação péssima, Júlia.
JÚLIA — (Revoltada) Me
respeita, moleque. Ano passado eu ganhei o prêmio de melhor atriz esqueceu.
MIGUEL — Certeza que deu em cima
dos jurados.
PLATÉIA:
CRIS — (A Roger) Você está
querendo desencalhar, Roger?
ROGER — (Atrapalhado) Por que
vocês não cuidam da vida de vocês? O ensaio está rolando... Prestem atenção na
Júlia e no Miguel que estão concentrados em cima do palco.
Todos olham para o palco e vê a discussão de Miguel e
Júlia.
PALCO:
JÚLIA — A minha mão vai
parar na sua cara e não vai demorar muito.
MIGUEL — Experimenta Júlia.
Júlia vai bater em Miguel, mas Roger que apareça
rapidamente no palco segura a mão de Júlia.
JÚLIA — Agora o negócio é o
seguinte: se o Miguel continuar sendo o Darcy, eu não serei mais a Elizabeth.
Ponto. Tchau, ensaio encerrado.
Júlia sai revoltado.
ROGER — Perdi o controle dos
meus próprios atores.
FELIPE — Olha, eu sei que foi
infantil da parte da Júlia, mas ela tem razão... Ensaio encerrado!
CRIS — Concordo
plenamente.
LARISSA — Então vamos embora,
gente. O Roger vai ter tempo pra pensar se ele não ficar muito tempo no Tinder.
Todos riem e saem. Roger reflexivo.
CORTA PARA:
CENA 13/ HOSPITAL/ QUARTO DE BRANDON/ INTERIOR/ DIA
Heloísa e Brandon.
HELOÍSA — (Lágrimas nos olhos) Eu
não vou abandonar a série, Brandon.
BRANDON — Então você terá que me
abandonar, porque se você continuar na série, eu não continuo com você.
HELOÍSA — (Lágrimas escorrem) Isso
por acaso é um tipo de chantagem ou de ultimato?
BRANDON — Pense como quiser, mas se
você não sair da série, a gente termina aqui. Agora.
HELOÍSA — (Decide ser forte) Pois
bem, eu não vou ficar muito tempo pensando, eu já tomei minha decisão.
BRANDON — E qual decisão você tomou?
HELOÍSA — Eu não vou abandonar a
Eliza por nada nesse mundo. Eu viverei a Eliza com todas as minhas forças, eu
vou emprestar os meus cabelos, o meu corpo, o meu olhar, a minha alma, o meu
coração e os meus lábios para essa série (T) eu não vou sair da série (chorando)
mesmo que eu tenha que terminar com você para sempre, eu não vou sair da minha
tão aclamada série.
BRANDON — (Lágrimas nos olhos) Então
esta é a sua decisão?
HELOÍSA — Você que me obrigou a
fazer uma escolha e eu fiz. Até porque como eu disse: o machismo não terá vez
na minha vida. Se você é tão machista a ponto de não aceitar a minha profissão
e com quem eu vá contracenar, pois bem, eu corto o mal pela raiz. Eu corto o
seu machismo pela raiz, nem que você vá junto com ele. Passar bem, Brandon.
Heloísa sai chorando. Brandon fica olhando refletindo,
também chora.
CORTA PARA:
CENA 14/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
Fernando andando de bicicleta e Júlia andando
revoltada, Fernando não vê Júlia e ao tentar desviar acaba caindo junto com
ela, mas ele acaba caindo em cima da garota e os dois trocam olhares.
FERNANDO — Desculpa.
JÚLIA — Bom, eu também devo
pedir desculpas. Eu não prestei atenção
FERNANDO — (Se levanta) Você estava certa
(estenda a mão para levantar Júlia) eu peço desculpas.
Júlia se levanta sozinha e sorri.
JÚLIA — Eu sei me levantar
sozinha, mas obrigada.
FERNANDO — Eu só quis ajudar.
JÚLIA — Eu sei... É que do
jeito que eu estou revoltada, é capaz de quando eu pegar na sua mão eu apertar
com tanta força que serei capaz de arrebentar as suas veias.
FERNANDO — (Ri) Mas qual é o motivo da sua
fúria?
JÚLIA — Nada não... Deixa eu
ir pra casa, que amanhã é o meu primeiro dia de aula no colégio CEI.
Júlia vai sair, mas Fernando segura em seu braço.
FERNANDO — Colégio CEI? É o colégio que eu
estudo.
JÚLIA — (Sorri) Caramba que
legal.
FERNANDO — Que série?
JÚLIA — Segundo ano.
FERNANDO — Eu também. Qual sala?
JÚLIA — Eu não sei ainda,
mas descobrirei amanhã.
FERNANDO — Então, até amanhã.
JÚLIA — Até.
Júlia sai e Fernando sorri, até ele avista Heloísa
andando chorando, ele vai até ela.
FERNANDO — Heloísa está tudo bem?
HELOÍSA — Não, Fernando... Mas vai
ficar tudo passa.
Heloísa sai correndo chorando. Fernando olha sem
entender.
CORTA PARA:
CENA 15/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ QUARTO DE VICKI/
INTERIOR/ DIA
Vicki e Marina conversando.
VICKI — Eu não chamei a
Alice pra essa conversa porque com certeza ela seria contra.
MARINA — Contra o quê?
VICKI — Amanhã será o
primeiro dia dos bolsistas no colégio. E aí eu estava pensando em preparar um
trote para eles. O que você acha?
MARINA — Um trote?
VICKI — É Marina. Um trote.
E aí? O que você me diz?
MARINA — (Hesita; sorri) Eu topo.
VICKI — (Comemora) Ótimo. A
entrada desses bolsistas no colégio vai ser um verdadeiro show
As duas começam a rir.
CORTA PARA:
CENA 16/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece.
CORTA PARA:
CENA 17/ HIGIENÓPOLIS/ EXTERIOR/ NOITE
Plano geral do bairro.
CORTA PARA:
CENA 18/ MANSÃO DE PANDORA/ QUARTO DE HELOÍSA/
INTERIOR/ NOITE
Heloísa deitada. Pandora entra.
PANDORA — Está tudo bem, filha? Você
não apareceu pra jantar.
HELOÍSA — Eu terminei com o Brandon,
mãe.
PANDORA — (Surpresa) Mas por quê?
HELOÍSA — Porque ele é um machista
que quer controlar a minha vida (T) ele me fez escolher entre a série e ele (T)
e eu escolhi a série e não me arrependo.
PANDORA — Isso mesmo, filha. Você fez o
certo.
HELOÍSA — Fiz.
PANDORA — Mas por que ele te deu um
ultimato desses?
HELOÍSA — Porque o Fernando vai ser
o protagonista e ele cisma que o Fer gosta de mim, mãe... Talvez fosse melhor
eu dar um fim nesse relacionamento, acredito que as coisas só vão melhorar
agora.
Pandora abraça Heloísa.
CORTA PARA:
CENA 19/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece.
CORTA PARA:
CENA 20/ COLÉGIO CEI/ DIREÇÃO/ INTERIOR/ DIA.
Mariza e Júlia diante de Marcelo.
MARCELO — Pronto, Júlia e boa aula.
JÚLIA — (Pega o uniforme) Eu
vou me trocar no banheiro.
MARCELO — Segundo ano B, ok?
JÚLIA — (Sorri) Ok (A
Mariza) Tchau, mãe.
MARIZA — Tchau, filha. Boa aula.
Júlia saindo. Mariza também se levanta.
CORTA PARA:
CENA 21/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Vicki e Marina andando quando avistam Júlia.
VICKI — Aquela ali é
bolsista certeza.
MARINA — Por que?
VICKI — Olha os tênis e a roupa dela que gastos e sem falar no
cabelo desarrumado. É bolsista
MARINA — (Sorri) Temos então a
nossa primeira vítima.
VICKI — (Sorri) Exatamente.
Marina e Vicki observam ela entrar no banheiro
feminino.
CORTA PARA:
CENA 22/ COLÉGIO CEI/ BANHEIRO FEMININO/ INTERIOR/ DIA
Alice se maquiando, Júlia entra e ela vai em um dos
banheiros. Vicki e Marina entram e Alice sai.
MARINA — (Preocupada) E de ser
merda, Vicki?
VICKI — Acabei de ter uma
ideia (T) eu, você e a Alice somos trigêmeas e quem estava aqui agora era a
Alice. Uma de nós vamos se passar por ela e fazer a coitada da bolsista sofrer
e Alice ganha toda a culpa.
MARINA — (Sorri) Você é um gênio.
Vicki e Marina então tiram da mochila pó de mico. E se
preparam para agir e Júlia surge atrás dela.
JÚLIA — (Séria) Ô suas
sonsas! Você acha que eu não escutei o que vocês falaram? Falaram alto demais o
planinho de vocês (T) e ainda iam colocar a culpa na irmã gêmea de vocês?
Caramba hein!
VICKI — (Séria) E o que você
vai fazer?
JÚLIA — (Afronta) Você vai
ver o que eu vou fazer AGORA.
Júlia olha determinada para Marina e para Vicki.
CLOSE EM JÚLIA
CORTA PARA:
FIM
Capítulo maravilhoso! Que ódio desse Fernando, não era pra ele ter ganhado o protagonista 🙄 Parabéns, Weslley!
ResponderExcluir