Rio Tropical - Capítulo 02



CAPÍTULO 2:
'SENTIMENTOS E RAIVA'

NOVELA DE
VITOR LUCIO ALVES

DIREÇÃO ARTÍSTICA
HENZO VITURINO

DIREÇÃO GERAL
MIGUEL RODRIGUES

NÚCLEO
#DNA - Dramaturgia Novos Autores
.......................................
Personagens do capítulo:
Nina
Carlos
Rebeca
Fernanda
Paulina
Marcelo
Bernardo
Márcia
Carolina
Joyce
Beth
Vitor
Vitória
Vida
Luciana
 Paula
Benedita

Participação especial do capítulo:
Homem
Morador
Moradora
..............................................

Cena 1/Mansão de Carlos/sala/interno/noite.

Nina preocupada, Rebeca trazendo um copo de água, Carlos e Mulher entram na sala e Nina fica chocada.

NINA
 - O quê  é isso?

CARLOS
 - Essa mulher vai ficar um tempo na nossa casa!

NINA
- Uma estranha?

CARLOS
 - Ela está  sem memória, sem lembranças e principalmente uma sozinha no mundo!

NINA
 - Pode ser uma mentirosa ou até uma criminosa!

MULHER
- Não sou nenhuma criminosa, garota!

CARLOS
 - Fecha essa boca, Nina! Está me deixando passar muita vergonha!

REBECA
 - (pensa) Pegando fogo e depois falam que só os pobres fazem barracos.

NINA
 - A criminosa falou!

MULHER
 - Me respeita, garota!

Nina pega o copo e joga água no rosto da Mulher.

CARLOS
 - Nina! Você está louca?

Mulher limpando o rosto, Nina fica debochando e Rebeca fica chocada.

Corta para:


Cena 2/Casa de Vida/sala/interno/noite.

Vitória abraça Vida e Vida fica muito feliz.

VITÓRIA
- (abraço) Tô muito feliz, minha avó!

VIDA
 - (termina o abraço) Feliz por você, netinha!

VITÓRIA
 - Só achei uma coisa estranha!

VIDA
 - O quê?

VITÓRIA
 - Ele me olhava estranho, parece que estava sentindo desejo por mim!

Vida chocada.

VITÓRIA 
- Me chamava de linda etc!

VIDA
- Cuidado, minha neta! Não devemos confiar em ninguém e nem a nossa sombra!

VITÓRIA
 - Pois é, Dona Vida! Preciso dormir cedo para acordar para ir no meu novo trabalho!

Vitoria sai da sala.

Corta para:

Cena 3/Bar de Benedita/salão/interno/noite.

Luciana está atendendo clientes e Paulo entra.

LUCIANA
- (pensa) Meu Deus, ele apareceu!

Paulo aproxima de Luciana.

PAULO
 - Está trabalhando?

LUCIANA
- Tô ajudando a minha mãe!

PAULO
- Vamos conversar?

LUCIANA
 - Agora?

PAULO
- Não vou atrasar o seu serviço! Eu posso esperar você terminar tudo!

LUCIANA
- Tudo bem!

Paulo ri e Luciana fica sem jeito.

PAULO
- Você é muito linda!

Benedita observa e tudo e fica irritada.

BENEDITA
 - (pensa) Mais um safado de olho na minha filha! Ódio desse tipo de gente!

Paulo afasta de Luciana.

Corta para:

Cena 4/Mansão de Carlos/quarto de Nina/sala/cozinha/interno/noite.

Nina e Rebeca entram no quarto, Nina deita na cama e Rebeca aproxima.

REBECA
 - Parabéns, menina! Você colocou aquela mulher no lugar dela!

NINA
 - Não vou deixar ninguém roubar o lugar da minha mãe! Ninguém mesmo!

REBECA
 - Melhor coisa que você fez, minha querida!

NINA
- Pode sair do meu quarto!

Rebeca abre um sorriso e sai do quarto.

NINA
 - Ainda bem que essa criatura saiu! ... Essa mulher é estranha!

Nina pega o celular e olha a foto de Letícia, corta rapidamente para sala; Mulher/Fernanda fica irritada e Carlos fica sem jeito.

MULHER/FERNANDA
 - Quero ir embora! Prefiro mil vezes ficar na rua do que aguentar uma menina dessa!

CARLOS
- Ela não é assim! A morte da mãe dela mexeu na cabeça da minha menina!

MULHER/FERNANDA
 - Isso é falta de educação mesmo!

CARLOS
 - Eu entendo que você está muito brava, mas eu quero você  na minha casa!

MULHER/FERNANDA
- Você vai querer eu aqui?

CARLOS
 - Sim!

MULHER/FERNANDA
- Eu sou uma estranha!

CARLOS
- Eu sei que eu não ti conheço, mas eu quero ajudar você!

MULHER/FERNANDA
- (pega na mão de Carlos) Obrigada por me ajudar, Carlos!

CARLOS
 - Não foi nada! Você é uma mulher sem memória e vamos recuperar suas lembranças!

Mulher/Fernanda fica feliz, passa mão no rosto de Carlos, Rebeca entra na sala e fica chocada.

REBECA
 - (pensa, está furiosa) Essa vagabunda vai roubar o meu homem e não vou deixar!

Rebeca sai da sala, corta rapidamente para cozinha; Marcelo está mexendo na geladeira, pega um pedaço de bolo, Rebeca entra e Marcelo sorria para Rebeca e sai.

REBECA
- Esse menino está mexendo na minha geladeira novamente! Esse garoto vai pagar por cada sujeira deixada na casa!

Rebeca fica irritada, pega um pano e passa no chão.

Corta para:
Cena 5/Rio de Janeiro/Favela da rocinha/rua/externa/noite.

Imagens da favela, motos sobem, corta para uma rua; Carolina desce da moto e pessoas observam.

MORADORA
- Quem é a moça?

MORADOR
- Deve ser uma das moças da zona sul!

MORADORA
 - Meu Deus, esse mundo está perdido mesmo!

MORADOR
 - Essa patricinha vai curtir um baile funk da favela!

MORADORA
 - Elas adoram isso!

MORADOR
- Pois é, vizinha!

Carolina passa perto das duas pessoas e para.

CAROLINA
 - Estão falando de mim?

MORADORA
 - Claro que não, patricinha!

CAROLINA
- Vão os dois a merda! Eu vou curtir o meu baile e tô nem ai para vocês!

MORADORA
- Menina sem educação!

Carolina mostra a língua e sobe a favela.

Corta para:

Cena 6/Casa de Márcia/sala/interno/noite.

Bernardo beija Paulina, Vitor entra na sala e Bernardo aproxima de Vitor.

BERNARDO
 - Irmão!

VITOR
- O quê foi?

BERNARDO
- Vamos para o baile?

VITOR
 - Não tô afim, mano! Hoje eu trabalhei muito na rua e tô cansado!

BERNARDO
 - Que pena, irmão! Hoje apresentaria varias garotas para você!

PAULINA
- Deixa o meu cunhadinho!

VITOR
- Obrigado, Paulina!

PAULINA
 - De nada, meu querido!

Paulina e Bernardo saem e Vitor fica aliviado.

Corta para:

Cena 7/Rio de Janeiro/favela da rocinha/rua/campo de futebol/extrena/noite.

Imagens da favela, corta para uma rua; Paulina e Bernardo andam na rua e Paulina interrompe e não deixa Bernardo andar.

PAULINA
- Amor!

BERNARDO
- Que foi agora?

PAULINA
- Não perturba o seu irmão sobre mulheres!

BERNARDO
- Ele precisa curtir a vida, só pensa em trabalhar e amor nada!

PAULINA
- Eu entendo a sua preocupação!

BERNARDO
- Que bom, Paulina!

PAULINA
- Nunca percebeu que seu irmão é diferente?

BERNARDO
- Sim, todos os dias eu percebo! O quê ele tem?

PAULINA
 - Não tem nada!

BERNARDO
- Então?

PAULINA
 - Ele não gosta de moça e mostra muitos sinais!

BERNARDO
 - O quê?

PAULINA
- Isso está na cara!

BERNARDO
 - Nunca mais fala isso! A vizinhança inteira não precisa saber, amor!

PAULINA
 - Você tem vergonha do seu irmão?

BERNARDO
 - Não, claro não! Eu amo, mas ainda eu tenho esperança de mudar ele!

PAULINA
 -  Não é doença ser gay! Muda essa ideia de uma pessoa escrota ou vou ti largar!

Paulina fica irritada e sai andando.

BERNARDO
 - Meu Deus, olha o quê eu fiz!

Bernando sai andando, Joyce aparece na rua e fica chocada.

JOYCE
- Que babado! Vitinho é gay, por isso que ele sempre foge das meninas do bairro!

Joyce rir muito, corta para um campo de futebol; Carolina está dançando muito, homem aproxima e Carolina afasta o homem.

CAROLINA
 - Sai daqui, mano! Esse corpo não é para seu bico, cara!

HOMEM
- Nossa, madame!

Homem se afasta de Carolina, Bernardo entra no campo de futebol e aproxima de um homem.

BERNARDO
- Você viu a minha namorada?

HOMEM
- Não, mano! Ela não entrou aqui!

Carolina observa Bernardo, Carolina aproxima e dá um beijo em Bernardo.

HOMEM
- Essa novinha não tem jeito!

Paulina entra no campo, olha o beijo e fica chocada.

Corta para:

INTERVALO


Cena 8/Rio de Janeiro/Copacabana/calçadão/externa/noite.

Imagens da copacabana, prédios de luxo, corta rapidamente para o calçadão; Paulo e Luciana andam no calçadão e Luciana muito feliz.

PAULO
- Você é muito linda, Luciana!

LUCIANA
- Obrigada! Tô morrendo de vergonha e nenhum outro homem me chamou para sair!

PAULO
 - Nenhum?

LUCIANA
 - Pois é! Nunca fui popular entre os garotos!

PAULO
 - Não acredito! Eu acho que os meninos tinham medo de chegar perto de você!

LUCIANA
 - Pode ser isso! Diferente de mim, a minha prima tinha todos os garotos no pé dela!

PAULO
 - Pode ser isso com ela, mas você é mais bonita de todos!

LUCIANA
 - Para de puxar o meu saco, rapaz!

PAULO
- Tô falando a verdade!

Paulo e Luciana param de andar.

LUCIANA
 - Olha que praia linda!

Paulo aproxima de Luciana.

PAULO
 - Você é mais linda, Lu!

Paulo beija Luciana, barulho e imagem do mar no fundo e close no beijo.

Corta para:

Cena 9/Casa de Márcia/sala/interno/noite.

Vitor abrindo a porta, Joyce entra e Vitor aproxima.

VITOR
- Você de novo aqui?

JOYCE
 - Vitinho, meu amor! Não posso olhar o meu amor?

VITOR
- Não temos nada, garota!

JOYCE
- Nossa, eu gostava tanto de você!

VITOR
- Acabou?

JOYCE
 - Ainda nao! Agora eu sei o motivo de você ser tão grosso comigo!

VITOR
 - Está louca?

JOYCE
- Você é gay!

Vitor chocado.

JOYCE
 - Sua cunhada e seu irmão estava comentando na rua!

VITOR
 - Não sou gay.

JOYCE
- Até parece! Como eu fui burra e não percebi que estava dando em cima de um gay!

VITOR
- Fica calada, Joyce!

JOYCE
 - Fica tranquilo, querido! Tenho muitos amigos gays e não vou contar nada!

VITOR
 - Obrigado, Joyce! Esse lado bom, eu não conhecia.

JOYCE
- De nada, anjo!

Vitor abraça Joyce.

Corta para:

Cena 10/Rio de Janeiro/favela da rocinha/campo de futebol/rua/externa/noite.

Bernardo afasta o beijo de Carolina, Paulina fica irritada e Carolina passa mão no rosto de Bernardo.

PAULINA
 - Desgraçado!

Bernardo aproxima de Paulina.

PAULINA
 - Não chega perto de mim, Bernardo!

BERNARDO
 - Não tenho culpa, minha preta! Essa louca aproximou e me beijou!

PAULINA
- Sei! Não quero olhar nesta sua cara!

BERNARDO
 - Por favor, minha preta!

Paulina sai do campo, Carolina aproxima de Bernardo e tenta beijar.

BERNARDO
- Sua patricinha do caralho! Você está estragando a minha vida!

Bernardo sai do campo, Homem pega no braço de Carolina e pessoas observam.

HOMEM
 - Desaparece daqui, garota! Seu fogo atrapalhou o lance do meu amigo!

CAROLINA
- Quero dançar!

HOMEM
- Não, garota! Pega suas coisas e desaparece daqui!

Carolina sai do campo, corta para rua; Paulina sobe na moto, Bernardo aproxima e Paulina fica irritada.

BERNARDO
 - Acredita em mim, princesa!

PAULINA
 - Motoboy, me leva embora daqui!

MOTOBOY
 - Sim, Paulina!

A moto sai andando, Paulina dando tchau e Bernardo fica muito triste.

Corta para:

Cena 11/Casa de Beth/sala/interno/noite.

Beth está sentada no sofá, televisão passando o basquete NBA e Beth aumenta o volume da TV.

BETH
- Caralho! Joga com vontade, Cara!

Joyce entra e Beth fica irritada.

BETH
- Chegou, princesinha?

JOYCE
 - Não começa, Tia!

BETH
- Perdeu a chance de um boy?

JOYCE
- Deixa eu cuidar da minha vida!

BETH
 - Olha aqui, garota!

JOYCE
- Cuida do seu trabalho criminoso e seus golpes!

BETH
- São os meus golpes que sustenta essa casa e seus luxos!

JOYCE
- Você é uma traficante de armas, Tia!

BETH
- Eu ganho milhões, querida!

JOYCE
- Ganha de uma forma errada!

BETH
- Cala a boca, garota! Quero assistir o meu jogo de basquete!

Beth fica irritada.

Cena 12/Casa de Márcia/sala/interno/noite.

Bernardo está triste, Vitor aproxima e Bernardo abraça Vitor.

BERNARDO
 - (abraçando Vitor) Meu irmão, minha garota me odeia!

VITOR
- (abraçando Bernardo) Não odeia, meu irmão! Ela vai acreditar em você!

BERNARDO
 - (termina o abraço) Esperança é último que morre!

Vitor abraça o Bernardo.

Corta para:

Cena 13/Rio de Janeiro/favela da rocinha/rua/externa/noite.

Carolina está andando na rua, Márcia está passando e Carolina e Marcia se encontram.

MÁRCIA
- Carolina?

CAROLINA
 - Marcinha! Você mora aqui?

MÁRCIA
 - Sim! Você está fazendo aqui?

CAROLINA
- Estava no baile funk, Márcia!

MÁRCIA
 - Nossa! Vamos para minha casa e você vai conhecer os meus filhos!

CAROLINA
- Vamos, então!

Márcia fica muito feliz.

Corta para:

CENA 14/Casa de Márcia/sala/externa/noite.

Márcia e Carolina entram e Vitor aproxima.

VITOR
- Quem é essa moça, mãe?

MÁRCIA
- A minha patroa!

CAROLINA
 - Prazer, rapaz!

Bernardo entra e Carolina fica chocada.

BERNARDO
- Você!

MÁRCIA
- Vocês se conhecem?

BERNARDO
- Não acredito que essa mulher insuportável está na minha casa!

Carolina fica chocada.

'Congelamento no rosto de Carolina.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário