Maneiras de Ser - Capítulo 27



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES
BEATRIZ FUCHS

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BECK
BRANDON
CLAIRE
EVA/ROBERTA
FERNANDO
HELOÍSA
JÚLIA
KARINA
LETÍCIA
MARINA
MARIZA
MAURÍCIO
MICAEL
PANDORA
RAYSSA
RODRIGO
ROGER
VALENTIM
VICKI
VINICIUS

CENA 01/ CASA DE MARIZA/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Continuação imediata. Júlia surpresa diante de Maurício
MAURÍCIO               — Aceita o papel?
Júlia ainda indecisa
JÚLIA                        — Caramba, eu nem sei o que dizer
MAURÍCIO               — Você quer um tempo pra pensar?
JÚLIA                        — Mas sem teste ou sem nada?
MAURÍCIO               — Não precisa de teste, as palavras da Heloísa foram suficientes.
JÚLIA                        — Mas...
MAURÍCIO               — Quer ler os roteiros? Posso te dar dois dias pra você pensar melhor.
JÚLIA                        — (T; Emocionada) Caramba, eu ainda estou tentando acreditar que eu estou ganhando um papel de protagonista em uma série da Tv líder de audiência do Brasil e que a Heloísa que me indicou...
MAURÍCIO               — A vida é engraçada né
JÚLIA                        — Eu diria surpreendente. Mas eu quero pensar
Maurício entrega o roteiro do primeiro bloco para Júlia
MAURÍCIO               — Aí tem o primeiro bloco: 5 capítulos.
JÚLIA                        — (T; sorri) Lerei e te darei a resposta, talvez antes até do que dois dias.
MAURÍCIO               — Eu aguardo, pois se a Heloísa disse que você é boa, é porque eu acredito. Até mais.
Maurício entra no carro, Júlia fica pensativa.
CORTA PARA:
CENA 02/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa descendo as escadas e abrindo a porta: Júlia ali.
JÚLIA                        — (T; Natural) Oi Helô. Será que nós podemos conversar?
Heloísa hesita.
HELOÍSA                  — (T; Surpresa) Claro, pode entrar.
JÚLIA                        — (T; Entrando) Licença, Heloísa.
As duas então se sentam no sofá
JÚLIA                        — Eu gostei o seu cabelo rosa e o novo visual
HELOÍSA                  — (T; Sorri) É, eu resolvi passar por uma transformação total
Silêncio.
HELOÍSA                  — Eu confesso que estou surpresa com a sua visita
JÚLIA                        — (T; Direta) Por que você me indicou pro Maurício pra te substituir?
HELOÍSA                  — Porque você nasceu pra ser atriz e se dedica pra isso.
JÚLIA                        — E por conta do Fernando também, né Helô? Você está se sentindo meio culpada, né?
HELOÍSA                  — Eu não vou dizer que você está mentindo, mas é que/...
JÚLIA                        — Vocês estão juntos?
HELOÍSA                  — Não. Não estamos
JÚLIA                        — Não precisa mentir
HELOÍSA                  — (T; Olha nos olhos de Júlia) Eu não estou mentindo.
JÚLIA                        — Pelo seu olhar eu vejo que foi por minha causa.
HELOÍSA                  — Engraçado com o olhar entrega tudo não é mesmo?
JÚLIA                        — O engraçado também é que a decisão foi sua
HELOÍSA                  — (T; Surpresa) Como você sabe?
JÚLIA                        — A sua renovação diz tudo.
Silêncio.
HELOÍSA                  — Júlia, eu não quero ser sua inimiga. Rivalidade feminina por conta de um garoto?
JÚLIA                        — (T; Pensa) Não precisamos ser inimigas, mas também não precisamos ser amigas, Helô.
HELOÍSA                  — Isso é uma decisão sua
JÚLIA                        — Eu ainda tô magoada, não consigo te enxergar de outra maneira.
HELOÍSA                  — Desculpa
JÚLIA                        — Se eu disser que eu te perdoo, eu estou mentindo
HELOÍSA                  — Mas você aceitou o papel?
JÚLIA                        — Por que vai tirá-lo de mim?
HELOÍSA                  — Claro que não, eu te acho ideal para ele.
JÚLIA                        — Eu ainda não pensei. Mas acho melhor eu ir embora.
Júlia sai. Heloísa fica pensativa.
CORTA PARA:
CENA 03/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece
CORTA PARA:
CENA 04/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ NOITE
Júlia assistindo televisão.
JÚLIA                        — (T; P/ si) Eu não posso ser tão injusta com a Helô.
Júlia então pega o celular
CORTA PARA:
CENA 05/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INT/ NOITE
Heloísa entrando e pegando o celular, ela o olha:
JÚLIA                        — (Off) Querida Helô, me desculpe por hoje, você tem razão, a gente não precisa ser inimiga e não devemos brigar por conta de um garoto. Eu sei que o Fernando te ama e isso me incomoda bastante, mas eu sei que eu vou superar com o tempo, eu não posso impedir o amor, eu não posso fazer isso com você e nem com ele e pra ser bem sincera, nem comigo. E você tem razão, por que não podemos ser amigas? Eu sei que as coisas vão mudando e o tempo vai passando e a vida vai nos surpreendendo, agora as coisas são assim Helô, eu e você como amigas. Ah e eu li os roteiros, eu vou amar fazer a Eliza, obrigada por isso de novo. Obrigada pelos erros e acertos, é assim que crescemos.
Heloísa enxuga as lágrimas ao ler a mensagem.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 06/ AVENIDA PAULISTA/ EXTERIOR/ DIA
Heloísa e Fernando se aproximando. Os dois se abraçam.
HELOÍSA                  — A Júlia abriu o caminho.
FERNANDO             — Isso quer dizer que?
HELOÍSA                  — Que a gente pode ficar junto.
Heloísa e Fernando se beijam. Tempo
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 07/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece
CORTA PARA:
CENA 08/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ DIA
Júlia mexendo no Facebook quando aparece a seguinte publicação:
FACEBOOK:
HELOÍSA BLAKE ESTÁ EM UM RELACIONAMENTO SÉRIO COM FERNANDO BRANDÃO
Uma lágrima cai dos olhos de Júlia, mas ela enxuga.
CORTA PARA:
CENA 09/ MANSÃO DE MARCUS/ QUARTO DE BRANDON/ INT/ DIA
Brandon diante do computador, ele então vê a mesma publicação que Júlia viu. Vemos a reação triste dele
CORTA PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SALA DE JANTAR/ INT/ DIA
Maurício, Marina, Vicki e Alice tomando café da manhã
MARINA                   — Mamãe não vai descer pra tomar café?
MAURÍCIO               — Ela ainda está triste, insisti pra ela descer, mas ela não quis
MARINA                   — Ah mamãe não pode ficar assim, eu vou falar com ela
Marina sai.
ALICE                        — Pai, eu realmente estou preocupada com a mamãe.
MAURÍCIO               — Vai passar, Alice.
Alice sai. Alice e Vicki se entreolham
VICKI                        — Eu ia conversar com eles hoje, mas com essa situação...
ALICE                        — Você não pode esconder isso deles, Vicki
VICKI                        — E nem do Valentim, eu vou falar com ele hoje, não vou aguentar esperar até amanhã na escola
ALICE                        — Ele já devia estar sabendo, Vicki.
VICKI                        — Eu vou em uma cafeteria pra gente conversar melhor.
ALICE                        — Entendi. Vai ser melhor, né?
VICKI                        — Eu estou com medo, de tudo, eu não sei o que pode acontecer
ALICE                        — A vida é surpreendente, não pode se esquecer disso.
VICKI                        — Pra falar a verdade esse é o meu maior medo.
Vicki sai e Alice fica preocupada
CORTA PARA:
CENA 11/ CASA DE RODRIGO/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA
Rodrigo, Rayssa e Karina tomando café
RAYSSA                   — A professora Letícia vive adiando o almoço aqui em casa, semana passada foi a mesma coisa e hoje ela não vem de novo
RODRIGO                 — Ela tá assustada
KARINA                    — Não sei por que, ela já nós conhecemos
RODRIGO                 — É diferente agora, né Karina
RAYSSA                   — E nós não somos nenhum monstro não
KARINA                    — Você é né, Rayssa com esses óculos/
RODRIGO                 — (T; Chama a atenção) Karina!
KARINA                    — Desculpa.
RODRIGO                 — Eu já disse que eu não gosto disso
KARINA                    — Tem razão foi um acidente
RODRIGO                 — Eu vou conversar com ela amanhã.
Na decisão de Rodrigo.
CORTA PARA:
CENA 12/ APARTAMENTO DE EVA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Eva mexendo no computador, pesquisando as redes sociais de Claire
EVA                           — É essa Claire é linda mesmo.
Eva olha preocupada.
EVA                           — Espero que ela assine logo esse divórcio senão o meu plano vai por água a baixo!
CORTA PARA:
CENA 13/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE JANTAR/ INTERIOR/ DIA
Pandora e Heloísa tomando café da manhã
PANDORA                — (T; Sorridente) Eu vi os seus status de relacionamento no Facebook, filha.
HELOÍSA                  — (T; Sorri) Deu tudo certo. Estamos juntos depois de tanta coisa, depois de tanta complicação.
PANDORA                — Se você soubesse o quanto eu estou feliz por você
HELOÍSA                  — Eu sei que está
PANDORA                — Mas e a Júlia, Helô?
CORTA PARA:
CENA 14/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Júlia abrindo a porta: Fernando diante dela
JÚLIA                        — (T; Surpresa) Fernando?
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Júlia e Fernando sentados a conversar.
JÚLIA                        — Fernando.
FERNANDO             — Júlia, eu queria conversar com você.
JÚLIA                        — Se for sobre o seu namoro com a Helô.../
FERNANDO             — (T; Corta) Na verdade eu queria falar sobre a gente.
CORTA PARA:
CENA 15/ MOMENTOS
Passar várias cenas de Júlia e Fernando juntos
FERNANDO             — (Off) Júlia, você sem dúvidas vai estar sempre no meu coração, você foi a minha primeira namorada e me fez me sentir especial por simplesmente estar sendo amado. Obrigado. Eu nunca vou me esquecer dos nossos momentos juntos, porque de fato, esses momentos são inesquecíveis, eu vou guardar pra sempre no meu coração e na minha memória e eu espero que a gente não se afaste, eu gosto de conversar com você e eu gosto da sua presença.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 16/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Júlia abraça Fernando
JÚLIA                        — Eu também jamais me esquecerei de você e dos momentos que passamos juntos, Fernando. Você foi muito especial pra mim.
FERNANDO             — Você é muito especial pra mim, Júlia.
JÚLIA                        — Talvez a vida nos quer juntos mas não como namorados e sim como amigos o que de certa forma funcionaria melhor também.
FERNANDO             — O importante é te ter por perto
Os dois trocam sorrisos.
CORTA PARA:
CENA 17/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SUÍTE/ INTERIOR/ DIA
Beck triste, Marina entra
MARINA                   — Mãe...
BECK                         — (T; Segura a mão de Marina) Filha...
MARINA                   — Eu não gosto de te ver assim: triste e abatida...
BECK                         — (T; Chora) É que a vida foi muito injusta comigo, filha. Eu estou muito triste diante disso tudo, perder um filho que nem veio ao mundo...
MARINA                   — Mas você deve seguir em frente, mãe
BECK                         — Impossível, filha.
Marina abraça Beck
MARINA                   — Mas eu estarei com você sempre.
No momento de mãe e filha.
CORTA PARA:
CENA 17/ CASA DE LETÍCIA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Letícia e Rodrigo conversando
RODRIGO                 — As minhas filhas estão cansadas de esperar pelo nosso almoço, você vive adiando, Letícia.
LETÍCIA                    — (T; Confessa) É porque eu estou nervosa com tudo isso, Rodrigo. A gente começou a namorar uma semana apenas
RODRIGO                 — Já não é tempo suficiente? Você quer depois de um mês?
LETÍCIA                    — Eu quero me preparar melhor. Isso sim. Será que é tão difícil de entender?
RODRIGO                 — Ok, ok. Você quer um tempo, eu vou respeitar esse tempo.
LETÍCIA                    — Obrigada por me entender
Letícia e Rodrigo se beijam
CORTA PARA:
CENA 18/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
Vicki e Valentim se vendo de longe, eles vão se aproximando e ao se aproximarem se beijam. Tempo no momento deles.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Valentim e Vicki fazendo um piquenique.
VALENTIM              — Você disse que precisava conversar
VICKI                        — E eu preciso conversar
VALENTIM              — Tá acontecendo alguma coisa?
VICKI                        — Está sim, Valentim. É assunto que se trata de mim, se trata de você.
VALENTIM              — (T; Preocupado) E que assunto é esse, Vicki?
VICKI                        — Se eu pudesse voltar atrás, eu jamais falaria pra você entrar no meu quarto escondido ou melhor, se eu pudesse eu acho que eu teria cuidado melhor dos detalhes do que acontecia entre quatro paredes
VALENTIM              — Como assim?
VICK                          — Valentim, eu não sei o que aconteceu, mas eu tenho certeza que a camisinha que você usou estourou, sabe por quê? Porque eu estou grávida, Valentim.
Reação de Valentim: Surpreso.
VALENTIM              — (T; Tentando digerir) Vicki...
VICKI                        — Eu também estou com medo. Mas eu não fiz isso sozinha e o meu medo não deixou nem eu revelar nada pra minha família, quer dizer, apenas a Alice sabe
VALENTIM              — Logo a irmã certinha?
VICKI                        — Ela não vai contar nada. Mas e agora, Valentim? Nós temos 16 anos
VALENTIM              — E estamos no colégio
VICKI                        — Eu não sei o que fazer, juro pra você, eu não sei.
VALENTIM              — A gente vai ter que enfrentar tudo isso, Vicki. Não tem outro jeito, a gente vai ter que conversar com os meus pais e com os seus
VICKI                        — Parece que eu estou dentro de um filme de terror
VALENTIM              — Não, Vicki. Estamos diante das consequências dos nossos atos.
VICKI                        — E da nossa falta de proteção.
Valentim abraça Vicki.
CORTA PARA:
CENA 19/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ DIA
Júlia diante do computador, vai mandar um e-mail para a seguinte conta: Mauríciodiretordecinema@gmail.com
EMAIL:
ASSUNTO: SIM! EU ACEITO!
ESCREVA O QUE DESEJA ENVIAR: Caro Maurício, li o primeiro bloco e me apaixonei pela história da Eliza, é até um pouco parecido com a minha, mas sem um grande amor, até porque eu batalhei para ter os meus sonhos realizados e agora eu vejo que de fato realizarei esse grande sonho que está presente dês de minha infância. Obrigada pelo convite e darei o meu melhor para ser uma grande Eliza.
Enviado com sucesso.
Júlia sorri para a tela do computador.
CORTA PARA:
CENA 20/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece
CORTA PARA:
CENA 21/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE PANDORA/ INT/ NOITE
Pandora conversando com Roger ao celular
PANDORA                — (T; Ao cel.) Estou com saudades, precisamos nos ver já que nossa última vez foi interrompida (T) ok, combinado.
Pandora desliga o celular
CORTA PARA:
CENA 22/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece
CORTA PARA:
CENA 23/ COLÉGIO CEI/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Um carro luxuoso para em frente do colégio, vemos uma mulher elegante com óculos escuros descendo, vemos ela entrando no colégio
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 24/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Vemos a mulher elegante andando até a direção. Micael e Vinicius a avista
MICAEL                    — (T; Surpreso) Aquela lá não é a/...
VINICIUS                  — (T; Corta) Ela mesma
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 25/ COLÉGIO CEI/ SECRETÁRIA – DIREÇÃO/ INTERIOR/ DIA
A mulher elegante entra e a secretária está ali
SECRETÁRIA          — Olá, bom dia
MULHER                  — Olá. Eu quero falar com Joaquim Santorini Smith, por favor.
SECRETÁRIA          — Ele não chegou ainda, mas quem gostaria?
MULHER                  — (T; Sorri) É você não deve me conhecer, porque eu mesma não lembro de você e eu sou rápida com rostos (T) Então, meu nome é Claire (T; Tira os óculos escuros) Claire Santorini Smith
Claire olha sorridente.
CLOSE EM CLAIRE
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário