MANEIRAS
DE SER
DE
WESLLEY FUCHS
ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS
DIREÇÃO
GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES
BEATRIZ FUCHS
DIREÇÃO
DE NÚCLEO
MIGUEL
RODRIGUES
PERSONAGENS
DESTE CAPÍTULO
ALICE
BECK
BRANDON
CLAIRE
EVA/ROBERTA
FERNANDO
HELOÍSA
JÚLIA
KARINA
LETÍCIA
MARINA
MARIZA
MAURÍCIO
MICAEL
PANDORA
RAYSSA
RODRIGO
ROGER
VALENTIM
VICKI
VINICIUS
CENA
01/ CASA DE MARIZA/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Continuação imediata. Júlia surpresa diante de Maurício
MAURÍCIO — Aceita o papel?
Júlia ainda indecisa
JÚLIA — Caramba, eu nem sei o
que dizer
MAURÍCIO — Você quer um tempo pra pensar?
JÚLIA — Mas sem teste ou sem
nada?
MAURÍCIO — Não precisa de teste, as
palavras da Heloísa foram suficientes.
JÚLIA — Mas...
MAURÍCIO — Quer ler os roteiros? Posso te
dar dois dias pra você pensar melhor.
JÚLIA — (T; Emocionada) Caramba,
eu ainda estou tentando acreditar que eu estou ganhando um papel de
protagonista em uma série da Tv líder de audiência do Brasil e que a Heloísa
que me indicou...
MAURÍCIO — A vida é engraçada né
JÚLIA — Eu diria
surpreendente. Mas eu quero pensar
Maurício entrega o roteiro do primeiro bloco para
Júlia
MAURÍCIO — Aí tem o primeiro bloco: 5
capítulos.
JÚLIA — (T; sorri) Lerei
e te darei a resposta, talvez antes até do que dois dias.
MAURÍCIO — Eu aguardo, pois se a Heloísa
disse que você é boa, é porque eu acredito. Até mais.
Maurício entra no carro, Júlia fica pensativa.
CORTA PARA:
CENA
02/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa descendo as escadas e abrindo a porta: Júlia
ali.
JÚLIA — (T; Natural) Oi
Helô. Será que nós podemos conversar?
Heloísa hesita.
HELOÍSA — (T; Surpresa) Claro,
pode entrar.
JÚLIA — (T; Entrando) Licença,
Heloísa.
As duas então se sentam no sofá
JÚLIA — Eu gostei o seu cabelo
rosa e o novo visual
HELOÍSA — (T; Sorri) É, eu
resolvi passar por uma transformação total
Silêncio.
HELOÍSA — Eu confesso que estou
surpresa com a sua visita
JÚLIA — (T; Direta) Por
que você me indicou pro Maurício pra te substituir?
HELOÍSA — Porque você nasceu pra ser
atriz e se dedica pra isso.
JÚLIA — E por conta do
Fernando também, né Helô? Você está se sentindo meio culpada, né?
HELOÍSA — Eu não vou dizer que você
está mentindo, mas é que/...
JÚLIA — Vocês estão juntos?
HELOÍSA — Não. Não estamos
JÚLIA — Não precisa mentir
HELOÍSA — (T; Olha nos olhos de
Júlia) Eu não estou mentindo.
JÚLIA — Pelo seu olhar eu vejo
que foi por minha causa.
HELOÍSA — Engraçado com o olhar
entrega tudo não é mesmo?
JÚLIA — O engraçado também é
que a decisão foi sua
HELOÍSA — (T; Surpresa) Como
você sabe?
JÚLIA — A sua renovação diz
tudo.
Silêncio.
HELOÍSA — Júlia, eu não quero ser sua
inimiga. Rivalidade feminina por conta de um garoto?
JÚLIA — (T; Pensa) Não
precisamos ser inimigas, mas também não precisamos ser amigas, Helô.
HELOÍSA — Isso é uma decisão sua
JÚLIA — Eu ainda tô magoada,
não consigo te enxergar de outra maneira.
HELOÍSA — Desculpa
JÚLIA — Se eu disser que eu te
perdoo, eu estou mentindo
HELOÍSA — Mas você aceitou o papel?
JÚLIA — Por que vai tirá-lo de
mim?
HELOÍSA — Claro que não, eu te acho
ideal para ele.
JÚLIA — Eu ainda não pensei.
Mas acho melhor eu ir embora.
Júlia sai. Heloísa fica pensativa.
CORTA PARA:
CENA
03/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece
CORTA PARA:
CENA
04/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ NOITE
Júlia assistindo televisão.
JÚLIA — (T; P/ si) Eu
não posso ser tão injusta com a Helô.
Júlia então pega o celular
CORTA PARA:
CENA
05/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INT/ NOITE
Heloísa entrando e pegando o celular, ela o olha:
JÚLIA — (Off) Querida
Helô, me desculpe por hoje, você tem razão, a gente não precisa ser inimiga e
não devemos brigar por conta de um garoto. Eu sei que o Fernando te ama e isso
me incomoda bastante, mas eu sei que eu vou superar com o tempo, eu não posso
impedir o amor, eu não posso fazer isso com você e nem com ele e pra ser bem
sincera, nem comigo. E você tem razão, por que não podemos ser amigas? Eu sei
que as coisas vão mudando e o tempo vai passando e a vida vai nos surpreendendo,
agora as coisas são assim Helô, eu e você como amigas. Ah e eu li os roteiros,
eu vou amar fazer a Eliza, obrigada por isso de novo. Obrigada pelos erros e
acertos, é assim que crescemos.
Heloísa enxuga as lágrimas ao ler a mensagem.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA
06/ AVENIDA PAULISTA/ EXTERIOR/ DIA
Heloísa e Fernando se aproximando. Os dois se
abraçam.
HELOÍSA — A Júlia abriu o caminho.
FERNANDO — Isso quer dizer que?
HELOÍSA — Que a gente pode ficar
junto.
Heloísa e Fernando se beijam. Tempo
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA
07/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece
CORTA PARA:
CENA
08/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ DIA
Júlia mexendo no Facebook quando aparece a seguinte
publicação:
FACEBOOK:
HELOÍSA BLAKE ESTÁ EM UM
RELACIONAMENTO SÉRIO COM FERNANDO BRANDÃO
Uma lágrima cai dos olhos de Júlia, mas ela enxuga.
CORTA PARA:
CENA
09/ MANSÃO DE MARCUS/ QUARTO DE BRANDON/ INT/ DIA
Brandon diante do computador, ele então vê a mesma
publicação que Júlia viu. Vemos a reação triste dele
CORTA PARA:
CENA
10/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SALA DE JANTAR/ INT/ DIA
Maurício, Marina, Vicki e Alice tomando café da
manhã
MARINA — Mamãe não vai descer pra
tomar café?
MAURÍCIO — Ela ainda está triste, insisti
pra ela descer, mas ela não quis
MARINA — Ah mamãe não pode ficar
assim, eu vou falar com ela
Marina sai.
ALICE — Pai, eu realmente
estou preocupada com a mamãe.
MAURÍCIO — Vai passar, Alice.
Alice sai. Alice e Vicki se entreolham
VICKI — Eu ia conversar com
eles hoje, mas com essa situação...
ALICE — Você não pode esconder
isso deles, Vicki
VICKI — E nem do Valentim, eu
vou falar com ele hoje, não vou aguentar esperar até amanhã na escola
ALICE — Ele já devia estar
sabendo, Vicki.
VICKI — Eu vou em uma
cafeteria pra gente conversar melhor.
ALICE — Entendi. Vai ser
melhor, né?
VICKI — Eu estou com medo, de
tudo, eu não sei o que pode acontecer
ALICE — A vida é
surpreendente, não pode se esquecer disso.
VICKI — Pra falar a verdade
esse é o meu maior medo.
Vicki sai e Alice fica preocupada
CORTA PARA:
CENA
11/ CASA DE RODRIGO/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA
Rodrigo, Rayssa e Karina tomando café
RAYSSA — A professora Letícia vive
adiando o almoço aqui em casa, semana passada foi a mesma coisa e hoje ela não
vem de novo
RODRIGO — Ela tá assustada
KARINA — Não sei por que, ela já
nós conhecemos
RODRIGO — É diferente agora, né Karina
RAYSSA — E nós não somos nenhum
monstro não
KARINA — Você é né, Rayssa com
esses óculos/
RODRIGO — (T; Chama a atenção) Karina!
KARINA — Desculpa.
RODRIGO — Eu já disse que eu não gosto
disso
KARINA — Tem razão foi um acidente
RODRIGO — Eu vou conversar com ela
amanhã.
Na decisão de Rodrigo.
CORTA PARA:
CENA
12/ APARTAMENTO DE EVA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Eva mexendo no computador, pesquisando as redes
sociais de Claire
EVA — É essa Claire é
linda mesmo.
Eva olha preocupada.
EVA — Espero que ela
assine logo esse divórcio senão o meu plano vai por água a baixo!
CORTA PARA:
CENA
13/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE JANTAR/ INTERIOR/ DIA
Pandora e Heloísa tomando café da manhã
PANDORA — (T; Sorridente) Eu vi
os seus status de relacionamento no Facebook, filha.
HELOÍSA — (T; Sorri) Deu tudo
certo. Estamos juntos depois de tanta coisa, depois de tanta complicação.
PANDORA — Se você soubesse o quanto eu
estou feliz por você
HELOÍSA — Eu sei que está
PANDORA — Mas e a Júlia, Helô?
CORTA PARA:
CENA
14/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Júlia abrindo a porta: Fernando diante dela
JÚLIA —
(T; Surpresa) Fernando?
CORTA
DESCONTÍNUO PARA:
Júlia e Fernando sentados a conversar.
JÚLIA —
Fernando.
FERNANDO —
Júlia, eu queria conversar com você.
JÚLIA —
Se for sobre o seu namoro com a Helô.../
FERNANDO —
(T; Corta) Na verdade eu queria falar sobre a gente.
CORTA
PARA:
CENA 15/ MOMENTOS
Passar várias cenas de Júlia e Fernando juntos
FERNANDO — (Off) Júlia, você sem
dúvidas vai estar sempre no meu coração, você foi a minha primeira namorada e
me fez me sentir especial por simplesmente estar sendo amado. Obrigado. Eu
nunca vou me esquecer dos nossos momentos juntos, porque de fato, esses
momentos são inesquecíveis, eu vou guardar pra sempre no meu coração e na minha
memória e eu espero que a gente não se afaste, eu gosto de conversar com você e
eu gosto da sua presença.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA
16/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Júlia abraça Fernando
JÚLIA — Eu também jamais me
esquecerei de você e dos momentos que passamos juntos, Fernando. Você foi muito
especial pra mim.
FERNANDO — Você é muito especial pra mim,
Júlia.
JÚLIA — Talvez a vida nos quer
juntos mas não como namorados e sim como amigos o que de certa forma
funcionaria melhor também.
FERNANDO — O importante é te ter por perto
Os dois trocam sorrisos.
CORTA PARA:
CENA
17/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SUÍTE/ INTERIOR/ DIA
Beck triste, Marina entra
MARINA — Mãe...
BECK — (T; Segura a mão
de Marina) Filha...
MARINA — Eu não gosto de te ver
assim: triste e abatida...
BECK — (T; Chora) É
que a vida foi muito injusta comigo, filha. Eu estou muito triste diante disso
tudo, perder um filho que nem veio ao mundo...
MARINA — Mas você deve seguir em
frente, mãe
BECK — Impossível, filha.
Marina abraça Beck
MARINA — Mas eu estarei com você
sempre.
No momento de mãe e filha.
CORTA PARA:
CENA
17/ CASA DE LETÍCIA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Letícia e Rodrigo conversando
RODRIGO — As minhas filhas estão
cansadas de esperar pelo nosso almoço, você vive adiando, Letícia.
LETÍCIA — (T; Confessa) É
porque eu estou nervosa com tudo isso, Rodrigo. A gente começou a namorar uma
semana apenas
RODRIGO — Já não é tempo suficiente?
Você quer depois de um mês?
LETÍCIA — Eu quero me preparar
melhor. Isso sim. Será que é tão difícil de entender?
RODRIGO — Ok, ok. Você quer um tempo,
eu vou respeitar esse tempo.
LETÍCIA — Obrigada por me entender
Letícia e Rodrigo se beijam
CORTA PARA:
CENA
18/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
Vicki e Valentim se vendo de longe, eles vão se
aproximando e ao se aproximarem se beijam. Tempo no momento deles.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Valentim e Vicki fazendo um piquenique.
VALENTIM — Você disse que precisava
conversar
VICKI — E eu preciso conversar
VALENTIM — Tá acontecendo alguma coisa?
VICKI — Está sim, Valentim. É
assunto que se trata de mim, se trata de você.
VALENTIM — (T; Preocupado) E que
assunto é esse, Vicki?
VICKI — Se eu pudesse voltar
atrás, eu jamais falaria pra você entrar no meu quarto escondido ou melhor, se
eu pudesse eu acho que eu teria cuidado melhor dos detalhes do que acontecia
entre quatro paredes
VALENTIM — Como assim?
VICK — Valentim, eu não sei
o que aconteceu, mas eu tenho certeza que a camisinha que você usou estourou,
sabe por quê? Porque eu estou grávida, Valentim.
Reação de Valentim: Surpreso.
VALENTIM — (T; Tentando digerir) Vicki...
VICKI — Eu também estou com
medo. Mas eu não fiz isso sozinha e o meu medo não deixou nem eu revelar nada
pra minha família, quer dizer, apenas a Alice sabe
VALENTIM — Logo a irmã certinha?
VICKI — Ela não vai contar
nada. Mas e agora, Valentim? Nós temos 16 anos
VALENTIM — E estamos no colégio
VICKI — Eu não sei o que
fazer, juro pra você, eu não sei.
VALENTIM — A gente vai ter que enfrentar
tudo isso, Vicki. Não tem outro jeito, a gente vai ter que conversar com os
meus pais e com os seus
VICKI — Parece que eu estou
dentro de um filme de terror
VALENTIM — Não, Vicki. Estamos diante das
consequências dos nossos atos.
VICKI — E da nossa falta de
proteção.
Valentim abraça Vicki.
CORTA PARA:
CENA
19/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ DIA
Júlia diante do computador, vai mandar um e-mail
para a seguinte conta: Mauríciodiretordecinema@gmail.com
EMAIL:
ASSUNTO: SIM! EU ACEITO!
ESCREVA O QUE DESEJA ENVIAR: Caro
Maurício, li o primeiro bloco e me apaixonei pela história da Eliza, é até um
pouco parecido com a minha, mas sem um grande amor, até porque eu batalhei para
ter os meus sonhos realizados e agora eu vejo que de fato realizarei esse
grande sonho que está presente dês de minha infância. Obrigada pelo convite e
darei o meu melhor para ser uma grande Eliza.
Enviado com sucesso.
Júlia sorri para a tela do computador.
CORTA PARA:
CENA
20/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece
CORTA PARA:
CENA
21/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE PANDORA/ INT/ NOITE
Pandora conversando com Roger ao celular
PANDORA — (T; Ao cel.) Estou com
saudades, precisamos nos ver já que nossa última vez foi interrompida (T) ok,
combinado.
Pandora desliga o celular
CORTA PARA:
CENA
22/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece
CORTA PARA:
CENA
23/ COLÉGIO CEI/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Um carro luxuoso para em frente do colégio, vemos
uma mulher elegante com óculos escuros descendo, vemos ela entrando no colégio
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA
24/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Vemos a mulher elegante andando até a direção.
Micael e Vinicius a avista
MICAEL — (T; Surpreso) Aquela
lá não é a/...
VINICIUS — (T; Corta) Ela mesma
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA
25/ COLÉGIO CEI/ SECRETÁRIA – DIREÇÃO/ INTERIOR/ DIA
A mulher elegante entra e a secretária está ali
SECRETÁRIA — Olá, bom dia
MULHER — Olá. Eu quero falar com
Joaquim Santorini Smith, por favor.
SECRETÁRIA — Ele não chegou ainda, mas quem
gostaria?
MULHER — (T; Sorri) É você não
deve me conhecer, porque eu mesma não lembro de você e eu sou rápida com rostos
(T) Então, meu nome é Claire (T; Tira os óculos escuros) Claire
Santorini Smith
Claire olha sorridente.
CLOSE EM CLAIRE
CORTA PARA:
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário