Maneiras de Ser - Capítulo 28



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES
BEATRIZ FUCHS

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


BEN
BRANDON
CLAIRE
EVA/ROBERTA
FERNANDO
GERALDO
GIOVANNA
HELOÍSA
IGOR
JOAQUIM
JONAS
JÚLIA
LETÍCIA
MARIZA
MAURÍCIO
NICOLE
PANDORA
VITÓRIA

CENA 01/ COLÉGIO CEI/ DIREÇÃO – SECRETÁRIA/ INT/ DIA
Continuação imediata. Claire sorridente, em suas costas, a porta se abre e CAM mostra que Joaquim é quem está entrando e nem sequer reparou na presença de Claire.
JOAQUIM                 — (T; A secretária; mexendo no celular) Marque uma reunião com os pais. Essa semana começa a semana de provas do colégio e eu quero comunica-los hoje à noite que agora as provas comeraçarão às segundas-feiras
SECRETÁRIA          — No caso hoje, não era melhor ter feito uma reunião na sexta?
JOAQUIM                 — Mas sexta eu não tive tempo. Terá que ser hoje mesmo.
CLAIRE                     — (T; Se vira para Joaquim) É Joaquim, você nunca tem tempo pra nada mesmo.
Joaquim desprende os olhos do celular e olha para Claire que está diante dele bastante sorridente.
JOAQUIM                 — (T; Surpreso) Claire?
CLAIRE                     — (T; Feliz) Que cara é essa? Eu jurava que você ia ficar feliz em ver a sua esposa diante de você.
JOAQUIM                 — Ex-esposa você quis dizer, né Claire?
CLAIRE                     — (T; Ri) Como assim ex-esposa?
JOAQUIM                 — Vamos conversar na minha sala que secretária não é lugar pra isso.
Claire e Joaquim saem.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 02/ COLÉGIO CEI/ SALA DE JOAQUIM/ INTERIOR/ DIA
Joaquim e Claire entrando.
CLAIRE                     — (T; Revoltada) Como assim, Joaquim. Você me troca do nada é isso? Está noivo assim de uma hora pra outra, vem cá que eu saiba eu não assinei nenhum papel de divórcio
JOAQUIM                 — Mas vai assinar, Claire.
CLAIRE                     — Isso aqui é um absurdo, Joaquim. E o meu filho? O que é que o Benjamin está pensando dessa história toda?
JOAQUIM                 — Você por acaso liga pra ele? Até o número de telefone você não deu, abandonou o garoto, que só manda mensagem pelo e-mail que você deixou pra ele
CLAIRE                     — Eu fui voando pros Estados Unidos estava uma correria tremenda depois que você quebrou o meu celular, aí eu estava sem telefone mesmo.
JOAQUIM                 — Você me traiu, Claire. Naquele dia o meu mundo caiu, mas a Roberta conseguiu fazer com que o meu mundo se regenerasse.
CLAIRE                     — Que nome de vagabunda: Roberta.
JOAQUIM                 — Quem teve atos de vagabunda foi você, Claire.
CLAIRE                     — Eu não vou aceitar ouvir isso, Joaquim. Eu passei esses meses fora da sua vida e da vida do Ben, para que você pudesse pensar, para que você pudesse raciocinar, mas pelo visto, você está jogando a nossa família pela janela
JOAQUM                  — Quer dizer então que você voltou e quer a sua família de volta como se nada tivesse acontecido?
CLAIRE                     — É exatamente isso, finalmente você entendeu, pensei que ia ter que desenhar pra você, assim como eu tive que desenhar meia dúzia de coisas durante anos, meu amor. Agora a gente vai prosseguir com essa família, porque eu não vou assinar divórcio nenhum, você entendeu bem? Passar bem, que agora eu quero ver o meu filho.
Claire sai. Joaquim fica pensativo
CORTA PARA:
CENA 03/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa e Fernando entram de mãos dadas.
FERNANDO             — (T; Sorridente) Eu estou feliz em estar ao seu lado
HELOÍSA                  — Nós estamos da maneira que deve ser.
Heloísa e Fernando passam por Júlia e Brandon que estavam conversando e olham a cena, mas Júlia desvia o olhar rapidamente e olha para Brandon.
JÚLIA                        — A gente precisa superar, Brandon.
BRANDON               — Eu não sei se consigo, Júlia.
JÚLIA                        — Uma amizade existiu entre a gente assim do nada, coisas inesperadas acontece, Brandon. Se a gente se esbarrou naquele parque no sábado, é porque a vida quer nós nos unimos para superarmos isso juntos.
BRANDON               — (T; Brinca) Juntos e Shallow Now.
Júlia ri, Brandon mostra um sorriso.
BRANDON               — Obrigado, Júlia.
JÚLIA                        — Pelo quê?
BRANDON               — Por me encontrar.
Júlia sorri para Brandon. CAM procura por Heloísa e Fernando que estão em um canto e vemos Helô observa Brandon e Júlia.
HELOÍSA                  — Dês de quando a Júlia e o Brandon são amigos?
Fernando agora também observa
FERNANDO             — Eu nem sei. Eu nem sabia que eles eram amigos
HELOÍSA                  — Eu acho que eles não eram... Mas assim do nada?
FERNANDO             — Isso não deve ser de hoje, Helô. No fim de semana pode acontecer muita coisa, a Júlia mesmo gosta de ir no parque do Ibirapuera.
HELOÍSA                  — O Brandon vai todo sábado.
FERNANDO             — Às vezes eles se encontraram.
HELOÍSA                  — É...
Vemos Heloísa tocada, mas Fernando dá um beijo nela.
CORTA PARA:
CENA 04/ COLÉGIO CEI/ SALA DOS PROFESSORES/ INTERIOR/ DIA
Eva entrando, Letícia entra e vai até ela
LETÍCIA                    — Roberta!
Eva olha.
LETÍCIA                    — Eu acho melhor eu te contar antes que você mesma tenha uma surpresa, ou eu também não sei se você sabe ou algo do tipo
EVA                           — (T; Não entendendo) Como assim, Letícia?
LETÍCIA                    — Amiga, a Claire a ex-mulher ou atual né, porque eles ainda não assinaram o divórcio, está aqui no colégio, porque eu vi ela andando pelos corredores.
Reação de Eva: surpresa
EVA                           — Como é que é?
LETÍCIA                    — Eu não vi o Joaquim ainda e eu não sei se ele sabe que ela está aqui
EVA                           — É claro que ele não sabe, senão ele teria me avisado. O que essa mulher tá fazendo aqui? O que ela quer?
Vemos Claire entrar na sala. Surpresa de Eva e Letícia
CLAIRE                     — (T; A Letícia) Letícia, continua linda como sempre.
LETÍCIA                    — Obrigada, Claire. Que surpresa em vê-la
CLAIRE                     — Pois é, eu quis causar essa impressão, eu não vi o Benjamin ainda, então eu vim dar um oi. Procurei o meu filho pela escola inteira, mas não achei
EVA                           — (T; Séria) Ele gosta de ficar dentro da sala de aula.
CLAIRE                     — E você eu não conheço. Quem é? Professora nova?
EVA                           — Prazer, querida. O meu nome é Roberta Cooper
Reação de Claire: séria
CLAIRE                     — Roberta Cooper, conhecida também como destruidora de lares
EVA                           — Eu acho que você que destruiu o seu próprio lar querida
CLAIRE                     — (T; Repara) Por que você usa lentes castanhas?
Reação de Eva: surpresa. Letícia olha para os olhos de Eva e repara
LETÍCIA                    — Caramba eu nunca tinha reparado.
EVA                           — São lentes de contato, querida
CLAIRE                     — E ainda usa óculos de grau? Realmente, eu não sei onde o meu marido foi amarrar o burro.
EVA                           — Talvez ele amarrou o burro em um lugar melhor, né querida? Já que no seu caso o burro foi ele, né!
LETÍCIA                    — Se controlem, por favor. Isso aqui está parecendo discussão de criança
CLAIRE                     — (T; A Eva) Foi bom eu te encontrar, que assim eu já deixo uma coisa bem clara pra você, meu bem. Eu não sei quem é você, mas eu sei que eu vou descobrir e aliás, eu não vou deixar você roubar a MINHA FAMÍLIA de mim. Porque ela é minha, não sua
EVA                           — Pois então que comece a guerra
CLAIRE                     — Vai mesmo querer fazer disso um jogo de xadrez? Olha que você vai jogar contra um computador e um computador nunca perde.
EVA                           — No seu caso o computador tá pifado
LETÍCIA                    — Gente esses diálogos estão dignos de duas crianças de 11 anos de idade.
CLAIRE                     — Ok, tá na hora de falar sério de uma vez por todas então, porque esse aviso será dado somente uma vez e eu espero que você entenda de uma vez por todas, Roberta: o Joaquim ainda me ama e ele vai ser meu de novo, você entendeu?
EVA                           — Talvez ele tenha amado um dia, mas esse amor todo foi transferido a minha pessoa, caso você não saiba, nós iremos nos casar (T; Mostra o anel de noivado) porque afinal de contas eu estou noiva do Joaquim.
CLAIRE                     — Eu sei, mas esse casamento não vai acontecer porque felizmente ele já é casado comigo.
EVA                           — (T; Ri) Ai, Claire eu nem vou te responder, porque já está quase dando a hora do primeiro tempo e eu preciso dar aula.
CLAIRE                     — Eu só queria dizer isso mesmo, já que o nosso encontro foi uma coincidência
EVA                           — Eu não acredito em coincidência
CLAIRE                     — E eu não acredito em você.
Claire sai. Eva olha para Letícia
LETÍCIA                    — Não é por nada não, Roberta. Mas o Joaquim era muito apaixonado pela Claire
EVA                           — Mas o amor dele por ela morreu depois daquela traição.
Na fúria de Eva.
CORTA PARA:
CENA 05/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Mostrar vários lugares
CORTA PARA:
CENA 06/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa entra, Pandora descendo as escadas.
PANDORA                — Chegou, filha.
HELOÍSA                  — Vou ir fazer umas fotos pra Toda Fashion com a coleção nova deles.
PANDORA                — Seu contrato com as marcas acabam mês que vem.
HELOÍSA                  — Graças a Deus.
Heloísa sorri.
CORTA PARA:
CENA 07/ TV HOC/ INTERIOR/ DIA
Júlia andando com os textos na mão, ela surpresa com o local. Fernando se aproxima
FERNANDO             — Júlia.
JÚLIA                        — (T; Aliviada) Que bom que eu te encontrei, eu estava totalmente perdida.
FERNANDO             — Eu te levo até o nosso estúdio.
JÚLIA                        — (T; Sorri) Obrigada.
Os dois vão andando.
CORTA PARA:
CENA 08/ TV HOC/ SALA DE CARACTERIZAÇÃO/ INTERIOR/ DIA
Música: Bad guy – Billie Eilish
Júlia diante do espelho, cabelereiros e maquiadores ali, Maurício observando tudo. Eles começam o processo de caracterização em Júlia para a personagem dela. Tempo
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Júlia com um novo visual, antes ela tinha uma franja central.
CORTA PARA:
CENA 09/ TV HOC/ SALA DE REUNIÃO/ INTERIOR/ DIA
Giovanna, Jonas, Igor, Nicole, Vitória e Fernando ali, sem falar no resto do elenco. Vemos Maurício entrar com Júlia.
MAURÍCIO               — Boa tarde, gente. Eu quero apresentar à vocês a nossa nova protagonista que irá substituir a Helô. Com vocês: Júlia.
Reação de Giovanna: o que (?). Todos aplaudem, menos Giovanna.
JÚLIA                        — Muito obrigada por me receberem com todo esse carinho.
MAURÍCIO               — Eu nem te perguntei, curtiu o novo visual?
JÚLIA                        — (T; Sorri) Curti.
MAURÍCIO               — Amanhã a gente começa a gravar.
JÚLIA                        — E eu estou ansiosa.
Júlia sorri.
CORTA PARA:
CENA 10/ TODA FASHION/ ESTÚDIO DE FOTOS/ INTERIOR/ DIA
Heloísa sendo fotografada pelo fotógrafo. Vários takes.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Heloísa conversando com o fotógrafo
HELOÍSA                  — As fotos ficaram boas?
FOTÓGRAFO           — Ficaram ótimas. Você arrasa.
HELOÍSA                  — Eu sempre tive curiosidade em como é fotografar.
FOTÓGRAFO           — Vem cá, eu te mostro.
Heloísa fica do lado do fotógrafo.
FOTÓGRAFO           — Por exemplo, tem que enquadrar perfeitamente, quando você quer fazer uma foto básica, por exemplo. Aí você foca bem e pá. Se na câmera fica bonito, imagina depois na edição.
HELOÍSA                  — (T; Impressionada) Caramba, eu não sabia que fotografar era tão mágico assim.
FOTÓGRAFO           — É sim.
HELOÍSA                  — Eu me interessei bastante.
FOTÓGRAFO           — Mas pra ser fotógrafo ou fotógrafa tem que ter uma certa prática, cursos também são recomendados.
HELOÍSA                  — Eu tenho interesse em aprender.
Heloísa sorri.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 11/ CENTRO DE SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Heloísa passando em frente a uma loja de eletrônicos, ela avista uma câmera linda, ela tira os óculos escuros para observar melhor.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Heloísa saindo com a câmera na mão.
CORTA PARA:
CENA 12/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece
CORTA PARA:
CENA 13/ MANSÃO DE GERALDO/ QUARTO GIOVANNA/ INT/ NOITE
Giovanna mexendo no tablet, alguém bate na porta.
GIOVANNA             — Pode entrar, pai.
Geraldo entra.
GERALDO                — Se arruma porque a gente vai jantar fora
GIOVANNA             — A onde iremos?
GERALDO                — Eu quero que você conheça a minha namorada.
GIOVANNA             — Então o senhor não estava brincando que estava namorando, pai.
GERALDO                — Não, eu não estava.
GIOVANNA             — Ok, vou me arrumar.
GERALDO                — Mas não demora muito, tá filha?
Geraldo sai. Giovanna fica pensativa
GIOVANNA             — Como será que é essa namorada do papai?
CORTA PARA:
CENA 14/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ NOITE
Mariza e Júlia arrumando tudo.
MARIZA                   — E você nem me contou como foi lá TV HOC.
JÚLIA                        — Desculpa, mãe. É que eu fui estudar pra prova, ia ser hoje, mas aí adiaram pra amanhã (T; se lembra) por conta da reunião dos pais que é hoje... Esqueci!
MARIZA                   — Agora não tem mais como eu ir, a gente vai ter visita.
JÚLIA                        — Qualquer coisa você conversa com a Pandora.
MARIZA                   — Mas eu acho que eles vão dizer como vai ser o novo método das semanas de prova.
JÚLIA                        — É deve ser isso mesmo, o diretor Marcelo passou nas salas avisando.
MARIZA                   — Pois é, filha. Agora vê se não se esquece mais, só foi crescer como atriz que já está ficando desleixada.
JÚLIA                        — E eu nem falei com o pessoal do teatro ainda.
MARIZA                   — Mas você vai abandonar o teatro?
JÚLIA                        — Capaz, claro que não. Vou continuar firme e forte.
Mariza sorri.
CORTA PARA:
CENA 15/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INT/ NOITE
Pandora entrando, Heloísa escutando música pelo mp4.
HELOÍSA                  — E aí mãe falaram alguma coisa importante na reunião?
PANDORA                — Falaram só o básico, que ia começar hoje, mas foi pra amanhã por conta da reunião, mas a partir de agora a semana de prova se iniciará sempre na segunda-feira e eu acho melhor do que na sexta como era de costume
HELOÍSA                  — Entendi.
PANDORA                — A Mariza volta amanhã. Eu já paguei o hospital dela
HELOÍSA                  — Fez o certo, mãe.
PANDORA                — E você comprou uma câmera, filha? Eu vi pela fatura do seu cartão de crédito
HELOÍSA                  — Comprei, mas eu só tô vendo qual é.
PANDORA                — Tendi. Vou trocar de roupa, porque eu tô morta
Pandora sobe as escadas.
CORTA PARA:
CENA 16/ MANSÃO DE JOAQUIM/ SALA/ INTERIOR/ NOITE
Joaquim entra e se assusta ao ver Claire ali no sofá conversando com Ben.
JOAQUIM                 — Claire? O que você tá fazendo aqui?
CLAIRE                     — Finalmente você voltou, amor. Estou aqui dês de que eu saí do colégio. Almoçou a onde?
BEN                           — Com certeza ele foi almoçar fora com a Roberta
JOAQUIM                 — Não, filho, eu nem vi a Roberta hoje, porque eu não pude ficar no colégio pra resolver umas coisas. Eu não tive tempo pra almoçar mesmo e eu quero saber o que é que você está fazendo aqui, Claire
CLAIRE                     — Isso é jeito de receber a sua esposa, Joaquim? Eu hein.
Na fúria de Joaquim.
CORTA PARA:
CENA 17/ CASA DE MARIZA/ FRENTE/ EXTERIOR/ NOITE
O carro de Geraldo encosta. Giovanna e Geraldo desce do carro, Giovanna já repara na casa
GIOVANNA             — A sua namorada mora aí?
GERALDO                — Sim. Por que, filha? Algum problema.
GIOVANNA             — (T; Disfarça) Achei um bom bairro.
Geraldo e Giovanna vão até o portão.
CORTA PARA;
CENA 18/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ NOITE
Mariza abrindo a porta: Geraldo e Giovanna ali.
MARIZA                   — Geraldo. Giovanna
Giovanna olha espantada. Mariza beija Geraldo e abraça Giovanna.
MARIZA                   — Entrem, fiquem a vontade.
CORTA PARA:
CENA 19/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ NOITE
Júlia ali organizando a mesa. Geraldo, Giovanna e Mariza entram.
JÚLIA                        — Geraldo.
Giovanna olha surpresa para Júlia
GIOVANNA             — Ora, ora se não é a nova protagonista da série da TV HOC.
JÚLIA                        — (T; Reconhece Giovanna) Oi, eu lembro de você da sala de reunião
GIOVANNA             — Pois é, só que você meu bem, roubou o meu papel. O meu papel de protagonista.
Júlia olha surpresa para Giovanna.
CLOSE EM JÚLIA
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário