Com Amor
Novela de Marcus Vinick
Escrita com
Miguel Rodrigues
Direção
Miguel Rodrigues
Direção Geral
Miguel Rodrigues
Núcleo
#DNA – Dramaturgia Novos Autores
Personagens deste capítulo
ÂNGELO
MARCELO
GABRIELA
SOPHIA
MIGUEL
EVANDRO
CAROLINA
PAULO
LEONARDO
AMÉLIA
Participação Especial
PROFESSORA, ALUNOS
CENA 01. FAZENDA DE ÂNGELO.
CASA GRANDE. SALA. INT. DIA.
SOPHIA
DESCE ÀS ESCADAS E DIRIGE-SE À PORTA. ESTÁ PRESTE A SAIR. MARCELO E GABRIELA
APARECEM.
GABRIELA - Onde você pensa que vai?
SOPHIA - Vou procurar o Miguel.
GABRIELA - Não vai porque já vamos embora.
SOPHIA - (SEM ENTENDER) Nós vamos
embora amanhã.
GABRIELA - Não, nós vamos embora hoje, agora!
SOPHIA - (INCONFORMADA) Como assim?
MARCELO - (AGACHA-SE) Filha, aconteceu algo
muito grave envolvendo o Miguel...
SOPHIA - Uma coisa muito grave? O que
aconteceu com o Miguel? Ele sofreu algum acidente? Como ele está?
MARCELO - Não foi acidente nenhum, querida...
Eu nem sei como te explicar isso.
GABRIELA - Não sabe explicar ou não quer contar
a realidade dos fatos?
MARCELO - Por favor, Gabriela, não pegue
pesado!
GABRIELA - Pegando pesado ou não, eu tenho que
ser realista. Acontece, Sophia, é que o seu amiguinho não passa de um marginal
mirim.
SOPHIA - Por que você está falando
isso?
GABRIELA - Porque ele mexeu na minha mala e
roubou aquele colar de pérolas que eu comprei em Paris.
SOPHIA - Você está mentindo.
GABRIELA - Eu não estou mentindo. O seu pai
está de prova, aliás, todos nessa fazenda estão de prova. Eu encontrei o colar
dentro de uma das gavetas da cômoda, no quarto dele.
SOPHIA - (GRITA) Você está mentindo...
Você é uma mentirosa!
GABRIELA - Pode dizer o que quiser garota, eu
não me importo! Aquele seu amigo é um ladrão, um aprendiz de marginal. O
destino dele já está traçado: cadeia ou morte.
SOPHIA - (GRITA REVOLTADA) Você é
louca!
GABRIELA
PERDE A PACIÊNCIA E DÁ UMA BOFETADA EM SOPHIA.
MARCELO - (GRITA) Você enlouqueceu Gabriela?
MARCELO
PEGA A FILHA PELA MÃO E A ABRAÇA. A MULHER FICA ENCARANDO A MENINA.
GABRIELA - Eu te rogo uma praga: você vai
crescer, vai se tornar uma mulher irá ter uma filha e ela te tratará do mesmo
modo que você me trata hoje.
SOPHIA
NÃO CONTÉM AS LÁGRIMAS E FICA OLHANDO PARA GABRIELA, ENQUANTO MARCELO A CONSOLA
COM UM ABRAÇO.
GABRIELA - (CONTINUA) Agora, se você tirou
alguma roupa da mala, coloque de novo. Nós vamos embora. E já fique sabendo que
você nunca mais irá voltar aqui.
MARCELO - (LEVANTA-SE) Como assim? Aqui é a
casa de meu pai. Você não pode proibir nossa filha de visitar o avô dela.
GABRIELA - (SÉRIA) Não enquanto aquele garoto
estiver morando aqui.
MARCELO
OLHA PARA GABRIELA, DEPOIS SE ABAIXA E TOCA O ROSTO DE SOPHIA.
MARCELO - Vá arrumar suas coisas, filha.
SOPHIA
RETIRA-SE.
MARCELO - Você não devia ter agredido a
Sophia.
GABRIELA - Eu apenas estou fazendo o que você
não faz Marcelo, que é por limites nessa garota. Ela está crescendo mimada e
mal educada. Eu não vou tolerar isso, já fique sabendo.
GABRIELA
SE RETIRA E MARCELO FICA OLHANDO PARA A MULHER.
CORTA
PARA:
CENA 02. FAZENDA DE ÂNGELO.
CASA DE EVANDRO E CAROLINA. INT. DIA.
EVANDRO E CAROLINA ARRUMAM SEUS PERTENCES
PARA IREM EMBORA, ENQUANTO ÂNGELO TENTA CONVENCÊ-LOS A FICAR.
ÂNGELO - Evandro, nós podemos conversar.
EVANDRO - (RESISTENTE) Nós já não temos mais
nada para conversar, Seu Ângelo, vou embora com minha família e isso já está
decidido.
ÂNGELO - Vocês já trabalham há tantos
anos para mim e eu também já estou apegado ao Miguel. Por favor, pensem mais um
pouco.
EVANDRO - Nós fomos humilhados... Acusados de
roubo.
ÂNGELO - A minha nora é quem errou com as
palavras, mas isso não é um motivo pra vocês irem embora. Aqui, vocês têm essa
casinha, vocês têm a liberdade de fazerem o que quiser na minha terra, como se
quiserem fazer uma horta ou qualquer outra coisa para o lazer de vocês.
EVANDRO - Nós já temos um lugar, Seu Ângelo,
eu agradeço por todos esses anos, mas não podemos continuar aqui depois disso
tudo que aconteceu hoje. Eu estou envergonhado. Não sei nem mesmo em que buraco
enfiar a minha cara.
PAULO APARECE E PARA NA PORTA. ÂNGELO VAI
ATÉ O HOMEM PEDIR-LHE AJUDA.
ÂNGELO - Paulo me ajude... Converse com
seu irmão e diga pra ele ficar.
PAULO - Eu, minha esposa e a minha
filha também estamos partindo, Seu Ângelo.
ÂNGELO - Vocês não podem fazer isso
comigo.
PAULO - A verdade, Seu Ângelo, é que
eu já queria partir faz um bom tempo. Essas suas terras já não estão dando
plantio, o tempo não está ajudando e logo, logo essa fazenda já não irá valer
mais nada.
ÂNGELO OLHA PARA PAULO, MAGOADO. FICA
CALADO E EM SEGUIDA SE RETIRA. EVANDRO E PAULO CONTINUAM CONVERSANDO.
EVANDRO - Para onde nós vamos?
PAULO - Pra casa da tia Elvira.
EVANDRO - Mas é aqui perto.
PAULO - Sim, mas não temos outro
lugar... A tia Elvira está nos recebendo de braços abertos.
EVANDRO MAGOADO, NÃO CONSEGUE CONTER AS
LÁGRIMAS.
CORTA PARA:
CENA 03.
FAZENDA DE ÂNGELO. CASA DE EVANDRO E CAROLINA. QUARTO DE MIGUEL. INT. DIA.
CAROLINA ENTRA NO QUARTO E VÊ QUE SEU
FILHO CHORA EM CIMA DA CAMA.
CAROLINA - Filho...
MIGUEL - O que foi mãe?
CAROLINA - O seu pai já está quase terminando
de arrumar as coisas. Nós vamos partir à noite.
MIGUEL - Achei que fossemos amanhã,
cedo.
CAROLINA - Não. Nós não vamos para muito longe.
Estaremos perto daqui.
MIGUEL - Pra onde vamos?
CAROLINA - Pra casa da tia Elvira.
MIGUEL FICA QUIETO E CAROLINA SE SENTA NA
CAMA.
CAROLINA - Filho, eu preciso conversar com
você.
MIGUEL - Mãe, eu já disse que não peguei
aquela jóia.
CAROLINA - Eu sei disso, meu anjo, eu sei. Eu
acredito que você não tenha feito isso, mas a jóia foi encontrada aqui, em seu
quarto.
MIGUEL - Eu não sei como isso aconteceu.
Eu nunca vi aquela jóia e nunca peguei numa.
CAROLINA NÃO CONTÉM AS LÁGRIMAS. O MENINO
COMEÇA A CHORAR NOVAMENTE.
MIGUEL - Eu não queria ir embora...
Nunca mais vou ver a Sophia.
CAROLINA - Eu sinto muito meu filho.
MIGUEL - (PEGA NA MÃO DE CAROLINA) Mãe,
convença o pai a ficar?
CAROLINA - Meu filho, o seu pai já está
decidido a ir embora. E também, o seu tio conseguiu fazer com que ele não mude
de ideia. Por um lado, eu acho ruim porque já moramos aqui há um bom tempo e
será doloroso partir, mas por outro lado, eu acho necessário.
MIGUEL - (CHORA) Eu não posso ficar sem
a Sophia.
CAROLINA - Meu filho, não chore, o tempo vai
passar e você vai conseguir superar tudo isso.
MIGUEL CONTINUA CHORANDO. CAROLINA O
ABRAÇA FORTE E TAMBÉM CHORA.
CORTA PARA:
CENA 04.
FAZENDA DE ÂNGELO. CASA GRANDE. QUARTO DE SOPHIA. INT. DIA.
SOPHIA JÁ ESTÁ PRONTA PARA IR EMBORA,
QUANDO GABRIELA APARECE.
GABRIELA - Você já está pronta?
SOPHIA - (SEM OLHAR PARA A MÃE) Sim.
GABRIELA - Nós já vamos embora. Ah, fique
sabendo de uma bela notícia: eu ouvi seu avô falando para seu pai que o Miguel
e a família dele irão embora.
SOPHIA - (CHOCADA) O quê?
GABRIELA - (SORRINDO) Você irá poder vir
visitar seu avô, mas nunca mais irá ver aquele moleque. Estou tão feliz, você
não está?
SOPHIA FICA UM POUCO PENSATIVA TENTANDO
CONTER AS LÁGRIMAS, MAS ACABA NÃO RESISTINDO, COMEÇA A SOLUÇAR E LOGO COMEÇA A
CHORAR.
CORTA PARA:
CENA 05.
FAZENDA DE ÂNGELO. CASA GRANDE. VARANDA. EXT. DIA.
MARCELO E ÂNGELO ESTÃO NA VARANDA. OS DOIS
CONVERSAM. DESPEDEM-SE.
MARCELO - Pai, quero lhe pedir desculpas por
toda essa confusão.
ÂNGELO - Você não tem que me pedir
desculpas, meu filho.
MARCELO - O senhor irá ficar bem?
ÂNGELO - Sim. Podem ir em paz.
SOPHIA APARECE E ÂNGELO A ABRAÇA
FORTEMENTE.
ÂNGELO - Ô minha neta!
SOPHIA - (TRISTE) Vô, não deixe o
Miguel ir embora.
ÂNGELO - Minha neta querida, eu não posso
fazer nada pra impedir que ele vá embora. Isso é uma decisão dos pais dele.
SOPHIA - Antes de ele ir embora, diga
pra ele que eu sei que ele é inocente e que jamais seria capaz de roubar.
ÂNGELO - Está bem, minha neta... Eu irei
dizer.
GABRIELA APARECE E OLHA PARA ÂNGELO, QUE A
OLHA SERIAMENTE.
GABRIELA - Até mais, Seu Ângelo!
ELE APENAS BALANÇA A CABEÇA POSITIVAMENTE
E NÃO RESPONDE NADA. MARCELO ABRE A PORTA DO CARRO.
GABRIELA - (ORDENA) Vamos Sophia, entre no
carro!
SOPHIA OBEDECE. DIRIGE-SE AO CARRO E
QUANDO ESTÁ PRESTE A ENTRAR, MIGUEL APARECE.
MIGUEL - (GRITA) Sophia!
SOPHIA - (SORRIR) Miguel!
MIGUEL - (COM OS OLHOS AVERMELHADOS)
Sophia, eu vim me despedir de você.
GABRIELA - (INTERFERE) Sophia, entre nesse
carro agora!
SOPHIA NÃO DÁ ATENÇÃO À MÃE E CORRE EM
DIREÇÃO AO MENINO, LHE DÁ UM FORTE ABRAÇO JÁ NÃO CONTÉM AS LÁGRIMAS.
SOPHIA - Eu vou sentir a sua falta.
MIGUEL - Eu também.
SOPHIA - Você promete que nunca vai me
esquecer, Miguel?
MIGUEL - Eu prometo Sophia, eu prometo.
SOPHIA - Eu não quero te perder.
MIGUEL - Eu te amo, Sophia.
MIGUEL E SOPHIA CONTINUAM ABRAÇADAS ATÉ
QUE GABRIELA PUXA A FILHA PELO BRAÇO.
ÂNGELO - (INTERFERE) Deixe eles se
despedirem, Gabriela!
GABRIELA - (GRITA) Vamos, Sophia!
SOPHIA
PEGA A MÃO DO GAROTO E PARECE NÃO QUERER LARGAR DE MODO ALGUM.
GABRIELA - Largue a mão desse garoto imundo!
GABRIELA
CONTINUA PUXANDO SOPHIA.
ÂNGELO - (REVOLTADO) Deixe os dois.
MARCELO - Gabriela deixe os dois se
despedirem... Por favor?!
CAROLINA
E EVANDRO APARECEM. PUXAM MIGUEL. SOPHIA E MIGUEL DESESPERAM-SE.
SOPHIA - (GRITA CHORANDO) Não!
MIGUEL - (É SEGURADO POR EVANDRO, TENTA
SE SOLTAR) Sophia!
SOPHIA É POSTA NO CARRO A FORÇA POR
GABRIELA. SOPHIA FICA DE JOELHOS NO BANCO DO CARRO. DESESPERADA ELA COMEÇA A
BATER NA JANELA DO CARRO.
GABRIELA - (AMEAÇA) Se você continuar batendo
nessa janela, eu vou te dar uma surra quando chegarmos em casa.
SOPHIA - (GRITA) Eu quero sair daqui.
GABRIELA - (GRITA REVOLTADA) Cale a boca!
MARCELO BALANÇA A CABEÇA NEGATIVAMENTE,
APERTA O ACELERADOR E ELES SE VÃO. O MENINO CONSEGUE SE SOLTAR E SAI CORRENDO DESESPERADO.
A MENINA OLHA SEU AMIGO PELA JANELA DO CARRO E O VÊ DESAPARECER QUANDO O CARRO
SAI PELA PORTEIRA DA FAZENDA, QUE DÁ ACESSO À ESTRADA.
CORTA PARA:
1º INTERVALO
PARA COMERCIAIS
CENA 06.
CIDADE DE CURITIBA. STOCK-SHOTS. EXT.
SUCESSÃO DE IMAGENS DA CIDADE DE CURITIBA.
CÂMERA PERCORRE VÁRIOS PONTOS DA CIDADE EM RITMO FRENÉTICO INDICANDO PASSAGEM
DE TEMPO.
INSERIR
LEGENDA:
CURITIBA – ALGUNS DIAS DEPOIS.
CENA 07.
CIDADE DE CURITIBA. ESCOLA. FACHADA. DIA.
VEMOS AGORA A FACHADA DE UMA TÍPICA ESCOLA
PARTICULAR TRADICIONAL DE CURITIBA. OUVIMOS O BARULHO VINDO DE DENTRO DA
ESCOLA. AGORA ENTRAMOS NO PRÉDIO E MOSTRAMOS TODA A ESTRUTURA DA ESCOLA POR
DENTRO ATÉ CHEGARMOS A UMA DAS SALAS DE AULAS.
CORTA IMEDIATO PARA:
CENA 08.
CIDADE DE CURITIBA. ESCOLA. SALA DE AULA. INT. DIA.
SOPHIA DESENROLA O PAPEL COM O DESENHO QUE
MIGUEL LHE DERA E FICA OLHANDO. A PROFESSORA PERCEBE QUE SOPHIA ESTÁ DISTRAÍDA
E APROXIMA-SE DA MENINA.
PROFESSORA - Sophia...
SOPHIA - Sim, professora?
PROFESSORA - Está precisando de ajuda nos exercícios?
SOPHIA - Não.
PROFESSORA - Então porque não está fazendo?
SOPHIA COLOCA O DESENHO ENTRE AS ÚLTIMAS
FOLHAS DO CADERNO, VOLTA A PÁGINA EM QUE ESTAVA, PEGA O LÁPIS E COMEÇA A FAZER
OS EXERCÍCIOS.
CORTA PARA:
CENA 09.
CIDADE DE CURITIBA.ESCOLA. ENTRADA DA SALA DE SOPHIA. INT. DIA.
O SINAL DE SAÍDA TOCA. MOVIMENTO DE ALUNOS
E PROFESSORES SAINDO DE SUAS RESPECTIVAS SALAS DE AULA. MARCELO ESPERA SOPHIA
NA ENTRADA DA SALA. SOPHIA CAMINHA PARA ENTRADA. VÊ MARCELO E DIRIGE-SE A ELE.
SOPHIA - Pai?
MARCELO - (SORRINDO) Vim te buscar hoje.
SOPHIA - E a Lídia?
MARCELO - (ABAIXA-SE/TOCA O ROSTO DA MENINA) A
Lídia está em casa. Eu vim te buscar porque me bateu uma vontade imensa de ver
a minha filha amada.
SOPHIA DÁ UM LEVE SORRISO. BEIJA O ROSTO
DE MARCELO. A PROFESSORA APARECE NA PORTA.
PROFESSORA - Doutor Marcelo?
MARCELO - (LEVANTA-SE/FITA A PROFESSORA) Sim?
PROFESSORA - Eu preciso conversar com o senhor.
MARCELO - (SEGURA A MÃO DE SOPHIA) Vamos,
filha?
PROFESSORA - Não, a Sophia fica aqui fora. É uma
conversa em particular.
MARCELO - (PARA SOPHIA) Fique aqui, filha,
não vá sair daqui.
SOPHIA BALANÇA A CABEÇA PARA O PAI.
MARCELO BEIJA A TESTA DE SOPHIA E EM SEGUIDA CORTA IMEDIATO PARA: SALA DE AULA. INT. DIA. MARCELO
ACOMPANHA A PROFESSORA QUE SENTA-SE À SUA MESA E MARCELO SENTA-SE EM UMA DAS
CADEIRAS DOS ALUNOS.
MARCELO - O que a senhora deseja falar
comigo?
PROFESSORA - O senhor já deve imaginar que seja sobre
sua filha.
MARCELO - Ela aprontou alguma coisa?
PROFESSORA - Não, Doutor Marcelo, ao contrário, a Sophia
é uma menina muito comportada, respeita a mim e os seus colegas, mas há algo
que está me deixando preocupada.
MARCELO - O que seria?
PROFESSORA - Eu fui professora da Sophia no ano
passado e ela sempre teve um ótimo rendimento, ótimas notas. A aluna mais bem
aplicada. O que acontece é que, nesse início de ano letivo, ela não está
prestando a atenção na aula, parece sempre estar com a mente em outro lugar.
Está acontecendo alguma coisa? Eu quero saber por que quero ajudá-la a
continuar tendo um bom desempenho e não venha a tirar más notas.
MARCELO FICA QUIETO POR ALGUNS SEGUNDOS,
RESPIRA FUNDO E VOLTA A FALAR COM A PROFESSORA.
MARCELO - A Sophia perdeu um amigo durante as
férias.
PROFESSORA - Eu sinto muito. Deve estar sendo muito
difícil para ela enfrentar essa situação.
MARCELO - Esse amigo não morreu se é isso que
a senhora está pensando. Ela perdeu esse amigo no sentindo de que ela nunca
mais irá revê-lo.
PROFESSORA - Por quê?
MARCELO - Porque aconteceu algo muito grave.
Esse garoto também não mora aqui, ele mora na fazenda de meu pai, quer dizer,
morava.
PROFESSORA - Ah... Bom, Doutor Marcelo, eu vou fazer o
possível para que isso não prejudique o desempenho escolar de sua filha.
MARCELO - Eu agradeço.
MARCELO E A PROFESSORA LEVANTAM-SE.
CUMPRIMENTAM-SE COM UM APERTO DE MÃO. CORTA
IMEDIATO PARA: ESCOLA. PÁTIO. INT. DIA. SOPHIA ESTÁ SENTADA EM UM
BANCO. MARCELO E A PROFESSORA SAEM DA SALA DE AULA.
MARCELO - Vamos, filha?
SOPHIA - Vamos!
SOPHIA LEVANTA-SE, SEGURA NA MÃO DE
MARCELO E OS DOIS SE VÃO.
CORTA PARA:
CENA 10.
CASA DE MARCELO E GABRIELA. SALA DE JANTAR. INT. TARDE.
SOPHIA NÃO COME DIREITO E APENAS REVIRA A
COMIDA COM A COLHER. GABRIELA A OLHA SERIAMENTE.
GABRIELA - Pare de revirar essa comida e coma
de uma vez.
SOPHIA - Eu não estou com fome.
GABRIELA - Você está comendo pouco já faz uns
bons dias. Se você ficar anêmica, eu não fazer exatamente nada, está entendido?
SOPHIA - (OLHA SERIAMENTE PARA
GABRIELA) Eu não me importo.
MARCELO - As duas vão discutir agora, na hora
do almoço? (PARA SOPHIA) Sophia, você ainda está em fase de crescimento e
precisa comer direito. Não pode ficar apenas revirando a comida e não comer nem
que sejam algumas colheradas.
SOPHIA - Eu não consigo comer pensando
que, na próxima vez que eu for à fazenda do vovô, eu não irei ver o Miguel.
GABRIELA - (INDIGNADA) Esse moleque ainda?
SOPHIA - Eu gosto do Miguel.
GABRIELA - Você tem que esquecer que gosta
dele, você tem que esquecer que ele existe.
SOPHIA - (SE RETIRA) Jamais.
MARCELO - Filha volte aqui!
GABRIELA - Deixe Marcelo.
MARCELO - Gabriela, você está cada vez mais
dificultando as coisas.
GABRIELA - Eu estou dificultando ou a Sophia é
quem está se tornando uma menina impossível?
MARCELO - Você está estragando sua relação
com sua própria filha, essa é a verdade. Você não tem paciência, só sabe gritar
e tratar a menina como se ela fosse uma qualquer.
GABRIELA - Você está sendo exagerado.
MARCELO - Não. Quem vive exagerando aqui é
você. A Sophia pode acabar ficando anêmica e você disse a ela que não iria
fazer exatamente nada; isso não é coisa que se diga para uma criança.
GABRIELA - Não me venha dizer como devo tratar
a minha filha, Marcelo, até porque você não é nenhum exemplo.
MARCELO - Mas eu garanto que a Sophia gosta
mais de mim do que gosta de você.
GABRIELA - (ALTERA A VOZ) Agora você foi longe
demais, Marcelo!
MARCELO - Você não quer admitir que eu tenho
toda a razão. Se você continuar tratando a Sophia do jeito que você vive
tratando, ela irá perder uma boa parte do afeto que sente por você.
GABRIELA - Uma filha não tem que ter afeto pela
mãe, tem que ter amor. Uma filha jamais perde o amor que sente pela mãe.
MARCELO - Você é quem acha isso.
MARCELO LEVANTA-SE E SE RETIRA. GABRIELA
FICA PENSATIVA. FRIA, A MULHER VOLTA A COMER.
CORTA PARA:
2º INTERVALO
PARA COMERCIAIS
CENA 11.CIDADE
DE CURITIBA. STOCK-SHOTS.PASSAGEM DE TEMPO.
SUCESSÃO DE IMAGENS EM MOVIMENTO FRENÉTICO
INDICANDO PASSAGEM DE TEMPO DO DIA PARA O OUTRO. MÚSICA ADEQUADAMENTE
FRENÉTICA. MOSTRAMOS A CIDADE DE CURITIBA EM VÁRIOS PONTOS ATÉ CHEGARMOS À
FACHADA DE UM ENORME PRÉDIO: A EMPRESA DE MARCELO.
CORTA IMEDIATO PARA:
CENA
12.CIDADE DE CURITIBA. EMPRESA. ESCRITÓRIO DE MARCELO. INT. DIA.
VEMOS MARCELO TRABALHANDO EM MEIO A UM
TURBILHÃO DE PAPÉIS. LEONARDO ENTRA NO ESCRITÓRIO. FECHA A PORTA.
LEONARDO - Marcelo.
MARCELO - Leonardo.
OS
DOIS SE CUMPRIMENTAM COM UM APERTO DE MÃOS E DEPOIS O HOMEM SE SENTA NA
POLTRONA À FRENTE DA MESA DE TRABALHO DE MARCELO.
MARCELO - O que o trouxe aqui?
LEONARDO - Nós temos que conversar meu amigo.
MARCELO - Até imagino o que seja.
LEONARDO - Pelo
menos,
você já parece estar consciente do que está acontecendo, não é, Marcelo?
MARCELO - Mas eu não quero falar sobre esse
assunto.
LEONARDO - Como assim? Marcelo... São os seus
negócios que estão em jogo. Você pode acabar perdendo tudo.
MARCELO - (COM UMA EXPRESSÃO TRISTE NO ROSTO)
Isso tudo está muito difícil pra mim.
LEONARDO - Eu até imagino. E o pior é que não
podemos mais reverter a situação. Eu, como seu amigo e advogado, te aconselho a
já ir tomando as primeiras providências.
MARCELO - Primeiras providências?... Como
assim?
LEONARDO - Já começar a anunciar a venda de
alguns de seus patrimônios, como imóveis e outras coisas referentes.
NA POLTRONA, MARCELO SE JOGA PARA TRÁS E
PASSA AS MÃOS PELOS CABELOS COM NERVOSISMO.
CORTA PARA:
CENA 13.
CASA DE MARCELO E GABRIELA. SALA DE JANTAR. INT. NOITE.
DAMOS UM GIRO POR TODA A CASA DE MARCELO E
GABRIELA, ATÉ CHEGARMOS À SALA DE JANTAR, AONDE VAMOS DE ENCONTRO COM GABRIELA
QUE ESTÁ SENTADA À MESA SOZINHA. GABRIELA JANTA. MARCELO CHEGA. ATRAVESSA A
SALA DE JANTAR. PARECE ESTAR CONTRARIADO E COM UMA EXPRESSÃO SÉRIA NO ROSTO.
ELE VAI EM DIREÇÃO À ESCADA E GABRIELA O INTERROMPE.
GABRIELA - Tome um banho e venha jantar.
MARCELO - Eu não estou com fome.
GABRIELA - Porque está com essa cara, Marcelo?
MARCELO - Meu dia não foi muito legal, só
isso.
MARCELO SE RETIRA. SOBE AS ESCADAS.
GABRIELA CONTINUA JANTANDO.
CORTA PARA:
CENA 14.
CASA DE MARCELO E GABRIELA. QUARTO DO CASAL. INT. NOITE.
AGORA PERCORREMOS TODO O QUARTO DO CASAL
ATÉ CHEGARMOS À CAMA. VEMOS MARCELO DEITADO E GABRIELA PREPARANDO-SE PARA SE
DEITAR TAMBÉM. CONVERSA COM O MARIDO.
GABRIELA - Você não quer me falar o que está
acontecendo?
MARCELO - Eu não tenho nada pra te falar.
GABRIELA - Você nunca me falou nada em relação
ao seu trabalho, como andam as coisas e os negócios...
MARCELO - Você nunca se interessou em saber
como os negócios andam Gabriela.
GABRIELA - Mas se alguma coisa acontecer, você
tem que falar, afinal sou a sua esposa.
MARCELO - (MENTE) Não há nada de grande
relevância nos meus negócios que eu precise te falar.
GABRIELA - (DISFARÇA) Hum...
MARCELO - (MUDA DE ASSUNTO) Sábado, pela
manhã, irei para Campo Bonito e irei levar a Sophia.
GABRIELA - (PASSA CREME NAS PERNAS) Pode
levá-la. O aprendiz de marginal já não está mais morando na fazenda mesmo.
MARCELO - Você não quer vir junto?
GABRIELA - Não.
MARCELO VIRA-SE PARA O LADO. GABRIELA
TERMINA DE SE AJEITAR PARA DEITAR-SE.
CORTA PARA:
CENA 15.
IMAGENS AÉREAS. STOCK-SHOTS.
IMAGENS AÉREAS DE TODA A REGIÃO DO PARANÁ.
VEMOS UMA SUCESSÃO DE IMAGENS ATÉ CHEGARMOS À CIDADE DE CAMPO BONITO.
INSERIR
LEGENDA:
CAMPO BONITO – SÁBADO.
CORTA PARA:
CENA 16.
CAMPO BONITO. FAZENDA DE ÂNGELO. CASA GRANDE. VARANDA. EXT. DIA.
MARCELO E SOPHIA CHEGAM À FAZENDA DE
ÂNGELO MEIRELLES. PASSA DO MEIO-DIA. ÂNGELO ESTÁ SENTADO EM SUA CADEIRA DE
BALANÇO, LEVANTA-SE PARA RECEBER O FILHO E A NETA.
ÂNGELO - (DÁ UM ABRAÇO FORTE EM SOPHIA)
Minha neta querida.
SOPHIA - Só vim porque estou com
saudade do senhor, porque senão eu não teria vindo.
ÂNGELO - Até sei o porquê.
MARCELO - Ô, pai!
OS DOIS SE ABRAÇAM. ÂNGELO PERCEBE QUE O
FILHO NÃO ESTÁ MUITO BEM.
ÂNGELO - Porque está com essa cara,
Marcelo?
MARCELO - Vim porque preciso conversar com o
senhor... Preciso de um conselho.
ÂNGELO - Vamos conversar então... (OLHA
PARA SOPHIA) Sophia, vá até a cozinha porque a Amélia fez um bolo hoje de
manhã. Está muito delicioso.
SOPHIA VAI ATÉ A COZINHA. OS DOIS A
OBSERVAM. ÂNGELO OLHA PARA O FILHO, PÕE A MÃO EM SEU OMBRO.
ÂNGELO - Vamos conversar na biblioteca.
MARCELO - Vamos.
MARCELO E ÂNGELO SE RETIRAM À CAMINHO DA
BIBLIOTECA.
CORTA PARA:
CENA 17.
FAZENDA DE ÂNGELO. CASA GRANDE. COZINHA. INT. DIA.
SOPHIA COME UM PEDAÇO DE BOLO. ESTÁ PENSATIVA.
LARGA O BOLO NO PRATO E FALA COM AMÉLIA.
SOPHIA - Amélia.
AMÉLIA - Sim, Sophia?
SOPHIA - Amélia, você sabe onde o
Miguel está morando?
AMÉLIA - (NERVOSA) Não sei não.
SOPHIA - Se não soubesse, não teria
ficado nervosa... Ele mudou de cidade?
AMÉLIA - (AINDA NERVOSA) Sophia, eu já
disse que não sei. Eu preciso fazer o meu trabalho. Com licença!
SOPHIA CALA-SE. OBSERVA AMÉLIA QUE ESTÁ
NERVOSA. SOPHIA PEGA NOVAMENTE O BOLO E VOLTA A COMÊ-LO.
CORTA PARA:
CENA 18.
FAZENDA DE ÂNGELO. CASA GRANDE. BIBLIOTECA. INT. DIA.
VEMOS MARCELO E ÂNGELO NA BIBLIOTECA. A
CONVERSA JÁ ESTÁ INICIADA. ÂNGELO OLHA PARA O FILHO, QUE ESTÁ DESESPERADO. BALANÇA
A CABEÇA NEGATIVAMENTE.
ÂNGELO - Se eu pudesse te ajudar, filho.
MARCELO - Eu só preciso de um conselho, mais
nada.
ÂNGELO - Um conselho não irá salvar a sua
situação financeira. Só digo que você tem que conversar com a sua esposa e
vocês terão que se acostumar com as condições que terão que viver daqui pra
frente.
MARCELO - E se a Gabriela quiser me deixar?
ÂNGELO - Você terá que viver sem ela e
enfrentar seus problemas de cabeça erguida. A Gabriela não é a única mulher do
mundo. E digo que você ainda pode encontrar uma mulher de verdade que te ajude,
e não uma serpente peçonhenta que só sabe soltar veneno e te sugar.
MARCELO - A Gabriela tem os defeitos dela,
não tem paciência com a Sophia, o que me deixa revoltado, mas eu amo muito e
não sei o que seria de mim sem ela ao meu lado.
ÂNGELO - (INDIGNADO) Eu não te falo mais
nada, Marcelo.
MARCELO OLHA PARA O PAI, QUE ESTÁ BASTANTE
REVOLTADO. OS DOIS SE ENCARAM.
CORTA PARA:
CENA 19.
FAZENDA DE ÂNGELO. JARDIM. EXT. DIA.
SOPHIA CAMINHAVA E PAROU EM CIMA DA
ELEVAÇÃO DO GRAMADO. DE REPENTE, OUVIU UMA VOZ CONHECIDA CHAMAR SEU NOME.
MIGUEL - (ATRÁS DE SOPHIA) Sophia...
A MENINA PARA, JÁ COM UM SORRISO NO ROSTO,
VIRA-SE. PERCEBE QUE É MIGUEL.
SOPHIA - (SORRINDO) Miguel...
OS DOIS FICAM SE OLHANDO E SORRINDO UM
PARA O OUTRO. CONGELA NO PERFIL DE “SOPHIA E MIGUEL”.
CORTA PARA:
FIM DO 3º CAPÍTULO
Nenhum comentário:
Postar um comentário