O Vidente - Capítulo 41



UMA NOVELA DE NATHAN FREITAS
CAPÍTULO 41
DIREÇÃO #DNA DE DRAMATURGIA
HENZO VITURINO

Cena 1 – Interna - Casa De Estela - Quarto De Marília - Noite.
Marília Tirando Suas Roupas Do Armário E Colocando Numa Mala. Revira Tudo. Seus Calçados, Roupas Etc.
Logo Em Seguida Pega Uma Corda, Amarra Na Alça Da Mala E Joga Pela Janela Até Cai No Outro Lado. Tony Já Está A Sua Espera Num Táxi. Ele Pega A Mala E Põe No Carro. Marília Deixa Uma Carta Sobre A Cama E Sai.
Cena 2 – Externa - Frente Da Casa De Marília – Táxi - Noite.
Marília Sai De Casa. Entra No Carro.
Tony: Até Que Enfim, Meu Amor. Agora Poderemos Ser Felizes Longe Daqui.
Marília: Ai Tony, Mesmo Assim, Tou Com Medo.
Tony: Calma. Nada Vai Dar Errado. Confie Em Mim.
Marília: Pra Onde A Gente Vai?
Tony: (P/motorista) Para O Aeroporto, Meu Caro.
Motorista: Sim, Senhor.
Marília: (surpresa) Aeroporto? Aonde Você Vai Me Levar?
Tony: Pras Estrelas, Meu Amor. Pras Estrelas.
Os Dois Se Beijam. O Carro Sai.
Cena 3 – Interna - Casa De Estela - Quarto De Marília - Noite.
Estela Entra, Chamando Por Marília.
Estela: Marília? Marília? Está No Banho, Minha Filha? (Ver o Armário Revirado, Faltando Roupas. Estranha.) Marília, Cadê Você? (Um Bilhete Sobre A Cama. Pega E Ler.) (Voz Em Off De Marília) “Mãe, Sei Que O Que Fiz Foi Algo Impensado. Mas Foi A Melhor Maneira Que Encontrei Pra Ser Feliz. Quando Ler Esta Carta Já Estarei Bem Longe Daqui. Fui Para As Estrelas Com O Tony, O Amor Da Minha Vida. Não Se Culpe Por Não Ter Tido Me Educado Da Maneira Que Sempre Sonhou, Mas Quando O Amor Resolve Tomar As Rédeas De Nossas Vidas, Somos Guiados Por Ele. Será Difícil De Aceitar Minha Atitude, Mas Se Realmente Quer Meu Bem E Me Ama, Vai Entender Minhas Razões. Beijo, Marília”.
Estela Fica ali sem reação.
Cena 4 - Interna - Casa De Daniel - Sala - Manhã.
Na Continuidade…
No Clima Tenso, Daniel Decidido Na Sua Declaração.
Pablo: Como É Que É, Daniel? Que Absurdo É Esse?
Fábio: Calma, Pablo. O Daniel Tá De Cabeça Quente. Ele Cismou Só Porque Não Consegue Desvendar Quem Matou Murilo, Tá Achando Que Pode Ter Sido Ele, Durante Suas Crises.
Osvaldo: Mas Não Foi Você, Não É Mesmo, Daniel?
Daniel Sai Para O Lado, Olha De Novo Pro Policial.
Daniel: E Você, Quem É?
Pablo: Esse É O Delegado Daniel. Ele Tá Encarregado De Investigar A Morte Do Murilo. Eu Pedi Que Ele Viesse Aqui, Porque Foi Você A Última Pessoa A Falar Com O Murilo.
Delegado: Delegado Timóteo Reis. Então, Você Tá Achando Que Pode Ter Sido Você Quem Matou Murilo Soares Aragão? Porque Pensa Assim?
Osvaldo: Não Leve Em Conta Os Desvario Do Meu Sobrinho, Delegado. Daniel Sempre Foi Brincalhão.
Delegado: Tudo Que Diz Respeito A Esse Homicídio É Fundamental Para Nós. Levando Em Conta Que Foi Você A Última Pessoa  A Vê-Lo Com Vida, E Confessar Que Matou Seu Amigo, Não Há Dúvida.
Célia: Não Foi O Meu Filho, Delegado. Eu Lhe Garanto. Daniel Jamais Faria Uma Perversidade Dessa. Eles Eram Tão Amigos.
Delegado: Bem, Mas O Fato Que Me Trouxe Aqui, Foi Para Dizer Que O Caso Foi Encerrado.
Daniel: Encerrado?
Fábio: A Policia Não Vai Mais Investigar O Caso?
Osvaldo: Explique-Se Delegado.
Delegado: Quero Convocá-Los A Comparecerem Todos Na Delegacia.
Célia: Na Delegacia? Do Que Estamos Sendo Acusados, Delegado?
Pablo: O Delegado Timóteo Já Descobriu Quem Matou O Murilo.
O Espanto É Geral.
Cena 5 - Externa – Colônia Espiritual – Dia.
Murilo Está Deitado Numa Espécie De Cama. Onde Outras Pessoas Também Estão. Amélia Ao Seu Lado.
Murilo: Que Lugar É Esse, Mãe?
Amélia: Aqui É O Lugar Onde As Almas Desencarnadas Veem Depois De Cumprir Seu Papel Na Terra.
Murilo: Eu Só Me Lembro De que vi Raquel... paramos numa praia... depois apaguei... Quando Acordei, Estava Aqui.
Amélia: Murilo, Aqui Nós Somos Irmãos. Na Terra Éramos Mãe E Filho. Vai Demorar Um Tempo Para Você Se Acostumar.
Murilo: Eu Sei. O Que Vocês Fazem Aqui? Isso É Algum Trabalho?
Amélia: Não. Somos Apenas Mentores. Uma Espécie De Ajudante, Entende?
Murilo: Eu Vou Puder Fazer Isso Também?
Amélia: Sim, Claro. Lembre-Se Murilo, Você Não Está Mais Na Terra, E Sim Noutro Plano.
Murilo: Eu Tô Com Muito Sono.
Amélia: Durma. Faz Lhe Fazer Bem.
Murilo: Por Que?
Amélia: Nesse Período, Lá Na Terra, As Pessoas Que Te Amava Estão Sofrendo. E Dormindo Você Não Sente A Dor Deles.
Murilo; Eles Estão Sofrendo Muito?
Amélia: É Natural, Murilo. Sua Morte Foi Muito Derrepente. Seja Forte. Eu Quero Te Ver Alegre. A Vida É Muito Boa. Estando Aqui, Estando Lá, Não Importa. Aqui Precisamos De Deus. Reze. Sinta Nosso Carinho.
Murilo Fecha Os Olhos. Amélia Põe A Mão Sobre Sua Cabeça.
Aparece Irmão André. Um Homem De Meia-Idade, De Vestes Brancas, Sereno.
Amélia: Irmão André? Esse É De Quem Lhe Falei.
André: Como Vai, Murilo? Está Se Sentindo Bem Confortado?
Murilo: Aqui Eu Sinto Uma Paz, Uma Tranquilidade.
André: Sou Irmão André, Mas Pode Me Chamar Só De André. Sou O Guia Espiritual Das Almas Desencarnadas Que Aqui Chegam.
Murilo Sorri. Sem Jeito Ainda.
Murilo; Irmão André, Talvez, Seja Cedo Pra Perguntar... Como Faço Para Voltar A Terra? Eu Preciso Voltar. Eu Sinto Que Muita Gente Tá Sofrendo Com Minha Ausência. Deixei Muita Coisa A Ser Feita Por Lá.
André: É Normal Você Ainda Se Sentir Apegado Com As Coisas Terrenas.
Murilo: E Isso Custa? Quando Eu Vou Poder Ajudar Eles?
André: Você Vai Ter Que Se Adaptar Ao Mundo Espiritual. E Também Vai Depender Do Seu Aprendizado E Da Sua Evolução.
Murilo: E Demora?
André: Isso Varia. Vai Depender Do Grau De Evolução Que Você Estiver.
Murilo: Sei. Mas Depois Eu Vou Poder Ajudar Meus amigos?
André: Claro. E Com A Permissão Dos Nossos Amigos Espiritos Superiores. Eles Vão Lhe Ajudar A Intuir O Caminho Melhor... Vai Lhe Ajudar A Tomar As Decisões Mais Certas.
Murilo: Irmão André, Eu... É Comum Lá Na Terra As Pessoas Fazer Doação De Algum Órgão Do Nosso Corpo. Eu Doei Meus Olhos. E Agora Eu Vejo Perfeitamente. Como É Isso?
André: (Ri) Os Órgãos Que Compõem Seu Corpo Físico Só Teve Utilidade Lá, Na Terra. Agora, Aqui, No Mundo Espiritual Você Vai Poder Enxergar Normalmente, Por Que É O Espírito Que Produz A Visão.
Murilo: Eu Não Consigo... Eu Não Sei Se Serei Capaz De Me Adaptar, Irmão André.
André: Claro. Todos Foram Capazes. E Com Você Não Será Diferente. É Comum Os Espíritos Desencarnados Demorar A Se Acostumar Com A Vida Nesse Plano. Mas Você Com O Tempo Vai Se Adaptar.
Amélia: Depois Quando Você Tiver Já Apto, Poderá Se Comunicar Através De Cartas.
André: Exatamente. Já Ouviu Falar De Psicografia?
Murilo: Sim.
André: Pois Então? Quando Encontrar-Mos A Pessoa Certa Para Fazer A Psicografia Pra Você, Poderá Se Comunicar Com A Terra. Aqui Temos O Ministério Da Comunicação. Lá, Várias Pessoas Diariamente Se Comunicam Com Seus Familiares. Um Dia Você Poderá Ser Um Deles.
Murilo: Irmão André... Eu Ouvi Muitos Falarem De Reencarnação. Quando Poderei Voltar A Terra Através Desse Sistema?
André: Calma, Murilo. Tudo No Seu Devido Tempo. A Irmã Amélia Vai Lhe Ensinar Tudo Que Precisar Saber. Bom, Seja Muito Bem-Vindo Ao Nosso Lar.
Murilo: Obrigado.
Irmão André Sai.





Cena 6 - Interna – Delegacia - Manhã.
Em Cena: O Delegado, Daniel, Fábio, Célia, Osvaldo, Soraia, Pablo, Armando, Teca, Raquel, Carmela, Luzia, Estela E Plínio.
Daniel: Aqui Estamos Delegado.
Delegado: Bom, Chamei Todos Vocês Aqui, Porque Sei Do Grau De Amizade Que Cada Um Tinha Com Murilo.
Soraia: Murilo Foi Meu Ex-Noivo, Delegado.
Delegado: Recolhi O Depoimento De Cada Um. E Cheguei A Uma Conclusão.
Raquel: O Senhor Já Sabe Quem Matou O Murilo, Delegado?
Delegado: Já. (T) E Está Aqui, Na Delegacia.
Célia: Preso?
Delegado: Não, Por Enquanto. O Assassino Do Murilo Está Entre Nós, Nesse Momento. E Essa Pessoa Sabe Que Eu Sei Quem É Ela.
Todos Se Olham Entre Si, Desconfiados.
Plínio: Mas Isso É Um Absurdo! Prender A Gente Aqui Pra Dizer Isso.
Soraia: Cala A Boca, Plínio.
Delegado: O Senhor Está Com Medo De Alguma Coisa?
Plínio: Eu? Por Que Deveria?
Estela: Delegado, Se O Senhor Já Sabe Quem Matou O Murilo, Porque Já Não O Prendeu?
Armando: É. E Assim Nos Tira Desse Sufoco.
Luzia: Eu Tenho Uma Pilha De Louça Pra Lavar, Delegado. Me Libera! Eu Não Tenho Nada A Ver Com A Morte Do Murilo.
Delegado: De Jeito Nenhum. A Senhora Fica.
Teca: Calma, Gente. Deixa O Delegado Falar.
Delegado: Bom, Eu Tenho Em Mãos Um Relatório Que Conta Os Últimos Passos De Murilo. E  Quem O Matou Não Tinha Motivos Para Tal.
Daniel: Como Assim, Delegado? Quer Dizer Que O Murilo Foi Morto Por Engano?
Delegado: Não. Foi Acidentalmente.
Fábio: Mas Ninguém Mata Uma Pessoa Acidentalmente Com 3 Tiros, Delegado.
Delegado: Quem Matou Murilo Armou Toda A Cena Para Que Parecesse Que Ele Tinha Sido Assaltado. Um Latrocínio. O Primeiro Tiro Foi Acidental. Porém, Como Ele Estava Vivo Ainda, A Pessoa Atirou Mais Duas Vezes Para Consumar O Fato. E Assim A Polícia Achar Que Tinha Sido De Verdade Um Assalto.
Pablo: Como O Senhor Chegou A Esta Conclusão, Delegado?
Delegado: O Próprio Assassino Confessou.
Daniel: O Que Tá Esperando Pra Dizer De Quem Se Trata? Não Estamos Aqui A Toa, Delegado. Meu Amigo Foi Morto E Precisamos Saber Quem O Matou.
Delegado: Conte-Nos A Última Vez Que O Viu, Daniel?
Daniel: Bem… Eu Chegava Em Casa, Ele Apareceu No Carro Dele E Me Convidou Para Sair, Tomar Um Chop. Se Divertir. A Verdade É Que Eu E Murilo Estávamos Um Pouco Brigados, Assunto Que Não Vem Ao Caso Dizer. Então, Eu Aceitei O Pedido, Fui Avisar Meus Pais…
Célia: É Verdade, Delegado. Daniel Foi Me Avisar, Sim, Que Ia Sair Com O Murilo.
Daniel: Pois Bem. Quando Eu Volto Pra Me Encontrar Com Ele, Murilo Já Tinha Saído. Eu Estranhei Aquela Atitude Dele. De Repente O Pablo Aparece, A Gente Conversa Um Pouco, Falei Pra Ele Do Que Houve. Nós Saímos Para Procurá-Lo. Rodemos A Cidade Toda E Fomos O Encontrar Na Praia. O Resto Da História O Senhor Já Sabe.
Delegado: Então, Foi Nesse Intervalo… Você Foi Avisar Seus Pais Que Ia Sair, E Quando Voltou Não O Encontrou Mais? É Isso?
Daniel: Exatamente.
Agora, O Delegado Se Encaminha Até O Assassino, Sem Deixar Claro Pros Demais Quem Seja. E Vai Revelando.
Delegado: O Assassino Aproveitou O Momento Da Sua Saída, Foi Até O Murilo, O Convidou Para Sair. O Ameaçou Primeiro Com Uma Arma. Murilo Não Teve Alternativa E Foi Junto Com Seu Algoz. Durante O Trajeto, Eles Discutiram. Quando Chegaram Próximo A Praia De Iracema, Parou O Carro. E Num Descuido Do Assassino, Murilo Reagiu, E No Que Reagiu O Assassino Foi Mais Rápido E Desferiu Um Tiro No Peito. Porém, Murilo Ainda Respirava Com Dificuldade, Tentou Pedir Socorro, Mas O Assassino Resolveu Matá-Lo, Já Que Tinha Uma Certeza Que Sua Vítima Não Escaparia. E Deu Um Tiro De Misericórdia.
Teca: Que Horror! Quanta Crueldade.
Delegado: Bem, Senhoras E Senhores… Eu Os Apresento O Assassino De Murilo.
Close Em Todos, Boquiabertos, Surpresos Com a Revelação Do Criminoso.
Entra Dois Policiais, E Cerca O Criminoso.
Delegado: Qual É A Sua Versão Dos Fatos Senhorita Raquel?
Luzia: (Espantada) Raquel, Minha Filha? Foi Você Quem Matou O Murilo?
Raquel Não Esboça Nenhuma Reação. Age Natural.
Raquel: Foi Eu Sim. E Quer Saber? Já Foi Tarde. E Não Me Arrependo Nenhum Pouco Do Que Fiz. Murilo Bem Que Merecia Morrer. Era Um Boa Vida, Irresponsável…
Soraia: Isso Não É Verdade, Delegado. Essa mulher tá denegrindo a imagem de uma pessoa que não está aqui pra se defender. E todos aqui sabe do caráter que tinha o Murilo.
Raquel: Caráter?! Tem certeza que estamos falando da mesma pessoa, queridinha?
Daniel: Você é muito cínica, Raquel. Como eu fui me enganar com você.
Raquel: Você foi mais um trouxa que caiu direitinho nas minhas mãos. (T) eu e o Murilo combinamos de fazer você usar seus poderes em benefício próprio. Ganhar dinheiro e, claro, eu ter minha parte. Porque eu merecia. Fui eu que fiz você ter sucesso.
Daniel: (Tentando avançar em Raquel) Desgraçada.
Delegado: Acalmem-se. Isso aqui é uma delegacia. Tenham mais respeito, ou eu mando prender todos.
Luzia: Raquel. Minha filha, diga que isso não é verdade! Porque você fez isso? Eu sempre lhe ajudei no que pude. Deveria ter pedido uma ajuda, eu teria feito de tudo.
Carmela: Aí está o resultado de sempre passar a mão na cabecinha da filha querida.
Luzia: Cala a boca, Carmela. Não pedi sua opinião.
Teca: Carmela está certa, Luzia. Você sempre fez o querer da Raquel. Veja só no que deu.
Delegado: (p/Raquel) Porque matou Murilo?
Raquel: Porque ele me devia dinheiro. E soube que ele ia viajar sem me dar a minha parte. Naquela noite, eu o vi em frente a casa do Daniel. Comprei uma arma, andava sempre com ela na minha bolsa. E foi fácil convencê-lo a me acompanhar. Foi até a praia, negociamos. Mas ele queria a maior parte. E num descuido meu, ele tentou ser esperto. Aí, não pensei e dei um tiro. Mas foi acidental. Num rompante que ele quis tirar a arma de minha mão, a arma disparou e acertou seu peito. Não tinha ninguém ali. Eu desci, contornei o carro, e dei mais dois tiros, pra que parecesse um assalto.
Soraia: Assassina. Monstro.
Carmela: Além de tudo é fria. Não tem remorsos?
Raquel: Não, querida irmã. Não sou pessoa de ter esse tipo de coisa. Ajo naturalmente. Infelizmente é o ciclo da vida.
Delegado: Bom, não resta mais dúvida de nada. A senhorita está presa, pelo assassinato de Murilo Duarte.
Os policiais pega Raquel. Luzia intercepta a passagem.
Luzia: Espera...
Raquel: A senhora vai arranjar um advogado pra mim, mamãe?
Luzia olha firma pra ela e lhe mete uma bofetada.
Luzia: Isso é pelos anos que passei sendo enganada por você. (mete outra bofetada) E esse é pelo mal exemplo e vergonha de ser sua mãe.
Raquel não reage as bofetadas.
Luzia: E do que depender de mim, você vai apodrecer atrás das grades.
Luzia sai com Carmela. Os outros vão se despensando aos poucos. Fica Daniel e Soraia ali, vendo Raquel.
Raquel: Agora só faltam vocês me baterem também.
Soraia: Eu não sujo minhas mãos com porcaria.
Soraia sai.
Daniel: Fim da linha, Raquel. Acabou.
Daniel sai.
Raquel: Você que pensa. Ninguém vai se livrar de mim, tão fácil assim.
A câmera enquadra bem seu rosto.
Raquel: Eu vou voltar. Cedo ou tarde, estarei de volta.
Black-out.
Cena 7 – Externa/Interna - Passagem de Tempo - Clipe Ambiente – Noite/Dia.
Sonoplastia: Música, Quem dá mais, de Antônio Marcos.
Imagens de fotos, videos dos personagens de nossa história. Tempo nesse clipe.
Cena 8 - Interna - Casa de Daniel - Sala de Reunião - Noite.
Fábio sentado numa mesa branca, uma jarra d’água. Ele faz uma oração acompanhada por varias pessoas, todas de branco. Tempo na oração.
Cena 9 – Interna - Casa de Daniel – Sala - Noite.
Célia está com o terço na mão, rezando de frente pra uma imagem de um santo. Tempo na reza.
Cena 10 - Interna – Igreja - Noite.
Osvaldo celebrando uma missa. A igreja está cheia. Ele muito feliz. Tempo na celebração da missa.
Cena 11 – Interna - Clube Saturday - Noite.
Todos reunidos pra assistir a entrevista de Daniel na tv. Um telão de LED posto ali.  Destacamos Soraia, Carmela, Luzia, Plínio, Armando, Osvaldo, Fábio, Célia, Estela etc.
Cena 12 – Interna - Estúdios da RedeDNA - Programa Confabulando - Noite.
O cenário do estúdio é amplo. Três ou quatro câmeras posicionadas por ali. Não há platéia. Diretores, produtores, cenógrafos dando os últimos ajustes. Na tela a vinheta do programa.
Programa Confabulando
Entra os apresentadores, Miguel Rodrigues e Henzo Viturino.
Miguel: Muito boa noite, minha gente. Está entrando no ar mais um programa da família Brasileira: Confabulando.
Henzo: Boa noite, meu parceiro Miguel e a todos que estão em casa. Hoje o programa tá pra lá de especial.
Miguel: É isso aí, meu amigo Henzo. Atendendo a milhares de pedidos dos telespectadores. Hoje estará em nosso programa uma pessoa que algum tempo vem desenvolvendo umas habilidades fora do comum.
Henzo: Isso mesmo, Miguel. E vamos logo chamar essa pessoa?
Miguel: Vamos.
Henzo: E com vocês o inoxidável...
Miguel: O mito...
Henzo: A lenda...
Miguel: O Vidente...
Henzo e Miguel: Daniel Duprat...
A câmera faz um zoom quando Daniel adentra o estúdio. Música de suspense. Daniel sorridente.
Nisso corta para...
Fim do Capítulo 41.

Por Wládia Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário