O Vidente - Capítulo 42 (Último)



NOVELA DE NATHAN FREITAS
CAPÍTULO 42
DIREÇÃO #DNA DE DRAMATURGIA
HENZO VITURINO

Cena  1. Interna. Estúdios RedeDNA. Programa Confabulando. Noite.
Continuação imediata.

No meio do estúdio há uma mesa redonda. Os apresentadores fica na ponta de cada lado e Daniel no meio deles.
Miguel: Primeiramente queremos agradecer sua presença aqui no nosso programa.
Daniel: O prazer é todo meu. É uma honra está nesse programa que é líder de audiência. Obrigado pelo convite.
Henzo: Há tempos que necessitávamos da sua presença aqui, no programa. Mas seus compromissos adiava mais ainda. Mas que bom que hoje deu certo.
Miguel: Vou abrir a rodada de perguntas, com uma simples: quando foi que você descobriu que era um paranormal?
Daniel: Há mais ou menos 1 ano. A verdade é que eu sou paranormal desde a minha infância. Mas só agora que eu vim desenvolvê-la.
Henzo: E o que você sentiu quando descobriu que era um paranormal?
Daniel: No início eu fiquei muito assustado, né. Afinal, é uma coisa muito estranha. De repente a gente começa adivinhar o pensamento das pessoas... sacar as coisas antes delas acontecer, saber o futuro delas... foi uma loucura. Mas... eu... eu me sentir importante, sabe. Eu tive uma sensação indescritível... de poder. Eu me senti o cara mais feliz do mundo (ri).
Miguel: Daniel, você pensou que com esse poder, você poderia ajudar as pessoas?
Daniel: Não. Eu devo ser honesto. No início eu só pensava no meu prestígio pessoal. Eu pensava nas coisas que eu poderia usufruir pelo fato de ser paranormal. Sei lá, eu era imaturo, ambicioso. E depois minha fama foi aparecendo, as pessoas me idolatrando, enfim. E vendo minha ascensão, eu só pensava em subir cada vez mais. E conseguir.
Henzo: Mas foi quase preso, não é, Vidente?
Daniel: Mas isso foi por desacato.
Miguel: E por explorar a caridade alheia também.
Daniel: É verdade. Mas eu nunca enganei ninguém. Eu nunca mestifiquei. Nunca. (T) Mas eu tenho que ser honesto. Uma vez, sim. Eu tinha perdido minha paranormalidade, e eu não sabia.
Henzo: Eu não sabia que um paranormal podia perder a força, Daniel.
Daniel: A força de um paranormal é espontânea. Ela não desaparece. Só diminue. Como aconteceu comigo. E volta, volta sempre.
Miguel: Daniel, então podemos dizer que você não está cobrando mais suas consultas, certo?
Daniel: Não. Eu resolvi assumir com maturidade os meus dons de paranormalidade. E não vou fazer disso um negócio, um comércio.
Henzo: E o que você pretende fazer agora?
Daniel: Vou seguir minha vida normalmente, sem precisar enganar, mentir. Voltar ao meu antigo emprego, que meu ex-patrão falou que eu podia voltar quando quisesse.
Henzo: Muito bem. Daniel, você procurou alguém pra te orientar?
Daniel: Procurei sim. Um parapsicólogo. Eu precisava de alguém pra me explicar tudo isso. Agora, tem outra explicação esse fenômeno, a explicação dentro da filosofia espírita. O meu pai por exemplo, acha que eu sou médium.
Miguel: E você, o que acha, Daniel?
Daniel: (olhando p/ câmera) Eu queria pedir uma coisa... eu queria pedir muita atenção, muito cuidado... com os que adivinha o futuro. Com os mistificadores. Porque todos podem falhar. E vai depender da honestidade das pessoas que se dizem paranormais... é preciso eficiência. Eu... eu preciso dizer isso, é um problema de consciência. É difícil de formular isso, mas... é fundamental para mim. O paranormal, quando começa a diminuir seus poderes... ou ele parte pra mistificação, pra enganar as pessoas que o buscam pra consultar, ou então ele dá uma visão falsa das coisas. Isso é perigoso. E infelizmente eles povoam por aí explorando os ingênuos.
Henzo: Daniel, chegou uma mensagem de um telespectador, via Whatsap. É a Maria Rita de Sousa, do Vila Velha. Ela quer saber o seguinte: Daniel, como é que você ver sua paranormalidade? É um fenômeno explicado pela ciência ou é um fenômeno espírita? E outra coisa: você acredita em Deus?
Daniel: Boa pergunta, Maria Rita. Um abraço pra você. Bom, a parapsicologia explicou meu fenômeno através da ciência. Existem pessoas que tem a capacidade de prever os acontecimentos. O futuro. (T) agora... a filosofia espírita também tem uma explicação pra isso. (pausa) agora, quanto a mim, quanto a minha pessoa... a acreditar em alguma coisa... Eu... sabe que eu acho... eu acho que existe essa força estranha que está acima de nós... que está dentro de nós. Integrada nos cosmos. Muitos chamam de energia, de Deus. Eu sempre fui materialista, sabe. Mas agora, eu deixei de ser. Eu acredito nessa força... nessa força que ajuda o homem a ser homem. Que empurra o homem pro alto, pra evolução... pra conquista de si mesmo.
Miguel: Bem, Daniel, pena que nosso tempo estourou. Mas foi um prazer tê-lo conosco. Muito obrigado por ter aceito nosso convite.
Henzo: Esperamos mais vezes aqui no nosso programa. Apareça sempre que precisar.
Daniel: Eu que agradeço mais uma vez a receptividade de todos vocês.
Miguel: É isso aí, minha gente, chegou ao fim mais um programa Confabulando. Espero que tenham gostado do programa de hoje.
Henzo: Semana que vem estamos de volta com o melhor programa de entrevista da televisão. Um abraço a todos, Boa noite e até a próxima semana.
Miguel: Boa noite.
Enquanto os caracteres vão subindo, Miguel e Henzo se despede de Daniel, conversam em off.
Entra a vinheta do programa.
Programa Confabulando.

Cena 2 - Interna - Clube Saturday - Salão Principal – Noite.
Plínio, Célia, Estela, Fábio, Osvaldo e os demais por ali comentando a entrevista. Soraia está ausente.
Célia: A entrevista foi ótima. Daniel se saiu muito bem.
Plínio: O rapaz tem um bom posicionamento e um ótimo argumento.
Estela: Pai... o Daniel deixou de ser materialista. E qual é a religião dele agora?
Fábio: Isso agora não importa.
Osvaldo: O essencial era Daniel encontrar Cristo dentro dele. E ele descobriu.
Cena 3 - Interna - Estúdio de RedeDNA – Corredores – Noite.
Daniel vem por ali conversando com um dos apresentadores, surge Soraia.
Soraia: Daniel?
Daniel ver ela, sorri.
Daniel: Soraia?
O apresentador se despede de Daniel e sai.
Soraia: Eu assisti ao programa Daniel. Você se saiu muito bem.
Daniel: Obrigado. Tô tão feliz que está aqui, Soraia. Só veio coroar esta noite.
Soraia: Eu estou muito arrependida de tudo que aconteceu, Daniel. Se eu pudesse voltar no tempo.
Daniel: Não se culpe, Soraia. O amor que sinto por você, supera tudo isso. Você ainda me ama?
Soraia: Tem alguma dúvida?
Os dois se abraçam e se beijam, apaixonados.
Black-Out.
Cena 4 - Externa – Takes de Fortaleza – Manhã.
Amanhece.
Cena 5 – Interna – Aeroporto – Avião - Manhã.
A câmera adentrando o avião, passa pelos corredores até encontrar Estela, numa poltrona, com uma taça de champanhe na mão. Ela conversa alegremente com um homem, tipo executivo. Tempo nela. Depois ela olha pra câmera e sorri.
Cena 6 – Interna - Casa de Cássio – Sala - Manhã.
Cássio, Luana, Gustavo, Joana e Vicente conversam alegremente. Cássio abraça Joana, dando a entender que estão namorando. Gustavo e Luana estão atentos no Xbox novo que ganharam. Já estão amigos. Tempo na alegria deles.
Cena 7 – Externa - Parque de Diversões - Noite.
Abrimos sobre uma roda gigante, onde vemos Armando e Carmela, comendo algodão doce, pipocas. Ao fim eles se beijam. Vários takes deles no parque.
Cena 8 – Interna - Clube Saturday - Noite.
Vários casais dançam. Destacamos Teca e Luis Carlos. Teca com um barrigão. Momento só deles. Se beijam, apaixonados. A câmera se afasta deles, numa panorâmica do local. Tempo.

Passagem de Tempo: 20 anos Depois...

Cena 9 – Externas – Paisagens - Campos Verdejantes – Riacho - Manhã.
A câmera passeia pelo local, desbravamos vários pontos do lugar. Imagens aéreas sobre o vasto campo a se perder de vista. Agora vemos um grupo de pessoas junto a um riacho, tipo pic-nic.
São jovens na faixa de 20 a 30 anos. Brincam, se divertem.
Entre eles destacamos Daniel e Soraia já mais velho, sentado sobre umas pedras, na beira de um riacho, olhando a moçada curtindo. Entre eles um rapaz de 20 anos, tipo atlético. Soraia solta um beijo pra ele.
Daniel: Será que nosso filho terá uma vida mais tranquila e menos turbulenta que a nossa?
Soraia: Isso se ele souber escolher o destino certo de sua vida.
Daniel: Acho que saberá.
Daniel e Soraia sorri vendo o filho ao longe, no riacho.
Corta para outro ponto... Onde vemos Teca e Luis Carlos, também já velhos.
Luis carlos: Será que saberemos educar nossa filha nesse mundo caótico que vivemos?
Teca: Não custa nada tentar, meu amor. Se vivemos até aqui, ela também saberá tirar de letra.
Luis carlos e Teca sorriem vendo a filha ao longe, no riacho.
Corta para uma parte do riacho onde alguns jovens se divertem. Uma bola é jogada para longe. Um rapaz sai para pegar. Derrepente esbarra numa moça loira, linda.
Rapaz: Desculpe.
Os dois se olham por um tempo.
Rapaz: (Encantado com a garota) Como se chama?
Moça: (sorrindo) Sônia. E o seu?
Rapaz: Marcos.
Sônia: Muito prazer, Marcos.
Ficam a se olhando por um tempo. Aparece um outro rapaz.
Rapaz: Atrapalho?
Marcos apresenta ele a Sônia.
Marcos: Quero te apresentar meu primo Camilo.
Camilo pega a mão de Sônia, beija cortesmente.
Sônia: Muito cavalheiro. Prazer em conhecer também, Camilo.
Daniel ao longe ver os três conversando.
Daniel: É... Acho que nosso filho já escolheu o destino dele. E que seja melhor que o nosso.
Soraia: E vai ser! Deus escreve certo...
Daniel: (completa) Por linhas tortas.
Destacamos Marcos, Sônia e Camilo numa conversa animada, sorrindo felizes. O espírito de Murilo aparece. Só Daniel ver.
Daniel: Murilo?
Murilo: Veja a felicidade desses três. O destino de cada um já foi traçado.
Daniel: E o que o futuro reserva pra eles?
Daniel olha pro lado e já não ver mais Murilo.
A câmera sai em direção ao Céu.
Cena 10 - Externa – Colônia Espiritual – Dia.
Amélia por ali com algumas pessoas. Surge Murilo meio triste.
Amélia: O que foi, Murilo?
Murilo: Uma sensação estranha.
Amélia: Você foi na terra, não é?
Murilo: Sim.
Amélia: O que sentiu?
Murilo: Como se algo tivesse me puxado pra trás. Não deu tempo de responder ao Daniel.
Aparece André.
André: Como está indo nosso irmão?
Amélia: Está com desempenho bem aprimorado. Já foi a terra.
André: Que bela notícia!
Murilo: Irmão andré, porque não podemos controlar os sentimentos das pessoas que estão passando por problemas de saúde, financeira ou até mesmo amorosa?
André: Murilo, para nós, que somos seres evoluídos, é tudo mais fácil quando já conhecemos a divina força da eternidade. Mas você precisa saber que o nosso coração e nossa alma é o que bombeia o corpo físico. Nosso espírito é nosso guia. Ele nos leva a sentir todas as emoções, sentimentos, assim levando ao coração, que faz transmitir isso para o corpo físico. Uma dor de cabeça, na perna ou no braço, primeiro foi sentida na alma. E isso acontece pra levar sustentação a nossa matéria carnal. O coração é uma máquina que precisamos sondar para poder nos guiar para coisas boas e espirituais.
Murilo: Então, eu não posso influenciar na vida de outra pessoa?
André: Sim. Claro que pode. Mas primeiro você terá que saber se ela realmente necessita dessa sua intervenção. Os espíritos não evoluídos, poluem a mente humana de uma tal forma que acaba desregrando o corpo para coisas que não agradam a deus.
Murilo: E quando poderei intervir nessa questão?
André: Você pode intervir. Em orações, preces. Existem várias maneiras de se comunicar com o mundo exterior. Aqui, no ministério da comunicação você poderá exercer essa atividade.
Murilo: Mas já encontraram o médium para psicografar minhas mensagens?
André: Em breve teremos novidades para você. E lembre-se... Suas orações tem poder.
André sai.
Amélia: Murilo, é muito importante esses ensinamentos do irmão andré.
Cláudio sorri, sem jeito.
Cena 11 – Interna – Casa de Daniel – Sala de Reunião – Manhã.
Um grupo de pessoas sentadas em cadeira. Uma mesa no meio da sala com uma toalha branca. Vemos Soraia, Camilo, Sônia, Pablo e sua esposa ali, no meio das pessoas.
Aparece Daniel e Marcos.
Daniel: Preparado, meu filho?
Marcos: Sim, meu pai. Esperei anos por esse dia.
Marcos senta a mesa. Pega uma folha de papel e uma caneta. Fecha os olhos, colocando a mão sobre eles.
O espírito de Murilo surge, Daniel o ver novamente. Sorrir pra ele.
Sonoplastia: Música suave.
Em off, Murilo começa a falar, somente a Marcos, que continua com os olhos fechados, escrevendo. A câmera faz um giro 360 graus em torno deles. Só vai para em Marcos quando termina de escrever. Murilo já não está ali.
Marcos: (alto) Murilo Duarte?
Soraia se emociona. Daniel com o rosto já banhado em lágrimas.
A câmera vai se aproximando de Marcos, fazendo um enquadramento em seu rosto que vai se transformando na fisionomia de várias outras pessoas.
A câmera vai se afastando aos pouquinhos.
Nisso Corta Para...
O COMEÇO DE UMA NOVA HISTÓRIA?
Por Wládia Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário