De Volta Pra Casa - Capítulo 06



Novela de Eric Carvalho Cattin

Capítulo 006


NO CAPÍTULO ANTERIOR...

MIGUEL SE APROXIMA DA PORTA E OUVE OS GRITOS DE LUCIA, ELE ARROMBA A PORTA E VAI ATÉ A COZINHA E VÊ TIÃO A SEGURANDO PELO BRAÇO (instrumental de suspense tenso)

MIGUEL – Solta ela seu covarde!

TIÃO – O que é isso? Como entrou aqui moleque? Está achando que aqui é praça pra entrar quando quiser sem se anunciar? Saia daqui!

MIGUEL – É melhor soltar ela seu covarde de merda!

TIÃO – Ela é minha mulher e faço o que eu quiser! Não vou avisar outra vez para sair da minha casa!

LUCIA – Miguel vai embora, por favor, faz o que ele está pedindo é melhor.

MIGUEL – Não vou a lugar algum Lucia, esse covarde vaia prender a não agredir mulheres!

MIGUEL PARTE PRA CIMA DE TIÃO

Miguel – Solta ela seu desgraçado!

OS DOIS COMEÇAM A LUTAR SOBRE A MESA

LUCIA – Parem, por favor, socoroo... Alguém ajuda aqui!!!

MANSÃO NEGRINI – QUARTO VITÓRIA
VITÓRIA TOMA UM CHAMPANHE E OLHA PELA JANELA

VITÓRIA – Como vou afastar esse favelado da minha filha? O que posso fazer pra isso acontecer? (ela sorri) Já sei, claro como não pensei nisso antes, o favelado preza pela mãe e por aquele barraco onde moram. (ela pega o telefone e liga para Alex). Alex já tenho um plano para afastar o favelado de Lana! (ela sorri)


FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO SEIS...


VITÓRIA - Mas preciso saber se você está disposto a tudo, mas tudo mesmo para ter Lana nos seus braços?

ALEX (ao telefone) Sim Dona Vitória, estou disposto a qualquer coisa para tê-la de volta, a qualquer preço!

VITÓRIA – Ótimo, te espero hoje a noite na minha casa para acertamos os detalhes do nosso primeiro passo, e sem atrasos!

QUITINETE ALEX 

ALEX – Como quiser Dona Vitória. (ele desliga) Não imagina o que sou capaz de fazer para colocar as mãos no seu dinheiro sua idiota! (ele sorri)

VILA PEDRA ROSA – CASA LUCIA – COZINHA
MIGUEL E TIÃO TROCAM SOCOS E TAPAS EM MEIO A COZINHA

JOCA CORRE ATÉ SUA CASA

JOCA (desesperado) – Mãe, mãe... Chama a policia, Tião e Miguel estão se pegando na casa da Lucia.

CONCEIÇÃO (desesperada) – Como é Joca? Tião e Miguel estão lutando?

JOCA – Sim mãe, tem um monte de gente lá na praça ouvindo os gritos de Lucia, e Miguel e Tião estão lutando dentro da casa dela.

CONCEIÇÃO – Fica aqui meu filho e liga para a policia, que vou la apartar a briga.

CONCEIÇÃO SAI CORRENDO E JOCA LIGA PARA A POLICIA
CONCEIÇÃO CHEGA CORRENDO NA CASA DE LUCIA

LUCIA – Ceiça que bom que chegou ajuda aqui, os dois vão se matar.

CONCEIÇÃO QUEBRA UM VASO NA CABEÇA DE TIÃO QUE DESMAIA E CAI NO CHÃO

CONCEIÇÃO – Sempre quis fazer isso, lavei minha alma! Você ficou maluco de enfrentar esse monstro Miguel? Se ele é capaz de bater em uma mulher com uma criança nos braços, imagine o que faria com você!

MIGUEL – Mãe eu não poderia deixar ele agredir Lucia na minha frente e não fazer nada, eu tinha que fazer alguma coisa, esse crápula já esta passando dos limites.

LUCIA (triste) – Muito obrigada gente, mas por favor fiquem longe de Tião ele é perigo demais, nem sei o que fará quando acordar, vão embora antes que ele acorde.

CONCEIÇÃO – Não vamos não senhora! Ligamos para a policia já e dessa vez ele não escapa! Você vai denuncia-lo Lucia! Ou você o coloca de uma vez por todas na cadeia, ou ele vai acabar matando você e seu filho!

LUCIA – Não posso fazer isso minha amiga, Tião me mata se eu denuncia-lo.

CONCEIÇÃO – Ele vai te matar se não fizer isso.

IMAGENS DA PRAÇA CENTRAL DE PEDRA ROSA – CHEGA UMA VAN E ENCOSTA NA CASA VAZIA, OS MORADORES FICAM OLHANDO CURIOSOS
DONA VERUSKA DESSE DA VAN E AJEITA OS CABELOS (instrumental cômico)

DONA VERUSKA – Eu hein por que estão todos me olhando? Estão vendo algum E.T por aqui? Bando de desocupados, Creuza desce minhas malas e coloca todas na sala depois damos um jeito, vou ver o que está acontecendo ali que estão todos olhando para dentro daquela casa, olha lá Creuza uma viatura, meu Deus cheguei agora e já pego uns babados desse,  já estou adorando esse lugar.

CREUZA COMEÇA A LEVAR AS MALAS PESADAS PARA A CASA

CREUZA – Credo Dona Veruska, a senhora trouxe corpos dentro dessas malas?

DONA VERUSKA – Cale-se Creuza quero ouvir o babado.

A VIATURA ENCOSTA NA CASA DE LUCIA E POLICIAIS ENTRAM

POLICIAL – O que está acontecendo aqui? Qual é a ocorrência?

CONCEIÇÃO OLHA PARA LUCIA, E ACENA COM A CABEÇA

CONCEIÇÃO – Diz Lucia, conta o que aconteceu.

LUCIA – Desculpe senhor policial, é que eu e meu marido nos desentendemos e brigamos, mas já está tudo certo.

POLICIAL (desconfiado) – O que a senhora fez ao cidadão que está caído?

LUCIA – Eu o empurrei com raiva, ele caiu e bateu com a cabeça no vaso.

TIÃO ACORDA

TIÃO – O que está acontecendo? Por que esses policiais todos aqui na minha casa Lucia?

POLICIAL – O senhor está bem? Quer nos contar algo?

TIÃO – Estou bem sim senhor, não tenho nada pra contar não senhor, podem ir embora!

CONCEIÇÃO (nervosa) – Podem ir nada! Lucia conta a verdade minha amiga, essa é a hora!

LUCIA OLHA PARA O BEBÊ E PARA TIÃO QUE OLHA COM RAIVA

LUCIA – Desculpe Ceiça, mas não tenho nada a dizer, apenas foi uma briga de casal e mais nada! Podem ir senhores policiais e desculpem pelo transtorno.

POLICIAL – Não podem ficar ligando para a policia sem motivos! Espero que isso não se repita ou vou ter que conduzi-los ao DP, com licença! (os policiais vão embora)

CONCEIÇÃO – Você me decepcionou Lucia!

MIGUEL – Venha mãe, vamos embora não temos mais nada para fazer aqui.

CONCEIÇÃO – Só espero que não tenha feito a escolha errada minha amiga.

TIÃO – Sai daqui fofoqueira, vai embora cuidar da sua vida vai! E leva esse cabrito do seu filho que mais parece um viado de tão fraco que bate, luta feito um boiola!

MIGUEL FICA FURIOSO E VAI PRA CIMA DELE NOVAMENTE, CONCEIÇÃO ENTRA NA FRENTE.

CONCEIÇÃO – Vamos embora Miguel chega de violência!

MIGUEL – Eu ainda te pego cara, e vai se arrepender!

TIÃO – Vai com a mamãezinha bichinha!

CONCEIÇÃO E MIGUEL VÃO EMBORA

TIÃO – Eu vou tomar um banho e quando eu terminar quero tudo arrumado e limpo, e meu almoço pronto! (ele sai)

LUCIA CHORA ABRAÇADA AO FILHO (instrumental triste)

PRAÇA CENTRAL PEDRA ROSA

DONA VERUSKA – Ahhh já acabou o babado Creuza, que pena nem teve tiro nem nada.

CREUZA – Ai credo Dona Veruska que horror, graças a Deus não aconteceu nada de grave.

DONA VERUSKA – Cala a boca Creuza!

CONCEIÇÃO PASSA PELA PRAÇA E VÊ DONA VERUSKA

CONCEIÇÃO – Quem é a senhora? Ou senhor?

DONA VERUSKA – Mas que senhorinha mais abusada eu hein! Não é de sua conta quem sou, mas vou lhe dizer sim porque sou uma pessoa muito educada diferente das pessoas que moram aqui nessa vila. (ela estende a mão) Prazer sou Veruska Lombardo dona e proprietária dessa casa maravilhosa aqui, e que em breve a transformarei em uma pensão chiquérrima meu amor, e a senhora quem é?

CONCEIÇÃO (olha de cima a baixo) – Espero que não venha trazer a prevaricação para nossa vila que para seu governo logo irá se emancipar e se tornar-se uma grande cidade. Veruska? Estranho porque está mais para Verusko, não é Miguel? (risos)

MIGUEL – Mãe! Que isso? Ficou louca, respeite a senhora Veruska. Prazer Dona Veruska, sou Miguel moro logo ali do lado da sua pensão e me desculpe pela minha mãe é que ela anda um pouco nervosa.

DONA VERUSKA – Prazer, alias muito prazer (sarcasmo) Miguel, você é um docinho bem diferente dessa velha rusguenta que é sua mãe.

CONCEIÇÃO – Velha rusguenta? Escute aqui o sua esquisita, não acha que vai chegar na minha vila e sair me ofendendo não hein! Aqui o negocio é mais em baixo!

CREUZA DESCE DA VAN COM UM BOLO

CREUZA – Dona Veruska, o que faço com o bolo que a senhora ganhou? Se não colocar na geladeira vai estragar.

DONA VERUSKA PEGA O BOLO (instrumental cômico)

DONA VERUSKA – Eu sei o que fazer com ele! Vou servir aos vizinhos como boas vindas!

MIGUEL – Viu mãe ela é uma pessoa boa, pare de criar confusão!

DONA VERUSKA – E a primeira pessoa a comer será você Dona Conceição!

VERUSKA ENFIA O BOLO NA CARA DE CONCEIÇÃO, TODOS NA PRAÇA CAEM NA RISADA

DONA VERUSKA – Espero que goste da receita! Com licença! (ela sai e vai para casa)

CONCEIÇÃO (furiosa) – Eu mato essa esquisita!!! Ai que ódioooooo...

MIGUEL CAI NA RISADA JUNTO A JOCA

IMAGENS AEREAS DAS ONDAS DE COPACABANA, CORTA PARA CRISTO REDENTOR (som de “SWAN SONG – FROM THE MOTION PICTURE – Dua Lipa”) ANOITECE...

MANSÃO NEGRINI – SALA

VITÓRIA – Alfredo?

ALFREDO – Sim senhora?

VITÓRIA – Alex deve chegar em breve, assim que ele chegar o pela para esperar por mim no escritório, vou para meu banho.

ALFREDO – Sim senhora, não sei se é do conhecimento da senhora, mas a senhorita Lana irá dar um jantar amanha para seu namorado, o que gostaria que fosse servido smadame?

VITÓRIA – Jantar? Jantar para aquele favela aqui em minha casa?

OLAVO CHEGA

OLAVO – Sim Vitória, um jantar para o namorado de nossa única filha. E vai se acostumando porque isso se tornará frequente por aqui.

VITÓRIA – Eu sinto nojo só de imaginar em sentar na mesma mesa que aquele favelado.

ALFREDO – Então senhora o que devo servir?

VITÓRIA – Sirva qualquer lavagem que ele vai gostar tenho certeza. Com licença! (ela sai)

OLAVO – Tire umas ideias com a Constâcia e elaborem um bom cardápio para o rapaz. Escute Alfredo, eu ouvi Vitória dizendo que Alex vem aqui em casa hoje, sabe me dizer oq eu ele vem fazer aqui?

ALFREDO – Não senhor.

OLAVO – Estranho a Vitória querer que Alex venha até aqui, ela nunca foi com a cara dele, aí tem coisa!

CENAS AEREAS DE PEDRA ROSA – LANA ENCOSTA O CARRO NA PORTA DA CASA DE MIGUEL, ELA BUZINA... ELE ABRE A PORTA E CORRE ATÉ E A BEIJA

MIGUEL – Que saudade que estava de você meu amor.

LANA – Eu também meu amor, estava morrendo. Coloque uma roupa vou te levar para jantar na minha casa.

MIGUEL – Ah não Lana, desculpe mas não vou não, sua mãe não vai com minha cara, e não estou afim de ser mal tratado não.

LANA – Mas meu amor lá é minha casa, você como meu namorada terá que frequentar queira minha mãe ou não, e olha pedi para prepararem um ótimo jantar, não vai me fazer essa desfeita né? Meu pai te adora, ele vai ficar feliz em vê-lo por lá tenho certeza.

MIGUEL – Ah não sei não meu amor, eu ir la de novo vai parecer uma afronta para sua mãe.

LANA – Claro que não Miguel, minha mãe não é esse bicho de sete cabeças como pensa não, ela pode sim ser arrogante algumas vezes, mas vai acabar aceitando tenho certeza, e para isso preciso que você frequente minha casa pra ela ir se acostumando.

MIGUEL – Tudo bem, o que eu não faço por você? (ele a beija) Agora vem conhecer  minha mãe.

LANA – Amor deixa pra outro dia com mais calma, marcamos algo e nos conhecemos pode ser?

MIGUEL – Claro, vou la colocar uma roupa e já volto.

ALGUNS MINUTOS DEPOIS... MIGUEL ENTRA NO CARRO

MIGUEL – Demorei? (risos)

LANA – Nadinha. (ela o beija) (som de BECAUSE OF YOU)

ELES SEGUEM PARA A MANSÃO NEGRINI

ALEX CHEGA NA MANSÃO E ENTRA

ALFREDO – Me acompanhe rapaz, a Madame Vitória está lhe esperando.

ALEX ENTRA NO ESCRITÓRIO

VITÓRIA – Feche a porta Alex essa casa as paredes costumam ter ouvidos.

ALEX FECHA A PORTA E SE SENTA NA CADEIRA (instrumental suspense/tenso)

ALEX – E ai dona Vitória o que tem em mente?

VITÓRIA – Comprei um carro pra você!

ALEX – Carro pra mim? Mas como assim?  Já vai me presentear sem eu ter feito nada?

VITÓRIA – Não se gabe rapaz, o carro é para seu serviço! Você vai atropelar a mãe do favelado! E assim vai mante-lo ocupado, obvio que vou deixar claro que é um recado para ele.

ALEX – Atropelar uma pessoa? Nossa isso não é um pouco pesado não?

VITÓRIA – Você mesmo disse que estava disposto a fazer de tudo, e tudo pra mim é tudo mesmo! Vai pular fora?

ALEX – Claro que não, só me diz onde a velha mora e hora que estarei lá, mas depois que eu atropelar a velha, o que eu faço com o carro?

VITÓRIA – Coloque fogo,  jogue no mar sei lá se vire, mas tem que atropelar e mandar a velha favelada para o hospital, entendeu?

ALEX – Perfeitamente.

VITÓRIA – E fará isso hoje! Pegue a chave e vá até esse endereço (ela entrega o endereço e uma foto de Conceição) fique na espreita que logo a favelada mãe sai da toca e você passa por cima dela!

ALEX – Ok, espero que isso tudo valha a pena!

VITÓRIA – Te garanto que valerá.

ALEX VAI ATÉ ONDE ESTÁ O CARRO E SEGUE PARA PEDRA ROSA, ELE PARA O CARRO UM TANTO DISTANTE OBSERVANDO.

ALEX (comendo pizza) – Ei Alex o que você não faz por dinheiro, ou melhor por uma fortuna

LANA E MIGUEL CHEGAM NA MANSÃO E SEGUEM PARA A SALA DE JANTAR

ALFREDO – Boa noite senhorita Lana, posso pedir parta Constância servir o jantar?

LANA – Pode sim Alfredo, onde está minha mãe e meu pai?

ALFREDO – Já estão descendo senhorita. Com licença!

VITÓRIA E OLAVO CHEGAM NA SALA DE JANTAR

OLAVO – Boa noite Miguel como vai?

MIGUEL – Boa noite senhor Olavo vou bem, boa noite Dona Vitória?

VITÓRIA – Boa noite garoto, alias espero que seja, porque jantar com um funcionário não é nada agradável.

LANA – Mãe não começa!

ALFREDO SERVE O JANTAR... ALGUNS MINUTOS DEPOIS ELES TERMINAM DE JANTAR

VITÓRIA – Miguel me acompanhe até o escritório quero trocar umas palavrinhas com você.

MIGUEL OLHA PARA LANA

LANA – O que quer com ele mãe? Pode dizer aqui na frente de todos mesmo.

VITÓRIA – Está com medo da sua própria mãe Lana? Não vou matar seu namoradinho fique tranquila, apenas quero colocar umas coisas no lugar, e acabar com esse clima. Vamos Miguel?

MIGUEL – Fique tranquila Lana sei me cuidar, vamos sim Dona Vitória.

VITÓRIA – Sem isso de DONA, por favor você praticamente já faz parte da família, pode me chamar apenas de Vitória, vamos venha comigo.

LANA E OLAVO ESTRANHAM O COMPORTAMENTO DE VITÓRIA

VITÓRIA E MIGUEL ENTRAM NO ESCRITÓRIO

MIGUEL – Pode falar Vitória, o que quer de mim?

VITÓRIA PEGA UM REVOLVER NA GAVETA DA MESA

VITÓRIA – Fique tranquilo Miguel que não vou lhe matar. Você já segurou um revolver alguma vez?

MIGUEL – Não nunca, não gosto dessas coisas.

VITÓRIA COLOCA O REVOLVER NA MÃO DELE

VITÓRIA – Agora já pode falar que segurou um revolver (risos)

MIGUEL COLOCA O REVOLVER SOBRE A MESA

MIGUEL – A senhora não me chamou aqui para me mostrar um revolver não é?

VITÓRIA – Claro que não, te chamei aqui pra te perguntar quanto você quer pra deixar minha filha?

PEDRA ROSA - CORTA PARA ALEX DENTRO DO CARRO

CASA CONCEIÇÃO

JOCA – Mãe estou com vontade de comer mingau.

CONCEIÇÃO – De novo meu filho, não tem leite esqueci de comprar.

JOCA – Ah mãe vai lá na mercearia e pega um uai.

CONCEIÇÃO – Tá bom menino, vou lá buscar um litro de leite, e não saia daqui hein. (ela pega a bolsa e sai)

CONCEIÇÃO SAI DE CASA
ALEX A VÊ SAINDO  LIGA O CARRO E ARRANCA, CONCEIÇÃO ATRAVESSA A RUA PARA IR NA PRAÇA, ALEX ACELERA O CARRO, CONCEIÇÃO OUVE O BARULHO DO CARRO SE APROXIMANDO E OLHA PRA TRÁS, ALEX A ATROPELA... CONCEIÇÃO CAI NO CHÃO DESACORDADA.


FOCO EM ALEX

 

Sobre créditos ao som de “favela – Alok”

FIM DE CAPÍTULO

"esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade"

Um comentário:

  1. Capítulo maravilhoso! Vitória embora seja muito má, é uma rainha haha E eu já tô com raiva da Lúcia sem querer denunciar o desgraçado do Tião, aff... Parabéns, Eric. Ansioso pelos próximos!

    ResponderExcluir