De Volta Pra Casa - Capítulo 09



Novela de Eric Carvalho Cattin

Capítulo 009

NO CAPÍTULO ANTERIOR...

MIGUEL COLOCA O VESTIDO DE CONCEIÇÃO DE VOLTA NO LUGAR E VÊ UMA CAIXA, ELE A PEGA E ABRE, AO ABRIR VÊ UM DIÁRIO (instrumental suspense tenso)

MIGUEL – O que é isso? Minha mãe escrevia em um diário? (ele abre o diário e começa a ler)
PAGINA 36 - “Hoje estou muito feliz, talvez seja um dos dias mais felizes de minha vida, estou grávida pela primeira vez Antenor está radiante com a noticia, esperávamos esse filho a muito tempo...”

MIGUEL FOLHEIA O DIÁRIO...

PAGINA 48 – “Hoje acabamos de saber que seremos pais de um menino, e vamos batiza-lo de Miguel, nome de meu pai é uma simples homenagem ao meu querido pai...”

MIGUEL CONTINUA A FOLHEAR...

PAGINA 61 – “Uma grande tristeza nos abala hoje, estou grávida de oito meses e Antenor foi despedido hoje, ele está tão triste como nunca tinha visto antes, está desesperado pois acaba de comprar um berço para Miguel e dividiu em varias prestações, mas se Deus quiser ele irá conseguir outro emprego...”
PAGINA 175 – “Meu Deus que dor e imensa tristeza sinto hoje, não tenho nem lagrimas mais por tanto chorar, Antenor o meu grande amor não aguentou, uma grande fraqueza tomou conta do homem de minha vida, hoje Antenor tirou a própria vida se jogando do viaduto, tudo culpa daquela família, meu grande amor se matou por não ter mais como pagar suas dividas, ficou desesperado ao ver Miguelzinho passando necessidade, os Negrini o demitiu sabendo que tínhamos uma criança prestes a chegar, eles mataram o amor da minha vida, e jamais nunca em minha vida irei perdoa-los!”

MIGUEL (chocado) – Meu pai não morreu em um acidente como minha mãe dizia! Ele se matou, por isso minha mãe tinha tanta raiva da família Negrini, meu pai se matou por ter sido demitido por eles!

MIGUEL FECHA O DIÁRIO

MIGUEL (raiva) – Pode deixar minha mãe e meu pai, vou fazer justiça em nome de vocês! A família Negrini vai ter o que merece, enquanto eu viver farei de tudo para fazer justiça, não descansarei enquanto não pagarem pelo que fizeram a nossa família!

FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO NOVE...

MIGUEL COLOCA O DIÁRIO DE VOLTA NO GUARDA ROUPA, LANA BATE NA PORT E ENTRA

LANA – O que está fazendo ai meu amor? Você está bem?

MIGUEL – Estou sim Lana, vim apenas dar uma olhada no quarto da minha mãe, mas já estava de saída, vamos? (ele a abraça e saem do quarto)

CHEGANDO NA SALA

LANA – Miguel preciso voltar pra casa, amanha levanto cedo pra ir até a Negrini, tenho varias coisas para colocar em dia, esses dias que fiquei viajando atrasou todo meu trabalho.

MIGUEL – Pode ir meu amor, fica tranquila vou ficar bem.

LANA (o beija) – Se precisar de qualquer coisa é só me ligar que venho correndo... Ah e não precisa ir trabalhar por esses dias viu, fica em casa para descansar, eu falo com meu pai.

MIGUEL – Não! Eu vou trabalhar normalmente não posso ficar em casa é pior!

LANA – Bom se prefere assim meu amor, você quem sabe faça o que for melhor pra você. Preciso ir beijo. (ela sai)

MIGUEL FECHA A PORTA (pensativo)

HILDA – Miguel, pode deixar que tomo conta de Joca, pode ir trabalhar normalmente, vou ajudar você a tomar conta de seu irmão.

MIGUEL – Não quero atrapalhar sua vida Hilda, você tem seu trabalho, que alias está começando agora na Negrini, não quero que mude sua vida por nós.

HILDA – Ora que isso Miguel, eu e sua mãe fomos amigas por tantos anos, e também considero vocês como filhos, vi os dois crescerem, farei tudo oq eu for possível e farei com muito prazer, e está decidido Joca ficará la em casa enquanto você estiver no trabalho, e não se fala mais nisso! (risos) Fica bem meu querido vou pra casa porque o Wanderson deve está morrendo de fome, trabalhou até agora coitado nem deu pra ele ir ao enterro.

MIGUEL – Eu sei que não deu pra ele ir, o Espeto é muito responsável né Tia Hilda, eu o entendo vocês é como a gente precisa muito dos empregos e dos salários ele não poderia colocar o emprego em risco.

HILDA – Graças a Deus ele não puxou ao pai né? (risos) Porque aquele vagabundo não queria saber de pegar no batente, mas graças a Deus ele deve ta queimando no inferno essas horas (risos).

MIGUEL (ri) – Ai tia Hilda só a senhora mesmo pra me fazer rir nessas horas.

HILDA – Não quero ver vocês tristes, temos que tocar a vida meu querido, tenho certeza de que a Ceiça está bem e feliz e claro olhando por nós, bom preciso ir se não seu amigo me mata (risos), tchau meu querido fica com Deus. (ela sai)

MIGUEL RESPIRA FUNDO E VAI PARA O QUARTO.

CASA DE VERUSKA – SALA
VERUSKA E CREUZA ACABAM DE COLOCAR AS COISAS NO LUGAR

VERUSKA – Coitadinha daquela senhora né Creuza, tão nova para morrer nem tive tempo de conhece-la melhor, pelo que vi todos por aqui gostavam muito dela.

CREUZA (triste) – Ai eu fiquei muito triste, eu gostei do jeitinho dela. Fiquei sabendo que ela iria se candidatar a primeira prefeita de Pedra Rosa, assim que a comunidade se emancipasse.

VERUSKA – Pois é, coitada não deu, lembro de quando foi a vez da minha mãe partir deixou um buraco enorme no meu peito.

CREUZA – Sua mãe morreu como chefa?

VERUSKA (triste) – Leucemia! Vi minha mãe definhando na cama... Mas não quero falar sobre isso não Creuza, amanhã será a inauguração da minha pensão, e preciso estar maravilhosamente bem, vamos dormir que temos que levantar bem cedinho para a inauguração!

CREUZA – Credo a patroa corta a conversa do nada, eu hein!

VERUSKA – Boa noite Creuza!

CREUZA – Boa noite Dona Veruska. (ela sai)

VERUSKA OLHA PELA JANELA E OBSERVA A PLACA LETREIRO “PENSÃO DA VERUSKA” E SORRI

VERUSKA – Amanhã começo uma nova vida!

CASA HILDA – COZINHA
ESPETO (WANDERSON) JANTA ENQUANTO HILDA LAVA LOUÇAS

ESPETO – E o Miguel mãe como tá? Deve tá arrasado né?

HILDA – Ah meu filho eles estão muito baqueados ainda né, ninguém esperava por isso, mas ele sabe que você não pode ir por conta do seu trabalho.

ESPETO - Fiquei mó grilado de não ter ido ao enterro da Tia Ceiça. Pô, Miguelito é meu parça desde moleque, bem agora na hora que meu parça precisa de um amigo eu não estava lá! Mó vacilo mãe.

HILDA – Para com isso Wanderson, Miguel sabe o motivo de você não ter ido, fica tranquilo meu filho, amanhã você vai lá e da um abraço nele. Vou dormi que estou acabada e amanhã começo na Negrini preciso está bem descansada. Boa noite meu filho.

ESPETO – Boa noite mãe.

HILDA – Ahh e lava seu prato quando terminar hien!

ESPETO – Pode deixar Dona Hilda (risos).

IMAGENS DA PRAIA, ONDAS VÃO E VEM... (som “SISTER – TRACEY THORN”)

AMANHECE...

QUITINETE ALEX
MELISSA ACORDA

MELISSSA (desesperada) – Meu Deus estou atrasada, aquele velho do Olavo vai acabar comigo.

ALEX (abraça ela) – Fica mais um pouco gata, vamos fazer um amorzinho gostoso.

MELISSA (se trocando) – Me solta Alex, levanta você também e vai dar um jeito na sua vida, vai atrás de Vitória pra ver o que vocês farão para separar o casalzinho, vocês estão muito devagar, acha que matando a favelada da mãe dele vão separa-los? Pelo contrário vão uni-los ainda mais! Precisam de ideias que dão resultado como a que vou dar agora.

ALEX – Como assim? Do que está falando que ideia é essa?

MELISSA – Vocês precisam fazer o  gato favelado pegar Lana na cama com outro, no caso você!

ALEX (chocado) – Cara Melissa você é incrível! Por que não pensamos nisso antes?

MELISSA – Porque são dois jumentos, tchau fui... (ela sai)

ALEX – Cara se isso der certo, eu acabo de vez com o romance deles! (ele sorri)


IMAGENS DA FACHADA DA MANSÃO NEGRINI
VITÓRIA TOMA SEU CAFÉ DA MANHÃ, OLAVO PASSA PELA SALA DE JANTAR

VITÓRIA – Que isso Olavo não vai tomar café da manhã?

OLAVO – Desculpe, mas tenho uma cirurgia daqui meia hora, e já estou atrasado, tchau querida (ele a beija e sai)

VITÓRIA – Credo até parece que moro sozinha nessa casa, cadê Lana?

ALFREDO – Saiu bem cedo madame, disse que precisava colocar o trabalho em dia.

VITÓRIA – Bom o jeito é tomar meu café sozinha.

CONSTÂNCIA CHEGA NA SALA

CONSTÂNCIA – Senhora o senhor Alex está na porta, disse que precisa tratar de um assunto de seu interesse.

VITÓRIA – Essa gente não tem educação mesmo, vem a essas horas e sem avisar, mande ele entrar Constância.

CONSTÂNCIA – Sim senhora. (ela sai)

VITÓRIA – Alfredo pode sair, vá até meu quarto e prepare meu banho, Alex deve ser breve, e assim que ele sair quero tomar meu belo banho.

ALFREDO – Sim senhora, com licença. (ele sai)

ALEX CHEGA NA SALA

ALEX – Bom dia Vitória.

VITÓRIA – Bom dia rapaz, o que te traz tão cedo em minha casa, espero que seja muito importante, pois estou no meu desjejum e odeio ser interrompida, vamos diga o que lhe trouxe aqui?

ALFREDO ESCONDE-SE ATRÁS DA PAREDE PARA OUVIR A CONVERSA (instrumental armações)

ALEX (senta-se na mesa) – Tive uma ótima ideia para terminar de vez com o romance de Lana e Miguel.

VITÓRIA (irônica) – Sério? E o que tipo d ideia é essa? Vai agarra-la na frente do favelado? Ou fazer uma declaração de amor em praça publica?

ALEX – Nem um nem o outro, vamos fazer com que o favelado pegue Lana na cama comigo!

ALFREDO FICA CHOCADO!

VITÓRIA (surpresa) – Nossa quanta criatividade, uma flagra bem clichê né Alex, mas que poderá dar certo... Então é isso vamos armar um flagra de vocês dois na cama, para que o favelado pense que Lana o traiu.

ALEX – Isso! Vamos inventar algo aqui na sua casa, e colocamos algo na bebida dela para ela dormir, bom e o resto deixa comigo!

INSTRUMENTAL TANGO MAIS ALTO E VOZES VÃO DIMINUINDO ENQUANTO VÃO PLANEJANDO A ARMAÇÃO...

PEDRA ROSA – INAUGURAÇÃO DA PENSÃO DA VERUSKA
VERUSKA ABRE AS PORTAS (instrumental alegre)

VERUSKA – Pronto Creuza, a partir de agora estamos funcionando, e quero que você faça uma pagina na internet para divulgar nossa pensão! (instrumental cômico)

CREUZA – Como é que é patroa? Pagina na internet? Mas internet não é de computador e essas coisas? Como vou fazer uma pagina? Tem que abrir o computador? Por que se tiver que abrir eu não vou saber fazer isso não patroa, mal sei cozinhar o que dirá mexer nesses troços de computador.

VERUSKA – Não precisa abrir o computador não sua anta! Pagina que eu quis dizer é em uma rede social, uma conta, um perfil essas coisas.

CREUZA – Ah tá agora entendi (risos), mesmo assim não sei não senhora.

VERUSKA (bufa) – Meus senhora da glória,  o que eu fiz pra merecer uma anta como essa?

TIÃO ENTRA NA PENSÃO

VERUSKA – Ai chegou um hospede, vai atender!

CREUZA – Bom dia senhor, vai querer um quarto?

TIÃO (bêbado) – Que quarto o que, vim ver de perto essa pouca vergonha.

VERUSKA – Desculpe, mas não entendi! O senhor está se referindo ao que exatamente?

TIÃO – A você mesmo o invertido! Vim aqui conferir de perto pra ver o que o boiola ai vai oferecer aqui, se é quarto ou garagem do fundo!

VERUSKA (raiava) – O senhor não tem o direito de entrar em meu estabelecimento e me ofender! Saia imediatamente ou chamo a policia!

TIÃO – Estabelecimento? Não sabia que agora o lugar onde se vem para comer viado se chamava estabelecimento!

VERUSKA (parte pra cima dele) – Agora você passou dos limites seu canalha!

TIÃO A SEGURA PELO BRAÇO

TIÃO – Qual é boiola acha que vai me colocar medo? Vira homem rapaz, e pare queimar a imagem da vila com sua presença!

LUCIA ENTRA CORRENDO

LUCIA – Pelo amor de Deus Tião solta ela!

TIÃO – Cala a boca mulher e vai pra casa que lá é seu lugar! Vou dar um corretivo nessa frutinha aqui!

VERUSKA BATE COM A CABEÇA NA CABEÇA DELE, O EMPURRA E DA UM SOCO NA CARA DE TIÃO, QUE CAI NO CHÃO... ELA SE APROXIMA DELE.

VERUSKA (com voz grossa) – Vai querer sair por bem ou vai querer que a frutinha aqui o coloque para fora aos ponta pés?

TIÃO SE LEVANTA COM DIFICULDADE E PARTE PRA CIMA DE VERUSKA

TIÃO – Viado nenhum encosta em mim não!

VERUSKA O PEGA PELA CALÇA O ARRASTA ATÉ O LADO DE FORA DA PENSÃO E O JOGA NA RUA, TIÃO CAI NO CHÃO

VERUSKA (grita) – Espero que uma pessoa imunda como você nunca mais pise em meu estabelecimento, fui clara? Porque se voltar aqui ou me ofender novamente não serei tão relevante como fui agora, levante-se e suma da porta de minha pensão!

TIÃO (se levanta) – Não acha que isso vai ficar assim não! Você não perde por esperar!

LUCIA – Desculpa dona Veruska, meu marido bebeu um pouco demais, fica tranquila que ele não vai mais incomoda-la.

VERUSKA – Eu sei muito bem como é seu marido minha senhora, já não é a primeira vez que presencio uma cena dele, sei muito bem o que a senhora passa dentro e fora de sua casa, da um jeito em sua vida mulher, você é tão linda tão jovem, tenho certeza de que encontrará um homem que lhe faça feliz de verdade.

LUCIA (sem graça) – Obrigado Veruska, e mais uma vez me desculpe. (ela sai)

VERUSKA – Essa ai coitada é uma prisioneira desse crápula.

CREUZA – Mas a patroa arrasou com ele hein, onde aprendeu a lutar assim? Parecia um ninja (faz movimentos ninjas), quero que me ensine (risos). (instrumental cômico)

VERUSKA – Cala a boca Creuza! Vai trabalhar vai!

CREUZA – Ta bommmm... fui...

CASA LUCIA
LUCIA CUIDA DOS FERIMENTOS DE TIÃO

TIÃO – Aquele boiola vai me pagar, quero acabar com ele e toda a raça de viado.

LUCIA – Mas você não tinha nada que ir lá na casa dele ofende-lo né Tião! Você ainda vai se dar muito mal com esse preconceito todo, onde já se viu ir lá pra caçar rolo.

TIÃO – Você não sabe de nada mulher, e sai daqui não preciso de curativo nenhum não, que isso é coisa de frutinha. Vai fazer uma comida que estou com fome.

LUCIA – Vou levar o Anderson na creche e quando eu chegar eu preparo tudo.

TIÃO (bravo) – Não! Primeiro vai fazer alguma coisa pra eu comer antes que eu desconto toda minha raiva em você!

LUCIA SAI DA SALA E VAI PRA COZINHA.
TIÃO OLHA A PENSÃO PELA JANELA E COSPE NO CHÃO.

ANOITECE...
MANSÃO NEGRINI – SALA – LANA CHEGA

VITÓRIA – Boa noite minha filha, quase não a vejo hein?

LANA – Oi mãe, desculpa é que preciso tomar um banho e ir na casa do Miguel, ele precisa de mim. Tive um dia cansativo na clinica, precisei colocar todo meu trabalho em dia.

VITÓRIA – Nossa não vai nem jantar em casa minha filha? Já não toma seu desjejum comigo, não almoça em casa e agora nem jantar mais também? Nem parece que mora nessa casa.

LANA – Drama não combina com você Dona Vitória.

VITÓRIA – Desde que voltou de viagem que é assim, mal lhe vejo dentro dessa casa minha filha, mas não abro mão de jantar comigo pelo menos hoje.

LANA – Ai mãe tudo bem, janto rapinho com você e vou direto pra casa do Miguel, está bem assim?

VITÓRIA (irônica) – Está ótimo minha filha, vai lá tomar seu banho que Constância já já vai colocar a mesa.

LANA VAI PARA O BANHO, VITÓRIA LIGA PARA ALEX

VITÓRIA – Deu certo, venha pra cá o quanto antes, Lana foi para o banho e logo vai descer para jantar. Espero que seu plano corra bem. Venha logo! (ela desliga e sorri) é hoje que seu romancezinho afunda minha filha!

VITÓRIA VAI ATÉ O QUARTO DE VITÓRIA, ELA ABRE A BOLSA DELA E PEGA O CELULAR, ONDE MANDA UMA MENSAGEM DE TEXTO PARA MIGUEL

MENSAGEM – “Oi meu amor, preciso que venha até minha casa, aconteceu uma coisa e preciso que venha aqui imediatamente, beijo Lana”

VITÓRIA SORRI GUARDA O CELULAR DE VOLTA NA BOLSA E SAI.

CASA MIGUEL
MIGUEL RECEBE A MENSAGEM NO CELULAR

MIGUEL (estranha o sms) – Ir lá? Que estranho, o que será que aconteceu? Joca? Joca?

JOCA – Oi Miguel?

MIGUEL – Preciso que fique aqui quietinho, vou dar um pulo na casa da Lana e não demoro ta?

JOCA – Vai lá meu irmão, fico aqui, pode deixar que não saio.

MIGUEL CHAMA UM TAXI E VAI PARA A MANSÃO
MANSÃO NEGRINI – SALA DE JANTAR – VITÓRIA COLOCA SONIFERO NO COPO DE LANA
LANA CHEGA E SENTA-SE A MESA COM VITÓRIA

LANA – Vamos lá mãe peça para Constância servir o jantar logo que preciso sair.

VITÓRIA – Claro minha filha, Constância? Pode trazer o jantar!

ALEX ENTRA NA SALA

LANA – Alex? O que faz aqui?

VITÓRIA – Oi Alex, Lana Alex ficou de me trazer uns documentos que pedi a ele da época que ele trabalhava na Negrini. Senta-se Alex jante conosco.

ALEX – Adoraria.

ALEX SENTA-SE A MESA AO LADO DE LANA

ALGUNS MINUTOS DEPOIS...
LANA COMEÇA A FICAR ZONZA, ALFREDO OBSERVA DE LONGE INCONFORMADO

LANA – Não estou passando bem, acho que vou para meu quarto.

VITÓRIA (sorri) – O que está sentindo minha filha?

LANA – Não sei mãe, estou meio tonta, preciso me deitar.

LANA TENTA SE LEVANTAR E CAI DE VOLTA NA CADEIRA, ALEX A SEGURA

ALEX – Calma deixa que te eu levo até seu quarto. (ele pisca para Vitória)

ALEX PEGA LANA NO COLO E A LEVA PARA O QUARTO ONDE A COLOCA NA CAMA E TIRA TODA A ROUPA DELA E A SUA, ELE DEITA-SE NA CAMA, COLOCA O BRAÇO DELA SOBRE SEU CORPO E SORRI.

MIGUEL CHEGA NA MANSÃO

CONSTÂNCIA – Boa noite senhor Miguel.

MIGUEL – Onde está Lana? Ela está bem?

CONSTÂNCIA – Acho que ela está no quarto, passou mal durante o jantar.

MIGUEL – Posso ir até lá ver como ela está?

CONSTÂNCIA – Claro, vai lá.

MIGUEL PASSA PELA SALA E VÊ VITÓRIA

VITÓRIA (sínica) – Boa noite rapaz!

MIGUEL PASSA POR ELA SEM RESPONDER E VAI ATÉ O QUARTO DE LANA.

VITÓRIA – Vai lá meu querido favelado que você vai ter uma grande surpresa. (sorri)

MIGUEL ABRE A PORTA DO QUARTO, E ENTRA... AO ENTRAR DEPARA-SE COM LANA SEMINUA ABRAÇA A ALEX COMPLETAMENTE NÚ.

MIGUEL (arrasado) – O que é isso?

FOCO EM MIGUEL


Sobe os créditos ao som de “Sister – Tracey Thorn”
  
Fim de capítulo. 

"esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade"

2 comentários:

  1. Uauuuu parabéns capítulo maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  2. Não deixe nada incomodá-lo quando o Dr.EDEDE estiver lá para ajudá-lo a entrar em contato com ele para o seguinte >>>>>>>

    1. Traga seu marido de volta
    2. Traga sua esposa de volta
    3. Traga seu namorado de volta
    4. Traga sua namorada de volta
    5. Ganhe na loteria
    6. Promoção de escritório
    7. Ajude-a a engravidar se ela procurar o fruto do útero.
    8. Cura completa de qualquer tipo de doença.
    9. Compromisso de casamento
    10. Ajude você a ganhar qualquer suíte legal (culpada ou inocente) e entre outras.
    Em resumo, entre em contato com o Dr. EDEDE hoje para quaisquer problemas que o incomodem, porque amanhã pode ser tarde demais ... Não deixe nada incomodá-lo quando o Doutor EDEDE estiver lá para ajudá-lo. Entre em contato com ele hoje através de sua

    email: Ededetemple@gmail.com
             OU
    WhatsApp: + 2 3 3 2 3 5 8 8 7 8 2 5

    ResponderExcluir