Maneiras de Ser - Capítulo 01



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


BRANDON
EVA/ROBERTA
FERNANDO
GISELE

HELOÍSA
JÚLIA
MARIZA
PANDORA
RAYSSA


PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
DIRETORA
ALUNO

CENA 01/ SÃO PAULO/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
Mostrar vários lugares de São Paulo. Até focarmos no parque Ibirapuera onde vemos várias pessoas andando e mexendo no celular, inclusive jovens, CAM foca em celular de alguns mostrando que estão nas redes sociais (Instagram, Snapchat, Twitter e Facebook), até a CAM focar em um celular de um jovem que está mexendo no facebook e aparecer o seguinte post da página da TV HOC, vemos que o post é patrocinado e está escrito a seguinte frase: “Garotos de 16 anos e que gostam do universo da atuação e da TV, façam seu teste agora mesmo se inscrevendo no nosso site e comparecendo a TV HOC para fazer um teste para o protagonista masculino da série Sonhos possíveis que contará com Heloísa Blake como protagonista feminina” e a foto de Heloísa caraterizada como a personagem abaixo da frase.
CORTA PARA:
CENA 02/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INTERIOR/ DIA
Heloísa dormindo, até que o seu despertador começa a despertar, o horário: 6:03. Heloísa então acorda, descabelada e com as olheiras naturais da manhã, ela pega o celular e checa um pouco, até levantar de vez, vemos ela se encaminhar até o seu banheiro.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 03/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE HELOÍSA – BANHEIRO/ INT/ DIA
Heloísa entra e se olha no espelho, já pega rapidamente o estojo de maquiagem e começa a fazer uma maquiagem básica para tampar a olheira, ela também dá uma arrumada básica no cabelo e se olha no espelho mais satisfeita, ela então sorri e sai.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 04/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INTERIOR/ DIA
Heloísa sai do banheiro e deita de novo na cama, ela então pega o seu celular, vemos que ela entra no Instagram e vai direto nos stories onde ela faz uma selfie e posta a seguinte legenda: “Bom dia #Semfiltro”. Heloísa então posta, sorrindo, ela então dá uma olhada no seu perfil para ver o seu número de seguidores.
HELOÍSA                    — (Feliz) 200 mil seguidores (T) Ai meu Deus.
Na felicidade de Heloísa.
CORTA PARA:
CENA 05/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ DIA
Abre no celular de Júlia despertando por conta do despertador, Júlia ignora continua dormindo feito uma pedra com o cabelo todo descabelado e com a pele marcada por conta dos lençóis. Vemos Mariza entrar.
MARIZA                     — (Balança) Júlia, acorda.
Júlia continua dormindo feito uma pedra.
MARIZA                     — (Grita) Júlia, levanta agora dessa cama que você tem aula nesse exato momento, menina.
Júlia acorda no susto.
JÚLIA                          — Meu Deus do céu.
MARIZA                     — Meu Deus do céu digo eu, Júlia (T) é impressionante como você consegue acordar tarde mesmo dormindo cedo e aliás, eu até sei o motivo pelo qual você foi dormir cedo. Por conta da reunião que eu tive com os professores na reunião de pais e mestres ontem à noite, não é mesmo Júlia? (t) você que não é burra, bom, pelo menos não em casa né, porque na escola você conseguiu superar até o Quico do seriado Chaves, né filha?
JÚLIA                          — (Preocupada) Eles entregaram o boletim?
MARIZA                     — Entregaram... E a gente vai conversar sobre esse boletim agora mesmo, se arruma e vai direto pra cozinha porque desta conversa você não escapa, Júlia e anda logo porque hoje eu estou estressadíssima, sem paciência pra nada. Então colabora comigo.
Mariza sai. Júlia olha preocupada.
CORTA PARA:
CENA 06/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE JANTAR/ INTERIOR/ DIA
Pandora tomando café da manhã e mexendo no celular. Heloísa entra já arrumada para a escola e se senta diante dela.
HELOÍSA                    — Bom dia, mãe.
Heloísa começa a se servir, Pandora não escutou por estar concentrada no celular, Heloísa percebe.
HELOÍSA                    — (Repete) Bom dia, mãe.
PANDORA                 — (“Acorda”) Bom dia, filha, desculpa não ter respondido antes é que eu estava dando uma olhada nas notícias de hoje e eu já fiquei impressionada com uma matéria aqui.
HELOÍSA                    — (Colocando café na xícara) Que matéria?
PANDORA                 — Você sabe que eu como juíza tenho que ficar sempre atenta, sempre lendo muito para conseguir lidar com os casos que eu tenho que enfrentar no tribunal, porém tem cada notícia que me deixa totalmente perplexa. Às vezes eu fico sem reação, tipo essa notícia de uma mulher que conseguiu roubar um banco sozinha e ainda por cima fugiu da polícia (pega o celular e entrega para Heloísa) essa Eva Bittencourt.
CAM foca no celular que está na mão de Heloísa e vemos a foto de Eva.
HELOÍSA                    — Isso foi aqui em São Paulo?
PANDORA                 — Não, esse crime aconteceu no Rio de Janeiro, mas ela conseguiu fugir de uma viatura da polícia ainda por cima, e agiu sozinha... Estou perplexa não consigo acreditar até agora, estou até pensando que possa ser fakenews por que essa onde de notícias falsas virou moda de uma maneira geral.
HELOÍSA                    — Mas esse site é confiável, mãe. Duvido que seja fake news. (Devolve o celular; T) Mas vamos mudar de assunto, né? Hoje tem a reunião da série.
PANDORA                 — (Se lembra) Ai filha, eu me esqueci total, vai ser depois da aula, né?
HELOÍSA                    — Vai...
PANDORA                 — Eu não vou conseguir te levar, filha, desculpa... É porque eu tenho duas audiências ainda hoje, quando eu estava casada com o seu pai às coisas eram mais fáceis, né? (T) agora o bonitão tá lá aproveitando em Portugal, né?
HELOÍSA                    — O pai trabalha com vinhos, né mãe? É o trabalho dele fazer essas viagens...
PANDORA                 — E eu sou juíza, ainda por cima ameaçada por bandidos que eu já julguei muitas vezes diante de um tribunal, e ainda por cima sou mãe e cuido de você com todo o cuidado e amor possível e mesmo casada com o seu pai ele nunca te deu uma atenção necessária e nunca cuidou tanto de você como eu cuidei...
HELOÍSA                    — Ai, mãe. Não fica histérica.
PANDORA                 — (Ri) Agora eu sou histérica também? O que mais eu vou ter que ouvir? Porque eu já fui chamada de possessiva, louca e de mal-amada pelo seu pai quando estávamos nos separando e olha que as minhas teorias estavam certas porque ele realmente estava colocando dois pares de chifres na minha testa (t) mas eu ainda vou atrás dos seus direitos, filha. A gente pode ter o dinheiro que for, mas ele ainda é o seu pai e você ainda não é maior de idade, então ele precisa me ajudar a cuidar de você.
HELOÍSA                    — Mãe, esse diálogo todo dia por conta do meu pai já está passando dos limites, parece que você só vive para trabalhar e para falar dele o tempo todo.
PANDORA                 — (Tentando não chorar) Filha, pega um táxi depois da aula para você ir para a reunião da série, ok? (T) vamos, porque eu acho que eu vou acabar me atrasando para a audiência porque de acordo com as notícias está tendo um engarrafamento lá no Vila Mariana que é exatamente o caminho para o lugar que eu vou, mas eu te deixo na escola, tá bom filha? (T) aí depois você pega o táxi.../
HELOÍSA                    — Tá bom, mãe. Eu já entendi, mais tarde nós conversamos melhor.
PANDORA                 — (deixando claro) Nós não temos absolutamente nada para conversar, filha (t) a não ser a respeito da série e da escola. Agora vamos, pega logo o que você tem que pegar e vamos logo para eu te levar pro colégio.
Heloísa pega a mochila e as duas saem.
CORTA PARA:
CENA 07/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA
A televisão ligada no telejornal, a onde vemos a notícia sobre Eva Bittencourt. Mariza e Júlia sentadas ao redor da mesa, a onde não dão moral para a televisão. Mariza segura o boletim de Júlia.
MARIZA                     — Quando a professora regente me entregou o seu boletim na palma da minha mão, Júlia, na hora eu senti que eu queria enterrar a minha cara no chão.
JÚLIA                          — Ai mãe. Que exagero!
MARIZA                     — Exagero? (entrega o boletim pra Júlia) olha as suas notas, Júlia Oliveira.
JÚLIA                          — (Assustada olhando para o seu boletim) Ai mãe, eu não tenho culpa se eu não consigo compreender esses professores sem vontade de ensinar direito os alunos/
MARIZA                     — (Corta) Pode parar de culpar os professores pela sua falta de responsabilidade de estudar tanto em casa quanto na escola, Júlia. Eu estou fazendo de tudo para que você tenha um futuro muito diferente do meu (T) você acha que é fácil servir madame? Acha que é fácil ser empregada doméstica e ainda por cima ouvir desaforo em 90% dos casos? (T) eu quero que você tenha um futuro lindo, filha. Eu quero que você se forme na faculdade e seja alguém. Aliás, eu acho que eu nunca te fiz essa pergunta: qual é a faculdade que você deseja fazer?
JÚLIA                          — Artes cênicas, o meu sonho é ser atriz, mãe. Você sabe disso e estou no teatro eu amo o teatro e me dedico muito por lá.
MARIZA                     — Porém deveria se dedicar na escola também, né Júlia?
JÚLIA                          — É que o teatro é um universo incrível, mãe. Parece que quando eu subo no palco eu estou indo para outra dimensão, eu não sei explicar, mas parece que eu realmente vivo aquela vida que eu estou interpretando, entende? Parece que eu conheço o passado daquele personagem e olha que eu só conheço o presente e o futuro porque está no roteiro (T) e aliás, eu fui escalada para viver a protagonista do próximo espetáculo do teatro: Orgulho e preconceito, viverei Elizabeth Bennet.
MARIZA                     — Será que podemos voltar ao nosso assunto sério chamado Escola?
JÚLIA                          — (olhando o Boletim) Minhas notas nem estão tão ruins assim.
MARIZA                     — (pega o boletim da mão de Júlia) Ah não (lê) Língua Portuguesa: 3,5. Matemática: 4,7. Artes: 10...
JÚLIA                          — Tá vendo um 10/
MARIZA                     — (Continuando) Inglês: 5,9. Geografia: 7,0. História: 1,3 (Olha revoltada) 1,3 em história e ainda por cima quer ser atriz (T) quer que eu continue porque o resto é ladeira abaixo e a diretora disse que você corre o risco de repetir de ano, se é que você já não atingiu esse risco em cheio, né Júlia? (t) agora eu vou deixar uma coisa bem clara pra você, filha: ou você se dedica a escola e se esforce para conseguir boas notas, ou eu não vou mais deixar você ir ao teatro e atuar.
JÚLIA                          — (Surpresa) Mãe?!/
MARIZA                     — (Corta) Pra você ter uma ideia eu não terminei nem o segundo grau porque eu tive que trabalhar cedo, filha... E o seu pai já não está mais entre nós para me ajudar a te educar. Então por favor, aproveite que você já está terminando o ensino médio, falta só um ano e meio já que estamos na metade do ano e você está no segundo ano do ensino médio. (t) Você promete pra mim que vai se dedicar aos estudos a partir de agora?
JÚLIA                          — (Hesita) Prometo.
MARIZA                     — Ótimo. Pode ir agora.
Júlia sai. Mariza reflexiva.
CORTA PARA:
CENA 08/ ESTRADA/ EXTERIOR/ DIA
Vemos um carro passando em alta velocidade e vemos que quem está no volante é nada mais nada menos que: Eva que está com óculos escuros e feliz da vida.
EVA                             — Caramba, eu não acredito!! (Feliz) Eu não acredito que eu consegui fugir da polícia. Caramba, eu tô rica ainda com esse dinheiro que está no porta-malas (T) ai, ai.
Vemos Eva acelerar e ela passa por uma placa escrito: São Paulo – 40 km.
CENA 09/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Vemos Heloísa entrar, Brandon que está em seu skate avista a garota de longe e já vai em sua direção com o skate, ele para bem na frente dela e ela sorri para ele. Os dois se beijam.
BRANDON                 — Eu pensei que você ia faltar hoje, amor.
HELOÍSA                    — Ué, por que eu faltaria?
BRANDON                 — Ontem à noite você me disse que não conseguia parar de pensar na reunião da série e que está ansiosa porque vai viver a protagonista e pi pi pi pó pó pó.
HELOÍSA                    — (Se lembra) Lembrei de uma coisa que eu queria falar com você, Brandon.
BRANDON                 — Boto fé, pode falar
HELOÍSA                    — Então, meu amor. Você não assistiu os meus stories ontem no Instagram?
BRANDON                 — (Sorri) Claro que eu assisti, eu sou fã número 1 da minha namorada.
HELOÍSA                    — Então você viu que eu postei o anúncio que eles estão procurando um protagonista menino de 16 anos pra série e que pode fazer teste lá na TV HOC.
BRANDON                 — Vi... (Pensa e conclui) Deixa eu ver se eu entendi: você quer que eu faça teste para o protagonista, é isso?
HELOÍSA                    — Não é à toa que você tira 9,8 em língua portuguesa, né? Porque você é ótimo em interpretação de texto.
BRANDON                 — (Não quer) Ah, Heloísa... Eu não tenho nenhuma experiência como ator... Você sabe que eu fujo até do teatro escolar...
HELOÍSA                    — Mas pensa, nós seriamos um casal na ficção e na vida real.
BRANDON                 — Ah, Helô... Não, obrigado!! Prefiro o meu skate mesmo, fazer minhas manobras e tal, pode crer?
HELOÍSA                    — E essas gírias agora, hein Brandon? Eu hein... Pior que viralizou né, até eu me peguei falando assim esses dias por conta da convivência.
BRANDON                 — Eu te vejo daqui a pouco, o grupo dos skatistas estão me chamado ali, já venho.
HELOÍSA                    — Tá bom...
Brandon sai. Heloísa continua andando, até Fernando se aproximar dela.
FERNANDO               — Fala sumida.                      
Heloísa abraça Fernando.
HELOÍSA                    — Oi Fernando, quanto tempo hein...
FERNANDO               — Nem conversamos mais direito, né? (t) caímos em salas diferentes, tu no segundo ano A e eu no segundo ano B... Aí nos distanciamos.
HELOÍSA                    — Pois é.
Brandon avista os dois de longe e já olha enciumado.
FERNANDO               — Então, Heloísa. Eu vim te dizer que eu vou fazer teste pro tal protagonista da série que você também vai protagonizar.
HELOÍSA                    — (Sorri; surpresa) Sério?
FERNANDO               — (Sorri) Sério.
Vemos Brandon se aproximando falando:
BRANDON                 — (A Fernando; sério) Como é que é? Você vai fazer teste pra essa série? É isso mesmo que eu ouvi?
Na seriedade de Brandon e na preocupação de Heloísa.
CORTA PARA:
CENA 10/ ESCOLA PÚBLICA/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Júlia entra. Gisele que estava dançando funk com as amigas a avista de longe.
GISELE                        — Olha lá a recalcada. “Vô” lá.
Gisele vai em direção a Júlia.
GISELE                        — Ô Júlia?
JÚLIA                          — (Sem paciência) O que é que você quer, Gisele?
GISELE                        — Eu quero saber porque diacho você estava dando em cima do meu namorado, hein? Você acha que eu não sei que você anda de papinho com ele? Vocês são da mesma sala, aí já veio gente me dizer que você anda empinando essa moral que você não tem pra cima dele.
JÚLIA                          — Quê? O garota eu nem sei quem é o seu namorado e também não me interessa.
GISELE                        — É o Brunão, meu amor. Tu não conhece não?
JÚLIA                          — O Bruno? Ele é seu namorado? Não sabia não... Mas ó, eu posso garantir que você fique despreocupada porque eu não estou dando em cima dele.
GISELE                        — Então tu tá querendo me dizer, véi que a galera que veio me contar, que aliás, foi mais de uma pessoa, para deixar claro foram 10/
JÚLIA                          — (Corta; ri) Caramba, 10 pessoas? Todas elas da minha sala ainda por cima? Gente, praticamente metade da sala de aula.
GISELE                        — Pois é, mano. Isso significa que quem tá mentindo aqui pra mim agora é você!
JÚLIA                          — Cê não bate bem das bolas mesmo, né Gisele? Chega até a ser engraçado você vindo até aqui me dizer isso, em primeiro lugar, eu não pego nem gripe e não estou interessada no namorado de ninguém, até porque o Bruno não é tudo isso/
GISELE                        — Falatório de que quem quer roubar o namorado das outras é assim mesmo!
JÚLIA                          — Não, você é louca. Eu não quero o Bruno e nunca quis e nunca vou querer, nós só fizemos um trabalho em dupla na aula de matemática porque a professora pediu, ok?
GISELE                        — Não sei se eu acredito em você não, hein mano. Tu tem uma cara de piranha!
JÚLIA                          — (Começa a se estressar) Como é que é? Cara de piranha, olha aqui querida, quem fica rebolando até o chão na quadra da escola na frente de todo mundo aqui é você, então vamos deixar claro que a piranha aqui não sou eu, né mesmo?
GISELE                        — Tu tá brincando com fogo, véi. (Aponta o dedo) Tu não se mete comigo que o bagulho comigo é louco.
JÚLIA                          — É melhor você ir encher a paciência de outra pessoa se você não tem o que fazer, Gisele.
GISELE                        — (Grita) Olha aqui sua piranha, eu estou sem paciência hoje, então é melhor você/
Uma multidão começa a chegar em volta.
JÚLIA                          — (Corta) Você se acha a valentona, né Gisele? A garotona que vai fazer um estrago, né? Te liga meu. Para de ficar ouvindo os outros e vai tirar a prova você mesmo, às vezes é a suas amiguinhas que querem roubar o seu namorado.
GISELE                        — O meu macho se garante comigo, tá meu bem? Então fica longe dele.
JÚLIA                          — (ri) eu morro com você, Gisele. Como você é ridícula, eu já disse que eu não tenho e não quero nada com o seu namorado.
GISELE                        — Cala a boca, sua piranha.
Júlia dá um tapa forte na cara de Gisele.
ALUNO                      — (Filmando) Eita, eu não deixava hein...
GISELE                        — (Com a mão no rosto) Tu ficou louca, garota? Tu pirou.
Gisele dá um empurrão em Júlia que dá um passo para trás.
JÚLIA                          — Você me xingou e achou mesmo que eu ia deixar barato?
GISELE                        — Quer que eu soletre piranha o que realmente você é?
JÚLIA                          — E você que mais parece uma garota de programa do que uma dançarina como você mesmo diz ser.
GISELE                        — Agora você me paga.
Gisele dá um tapa na cara de Júlia, que se estressa, as duas começam a brigar feio, com direito a puxões de cabelo e soco, mas a cena deixa claro que Júlia está ganhando a briga, mesmo apanhando também, mas revidando mais forte.
DIRETORA                 — (Aparece) Mas o que é que está acontecendo aqui? Parem de brigar agora.
Gisele e Júlia param de brigar e se levantam.
DIRETORA                 — As duas na minha sala AGORA.
A diretora sai. Gisele e Júlia se entreolham.
CORTA PARA:
CENA 11/  EXTERNA PAULISTA/ EXTERIOR/ DIA
Vemos Eva dirigir o carro, pela locação vemos que ela já está em São Paulo.
EVA                             — Agora é só dar inicio ao meu novo plano.
Na determinação de Eva.
CORTA PARA:
CENA 12/ GARAGEM ABANDONADA/ INTERIOR/ DIA
O carro já estacionado lá dentro, ela trocando a placa e colocando uma nova, ela então pega os documentos originais do carro e compara com o documento falso.
EVA                             — Pronto. (t) parece até um documento real gente.
Agora ela pega os seus documentos pessoais e compara com os documentos falsos, vemos que nos documentos falsos ela está com outro tom de cabelo e com os olhos escuros.
EVA                             — Pô, não acredito que eu vou ter que me livrar dos meus cabelos loiros e dos meus olhos azuis que eu me acho tanto. Fala sério meu (t) fazer o que (Vai até o carro e pega a bolsinha) hora de dar Adeus a Eva Bittencourt.
Eva entra em um banheiro abandonado.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 13/ GARAGEM ABANDONADA/ BANHEIRO/ INTERIOR/ DIA
MÚSICA: SUMMERTIME SADNESS – LANA DEL REY
Eva entra com a bolsa, ela tira de lá uma tesoura, uma tinta de cabelo (a cor: castanho) e lentes de contato que estão em um recipiente. Ela então se olha no espelho e pega a tesoura. O seu cabelo é até a cintura, porém, ela corta na altura do ombro. Depois ela começa a passar a tinta no cabelo e coloca a touca por cima, espera agir e lava, depois coloca as lentes de contato (cor castanho claro) nos olhos. Ela seca o cabelo e se olha no espelho com o novo visual e compara com a identidade falsa que está escrito: Roberta Cooper.
EVA                             — Adeus Eva Bittencourt. Bem vinda Roberta Cooper.
Na alegria de Eva.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 14/ HOTEL DE LUXO/ RECEPÇÃO/ INTERIOR/ DIA
Eva diante da recepcionista bastante elegante e com o novo visual.
EVA                             — Eu gostaria de fazer uma reserva em nome de Roberta Cooper, no caso: eu mesma. (T) eu quero a melhor suíte deste hotel, ah e por favor, champanhe francês não pode faltar!
Eva sorri.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 15/ HOTEL DE LUXO/ SUÍTE DE EVA - BANHEIRO/ INTERIOR/ DIA
Eva tomando um banho na banheira e tomando champanhe e mexendo no celular
EVA                             — (olhando a notícia) A galera achando que eu (Corrige) A Eva agiu sozinha... Ah pelo amor de Deus!
Eva sorri.
EVA                             — Agora eu tenho um novo plano em ação.
CORTA RÁPIDO PARA:
Eva de roupão com um envelope em mãos, vemos ela tirar do envelope um diploma onde diz que Roberta Cooper é formada em matemática.
EVA                             — Prazer, sou Roberta Cooper, professora de matemática e que vai trabalhar no CEI, conquistar o dono do colégio que é riquíssimo e ter uma vida de rainha.
Na determinação de Eva.
CORTA PARA:
CENA 16/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa, Fernando e Brandon.
BRANDON                 — Cê acha que eu não sei que você gosta da minha mina?
HELOÍSA                    — (Revoltada) “Minha mina?”
FERNANDO               — Brandon, olha como você fala.
BRANDON                 — Vai fazer testezinho pra tirar casquinha de Helô que eu sei.
HELOÍSA                    — Brandon, para de ser ridículo. Vem comigo, vamos conversar.
BRANDON                 — (Aponta o dedo pra Fernando) Você acha que eu não percebo como você olha pra Heloísa? Hein? (T) tu tá gamadão nela, mas ela é MINHA NAMORADA (repete) Minha. Fica longe dela, pelo menos uns 10 metros de distancia e faz o favor de não fazer contato visual também, tá ok?
FERNANDO               — E dês de quando você manda em mim, hein Brandon?
HELOÍSA                    — (Puxando Brandon) Vem comigo, Brandon que agora você passou de todos os limites.
Heloísa puxa Brandon para um canto, Fernando sai.
HELOÍSA                    — Eu não sabia que você era tão machista assim não.
BRANDON                 — (Furioso) Tu acha que eu não sei que você é crush do Fernando? Ele tá querendo te pegar, Heloísa.
HELOÍSA                    — (Séria) Ele só vai fazer o teste para a série, Brandon
BRANDON                 — Ele nunca atuou na vida, Heloísa. Ele só vai tentar entrar nessa série porque ele sabe que o personagem vai ser par romântico do seu personagem, cara.
HELOÍSA                    — O que garante que ele vai passar no teste, Brandon? Pelo amor de Deus, para de ser paranoico, esses seus ciúmes possessivos tem me tirado do sério, cara. Pelo amor de Deus.
BRANDON                 — (Pensa) Eu vou fazer teste também.
HELOÍSA                    — (Surpresa) Oi?
BRANDON                 — Isso mesmo que você ouviu, Helô. Eu vou fazer teste para essa série também.
HELOÍSA                    — Brandon, você disse que não ia fazer...
BRANDON                 — Mudei de ideia. As pessoas mudam de ideia, sabia Helô? Você não disse que o meu signo é gêmeos e que eu sou bipolar? Então, vou fazer também, aí tu me dá umas dicas e pá, o papel é meu.
HELOÍSA                    — Tem o perfil, as pessoas até mandam bem mas é o perfil que conta (T) mas eu vou te ajudar. Com uma condição.
BRANDON                 — Que condição?
HELOÍSA                    — Eu não quero mais você que os seus ciúmes possessivos tomem conta do nosso namoro. Parece até que eu sou propriedade sua, parece que você é meu dono (T) o jeito como você falou pro Fernando: “minha mina” (t) eu não sou sua mina, Brandon. Eu não sou de ninguém, ninguém é meu dono e eu quero que você coloque isso na sua cabeça de uma vez por todas (t) porque eu não tolero machismo. A minha mãe foi trocada pelo machismo do meu pai quando ele resolveu trair ela com uma mulher mais jovem (T) mais gostosa segundo ele...
BRANDON                 — Ok/
HELOÍSA                    — (Corta) que seja a última vez que você faça uso do machismo na minha frente e nas minhas costas também. Tá bom, Brandon? Porque uma coisa que eu não aceito é que alguém se sinta superior ao outro por conta do gênero.
BRANDON                 — Tu parece até uma adulta falando.
HELOÍSA                    — Porque a gente já tá dizendo tchauzinho para adolescência daqui há pouco, falta 1 ano e meio para a gente dizer adeus pra escola (T) acho que já está na hora da gente começar a  treinar pra ser adulto.
Heloísa dá um beijo em Brandon.
HELOÍSA                    — Vamos pra sala.
Heloísa e Brandon saem.
CORTA PARA;
CENA 17/ ESCOLA PÚBLICA/ DIRETORIA – FRENTE/ INTERIOR/ DIA
Júlia e Mariza esperando pelo lado de fora.
MARIZA                     — É incrível como você não consegue evoluir, filha. Já estive ontem aqui no colégio por conta das suas notas, agora eu tenho que vir correndo no colégio porque você brigou feito um moleque de rua para todo mundo ver?
JÚLIA                          — A culpa não foi minha. Quantas vezes eu vou ter que dizer que a culpa não foi minha?
MARIZA                     — Vamos ver o que a diretora tem a dizer, né filha? Eu espero que ela não faça o que eu estou pensando que ela fará!
JÚLIA                          — (Preocupada) E o que você acha que ela vai fazer?
A porta da diretoria se abre: Gisele e a mãe dela saem, a diretora aparece na porta.
DIRETORA                 — (À Mariza e Júlia) Podem entrar vocês duas.
Gisele encara Júlia que desvia o olhar. Mariza e Júlia entram na sala da diretora.
CORTA PARA:
CENA 18/ ESCOLA PÚBLICA/ DIRETORIA/ INTERIOR/ DIA
Mariza e Eva diante da diretora.
DIRETORA                 — Ai Júlia, eu sinto muito (T) eu sinto muito mesmo mas você não tem salvação (T) estou olhando aqui o seu histórico e os relatórios dos professores e você é uma péssima aluna, sem contar que quase repetiu de ano no ano passado.
JÚLIA                          — Diretora/...
DIRETORA                 — (Corta) Deixa eu continuar, por favor.
MARIZA                     — Por favor, Júlia, se comporte.
DIRETORA                 — Mariza, eu sinto muito em te chamar aqui mais uma vez, é porque a Júlia é uma aluna complicada e que não faz um mínimo de esforço para mudar esse comportamento forte que ela possui. Porém, eu vou ser obrigada a tomar essa decisão que sempre foi uma punição para os alunos que brigam dentro da escola ou que estejam uniformizados colocando o nome da escola em público.
MARIZA                     — (Preocupada) Que decisão, diretora?
DIRETORA                 — Infelizmente, eu não posso permitir que a Júlia continue estudando nesse colégio.
JÚLIA                          — (Surpresa) Como é que é?
DIRETORA                 — Você está sendo expulsa desse colégio, Júlia. Eu sinto muito, mas eu acho que você já sabia, porque afinal de contas todo aluno que estuda nesse colégio recebe o regimento escolar e lá deixa bem claro a punição em casos de brigas aqui dentro ou lá fora com o uniforme da escola.
Os olhos de Júlia se enchem de lágrimas.
CORTA PARA:
CENA 19/ COLÉGIO CEI/ BANHEIRO FEMININO/ INTERIOR/ DIA
Heloísa entra e se olha no espelho.
HELOÍSA                    — Essa sou eu?
Heloísa pega o demaquilante e tira a maquiagem do rosto. Vemos que o rosto dela é um pouco avermelhado e tem sardas, mas continua linda.
HELOÍSA                    — Essa sou eu.
Rayssa entra.
RAYSSA                     — Heloísa, a galera toda da escola tá comentando que rolou uma discussão do Brandon e do Fernando.
HELOÍSA                    — (Se maquiando novamente) Pior que rolou mesmo. Mas eu já resolvi.
RAYSSA                     — (Admirando Heloísa) Eu sou tão feliz em ter uma melhor amiga tão linda como você (T) eu queria ser como você, Heloísa (T) não aguento mais ser a mais inteligente da sala, sofrer bullying por conta dos meus óculos, por causa da minha aparência...
HELOÍSA                    — (olha para Rayssa) E quem disse que isso é um problema? Você é linda, Rayssa. Você não precisa dar moral para o que os outros pensam de você, claro que precisamos lutar contra o bullying, mas em primeiro lugar devemos colocar a nossa alto-estima lá em cima (T) e quem tem orgulho de ter uma amiga maravilhosa e inteligente como você sou eu. Eu te amo, amiga.
RAYSSA                     — (Sorri) Também te amo, amiga.
As duas se abraçam.
RAYSSA                     — Pena que você caiu no segundo ano A.
HELOÍSA                    — Pena que eu não posso defender você dos trogloditas do segundo B.
RAYSSA                     — Uma hora eu tomo coragem e lido com eles.
HELOÍSA                    — Isso aí, mostre a garota forte que mora dentro de você.
Heloísa e Rayssa saem.
CORTA PARA:
CENA 20/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Júlia e Mariza entram.
MARIZA                     — (Decepcionada) Expulsa do colégio!  
JÚLIA                          — É só estudar em outra escola, ué.
MARIZA                     — Você não está nem um pouquinho envergonhada, Júlia?
JÚLIA                          — A culpa não foi minha. Foi a Gisele que veio me provocar com coisas que não existem, eu nunca dei em cima do feioso do namorada dela.
MARIZA                     — Não reagisse as provocações.
JÚLIA                          — Eu não tenho sangue de barata e muito menos sangue-frio, mãe. Eu não levo desaforo pra casa e não deixo ninguém me humilhar (ri) pelo menos eu deixei a marca da minha mão na cara daquela piriguete de quinta.
MARIZA                     — (Chama atenção) Júlia.
JÚLIA                          — Amanhã a gente vai atrás de outro colégio. Que drama (t) bom, já que não tenho mais nada pra fazer, eu vou estudar minhas cenas para o espetáculo: Orgulho e Preconceito.
Júlia vai sair.
MARIZA                     — Depois desse papelão, a senhorita está proibida de fazer teatro, Júlia.
Reação de Júlia.
JÚLIA                          — Como é que é?
Na surpresa de Júlia.
CLOSE EM JÚLIA
CORTA PARA:

FIM

4 comentários:

  1. Heloísa, filha de Juíza :). Brandon com ciúme de Heloisa. Brandon e Fernando no teste para série para tv. Júlia com nota baixa, briga na escola e expulsa :O Eva roubou banco no Rio de Janeiro, trocou o estilo, cabelo e os olhos. Eva agora é Roberta, professora de matemática e querendo dar mais um golpe no dono da escola. Mariza proibindo Júlia fazer aula de teatro :O

    Parabéns, adorei, bem escrito, ágil e ansioso para segundo capítulo.
    ;)

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  2. "Deixo a marca das minhas maos na cara dela" Amando a Julia,ja Essa Helo n me passou admiracao e nem achei Plausivel a juatificativa dela em ter se ofendido e ter chamado o mamorado de Machista. Por fim uma otima Historia, so nao deixe virar um CASOS DE FAMILIA, e nem muito menos uma MALHACAO Viva a Diferença, acredito no potencial dos envolvidos,estou na torcida e acompanhando essa drama, Sucesso.

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  3. Uma ótima estreia. Parabéns Weslley, muito sucesso!!!

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  4. Passando aqui pra deixar os meus parabéns, Weslley. Adorei muito a sua novela, adorei muito! ❤️ Júlia e Heloísa são duas rainha que, embora tenham seus defeitos, merecem o nosso respeito. Amei muito a estreia. E por incrível que pareça a Eva me chamou muita atenção haha Já estou no aguardo no segundo capítulo! Parabéns! 👏😍

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