Maneiras de Ser - Capítulo 09



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BECK
BRANDON
EVA/ROBERTA
FERNANDO
GIOVANNA
HELOÍSA
IGOR
JOAQUIM
JONAS
JÚLIA
LARISSA

MARINA
MARIZA
MAURÍCIO
NICOLE
PANDORA
VICKI

CENA 01/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Continuação imediata. Heloísa olha para Brandon
HELOÍSA                    — (tentando fugir) Brandon...
BRANDON                 — Heloísa, por favor, me perdoa (T) é tudo o que eu te peço, eu só não me ajoelho por conta da minha fratura na perna, senão... Senão eu me ajoelhava e beijava os teus pés só para ter o seu perdão. Eu realmente estou arrependido de cada palavra que eu te disse naquele dia, daquela proposta naquele dia... Eu realmente não paro de pensar em você e além de ser amor, eu tenho certeza que é peso na consciência.
HELOÍSA                    — Brandon, eu acho melhor a gente conversar outra hora. Eu realmente não tenho condição psicológica para iniciar uma conversa, ainda mais envolvendo esse assunto que infelizmente me machucou muito. E não é assim que as coisas se resolvem: de uma hora pra outra, muito pelo contrário, é algo que leva tempo e eu realmente/...
BRANDON                 — (Corta) Eu já entendi, você quer um tempo pra pensar e tudo mais... Ok, Helô. Eu vou te dar esse tempo, sem problemas, até porque eu ando atropelando tudo mesmo, quase acabei com a vida de nós dois naquele acidente por conta desse ciúme doentio que você mesmo o intitula.
HELOÍSA                    — Porque de fato é um ciúme doentio e eu realmente não consigo acreditar que uma pessoa possa mudar assim do nada, Brandon. Não é fácil transformar água em vinho assim de uma hora pra outra. Eu realmente acredito que será algo que irá levar tempo, então, é melhor a gente dar tempo ao tempo e deixar as coisas rolarem naturalmente, como você mesmo disse: sem atropelar nada como você andou fazendo dês de então.
BRANDON                 — (Compreensível) Mas eu quero deixar claro que eu não vou desistir de você, Heloísa. Muito pelo contrário, eu... Eu vou insistir nisso, porque de fato eu acredito no nosso amor, Heloísa e não vai ser tão fácil assim te tirar da minha cabeça.
HELOÍSA                    — (Lágrima nos olhos) Mas ninguém tá te pedindo pra você me tirar da sua cabeça, Brandon, eu também penso muito em você, eu lembro de todos os nossos momentos juntos, semana que vem mesmo faremos sete meses de namoro, até porque começamos a namorar no inicio do ano e o pedido foi tão romântico, digno de filmes clichês e eu jamais vou me esquecer disso, Brandon, acredito eu que eu nunca vá esquecer
BRANDON                 — Eu também não vou me esquecer do nosso primeiro mês de relacionamento, no aniversário dele, você bem que tentou fazer um macarrão ao molho (ri) mas não deu muito certo, né?
HELOÍSA                    — (ri, limpando as lágrimas) É... Realmente, realmente não deu muito certo, na verdade deu muito errado isso sim, ao invés de ser um delicioso molho branco virou um molho torrado.
Os dois riem. Tempo.
BRANDON                 — Bom, Helô... Eu vou nessa tá legal?
HELOÍSA                    — Eu posso pelo menos te dar um abraço?
BRANDON                 — (Sorri) Claro.
Heloísa se aproxima de Brandon e dá um abraço.
BRANDON                 — Boa sorte na sua série.
HELOÍSA                    — (Sorri) Obrigada.
No momento deles.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 02/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA
Mariza falando ao celular.
MARIZA                     — (ao cel. Encerrando a conversa) Até mais, Geraldo. Tchau.
Júlia entra, Mariza desliga o celular.
JÚLIA                          — (sorridente) Eu tô tão feliz.
MARIZA                     — (Sorri) Ai filha, eu também.
JÚLIA                          — Jura? Faz tempo que eu não te vejo assim: feliz.
MARIZA                     — Talvez eu tenha encontrado alguém para amar novamente.
JÚLIA                          — (Feliz) O Geraldo?
MARIZA                     — (faz que sim) Eu estou parecendo uma adolescente.
As duas riem.
JÚLIA                          — E eu acho que eu de fato estou vivendo a minha adolescência de verdade agora, mãe.
MARIZA                     — (Sorri) Como assim?
JÚLIA                          — Eu beijei meu crush, mãe. O garoto que eu gosto, eu me declarei para ele e eu acho que ele me entendeu (sorri) você não reparou como eu comecei a andar mais arrumada para ir pra escola? Para impressionar ele mãe e pelo visto deu certo.
MARIZA                     — Quer saber de uma coisa, filha? Eu realmente acredito que esse garoto não tenha enxergado o que tem fora de você. Ele com certeza está mais interessado no que tem dentro de você: esse amor todo que você tem pra dar e eu realmente acredito que se for pra ser, vocês terão uma linda jornada juntos. Uma jornada de amor.
JÚLIA                          — (lágrimas nos olhos) Eu realmente espero que a gente de fato tenha uma linda jornada juntos, mãe. Porque eu estou mais apaixonada ainda depois daquele beijo inesperado no meio do corredor, ninguém deu moral, claro. Até porque todo mundo beija, né (T) quer dizer, nem todo mundo, eu mesmo não fazia muito essas coisas porque talvez ninguém nunca havia chamado a minha atenção antes como esse garoto chamou... Eu de fato espero que ele goste de mim assim como eu gosto dele.
MARIZA                     — (Sorri) Se for do destino de vocês dois isso ninguém te tira. Mas agora detalhe, filha: não se entregue demais a esse amor se você realmente sentir que esse garoto não sente o mesmo, você não pode entregar todo amor a quem de fato não o merece, é importante guardar esse sentimento para a pessoa certa caso esse garoto não ocupe oficialmente o cargo de amor da sua vida.
JÚLIA                          — (Sorri) Eu vou tentar, mãe...
Júlia abraça Mariza. As duas sorriem.
CORTA PARA:
CENA 03/ TV HOC/ SALA DE CARACTERIZAÇÃO/ INTERIOR/ DIA
MÚSICA: SIDE EFFECTS – THE CHAINSMOKERS
Vemos o elenco ali.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
A figurinista experimentando as roupas bem patricinhas em Giovanna para a caracterização.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Vitória e Nicole no espelho, a cabelereira fazendo um cabelo estilo hippie nelas.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Jonas e Igor usando as jaquetas de seus personagens, com a figurinista do lado, eles então sorriem.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
O cabelereiro cortando o cabelo de Fernando que sorri ficando satisfeito
Provador fechado, até que ele se abre e Heloísa sai de lá de dentro usando as roupas simples de sua personagem, ela então vai até o espelho e dá uma rodadinha satisfeita com a roupa de sua personagem.
Beck e Maurício entram e aplaudem, assim como todo o elenco, menos Giovanna que revira os olhos.
BECK                           — (A Heloísa) Você está exatamente a Eliza que eu imaginei, Helô. No inicio, uma jovem simples que dará a volta por cima e se tornará uma grande cantora de sucesso.
MAURÍCIO                 — E semana que vem começam as nossas gravações. E aí, gente? Ansiosos.
TODOS                       — Demais.
BECK                           — (Mostrando o refrigerante) Como o meu elenco é menor de idade, eu comprei um refrigerante pra gente brindar.
JONAS                       — (Brinca) Um uísque era melhor, hein.
NICOLE                      — (Ri) Ou uma vodka.
MAURÍCIO                 — (Achando que é brincadeira) Meu elenco é muito divertido mesmo.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Todos brindando com um refrigerante.
MAURÍCIO                 — A nossa série.
TODOS                       — A nossa série.
Fernando olha para Heloísa que desvia o olhar, Giovanna percebe e estranha.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Heloísa em um canto, ela tira uma selfie e posta no instagram stories. Fernando se aproxima
FERNANDO               — (sorri) Oi figura pública.
HELOÍSA                    — (Sorri) Fer.
FERNANDO               — Como você está?
HELOÍSA                    — Ansiosa. Eu confesso, na verdade, eu não vejo a hora (T) sério, eu não vejo a hora disso tudo de começar: as gravações, receber os últimos roteiros, lançar a série, assistir grudada com a família (sorri) sinceramente eu estou em misto de emoções.
FERNANDO               — Acho que todo mundo, né...
Eles ficam quietos por alguns segundos.
HELOÍSA                    — Eu queria te pedir desculpas, Fernando. Foi bom que você se aproximou... Eu acho que eu fui demais quando eu disse que nossa relação deve ser apenas profissional.
FERNANDO               — (criando esperanças) Jura?
HELOÍSA                    — (Sorri) É claro que nós podemos ser amigos também... Lógico que podemos.
Heloísa abraça Fernando que reage triste
HELOÍSA                    — E eu espero que você seja muito feliz com a garota que você deu beijo no corredor do colégio.
Fernando sai do abraço.
FERNANDO               — Você viu eu beijando a Júlia?
HELOÍSA                    — Eu acho que muita gente viu, né Fernando? Afinal de contas foi no meio do corredor com cerca de 1.500 alunos passando ali ao mesmo tempo.
FERNANDO               — Eu acho que eu beijei a Júlia pela força do impacto, sabe? Ela se declarou pra mim e eu acho que ela tem baixa alto-estima sendo que ela é uma menina linda, aí eu falei pra ela se amar mais e um monte de outras coisas, porque de fato ela é uma menina linda.
HELOÍSA                    — Eu sei, eu vi o rosto dela...
FERNANDO               — Mas eu nunca tinha me senti amado por ninguém, mesmo eu tendo consciência das minhas qualidades, até porque eu sei que eu sou bonito, inteligente, estilo e tudo mais... Só que a Júlia não estava olhando isso, ela estava olhando o que tinha dentro de mim, ela sentiu algo especial porque ela se apaixonou antes mesmo da gente se beijar, sendo que antes a gente nunca havia se tocado, apenas trocado meras palavras.
HELOÍSA                    — (Querendo sair do assunto) Entendi.
Beck e Maurício que está com o restante do elenco fazem sinal para que Heloísa e Fernando se aproximem, eles se aproximam e Heloísa fica perto de Giovanna
GIOVANNA               — Quantos namorados você tem garota?
Reação de Heloísa
HELOÍSA                    — Como é que é?
Maurício então com um sorriso no rosto decide dar um aviso ao elenco todo:
MAURÍCIO                 — Então, segunda-feira, às 14:00 em ponto, iremos gravar as nossas primeiras cenas (T) então eu tenho um encontro marcado com a Heloísa e com o Fernando, iremos gravar no parque Ibirapuera e eu quero que vocês venham direto para cá está bem? O restante do elenco já sabem os dias de gravação já que eu mandei o roteiro de gravação para o e-mail de cada um.
HELOÍSA E FER          — Ok.
TODOS                       — Beleza.
CORTA PARA:
CENA 04/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Marina mexendo no tablet. Vicki entra
MARINA                     — Onde você estava?
VICKI                          — (Feliz) Com o Valentim...
MARINA                     — (Sorri) E esse sorriso?
VICKI                          — Eu acho que eu estou descobrindo uma Vicki em mim que eu nunca tinha sido e sinceramente, essa Vicki que eu estou sendo agora é realmente a felicidade imposta dentro de mim.
Vemos Alice descer as escadas falando:
ALICE                          — (Sorri) Quer dizer que você e o Valentim...
VICKI                          — Calma, nós não estamos namorando ainda, pra falar a verdade eu não sei se eu estou a fim de um relacionamento sério na minha vida agora, mas o que eu posso afirmar com toda certeza, minhas manas, é que ele me faz bem.
ALICE                          — Então sua anta, já que ele te faz bem, por que não ficar com ele?
VICKI                          — Eu curto a Vicki nova, mas a outra Vicki continua intacta aqui dentro, pode pah?
ALICE                          — Ai, Vicki... Sério? Desencana dessa Vicki aí e seja essa nova que ela tá bom demais.
VICKI                          — A Vicki nova às vezes me faz parecer infantil e sinceramente é tudo o que eu não quero, já que falta (faz uma distância pequena entre os dedos) isso aqui pra nossa vida adulta (T) eu vou tomar um banho agora, porque eu estou morta de cansaço.
Vicki vai subindo as escadas. Alice e Marina trocam olhares
CORTA PARA:
CENA 05/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ DIA
Júlia pensativa. Até ela escutar o prato se quebrar, ela então se levanta e vai saindo
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 06/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA
Mariza com a mão na cabeça já que está sentindo muita dor. Júlia entra preocupada. Vemos o prato quebrado no chão, já que Mariza estava lavando a louça
JÚLIA                          — Está tudo bem, mãe?
MARIZA                     — (Com muita dor) Só com uma dor aqui na cabeça, mas vai passar.
JÚLIA                          — Mãe eu acho melhor nós irmos ao hospital
MARIZA                     — (Disfarçando) Tá passando. Tá passando, filha (T) passou.
Mariza olha para Júlia
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Júlia e Mariza
JÚLIA                          — Eu realmente me preocupei. Nunca vi você daquele jeito, com tanta dor.
MARIZA                     — O nome é disso é preocupação por conta da casa
JÚLIA                          — E se for algo mais sério? (Preocupada) Uma doença?
MARIZA                     — Vira essa boca pra lá, Júlia. Eu não tenho tempo de ficar doente, estou cheia de trabalho pra fazer, então por favor não complica as coisas.
JÚLIA                          — Mãe, eu realmente estou preocupada com você.
MARIZA                     — E eu já disse que não precisa se preocupar.
Mariza se levanta e sai. Júlia olha sem saber o que dizer
CORTA PARA:
CENA 07/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa entra. Pandora desce as escadas
PANDORA                 — Já voltou?
HELOÍSA                    — Acabou um pouco cedo né?
PANDORA                 — Graças a Deus amanhã é sábado. Assim eu descanso um pouco e coloco a minha mente em dia.
HELOÍSA                    — Mãe, você já começou a usar o Tinder?
PANDORA                 — Que bom que você tocou nesse assunto, filha. Eu vou apagar esse aplicativo porque ele está de enfeite no meu celular/
HELOÍSA                    — (Corta) Mas de jeito nenhum. Você vai usar esse aplicativo e eu vou te ensinar agora.
Pandora sorri e Heloísa olha determinada
CORTA PARA:
CENA 08/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Mostrar vários lugares.
CORTA PARA:
CENA 09/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INTERIOR/ NOITE
Heloísa com o documento do doador do sêmen em mãos. Ela então limpa as lágrimas.
HELOÍSA                    — (Decidida) E se eu... E se eu pudesse encontrá-lo. De alguma maneira, de algum jeito...
Na ideia de Heloísa
CORTA PARA:
CENA 10/ HOTEL DE LUXO/ SUÍTE DE EVA/ INTERIOR/ NOITE
Eva assistindo televisão, quando o seu celular toca, ela imediatamente atende, até porque o contato mostra que é Joaquim que está ligando
EVA                             — (Ao cel.) Joaquim?
JOAQUIM                  — (Off) Roberta...
ALTERAR CENAS: Joaquim em sua suíte na sua mansão
JOAQUIM                  — (Ao cel.) Acho que agora finalmente podemos conversar.
EVA                             — (Ao cel. Fazendo jogo) Não gosto de conversar pelo telefone.
JOAQUIM                  — (off) Eu também não.
Reação de Eva: surpresa
JOAQUIM                  — (Ao cel.) Amanhã você topa jantar comigo em um restaurante?
EVA                             — (Ao cel.) Sim. Eu topo sim, até porque eu/...
JOAQUIM                  — (Ao cel. Corta) Eu confesso que eu achei aquilo muito estranho, por isso eu quero propor esse encontro para que possamos conversar melhor, porque eu confesso que depois de ficar pensando nisso durante o dia, eu concluí que você talvez esteja agindo feito uma adolescente
EVA                             — (Ao cel. Por cima) Você está querendo brincar com os meus sentimentos por acaso, Joaquim? Pois eu já vou deixando claro que não é bem assim que as coisas funcionam, você ouviu bem?
JOAQUIM                  — (Ao cel.) Eu não quero brincar com os seus sentimentos, Eva... É que/...
EVA                             — (Ao cel.) Eu acho melhor a gente continuar essa conversa amanhã, pode ser? Eu realmente estou sem condições pois eu estou morta de cansada (T) então amanhã a gente se encontra e tem uma conversa decente frente a frente, pode ser?
JOAQUIM                  — Claro, claro que sim, Roberta...
EVA                             — Ótimo.
Eva desliga
EVA                             — A vida real não é amadora mesmo...
Na preocupação de Eva.
CORTA PARA:
CENA 11/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ DIA
Júlia falando por vídeo chamada com Larissa que está em sua suíte. Conversa já iniciada
LARISSA                     — Amiga, você arrasou, tem que beijar mesmo o crush e deixar a marca.
As duas riem.
JÚLIA                          — Eu realmente estou me sentindo nas nuvens até agora
LARISSA                     — Até porque você beijou um anjo né, meu amor (T) procurei ele nas redes sociais e ele não é de se jogar fora não, hein amiga
JÚLIA                          — (Ri) Mas ele não é mesmo, eu sei disso.
LARISSA                     — Ai amiga, eu estou enfrentando a maior barra, o meu colégio tá exigindo um monte de coisas desnecessárias, meus pais querem me mudar de colégio.
JÚLIA                          — Você devia se animar, os seus pais tem uma ótima condição financeira, é verídico que eles queiram te colocar em um colégio melhor e o colégio melhor seria o colégio onde eu consegui a bolsa.
LARISSA                     — (Sorri) Verdade, já pensou eu no colégio CEI? Cara, eu ia amar estudar com você (T) a gente está no mesmo ano não tem erro
JÚLIA                          — Exatamente, ia ser uma palinha pro que vem por aí.
LARISSA                     — E sua mãe? Como ela está?
JÚLIA                          — Pra dizer a verdade, a gente tá enfrentando uma barra bem difícil, miga... Eu realmente estou preocupada, porque a minha mãe está tendo dores de cabeça forte e ela acredita que seja por conta dessa preocupação envolvendo um problema sério
LARISSA                     — E que problema sério é esse?
JÚLIA                          — A gente tem 30 dias pra procurar outro lugar pra morar, porque o dono simplesmente decidiu que vai vender a casa
LARISSA                     — Que canalha!
JÚLIA                          — (preocupada) Agora a gente não sabe o que fazer.
LARISSA                     — Calma, vai dar tudo certo.
JÚLIA                          — Eu espero mesmo, porque eu realmente perdi todas as esperanças...
LARISSA                     — Miga, calma, relaxa mano, vai dar tudo certo... (T) amiga, eu vou desligar porque eu vou jantar, mas continua mandando mensagens no Whatsapp.
JÚLIA                          — Pode deixar. Beijos.
Desligam. Júlia se levanta teclando e vai andando.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 12/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA
Júlia entra e se depara com a mãe desmaiada no chão, ela então se aproxima preocupada
JÚLIA                          — (Sacudindo a mãe) Fala comigo, mãe. Pelo amor de Deus, fala comigo.
No desespero de Júlia.
CLOSE EM JÚLIA
CORTA PARA:

FIM

Um comentário:

  1. Capítulo forte e intenso! A conversa entre a Heloísa e o Brandon no começo foi legal, nos deixa na dúvida se o Brandon está ou não realmente arrependido. A última cena foi bem emocionante também, coitada da Júlia. Parabéns pelo capítulo, Weslley. Cada vez melhor!

    ResponderExcluir