Maneiras de Ser - Capítulo 19



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BECK
BEN
EVA/ROBERTA
FELIPE
FERNANDO
GERALDO
HELOÍSA
JOAQUIM
JÚLIA
MARINA
MARIZA
MAURÍCIO
PANDORA
ROGER
VICKI

CENA 01/ HOSPITAL/ QUARTO DE MARIZA/ INTERIOR/ DIA
Continuação imediata da última cena do cap anterior. Geraldo se senta diante de Mariza.
GERALDO                — Eu não devia ter mentido, eu/...
MARIZA                   — (T; Direta) Vamos recomeçar do zero. Eu quero esquecer essa história de mentira, de que você era rico, eu quero esquecer desses problemas. Na verdade, eu quero esquecer de todos os meus problemas, cada um deles, sem exceção. Pois depois dessa cirurgia, eu estou sentindo que eu renasci (T; Coloca a mão na cabeça) meus cabelos mesmo serão renovados, 100% naturais agora, já que eu tive que raspar pra operação.
GERALDO                — Continua linda. E eu quero fazer parte disso com você, Mariza. Eu quero recomeçar. Do zero. Sem mentiras e sem segredos.
MARIZA                   — Vai ser um relacionamento feliz.
Os dois se beijam.
CORTA PARA:
CENA 02/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece.
CORTA PARA:
CENA 03/ APARTAMENTO DE EVA/ SALA DE ESTAR/ INT/ NOITE
Eva atendendo ao celular. Joaquim na linha.
EVA                           — (T; Ao cel.) Oi, meu amor.
JOAQUIM                 — (Off) Roberta, meu bem. O que você acha de você vir jantar aqui hoje? Agora!!
EVA                           — (T; Ao cel.; ri) Assim? Em cima da hora?
JOAQUIM                 — (Off) Agora são 19:00h, é cedo ainda, nosso jantar está marcado para às 21:00h aqui em casa.
EVA                           — (T; Ao cel.) Então você vai vir me buscar?
JOAQUIM                 — (Off) Vou.
EVA                           — (T; Ao cel.) Okay, beijo.
Eva desliga.
CORTA PARA:
CENA 04/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INT/ NOITE
Pandora e Heloísa descendo as escadas.
PANDORA                — Vamos lá visitar a Mariza e depois a gente vai jantar fora.
HELOÍSA                  — Para onde a gente vai?
PANDORA                — Comida italiana hoje. Eu preciso muito.
HELOÍSA                  — Tá bom então, como você preferir.
Heloísa e Pandora saem.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 05/ HOSPITAL/ CORREDOR/ INTERIOR/ NOITE
Pandora e Heloísa indo até ao guardinha.
PANDORA                — Quarto 251, paciente Mariza.
GUARDINHA           — É uma por vez, no momento a filha tá lá.
HELOÍSA                  — Pode ir primeiro, mãe, quando a Júlia voltar.
PANDORA                — (T; Sorri) Está bem, filha.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 06/ HOSPITAL/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ NOITE
Heloísa sentada mexendo no celular na rede social: Twitter. Júlia entra e Heloísa olha.
HELOÍSA                  — Como é que ela está?
JÚLIA                        — Ela está bem agora, Helô. Ela é uma guerreira.
HELOÍSA                  — (T; Sorri) Dês de sempre.
JÚLIA                        — E a sua investigação com a Roberta?
HELOÍSA                  — Eu parei e você?
JÚLIA                        — Eu parei também.
HELOÍSA                  — É... Acho que as provas nos atrapalharam muito...
JÚLIA                        — Por que a gente precisa tanto de provas para desmascarar a Roberta?
HELOÍSA                  — Porque ela pode ser apenas parecida, talvez ela não seja a Eva, entende? Vai que é uma irmã gêmea também.
JÚLIA                        — (T; Ri) É vai que é.
HELOÍSA                  — Pois é.
Silêncio. Sem assunto pra puxar.
JÚLIA                        — E você? Como está depois de ter terminado com o Brandon?
HELOÍSA                  — Pra ser bem sincera: mais leve. Com menos culpa. Mais feliz por saber que não estou enganando outra pessoa com um falso amor.
JÚLIA                        — (T; Surpresa) Falso amor?
HELOÍSA                  — Eu não amava ele, Júlia (T) quer dizer, eu já amei, mas esse amor todo acabou e foi transmitido para outro alguém.
JÚLIA                        — (T; Curiosa) Pra quem?
Nesse momento a porta se abre: Fernando entra, olha sorrindo para Júlia e fica surpreso ao ver Heloísa ali. Tempo.
CORTA PARA:
CENA 07/ HOSPITAL/ QUARTO DE MARIZA/ INTERIOR/ NOITE
Pandora e Mariza conversando.
MARIZA                   — Pandora, eu estou tão feliz que você veio.
PANDORA                — Você faz parte da minha família, acha mesmo que eu ia te deixar pra trás? Você é muito mais que uma funcionário, Mariza, você é como se fosse parte da minha vida e da vida da Helô.
MARIZA                   — Ai, Pandora, assim eu vou ficar emocionada.
PANDORA                — Agora você vai descansar e eu faço questão de arcar com os remédios e com o que você precisar.
MARIZA                   — Que isso, Pandora.
PANDORA                — Eu faço questão, Mariza.
MARIZA                   — (T; Feliz) Obrigada, Pandora.
PANDORA                — Conte comigo pra tudo.
As duas sorriem. Amigas.
CORTA PARA:
CENA 08/ APARTAMENTO DE EVA/ SALA DE ESTAR/ INT/ NOITE
Eva elegante abre a porta, Joaquim entra surpreso.
EVA                           — (T; Surpresa) Você não vai nem me dar um beijo
JOAQUIM                 — Desculpa, meu amor.
Joaquim dá um beijo em Eva.
JOAQUIM                 — (T; Surpreso) Essa é a sua casa? Como você conseguiu comprar um apartamento desses ainda mais aqui no Morumbi com o seu salário de professora?
Reação de Eva.
CORTA PARA:
CENA 09/ HOSPITAL/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ NOITE
Fernando entra, Heloísa e Júlia sentadas, Júlia se levanta e o beija, Heloísa desvia o olhar.
FERNANDO             — Tudo bem, Helô?
Helô faz que sim.
HELOÍSA                  — Tudo.
JÚLIA                        — A Heloísa e a Pandora dela vieram visitar a minha mãe! A Pandora está com ela neste momento.
FERNANDO             — Eu vim te dar um oi.
JÚLIA                        — (T; Sorri) Obrigada.
HELOÍSA                  — Já tem previsão de alta pra sua mãe, Fernando?
JÚLIA                        — (t; Ri) Fernando?
HELOÍSA                  — (T; Corrige, nervosa) Júlia, eu quis dizer Júlia, desculpa.
JÚLIA                        — Tá tudo bem, relaxa. (T) O doutor disse que ela vai ficar em observação
HELOÍSA                  — Entendi.
Pandora entra.
HELOÍSA                  — Eu vou lá
Heloísa sai rapidamente. Pandora surpresa
PANDORA                — Caramba que pressa!
Pandora ri. Fernando pensativa, Júlia estranhando.
CORTA PARA:
CENA 10/ APARTAMENTO DE EVA/ SALA DE ESTAR/ INT/ NOITE
Eva sorri, Joaquim surpreso.
EVA                           — Amor, esse apartamento foi o meu pai que me deu de presente, é dele. Ele é fazendeiro muito bem-sucedido e eu sou apenas uma professora.
JOAQUIM                 — (T; Sorri; acredita) Ah sim, entendi.
EVA                           — (T; Dá uma rodadinha) Eu estou pronta.
JOAQUIM                 — Tá linda.
Joaquim beija Eva.
JOAQUIM                 — Vamos?
EVA                           — Eu só vou pegar minha bolsa que eu esqueci no meu quarto.
Eva vai no seu quarto, Joaquim fica olhando pelo teto, Eva volta com a bolsa.
EVA                           — Vamos.
Os dois saem.
CORTA PARA:
CENA 11/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SALA DE JANTAR/ INT/ NOITE
Vicki, Beck, Alice, Marina e Maurício sentados ao redor da mesa.
MAURÍCIO               — Amanhã termina às gravações do primeiro bloco de capítulos.
BECK                         — (T; Ansiosa) E o segundo bloco terá cenas em/...
MAURÍCIO               — (T; Corta) Beck, quieta, as meninas aqui são amigas de algumas pessoas do elenco
VICKI                        — A gente não vai falar nada, desembucha logo.
BECK                         — Não faz isso, Vicki, senão eu conto mesmo.
ALICE                        — Pode falar, mãe, a gente não vai contar nada pra Helô, nem pro Fernando e nem pra Vitória.
BECK                         — É que o segundo bloco de capítulos que o elenco ainda não recebeu terá cenas em Fortaleza.
MARINA                   — Caramba, que chique, até eu quero ir.
ALICE                        — Vocês vão pedir aprovação pra escola?
MAURÍCIO               — Não será preciso, serão três dias de gravação em Fortaleza, então só faltarão na sexta-feira, já que sábado e domingo eles não estudam.
BECK                         — As cenas em Fortaleza serão lindas, principalmente pra Heloísa e o Fernando com seus respectivos papéis.
MARINA                   — Então tá a gente vai guardar segredo.
BECK                         — Melhor assim.
Eles voltam a jantar.
CORTA PARA:
CENA 12/ HOSPITAL/ QUARTO DE MARIZA/ INTERIOR/ NOITE
Heloísa e Mariza conversando.
MARIZA                   — Até você veio, Helô.
HELOÍSA                  — (T; Sorri) Você acha mesmo que eu ia deixar a minha Mariza aqui sem minha visita?
MARIZA                   — Eu estou tão feliz que você está aqui e ainda por cima está fazendo amizade com a Júlia.
HELOÍSA                  — Aos pouquinhos estamos sendo amigas, Mari.
MARIZA                   — Ai que bom, Heloísa. E como estão as gravações da série, Helô?
HELOÍSA                  — Estão indo bem, acredito que em torno de um mês a gente termina de gravar.
MARIZA                   — Então boa sorte pra você.
HELOÍSA                  — Obrigada.
Heloísa abraça Mariza.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 13/ HOSPITAL/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ NOITE
Heloísa entra. Pandora, Júlia e Fernando ali.
HELOÍSA                  — Vamos, mãe?
PANDORA                — (T; Se levanta) Vamos que nós temos que jantar ainda
HELOÍSA                  — Então vamos! (T; A Júlia e Fernando) Até mais.
Júlia e Fernando retribuem. Heloísa e Pandora saem.
JÚLIA                        — (T; Com ciúmes) Você viu como a Heloísa olha pra você?
FERNANDO             — De novo isso, Júlia?
JÚLIA                        — Eu estou insistindo de novo, porque a gente estava tendo uma conversa mais cedo, tá? Ela terminou com o Brandon e ela mesma me disse que a razão do término foi um motivo bem avassalador: um novo amor.
FERNANDO             — (T; Preocupado) E ela revelou nomes?
JÚLIA                        — Revelou sim, mas sem ela saber, ela revelou com o olhar, Fernando. Ela revelou com gestos, sem mesmo notar, eu sabia muito bem de quem ela estava falando no decorrer daquela conversa, ela estava falando de você, Fernando. Ela está apaixonada por você.
Fernando fica quieto.
JÚLIA                        — Por que eu não consigo ver surpresa nos seus olhos? Nem em sua expressão?
FERNANDO             — Porque você não está errada, Júlia. Ela realmente está apaixonada por mim.
Júlia levanta revoltada.
JÚLIA                        — Eu sabia! Eu sabia! E ela ainda tem a audácia de querer ser minha amiga?
FERNANDO             — Júlia, entende pelo amor de Deus, que ela não escolheu isso, ela preferia mil vezes ser apaixonado pelo Brandon.
JÚLIA                        — E por que ela não tenta? Porque fica insistindo em você que tem namorada? No caso eu sou a namorada que você diz amar.
FERNANDO             — Fala baixo, Júlia. Fala baixo que nós estamos em um hospital. E é claro que eu te amo, quantas vezes eu vou ter que repetir?
JÚLIA                        — (T; Lágrimas escorrendo) Até eu acreditar, Fernando. Enquanto eu não acreditar não tem santo que resolva, não tem palavras que façam eu mudar de ideia. Eu preciso sentir e eu não sinto o seu amor por mim.
FERNANDO             — (T; Deixa escapar uma lágrima) Isso é coisa da sua cabeça, Júlia.
JÚLIA                        — Talvez seja mesmo, talvez eu esteja ficando ciumenta demais, mas uma coisa é certa, eu estava corretíssima na minha paranoia da Helô ser apaixonada por você, agora eu estou paránoica com essa história de você não me amar, será que é possível acertar duas vezes?
FERNANDO             — Júlia, vamos conversar quando você estiver mais calma?
JÚLIA                        — (T; Compreende) Vai ser melhor mesmo.
Júlia sai. Fernando fica preocupado.
CORTA PARA:
CENA 14/ MANSÃO DE JOAQUIM/ SALA DE JANTAR/ INT/ NOITE
Eva e Joaquim entram, vemos Ben sentado esperando por eles.
EVA                           — (T; Sorridente) Ben...
BEN                           — (T; Corta) Não precisa bancar a boadrasta, Roberta.
EVA                           — (T; Sorri; falsa) Ah, Ben, você sabe que eu quero ser mais sua madrasta, eu quero ser uma companhia amiga.
Ben ignora. Joaquim e Eva se sentam.
BEN                           — Isso aqui vai virar um pedido de noivado? Vai colocar um anel no dedo da minha professora?
JOAQUIM                 — Ben, já chega, você está passando dos limites.
BEN                           — Eu realmente não sei o que pensar desse jantar
JOAQUIM                 — É um jantar para apresentar a Roberta como minha namorada.
EVA                           — (T; Sorri) Não está gostando disso, Ben?
BEN                           — Que tipo de conversa é esse? Parece que estamos cuspindo meia-dúzia de palavras, sem ao menos uma fazer sentido.
EVA                           — Eu acho melhor eu ir embora.
BEN                           — Roberta, não precisa disso. Eu mesmo saio.
Ben sai. Eva olha preocupada para Joaquim.
EVA                           — O seu filho não gosta de mim.
JOAQUIM                 — Ele vai ter que te aceitar, de uma maneira ou de outra.
Eva fica pensativa.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 15/ APARTAMENTO DE EVA/ SALA DE ESTAR/ INT/ NOITE
Eva entra revoltada e pensativa.
EVA                           — Eu preciso da confiança do Ben, eu preciso que esse casamento aconteça!!
Na determinação de Eva.
CORTA PARA:
CENA 16/ RESTAURANTE ITALIANO/ SALÃO/ INTERIOR/ NOITE
Heloísa e Pandora jantando comida italiana.
PANDORA                — Eu não sabia que o Fernando namorava a filha da Mariza.
HELOÍSA                  — Eu te falei isso, mãe (T; Tenta se lembrar) na verdade eu não sei se falei.
PANDORA                — Eu conheço quando você fica tocada com alguma coisa, filha. Por acaso o Fernando é o tal garoto que você está apaixonada filha?
HELOÍSA                  — (T; Preocupada) Por favor não me julgue!
PANDORA                — Eu não vou te julgar.
HELOÍSA                  — Eu juro, se eu pudesse eu desapaixonada na hora. Mas quem é que manda no coração? (T) eu não consigo tirar ele da minha cabeça, mãe e eu sei que ele está com a Júlia, mas isso não tem condição.
PANDORA                — Mas como isso foi acontecer?
HELOÍSA                  — Quando eu tinha terminado com o Brandon, ele me procurou e me beijou, mãe (T) dês daquele dia eu senti algo estranho, no inicio eu pensei que era uma sensação estranha, tanto que eu pedi pra ele se afastar, mas depois eu conclui que era amor. Que eu estava apaixonada por ele.
PANDORA                — Caramba, Heloísa.
HELOÍSA                  — E agora eu não sei o que eu faço pra mudar essa página, e ainda tem essa série que só nos deixa mais próximos. Eu realmente estou preocupada, não sei o que fazer.
PANDORA                — Pensa com calma, filha. Você vai achar uma solução.
HELOÍSA                  — (T; Prossegue) E o pior mãe, é que eu sinto que ele sente alguma coisa por mim, o mais doido ainda é que eu sinto a mesma conexão que ele. Na verdade, eu sei o que ele sente: ele me ama também, mas o que eu posso fazer se ele nega!
PANDORA                — (T; Preocupada) E tem a Júlia nessa história.
HELOÍSA                  — Mas também tinha o Brandon e eu preferi não vaze-lo sofrer. Será que o Fernando não percebe que ele vai fazer a Júlia sofrer namorando-a sendo que ele me ama?
PANDORA                — E se você estiver se iludindo.
HELOÍSA                  — Palavras podem ser muito bem manipuladas, mãe. Agora sentimentos, sentimentos não podem de maneira nenhuma. É uma questão de sentir. É uma questão de se conectar e viver.
PANDORA                — Ai, Helô... Tô preocupada!!
HELOÍSA                  — Se o Fernando não quiser enfrentar tudo isso, mãe, o que me resta é tentar esquecê-lo e fazer com que o meu pensamento sobre ele seja extinto para todo sempre.
Heloísa segura a mão de Pandora.
CORTA PARA:
CENA 17/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece.
CORTA PARA:
CENA 18/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa entra, andando, até que uma voz chama a sua atenção:
FERNANDO             — (Off) Heloísa?
Heloísa para e se vira é Fernando ali que se aproxima.
HELOÍSA                  — Fernando.
FERNANDO             — Helô? Será que nós podemos conversar?
Heloísa olha indecisa.
HELOÍSA                  — Fernando, eu/...
FERNANDO             — Heloísa, vamos conversar e colocar um ponto final de vez nessa história, para que eu não precise mais repetir nenhuma palavra!!
Heloísa olha assustada.
CLOSE EM HELOÍSA
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário