Maneiras de Ser - Capítulo 21



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


BECK
CRIS
EVA/ROBERTA
FELIPE
FERNANDO
GIOVANNA
HELOÍSA
IGOR
JONAS
JÚLIA
LARISSA
MARIZA
MAURÍCIO
NICOLE
PANDORA
ROGER
VITÓRIA

CENA 01/ HOSPITAL/ QUARTO DE MARIZA/ INTERIOR/ DIA
Júlia entra. Mariza sorri.
JÚLIA                        — O Geraldo acabou de ir embora...
MARIZA                   — Você demorou, filha.
JÚLIA                        — Estava ocupada resolvendo uma dúvida minha com a minha professora de matemática.
MARIZA                   — Entendi.
JÚLIA                        — Mas como você está?
MARIZA                   — Estou bem, filha. Eu vou ganhar alta amanhã, está tudo ótimo comigo agora.
JÚLIA                        — (T; Aliviada) Graças a Deus.
MARIZA                   — (T; Triste) Mas eu estou com a minha alta estima tão baixa, filha, com esse cabelo raspado pra fazer a cirurgia.
JÚLIA                        — Relaxa, mãe. Eles crescerão de novo, mais lindos e brilhantes.
MARIZA                   — (T; Sorri) Obrigada. Te amo tanto, filha.
JÚLIA                        — Eu também te amo.
Júlia abraça Mariza.
CORTA PARA:
CENA 02/ TV HOC/ SALA DE REUNIÃO/ INTERIOR/DIA
Heloísa entra. Giovanna, Maurício, Beck, Fernando, Vitória, Nicole, Jonas e Igor ali, sem falar no resto do elenco que na novela são figurantes.
HELOÍSA                  — Com licença.
MAURÍCIO               — Entra, Helô. Se senta.
Heloísa se senta.
GIOVANNA             — (T; Para si) Como sempre atrasada.
Jonas observando Heloísa de longe, comenta com Fernando
JONAS                       — Eu nunca tinha reparado como a Heloísa é tão bonita.
FERNANDO             — Vamos ficar em silencio que o Maurício quer fazer uma reunião.
MAURÍCIO               — Boa tarde, hoje eu quero fazer essa reunião com vocês porquê terminamos de gravar o primeiro bloco inteiro, os primeiros cinco capítulos estão totalmente gravados.
Todos aplaudem.
BECK                         — Estou ansiosa pra ver o resultado.
IGOR                          — Tá ficando lindo, Beck.
BECK                         — Espero mesmo.
MAURÍCIO               — Hoje pela manhã eu mandei o segundo bloco, vocês com certeza ainda não viram porque estavam no colégio estudando, mas a questão é a seguinte: teremos cenas em Fortaleza e gravaremos em Fortaleza, por isso eu vou citar o nome do elenco que irá para Fortaleza comigo neste fim de semana incluindo sexta-feira.
HELOÍSA                  — (T; Animada; surpresa) Fortaleza? Caramba, vai ser demais.
MAURÍCIO               — Vai ser incrível, Helô (T; Lê no papel) quem irá para Fortaleza será: Heloísa, Giovanna, Igor, Jonas, Vitória, Nicole e Fernando.
Reação de Fernando: preocupado.
MAURÍCIO               — Eu já conversei com o colégio de vocês que vocês faltarão sexta-feira e está tudo combinado (T) então preparem-se para uma viagem incrível.
Todos felizes. Menos Fernando que está preocupado
JÚLIA                        — (Off) Fortaleza?
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 03/ HOSPITAL/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ DIA
Júlia diante de Fernando.
JÚLIA                        — (T; Séria) Você vai pra Fortaleza pra gravar com a Heloísa?
FERNANDO             — Metade do elenco vai, Júlia. Não é só a Helô
JÚLIA                        — (T; Enciumada; completa) Heloísa. Helô é muita intimidade, intimidade que você mesmo cortou com ela, dizendo que a amizade de vocês acabaram. Então que assim seja, a começar pelos apelidos carinhosos.
FERNANDO             — Mas vai todo o elenco, Júlia e serão apenas três dias.
JÚLIA                        — Como se esse apenas não fosse causar grandes acontecimentos?
FERNANDO             — Você não confia em mim, Júlia?
JÚLIA                        — (T; Direta) Em você eu confio. Eu não confio na Heloísa.
FERNANDO             — A Heloísa respeita totalmente a situação, Júlia, não complica as coisas. Eu já me afastei dela, só temos uma relação profissional e só vamos gravar em outro lugar. Porque faríamos algo longe sendo que poderíamos fazer aqui?
JÚLIA                        — Porque estamos no mesmo espaço. No mesmo lugar.
FERNANDO             — E a confiança, Júlia?
JÚLIA                        — Eu já disse que eu confio em você, mas não confio nela. Mas ok, eu não estou brava, ok? Eu só estou incomodada porque ela vai.
FERNANDO             — Você está sendo injusta com o meu trabalho.
JÚLIA                        — (T; Entende; compreensiva) É, Fernando. Você tem razão. É o seu trabalho e você já se afastou da Helô, eu estou sendo histérica e ciumenta, de novo... (T) Desculpa.
FERNANDO             — Tudo bem!
Fernando e Júlia se abraçam.
CORTA PARA:
CENA 04/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece.
CORTA PARA:
CENA 05/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE PANDORA/ INT/ NOITE
Pandora elegante e bonita diante do espelho, Heloísa avaliando a situação.
HELOÍSA                  — Mãe, você está linda para o seu primeiro encontro com alguém do Tinder.
PANDORA                — Primeiro e espero que o último, porque você sabe que eu gosto de relacionamentos sérios.
HELOÍSA                  — Mas se esse não der certo, você tem outras chances de ter um relacionamento sério, o Tinder é pra todo tipo de gente, gente que gosta de coisas sérias, gente que gosta de curtir o momento apenas, gente LGBTQ e tudo mais.
PANDORA                — Eu espero que eu tenha sorte e já encontre alguém que queira algo comigo sério, ou seja, categoria pessoas sérias.
HELOÍSA                  — Vamos ver, né dona Pandora.
Pandora sorri.
CORTA PARA:
CENA 06/ CASA DE ROGER/ QUARTO/ INTERIOR/ NOITE
Roger arrumado diante do espelho. Larissa, Felipe e Cris ali com ele, vemos Cris meio deprimida.
LARISSA                   — Roger do céu, você tá um gato para o seu jantar com a par.
ROGER                      — A Júlia e o Miguel não quiseram vir ajudar?
LARISSA                   — O Miguel com certeza, já a Júlia está cuidando da mãe dela.
FELIPE                      — E eu pensei que a Cris não ia vir.
CRIS                           — (T; Disfarça com um sorriso) Eu estou melhor agora da minha virose.
LARISSA                   — (T; A Cris) Depois eu quero conversar com você, amiga.
ROGER                      — E aí gente estou bem?
LARISSA                   — Tá um gato, Roger. Ela vai ficar caidinha.
FELIPE                      — Então tá tudo pronto.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 07/ RESTAURANTE/ SALÃO/ INTERIOR/ NOITE
Roger entrando, ele com o celular na mão, ele então avista Pandora de longe e compara com a da foto, ele então se aproxima dela.
ROGER                      — Pandora?
PANDORA                — (T; Sorri) Roger.
Ela se levanta e os dois se abraçam.
ROGER                      — (T; Observa Pandora) Você é exatamente como eu imaginei.
PANDORA                — (T; Olha Roger de cima a baixo) É estranha você conhecer pessoalmente, uma pessoa que você começou a conversar pela internet. Mas você também é exatamente como eu imaginei.
CORTA DESCONTÍNUO:
Roger e Pandora conversando e tomando vinho.
PANDORA                — Professor e diretor de teatro?
ROGER                      — Sim, é uma loucura essa vida.
PANDORA                — Eu sou mãe da atriz, não sei se você conhece: Heloísa Blake.
ROGER                      — (T; Surpreso) Você é a mãe dessa atriz maravilhosa que representa a melhor atriz de sua geração?
PANDORA                — Se eu contar pra Helô, ela vai ficar lisonjeada.
ROGER                      — Eu que estou surpreso com você sendo mãe dela. Poderiam ser irmãs
PANDORA                — Essa cantada é velha.
ROGER                      — Mas nunca perde o efeito.
PANDORA                — (T; Ri) Você me acha muito engraçada para uma juíza séria que se dedica 24 horas?
ROGER                      — Todo mundo é um pouquinho de tudo, não é?
PANDORA                — É... Mas ultimamente eu acredito que as coisas possam misturar, principalmente sensações e emoções.
ROGER                      — Eu gosto da sua aura, parece que passa uma energia positiva.
PANDORA                — Eu queria ter uma energia positiva, eu confesso, mas o que eu tenho é uma bela de uma vida triste, principalmente dos últimos acontecimentos que eu venho enfrentando.
ROGER                      — Que acontecimentos?
PANDORA                — (T; Sorri) Melhor falarmos de coisas boas. Eu só quero uma noite incrível com uma pessoa que me faça despertar um novo olhar pra vida.
ROGER                      — Gostei.
Os dois brindam.
CORTA PARA:
CENA 08/ APARTAMENTO DE EVA/ SUÍTE/ INTERIOR/ NOITE
Eva com o laptop em mãos no Facebook de Júlia.
EVA                           — E se essa garota ligar os pontos e descobrir quem eu sou?
Na preocupação de Eva.
CORTA PARA:
CENA 09/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INT/ NOITE
Heloísa conversando com Vitória por vídeo chamada.
HELOÍSA                  — Será que essa viagem vai ser boa, Vitória?
VITÓRIA                   — (T; Animada) Helô, estamos falando de Fortaleza, você tem dúvidas de que será incrível?
HELOÍSA                  — Eu não estou falando diretamente da viagem, eu estou falando do Fernando, a gente vai ficar perto um do outro por bastante tempo.
VITÓRIA                   — (T; Cansada dessa história) Deleta o Fernando da cabeça, Helô. Tira esse garoto da sua mente pelo amor de Deus, não dá pra você ficar pensando nele toda hora. Não tem condições.
HELOÍSA                  — Vitória, pensa comigo, como eu vou esquecer o garoto se ele vai estar na minha frente durante três dias? Impossível, sem falar que o sentimento age da maneira dele, no tempo dele, se ele quiser desapaixonar do Fernando ele terá um tempo que ele mesmo decidirá.
VITÓRIA                   — Heloísa, só segue a vida, só vai seguindo o momento. Para de ficar pensando nisso, pô e vive. Viva em sua função, não na função dos outros? Não vejo mais você falar em outra coisa. Se ame em primeiro lugar.
HELOÍSA                  — É... Você tem razão.
VITÓRIA                   — (T; Feliz) É isso!
HELOÍSA                  — Vamos ver o que pode acontecer e o que a vida me reserva!
Heloísa sorri.
CORTA PARA:
CENA 10/ RESTAURANTE/ SALÃO/ INTERIOR/ NOITE
Roger e Pandora jantando. Conversa continuando
PANDORA                — Eu sou praticamente divorciada, ainda preciso assinar o divórcio, mas o meu marido (T; Corrige) ex-marido, vive viajando porque ele avalia vinhos, ele é um sommelier.
ROGER                      — Ele é um sommelier. Que interessante.
PANDORA                — É... Ele tem uma empresa em Portugal, mas não vamos falar dele, vamos falar das nossas vidas. O que você gosta de fazer?
ROGER                      — Ler, assistir filmes, espetáculos, e eu gosto de séries também.
PANDORA                — A única série que eu consegui assistir na vida foi House Of Cards e eu amei.
ROGER                      — Scandal é parecido com House Of Cards, acho que você pode gostar.
PANDORA                — Eu já te disse que é estranho conversar com alguém pessoalmente sendo que vocês se conheceram pela internet?
ROGER                      — (T; Coloca a mão em cima da mão de Pandora) E em um app de relacionamento.
PANDORA                — E eu ainda não acredito que eu entrei nesse app, eu acho tão coisa de adolescente, não de uma pessoa de 41 anos de idade.
ROGER                      — 43 conta?
PANDORA                — Você não parece ter 43.
ROGER                      — E você não parece ter 41, eu te daria 32.
PANDORA                — Te daria 36.
Os dois sorriem um para o outro.
PANDORA                — Depois que a gente terminar de jantar, vamos dar uma volta?
ROGER                      — Que tal um hotel?
PANDORA                — (T; Sorri) Um hotel.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 11/ HOTEL/ SUÍTE DE PANDORA E ROGER/ INT/ NOITE
Pandora e Roger de roupão tomando vinho.
PANDORA                — Eu estou amando essa noite?
ROGER                      — (T; Sorri) Faz tempo que eu não me sinto tão satisfeito em apenas uma noite.
PANDORA                — E eu estou sentindo que eu estou vivendo novamente, parece que a minha vida tinha parado depois da separação e depois de eu me dedicar cada vez mais ao trabalho.
ROGER                      — Vamos parar com esses assuntos aleatórios e vamos curtir o momento.
PANDORA                — (T; Sorri) Curtir o momento.
Os dois se beijam.
CORTA PARA:
CENA 12/ HOSPITAL/ QUARTO DE MARIZA/ INTERIOR/ NOITE
Mariza deitada e Júlia ao lado.
MARIZA                   — Tudo bem, Júlia?
JÚLIA                        — O Fernando vai viajar com a Heloísa pra Fortaleza no fim de semana.
MARIZA                   — (T; Estranha) Viajar? Por quê?
JÚLIA                        — Gravação da série.
MARIZA                   — (T; Compreende) Ah tá, então tá tudo certo, Júlia. Porque a preocupação?
JÚLIA                        — É a Heloísa, mãe. Ela se declarou pro Fernando.
MARIZA                   — E daí, Júlia? Você não confia no seu namorado?
JÚLIA                        — Eu tenho medo que ele tenha uma recaída, afinal e contas, ele já foi apaixonado por ela, tenho medo que essa chama desse amor se acenda novamente.
MARIZA                   — Para de ser boba, Júlia. Ele está com você agora e ama você, para de besteira menina.
JÚLIA                        — Tem razão, mãe. Vamos esquecer essa história de uma vez por todas e descansa que amanhã você tem alta.
Mariza sorri.
CORTA PARA:
CENA 13/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 14/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE JANTAR/ INTERIOR/ DIA
Pandora e Heloísa conversando.
HELOÍSA                  — Nem vi você chegar ontem, eu fui dormir cedo.
PANDORA                — Eu não cheguei muito tarde também não, cheguei às dez.
HELOÍSA                  — (T; Ansiosa) Como foi a noite?
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 15/ CASA DE ROGER/ QUARTO/ INTERIOR/ DIA
Roger na vídeo-chamada com Larissa e Felipe.
ROGER                      — Foi ótima. Ela com certeza é a mulher da minha vida.
LARISSA                   — Dá mais detalhes que esses estão fracos, hein.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 16/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Continuação da cena 14.
PANDORA                — Nós fomos para um hotel e aí/...
HELOÍSA                  — (T; Corta) Nem precisa completar. Mas e agora? Vocês estão juntos?
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 17/ CASA DE ROGER/ QUARTO/ INTERIOR/ DIA
Tela divide. Roger e Pandora.
ROGER E PANDORA         — Não sei.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 18/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa entra no colégio, Júlia a avista e se aproxima dela.
JÚLIA                        — (T; Calma) Helô.
HELOÍSA                  — (T; Preocupada) Júlia.
Tempo.
JÚLIA                        — Helô, eu quero conversar com você sobre dois assuntos.
Heloísa atenta.
JÚLIA                        — O primeiro é sobre a Roberta.
HELOÍSA                  — (T; Curiosa) Você descobriu alguma coisa?
JÚLIA                        — Descobri, quer dizer, eu acho que eu descobri. Vamos conversar em outro lugar, ela pode escutar.
Heloísa e Júlia saem.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 19/ COLÉGIO CEI/ QUADRA/ INTERIOR/ DIA
Júlia e Heloísa.
JÚLIA                        — As chances de Roberta ser Eva são grandes, Helô. Eu estou incansável, observando cada passo, até as aulas dela e diante disso: eu criei uma teoria.
HELOÍSA                  — Que teoria?
JÚLIA                        — Eu acho que a Roberta não é uma professora formada. Eu acho que ela não é formada em matemática.
HELOÍSA                  — Como você concluiu isso?
JÚLIA                        — Ela nunca explica as matérias, lê e relê aquele livro e ela já errou várias vezes o calculo na frente do quadro. Isso não é erro acidental assim do nada, é porque ela não sabe da matéria mesmo, Helô.
HELOÍSA                  — Mas por quê ela se passaria por uma professora?
JÚLIA                        — Aí é que está: por quê?
HELOÍSA                  — Eu não sei, Júlia. Mas eu vi ela conversando com o Joaquim, dono do colégio, há rumores de que eles estão namorando. Não sei se é verdade.
JÚLIA                        — Eu também os vi juntos um dia desses, mas será? (T) ela se passou por professora para se aproximar do Joaquim porque ele é rico, só pode ser isso, Helô.
HELOÍSA                  — Claro. Ela com certeza deve planejar um casamento sei lá.
JÚLIA                        — Ela deve estar achando que isso aqui é novela mexicana.
HELOÍSA                  — Pois é.
As duas dão risada um pouco, mas ficam em silêncio.
JÚLIA                        — Agora eu quero conversar com você sobre outro assunto, Helô.
HELOÍSA                  — Que assunto?
JÚLIA                        — (T; Direta) Fernando.
Júlia e Heloísa se olham.
CLOSE NAS DUAS.
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário