De Volta Pra Casa - Capítulo 13



Novela de Eric Carvalho Cattin

Capítulo 013

NO CAPÍTULO ANTERIOR...


CREMATÓRIO – VEMOS VARIAS PESSOAS EM VOLTA DO CAIXÃO
MIGUEL CHEGA E ABRAÇA LANA

LANA – O que faz aqui Miguel?

MIGUEL – Como assim? Vim ficar do seu lado meu amor, por que está assim fria?

LANA – Estou muito abalada desculpe Miguel.

VITÓRIA O VÊ

VITÓRIA (raiva) – O que esse favelado está fazendo aqui?

O CELULAR DELA TOCA E ELA O ATENDE

VITÓRIA (ao telefone) – Alô?... Sim é ela!... Saiu o resultado? Então mandem prender o assassino se  já sabem quem é!

VARIAS VIATURAS CHEGAM NO CREMATÓRIO, O DELEGADO ENTRA (instrumental tenso/suspense)

LANA – Mas o que é isso?

DELEGADO – Desculpe senhora, mas tivemos a informação de que o assassino de Olavo está aqui!

LANA – Aqui?

DELEGADO – Sim senhora, quem é Miguel da Silva Pereira?

MIGUEL – Sou eu senhor delegado!

DELEGADO – Miguel da Silva Pereira você está preso pelo assassinato do doutor Olavo Negrini!

MIGUEL – Preso?

LANA – Foi você Miguel? Você matou meu pai?


FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO TREZE...

MIGUEL (assustado) – Deve esta tendo algum engano senhor delegado! Eu não matei ninguém!

DELEGADO – Temos provas, suas impressões digitais estão na arma utilizada no crime, não tem como negar Miguel, algeme ele e o coloque na viatura!

MIGUEL – Não eu não matei ninguém eu juro sou inocente!

DELEGADO – Claro é o que todos falam meu caro!

MIGUEL E ALGEMADO E COLOCADO NA VIATURA, LANA CHORA.

MIGUEL – Lana meu amor sou inocente eu não matei seu pai acredite em mim meu amor!

O POLICIAL FECHA A VIATURA

VITÓRIA – Muito bem senhor delegado, fez um ótimo trabalho (ela passa um envelope com dinheiro a ele), foi muito competente!

DELEGADO – Fiz o que tinha que ser feito, com licença! (ele sai)

VITÓRIA (se aproxima de Lana) – Não disse que um dia você iria ver que eu estava coberta de razão minha filha? Sempre te disse que esse Miguel não prestava, agora você teve a prova e infelizmente da pior maneira possível, ele matou seu pai!

LANA (arrasada) – Não entendo mãe, como ele foi capaz de matar meu pai, e por que? Por que ele fez isso com que intuito?

MELISSA (abraça Lana) – Oh minha amiga não fique assim! Mais cedo ou mais tarde esse cafajeste iria mostrar sua verdadeira face, temos que agradecer que ele foi pego agora antes que vocês se casassem. Fique tranquila estou aqui com você sempre estarei para o que precisar!

LANA (enxuga o rosto) – Ele não podia ter feito isso comigo nem com minha família! Desgraçado!

VITÓRIA – Calma minha filha, agora ele está no lugar dele, de gente como ele na cadeia, e ficará la por um bom tempo.

ALEX CHEGA E ABRAÇA LANA

ALEX – Meus sentimentos Lana, adorava seu pai, ele era um homem muito bom que vai deixar muitas saudades a todos nós.

LANA – Obrigado Alex!

A SERIMÔNIA DE CREMAÇÃO SEGUE, O CAIXÃO É COLOCADO NA CÂMARA CREMATÓRIA (instrumental triste)  LANA E VITÓRIA SE ABRAÇAM... A PORTA CÂMARA CREMATÓRIA É FECHADA.

TEMPO DEPOIS...

COMPLEXO PENITENCIÁRIO RIO DE JANEIRO
MIGUEL TROCA-SE DE ROUPA COLOCANDO A DE DETENTO E É LEVADO PARA A CELA (câmera lenta – instrumental triste) MIGUEL SEGUE ALGEMADO E LAGRIMAS CAEM DE SEUS OLHOS... ELE É COLOCADO NA CELA JUNTO COM VÁRIOS OUTROS PRESOS, E É RETIRADA SUAS ALGEMAS, O AGENTE PENITENCIÁRIO FECHA A CELA E SAI, MIGUEL SEGURA NAS GRADES E CHORA.

PEDRA ROSA – CASA HILDA

HILDA (ao telefone/assustada) – Preso? Como assim o que aconteceu?... (ela desliga) Meu Deus o que o Miguel foi aprontar?

ESPETO – O que aconteceu mãe? O que Miguel aprontou?

HILDA – O Miguel foi preso meu filho.

ESPETO (surpreso) – Preso? O que ele aprontou? O Miguel todo santo, o que será que meu mano aprontou mãe?

HILDA – Ele está sendo acusado de ser o assassino de Olavo Negrini, o delegado disse que eles tem provas, e que as digitais do Miguel estavam na arma do crime. Agora ele foi levado para uma penitenciaria aqui do Rio, e que ficará lá até o dia do julgamento.

ESPETO – Cê é loco? O que o Miguelito tá arrumando? Matar o magnata assim na caruda? Mano ele deve ter feito algo bem da zuada com o Miguel pra ele passa fogo no tiozão assim.

HILDA – E agora o que eu vou falar pro Joca? O coitadinho perdeu a mãe, a casa e agora o irmão foi preso, meu Deus que nuvem negra é essa pairando na família deles? Bom agora vou tentar arrumar um advogado para defende-lo, é a única coisa que podemos fazer nesse momento, e ir visita-lo assim que possível.

ESPETO – Pode crê!

MANSÃO NEGRINI – SALA
LANA E VITÓRIA ENTRAM NA SALA

ALFREDO – Senhorita Lana, Madame Vitória gostaria que eu pedisse para que prepare um chá?

VITÓRIA – Cala essa boca Alfredo se alguém quiser vamos pedir, a única coisa que quero é que você suma da minha frente e me livre de olhar para essa sua cara de jumento!

ALFREDO (sem graça) – Sim senhora! (ele sai)

LANA – Mãe! Odeio quando fala assim com eles, ninguém tem culpa de nossos problemas familiares.

VITÓRIA – Não tenho paciência para essa gente pobretona que só quer ficar puxando nosso saco.

LANA – Vou para meu quarto, preciso descansar um pouco.

VITÓRIA – Isso minha filha, descanse um pouco que amanhã será outro dia e você se sentira um pouco melhor.

LANA – Depois disso tudo que vem me acontecendo? Duvido muito. (ela sai)

VITÓRIA (sussurra) – Desculpe minha filha, mas isso tudo foi para o seu bem, e pro meu também claro! (risos)

VITÓRIA VAI ATÉ A COZINHA E ENCONTRA ALFREDO TOMANDO CAFÉ, QUE SE ASSUSTA AO VÊ-LA

ALFREDO – Nossa madame quase me mata de susto!

VITÓRIA – Até que não seria um má ideia, vou ser breve e direta!

ALFREDO (tenso) – Aconteceu alguma coisa Madame?

VITÓRIA – Se tentar mais uma vez atrapalhar meus planos, eu juro que não terei piedade nenhuma com você, esquecerei nosso maldito acordo, e acabo com você de uma vez por todas! Entendido?

ALFREDO – Desculpe não sei do que a madame esta falado.

VITÓRIA – Não tente me passar pra trás que eu esmago você da mesma forma em que se esmaga uma barata. Pensa que não sei que foi você quem foi correndo contar a Lana que foi eu quem armou o flagrante na cama? Sou muito mais esperta do que você imagina meu caro, a sua sorte é que sou muito paciente, e que Lana não veio tirar satisfações comigo... Mas tente fazer isso outra vez que vai ver do que sou capaz de fazer! (ela sai)

ALFREDO (sussurra) – Maldita! Eu ainda acabo com você seu demônio!

QUARTO LANA
LANA DEITA-SE NA CAMA E LEMBRA DOS MOMENTOS QUE VIVEU COM MIGUEL (som BECAUSE OF YOU) ELA PEGA UMA FOTO DOS DOIS EM QUE ESTÃO ABRAÇADOS.

LANA (raiva) – Não posso acreditar que você foi capaz de fazer isso! Me fez acreditar que me amava de verdade! Te odeio Miguel! (ela rasga a foto e joga longe)

IMAGENS AÉREAS DO RIO DE JANEIRO (som BECAUSE OF YOU)
ONDAS DA PRAIA QUEBRANDO, VARIAS PESSOAS CAMINHANDO, CORRENDO... ANOITECE... VEMOS CARROS PELAS AVENIDAS... AMANHECE... ANOITECE...

DIAS DEPOIS...

PENITENCIÁRIA

AGENTE PENITENCIÁRIO – Miguel?

MIGUEL – Sou eu.

AGENTE PENITENCIÁRIO – Você tem visita!

MIGUEL (feliz) – Deve ser Lana! (ele se levanta rápido)

O AGENTE PENITENCIÁRIO O LEVA ATÉ A SALA DE VISITAS, AO CHEGAR MIGUEL DEPARA-SE COM VITÓRIA.

MIGUEL – Você?

INTERVALO – ABERTURA DA NOVELA


MIGUEL (raiva) – O que está fazendo aqui?

VITÓRIA (irônica) – Oi Miguel, estou bem e você? Quanto mau humor hein meu querido?

MIGUEL – Fala logo o que você quer e vai embora!

VITÓRIA (sinismo) – Não quero nada meu querido, vim apenas conferir de perto sua derrota! Ver o lugar que você vai morar por muito e muitos anos, alias é um lugar perfeito para pessoas como você!

MIGUEL – Eu sou inocente, não matei o senhor Olavo e vou provar isso!

VITÓRIA (sussurra) – Eu sei disso!

MIGUEL – O que?

VITÓRIA – Sei que não foi você quem matou meu marido, mas infelizmente é você quem vai pagar por isso, alguém vai ter que ser o responsável e esse alguém é você!

MIGUEL (raiva) – Foi você né sua desgraçada! Foi você que armou isso tudo pra mim, claro como fui idiota você me deu a arma para segurar aquele dia no seu escritório só para ter minhas impressões digitais nela sua maldita, desgraçada eu vou acabar com você quando eu sair daqui!

VITÓRIA (irônica) – Você nunca mais vai sair daqui! E se sair será direto para o cemitério, tenho dinheiro e poder sabe o que é isso? Ter dinheiro e poder? Pois eu tenho e posso muito bem colaborar (faz sinal de dinheiro) com alguém ai de dentro para mandar você para o inferno, então se eu fosse você ao invés de se preocupar em “acabar” comigo, se preocupa em ficar vivo! Era só isso que eu tinha para te dizer, ah e a Lana está muito bem sem você, ela não quer nem ouvir falar em seu nome! No nome do homem que matou o pai dela! (ela sai rindo)

MIGUEL (transtornado) – Volta aqui desgraçada! Eu vou me vingar de você sua maldita dos infernos! Eu vou acabar com você!

VITÓRIA PASSA POR UM AGENTE PENITENCIÁRIO E ENTREGA UM ENVELOPE COM DINHEIRO A ELE.

VITÓRIA – Da um susto nesse Miguel, ele precisa de uma lição! Passa bem! (ela vai embora)

O AGENTE PENITENCIÁRIO CONVERSA COM UM DOS PRESIDIÁRIOS E PASSA UM DINHEIRO PRA ELE... MIGUEL VOLTA PARA A CELA ONDE É ESPANCADO PELOS PRESOS DAQUELA CELA... DEPOIS DE ESPANCADO MIGUEL FICA CAIDO NO CHÃO TODO MACHUCADO.

PEDRA ROSA
CASA HILDA – HILDA PREPARA UM BOLO

HILDA – Hoje é dia de visita, vou levar esse bolo para seu irmão.

JOCA – Eu não posso ir com a senhora tia? Estou morrendo de saudades do meu irmão.

HILDA – Oh meu querido, lá não é lugar de crianças, e também é proibido entrar... Mas olha (ela abaixa perto dele) Logo, logo Miguel vai sair e vai voltar pra gente, e seremos muito felizes viu? Só precisamos de um pouco mais de paciência. (ela da um beijo na testa dele).

CLINICA NEGRINI
LANA CHEGA PARA TRABALHAR

SECRETÁRIA – Senhorita Lana, sua mãe marcou uma reunião com todos os funcionários para hoje.

LANA – Reunião? Mas ela não me disse nada.

SECRETÁRIA – Pois é, ela passou bem cedo hoje e me deu esse recado para passar a vocês.

LANA – Bom tudo bem né, se ela quer essa reunião fazer o que né? Com licença! (ela vai para sua sala)

ELA ENTRA NA SUA SALA E SE LEMBRA DE MIGUEL

LANA – Um mês já que você se revelou quem é de verdade, acho que já está na hora da gente acertas as contas!

MELISSA ENTRA NA SALA

MELISSA – Falando sozinha Lana?

LANA – Sim, gosto de conversar comigo mesma as vezes, me faz bem!

MELISSA – Vai acertas as contas com quem?

LANA – Com Miguel, fiquei sabendo que hoje é dia de visitas, e decidi que vou lá para ter um acerto de contas com ele, saber o por que ele fez aquilo com meu pai, sei lá preciso ouvir da boca dele.

MELISSA – Ai amiga sabe o que eu acho disso né? Pra mim você vai perder tempo, você vai chegar lá e ele vai vir com aquela ladainha de todo criminoso “que é inocente e que não tem culpa” e blá, blá, blá se eu fosse você esquecia essa história sabe, ele já está preso mesmo logo vai ser julgado e condenado... Você tem que seguir sua vida minha amiga, por que não dá uma chance para o Alex? Ele é louco por você, todos nós o conhecemos, é de família tradicional e rica assim como a sua, tenho certeza de que sua mãe faz o maior gosto desse romance.

LANA – Não me venha falar disso agora não Melissa por favor! Não quero saber de outro relacionamento agora, vou focar na minha carreira em administração, é só nisso eu quero pensar agora.

MELISSA – Ai amiga até na carreira você escolhe coisa de pobre né? Por que não escolheu ser modelo, uma empresária internacional ou algo do tipo? Foi escolher essa carreira de administração ai tem dó hein!

LANA – É o que gosto de fazer Melissa, só dei uma passadinha rápida aqui, vou para o presídio vai comigo?


MELISSA – Deus me livre, não piso nesse tipo de lugar nem morta, tô fora amiga. Preciso terminar uns relatórios para entregar para sua mãe ainda hoje.

LANA – Então tá, tô indo e se perguntarem por mim, você não sabe onde fui tá?

MELISSA – Claro fica tranquila, minha boca é um túmulo.

LANA SAI  E MELISSA LIGA PARA ALEX

MELISSA (ao telefone) – A songa monga tá indo para o presídio ver o favelado, se eu fosse você iria atrás dela só para garantir. (ela desliga) Essa idiota da Lana não aprende!

PRESÍDIO
LANA CHEGA NA PORTA, E ALEX CHEGA DE CARRO LOGO EM SEGUIDA

LANA – Alex? O que esta fazendo aqui?

ALEX – Oi meu amor, nossa que coincidência estava passando aqui por acaso e vi você de longe, o que faz aqui?

LANA  (sem graça) – Vim dizer umas verdades ao Miguel, é isso! Com licença que preciso entrar!

ALEX – Posso te esperar? Podemos almoçar juntos ou comer alguma coisa depois que sair dai, o que acha?

LANA – Tudo bem, comemos algo depois, agora preciso ir. (ela sai)

HORAS DEPOIS...

CLINICA NEGRINI – SALA DE REUNIÕES

VITÓRIA – Alguem  sabe de Lana? Não disse para avisar todos sobre essa reunião?

SECRETÁRIA – Eu a avisei assim que ela chegou senhora, e dona Lana saiu logo depois, mas não disse para onde iria.

VITÓRIA – Vamos começar a reunião com ou sem ela! Não estou com paciência hoje! Bom como todos já sabem depois que meu marido faleceu, eu assumi o comando de tudo o que era dele, inclusive claro a clinica Negrini. E com isso venho comunicar a todos, que vou fechar a Negrini, e as demais filiais.

MELISSA – Fechar a clinica como assim dona Vitória?

SECRETÁRIA – Tem muitos funcionários senhora, o que será da gente?

VITÓRIA – Sim, vou fechar e já está decidido, o que será de vocês minha pobre secretária isso não é problema meu minha querida, vai cortar cana, varrer calçadas... sei lá o que vocês farão, essa reunião foi marcada para comunica-los sobre minha decisão e que a partir de amanhã as portas da Negrini estarão fechadas!

TODOS FUNCIONÁRIOS FICAM CHOCADOS E TRISTES COM A NOTÍCIA.

PENITENCIÁRIA
LANA AGUARDA NA SALA DE VISITAS, MIGUEL (todo machucado) ENTRA.

MIGUEL (emocionado) – Meu amor você veio! (ele vai abraça-la)

LANA (séria) – Não chega perto de mim seu assassino!

MIGUEL – O que? Não meu amor você sabe que não foi eu, eu jamais faria uma coisa dessas.

LANA – Eu vim aqui para ouvir da sua boca Miguel, por que você matou meu pai!

FOCO EM LANA


Sobe os créditos ao som instrumental tenso

Fim de capítulo

"esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário