Maneiras de Ser - Capítulo 24



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


BECK
BRANDON
CRIS
EVA/ROBERTA
FELIPE
FERNANDO
GIOVANNA
HELOÍSA
IGOR
JONAS
JÚLIA
LARISSA
MARIZA
MAURÍCIO
MIGUEL
NICOLE
PANDORA
ROGER
VITÓRIA

CENA 01/ PRAIA DE FORTALEZA/ EXTERIOR/ DIA
CAM abre nos pés de Heloísa descalços sobre a areia, ela caminha reflexiva e pensativa. Ela para pra olhar o amar, fica em silêncio, ouvindo os sons da natureza, mas ao olhar para o lado vê Fernando ali, fazendo a mesma coisa que ela
FERNANDO             — (T; Com olhos fechados) Está sentindo isso?
Helô olha novamente para o mar e fecha os olhos
HELOÍSA                  — (T; Sorri) Estou.
Tempo. Os dois abrem os braços e recebem o vento sob eles.
HELOÍSA                  — Essa conexão... Essa vibe...
Heloísa abre os olhos.
FERNANDO             — Conexão com a natureza, como se eu fizesse parte dela.
Fernando abre os olhos e os olhos dele se encontram com o olhar de Heloísa.
HELOÍSA                  — Mas você faz parte disso. Me sinto conectada com a natureza também.
FERNANDO             — Eu sinto o mesmo.
Os dois se aproximam e juntam-se as mãos.
FERNANDO             — Então de certa forma...
HELOÍSA                  — (T; Completa) Estamos conectados.
Eles apertam as mãos.
FERNANDO             — (T; Lágrima nos olhos) Eu não posso sentir isso, Heloísa. Eu não posso sentir o que eu estou sentindo agora, essa conexão com a natureza que ao mesmo tempo está me conectando a você está me fazendo pensar coisas que eu não deveria fazer.
HELOÍSA                  — (T; Olhos cheios de água) E o que a natureza está fazendo você pensar?
FERNANDO             — Se estamos conectados, já que o mar de Fortaleza me fez ficar ligado totalmente á você. Você sabe o que eu penso.
Heloísa olha para Fernando, ás lágrimas dos dois caem ao mesmo tempo, eles então se aproximam do mar e colocam os pés sob as águas, sem desgrudar as mãos. Heloísa e Fernando se olham fixamente
HELOÍSA                  — Eu sei exatamente o que os seus pensamentos querem dizer.
Fernando fecha os olhos, Heloísa também fecha os olhos. Os rostos vão se aproximando devagar, as ondas vão se acalmando de acordo com a aproximação, até que então: um beijo acaba acontecendo. Tempo. Os rostos se afastam e de repente, as ondas começam a ficar agitadas, como se agora, eles tivessem se desconectado da natureza.
OS DOIS                    — Desconexão.
FERNANDO             — (T; Arrependido) O que eu fiz, Helô...
HELOÍSA                  — (T; Chora) A gente se beijou, Fernando. Nós nos beijamos.
Heloísa chora, Fernando olha com raiva de si mesmo.
FERNANDO             — Eu não podia ter feito isso com a Júlia.
HELOÍSA                  — Foi a ligação entre a gente e a natureza... Ela fez seus sentimentos incorporarem em você, ela fez sua alma ganhar mais força do que o seu corpo.
Fernando se ajoelha nas águas aos prantos.
FERNANDO             — Eu traí a confiança da Júlia... E isso eu não podia fazer, eu fui desleal.
Heloísa se ajoelha na água também ainda chorando.
HELOÍSA                  — Pra que negar pra você mesmo?
Fernando fica calado.
HELOÍSA                  — Se o seu medo é que eu conte algo a Júlia, eu...
FERNANDO             — (T; Corta) Ela precisa saber que eu fui fraco, Helô. Mas tem razão, você não vai contar nada, até porque quem tem que fazer isso sou eu.
HELOÍSA                  — O pior de tudo é que não foi só um beijo, Fernando. Não foi um beijo qualquer. Muito pelo contrário, foi um encontro de sentimentos e você está sentindo isso... Não estamos mais conectados com a natureza, porque os nossos sentimentos se conectaram.
Fernando chora. Heloísa se levanta, pensativa.
HELOÍSA                  — Você tomará a decisão correta. Você fará o que tiver que fazer.
Lágrimas caem do rosto de Heloísa e ela sai, enquanto Fernando fica pensativo.
CORTA PARA:
CENA 02/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Mostrar vários lugares
CORTA PARA:
CENA 03/ TEATRO/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Júlia andando, ela então fica reflexiva e coloca a mão no coração.
JÚLIA                        — (T; P/Si) Que sentimento é esse? Sentimento de desconexão...
Os olhos de Júlia se enchem de lágrimas.
JÚLIA                        — Que sentimento é esse?
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 04/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
MÚSICA: HAPPIER – MARSHMALLOW E BASTILLE
Júlia andando sentindo o vento no rosto. Ela olha para o celular onde chega várias mensagens do grupo do WhatsApp do teatro:
WHATSAPP:
LARISSA: JÚLIA???
FELIPE: VOCÊ DISSE QUE IA VIR HOJE!
ROGER: JÚLIA, OLHA O ATRASO!!
LARISSA: VOCÊ VEM?
MIGUEL: ATÉ A CRIS VEIO HOJE SUA ATRASADA.
Júlia ignora todas as mensagens e se senta, recebe o vento no rosto.
JÚLIA                        — O que está acontecendo?
Júlia olha com os olhos cheios de lágrimas para os lados.
CORTA PARA:
CENA 05/ TEATRO/ PALCO – PLATÉIA/ INTERIOR/ DIA
Larissa, Roger, Felipe, Miguel e Cris terminando o ensaio.
ROGER                      — Ensaio encerrado!
Larissa olha para Roger
LARISSA                   — A Júlia falou que ia vir cara!
ROGER                      — Deve ter tido problemas.
LARISSA                   — (T; Mudando de assunto) Vai se encontrar com a cremosa hoje?
ROGER                      — Cremosa?
FELIPE                      — Gíria adolescente, ela tá falando da mulher do Tinder
ROGER                      — Vou, vou me encontrar com a Pandora sim.
FELIPE                      — Entendi.
MIGUEL                    — Fui.
Miguel sai.
LARISSA                   — Tem que ter algum motivo pro Miguel ser insuportável desse jeito!!!
FELIPE                      — É por que não é possível.
Larissa olha para Cris e vê que o braço dela está vermelho.
LARISSA                   — Que marca é essa no seu braço?
CRIS                           — (T; Esconde rapidamente) Não é nada não, Larissa.
LARISSA                   — Tá acontecendo alguma coisa, Cris?
CRIS                           — (T; Fugindo de tudo) Eu vou indo gente, a gente se vê amanhã.
Cris sai apressadamente. Todos estranham.
CORTA PARA:
CENA 06/ APARTAMENTO DE EVA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Eva admirando o anel de noivado
EVA                           — Em breve seria Roberta Cooper Santorini Smith.
Eva sorri feliz e determinada.
EVA                           — Nunca mais serei Eva de novo. Eva morreu para sempre.
Eva olha seriamente.
CORTA PARA:
CENA 07/ FORTALEZA/ PRAIA/ EXTERIOR/ DIA
Maurício dirigindo uma cena de Giovanna, Nicole e Jonas.
MAURÍCIO               — A dupla de vilões vão planejar um plano, mas eu quero gravar a cena em que a personagem da Giovanna vai fingir um afogamento para chamar a atenção da personagem da Nicole, mas isso não vai dar certo.
Giovanna olha preocupada.
MAURÍCIO               — Eu quero todo mundo em suas marcas.
Nicole e Jonas vão para suas marcas, Giovanna está tão preocupada que nem prestou atenção no que Maurício disse
MAURÍCIO               — Giovanna, em sua marca, por favor!! Pro mar pra sua personagem fingir que está se afogando
Giovanna então vai para a água e vai pro meio da cena. Maurício então diz: ação. Giovanna começa a se afogar, mas de verdade, a cena começa:
NICOLE                     — (T; Avistando Giovanna se afogar) Aquela Priscila faz tudo pra aparecer.
JONAS                       — (T; Atuando) Mas Kim ela tá se afogando de verdade.
NICOLE                     — Vocês são comparsas que eu sei, eu ainda vou avisar Eliza sobre isso.
Giovanna gritando por socorro.
MAURÍCIO               — Ok, corta. A cena ficou boa, ela é curta mesmo e essa é a intenção.
Mas Giovanna continua gritando
MAURÍCIO               — Será que a Giovanna não escutou que acabou a gravação?
JONAS                       — Eu acho que ela está se afogando de verdade.
Giovanna desaparece no mar. Jonas e Maurício correm rapidamente. Tensão. Eles mergulham e encontram Giovanna, Maurício e Jonas voltam com ela no colo de Maurício, ele então coloca ela no chão e Jonas faz respiração boca-a-boca e Giovanna cospe a água pra fora.
MAURÍCIO               — Você está bem, Giovanna?
GIOVANNA             — Agora eu estou
NICOLE                     — Você não sabe nadar?
Giovanna faz que não
MAURÍCIO               — Você deveria ter avisado.
GIOVANNA             — Desculpa, fiquei com medo.
MAURÍCIO               — Agora cadê o Fernando e a Helô pra gente gravar a cena deles?
Todos recebem uma mensagem, cada um pega o seu celular.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 08/ HOTEL/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INTERIOR/ DIA
Heloísa colocando os óculos no rosto e com a mala na mão.
HELOÍSA                  — (Off) A história da Eliza com certeza não tem nada a ver com a minha história, acho que por um momento eu pensei que eu pudesse vive-la da maneira que me desconectasse da minha vida...
Heloísa saindo
HELOÍSA                  — (Off; Cont.) ...Mas não, eu não sou a pessoa certa para dar vida a Eliza, não neste momento, a minha vida tem dado muitas voltas, voltas que eu não quero dizer agora...
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 09/ AVIÃO/ INTERIOR/ DIA
Heloísa no avião, sentada em uma poltrona ao lado da janela
HELOÍSA                  — (Off; Cont.) Talvez eu tenha me desinteressado, não só de dar vida à Eliza, mas também com essa carreira. Não quero dar vidas à outras vidas quando não estou conseguindo viver nem à minha própria. Espero que encontrem uma nova Eliza, para eu encontrar uma nova Heloísa.  
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 10/ PRAIA DE FORTALEZA/ EXTERIOR/ DIA
Maurício, Giovanna, Nicole e Jonas chocados diante do celular.
NICOLE                     — Ela abandonou não só a personagem, como a carreira!
CORTA PARA:
Em outro lugar da praia, Fernando chocado diante do celular, Vitória se aproxima com o celular na mão.
VITÓRIA                   — Você viu a mensagem da Heloísa pro grupo da série?
FERNANDO             — Eu não acredito que ela fez isso, ela abandonou tudo, Vitória.
VITÓRIA                   — Fernando, o que aconteceu?
Fernando apenas olha. Vitória preocupada.
CORTA PARA:
CENA 11/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Mostrar vários lugares
CORTA PARA:
CENA 12/ HOSPITAL/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Beck andando sorridente
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 13/ HOSPITAL/ ULTRASSONOGRAFIA/ INTERIOR/ DIA
A doutora fazendo a ultrassom em Beck.
BECK                         — (T; Ansiosa) Contando os dias, já são três meses de gestação.
A médica olha estranhamente para a tela. Beck percebe
BECK                         — (T; Preocupada) Está tudo bem?
A médica olha triste para Beck
MÉDICA                   — O bebê não tem batimentos cardíacos...
BECK                         — (T; Lágrimas os olhos) isso quer dizer que?
MÉDICA                   — Que ele não tem vida.
Lágrimas caem dos olhos de Beck.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 14/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SUÍTE/ INTERIOR/ DIA
Beck chorando muito.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 15/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INT/ DIA
Pandora descendo as escadas, ela então abre a porta: Heloísa ali com lágrimas nos olhos segurando as malas.
PANDORA                — (T; Surpresa) Heloísa?!
Heloísa chora e abraça Pandora.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Pandora e Heloísa sentadas no sofá
PANDORA                — Você abandonou tudo, filha.
HELOÍSA                  — Abandonei. Abandonei a série, abandonei a minha carreira e estou disposta a recomeçar de uma vez por todas. Eu só não vou largar a vida de influenciadora digital por conta das marcas famosas que eu havia fechado contrato
PANDORA                — Heloísa...
HELOÍSA                  — Mãe, eu senti que tinha que fazer isso, eu gostava de atuar, não amava. Você tem que amar algo pra seguir em frente, sem falar que eu não poderia continuar naquele projeto depois de ter beijado o Fernando naquele mar de Fortaleza... Eu estou procurando me renovar!
Pandora abraça Heloísa.
CORTA PARA:
CENA 16/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece
CORTA PARA:
CENA 18/ AEROPORTO/ INTERIOR/ NOITE
Fernando, Maurício, Nicole, Igor, Jonas, Giovanna e Vitória andando.
MAURÍCIO               — De volta ao lar!
GIOVANNA             — Eu ainda não acredito que ela jogou tudo pro ar.
MAURÍCIO               — Calma, eu vou conversar com a Heloísa amanhã, deve ter acontecido alguma coisa e ela está com a cabeça quente
IGOR                          — Estava tão legal em Fortaleza
MAURÍCIO               — A gente vai voltar, assim que tivermos a Eliza de volta
GIOVANNA             — Agora não sabemos se a nova Eliza será a Heloísa
Fernando olha preocupado. Vão andando.
CORTA PARA:
CENA 19/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ NOITE
Mariza lavando louças. Júlia mexendo no celular
MARIZA                   — Que cara é essa?
JÚLIA                        — Eu estou com um sentimento ruim o dia inteiro, uma sensação estranha...
MARIZA                   — Que sensação é essa?
JÚLIA                        — Eu não sei... Eu só espero que passe logo!
Júlia surpresa diante do celular
JÚLIA                        — A Heloísa abandonou tudo, mãe.
MARIZA                   — Abandonou o que?
JÚLIA                        — A carreira! Tudo!
Mariza pega o celular e olha surpresa
JÚLIA                        — Ela postou no Twitter que abandonou o personagem na série e está disposta a nunca mais retornar a carreira de atriz.
MARIZA                   — (T; Preocupada) Será que aconteceu alguma coisa?
Júlia olha estranhando.
CORTA PARA:
CENA 20/ MANSÃO DE MARCUS/ QUARTO DE BRANDON/ INT/ NOITE
Brandon surpreso diante do celular.
BRANDON               — A Helô abandonou tudo!!
CORTA PARA:
CENA 21/ SLIDES
Várias notícias sobre Heloísa ter abandonado a carreira de atriz até aparecer vários Tweets novos de Heloísa:
TWITTER:
@HELOÍSABLAKEATRIZ: “O elenco todo mal botou o pé em Fortaleza nesta manhã de sexta-feira, fomos todos a praia para gravar as cenas e também para aproveitar o momento
ATENÇÃO: O tweet dela virará uma fala em off através das próximas cenas
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 21/ MANSÃO DE PANDORA/ QUARTO HELOÍSA / INT/ NOITE
Heloísa segurando o tablet escrevendo
HELOÍSA                  — (Off; cont. do Tweet) …Mas quando eu coloquei os meus pés na praia de Fortaleza, nas águas daquele lugar, senti a minha alma flutuar e alcançar a razão, não só a minha como de outro alguém que estava ao meu lado e sentiu a mesma coisa que eu...
Os olhos de Heloísa cheios de lágrimas
HELOÍSA                  — (Off; cont.) ...Me senti em outra dimensão, até que eu fiz o que o meu coração mandou, entre outras coisas que não valem a pena serem retratadas agora. Agora, meu elenco...
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 22/ UBER/ INTERIOR/ NOITE
Igor e Jonas dividindo o mesmo Uber e lendo o tweet pelo tablet:
HELOÍSA                  — (Off; Cont.) Foi melhor assim, aquilo mostrou que não era pra ser assim, os meus sentimentos evoluíram naquela ligação com a Natureza e ao mesmo tempo com a vida da maneira como ela é, por isso, eu tenho certeza que encontrarão uma nova Eliza...
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 23/ MANSÃO DE GERALDO/ SUÍTE DE GIOVANNA/ INT/ NOITE
Giovanna lendo o tweet pelo computador
HELOÍSA                  — (Off; cont.) ...Uma Eliza que se entregará de corpo e alma, mas não será eu, por que pra falar bem a verdade, nem o meu corpo e nem a minha alma estão presentes nem dentro de mim....
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 24/ TÁXI/ INTERIOR/ NOITE
Maurício lendo pelo celular
HELOÍSA                  — (Off) Eu continuarei como digital influencer, mas seguirei a minha vida diferente a partir de agora, farei uma mudança, quem sabe uma renovação também? Mas minha preocupação é com o elenco, que eles me perdoem, principalmente o Maurício...
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 25/ CASA DE MARIZA/ INTERIOR/ NOITE
Fernando descendo do táxi
HELOÍSA                  — (Off) Mas a outra pessoa que sentiu a conexão junto comigo, eu realmente não sei o que dizer a você, mas eu sei o que sentir. Me perdoe, assim como eu também devo me perdoar. Errar é humano, eles disseram... Mas você não cometerá um erro duas vezes, pelo menos, não assim. Eu vou me renovar, espero que você se renove também...
Fernando vai até a porta e bate.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 26/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ NOITE
Júlia indo até a porta
HELOÍSA                  — (Off; cont.) ...assim como a terceira pessoa que não estava com a gente fisicamente, mas sim, espiritualmente.
Júlia abre a porta: Fernando ali.
JÚLIA                        — (T; Surpresa) Fernando? O que é que você está fazendo aqui? Não deveria estar em Fortaleza?
Fernando entra com lágrimas nos olhos
FERNANDO             — Será que a gente pode conversar?
Júlia olha preocupada.
CLOSE EM JÚLIA
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário