Maneiras de Ser - Capítulo 34



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL

HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES
BEATRIZ FUCHS


DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BECK
BRANDON
CLAIRE
EVA/ROBERTA
FERNANDO
GERALDO
GIOVANNA
HELOÍSA
JOAQUIM
JÚLIA
KARINA
MARINA
MARIZA
NICOLE
PANDORA
ROGER
VICKI
PART:
MÉDICO

CENA 01/ CASA DE JÚLIA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Continuação imediata. Júlia conversando com Heloísa
JÚLIA                        — Talvez procurar a polícia seja a melhor solução.
HELOÍSA                  — Talvez... Mas ela pode perceber e fugir. Temos que pegar ela de surpresa
JÚLIA                        — Eu acredito que nós duas não daríamos conta sozinhas, Helô. Isso aqui não é nenhum filme de ação, isso aqui é vida real, eu por pouco escapei do desgraçado do padrasto da minha amiga.
HELOÍSA                  — Como assim?
JÚLIA                        — Ele abusava dela e eu invadi a casa e o enfrentei, ele enlouqueceu e tudo mais... Mas por pouco escapei
HELOÍSA                  — (T; Surpresa) Caramba, Júlia
JÚLIA                        — Mas já passou, o desgraçado está preso agora. Mas agora precisamos prender a Roberta pelo roubo no banco do rio de Janeiro e pela sua falsa identidade.
HELOÍSA                  — A gente precisa fazer isso de uma vez por todas, Júlia. Se a gente procurar a polícia... Eles podem achar piada, sei lá, falsa identidade? Eles vão rir da gente.
JÚLIA                        — Mas existe, né. Eu já vi em diversos documentários, aqui no Brasil mesmo já aconteceu várias vezes
HELOÍSA                  — Eu sei, mas é arriscado.
JÚLIA                        — A gente tem tempo.
As duas sorriem.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 02/ PRAIA DE SANTOS/ EXTERIOR/ DIA
Música: Bad guy – Billie Eilish.
Vários takes de Heloísa e Fernando:
1... Heloísa e Fernando chegando com roupas de banhos e se beijando felizes.
2... Heloísa e Fernando na água.
3... Ambos passam protetor solar.
4... Heloísa com a câmera fotográfica registrando as paisagens.
5... Mostrar as fotos.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Heloísa e Fernando com óculos escuros sentindo a vibe.
HELOÍSA                  — Esse nosso momento aqui me lembra muito Fortaleza.
FERNANDO             — Você fala daquela nossa conexão na praia de lá?
HELOÍSA                  — (T; Sorri) Exatamente, quando as coisas finalmente começaram a se encaixar. Impressionante, né? Assim do nada, a vida jogou a camisa dos nossos sentimentos no nosso rosto e nos vez vestir sem olhar pra trás.
FERNANDO             — Não foi momentos fáceis... Mas a gente deu conta.
Heloísa e Fernando se beijam felizes.
CORTA PARA:
CENA 03/ LOCAL DOS SKATISTAS/ EXTERIOR/ DIA
Júlia chegando
Brandon chegando
Ambos se avistam de longe, sorriem e aos poucos vão se aproximando e quando finalmente ficam próximos, um abraço acontece.
JÚLIA                        — Brandon...
BRANDON               — Júlia.
Os dois sorriem.
BRANDON               — Você disse que queria me ver...
JÚLIA                        — É... Eu pensei na gente, Brandon. Pensei que não adianta eu tentar ficar evitando sofrimento, se ao mesmo tempo eu vou estar evitando um sentimento tão bom: amar alguém.
BRANDON               — (T; Sorri) Isso significa que...?
JÚLIA                        — Que eu quero muito tentar.
BRANDON               — Isso é uma manobra de skate inteira para os meus ouvidos.
Brandon e Júlia se beijam.
CORTA PARA:
CENA 04/ HOSPITAL/ SALA DE ULTRASSONOGRAFIA/ INT/ DIA
Beck acompanhado Vicki, o médico faz a ultrassom.
BECK                         — (T; Olhando para o monitor) Olha lá, filha. Ele está se formando.
MÉDICO                   — E a gravidez está em bom estado e pelos seus exames eu acho que você deve diminuir o açúcar.
VICKI                        — Pode deixar, tudo pra deixar o meu filho saudável.
MÉDICO                   — Isso mesmo.
Vicki sorri para Beck.
CORTA PARA:
CENA 05/ MANSÃO DE JOAQUIM/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Joaquim descendo as escadas e indo abrir a porta: Claire ali.
CLAIRE                     — Eu decidi assinar esse divórcio, Joaquim. Não dá pra insistir em algo que não tem mais volta.
Joaquim olha sorridente.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Claire e Joaquim conversando, eles estão sentados.
JOAQUIM                 — Finalmente você teve bom senso em Claire.
CLAIRE                     — Mas o Ben vai morar comigo, nem que eu tenha que entrar na Justiça, Joaquim. Mas o Ben vem comigo.
JOAQUIM                 — Você tá morando em um hotel.
CLAIRE                     — Eu estava morando no hotel, agora eu comprei um apartamento no mesmo prédio que a sua namorada mora infelizmente, de frente pra favela Paraisópolis no bairro do Morumbi, pelo menos um bairro fino.
JOAQUIM                 — (T; Preocupado) Você vai morar no mesmo prédio da Roberta?
CLAIRE                     — Sim, mas você não precisa se preocupar que eu terei controle absoluto, eu só espero que ela também tenha. E eu quero um emprego no colégio CEI, você sabe que eu sou formada em administração.
JOAQUIM                 — Não, Claire. No colégio não, eu quero você e a Roberta o mais longe possível.
CLAIRE                     — (T; Ri) A gente vai morar no mesmo prédio, meu bem. Se acontecer alguma coisa vai acontecer lá, eu só quero ficar mais próxima do meu filho e recuperar o tempo perdido. Apenas isso.
JOAQUIM                 — Por que não pode ser na produtora de shows?
CLAIRE                     — Porque eu já disse, Joaquim: eu quero ficar próxima do meu filho.
JOAQUIM                 — Ok, Claire. Tá bom, você venceu.
CLAIRE                     — Ótimo, já vai correndo atrás das papeladas do divórcio e do meu emprego no colégio CEI, aquele colégio terá uma organização como jamais foi vista antes, meu bem.
Claire se levanta e sai. Joaquim olha preocupada.
CORTA PARA:
CENA 06/ APARTAMENTO DE EVA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Eva com o celular na mão, ela liga para Fênix
EVA                           — (T; Ao cel.) Oi fênix, eu sei que depois que eu entregasse a sua parte cada um ia pro seu lado (T) mas eu acho que eu perdi o foco, e eu sei que eu já entreguei sua parte, mas... Eu gostaria de ser eu de novo, eu não sou assim, você sabe... Eu não sou uma picareta (T) eu quero ser chamada de Eva Bittencourt novamente e não com essa identidade de Roberta Cooper... Eu quero ser eu novamente, sem falar que eu estou apaixonada de verdade pelo Joaquim, eu estou me apaixonado de verdade por ele, Fênix.
Nos olhos de Eva cheios de lágrimas.
CORTA PARA:
CENA 07/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Pandora e Roger tomando champanhe.
PANDORA                — A casa é só nossa. Minha filha foi pra Santos com o namorado.
ROGER                      — Interessante...
PANDORA                — A minha filha está tão melhor com essa mudança toda, Roger. Está mais feliz e mais livre. Gosto dela assim, de bem com a vida
ROGER                      — É o melhor sentimento possível, não é?
PANDORA                — É sim... (T) Ai, mas eu a noite, tenho que me dedicar a um processo de amanhã, esse negócio de julgar preso e assassino ainda por cima me tira do sério. O cara teve coragem de matar o próprio sobrinho, acredita? Isso tudo por conta de um desentendimento familiar, a vida de um juiz é assim, resolvendo problemas diversos.
ROGER                      — Entendo completamente (T) na verdade eu não entendo, né. Eu não sou juiz.
Os dois riem e se beijam.
CORTA PARA:
CENA 08/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Geraldo e Mariza conversando. Conversa em andamento
MARIZA                   — Almoçar na sua casa amanhã?
GERALDO                — Sim, o que você me diz? A Júlia também, viu?
MARIZA                   — Será que a Giovanna vai gostar?
GERALDO                — A minha filha precisa se acostumar com vocês e gostar de você e da Júlia.
MARIZA                   — E se não for uma tarefa fácil?
GERALDO                — Eu não desisto fácil.
MARIZA                   — Essa semana eu acho que eu vou no médico, estou sentindo uns sintomas estranhos de novo, confesso que estou com medo.
GERALDO                — Calma, não deve ser nada.
MARIZA                   — (T; Sorri) Tomara.
Mariza abraça Geraldo.
CORTA PARA:
CENA 09/ MANSÃO DE GERALDO/ QUARTO DE GIOVANNA/ INT/ DIA
Giovanna conversando com Nicole.
GIOVANNA             — Eu vou me dedicar as minhas redes sociais agora. A Heloísa nem posta mais stories.
NICOLE                     — Ela só tá postando foto no feed, tudo de paisagem.
GIOVANNA             — Virou fotografa do dia pra noite.
NICOLE                     — E uma ótima fotografa. Impressionante como a Heloísa e boa em tudo que faz, boa não, ótima.
Giovanna olha sério.
GIOVANNA             — Mas a Júlia também é a minha preocupação, ela pode tirar todo o meu brilho, sem dúvidas ela vai tirar, ela é a protagonista da série.
NICOLE                     — Será que semana que vem nós iremos pra Fortaleza?
GIOVANNA             — Ainda não, temos muitas cenas pra regravar ainda, louca. Parece que você não pensa.
NICOLE                     — Foi só um comentário
GIOVANNA             — E nós temos o cronograma esqueceu?
NICOLE                     — Verdade...
GIOVANNA             — Mas eu preciso de sucesso, Nicole. Eu tenho que arrancar o brilho da Júlia, bem que ela poderia desistir de tudo que nem a Heloísa fez. Que inferno.
Na impaciência de Giovanna.
CORTA PARA:
CENA 10/ PRAIA DE SANTOS/ EXTERIOR/ DIA
Heloísa fazendo fotos com a câmera fotográfica. Fernando se aproxima e a beija.
FERNANDO             — O ângulo tá ótimo.
HELOÍSA                  — Você nem entende disso, mas tá ótimo mesmo.
FERNANDO             — (T; Sorri) Você está tão pensativa, está tudo bem?
HELOÍSA                  — Meu pai não ligou mais, confesso que estou bem preocupada com ele, sabe?
FERNANDO             — Será que ele não conheceu alguém em Portugal?
HELOÍSA                  — Não sei, mas eu gostaria que ele me ligasse, mandasse uma mensagem, sei lá..
FERNANDO             — Por que você mesma não faz isso?
HELOÍSA                  — Sei lá... Muita coisa está diferente depois que eu descobri que eu não sou filha do meu pai. Eu sou fruto de uma inseminação artificial.
FERNANDO             — É, a gente conversou sobre isso.
HELOÍSA                  — Pois é.... Agora parece que as coisas mudaram, sei lá... Está tudo tão diferente, nem sei explicar o que é isso, porque de certa forma não tem aquela explicação, sei lá, estou confusa, não sei nem o que dizer.
Heloísa abraça Fernando.
CORTA PARA:
CENA 11/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ QUARTO DE ALICE/ INT/ DIA
Alice mexendo no laptop, Marina entra.
MARINA                   — Alice, a Karina me mandou mensagem me chamando pra uma festa, um novo grito do Rock, lógico. Agora que já se passou um mês e ela saiu do castigo...
ALICE                        — (T; Tensa) Jura?
MARINA                   — É a oportunidade perfeita pra você contar logo a verdade pra ela.
ALICE                        — Tá bom, Marina. Vou contar toda verdade pra ela, assim de uma vez.
MARINA                   — Ótimo, hoje à noite promete então...
Marina sai. Alice olha preocupada.
CORTA PARA:
CENA 12/ SORVETERIA/ INTERIOR/ DIA
Júlia e Brandon tomando um sorvete   
BRANDON               — Será que eu já posso te chamar de namorada?
JÚLIA                        — Tão rápido assim?
BRANDON               — É porque eu acho que você não é de ficar, sabe... Acho que você é de namorar sério. Você gosta de relacionamento sério.
JÚLIA                        — É... (T; Sorri) Claro que pode. Meu namorado.
BRANDON               — Minha namorada.
Brandon e Júlia se beijam felizes.
CORTA PARA:
CENA 13/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Heloísa entrando, Pandora descendo as escadas.
PANDORA                — Já de volta?
HELOÍSA                  — E o Roger já foi?
PANDORA                — Já.
HELOÍSA                  — Eu estou um pouco cansada, acho que é saudades do meu pai.
PANDORA                — Não venha me falar desse traste.
HELOÍSA                  — Ai, mãe sei lá, está tudo muito chato... Sei lá...
PANDORA                — Sem ideias para um bom recomeço?
HELOÍSA                  — Recomeçou do quê?
PANDORA                — Nada, filha. Eu bebi umas taças de champanhe e estou assim...
Pandora sobe as escadas.
CORTA PARA:
CENA 14/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece
CORTA PARA:
CENA 15/ CASA DE JÚLIA/ COZINHA/ INTERIOR/ NOITE
Mariza e Júlia conversando.
MARIZA                   — Que bom que está tudo ótimo, filha.
JÚLIA                        — Sim, a gente começou a namorar e parece que estou sendo outra pessoa, sei lá... Só sei que estou feliz.
MARIZA                   — Como é bom de ver assim: feliz.
JÚLIA                        — O Brandon é uma pessoa boa, mãe. Espero que ocorra tudo bem.
MARIZA                   — Amanhã iremos almoçar no Geraldo, ok?
JÚLIA                        — Ok... Tudo bem
Júlia sorri
CORTA PARA:
CENA 16/ FESTA/ INTERIOR/ NOITE
Marina e Alice chegando.
MARINA                   — Eu vou curtir um pouco a festa, tá? Vai e procura ela.
ALICE                        — Ok. Ok.
Alice vai andando, enquanto Marina se afasta. Alice avista Karina e se aproxima.
ALICE                        — Karina.
KARINA                    — (T; Feliz) Marina, que saudades que eu estava de você, cara.
Karina dá um beijão em Alice.
KARINA                    — Que saudades que eu estava desse beijo, também.
ALICE                        — Karina, a gente precisa conversar...
KARINA                    — Sobre?
ALICE                        — Na verdade, eu sou a Alice.
KARINA                    — (T; Surpresa) Caramba, Alice. Desculpa ter te beijado assim, é que eu não sabia que você frequentava esses lugares, desculpa mesmo... E eu já fui te beijando assim... Bom, teu beijo é parecido com o da tua irmã.
ALICE                        — Eu estava me passando pela minha irmã, Karina... Esse tempo todo, até naquela última vez nesse mesmo lugar quando ficamos, não era a Marina, era eu. Eu me passei por ela para ficarmos.
KARINA                    — (T; Chocada) Alice... Quer dizer então que você me fez eu me apaixonar por você e eu pensando o tempo todo que era a Marina
ALICE                        — (T; Sorri) Então você se apaixonou por mim?
KARINA                    — Me apaixonei pela Marina, né? Mas me apaixonei pelos teus beijos (T; Ri) Meu deus, cara. Estou apaixonada pelas duas, porque eu já fiquei com a Marina um bom tempo atrás e caramba. Como é que faz?
ALICE                        — Faz nada, só me beija.
Alice e Karina se beijam, depois do beijo Karina sorri e as duas vão andando.
CORTA PARA:
CENA 17/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INT/ NOITE
Heloísa assistindo alguma série na Netflix. Quando o seu celular toca.
HELOÍSA                  — (T; Ao cel.) Oi (T; Desesperada) Acidente?
Heloísa tensa.
HELOÍSA                  — (T; Ao cel.) Atropelado por um caminhão? (T; Se levanta; Desesperada) Por favor, me diz que nada de ruim vai acontecer com o Fernando!!
No desespero de Heloísa.
CLOSE EM HELOÍSA TENSA
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário