Maneiras de Ser - Capítulo 35



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES
BEATRIZ FUCHS


DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BECK
BEN
BRANDON
CLAIRE
EVA/ROBERTA
FERNANDO
GERALDO
GIOVANNA
HELOÍSA
JOAQUIM
JÚLIA
MARINA
MARIZA
MARTA
NICOLE
PANDORA
VICENTE
VICKI
PART:
DECORADOR

CENA 01/ RUA/ EXTERIOR/ NOITE
Fernando andando de bicicleta pelas avenidas de São Paulo. Ele com o fone de ouvidos na orelha e o som nas alturas, a música My Own Deceiver. De repente, quando ele vai atravessar uma rua, uma caminhão vem em sua direção.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 02/ HOSPITAL/ CORREDOR/ INTERIOR/ NOITE
Heloísa e Pandora andando. Heloísa ao choro.
PANDORA                — Calma, Helô. Vai ficar tudo bem com o Fernando, filha.
HELOÍSA                  — Você não tem certeza disso, mãe. Nem os médicos, ele foi atropelado por um caminhão, mãe. Você entende isso?
PANDORA                — Filha, mas se você deixar de acreditar tudo pode dar errado e eu não quero que você pense negativo.
HELOÍSA                  — A questão não é pensar negativo, a questão é que está tudo negativo mesmo, mãe. Eu só quero procurar os pais do Fernando.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 03/ HOSPITAL/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ NOITE
Heloísa e Pandora entram, avistam Marta e Vicente.
HELOÍSA                  — Marta! Vicente!
Heloísa os abraça.
PANDORA                — Como é que o Fernando está?
MARTA                     — (T; Pós-choro) Eu não sei. Os médicos ainda não deram nenhuma notícia, só estão nos deixado aflitos aqui sem nenhuma notícia, eu preciso saber como é que o meu filho está.
VICENTE                  — Calma, Marta. A única notícia que eles deram é que ele está passando por uma cirurgia, apenas isso. Uma cirurgia de extremo risco.
HELOÍSA                  — (T; Desesperada) Cirurgia pra quê, meu Deus do céu?
MARTA                     — Na cabeça.
Heloísa chora e abraça Pandora.
HELOÍSA                  — Meu Deus do céu.
Heloísa chorando.
CORTA PARA:
CENA 04/ CASA DE MARIZA/ QUARTO/ INTERIOR/ NOITE
Mariza colocando o celular na orelha.
MARIZA                   — (Ao cel.) Pandora?
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 05/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ NOITE
Mariza abrindo a porta do quarto, Júlia acorda assustada.
JÚLIA                        — Estou com um sentimento ruim, mãe.
MARIZA                   — Dês de quando?
JÚLIA                        — Dês de uma hora e meia atrás...
MARIZA                   — Então o seu sentimento não está errado.
Júlia olha aflita.
CORTA PARA:
CENA 06/ HOSPITAL/ CORREDOR/ INTERIOR/ NOITE
Júlia andando aflita pelos corredores do hospital.
CORTA PARA:
CENA 07/ HOSPITAL/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ NOITE
Os mesmos da cena 03. Júlia entrando, com lágrimas nos olhos.
JÚLIA                        — Pelo amor de Deus, gente. Como é que o Fernando está?
MARTA                     — (T; Surpresa) Quem é você?
JÚLIA                        — Eu sou amiga do Fernando e ex-namorada.
MARTA                     — (T; Se lembra) A é, me lembrei de você. Você foi jantar lá em casa uma vez na época que eram namorados...
JÚLIA                        — Como é que ele está?
VICENTE                  — Ele está fazendo uma cirurgia.
PANDORA                — Mas calma, Júlia. Vai dar tudo certo.
Júlia olha para Heloísa que está aos prantos.
JÚLIA                        — Helô.
HELOÍSA                  — Júlia.
As duas chorando, se abraçam. Tempo.
JÚLIA                        — Nós estamos juntas nessa. Tá?
HELOÍSA                  — Obrigada.
Se abraçam de novo. O médico entra
MÉDICO                   — Boa noite. Tenho notícias.
Todos olham atentos.
MÉDICO                   — Fizemos uma cirurgia para evitar danos maiores, mas, infelizmente o Fernando está em coma por tempo indeterminado.
Choque em todos.
MARTA                     — (T; Chora) Por tempo indeterminado?
VICENTE                  — O nosso filho não tem previsão de acordar?
MÉDICO                   — Eu não dou muito tempo, ele está reagindo bem
HELOÍSA                  — (T; Desesperada) Não dá muito tempo pra quê?
MÉDICO                   — Pra ele acordar.
JÚLIA                        — Calma, Helô.
Júlia abraça Heloísa.
PANDORA                — Vai dar tudo certo, gente. Vamos ter fé, ele vai acordar logo.
Na esperança de Pandora.
CORTA PARA:
CENA 08/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece.
CORTA PARA:
CENA 09/ MANSÃO DE JOAQUIM/ JARDIM/ INTERIOR/ DIA
Eva e Joaquim conversando com um decorador de festas e casamentos.
JOAQUIM                 — Nós queremos que a nossa festa seja a mais elegante possível.
EVA                           — Nós queremos que acima de tudo o nosso casamento represente o amor.
JOAQUIM                 — Se você quiserem fazer o casamento no estilo Princesa Kate e príncipe William sintam-se a vontade.
DECORADOR          — Você deseja uma festa nesse nível?
JOAQUIM                 — Se chegarmos acima dele.
EVA                           — Na verdade, eu preferia mesmo um casamento original, Joaquim. A gente não precisa se inspirar em ninguém, acima de tudo tem que ter flores, porque as flores traz aquele ar de amor e paixão no ar, e cores leves e românticas, acho que também seria essencial.
JOAQUIM                 — (T; Sorri) Depois me perguntam o porquê eu escolhi me casar com essa mulher!
DECORADOR          — (T; A Eva; Estranhando) Eu não te conheço de algum lugar? Sei lá, talvez não necessariamente pessoalmente, mas: de algum site, de alguma notícia...
EVA                           — (T; Fugindo do assunto) Só se for a notícia do casamento, né? Porque não teria outro assunto a não ser esse para eu aparecer, sou uma figura desconhecida.
DECORADOR          — É que o seu rosto não me é estranho
EVA                           — Tenho certeza que está me confundindo com outra pessoa (T) e eu acho que não pode faltar a cor da paz no nosso casamento, a cor branca.
Claire chegando.
CLAIRE                     — Com certeza não vai faltar paz nesse seu casamento, Roberta.
Joaquim e Eva reagem surpresos.
JOAQUIM                 — Como você conseguiu entrar aqui, Claire?
CLAIRE                     — Pela porta da frente, se não é a empregada para ouvir a campainha, eu realmente ia ter que pular o muro com cerca elétrica feito uma trombadinha feminina.
JOAQUIM                 — O que você está fazendo aqui?
CLAIRE                     — Ué, você se esqueceu? A gente vai assinar o divórcio e eu vim trazer isso (T; Ela entrega um papel) meu pedido na justiça pela guarda do meu filho, que aliás, eu não perdi e nem perderei (T) claro que esse processo só vai ir adiante depois do divórcio assinado, mas isso é uma questão de tempo, já que semana que vem a gente está indo pro fórum assinar esse maldito papel.
JOAQUIM                 — Você quer mesmo tirar o Ben de mim, Claire?
CLAIRE                     — Eu não vou tirar ninguém de ninguém, Joaquim. Eu só quero que o meu filho more comigo, aliás, eu me mudo hoje para o meu apartamento que é no seu prédio queridinha.
EVA                           — (T; Ri) Seremos vizinhas então?
CLAIRE                     — Aquele prédio vai pegar fogo, meu bem. Cuidado.
Claire ri e sai. Joaquim e Eva se entreolham.
CORTA PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE JANTAR/ INT/ DIA
Heloísa e Pandora sentadas ao redor da mesa.
HELOÍSA                  — Eu vou pedir pro motorista me levar pro hospital.
PANDORA                — Filha, mas eu quero ir com você, quero saber se está tudo bem.
HELOÍSA                  — Então toma logo esse café, mãe. Eu estou preocupada.
PANDORA                — Calma, Heloísa Blake (T) e coma, você precisa se alimentar, principalmente o café da manhã.
HELOÍSA                  — Estou sem fome, nos encontramos no hospital.
Heloísa se levanta e sai, enquanto Pandora diz:
PANDORA                — Espera, filha.
Mas Heloísa já saiu. Pandora olha preocupada.
CORTA PARA:
CENA 11/ MANSÃO DE BECK/ QUARTO DE ALICE/ INTERIOR/ DIA
Alice e Marina conversando.
ALICE                        — Conversei com ela.
MARINA                   — E aí?
ALICE                        — Ela falou que está apaixonada pelos meus beijos.
MARINA                   — (T; Aliviada) Ufa, ainda bem. Já estava preocupada com essa história. Imagina você ter que se passar por mim a vida inteira só pra ficar com a Karina. Viu como que a verdade é boa?
ALICE                        — Acontece que ela me disse que também está apaixonada por você. Como é que faz?
MARINA                   — (T; Se levanta; Surpresa) Como é que faz? Sei lá, Alice.... Dá seus pulos, faz ela me esquecer, eu estou me envolvendo com um garoto, eu não posso me relacionar com mais ninguém.
ALICE                        — Tá, tá... A gente vai se ver hoje, vamos tomar um sorvete.
MARINA                   — Ótimo. Faça ela se apaixonar por você, somente por você.
Marina sai.
CORTA PARA:
CENA 12/ SHOPPING/ INTERIOR/ DIA
Giovanna e Nicole andando pelo shopping.
GIOVANNA             — Parece que o Fernando foi atropelado.
NICOLE                     — Eu vi, está em um monte de site de notícias também...
GIOVANNA             — (T; Preocupada) Eu confesso que eu estou preocupada com ele, a gente já conversou algumas vezes e tipo ele é legal, depois do almoço lá em casa eu vou no hospital fazer uma visitinha pra ele.
NICOLE                     — Seu pai não disse que a namorada dele e a Júlia vão almoçar na sua casa?
GIOVANNA             — (T; Revira os olhos) Disse, infelizmente... Vou ter que aturar aquelas duas por pelo menos duas horas, já basta ter que aturar a Júlia nos estúdios da TV HOC, agora eu vou ter que aturá-la entrando na minha família também. Bem que você poderia ir lá pra casa, né Nicole? Almoçar comigo e me fazer companhia.
NICOLE                     — Ai pode ser, aí depois a gente vai no hospital visitar o Fernando.
GIOVANNA             — (T; Sorri) Ótimo.
As duas continuam andando.
CORTA PARA:
CENA 13/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA
Mariza e Júlia sentadas ao redor da mesa
MARIZA                   — Júlia, você precisa se alimentar.
JÚLIA                        — (T; Preocupada) Eu não consigo parar de pensar no Fernando, mãe... (T; Chora) eu estou com tanto medo do que pode acontecer com ele, ontem eu escondi tudo o que eu estava sentindo naquele hospital pra tentar ser forte (T; Desaba) mas eu não consigo mais.
Mariza abraça Júlia.
MARIZA                   — Calma, filha. Ele vai ficar bem.
JÚLIA                        — Mãe, eu não posso perder o Fernando...
MARIZA                   — Calma, filha. Ele vai ficar bem.
JÚLIA                        — Eu estou tão preocupada. Eu estou muito preocupada.
MARIZA                   — Mas você não pode perder a esperança, você tem que acreditar que vai ficar tudo bem com ele. Você não pode ficar assim, filha.
Júlia sorri.
JÚLIA                        — Você tem razão, eu não posso perder a fé.
MARIZA                   — Mas você vai na casa do Geraldo hoje? Para almoçarmos?
JÚLIA                        — Não, mãe... Eu vou ficar no hospital, não vou sair de lá enquanto eu não puder ver o Fernando.
O celular de Júlia toca é Brandon. Ela coloca na orelha
JÚLIA                        — (T; Ao cel.) Brandon (T) Pois é, eu vou lá no hospital depois (T) que crise de ciúmes é essa, Brandon? O Fernando é meu amigo e ele está com a Heloísa agora (T) tudo bem, está desculpado. Depois eu te ligo então, tchau.
Júlia desliga.
CORTA PARA:
CENA 14/ MANSÃO DE BECK/ QUARTO DE VICKI/ INTERIOR/ DIA
Vicki sentada. Beck entra para elas conversarem.
BECK                         — Diante de tantas confusões, nós nem tivemos oportunidade de conversar sobre a sua gravidez, sobre suas dúvidas...
VICKI                        — (T; Completa) E sobre os meus medos...
BECK                         — É... Talvez devemos começar por aí
VICKI                        — (T; Preocupada) Eu confesso que eu estou com medo de não poder mais ser atleta, entende?
BECK                         — E quem disse que a gravidez vai te impedir de ser atleta, filha? Claro que você terá que se afastar durante alguns meses das quadras e também da escola para cuidar do seu filho (T) e claro que eu vou te ajudar, mas é uma coisa que você não vai precisar abandonar, você vai voltar.
VICKI                        — E se eu não conseguir me formar na escola, mãe? Quero me formar com todo mundo na escola.
BECK                         — Assim que as aulas voltarem eu vou conversar com o diretor Marcelo e esclarecer algumas coisas. Vou sugerir que ele possa dar ideia aos professores de trazer a escola até você digamos assim... Digamos que você faça os trabalhos e estude em casa quando a criança nascer por exemplo e também nos últimos meses de gravidez.
VICKI                        — Sabe que eu estou me sentindo diferente diante dessa gravidez? Sinto que eu estou mudando... Eu estou com medo sim, mas ao mesmo tempo, talvez seja alguma forma de eu mudar aquela Vicki que eu era, uma Vicki preconceituosa, uma Vicki grossa, arrogante... Eu sei que eu tinha amenizado um pouco, mas agora as coisas ganharam novos rumos e eu quero recomeçar de verdade desta vez!
BECK                         — Eu gosto assim, filha. Sem medo, talvez você tenha se apressado rápido demais em ser mãe/...
VICKI                        — (T; Corta) Não foi proposital, mãe…
BECK                         — Eu sei que foi um acidente, mas da mesma maneira eu acredito que essa gravidez tenha um propósito, eu acho muito maluco a vida, sabe? Porque eu perdi um bebê e depois de um mês, você me dá a notícia que está grávida é como se de alguma maneira a vida quer que eu curasse essa depressão que eu tive depois de perder o meu filho e me trouxesse um sinal de alegria através do seu.
VICKI                        — (T; Emocionada) É, mãe... Eu acho que foi bem isso. De alguma maneira a vida nos trouxe um arco-íris depois de tanta tempestade.
Vicki sorri e abraça Beck.
CORTA PARA:
CENA 15/ HOSPITAL/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Júlia sai do Uber e avista Brandon.
JÚLIA                        — Brandon!!
Júlia vem e abraça Brandon, os dois entram no hospital. Tempo. Outro carro para, é um táxi, Heloísa sai do carro, entrega o dinheiro
HELOÍSA                  — Pode ficar com o troco.
Heloísa entra dentro do hospital.
CORTA PARA:
CENA 16/ HOSPITAL/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Júlia e Brandon andando abraçados, Heloísa entra e os vê andando abraçados. Heloísa vai andando mais rápido para alcançá-los e os alcança.
HELOÍSA                  — Oi Júlia.
JÚLIA                        — (T; Sorri) Helô.
Heloísa olha para eles abraçados. Brandon sorri provocante.
JÚLIA                        — Nós viemos ver o Fernando, se conseguirmos entrar no quarto, né...
HELOÍSA                  — A mãe dele me ligou ontem de madrugada, a cirurgia foi um sucesso, porém, ele vai ficar em coma por alguns dias.
JÚLIA                        — Tomara que dê tudo certo.
BRANDON               — Vai dar sim, Júlia.
Brandon abraça Júlia mais forte e dá um beijo nela.
HELOÍSA                  — Vocês estão namorando?
BRANDON               — (T; Direto) Arram.
HELOÍSA                  — (T; Sem graça) Entendi.
JÚLIA                        — Vamos pra sala de espera.
Eles vão andando até a sala de espera
CORTA PARA:
CENA 17/ CASA DE MARIZA/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Mariza indo até Geraldo que está com o carro estacionado, ele sai do carro sorrindo e a beija.
GERALDO                — Está linda, Mariza.
MARIZA                   — Obrigada, meu bem. Espero que dê tudo certo no nosso almoço, a Júlia infelizmente não vai porque o Fernando, o ex-namorado dela foi atropelado e parece que a situação não está nada boa.
GERALDO                — Caramba, eu vi mesmo nos sites de notícias, já que agora ele é uma figura pública por conta da série que vai estreart
MARIZA                   — Pois é, eu mesma estou muito preocupada.
GERALDO                — Bom, mas vamos ao nosso almoço antes que a comida esfrie.
MARIZA                   — (T; Sorri) Vamos.
Os dois vão andando.
CORTA PARA:
CENA 18/ MANSÃO DE JOAQUIM/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Joaquim e Eva se despedindo do decorador.
DECORADOR          — Agora precisamos marcar de nos ver na localização da festa
JOAQUIM                 — Sim, para a gente melhorar a qualidade da nossa festa.
DECORADOR          — Exatamente, então até mais.
Joaquim abre a porta e o decorador vai embora.
EVA                           — (T; Ansiosa) Ai, Jô. Ansiosa demais para o nosso casamento.
JOAQUIM                 — No que depender de mim nosso casamento será digno de uma festa de pessoas de primeiro mundo.
Eva sorri e os dois se beijam.
JOAQUIM                 — Mas o que me preocupa mesmo é essa história da Claire querer tirar o meu filho de mim.
Ben desce as escadas dizendo:
BEN                           — Em primeiro lugar, eu não sou uma criança, eu já tenho 16 anos e já tenho plena consciência para escolher o meu lar e é claro que eu vou morar com a minha mãe, pai. Ela nem precisa entrar na Justiça, isso é uma decisão minha e eu já decidi.
JOAQUIM                 — Ben/...
BEN                           — (T; Corta) Eu já decidi, pai. Eu vou morar com a minha mãe, eu não quero ficar perto da minha professora de matemática que pelo visto esconde muitas coisas.
Reação de Eva
EVA                           — Do que você está falando?
BEN                           — Dos seus segredos, Roberta. Eu não sei quem você é, mas a minha mãe e eu temos certeza que você tem algo a esconder, principalmente pelo fato de usar lentes castanhas.
EVA                           — São lentes de contato.
BEN                           — Castanhas! Seus olhos não dessa cor aposto. Mas enfim isso não importa, eu só quero que o meu pai saiba logo a verdade sobre você e que essa verdade não demore muito para aparecer.
Ben sai. Eva olha aflita para Joaquim que olha triste.
CLOSE EM EVA
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário