Maneiras de Ser - Capítulo 36



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL


HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES
DÉBORA COSTA
BEATRIZ FUCHS




DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO



ALICE
EVA/ROBERTA
GERALDO
GIOVANNA
HELOÍSA
JOAQUIM
JÚLIA
KARINA
MARINA
MARIZA
NICOLE
Part:
MARTA
VICENTE
















CENA 01/ MANSÃO DE JOAQUIM/ SALA DE ESTAR/ INT/ DIA
Continuação imediata. Eva olha para Joaquim, se faz de vítima
EVA                           — Você acha que a gente deve prosseguir com esse casamento? Já que o Ben de maneira alguma não quer me aceitar.
JOAQUIM                 (T; Pensativo) Sinceramente (Tempo) Eu... (Tempo) eu não quero perder meu filho, Roberta.
Reação de Eva: preocupada com a resposta.
JOAQUIM                 — Eu não sei.
EVA                           (T; Tentando reverter a situação) E se eu conversasse com ele e esclarecesse qual é o problema dele comigo/...
JOAQUIM                 (T; Corta) Ele mesmo já disse, Roberta. Ele acha que você é falsa e fez lavagem cerebral em mim, entende? Como mudar a cabeça dele?
EVA                           — Nós nunca tivemos oportunidades de se conhecer, porque sempre teve isso, essa intriga, esse ódio por mim... Isso impediu que ele me conhecesse e que eu o conhecesse também.
JOAQUIM                 — Mas ele já criou a versão dele sobre você, Roberta. Não importa o que você mostre sobre o começo da sua vida, sobre o meio sendo que ele já criou tudo isso incluindo o final. Não adianta você apresentar o seu comportamento de fada, se pra ele você é uma bruxa.
EVA                           (T; Faz cara de coitada) Eu não posso te perder, Joaquim.
JOAQUIM                 — Você não vai me perder.
EVA                           (T; Chora) Então converse com ele, sei lá... Ou talvez ele esteja certo (T) talvez ele queira recuperar o tempo perdido com a mãe, sei lá... Afinal de contas foram muitos meses afastados.
JOAQUIM                 — Eu acredito no amor que o Ben tem pela mãe, mas eu não acredito no amor que ela tem pelo Ben. A Claire pode estar manipulando ele, ela quer me atingir, entende, Roberta?
EVA                           — E você vai ceder? Deixa ela cair do cavalo, do penhasco, do vulcão em erupção. Mas não caia no jogo dela, ela que se dane, Joaquim. Pense em fatos, seja mais inteligente que ela que você terá o seu filho apenas para você e pronto. (T) Agora deixa eu ir, eu fiquei muito abalada e preocupada, porque eu te amo e eu quero muito que esse casamento aconteça!
JOAQUIM                 — Roberta! Esse casamento vai acontecer.
EVA                           — Eu só espero que ele aconteça logo.
Eva dá um beijo em Joaquim e sai. Ele fica pensativo e reflexivo.
CORTA PARA:
CENA 02/ HOSPITAL/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ DIA
Heloísa, Júlia e Brandon entram. Vicente e Marta sentados. Todos se cumprimentam
HELOÍSA                  — Como é que o Fernando está?
VICENTE                  — A cirurgia terminou ontem por volta das 2:00 da manhã, foi um sucesso, hoje mais cedo eu e a Marta conseguimos entrar para visitar o nosso filho.
MARTA                     — Ele segue em coma, mas fora de perigo pelo menos.
JÚLIA                        — Será que a gente pode ver ele?
VICENTE                  — São duas pessoas a cada duas horas (T) nós fomos às 8:00, agora são... (T; Olha pro relógio) 10:30. O médico vai liberar sim.
MARTA                     — Você quer ir, Heloísa? Visitá-lo?
HELOÍSA                  — Claro, quero sim.
JÚLIA                        — São duas pessoas, certo? Eu posso ir com a Helô?
BRANDON               (T; Surpreso) Você vai me deixar sozinho?
JÚLIA                        — Eu vim ver o Fernando, Brandon.
VICENTE                  — Júlia, claro que você pode ir.
JÚLIA                        — Eu vou.
HELOÍSA                  — Então vamos lá.
Heloísa e Júlia vão andando.
CORTA PARA:
CENA 03/ HOSPITAL/ QUARTO DE FERNANDO/ INTERIOR/ DIA
Fernando em coma, deitado sob aparelhos. Vemos a porta se abrir devagar, Heloísa e Júlia entram e se aproximam. Heloísa com os olhos cheios de lágrimas e Júlia tentando ser forte.
HELOÍSA                  (T; Toca nas mãos de Fernando) É muito difícil vê-lo desse jeito, Júlia. Por que a vida está fazendo isso? Porque ele tá passando por isso?
JÚLIA                        — Eu acho que você está fazendo essas perguntas para a pessoa errada.
HELOÍSA                  (T; Chora) Me admira você, Júlia. Você não criou ódio dele e nem de mim depois de tudo... Eu até pensei que mesmo depois de tudo que eu tenha feito pra mudar o que ocorreu, de fato, eu consegui fazer você não sentir ódio da gente.
JÚLIA                        — Nesses tempos de ódio, cada gesto pra evitá-lo e transforma-lo em paz é essencial (T) sem falar que eu não queria ficar com alguém que não me amasse. Se ele te ama e se você o ama, o certo é vocês dois ficarem juntos e não três pessoas sofrerem à toa.
Os olhos de Júlia se enchem de lágrimas e ela olha para Fernando, Heloísa olha para Júlia e também olha para Fernando.
JÚLIA                        — Eu não sou forte, Helô. Eu estava tentando, mas eu não consigo, eu não aguento vê-lo assim, imóvel, adormecido sei lá por quanto tempo (T) logo ele, com uma energia sem igual.
HELOÍSA                  — Mas ele vai sair dessa. Eu sei disso, eu acredito nisso. Ele vai se reerguer.
JÚLIA                        (T; Chora) Tomara, porque senão eu não vou aguentar.
Júlia e Heloísa se abraçam. Tempo.
HELOÍSA                  — Juntas somos mais fortes, Júlia.
JÚLIA                        — A gente passou por tantas mudanças... A gente está passando por muitas mudanças e vai continuar até não sei quando, mas eu quero que a união nunca, jamais perca a força.
Heloísa sorri e Júlia também.
JÚLIA                        — Ele vai sair dessa!
HELOÍSA                  — É, ele vai.
As duas sorriem uma para a outra.
CORTA PARA:
CENA 04/ SORVETERIA/ INTERIOR/ DIA
Alice e Karina tomando um sorvete.
KARINA                    — Ontem eu fui pra outra festa, tinha narguilé e vodka, né! Então não repara a minha indisposição porque hoje a ressaca está brava.
ALICE                        — Não, eu não estou nem reparando nisso, pra mim você está como sempre, normal...
KARINA                    — Eu ainda não acredito que você se passou pela sua irmã só pra ficar comigo (T) eu tenho que admitir que tu beija muito bem, melhor do que ela e como eu disse: me apaixonei pelos teus beijos, mas também estou apaixonado pela sua irmã. Como é que faz?
ALICE                        — Eu e ela somos gêmeas, incluindo a Vicki/...
KARINA                    (T; Corta) A Vicki eu ia sentir de longe a diferença entre vocês mesmo sendo trigêmeas, a Vicki é insuportável, até a energia dela (T) talvez pela vibe e pelo bom gosto de você e da Marina, eu não tenha percebido a diferença.
ALICE                        — Então, nós temos o mesmo rosto, Karina. Você não precisa continuar gostando da Marina se você gosta dos meus beijos.
KARINA                    — Eu sei que vocês têm o mesmo rosto, mas... Sei lá, Alice. Eu gosto bastante de ficar com você, é que eu não consigo tirar a Marina da cabeça quando nós ficamos pela primeira vez há 4 meses atrás.
ALICE                        — Mas eu não tô entendendo nada, ela não quer você, Karina. Ela mesma me disse (T; Se declara) mas eu quero, porque eu gosto de você e gosto dos seus beijos. Eu estou apaixonada por você, Karina e eu não sei o que eu posso fazer, usando o mesmo termo que você usa: como é que faz?
Karina sorri.
KARINA                    — Ah, Alice. A gente tenta.
ALICE                        (T; Sorri) Jura?
KARINA                    — Juro, te juro. A gente tenta, por que não?
Alice sorri.
CENA 05/ HOSPITAL/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ DIA
Heloísa e Júlia entram, Marta ali e Brandon sentado.
MARTA                     — Alguma novidade no quarto?
JÚLIA                        — O médico nem passou por lá.
MARTA                     — O Vicente foi pegar um café pra mim (T; Nervosa) Mas eu preciso de novas informações, não tem como eu ficar nessa situação esperando por novas novidades.
HELOÍSA                  — Calma, Marta. Acho que ele vai ficar pouco tempo (T) Eu nem te perguntei sobre o motorista, o que aconteceu com ele?
MARTA                     — De acordo com informações das câmeras de segurança, o Fernando estava errado como vocês já sabem, né! Esses sites fofoqueiros já fizeram questão de fazer uma declaração completa com direitos a tudo, sem a autorização da família, mas continuando o Fernando estava com o fone de ouvidos e não viu o caminhão na direção dele, porém, o motorista de caminhão estava embriagado.
HELOÍSA                  (T; Surpresa) Então foi feito o teste do bafômetro?
MARTA                     — Exatamente (T) O que eu acho impressionante é que esses sites mixurucas não divulgam uma informação como essa (T; Revoltada) Brincadeira, né?
Brandon se aproxima de Júlia.
BRANDON               — Você vai ficar aqui no hospital?
JÚLIA                        — Eu preciso de mais informações.
BRANDON               — Júlia, está na cara que o médico não vai passar agora.
JÚLIA                        — E você por acaso trabalha aqui no hospital pra se certificar disso?
Tempo.
JÚLIA                        — Eu estou sentindo os seus ciúmes, Brandon.
BRANDON               — Mas é claro que eu estou com ciúmes, Júlia/...
JÚLIA                        (T; Corta) Brandon, agora não é hora e nem lugar.
Júlia se afasta e se aproxima de Heloísa.
HELOÍSA                  — Você já vai embora?
JÚLIA                        — Eu vou ficar. Vamos na lanchonete do hospital, você precisa se distrair, Helô.
HELOÍSA                  — Vamos.
Júlia se aproxima de Brandon e Helô de Marta, acompanhamos Heloísa.
HELOÍSA                  — A gente vai no refeitório, quer ir junto?
MARTA                     — Não, eu não vou sair daqui enquanto eu não tiver novas informações.
Vicente entra e entrega o café para Marta, ela agradece
HELOÍSA                  — Querem que eu traga alguma coisa do refeitório pra vocês?
VICENTE                  — Eu não estou com fome, Helô.
MARTA                     — É... Eu também não tenho a menor condição.
HELOÍSA                  — Ok.
Heloísa se aproxima de Júlia e Brandon que já estão conversando
BRANDON               — Não gosto de comida de hospital.
JÚLIA                        — Toma um suco com a gente lá.
BRANDON               — Ju, eu já vou embora. Me manda notícias, tá?
Brandon dá um beijo em Heloísa. Heloísa desvia o olhar. Brandon sai. Júlia e Heloísa saem.
CORTA PARA:
CENA 06/ APARTAMENTO DE EVA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Eva tomando uma taça de vinho bastante estressada.
EVA                           — O meu casamento não pode dar errado. Eu preciso me casar com o Joaquim de qualquer maneira.
Eva joga a taça de vinho pela parede.
CORTA PARA:
CENA 07/ HOSPITAL/ LANCHONETE/ INTERIOR/ DIA
Júlia e Heloísa comendo.
HELOÍSA                  — Pelo visto o Brandon não mudou nada, continua sendo o mesmo ciumento de sempre.
JÚLIA                        — Sinceramente, esse ciúme dele já está me estressando.
HELOÍSA                  — E vocês se aproximaram assim do nada?
JÚLIA                        — Pior que sim, você pode até não acreditar, Helô. Mas os nossos caminhos meio que se cruzaram, não foi uma fase fácil pra gente, sabe?
HELOÍSA                  (T; Tocada) Você dizendo assim eu fico até me sentindo culpada.
JÚLIA                        — Mas não é pra você se sentir culpada, Heloísa. Nem o Fernando quando ele tiver consciente... Como eu disse eu entendi, mas o Brandon ainda não, entende? E eu não sei mais o que fazer... A gente está junto, só que... Só que eu ainda não estou aprendendo a gostar dele, mas eu sinto que ele está gostando de mim.
HELOÍSA                  — Mas as coisas são assim... Os sentimentos agem com o tempo.
JÚLIA                        (T; Direta) Eu ainda estou apaixonada pelo Fernando, Heloísa. Eu sei que vocês são namorados, mas eu ainda estou apaixonada por ele e eu tenho medo dele não sair daquela maldita cama de hospital (T; Chora) Ele pode até não ser mais meu namorado, ele pode até não me amar, mas os meus sentimentos não querem abandonar o olhar dele, o sorriso dele, os beijos dele...
Júlia chora, Heloísa olha séria.
HELOÍSA                  — Você não precisava ter dito isso pra mim, Júlia.
JÚLIA                        — Acredite, Heloísa... Eu não queria ter dito. Desculpa, mas...
HELOÍSA                  — Perdi a fome.
Heloísa se levanta e sai. Júlia afasta o prato de comida e limpa as lágrimas.
CORTA PARA:
CENA 08/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ QUARTO DE MARINA/ INT/ DIA
Marina e Alice conversando.
MARINA                   — E agora vocês duas estão namorando?
ALICE                        (T; Feliz) Sim, estamos! Estamos!!
MARINA                   — Alice, finalmente!!
Alice e Marina se abraçam
ALICE                        (T; Preocupada) Agora vem a pior parte. Sermos aceitas!!!
Alice olha preocupada.
CORTA PARA:
CENA 09/ MANSÃO DE GERALDO/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Mariza e Geraldo entram. Mariza olha em volta encantada.
MARIZA                   — A sua casa é linda, Geraldo.
GERALDO                — Mas esse espaço todo causa um vazio que você não tem ideia!!!
Os dois trocam olhares e vão em direção a sala de jantar.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE GERALDO/ SALA DE JANTAR/ INTERIOR/ DIA
Mariza entra e eles se sentam ao redor da mesa, a empregada termina de arrumar a sala de jantar.
MARIZA                   — Caramba, que banquete!
GERALDO                — A Creuza capricha!! (T; A empregada) Chama a Giovanna por gentileza.
Giovanna e Nicole entram.
GERALDO                — Não precisa mais obrigado.
NICOLE                     (T; A Mariza; sentando) Bom dia.
MARIZA                   (T; Sorri) Bom dia.
GIOVANNA             — E aí, Mariza? Como vão as coisas?
MARIZA                   — Vão bem
As duas sorriem.
MARIZA                   (Off) A Giovanna foi simpática. Eu não esperava.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 11/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Mariza e Júlia conversando.
JÚLIA                        — Vai ver ela decidiu ser simpática de uma hora pra outra. Sei lá.
MARIZA                   — Não sei... E o Fernando?
JÚLIA                        — Ainda inconsciente. Estou preocupada. E eu não devia ter dito aquilo pra Helô
MARIZA                   — O que você disse pra Helô?
JÚIA                           — Que eu ainda amo o Fernando, mãe... Foi isso que eu disse pra ela, mas não importa agora, eu tenho que fazer uma coisa
Júlia olha preocupada para Mariza.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 12/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
Brandon e Júlia frente a frente.
BRANDON               — Está tudo bem?
JÚLIA                        — Não, Brandon... Não está!!
Brandon olha preocupado.
JÚLIA                        — A gente precisa terminar!!!
Brandon olha surpreso.
CLOSE EM JÚLIA TRISTE
CORTA PARA:
FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário