Maneiras de Ser - Capítulo 68


MANEIRAS DE SER
Capítulo #068
De
Weslley Fuchs

Direção
Miguel Rodrigues

Copyright © 2019, este é o capítulo oficial e será apresentado no site DNA DRAMATURGIA NOVOS AUTORES.


1 INT/ APARTAMENTO DE MARCELO – SALA DE ESTAR/ DIA (CONT’D) 1

Marcelo diante de Joaquim e Eva que estão na porta.

Filipa já olha tensa, ela vai subir as escadas

Eva vê e tenta interromper

EVA
Aquela é a Filipa, não é?

MARCELO
(Cumprimenta-os primeiro)
Boa tarde, entrem...
(A Eva)
Sim, sim... É a Filipa!

Eles vão entrando.

Os olhares de Eva já se encontram com os de Filipa, mas a sintonia dos olhares é diferente, enquanto um é de extrema admiração e esperança o outro é de medo e preocupação.

EVA
Oi, Filipa... Eu vim... Vim me desculpar pela cena lamentável. 

MARCELO
(Surpreso)
Cena lamentável?

JOAQUIM
É...

EVA
Eu estava em um momento de desespero, e... Eu quero te pedir desculpas, só isso.

MARCELO
Você por acaso ofendeu a minha filha, Eva?

FILIPA
Não. Ela não me ofendeu...
(Ela vai descendo as escadas)
Ela parecia me olhar com um olhar de saudade, um olhar que finalmente tivesse me encontrado, é como se ela tivesse entrado em desespero, ela parecia emocionada... Ela falava: “É você”. Eu realmente não entendi.

MARCELO
Como assim?

EVA
É uma história complicada, Marcelo. Eu só vim aqui me desculpar, a Filipa certamente te explicará depois, mas eu deixo claro aqui o meu pedido de desculpas.
(A Filipa)
Eu posso te dar um abraço?

FILIPA
(Estranha)
Um abraço?

EVA
(Lágrimas nos olhos)
Posso?

Filipa então abraça Eva.

Tempo.

Lágrimas caem dos olhos de Eva.

MARCELO
A Eva é parecida com... A Filipa. Eu digo fisicamente. Idênticas.

JOAQUIM
Marcelo, a gente pode conversar à sós?

MARCELO
Claro.

Joaquim e Marcelo vão saindo

Eva e Filipa saem do abraço.

FILIPA
Você está chorando, Eva?

EVA
(Limpa as lágrimas)
É que... Tudo tem dado tão errado na minha vida, acho que já estava na hora das coisas melhorarem.

FILIPA
Você fala do meu perdão?

EVA
(Admirando Filipa)
Caramba.
(Aérea)
Quem você puxou?

FILIPA
Se essa fosse a minha família real, eu teria puxado o meu pai com certeza, já que a minha mãe morreu há muitos anos...

EVA
(Surpresa)
Como assim a sua família real?

FILIPA
Eu sou adotada!!!

Eva olha, tudo faz sentido. Tudo que ela imaginou.

2 EXT/ BARZINHO ABANDONADO/ DIA 2

Heloísa diante de Gisele.

HELOÍSA
Então... Trouxe as paradas?

GISELE
Tu pelo menos sabe o preço, patricinha?

HELOÍSA
Vintão?

GISELE
Eita, tudo isso? Gostei.

HELOÍSA
Vem cá, deixa eu te perguntar... Tu tem muitos clientes?

GISELE
(Surpresa)
Por que tu quer saber, pattynha?

HELOÍSA
Porque a Vitória tinha comentado comigo que tinha pegado contigo, procede? Ela me garantiu que é boa.

GISELE
A Vitória comentou com você...

HELOÍSA
Responde: é ou não é de qualidade como a Vitória me garantiu?

GISELE
Lógico que é, cara...

HELOÍSA
Qual droga a Gisele usa?

GISELE
(Desconfiada)
Por que tu quer saber?

HELOÍSA
Quero a mesma que ela, tô sentindo uma... Uma sintonia diferente.

GISELE
Tô ligada. É cocaína.

HELOÍSA
Entendi...

GISELE
Tu vai levar?

HELOÍSA
Vou. Vou levar.

Heloísa dá os vinte reais para Gisele e Gisele entrega o pacote. 

GISELE
Falou.

HELOÍSA
Tchau...
GISELE
Precisando é nóis.

Gisele vai saindo e Helô também, acompanhamos Helô que joga a cocaína no lixo.

3 INT/ APARTAMENTO DE CLAIRE – SALA  DE ESTAR/ DIA 3

Claire abrindo a porta e Maurício entrando.

CLAIRE
Maurício, o que é que você está fazendo aqui de novo? Eu já mandei aquele imprestável do porteiro me avisar quando você quiser subir. 

MAURÍCIO
Ele deve ter se esquecido, ou talvez, seja porque eu esteja morando nesse prédio.

CLAIRE
(Surpresa)
Você está morando nesse prédio?

MAURÍCIO
Comprei um apartamento aqui, sempre achei o Morumbi a minha cara, cansei do Higienópolis.

CLAIRE
Entendi. Aí veio pro Morumbi pertíssimo de Paraisópolis.

MAURÍCIO
Pois é... É a vida!

CLAIRE
E o que você veio fazer aqui?

MAURÍCIO
Te ver, eu acho... Me perguntar talvez, fazer um questionamento do passado sobre o seguinte fato: termos sido amantes!

CLAIRE
Eu recordo a você: a sua esposa em depressão sem te dar atenção, além dos problemas envolvendo as filhas e sobre o meu caso era só desejo sexual mesmo. Pronto, o resumo sem detalhes pra você.

MAURÍCIO
Mas não é possível que você não concorde que essas coisas não aconteceram por acaso.

CLAIRE
(Ri)
Enlouqueceu agora, Maurício?

MAURÍCIO
E se a vida quis nos aproximar, Claire? E se a vida de certa maneira fez com que tudo isso acontecesse com o intuito de algo se revelar, sei lá...

CLAIRE
Maurício, o que nós tínhamos era só um caso. Sem sentimentos.

MAURÍCIO
Desejo não é o sentimento?

CLAIRE
É. Mas eu acho que você entendeu o que eu quis dizer
(muda de ideia)
E desejo não é bem um sentimento, é uma necessidade, um vício...

MAURÍCIO
Acho que já está na hora de começarmos a viver literalmente. Tô cansado dessa vida barata, a sua vida parece mais entediante que a minha. 

CLAIRE
(Séria)
Que isso, Maurício.

MAURÍCIO
Vamos viver de uma vez por todas, Claire.

Maurício beija Claire.

4 INT/ CASA DE MARIZA – SALA/ DIA 4

Mariza e Geraldo ali

Júlia entra.

JÚLIA
Pode deixar que hoje eu te acompanho até a quimioterapia, mãe.

MARIZA
Eu já te disse que eu não te quero lá, Júlia. Eu deixei isso bem claro pra você, minha filha.

JÚLIA
(Lágrimas nos olhos)
Isso é que eu não entendo, por que eu não posso ir com você, mãe? Eu quero acompanhar o seu tratamento...

GERALDO
Eu acho que ela precisa saber, Mariza

MARIZA
(Olha para Geraldo)
Geraldo... 
(T)
Isso não é uma decisão sua.

JÚLIA
(Preocupada)
Saber o quê? O que é que está acontecendo?

GERALDO
Mariza, conta. Conta pra ela.

MARIZA
(Lágrimas nos olhos)
Eu não sei se eu consigo...

Júlia olha tensa.

Mariza então hesita, mas resolve contar

MARIZA
(Chora)
O médico disse que o câncer se espalhou, filha... As chances de cura são mínimas.

JÚLIA
(Em choque)
Como é que é? Mãe, isso não é possível...

MARIZA
É possível SIM. É possível...

JÚLIA
(Sem palavras)
Mãe...

Júlia abraça Mariza de imediato.

As duas choram juntas.

5 INT/ HOSPITAL – ULTRASSONOGRAFIA/ DIA 5

A ultrassom de Vicki acontecendo.

Valentim e Beck ali acompanhando tudo.

O médico olhando

MÉDICO
(Sorri)
É um menino!!

VICKI
(Sorri)
Um menino?

VALENTIM
(Feliz)
Será que ele será tenista como a gente, hein Vicki?

BECK
Mas está tudo certo, né doutor? Tudo em ordem com ele.

MÉDICO
Sim, sim. Corretíssimo, podem ficar tranquilos.

Todos emocionados.

Entra: Summertime Sadness – Lana Del Rey para a cena seguinte:

6 INT/ MANSÃO DE MARCELO – QUARTO DE FILIPA/ DIA 6

Filipa abrindo a porta e entrando com Eva. 

FILIPA
Esse é o meu quarto

Eva entrando com Filipa. As duas sorriem.

EVA
Caramba, o seu quarto é bem organizadinho.

FILIPA
É, a minha mãe falecida sempre foi organizada, aí eu quis pegar o toque dela...

Eva fica observando tudo.

EVA
Algo me diz que seremos grandes amigas...

FILIPA
Eu nunca fui amiga de uma adulta antes...

EVA
(Sorri)
Sempre existe a primeira vez.

Eva sorri para Filipa.

7 INT/ MANSÃO DE PANDORA – SALA DE ESTAR/ DIA 7

Pandora e Heloísa conversando.

PANDORA
Então a Eva encontrou a filha?

HELOÍSA
A que tudo indica, a Júlia também...

PANDORA
Eu e a Mariza estávamos conversando e... A gente quer tirar você e a Júlia do colégio CEI de uma vez por todas --

HELOÍSA
(Indignada)
Como assim? Isso não pode ser real.

PANDORA
Mas é real, nós queremos vocês duas longe dessa mulher, da Eva...

HELOÍSA
Ao que tudo indica a Eva vai mudar, mãe... Com o aparecimento da filha tudo muda --

PANDORA
Helô --

HELOÍSA
Eu sei que é difícil, mas eu e a Júlia vamos precisar que você e a Mariza confiem na gente.

8 INT/ CASA DE MARIZA – SALA/ DIA 8

Júlia conversando com Geraldo.

JÚLIA
Como foi essa sessão de quimio?

GERALDO
Ela estava mais tranquila. Será que ela tá descansando?

JÚLIA
Eu fui olhar lá no quarto, ela está...

GERALDO
Júlia, seus olhos estão vermelhos, ficou chorando todo esse tempo?

JÚLIA
(Preocupada)
Eu estou com muito medo, Geraldo. Muito.

Na preocupação de Júlia.

MANEIRAS DE SER – CAP. 068

FIM DO CAPÍTULO


Nenhum comentário:

Postar um comentário