Maneiras de Ser - Capítulo 80


CAPÍTULO #80
De
Weslley Fuchs

Direção
Henzo Viturino
Miguel Rodrigues

Direção Geral
Miguel Rodrigues

Núcleo
DNA - Dramaturgia Novos Autores

1     INT/ HOSPITAL – QUARTO DE EVA/ DIA (CONT’D)                   1


Eva olha espantada para Joaquim

Claire e Ben surpresos. Claire se aproxima

             CLAIRE
É o Joaquim, Eva...

             EVA
          (Espantada)
Quem é você? Meu Deus, quem é essa, gente toda?

Vemos o olhar espantado de Eva.

O médico entra.

             MÉDICO
Ela infelizmente... Perdeu a memória!

Eva olha para os lados, sem noção de espaço ou tempo.

                       JOAQUIM
E agora, doutor?

             MÉDICO
Eu já mandei a psiquiatra vir aqui agora mesmo.

Todos olham espantados.

     CORTAR PARA/

2     INT/ MANSÃO DE PANDORA – SALA DE ESTAR/ DIA                   2


Júlia conversando com Heloísa. Conversa iniciada.

             HELOÍSA
(Preocupada)
Mas ela disse isso mesmo?

             JÚLIA
           (Espantada)
Disse...

             HELOÍSA
Meu Deus, Júlia...

             JÚLIA
Você tem uma medida protetiva contra ela...

             HELOISA
Mas além da medida protetiva eu precisava de um guarda costas...

             JÚLIA
É... Você tinha naquela época que você foi assaltada, mas você mandou a sua mãe demitir, né!!

             HELOÍSA
Agora eu estou perdida.

             JÚLIA
(Segura nas mãos de Heloísa)
Não está não. A gente vai fazer ela voltar
             (Estala os dedos)
Assim pra cadeia!

             HELOÍSA
Tomara...

Heloísa e Júlia se abraçam.

CORTAR PARA/

3     EXT/ SÃO PAULO/ ANOITECER                                     3

4     INT/ APARTAMENTO DE CLAIRE – SALA DE ESTAR/ NOITE              4


Claire assistindo série no tablet dela.

A campainha toca. Ela já reage frustrada, mas se levanta e se encaminha até a porta, ao abrir se depara com Maurício ali, ela olha surpresa.

             CLAIRE
Olha, Maurício... --

Maurício a beija. O beijo se prolonga, ele entra e os dois vão se beijando até o sofá, é quando Claire corta o clima.

             CLAIRE
Maurício, para. Para. Não...

             MAURÍCIO
Por quê não, Claire? Não tem nada para impedir isso, eu já assinei aquele divórcio, a Beck já tomou posse da série, não há nada que eu possa fazer, mas... É isso! Eu... Eu quero ficar com você e conquistar coisas novas, objetivos novos. Será que isso pode ser possível?

Claire olha sem saber o que responder.

                       MAURÍCIO (CONT’D)
Você nunca pensou em viver uma nova relação, Claire? Vale a pena viver os próximos sessenta anos sozinha?

             CLAIRE
Eu tenho 33... --

             MAURÍCIO
Vamos preencher os anos que faltam juntos, Claire. Por que não? O que nos impede? Nada!! Absolutamente nada.

Claire olha em dúvida.

             CLAIRE
Eu preciso pensar, Maurício... Me dê esse tempo, por favor!!

Maurício acena com a cabeça dizendo que entende.

CORTAR PARA/

5     EXT/ SÃO PAULO/ AMANHECER                                     5

6     INT/ COLÉGIO CEI – CORREDOR/ DIA                              6


Passagem de tempo...

Em vários takes, em efeitos rápidos, pessoas passando e os dias da semana em sequência de letreiro passando junto, até chegar no letreiro: SEXTA-FEIRA. Real, oficial: último dia de aula.

7     INT/ COLÉGIO CEI – SEGUNDO ANO A E B/ DIA                     7


Acontecerá duas cenas simultaneamente, um discurso de uma mesma pessoa: Letícia.

             LETÍCIA
Foi um ano difícil. Um ano cheio de expectativas, algumas alcançadas, outras não... Mas as que não foram alcançadas nos mostraram novos olhares, novas sensações. Neste ano vivemos coisas inexplicáveis, quer dizer, coisas que só a vida é capaz de nos comunicar, mas quem sabe um dia, durante a nossa morte, ela nos diga em formato de discurso ou simplesmente em um telão com vários momentos, como tudo foi e explicará diante de detalhes, cada sensação vivida. Esse ano foi um livro de 365 páginas, onde cada um é autor do seu e protagonista vivaz. No próximo ano, eu só peço: novas aventuras, novos aprendizados e expectativas alcançadas... Sonhos realizados, até porque o último ano do ensino médico chegará com tudo!!!

IMPACTO.

CORTAR PARA/

8     INT/ AEROPORTO/ DIA                                          8


Heloísa com as malas em mãos.

Júlia, Pandora e Fernando ali.

Cada um abraça de cada vez.

             PANDORA
Espero que você volte com a renovação que você tanto alcança.

             HELOÍSA
(Segura a mão no peito)
Sinto que voltarei totalmente renovada.

             JÚLIA
Volte feliz, sendo você...

             HELOÍSA
(Sorri)
Pode ter certeza que isso acontecerá!!

Heloísa abraça cada um de cada vez novamente e ao chegar em Fernando... Olha no fundo de seus olhos.

             HELOÍSA
(Emocionada)
Ai Fernando... Você não tem ideia do quanto eu te amo.

             FERNANDO
Me liga todos os dias.

Heloísa beija Fernando.

Júlia e Pandora observam sorridentes.

             JÚLIA
Aí a chamada, Helô... Chegou a hora!!

             HELOÍSA
(Sorri)
Chegou!! Serão só dois meses...

             PANDORA
(Ri)
Dois meses de saudades.

             FERNANDO
De muitas saudades!!

Heloísa vai indo, limpa as lágrimas, ela olha para trás e vai indo.

Todos observam emocionados.

CORTAR PARA/

9     INT/ MANSÃO DE MARCUS E SOLANGE – SALA DE ESTAR/ DIA           9


Júlia entra, Brandon a acompanha.

             JÚLIA
Então esta é a sua casa nova?

             BRANDON
É... Maneiro, né?

             JÚLIA
Cadê os seus pais?

             BRANDON
Foram pra Angra dos Reis, aí eu fiquei. Quer assistir alguma coisa? Um filme, uma série... Sei lá!

             JÚLIA
Tô assistindo uma série enorme que eu preciso terminar.

             BRANDON
Qual?
            
             JÚLIA
Greys Anatomy! Até saciou um desejo de ser médica, mas passou.

             BRANDON
A gente assiste, de boa... Gosto de produções de audiovisual ligado à medicina.
            
             JÚLIA
(Ri)
Besta está falando só para me agradar...

             BRANDON
(Olhar sedutor)
Eu gosto de coisas ligadas ao corpo humano...

Reação de Júlia: sem saber como reagir.

             JÚLIA
(Respira fundo)
Não vamos perder tempo, Brandon... Eu só quero que seja bonito --

             BRANDON
(Coloca o dedo para silenciar Júlia)
Será do jeito que você quiser.

Os dois vão se beijando e subindo as escadas.

CORTAR PARA/

10    INT/ MANSÃO DE JOAQUIM – SALA DE ESTAR/ DIA                   10


Eva e Joaquim sentados no sofá.

             JOAQUIM
Vamos praticar os exercícios que a doutora Josiane falou, daqui a pouco ela aparece...

             EVA
(Reflexiva; Aérea)
Quem são os meus pais? Eles já morreram, será?

             JOAQUIM
Eu não me lembro de você já ter os mencionado algum dia... Acredito que nunca havia comentado!

             EVA
Por quê?

             JOAQUIM
Isso somente você responderia --

A campainha toca.
                      
             JOAQUIM
Aí, ela chegou.

Joaquim vai até a porta e Josiane entra.

             JOSIANE
Olá, tudo bem.

Se cumprimentam e ela vai até Eva.

             JOSIANE
Eva! Como vai? Anda praticando os exercícios?

             JOAQUIM
Com certa teimosia, mas sim... E ainda tem esse braço quebrado...

             JOSIANE
Mas algum avanço na memória?

             EVA
(Sorri)
Eu só consigo me lembrar de um nome, um nome que fica na minha cabeça.

             JOSIANE
Que nome, Eva?

             EVA
Filipa!

Reação de Joaquim: caramba.

             JOSIANE
Filipa!!
             (Olha para Joaquim)
Quem é, Filipa?

             JOAQUIM
É uma menina que ela gosta muito, filha do diretor do colégio a qual eu sou dono.

             JOSIANE
A relação delas era de extrema amizade?

             JOAQUIM
Na verdade, era como... Se fosse uma relação de mãe e filha!

Josiane apenas olha.

Eva buscando respostas...

CORTAR PARA/

MANEIRAS DE SER – CAPÍTULO 080

FIM DO CAPÍTULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário