COM AMOR
Capítulo 24
SEGUNDA FASE
–
Segundo Ciclo -
Novela de:
MARCUS VINICK
MIGUEL RODRIGUES
Direção Geral
Miguel Rodrigues
Personagens
deste capítulo
CARLOS ALBERTO
GUILHERME
SOPHIA
GABRIELA
MIGUEL
ARIEL
DR. FRANKLIN (participação)
LISA (empregada; participação)
CENA 01.
STOCK-SHOT. PASSAGEM DE TEMPO.
Inserir
legenda: Algum tempo depois...
Damos um giro nas belas paisagens de Amsterdã. Acompanhamos o movimento
da cidade, pessoas caminham agasalhadas devido ao frio. As imagens devem ser
mostradas em ritmo frenético, acompanhadas por uma música ambiente. ANOITECE. Percorremos toda a
cidade à noite, até irmos de encontro ao salão de festas, onde está acontecendo
a cerimônia do casamento de Sophia e Guilherme.
CORTA
PARA:
CENA 02. CASAMENTO DE SOPHIA E GUILHERME.
SALÃO DE FESTAS. INTERIOR. NOITE.
Em uma cerimônia para poucos convidados e
amigos, todos do noivo, Sophia e Guilherme se casam. Carlos Alberto se aproxima
do casal.
ALBERTO -
Eu espero que vocês dois consigam ser felizes juntos.
GUILHERME -
O senhor tem que desejar a nossa felicidade, não apenas esperar como se ela não
fosse se realizar.
ALBERTO -
Me desculpe, meu filho, mas não é porque é o seu casamento que eu vou deixar de
ser realista.
Carlos Alberto olha
para Sophia. Retira-se. Sophia fica desconfiada. Baixa o olhar. Guilherme olha
para a noiva. Tenta consolá-la.
GUILHERME -
Quero te pedir desculpas pelas palavras do meu pai, meu amor.
SOPHIA
– (mente) Eu não me importei com as palavras dele.
GUILHERME -
Que bom! Afinal, nada pode atingir a nossa felicidade. Eu já volto.
SOPHIA -
Onde você vai?
GUILHERME –
(repete; retira-se) Eu já volto.
Gabriela aproxima-se de
Sophia. Sophia a encara com ódio.
GABRIELA –
(cínica) Você está linda como noiva, só lhe falta um sorriso nesse rosto.
SOPHIA -
Você é muito provocativa mesmo!
GABRIELA -
Eu garanto que você estaria explodindo de alegria e soltando confetes se
tivesse na festa de seu casamento com Miguel, mas como a vida tornou isso algo
impossível.
SOPHIA -
Saia de perto de mim!
GABRIELA
- Você é a noiva mais infeliz dos
últimos tempos.
SOPHIA -
Se você não sair de perto de mim, eu vou fazer um escândalo.
GABRIELA -
Um vexame na sua própria festa de casamento seria uma verdadeira falta de
classe.
SOPHIA –
(altera a voz) Eu já disse pra você sair de perto de mim.
Alguns convidados
percebem que a noiva havia alterado o tom de voz. Não entendem porque não falam
o mesmo idioma. Gabriela dá um leve sorriso. Retira-se.
CORTA PARA:
CENA 03. SALÃO DE FESTAS. OUTRO
LUGAR. INTERIOR. NOITE.
Guilherme vê Carlos
Alberto entre os convidados. Caminha em sua direção ficando à frente de seu
pai. O olha seriamente. Carlos Alberto percebe.
ALBERTO -
Por que está me olhando desse jeito, Guilherme?
GUILHERME -
Eu vou lhe dar um aviso.
ALBERTO -
Um aviso, como assim? Com que você acha que está falando?
GUILHERME -
Eu não quero discutir com o senhor.
ALBERTO -
Eu também não estou discutindo, você é quem chegou com rompante.
GUILHERME -
O senhor continua patrocinando a carreira daquele artista medíocre, eu fiquei
sabendo que ele tem feito uma verdadeira turnê pela Europa com aquelas obras
ridículas e que o senhor vive ao lado dele.
ALBERTO -
Se você não entende sobre arte, não fale sobre ela! O Miguel é um grande
artista, já está ganhando o nome de “revolucionário da arte” pela imprensa de
todos os países europeus por onde tem passado. Ele é a revolução artística em
pessoa.
GUILHERME -
Pouco me interessa do que esse infeliz tem sido chamado. Eu só quero uma coisa
para o senhor: jamais venha para Amsterdã com ele. Eu quero esse desgraçado
longe de mim e da minha esposa.
ALBERTO -
Do que você tem medo, Guilherme? Tem medo de perder a Sophia para o Miguel? Não
seria algo injusto, afinal você deve ter feito de tudo pra separar os dois.
GUILHERME -
Eu não tenho medo de nada, porque eu confio em mim mesmo e na minha esposa. A
Sophia me ama. (Carlos Alberto deu uma risada irônica. Irrita-se) Por que está
rindo?
ALBERTO -
Se aquela moça realmente te amasse, ela não teria se casado com uma cara de
quem parecia estar em um velório.
GUILHERME -
Eu já vi que o senhor não torce pela minha felicidade.
ALBERTO -
Eu apenas não queria te ver sofrer, meu filho, e não queria que você fizesse
ninguém sofrer também.
GUILHERME -
Eu vou ser muito feliz ao lado da Sophia e vou esfregar isso na sua cara.
ALBERTO -
Eu vou esperar deitado, porque mesmo sentado eu serei capaz de acabar cansando.
GUILHERME -
O senhor acabou de conseguir estragar a nossa relação de pai e filho.
ALBERTO -
Que seja como você quiser, Guilherme, eu apenas estou tentando te alertar.
GUILHERME -
Não me procure mais.
Guilherme retira-se.
Carlos Alberto fica olhando para o filho. Balança a cabeça negativamente.
CORTA PARA:
CENA 04.
STOCK-SHOTS. TAKES DE AMSTERDÃ. PASSAGEM DE
TEMPO.
Sucessão de imagens de Amsterdã em ritmo frenético, acompanhada de uma
música ambiente. Damos um giro por toda a cidade indicando passagem de tempo.
Inseir
Legenda: Amsterdã - 1990.
CENA 05. AMSTERDÃ. HOSPITAL. SALA
DO MÉDICO. INTERIOR. DIA.
Sophia está sentada
na cadeira em frente à mesa do Dr. Franklin. Ele abre um envelope onde contém
um exame de gravidez. Analisa. Olha para Sophia. A cumprimenta.
FRANKLIN
- Congratulations, Sophia, you are pregnant!
A notícia anunciada
pelo médico não deixa Sophia nem um pouco feliz. Baixa a cabeça. Deixa cair
algumas lágrimas. Sophia disfarça com um leve sorriso ao olhar para o médico.
CORTA PARA:
CENA 06. MANSÃO MEIRELLES
FONTINELLY. AMSTERDÃ. SALA. INTERIOR. DIA.
Sophia chega à
mansão. Larga sua bolsa no espaçoso sofá. Senta-se. Uma das empregadas aparece
assustada.
LISA –
(assustada) Dona Sophia, a sua mãe não está passando mal.
Sophia revira os
olhos. Respira fundo. Levanta-se. Vai até o quarto de Gabriela. Sobe a
escadaria.
CORTA PARA:
CENA 07. MANSÃO MEIRELLES
FONTINELLY. QUARTO DE GABRIELA. INTERIOR. DIA.
Sophia chega. Entra
no quarto de Gabriela. Gabriela olha seriamente para Sophia.
GABRIELA -
(revoltada) O que você está fazendo aqui?
SOPHIA -
Eu vim ver como você está.
GABRIELA -
Eu não preciso que você venha me ver.
SOPHIA -
A Lisa me disse que você estava passando mal.
GABRIELA -
A Lisa é uma empregada incompetente! Demita ela!
SOPHIA -
Eu não vou demitir ninguém.
GABRIELA -
Eu preciso dos meus remédios.
SOPHIA -
E por que você não pediu pra Lisa?
GABRIELA -
Porque ela não sabe onde está.
Sophia procurou em
uma da gavetas do imenso roupeiro, mas não achou nada.
SOPHIA -
Onde você colocou seus remédios?
GABRIELA -
Eu não me lembro. Procura!
SOPHIA -
Já achei. Tome!
Gabriela pegou uma
das cartelas de remédio e ingeriu um dos comprimidos.
GABRIELA -
Eu já não aguento mais ter que tomar essas coisas.
SOPHIA -
Não vai tomar água?
GABRIELA -
São tão finos que eu consigo ingerir sem beber água. Não pense que eu vou
morrer engasgada.
Gabriela toma o
remédio. Sophia olha com desprezo para Gabriela. Balança a cabeça
negativamente. Retira-se.
CORTA PARA:
1° INTERVALO COMERCIAL
CENA 08.STOCK-SHOTS. TAKES DE AMSTERDÃ.
Anoitece.
CENA 09. MANSÃO MEIRELLES
FONTINELLY. SALA DE JANTAR. INTERIOR. NOITE.
Guilherme chega à
mansão. Toma um banho. Desce para jantar com Sophia, que já está mesa jantando.
GUILHERME -
E a sua mãe, como está?
SOPHIA -
Ela já esta se sentindo melhor.
GUILHERME -
Ela tem feito o tratamento?
SOPHIA -
Ela se recusa a continuar o tratamento.
GUILHERME -
Então não poderemos fazer mais nada.
SOPHIA -
Você já não estava fazendo nada mesmo.
GUILHERME -
Como assim? Eu estava pagando todo o tratamento.
SOPHIA -
Mas é raro você perguntar como ela está, como acabou de ocorrer agora.
GUILHERME -
Diz isso como se você se preocupasse com a saúde dela.
SOPHIA –
(o olha seriamente) A verdade é que eu não me preocupo mesmo.
Guilherme apenas a
olha. Fica quieto por alguns instantes.
GUILHERME -
Você foi ao médico hoje?
SOPHIA -
Sim.
GUILHERME -
E o resultado dos exames?
SOPHIA -
Positivo.
GUILHERME -
Como assim?
SOPHIA -
Eu estou grávida.
Guilherme dá um leve .
Balançou a cabeça.
GUILHERME -
Nem estou acreditando que eu vou ser pai. (Ele
se levantou e fez a esposa se levantar também, logo em seguida a abraçando
fortemente e já não contendo as lágrimas de emoção) Eu jurava que você
estava com um problema de saúde, mas jamais imaginei que você pudesse estar grávida.
Nós temos que comemorar... Vamos dar uma festa no final de semana.
SOPHIA -
Não, Guilherme.
GUILHERME -
Por quê?
SOPHIA -
Eu não quero nenhuma comemoração, nenhuma festa.
GUILHERME -
Mas, Sophia, é um momento importante de nossas vidas.
SOPHIA -
De nossas vidas, não da vida de seus amigos e familiares.
GUILHERME -
Eu não te entendo, Sophia, você não parece estar nenhum um pouco feliz.
SOPHIA -
A minha felicidade não precisa ser mostrada para o mundo todo.
GUILHERME -
Está bem... Mas eu vou anunciar a imprensa.
SOPHIA -
Não faça isso.
GUILHERME –
(dá alguns passos) Em relação a isso, você não poderá me impedir e nem mesmo
palpitar. Eu quero que todos saibam que vou ser pai.
SOPHIA -
Ou você quer que o Miguel saiba?
Guilherme revolta-se.
Disfarça ao virar-se para Sophia.
GUILHERME -
Quando a notícia estiver correndo pelos jornais, todos irão ficar sabendo,
principalmente essa pessoa que você acabou de citar.
Guilherme retira-se.
Deixa Sophia sozinha à mesa do jantar.
CORTA PARA:
CENA 10. MANSÃO MEIRELLES
FONTINELLY. QUARTO DE GABRIELA. INTERIOR. MAIS TARDE.
Sophia entra no
quarto de Gabriela. Vê que ela dorme profundamente. Sophia pega alguns frascos
de remédios da gaveta. Deixa apenas as cartelas. Vai ao banheiro. Troca os
comprimidos por pílulas de farinha.
CORTA PARA:
CENA 11. STOCK-SHOTS. TAKES DE
AMSTERDÃ.
Dia seguinte.
CENA 12. MANSÃO MEIRELLES
FONTINELLY. QUARTO DE GABRIELA. INTERIOR. DIA.
Gabriela recebe a
visita de um médio. Ele retira-se do quarto acompanhado por Sophia. Eles
conversam e o médico explica a situação de Gabriela.
FUSÃO PARA:
CENA 13. MANSÃO MEIRELLES
FONTINELLY. SALA DE JANTAR. INTERIOR. HORA DO ALMOÇO.
Sophia almoça. Lisa
aparece. Fica em pé próximo a Sophia. A olha.
LISA -
Dona Sophia, não querendo me intrometer, mas como a Dona Gabriela está?
SOPHIA -
O médico foi bem claro comigo e disse que a situação é irreversível; os
remédios para o coração já não estão mais causando efeito; as células
cancerígenas, causadas pelo câncer pulmonar, já se espalharam pelo os outros
órgãos, ela se recusou a fazer o tratamento... Só nos resta aguardar o
sepultamento.
LISA -
O médico falou com essas palavras?
SOPHIA -
Não, mas é algo que já é mais do que provável.
LISA -
A senhora deve estar muito mal por isso, eu sinto muito.
SOPHIA -
Eu estou bem tranquila. Só acho que a vida demorou muito pra tomar
providências.
Lisa não entende
muito o que Sophia quisera dizer.
LISA –
(retirando-se) Com licença!
Sophia revira a
comida no prato. Perde a fome.
CORTA PARA:
2° INTERVALO COMERCIAL
CENA 14. STOCK-SHOTS. TAKES DE
AMSTERDÃ.
Anoitece.
CENA 15. MANSÃO MEIRELLES
FONTINELLY. QUARTO DE GABRIELA. INTERIOR. NOITE.
Gabriela é pega de
surpresa ao ver Guilherme entrar em seu quarto. Esconde rapidamente uma garrafa
de bebida embaixo do travesseiro.
GUILHERME -
O que você escondeu aí, embaixo?
GABRIELA -
Nada que te interesse! O que está fazendo aqui?
GUILHERME -
Eu vim ver te ver.
GABRIELA -
Que milagre!
GUILHERME -
Hoje, um médico veio aqui, não veio?
GABRIELA -
O mesmo que sempre vem. Ele trocou os meus remédios novamente, aqueles não
estavam fazendo efeito.
GUILHERME -
Mas já é a terceira vez que isso ocorre.
GABRIELA -
É... Eu tenho achado muito estranho.
GUILHERME -
Deve ser porque você continua bebendo.
GABRIELA -
Do que está falando?
Guilherme tenta tirar
a garrafa de debaixo do travesseiro, mas Gabriela o impede.
GUILHERME -
Me dê essa garrafa!
GABRIELA -
Você não tem o direito de fazer isso comigo.
Guilherme arranca a
garrafa das mãos dela. Dá um sorriso.
GUILHERME -
Bebendo escondida... E depois ainda reclama do fato dos remédios não fazerem
efeito.
GABRIELA -
Me dê essa garrafa, por favor? É urgente! Eu preciso dela.
GUILHERME -
Eu comprei essa garrafa de uísque em uma viagem que fiz à Paris, há uns dois
meses atrás. Eu nunca tinha tomado um uísque tão bom na minha vida. Ele é
maravilhoso, você não acha?
GABRIELA -
É maravilhoso até demais, agora me dê!
GUILHERME -
Eu não posso deixar a minha sogrinha beber, senão ela pode morrer antes de ver
o neto nascer.
GABRIELA -
Do que você está falando?
GUILHERME -
Que eu e a sua filha iremos ter um bebê.
GABRIELA -
(pensativa) A Sophia vai ser mãe...
GUILHERME -
É, eu vou ser o papai. Não quero que a senhora parta antes de ver o seu neto.
GABRIELA -
Pouco me interessa essa criança que está por vir, eu quero a minha bebida.
GUILHERME -
Vai ficar querendo.
GABRIELA -
Não esqueça do que eu já fiz por você, seu ingrato!
GUILHERME -
Você nunca fez nada por mim.
GABRIELA -
Eu lhe dei a forma de levar a Sophia pra cama, se lembra? Eu é quem te dei
aquele veneno que fez com que ela ficasse inconsciente naquela noite.
GUILHERME -
Você só me ajudou porque estava interessada no meu dinheiro, tanto que agora
não está aproveitando nada, porque está preste a morrer.
GABRIELA -
Você é muito infeliz mesmo. Você é tão infeliz quanto esse seu casamento com a
Sophia.
Guilherme fica a
olhando. Entrega-lhe a garrafa.
GUILHERME -
Tome! (pega a garrafa; abre rapidamente; bebe
novamente. Guilherme continua) Beba tudo que amanhã eu trago outra, se você
quiser... Eu tenho prazer em colaborar com a sua morte.
GABRIELA -
(grita) Vá embora! Saia daqui, seu infeliz!
Guilherme retira-se. Bate
a porta.
CORTA PARA:
CENA 16.
STOCK-SHOTS. TAKES DE PARIS. MANHÃ.
Inserir
legenda: Paris...
CENA 17.
PARIS. HOTEL. QUARTO DE MIGUEL. INTERIOR. DIA.
Miguel toma o seu
café da manhã. Pega o jornal. Começa a folhá-lo já que não entende o idioma.
Repentinamente, uma notícia lhe chama a atenção, pois traz o nome de Guilherme
Fontinelly. Olha para Ariel que está na varanda.
MIGUEL -
(chama) Ariel.
Ariel aparece
rapidamente.
ARIEL -
Fale, Miguel.
MIGUEL
- Por favor, eu não entendo francês, leia essa notícia sobre o Guilherme.
ARIEL -
Ah, eu já li.
MIGUEL -
E o que diz?
ARIEL -
Eu não sei se devo te falar
MIGUEL -
Vamos, Ariel, diga!
ARIEL -
A esposa dele está grávida.
O mundo de Miguel
pareceu ter caído novamente naquele exato momento.
CORTA PARA:
CENA 18.STOCK-SHOTS.
TAKES DE AMSTERDÃ.
Inserir
legenda: Amsterdã… Dois meses depois…
CENA 19.
MANSÃO MEIRELLES FONTINELLY. QUARTO DE SOPHIA E GUILHERME. INTERIOR. DIA.
Sophia está em frente
ao espelho. Toca a sua barriga. A porta abre-se. Sophia fica surpresa ao ver Gabriela
em pé.
SOPHIA -
Você não pode se levantar da cama.
GABRIELA -
Você estava tocando sua barriga?
SOPHIA -
Volte pro seu quarto!
GABRIELA -
Por que você não me falou que está grávida?
SOPHIA -
Você jamais iria se interessar por isso, eu não tinha motivo nenhum pra te
falar nada.
GABRIELA -
Você não está nada feliz com esse fato. Pobre do Guilherme! Ele arranjou uma
esposa que não coloca um sorriso no rosto nem mesmo quando recebe a notícia de
que está grávida.
SOPHIA -
Por que você gosta de me ver mal? O que eu fiz de tão errado pra você?
GABRIELA -
(perversa) Nasceu. (t) E quando você vir essa criança, eu espero que você sinta
a mesma coisa. Aliás, você já está sentindo porque não demonstra nenhum um
pouco de felicidade. Você não queria estar grávida.
SOPHIA -
Não, eu não queria estar grávida... Mas eu tenho que colocar na minha mente que
vou tentar ser uma mãe de verdade, ao contrário de você, que só soube me ferir
e destruir as poucas coisas boas que eu tive em minha vida.
GABRIELA -
Você está enganada, Sophia, está enganada novamente. Várias vezes, eu disse que
você não iria ser feliz e deu certo. Agora eu digo que você não será uma boa
mãe... E o resto você já sabe.
Sophia acaba
derramando algumas lágrimas.
SOPHIA -
O meu filho não terá motivos para ter ódio de mim, assim como eu tenho de você
que é a minha própria mãe.
GABRIELA -
É o que nós veremos.
SOPHIA -
Você não verá nada, pois já estará morta... Aliás, você já está morrendo aos
poucos.
Gabriela dá um leve
sorriso. Antes de se retirar, vira-se para Sophia.
GABRIELA -
Eu desejo que seja uma menina... Para que a história se repita da mesma forma e
com mais emoção.
Gabriela retira-se. Deixou
a porta encostada. Sophia deixa-se cair sobre a cama. Chora copiosamente.
CORTA PARA:
CENA 20.
STOCK-SHOTS. TAKES DE AMSTERDÃ. OUTRO DIA.
Amanhece.
CENA 21.
MANSÃO MEIRELLES FONTINELLY. JARDIM. EXTERIOR. OUTRO DIA.
Sophia caminha pelo
jardim da enorme mansão. Está pensativa. Senta-se em uma cadeira próximo
à piscina. Guilherme aparece. Vai ao encontro de Sophia. Toca sua barriga.
à piscina. Guilherme aparece. Vai ao encontro de Sophia. Toca sua barriga.
GUILHERME -
Já não devia estar um pouco mais grandinha?
SOPHIA -
A recém estou com dois meses de gravidez.
GUILHERME -
É que eu fico muito ansioso. Já pensou no nome?
SOPHIA -
Nós nem sabemos ainda o sexo do bebê.
GUILHERME -
Eu quero muito uma menina. É estranho, não é? A maioria dos homens, que estão
com suas mulheres grávidas, desejam um menininho, mas eu sou diferente... Eu
quero uma menina, uma menina que seja tão linda quanto a mãe. (O homem olhou com afeto para Sophia e ela
desviou o olhar e ficou quieta) Por que tem vezes em que você mal olha em
meus olhos?
SOPHIA -
(o encara) Pronto! Agora eu estou te olhando.
GUILHERME -
Por que você me trata dessa forma, Sophia?
Sophia levanta-se da
cadeira. Retira-se. Guilherme vai atrás dela. A pega pelo braço.
SOPHIA -
Me solte!
Guilherme solta
Sophia.
GUILHERME
- Eu estava falando com você, não era pra você ter me dado às costas e ter
saído como se eu não estivesse ali.
SOPHIA -
Eu não vou discutir com você, Guilherme.
GUILHERME -
Eu só quero saber o porquê de você me trata de uma forma tão fria muitas vezes.
SOPHIA -
O que você quer? Quer que eu viva te bajulando?
GUILHERME -
Não, eu quero apenas que você seja menos fria comigo. Eu mudei muito por sua
causa e, desde o início de nosso casamento, faço de tudo para ser um bom
marido.
SOPHIA -
Não é o suficiente?
GUILHERME -
Não é o suficiente? O que você quer eu faça então?
SOPHIA -
Guilherme, eu não estou me sentindo bem. Me deixe por um momento.
Sophia retira-se.
Guilherme vai atrás dela novamente.
GUILHERME -
Eu sei qual é o seu problema, Sophia, o teu problema é que você não está casada
com o Miguel.
Sophia vira-se para Guilherme.
O olha já com os olhos marejados.
SOPHIA -
Aqui, ninguém tocou no nome dele.
GUILHERME -
Há dois meses atrás, você tocou no nome dele. Como você acha que eu me senti?
Guilherme e Sophia
olham-se por alguns segundos. Sophia retira-se sem dizer mais nada. Guilherme
derrama algumas lágrimas, mas logo as enxuga.
CORTA PARA:
CENA 22.
STOCK-SHOTS. TAKES DE AMSTERDÃ. PASSAGEM DE TEMPO.
Sucessão de imagens mostrando as belezas de Amsterdã em ritmo frenético
acompanhado por uma música ambiente indica passagem de tempo.
Inserir
legenda: Algum tempo depois...
CENA 23.
MANSÃO MEIRELLES FONTINELLY. QUARTO DE GABRIELA. INTERIOR. DIA.
Sophia entra no
quarto de Gabriela que dorme. A observa por alguns instantes. Gabriela
acorda-se. Encara Sophia.
GABRIELA -
O que está fazendo aqui?
SOPHIA -
Eu acabei de levar, lá pra baixo, a garrafa de uísque que estava debaixo de sua
cama.
GABRIELA -
Você não devia ter feito isso.
SOPHIA -
A bebida é a sua amiga, não é? Fique sem ela!
GABRIELA -
Traga a minha garrafa de uísque agora!
SOPHIA -
Querer não é poder, já ouviu falar?
GABRIELA -
(grita) Você irá me pagar, Sophia!
Gabriela tenta
levantar-se, mas é em vão.
SOPHIA -
(sorri) Você não consegue nem mais ficar em pé. Você está derrotada.
GABRIELA -
Eu posso estar derrotada, mas eu consegui com o resto de sua vida.
SOPHIA -
Pelo menos, eu não estou sendo corroída pela doença, eu não estou morrendo como
você.
GABRIELA -
Você vai continuar viva e infeliz, é pior ainda...
Sophia abre a gaveta.
Pega as cartelas de remédio e alguns frascos.
SOPHIA -
Esses são os novos remédios que o médico receitou?
GABRIELA -
São esses mesmo, inclusive, eu preciso tomar um agora.
SOPHIA -
Você quer tomar? Tem certeza?
GABRIELA -
Me dê esse remédio, garota!
SOPHIA -
E se eu não quiser, o que você vai fazer?
GABRIELA -
Não brinque comigo, Sophia!
SOPHIA -
(debochada) Você não poderá fazer nada, porque já perdeu as suas forças. Você é
uma fracassada agora.
GABRIELA -
(tenta em vão alterar a voz) Me dê esse remédio agora!
SOPHIA -
(irônica) Até a voz você já está perdendo.
GABRIELA -
Sophia, eu não estou me sentindo bem.
SOPHIA
- E daí você precisa dos seus remédios, é isso? Você verá o que eu vou fazer
agora.
Sophia entra no
banheiro. Escancara a porta para que Gabriela veja o que irá ocorrer em
seguida. Ela tira os comprimidos das cartelas e dos frascos.
SOPHIA –
(do banheiro continua) Veja o que eu vou fazer com os seus remédios, veja!
Sophia joga todos os
comprimidos no aparelho sanitário. Puxa a descarga.
GABRIELA -
Você é louca, Sophia!
SOPHIA -
Desta vez, eu não vou precisar trocar os comprimidos por pílulas de farinha
para adiantar a sua morte, porque eu joguei todinhos na privada, mamãe.
GABRIELA -
Você está totalmente louca, mas não me impressiona nem um pouco.
SOPHIA -
É claro que eu não te impressiono, afinal você já fez coisas muito piores
comigo.
GABRIELA -
Você é igual a mim, Sophia.
SOPHIA -
Não, eu não sou igual a você.
GABRIELA -
Você é igual a mim, sim! Você é tão perversa e tão cruel quanto eu, mesmo que
você não queira admitir a si mesma.
SOPHIA -
Eu nunca serei igual a você, porque eu não desejo isso pra ninguém.
GABRIELA -
(ri) Não adianta negar a sua verdade, Sophia. (t) Nós somos iguais, só que você
irá se tornar mais infeliz e mais amarga do que eu. Você já está tomada pelos
piores sentimentos e isso vai acabar te tornando uma verdadeira cópia de mim.
SOPHIA -
Eu não vou me tornar o que você se tornou.
GABRIELA -
Vai, sim! E você vai passar tudo pra sua filha, a tratando da mesma forma que
eu te tratei e a ferindo cada vez mais até desejar que ela seja infeliz pro
resto da vida dela.
SOPHIA -
Eu não vou fazer o que você fez.
GABRIELA -
Não fuja do seu destino, Sophia, não fuja! (Sophia
encosta-se na parede e deixa-se cair ao chão aos prantos. Gabriela perversa
continua) Você jamais irá amar essa criança que você está esperando, assim
como eu nunca te amei... Você irá cometer os meus mesmos erros, mas eu só
espero que você jamais se arrependa... Porque eu nunca me arrependi e não é
agora que vou arrepender também. Eu não me arrependo de nada, eu faria tudo
novamente.
Gabriela dá o último
suspiro. Falece. Num misto de alívio e sofrimento Sophia cai em prantos.
Congela em “Gabriela” morta.
FIM DO CAPÍTULO 24
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