De Volta Pra Casa - Capítulo 08



Novela de Eric Carvalho Cattin

Capítulo 008

NO CAPÍTULO ANTERIOR

TIÃO  PEGA LUCIA PELOS CABELOS E PEGA A TABUA DE CARNES

TIÃO – Esta aqui seu divorcio!

ELE COMEÇA A ESPANCA-LA COM A TABUA DE CARNES, LUCIA GRITA DE DOR PEDINDO PARA QUE ELE PARE, MAS QUANTO MAIS ELA GRITA MAIS ELE BATE, ANDERSON CHORA

TIÃO – Nunca mais você vai tocar nesse assunto, fizemos nossos votos diante de Deus, e como o Padre disse, ficaremos juntos até que a morte nos separe!

TIÃO A JOGA NO CHÃO, LUCIA FICA CAIDA NO CHÃO TODA MACHUCADA

TIÃO – Levante e vá calar a boca daquela criatura que você chama de filho! (ele sai e bate a porta)

LUCIA FICA CAÍDA NO CHÃO AOS PRANTOS. (instrumental triste)

FACHADA DO HOSPITAL PÚBLICO – SALA DE ESPERA – O MÉDICO CHEGA

MIGUEL – E aí doutor alguma noticia de minha mãe?

MÉDICO (triste) – Infelizmente não trago boas noticias Miguel.

MIGUEL (desesperado) – O que houve doutor?

MÉDICO – O quadro de sua mãe sofreu uma piora durante a madrugada, onde precisou passar por uma nova cirurgia bem delicada, fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, mas infelizmente Conceição não resistiu, eu sinto muito. (instrumental triste)

MIGUEL (aos prantos) – Não! Nãooooooo... Maeeeee (câmera lenta)


FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO OITO

HOSPITAL PÚBLICO – DIA – SALA DE ESPERA
(instrumental triste)
MIGUEL CHORA DESESPERADO, LANA O ABRAÇA TAMBÉM AOS PRANTOS.

MIGUEL – Como vou viver sem minha mãezinha Lana? Porque isso foi acontecer com ela? Por que?

LANA – Calma meu amor, fique calmo, você precisa ser forte agora, seu irmão vai precisar de você.

MIGUEL – Ela tinha tantos planos, queria tanto ver Joca se formar, agora tudo se acabou.

LANA – Eu sei Miguel, mas se essa foi a vontade de Deus temos que respeitar, embora não achamos justo isso, mas temos que apenas respeitar a vontade de Deus.

MIGUEL – Coitadinho do Joca, como vou falar isso pra ele, meu irmão ama minha mãe de paixão.

LANA – Vocês podem contar comigo no que precisarem meu amor, jamais vou sair do seu lado, todos temos que ser fortes nesse momento, vamos sair desse hospital um pouco, vamos pra casa eu fico com você se quiser ajudo a dar a noticia para o Joca. Vamos meu amor?

(continua instrumental triste) MIGUEL SE LEVANTA LIMPANDO O ROSTO DAS LAGRIMAS, LANA O ABRAÇA E OS DOIS SAEM ABRAÇADOS DO HOSPITAL

MANSÃO NEGRINI – QUARTO – TELEFONE DE VITÓRIA TOCA E ELA ATENDE

VITÓRIA – Alô? (reage surpresa) O que? Como assim morreu? Eu disse que era apenas para dar um susto e não matar a favelada mãe!

ALEX (ao telefone) – Eu também achei que fosse causar apenas um susto, mas a velha acabou de bater as botas.

VITÓRIA – E como soube disso?

ALEX (ao telefone) – Esta saindo em todos telejornais, que a senhora atropelada em Pedra Rosa acaba de falecer.

VITÓRIA – Bom, está feito está feito, não tem como voltar atrás, vou ter que fazer a boa moça e ir no funeral da favelada mãe para que ninguém desconfie de mim. Depois nos falamos! (ela desliga) É favelado, seus dias infernais estão apenas começando! (ela sorri)

PEDRA ROSA – CASA CONCEIÇÃO
MIGUEL E LANA CHEGAM E ENTRAM, NA SALA VEMOS HILDA CHORANDO E O ABRAÇA

HILDA (triste e chorando) – O que vai ser de nós agora sem a Ceiça?

MIGUEL (triste) – Também não sei Tia Hilda, onde está Joca?

HILDA – Está no quarto jogando vídeo game, você precisa falar com ele, coitadinho vai ficar arrasado.

MIGUEL – Nem sei como começar tia. Mas preciso falar pra ele, vou lá.

LANA – Vai la meu amor, seja forte! (ela o beija)

MIGUEL BATE NA PORTA DO QUARTO DE JOCA E ENTRA (instrumental triste)

MIGUEL – E ai Joca posso entrar?

JOCA – Claro maninho entra aí. Quer jogar vídeo game comigo?

MIGUEL – Não, agora não... É Joca preciso falar uma coisa triste com você.

JOCA – Ah Miguel agora na hora do meu jogo?

MIGUEL – Sim, Joca tem que ser agora.

JOCA – Ai ta bom fala, o que você quer? É sobre a mãe? Ela está bem? Ela está bem né?

MIGUEL – Então Joca... (com os olhos cheios de lagrimas) A mãe ficou muito machucada no acidente, os médicos deram remédios para ela, mas a mamãe não ficou boa com os remédios... (interrompido)

JOCA (chorando) – A mãe não vai voltar pra casa Miguel?


MIGUEL (começa a chorar) – Não Joca, a mamãe foi morar com o papai do céu.

JOCA COMEÇA A CHORAR, MIGUEL O ABRAÇA.

MIGUEL – Mas eu estou aqui, sempre estarei aqui do seu lado... Agora somos eu e você, temos que cuidar um do outro.

JOCA – Por que ela foi embora Miguel? Por que ela deixou a gente? Por que?

MIGUEL – Porque o papai do céu quis assim Joca, ela deve está olhando pela gente lá do céu.

A CAMERA VAI SE AFASTANDO (instrumental triste) ENQUANTO ESTÃO CHORANDO ABRAÇADOS

CORTA PRA SALA
LANA OLHA AS FOTOS NOS PORTA-RETRATOS OLHANDO AS QUE ESTÃO CONCEIÇÃO, MIGUEL E JOCA

LANA (triste) – Mesmo com a vida sofrida e simples eles eram felizes não é?

(instrumental triste) COMEÇAM A PASSAR CENAS DE CONCEIÇÃO EM CAMERA LENTA, INTERCALANDO COM A FALA DE HILDA

HILDA – Sim, Ceiça era muito feliz sempre pra cima, mesmo com todos seus problemas você não a via triste em nenhum momento, era divertida, sempre prestativa, amava fazer o bem ao próximo, era uma pessoa que se podia sempre contar... Ela vai deixar muitas saudades e muita lição, e uma história de superação.

LANA – Infelizmente não pude conhece-la, mas pelas fotos consigo ver tudo isso que acaba de dizer.

HILDA – Sim, Conceição era uma guerreira e  mãezona. Esses meninos vão sofrer muito.

IMAGEM DA FACHADA DA MANSÃO NEGRINI – SALA
VITÓRIA DESCE AS ESCADAS TODA VESTIDA DE PRETO (instrumental tango)

OLAVO – Onde vai vestida assim Vitória? Vai a alguma festa de Halloween? (risos)

VITÓRIA – Não meu querido, vou ao velório da favelada mãe... Digo, da mãe do seu genro, não ficou sabendo?

OLAVO – A mãe do Miguel morreu? Como? Ninguém me avisou de nada.

VITÓRIA (irônica) – Ai coitadinha atropelaram ela feito um gato vira-latas coitadinha.

OLAVO – Menos Vitória, compaixão não combina com você, muito menos se tratando da família de Miguel não é? Vou me arrumar e vamos juntos então!

VITÓRIA – Nossa pelo menos em algum lugar vamos juntos, nem que seja no velório de uma favelada qualquer.

OLAVO (bravo) – Odeio quando fala assim das pessoas Vitória!

VITÓRIA – E eu odeio pobres! Vai logo se arrumar se não vamos chegar atrasados. E odeio também chegar atrasada.


PEDRA ROSA – CASA LUCIA
LUCIA SE MAQUEIA PARA COBRIR OS EMATOMAS DEIXADOS POR TIÃO E ARRASADA COM A MORTE DE CONCEIÇÃO E CHORA

TIÃO – Não sei porque esse chororô, é uma preta a menos no mundo. Já foi tarde demais, mulherzinha petulante e intrometida!

LUCIA – Como você pode ser tão preconceituoso hein Tião, como pode dizer essas coisas de uma mulher que foi sua vizinha por anos, que sempre nos ajudou sempre me ajudo com tudo? Você não tem coração não? Tem uma pedra de gelo ai?

TIÃO – Ah cala a boca Lucia, antes ela do que eu! Tomara que ela queime no quinto dos infernos, alias deveria ter levado aquele boiola do Miguel junto com ela!

LUCIA – Eu tenho pena de você Tião! Só Deus na sua causa, tenho até medo de imaginar como será seu fim nesse mundo, com tanta maldade no coração.

TIÃO – Cala essa sua boca Lucia ou eu arrebento essa sua cara de mulherzinha do bem! Vai lá chorar na beira do caixão daquela neguinha vai sua tonta, já aproveita e entra dentro do tumulo também, porque você parece um cadáver mesmo (risos).

LUCIA – Tenho nojo de você Tião, nojo! (ela sai com o filho no colo)

TIÃO CAI NA RISADA, ABRE UMA GARRAFA DE CERVEJA E DEITA NO SOFÁ.

QUITINETE ALEX

MELISSA – Você matou a velha Alex? Eu não estou acreditando, você cometeu um homicídio a mando de Vitória Negrini?

ALEX – Não foi intenção mata-la, mas aconteceu ué não tem como voltar atrás, e também isso não vai nos prejudicar em nada! O carro que era a única prova do crime já está no fundo do mar.

MELISSA – Seu idiota você já pensou que nas casas podem ter câmeras de segurança que podem muito bem ter filmado você seu asno?

ALEX (rindo) – Acha mesmo que lá naquele fim de mundo, algum barraco daqueles tem câmera de segurança? Ah fala serio Melissa, tem horas que você viaja sabia? Eu hein, vem aqui vamos fazer um amor gostoso! (ele a puxa beijando seu pescoço) (som de “SYMPATHY FOR THE DEVIL”)

MELISSA (o empurra) – Sai garoto, agora tenho que fazer a boa moça, amiga da sonsa da Lana, vou lá né prestar solidariedade aos pombinhos. Tchau! (ela sai)

ALEX BUFA E PULA NA CAMA TAPANDO A CABEÇA COM O TRAVESSEIRO.

(instrumental triste) CORTA PARA CEMITÉRIO – IMAGENS AEREAS DO CORTEJO
MIGUEL E JOCA SEGUEM ABRAÇADOS A FRENTE DO CAIXÃO, AMIGOS E VIZINHOS ACOMPANHAM O CORTEJO... MELISSA CHEGA E ABRAÇA LANA... TODOS PARAM EM VOLTA DO TÚMULO.

PADRE – Reunimo-nos em nome e na presença do Trino Deus, do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Lembramos o nosso socorro, auxílio, conforto e consolo ele vem do Senhor que criou o céu, a terra e a todos nós. Estamos reunidos para nos despedir de nossa irmã Conceição. Cremos e aguardamos a salvação e a vida eterna e buscamos o consolo na Palavra de Deus. Jesus Cristo diz em João 16.33b: “No mundo vocês passam por aflições; mas não tenham medo, eu venci o mundo.” Este consolo não nos deixa sozinhos. Eterno no sofrimento. Cristo é nossa esperança! (ele continua com a oração...)

MELISSA – Nossa amiga fiquei sabendo agora, nem sabia que a mulher que foi atropelada era sua sogra.

LANA – Ai Melissa estou tão triste pelo Miguel e o Joca, eu mesma nem cheguei a conhecer ela com vida, mas os dois estão sofrendo muito coitados.

MELISSA – Que barra né? (ela tira o óculos escuro e olha de cima a baixo em Miguel)

O PADRE CONTINUA COM SUA ORAÇÃO, ENQUANTO O CAIXÃO É COLOCADO NO TÚMULO...

PADRE (continuando...) – Entregamos nossa irmã nas mãos salvadoras de Jesus Cristo. Queremos fazê-lo na certeza de que “se vivemos, vivemos para o Senhor. Se morremos, é para o Senhor que morremos. Tanto faz se vivemos ou morremos, pertencemos ao Senhor. Foi para isto que Jesus Cristo morreu e ressuscitou: para ser Senhor dos vivos e dos mortos”. Terra à Terra, Cinza à Cinza, Pó ao Pó! Na certeza da ressurreição para a vida eterna, mediante o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. De terra fostes formado e a terra tornarás. Jesus Cristo nosso Salvador te ressuscitará.

COMEÇAM A JOGAR TERRA SOBRE O CAIXÃO, MIGUEL E JOCA SE ABRAÇAM AOS PRANTOS... LANA VAI ATÉ MIGUEL E O ABRAÇA FORTE

VITÓRIA E OLAVO CHEGAM COM ROSAS NAS MÃOS, OLAVO ABRAÇA MIGUEL E JOCA, VITÓRIA BATE COM A MÃO NO OMBRO DELES E JOGA A ROSA NO CAIXÃO COM DESPRESO.

VITÓRIA – Descansa em paz! Deus te receba e... vamos Olavo tenho manicure daqui a pouco.

OLAVO (sem graça) – Vitória acabamos de chegar, espere pelo menos acabar o enterro.

VITÓRIA BUFA
O CAIXÃO É TOTALMENTE ENTERRADO, E AS PESSOAS COMEÇAM A IR EMBORA (instrumental triste)
LANA SE APROXIMA NOVAMENTE DE MIGUEL QUE OLHA FIXAMENTE PARA O TÚMULO DA MÃE.

LANA – Vamos meu amor, vamos pra casa descansar um pouco?

MIGUEL (arrasado) – Vamos. Joca vamos pra casa.

JOCA (chorando) – Não quero deixar minha mãe aqui Miguel!

MIGUEL – Eu já te expliquei onde a mãe está agora, ela está lá no céu junto com o papai e os dois estão cuidando da gente, temos que ir pra casa Joca. Vamos.

MIGUEL O PEGA NO COLO,  E VÃO SAINDO, JOCA FICA OLHANDO PARA TRÁS O TÚMULO DE CONCEIÇÃO E CHORA (câmera lenta e instrumental triste)

IMAGENS DO CRISTO REDENTOR – CORTA PARA PEDRA ROSA ANOITECE...
CASA MIGUEL
MIGUEL COLOCA JOCA (dormindo) NA CAMA, DA UM BEIJO EM SEU ROSTO E SAI, ELE ENTRA NO QUARTO DE CONCEIÇÃO E FICA OLHANDO... ELE ABRE O GUARDA ROUPAS E PEGA UM VESTIDO DA MÃE E O ABRAÇA CHORANDO

MIGUEL – Que falta que a senhora vai me fazer minha mãe!

ELE COLOCA O VESTIDO NOVAMENTE NO LUGAR E VÊ UMA CAIXA, MIGUEL A PEGA E ABRE, AO ABRIR ELE VÊ UM DIÁRIO (instrumental suspense tenso)

MIGUEL – O que é isso? Minha mãe escrevia em um diário? (ele abre o diário e começa a ler)
PAGINA 36 - “Hoje estou muito feliz, talvez seja um dos dias mais felizes de minha vida, estou grávida pela primeira vez Antenor está radiante com a noticia, esperávamos esse filho a muito tempo...”

MIGUEL FOLHEIA O DIÁRIO...

PAGINA 48 – “Hoje acabamos de saber que seremos pais de um menino, e vamos batiza-lo de Miguel, nome de meu pai é uma simples homenagem ao meu querido pai...”

MIGUEL CONTINUA A FOLHEAR...

PAGINA 61 – “Uma grande tristeza nos abala hoje, estou grávida de oito meses e Antenor foi despedido hoje, ele está tão triste como nunca tinha visto antes, está desesperado pois acaba de comprar um berço para Miguel e dividiu em varias prestações, mas se Deus quiser ele irá conseguir outro emprego...”
PAGINA 175 – “Meu Deus que dor e imensa tristeza sinto hoje, não tenho nem lagrimas mais por tanto chorar, Antenor o meu grande amor não aguentou, uma grande fraqueza tomou conta do homem de minha vida, hoje Antenor tirou a própria vida se jogando do viaduto, tudo culpa daquela família, meu grande amor se matou por não ter mais como pagar suas dividas, ficou desesperado ao ver Miguelzinho passando necessidade, os Negrini o demitiu sabendo que tínhamos uma criança prestes a chegar, eles mataram o amor da minha vida, e jamais nunca em minha vida irei perdoa-los!”

MIGUEL (chocado) – Meu pai não morreu em um acidente como minha mãe dizia! Ele se matou, por isso minha mãe tinha tanta raiva da família Negrini, meu pai se matou por ter sido demitido por eles!

MIGUEL FECHA O DIÁRIO

MIGUEL (raiva) – Pode deixar minha mãe e meu pai, vou fazer justiça em nome de vocês! A família Negrini vai ter o que merece, enquanto eu viver farei de tudo para fazer justiça, não descansarei enquanto não pagarem pelo que fizeram a nossa família!

FOCO EM MIGUEL



Sobe os créditos ao som de “Sister –Tracey Thorn”

Fim de capítulo

"esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade"

Um comentário: