MANEIRAS
DE SER
DE
WESLLEY
FUCHS
ESCRITA
POR
WESLLEY FUCHS
DIREÇÃO
GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES
DIREÇÃO
DE NÚCLEO
MIGUEL
RODRIGUES
PERSONAGENS
DESTE CAPÍTULO
ALICE
BECK
BRANDON
EVA
FERNANDO
HELOÍSA
JOAQUIM
JÚLIA
KARINA
LETÍCIA
MARINA
MAURÍCIO
MICAEL
PANDORA
RODRIGO
SÉRGIO
VALENTIM
VICKI
VINICIUS
CENA
01/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
Continuação
imediata. Maurício
observa o enquadramento do beijo entre Heloísa e Fernando. Ele então se levanta
satisfeito.
MAURÍCIO —
E corta.
Heloísa e Fernando param de se
beijar e olham satisfeitos para Maurício. Júlia e Mariza observam tudo de
longe, Júlia abalada e Mariza sorridente. Maurício então se aproxima de Heloísa
e Fernando
MAURÍCIO —
Eu quero parabenizar os meus atores: Heloísa e Fernando, pela belíssima cena
que gravamos hoje, abrimos as gravações com chave de ouro, com a cena do
primeiro beijo de Eliza e Marcos que por sinal só acontecerá no episódio dois.
HELOÍSA —
(T; Sorri) O que você achou da cena,
Maurício? Eu fiz alguma coisa errada? O que você achou da minha atuação? (T; Nervosa) Desculpa, é que eu sou
muito crítica comigo mesmo.
MAURÍCIO —
Você foi ótima, Heloísa. Foi bem natural, expressões faciais muito bem
colocadas, sem falar na ótima dicção (T;
A Fernando) e o Fernando também não deixou a desejar, se mostrou ótimo, mas
a cereja do bolo, com toda certeza, foi a química entre vocês dois.
Heloísa e Fernando sorriem um para
o outro, é neste momento que ele avista Júlia e Mariza de longe e sorri para
Júlia que retribui com um sorriso meio-triste.
MAURÍCIO —
Cinco minutos pra vocês descansarem, beberem uma água e relaxarem, que aí a
gente volta pra TV HOC pra começar o processo de descaracterização.
FERNANDO —
Obrigado, Maurício.
Maurício volta nos equipamentos.
Júlia e Mariza se aproxima, agora Heloísa também percebe a presença delas.
Júlia e Fernando se beijam.
HELOÍSA —
(T; Cumprimenta Mariza; sorridente) Mariza.
MARIZA —
(T; Sorri) Helô, parabéns, você
arrasou muito. Eu e a minha filha Júlia, estávamos observando tudo de longe.
HELOÍSA —
(T; Olha para Júlia; surpresa) A
Júlia é sua filha?
MARIZA —
É, minha filha.
JÚLIA —
(T; Abraçada com Fernando) Que mundo
pequeno, né Helô?
HELOÍSA —
Nem me fale.
JÚLIA —
Parabéns pela atuação. Vocês dois arrasaram.
HELOÍSA —
Obrigada, Júlia.
FERNANDO —
Vamos tomar um sorvete?
JÚLIA —
Na verdade, eu tenho que ir pra casa, a minha mãe acabou de fazer alguns exames
e estamos indo.
HELOÍSA —
(T; Preocupada) Está tudo bem com
você, Mariza?
MARIZA —
Tudo ótimo, Helô.
Heloísa sorri.
JÚLIA —
(T; Dá um beijinho em Fernando) A
gente se vê mais tarde, amor.
FERNANDO —
Tá bom.
Os dois dão um beijão. Heloísa
observa meio-enciumada, mas desvia o olhar.
MARIZA —
(T; A Fernando) Em breve eu quero te
conhecer melhor, Fernando. Quero saber quem é o carinha que roubou o coração da
minha filha.
FERNANDO —
Eu também quero conhecer a mulher que criou essa pessoa tão maravilhosa que é a
Júlia.
JÚLIA —
Mas isso a gente marca depois, gente. Vamos embora, tô cansada. Até mais.
Júlia e Mariza saem. Heloísa olha
para Fernando.
HELOÍSA —
(T; Preocupada) A Júlia estava meio
desconfortável, será que é por conta da nossa cena, Fernando?
FERNANDO —
(T; Acha uma bobagem) Claro que não,
Heloísa. A Júlia também é atriz, ela sabe que é tudo encenação.
HELOÍSA —
Mas pela expressão dela. Pela reação dela, aqui, antes, naquele momento (T) eu senti o impacto do ciúme e ele
acertou bem na minha direção, tanto que ela recusou o seu convite de tomar um
sorvete.
FERNANDO —
Isso é bobagem, Heloísa.
Maurício se aproxima.
MAURÍCIO —
Pra TV, galera.
Júlia e Fernando vão indo.
CORTA PARA:
CENA
02/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA
Júlia bebendo água. Mariza batendo
a massa do bolo.
MARIZA —
Eu achei o seu namorado bonitinho, filha.
JÚLIA —
(T; Direta) Mãe, eu confesso que eu
fiquei morrendo de ciúmes daquela cena do beijo dele com a Heloísa.
MARIZA —
(T; Estranha) Ué, por quê? Se eu que
não sou atriz e sei que aquilo é pura encenação, me estranha você que é atriz e
está aí toda enciumada.
JÚLIA —
Eu tenho meus motivos, mãe. O Fernando já foi apaixonado pela Heloísa, não é
fácil vê-los assim: juntos, em uma mesma série, com personagens que se
relacionam romanticamente. Sinceramente, eu não sei se eu vou conseguir
controlar esse ciúme que está tomando conta de mim.
MARIZA —
Se você tem dúvidas se ele ainda gosta ou não da Heloísa, porque você não fica
aí perdendo tempo e vai lá até o sujeito e pergunta se ele ainda sente alguma
coisa por ela, porque se você ficar parada aí enciumada e de bico, às coisas
vão pesar pra sua cabeça e pro seu coração. Você não pode ficar perdendo tempo
tendo dúvidas de quem você ama.
JÚLIA —
Por que é muito difícil, mãe. É muito difícil saber se aquela pessoa sente a
mesma coisa que você, ou talvez sinta, mas não na mesma intensidade, não
naquela mesma sintonia. Eu queria alguém que me amasse na mesma altura que eu,
e eu não sei se com o Fernando é assim, porque eu não sei o que ele sente ou
deixa de sentir por mim, porque eu não tenho essa capacidade de entrar dentro
da mente dele e analisar todas as circunstancias e o que me resta é ficar aqui
batendo nessa tecla dos ciúmes, porque é só a Heloísa se aproximar 200 metros
que a minha dúvida me atinge, entende?
MARIZA —
Eu acho que você está sendo boba demais, filha.
JÚLIA —
(T; Indignada) Não, mãe. Eu não estou
sendo boba, muito pelo contrário, eu estou sendo honesta com você e estou aqui
para abrir a minha mente e o meu coração sobre diversas circunstâncias sobre o
Fernando que acabaram se iniciando dês do nosso primeiro beijo, dês do inicio
do nosso relacionamento.
MARIZA —
E é por isso que eu quero que você vá até o indevido e tire as suas totais
conclusões, não fica perdendo tempo, a vida tá girando, o tempo tá passando.
Não dá pra ficar deixando tempo livre pros problemas aparecerem, sendo que você
pode preenche-los com ótimos momentos e ótimas circunstâncias.
JÚLIA —
(T; Decidida) Ok, mãe. Amanhã mesmo,
eu vou ter uma conversa/...
MARIZA —
(T; Direta) Em qual parte de não
perder tempo você não entendeu, Júlia? Vai atrás dele agora.
JÚLIA —
É... Você tem razão.
Júlia sai determinada.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA
03/ CAFETERIA OCTÁVIO/ EXTERIOR/ DIA
Júlia desce do Uber e avista pelos
vidros, Fernando tomando um suco com Heloísa pelo lado de dentro da cafeteria,
ela então reage triste, ela entra no celular e revê a mensagem: estou
tomando um café aqui no Octávio, é um cafeteria bem conhecida aqui em São
Paulo, o Uber com certeza vai saber onde é.
JÚLIA —
É o Uber realmente sabia onde era, mas eu não sei o que você sente.
Júlia limpa uma lágrima que cai,
ela então decide entrar no Uber novamente.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA
04/ CAFETERIA OCTÁVIO/ SALÃO/ INTERIOR/ DIA
Heloísa e Fernando tomando um suco.
Fernando olha para o celular.
FERNANDO —
A Júlia não apareceu ainda. Que estranho, ela mandou mensagem da confirmação há
cerca de 30 minutos atrás, já era pra ela ter chegado.
HELOÍSA —
(T; Preocupada) Será que ela vai
gostar de me ver aqui com você, Fernando? Eu acho melhor eu ir embora.
FERNANDO —
Que isso, Helô, não precisa ir embora. Que clima é esse com a Júlia?
HELOÍSA —
Porque é evidente que ela está com ciúmes, Fernando. Eu vi isso pelo o olhar dela,
você mesmo me disse em uma conversa que aconteceu ainda hoje que o olhar nunca
mente.
FERNANDO —
E não mente mesmo, você agora tá com olhar de desesperada.
HELOÍSA —
Mas eu tô mesmo, o Brandon não gosta de você e agora parece que a Júlia também
não gosta de mim, agora que a gente estava começando uma amizade.
FERNANDO —
Mas a Júlia nem sabe que eu gostei de você um dia.
HELOÍSA —
E quem te garante isso, Fernando. Você não conhece cabeça de garota mesmo. As
garotas e os garotos são diferentes em alguns aspectos e isso eu te garanto.
FERNANDO —
Então tá né.
HELOÍSA —
(T; Olha o celular) Preciso ver meu
namorado. Mas eu adorei o suco.
FERNANDO —
E eu vou ligar pra Júlia pra ver o que está acontecendo.
Heloísa se levanta e Fernando
também, ambos com a intensão de se despedir, Heloísa dá um beijo no rosto de
Fernando que acaba pegando o canto da boca. Rola um clima e uma troca de
olhares, tempo. Heloísa se toca e decide apressar a despedida:
HELOÍSA —
Tchau, Fernando. O Uber está me esperando.
Heloísa sai apressadamente.
Fernando dá um sorrisinho.
CORTA PARA:
CENA
05/ MORUMBI/ EXTERIOR/ DIA
Eva passando em frente com o carro
e avista a placa: apartamentos à venda. É um prédio gigantesca e linda, pelo
menos por fora.
EVA —
(T; Tira os óculos escuros) Está na hora
de Roberta Cooper ter um lugar pra chamar de lar.
Eva sorri.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA
06/ APARTAMENTO À VENDA/ SALA DE ESTAR/ INT/ DIA
Mulher elegante apresentando a sala
de estar para Eva:
MULHER —
Como você pode ver este apartamento é todo mobiliado e é o apartamento do
prédio mais bonito daqui do Morumbi.
EVA —
É... Percebi.
MULHER —
Como você pode ver a sala de estar é bem espaçosa e sofisticada, dá até pra
inserir uns quadros e estatuas que embelezam ainda mais a casa.
EVA —
Eu vou comprar.
MULHER —
Não quer nem dar uma olhada nos quartos?
EVA —
Os quartos já estão totalmente desenhados na minha cabeça e eu tenho certeza
que é da maneira que eu quero (T; Olha em
volta satisfeita) eu quero comprar este apartamento.
MULHER —
Ok. Vamos fechar o negócio.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Eva assinando o contrato.
MULHER —
O apartamento é seu.
EVA —
(T; Sorri) É meu.
Na satisfação de Eva.
CORTA PARA:
CENA
07/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Pandora descendo as escadas.
Heloísa entra
HELOÍSA —
Mãe?
PANDORA —
(T; Revoltada) Por que o motorista e
o segurança não estavam com você, filha?
HELOÍSA —
Por que eu simplesmente pedi para ficar sozinha. Não gosto de ser vigiada.
PANDORA —
(T; Furiosa) Vigiada? Eu estou
falando de cuidados, filha. Eu estou falando de proteção. (T; Mostra o bilhete para Heloísa) eu recebi outra ameaça e a
polícia já está cuidando do caso.
HELOÍSA —
(T; Preocupado) De novo, mãe?
PANDORA —
Infelizmente, esse é o dia a dia de muitos juízes e de pessoas que cuidam da justiça.
HELOÍSA —
Com certeza o curso de direito está cortado da minha lista de opções para a
faculdade.
PANDORA —
Melhor assim, foca em artes cênicas, mais seguro e mais arte.
HELOÍSA —
(T; Sorri) Exatamente.
As duas sorriem uma para a outra.
CORTA PARA:
CENA
08/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Ao som de: The Scientist
Mostrar vários lugares.
CORTA PARA:
CENA
09/ FLORESTA NO CENTRO DA CIDADE/ EXT/ DIA
A
música continua. Letícia
e Rodrigo andando felizes, de mãos dadas, os dois então dão um beijo feliz.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Os dois deitados na grama,
observando as nuvens comentando um com o outro sobre as nuvens, com quem as
nuvens se parecem ou com o quê.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Letícia e Rodrigo comendo pipoca de
mãos dadas.
CORTA PARA:
CENA
10/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SALA DE ESTAR/ INT/ DIA
Vicki, Alice e Marina sentadas no
sofá. Beck diante delas.
ALICE —
Que conversa é essa que você quer ter com a gente, mãe?
BECK —
Eu tenho uma notícia maravilhosa pra dar pra vocês.
VICKI —
(T; Animada) Finalmente vamos
conhecer o Havaí?
BECK —
(T; Feliz; emocionada; direta) Eu
estou grávida.
As três tem reações diferentes ao
mesmo tempo: Alice feliz, Marina espantada e Vicki surpresa que aliás é a
primeira a comentar:
VICKI —
Gente, já não bastou ter vindo três de uma vez só há 16 anos, agora ela quer
mais.
BECK —
(T; Surpresa) Eu não estou entendendo
a sua reação, Vicki.
VICKI —
Acontece que é gente demais, mãe e agora mais um (T; Irônica) ou mais dois, já que você pelo visto tem genética em
multiplicar humanos.
ALICE —
Que horror, Vicki.
BECK —
Eu pensei que vocês fossem ficar felizes.
ALICE —
(T; Feliz) Eu estou feliz, mãe. Muito
feliz, eu só acho que a família tem muito a melhorar com mais um ente querido
entre nós.
VICKI —
Que papinho chato, viu (T) eu não
quero ser a chata, então, eu vou bancar a filha boa e dizer (T; sorri) parabéns mamãe por nos
agraciar com mais um filho para alegrar e mexer nas nossas coisas e eu ter que
bancar a ótima irmã (T; aponta para
Marina e para Alice) que essas duas com certeza não tiveram segundo as
próprias e dizer com calma e cautela: não mexa, porque não pode.,
BECK —
(T; Triste) É sério que essa vai ser
a sua reação, Vicki?
MARINA —
Você não está com medo das piadinhas, mãe? E se falarem que você não tem televisão?
BECK —
E se eu disser que vocês não tem consciência, porque se importar com que os
outros vão dizer é não ter confiança em si mesmo. É não se amar.
ALICE —
Concordo plenamente com você, minha mãe.
BECK —
Pelo visto a Alice é a única que vai agir com naturalidade por aqui,
sinceramente, Marina e Vicki se vocês mudarem de ideia, por favor, me procurem,
porque eu não estou a fim de discutir sobre ciúmes desnecessários de filhas a
essa altura do campeonato.
Beck sobe as escadas. Alice olha
séria para Vicki e Marina
ALICE —
Caramba, meu. Vocês são insuportáveis.
VICKI —
Cuida da sua vida, Alice.
ALICE —
E pelo visto tudo aquilo foi só papinho, né Vicki? Você continua a mesma.
VICKI —
Pois é, Alice. Pra você ver, quando a coisa é pra ser original, ela é original
e não tem cópia que a faça mudar, mesmo que as minhas cópias faciais sejam
vocês duas, eu sou mais eu.
Vicki sobe as escadas. Alice revira
os olhos e sai. Marina fica pensativa.
CORTA PARA:
CENA
11/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INT/ DIA
Júlia sentada em sua cama, vemos
que tem várias mensagens não lidas de Fernando e três chamadas perdidas. Júlia
decide desligar o celular.
CORTA PARA:
CENA
12/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INT/ DIA
Heloísa falando com Brandon pelo
Whatsapp. Ela então deixa o celular um pouco de lado.
FLASHBACK
DA CENA 04 DESTE CAPÍTULO:
Heloísa se levanta e Fernando
também, ambos com a intensão de se despedir, Heloísa dá um beijo no rosto de
Fernando que acaba pegando o canto da boca. Rola um clima e uma troca de olhares,
tempo.
FIM
DO FLASHBACK.
Heloísa então fica pensando
naquilo.
CORTA PARA:
CENA
13/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece.
CORTA PARA:
CENA
14/ APARTAMENTO DE EVA/ SALA DE ESTAR/ INT/ NOITE
Eva aproveitando cada cômodo da
casa, feliz da vida. Ela com uma taça de vinho na mão.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA
15/ APARTAMENTO DE EVA/ SUÍTE/ INTERIOR/ NOITE
Eva entra, coloca a taça na cômoda
e se joga na cama, ela então começa a ficar reflexiva por um tempo.
EVA —
(T; Olhos cheios de lágrimas) Em
breve aproveitaremos tudo isso juntas, filha.
Em Eva enxugando as lágrimas, de
repente chega mensagem em seu celular:
WHATSAPP:
JOAQUIM: ROBERTA???
JOAQUIM: SERÁ QUE A
GENTE PODE SE ENCONTRAR?
Eva pega o celular e tecla:
EVA: MAS É CLARO,
ESTOU SEM NADA PRA FAZER.
Eva sorri.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA
16/ PRÉDIO/ TOPO/ EXTERIOR/ NOITE
Eva e Joaquim no topo de um prédio,
onde pode-se observar alguma parte de São Paulo, mais precisamente o bairro
todo de Higienópolis e alguns lugares ali por perto. Eva e Joaquim sorriem um
para o outro e acabam se beijando.
JOAQUIM —
Não consigo mais te tirar da minha cabeça.
EVA —
E eu não consigo mais te tirar do meu coração.
Os dois dão mais um beijo.
CORTA PARA:
CENA
17/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE/ INTERIOR/ NOITE
Pandora no Tinder, ela vê que Roger
deu match, ela então entra em contato:
TINDER:
PANDORA: OI
ROGER: OI...
PANDORA: E AÍ?
Pandora sorrindo para o celular.
CORTA PARA:
CENA
18/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece.
CORTA PARA:
CENA
19/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Fernando andando. Júlia o vê e vai
até ele, bastante direta.
FERNANDO —
Júlia? Eu te mandei mil mensagens/...
JÚLIA —
(T; Direta) A gente precisa
conversar, Fernando. A gente precisa ter essa conversa.
Fernando olha sem saber o que
dizer.
CORTA PARA:
CENA
20/ HOSPITAL/ CONSULTÓRIO/ INTERIOR/ DIA
Mariza diante do médico que segura
seus exames.
MARIZA —
Então, doutor?
MÉDICO —
Bom, Mariza. Nós teremos uma longa conversa, porque de fato, o seu caso é
bastante grave.
Mariza olha preocupada.
CLOSE EM MARIZA
CORTA PARA:
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário