Maneiras de Ser - Capítulo 08



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BECK
BRANDON
EVA
FERNANDO
GERALDO
HELOÍSA
JOAQUIM
JÚLIA
KARINA
LETÍCIA
MARIZA
MAURÍCIO
MICAEL
PANDORA
RODRIGO
SÉRGIO
VALENTIM
VICKI
VINICIUS
VITÓRIA


E VIVA O AMOR! HOJE VAMOS FALAR DE AMOR!

CENA 01/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ NOITE

Continuação imediata. Mariza olha surpresa para Geraldo que está ali em sua porta.
MARIZA                     — (Assustada) Você? Como você achou o meu endereço?
GERALDO                  — (Mostra o celular dela) Pelo seu celular, você deixou cair antes de entrar no táxi, quando eu vi, você já tinha partido.
MARIZA                     — (Pega o celular) Caramba, eu perdi o meu celular (T) obrigada por ter vindo até aqui traze-lo (T) mas se você achou o meu endereço é porque de certa forma mexeu no meu aparelho.
GERALDO                  — Você salvou o endereço nos contatos como casa. Pelo visto cumpriu todas as indicações do telefone que é nome, sobrenome, endereço, fax, email (Ri) menos o sobrenome, até porquê você é a sua casa.
MARIZA                     — (Ri) Mania de leitora amadora se atentar a todos os detalhes, eu sempre faço isso se eu sei, da minha filha Júlia mesmo, eu coloquei o sobrenome, email e tudo que o telefone recomendou (t) eu acho que é perfeccionismo demais.
GERALDO                  — (Ri) É pelo visto.
Os dois começam a dar risada.
GERALDO                  — Bom, eu já vou indo...
MARIZA                     — Não, que isso. Janta com a gente, você deve ter vindo de tão longe (T) veio de ônibus?
No olhar de Geraldo
FLASHBACK DE CENA NÃO GRAVADA:
Geraldo desce do táxi em frente a casa de Mariza
FIM DO FLASHBACK
GERALDO                  — Vim, vim sim.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 02/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ NOITE
Júlia sentada. Mariza entra com Geraldo.
MARIZA                     — Filha, esse é o Geraldo, ele vai jantar aqui com a gente.
JÚLIA                          — (A Geraldo sorridente) Oi... (A Mariza) Mas você não falou nada antes, mãe. Por que não me disse que ia trazer alguém?
MARIZA                     — Porque foi um convite surpresa, na verdade, eu conheci o Geraldo mais cedo no Supermercado e eu perdi o meu celular e ele acaba de trazer.
JÚLIA                          — (Se levantando) Entendi (T) mas agora eu tenho que estudar, mãe. Vou fazer o dever de casa do professor Renato porque esse aí é duro na queda (A Geraldo) Prazer em conhece-lo.
GERALDO                  — (Sorri) O prazer foi meu.
Júlia sai.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Mariza e Geraldo rindo a mesa, conversa já iniciada
MARIZA                     — Mas vida de pobre é assim mesmo. Sem muito luxo, né? (T) não sei se você conhece bem.
GERALDO                  — Ô se conheço...
MARIZA                     — Essa gente rica realmente não tem do que reclamar, já nascem com tudo, com a vida feita, não é mesmo? Sem credibilidade nenhuma de reclamar de nada, até porque dinheiro compra tudo.
Geraldo reflexivo. Mariza percebe
MARIZA                     — Está tudo bem, Geraldo?
GERALDO                  — Tudo. Tudo sim... (Olha no relógio) Mas já está um pouco tarde, acredito que já esteja na hora de eu voltar.
MARIZA                     — Bom, obrigado pela visita surpresa.
GERALDO                  — (Sorri) Eu anotei o seu número de telefone na minha agenda, caso você não se incomode.
MARIZA                     — (Sorri) Pois eu já ia pedir o seu agora mesmo.
GERALDO                  — Eu te mando uma mensagem.
MARIZA                     — (Sorri) Ok...
Os dois sorriem um para o outro.
CORTA PARA:
CENA 03/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ NOITE
Júlia estudando, até que ela começa a refletir.
INSERT:
Fernando sorrindo.
FIM DO INSERT.
JÚLIA                          — (Bate na cabeça) Para de pensar nesse garoto (T) ele gosta dessa tal de Heloísa...
No pensamento de Júlia.
CORTA PARA:
CENA 04/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece
CORTA PARA:
CENA 05/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ DIA
Júlia acordada com o celular na mão
JÚLIA                          — Vou dar uma olhada.
Júlia entra no Facebook de Heloísa e começa a stalkear
JÚLIA                          — (Impressionada) Eu realmente não tenho a menor chance.
CORTA PARA:
CENA 06/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INTERIOR/ DIA
Heloísa sentada na cama dela, usando o uniforme da escola, vemos que ela está  triste. Vemos que ela está mexendo no celular, tela divide: mostra o celular dela. Ela dando amei nos comentários de sua última postagem que é uma foto dela
_____________________________________________________________________________________
FACEBOOK:
VITÓRIA COMENTOU: TÁ LINDA, APAIXONADA ESTOU.
ALICE COMENTOU: PERFEITA!! MARAVILHOSA!! UM ANJO
RAYSSA COMENTOU USANDO UMA FIGURINHA:
_____________________________________________________________________________________
Heloísa agora entra no Instagram e vai direto nos stories onde ela tira uma selfie e posta: “Bom dia amores #iloveyou”. Ela posta. Pandora entra
PANDORA                 — Vamos, filha. Você está atrasada!
Heloísa pega a mochila e as duas saem.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 07/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa andando, ela passa por Júlia que a olha fixamente com uma reação triste, ficamos com Júlia
JÚLIA                          — Ela é linda mesmo.
Júlia então muda a direção do olhar e observa Fernando que está em outro canto do corredor, ela então lamenta a si mesmo.
JÚLIA                          — (lágrima nos olhos) Eu não tenho a menor chance mesmo.
Júlia observa que Fernando avistou Heloísa e que está indo na direção dela, CAM se aproxima e acompanha Fernando que chega até Heloísa
FERNANDO               — Será que agora a gente consegue conversar?
HELOÍSA                    — (Ainda confusa) Eu não sei, Fernando...
FERNANDO               — Você não quer conversar?
HELOÍSA                    — Eu acho que a gente tem que esquecer aquele beijo, Fernando.
FERNANDO               — Por quê?
HELOÍSA                    — Porque o Brandon não sai da minha cabeça, Fernando. Eu acho melhor a nossa relação ser apenas profissional. Somente na série mesmo. Ok?
FERNANDO               — Helô/...
Heloísa com lágrimas nos olhos faz o sinal de “pare” e sai. Júlia observa tudo de longe sem entender nada, mas cria uma teoria para si mesma:
JÚLIA                          — Será que a Heloísa deu um fora nele?
No pensamento de Júlia.
CORTA PARA:
CENA 09/ COLÉGIO CEI/ SALA DOS PROFESSORES/ INTERIOR/ DIA
Eva entra, coloca a bolsa em cima da mesa, em seguida: vemos Joaquim entrar.
EVA                             — (Surpresa) Joaquim?
JOAQUIM                  — A gente precisa conversar, Roberta.
Letícia entra.
LETÍCIA                       — Bom dia, gente.
Eva e Joaquim cumprimentam-na, ela fica de costas pois está pegando algo no armário, Joaquim articula sem voz a palavra “depois me passa o seu número” e Eva sintoniza com a cabeça, ele então sai. Letícia se vira e coloca o livro que pegou em cima da mesa
EVA                             — (Curiosa) Você é solteira, Letícia?
LETÍCIA                       — (sorri) Sou...
EVA                             — Uma mulher tão linda como você solteira aos 25 anos?
LETÍCIA                       — (Corrige sorridente) 26. 26 anos.
EVA                             — E eu aos meus 33. Parece que estamos quites
LETÍCIA                       — 33 com cara de 25, né Roberta? (T) Bom, eu vou contar só pra você já que você tocou nesse assunto.
EVA                             — Sou todo ouvidos.
LETÍCIA                       — Sabe o Renato? O professor de geografia?
EVA                             — Sei...
LETÍCIA                       — Eu acho ele um gato (Ri) mas ô, não conta pra ninguém.
EVA                             — Pode deixar.
Letícia sai. Mas vemos Rodrigo sair do banheiro olhando sorridente para Eva
RODRIGO                  — Ora, ora, pelo visto o destino fez eu escutar o que devia
EVA                             — (Pisca) Aproveita que o destino te deu essa chance e vai fundo, cara.
RODRIGO                  — (Sorridente) Ah, pode deixar.
Eva sorri.
CORTA PARA:
CENA 10/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Valentim andando, até que avista Alice
VALENTIM                 — Alice.
Alice o vê e o espera chegar até ela
ALICE                          — Valentim...
VALENTIM                 — Você deu o meu recado pra Vicki ontem?
ALICE                          — Dei... E pelo visto ela não foi te encontrar
VALENTIM                 — A sua irmã complica as coisas
ALICE                          — Você por acaso está gostando dela? Porque se estiver, Valentim, eu garanto que você vai só se magoar, você não percebeu como ela é?
VALENTIM                 — Mas algo dentro de mim quer me dizer que a sua irmã não é só aquilo, Alice. Uma pessoa amarga e que gosta de ofender as pessoas, dentro de casa ela deve demonstrar o que ela também é.
ALICE                          — Eu sei que ela não é só arrogância, mas isso é 45% ela, não dá pra alterar. Meu conselho é: é melhor você não gostar dela do jeito que você está gostando, ela vai te magoar, ela não está nem aí pros sentimentos dos outros, Valentim.
VALENTIM                 — Tem razão, né Alice.
ALICE                          — Você quer conversar melhor? (Sorri) Com música talvez?
Valentim sorri.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 11/ COLÉGIO CEI/ SALA DA BANDA/ INTERIOR/ DIA
Micael na guitarra. Sérgio no baixo. Vinicius na bateria. Karina no microfone. Eles cantando e tocando: In the end – Link Park
Alice e Valentim conversando
VALENTIM                 — Eu realmente gosto muito da sua irmã, Alice e eu não sei se consigo mudar essa situação.
ALICE                          — É claro que consegue, Valentim. Consegue sim, você precisa procurar alguém que goste realmente de você, entende?
VALENTIM                 — Mas quem?
ALICE                          — Isso só a vida, meu amigo.
Alice dá uns tapinhas no ombro de Valentim e sai. Ele então continua observando a banda tocar e Karina cantar. Ele então olha para a porta e vê Vicki ali, olhando para ele, ele então sorri, até então se tocar que não passa de uma miragem.
VALENTIM                 — Não é possível que eu possa amar alguém tão forte assim.
KARINA                      — (olhando para Valentim; brinca) Desse jeito a gente vai abandonar o Rock e investir no sertanejo. Trocar In the end por evidências.
MICAEL                      — (Brincando) ou (canta) doente de amor, procurei remédio na vida noturna
SÉRGIO                      — Na moral, Micael. Não canta que tu força o caos.
VINICIUS                    — Mas então, Valentim? Tá doente de amor procurando evidências para dar um fim nisso?
KARINA                      — (Sorri) A banda os inconsequentes talvez pode te ajudar, hein cara.
MICAEL                      — Ah mas não tenha dúvida disso.
VINÍCIUS                    — É a Alice?
SÉRGIO                      — Que Alice o quê, isso está com cara de ser a outra irmã: a Vicki.
VALENTIM                 — Acertou.
TODOS                       — Vixi.
VALENTIM                 — (Estressado) Tá bom, gente. Eu já sei como a Vicki é. Que saco.
Valentim sai. A banda observa tipo “tá ferrado, moleque”.
CORTA PARA:
CENA 12/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
MÚSICA: SHALLOW – LADY GAGA E BRADLEY COOPER
Heloísa com o celular na mão revendo suas fotos com Brandon, ela então deixa escapar uma lágrima.
FLASHBACK DE CENA NÃO GRAVADA:
Mostrar vários momentos de Heloísa e Brandon ao som da música citada acima. E antes do fim do flashback, vemos Heloísa e Brandon debaixo das estrelas em uma montanha:
BRANDON                 — Nosso amor será infinito, Helô. Assim como as estrelas que parecem nunca acabar
HELOÍSA                    — Ou como todo mundo diz: existem mil estrelas, a cada estrela um ano a mais de amor.
Heloísa e Brandon se beijam.
FIM DO FLASHBACK
Heloísa chora, Vitória se aproxima preocupada
VITÓRIA                     — Heloísa...
HELOÍSA                    — (Abraça Vitória) Eu amo tanto o Brandon, Vitória. Tanto, que eu não sei nem medir.
VITÓRIA                     — Mas você mesmo disse/
HELOÍSA                    — (Corta) Eu sei o que eu disse... Mas nada muda, Vitória. O que eu sinto aqui dentro não muda, eu amo o Brandon e não vai ser fácil tirar ele da minha cabeça e muito menos do meu coração.
Vitória abraça Heloísa mais forte. Na amizade das duas.
CORTA PARA:
CENA 13/ COLÉGIO CEI/ SEGUNDO ANO B/ INTERIOR/ DIA
MÚSICA: PHOTOGRAPH – ED SHEERAN
Fernando sentado em sua mesa triste, vemos que escapa uma lágrima, mas ele limpa rapidamente. Vemos Júlia aparecer na porta, ela o observa, vemos seus olhos brilharem de amor por ele, porém, ela balança a cabeça e entra, se senta em seu lugar, Fernando percebe a presença dela e sorri para ela que retribui o sorriso.
CORTA PARA:
CENA 14/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Mostrar vários lugares.
CORTA PARA:
CENA 15/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ QUARTO DE VICKI/ INTERIOR/ DIA
Vemos Vicki observando as fotos de Valentim, ela então olha séria e fecha o que estava vendo
CORTA PARA:
CENA 16/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SUÍTE/ INTERIOR/ DIA
Beck e Maurício na cama com o laptop e vários papeis ao redor dos dois.
BECK                           — (Fechando o laptop) Pronto, enfim, terminamos.
MAURÍCIO                 — O de hoje, né.
BECK                           — (Sorri) Eu estou ansiosa mesmo é para ver os meus atores caracterizados com os personagens que eu escrevi (t) vai ser tão emocionante, meu amor.
MAURÍCIO                 — (Sorri) Vai ser mesmo (T) agora vamos esquecer um pouquinho essa série e lembrar um pouco da gente?
Maurício dá um beijo em Beck
BECK                           — Com certeza.
Os dois sorriem um para o outro e se beijam
CORTA PARA:
CENA 17/ COLÉGIO CEI/ SEGUNDO ANO A/ INTERIOR/ DIA
Heloísa observando a carteira vazia do Brandon, enquanto Rodrigo explica no quadro o conteúdo.
SONOPLASTIA: O sinal bate
RODRIGO                  — Todos liberados.
Todos saem desesperados, Heloísa ainda guarda o material
CORTA PARA:
CENA 18/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Fernando andando no corredor, Júlia o para
JÚLIA                          — Fer
FERNANDO               — Tá tudo bem, Júlia?
Júlia com brilho nos olhos observa Fernando
JÚLIA                          — Não... Na verdade... Eu não sei o que dizer
FERNANDO               — Por que?
JÚLIA                          — (Toma coragem) Porque eu acho que eu sinto algo por você, Fernando. Eu sei que nunca nos tocamos, nem ficamos antes e nem nada, mas... Eu sinto algo muito por forte por você, Fernando... Eu acho que eu estou apaixonada por você (T) quer dizer, eu tenho certeza!!!
Fernando sorri.
FERNANDO               — Eu acho que é a primeira vez que estou me sentindo como se estivesse realmente sendo amado por alguém.
JÚLIA                          — (Lágrimas nos olhos) Isso é bom?
FERNANDO               — (Sorri) Isso é ótimo.
Vemos muita gente andando, Júlia e Fernando no meio, do nada, um beijo acontece. Um beijo lindo e demorado. Júlia olha profundamente nos olhos de Fernando
FERNANDO               — Você é linda, Júlia. Você é perfeita.
Júlia sorri.
JÚLIA                          — Eu não esperava ouvir isso
FERNANDO               — Por que você não acredita em você... Eu acho que te falta isso... Acreditar em você. Se amar. Até porque antes de amar alguém, ame a si mesma.
JÚLIA                          — (decidida) Você tem razão.
FERNANDO               — (sorri) Até mais.
JÚLIA                          — Até.
Fernando dá um beijinho em Júlia que sorri feliz, ele então sai.
JÚLIA                          — Eu não acredito.
Júlia sai feliz. CAM desfoca o fundo e vemos que Heloísa havia observado tudo.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 19/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
Valentim andando.
VICKI                          — (off) Valentim.
Valentim então olha para trás e avista Vicki
VALENTIM                 — Vicki?
VICKI                          — (Se aproximando) Será que a gente pode conversar?
VALENTIM                 — Eu pensei que você não quisesse conversar...
VICKI                          — É... Ontem eu não queria mesmo, talvez eu estivesse ainda chateada com você por conta do ocorrido naquele dia.
VALENTIM                 — (Tentando se lembrar) Que ocorrido?
VICKI                          — Naquele dia você me chamou de preconceituosa por conta da Rayssa e tudo mais...
VALENTIM                 — Chamei, porque naquele dia você me mostrou quem realmente você era
VICKI                          — É, Valentim... Eu mostrei a minha pior versão (T) que talvez nem eu conhecia, até a minha mãe ter uma conversa séria comigo e me fazer abrir os olhos sobre muita coisa (T) Valentim, no dia de amanhã nós seremos adultos e eu ainda me comporto como se tivesse 11 anos. Porque sério, bullying é tão 11 anos... Piadinhas, gestos ruins... (T) eu realmente não sei mais o que dizer, só sentir.
VALENTIM                 — Sentir?
VICKI                          — Talvez, eu... Sei lá, Valentim. Talvez o conto de fadas pode ser transmitido pra vida real também, talvez as pessoas podem se sentir felizes umas com as outras sem discriminação (T) eu acho que foi isso que eu aprendi, a não discriminar, a ser apenas uma pessoa que para ter paz, eu terei que dar paz.
VALENTIM                 — (Sorri) É exatamente isso.
Vicki sorri para Valentim e segura na mão dele.
VALENTIM                 — (Olha para a mão) Vicki...
VICKI                          — Eu quero mostrar a minha melhor versão, Valentim... Eu não sei se você sente o mesmo que eu, mas... Quando eu jogo com você naquela quadra de tênis, é como se eu estivesse vivendo em outra dimensão e que naquela dimensão não existisse nada mais do que/
OS DOIS                    — Amor.
Os dois sorriem um para o outro e os rostos vão se aproximando devagar e os dois dão um beijo apaixonado.
CORTA PARA:
CENA 20/ COLÉGIO CEI/ FRENTE/ INTERIOR/ DIA
Joaquim abre a porta do carro para ele entrar, Eva passa por ele com um bilhete na mão.
EVA                             — Vamos conversar com mais calma. Me liga.
JOAQUIM                  — Ligo.
Eva sorri e ao se virar de costas, mostra-se satisfeita. Eva se dirige até o seu carro e entra.
CORTA PARA:
CENA 21/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ DIA
Júlia entra sorridente e feliz.
JÚLIA                          — (Feliz) Eu beijei o Fernando.
Ela então começa a ficar reflexiva e vai até o espelho e começa a se observar e vê o quanto é linda
JÚLIA                          — Eu sou linda.
Na autoconfiança de Júlia que sorri feliz.
CORTA PARA:
CENA 22/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Vemos Heloísa entrar e nos deparamos com Brandon ali com suas muletas.
BRANDON                 — Helô...
Heloísa olha surpresa
HELOÍSA                    — Brandon...
BRANDON                 — Eu quero consertar as coisas com você de uma vez por todas.
HELOÍSA                    — (Lágrimas nos olhos) Consertar?
BRANDON                 — Toda aquela intriga e aquela proposta ridícula (T) eu finalmente percebi os erros que eu estava levando em frente e e... Eu quero consertar isso, Heloísa, como você mesma disse o machismo tomou conta de mim e por um segundo é como se eu tivesse desprendido a minha alma do meu corpo.
Heloísa observa tudo bem atenta
BRANDON                 — Eu quero saber se você está disposta a me perdoar, Helô.
Heloísa com lágrimas nos olhos, observa indecisa.
CLOSE EM HELOÍSA
CORTA PARA:

FIM

Um comentário:

  1. Amei o capítulo, Weslley. Muita coisa aconteceu! Fiquei sem ar por conta de tantos acontecimentos 😁 quero muito a Helô e o Brandon juntos 😍 e posso até está gostando do Fernando, se ele ficar com a Júlia kakaka Parabéns pelo capítulo! ♥️

    ResponderExcluir