Maneiras de Ser - Capítulo 11



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


BECK
BEN
EVA
FERNANDO
FRED
HELOÍSA
JOAQUIM
JÚLIA
MARIZA
MAURÍCIO
PANDORA
VITÓRIA


PART:
BANDIDO

CENA 01/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INT/ DIA
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior. Heloísa na webcam falando virtualmente com Fred.
FRED                         — (T; sorridente) Helô, minha sobrinha querida. Que surpresa essa sua ligação (T) o que uma jovem como você ao invés de estar aproveitando com os amigos nessa idade tão incrível, faz conversando com o seu tio que mora em um lugar tão distante?
HELOÍSA                  — (T; sorri) Oi tio, então, eu te liguei porque eu queria muito conversar com você e eu preferia que essa conversa fosse pessoalmente, mas como eu sei que isso não será possível já que você mora em Los Angeles, terá que ser via web mesmo.
FRED                         — (T; preocupado) Está tudo bem, Heloísa? Aconteceu alguma coisa?
HELOÍSA                  — Na verdade não aconteceu nada, eu só quero dizer que o meu pai abriu o jogo comigo e com a minha mãe sobre a inseminação de sêmen (T) eu sei que você dou sêmen praquela clínica e eu sei que você é o meu pai biológico.
Reação de Fred: perplexo.
FRED                         — Bom, Helô, eu quero te dizer que pai é aquele que cria, sendo assim o Jorge sempre foi e sempre será o seu pai, independente de qualquer coisa, foi isso que eu combinei com ele naquele dia há 16 anos (T) e eu quero dizer que isso não muda nada, até porque você é minha sobrinha e sempre será, e eu sempre terei um carinho e amor muito grande por você.
HELOÍSA                  — (T; Olhos cheios de lágrimas) Era exatamente isso que eu queria ouvir, Tio Fred. Justamente essas palavras. Eu só queria uma confirmação de que a minha vida não tivesse mudado durante todo esse tempo.
FRED                         — E de fato não mudou e não vai mudar, disso nós podemos ter certeza (T) agora eu quero que você se divirta com os seus amigos, chamem eles pra balada, curta a sua vida, viva a sua idade, minha querida.
HELOÍSA                  — (T; Sorridente) Pode deixar, tio.
FRED                         — Eu vou trabalhar agora, mas me liga para o que precisar.
HELOÍSA                  — (T; sorri) Pode deixar, tio.
Heloísa acena se despedindo e desliga. Fica reflexiva e pensativa.
CORTA PARA:
CENA 02/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece ao som de Lana del Rey com a música: Love, que dará continuidade a próxima cena.
CORTA PARA:
CENA 03/ HOTEL DE LUXO/ SUÍTE DE EVA/ INTERIOR/ NOITE
Eva toda elegante e arrumada diante do espelho. Ela então sorri satisfeita.
EVA                           — Hoje é a primeira chance que eu tenho te transformar Roberta Cooper em Roberta Santorini.
Eva sorri determinada.
CORTA PARA:
CENA 04/ MANSÃO DE JOAQUIM/ SUÍTE/ INTERIOR/ NOITE
Joaquim se arrumando diante do espelho, Ben entra e percebe.
BEN                           — (T; Surpreso) Vai sair?
JOAQUIM                 — (T; se assusta por estar distraído) Que susto, filho (T) sim, eu vou sair, eu vou jantar fora esta noite.
BEN                           — (T; Chateado) E eu acho que até sei com quem... Roberta.
JOAQUIM                 — Eu sei que é difícil pra você que eu e a sua mãe não estamos mais juntos (T) mas eu quero deixar bem claro que isso foi uma decisão dela, sem falar que eu e a Roberta só vamos jantar, apenas isso, Ben. Quem está criando situações na sua cabeça é você mesmo, sem mencionar que você já é um adolescente de quase 18 anos, repetente do segundo-ano, ok, você até pode não se dar bem na escola, mas tem cabeça suficiente pra entender a vida.
BEN                           — É impressionante como você insiste em dar uma lição de moral toda vez que eu abro a boca, coroa.
JOAQUIM                 — Eu já falei que eu não vou aceitar essas gírias dentro da minha casa.
BEN                           — (T; Revoltado) Daqui a pouco você não vai aceitar o seu próprio filho dentro de casa e na real, vai ser bem melhor assim.
Ben se afasta, Joaquim faz menção de ir atrás, mas desiste, decide deixar o seu orgulho vencer.
CORTA PARA:
CENA 05/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA
Júlia e Mariza sentadas ao redor da mesa à jantar. Conversa já iniciada
JÚLIA                        — Mas essa professora Roberta do colégio CEI não me é estranha, mãe. Eu sinto que eu já a vi em algum lugar, mas eu não me recordo da onde.
MARIZA                   — Até porque você nunca se lembra de nada, né filha? Quantas vezes eu pedi pra você comprar diversas coisas no mercado e você esqueceu?
JÚLIA                        — Ah, mãe, mas com pessoas são diferentes...
MARIZA                   — Às vezes vocês já se viram antes, mas você não se lembra.
JÚLIA                        — É, pode ser... (T; mudando de assunto) E você e o Geraldo?
MARIZA                   — (T; se fazendo de desentendida) Como eu e o Geraldo? Eu e o Geraldo somos amigos, apenas isso, Júlia. Ai, ai, não começa a criar coisas na cabeça, hein.
JÚLIA                        — (T; sorri) É que eu nunca te vi em sintonia com alguém antes, mãe. Parece até que você tá flutuando quando está perto dele.
MARIZA                   — Parou, Júlia. Chega.
Júlia ri. O celular de Mariza toca e ela fica em choque, Júlia percebe.
JÚLIA                        — (T; preocupada) Que foi, mãe? Que cara é essa?
MARIZA                   — É o dono da casa, filha.
JÚLIA                        — Mãe, atende. Não adianta fugir, atende.
MARIZA                   — Tem razão, filha.
Mariza atende.
MARIZA                   — (Ao cel.) Seu Moacir? (T; se levanta, aflita) como assim vendeu a casa? (T; surpresa) Mas o comprador disse isso? (T; feliz; emocionada) Eu quero agradecer pessoalmente. (T; estranha) ele não mora em São Paulo? Entendi, mas diga a ele que eu agradeço muito (T) muito obrigada. Tchau.
Mariza desliga com lágrimas nos olhos, feliz e emocionada, Júlia olha sem entender.
MARIZA                   — O novo comprador, filha, comprou a casa, mas vai deixar a gente pagando aluguel, acredita? (T; muito feliz) eu queria muito agradecer pessoalmente, mas o mesmo não mora em São Paulo, ele mora em Belo Horizonte. Então, não será possível, mas... Eu estou muito feliz, o seu Moacir vai passar a conta do banco dele pra onde eu vou depositar o pagamento daqui pra frente e o melhor de tudo, filha: ele abaixou o preço, parece até, sei lá... Parece até um anjo.
JÚLIA                        — (T; desconfiada) Você não está achando essa história muito estranha não, mãe? Do nada a casa é vendida e o comprador que nem sequer a gente sabe o nome, decide deixar a casa pra gente e ainda por cima abaixa o preço do aluguel? Pra mim isso está muito mal contado.
MARIZA                   — (T; começa a refletir) Verdade, filha. Pensando por esse lado...
Em Mariza e Júlia pensativas.
CORTA PARA:
CENA 06/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE JANTAR/ INT/ NOITE
Heloísa e Pandora sentadas ao redor da mesa jantando.
PANDORA                — (Com o tablet na mão) Você acredita que ainda não encontraram essa Eva Bittencourt? Estão achando que ela foi embora do Brasil.
HELOÍSA                  — (T; direta) Mãe, a gente precisa conversar!
PANDORA                — (T; sem paciência) Se for sobre o assunto da inseminação de novo/...
HELOÍSA                  — (T; Corta) Eu entrei em contato com ele, mãe. Com o meu tio Fred.
PANDORA                — Como é que é?
HELOÍSA                  — (T; Preocupada) Você está chateada comigo ou decepcionada/...
PANDORA                — (T; Sincera) Sinceramente, filha? Eu estou me sentindo orgulhosa de você, porque mesmo diante de tantas situações, diante dos meus problemas que sem pensar eu coloquei em cima de você, você continuou forte e seguiu em frente para descobrir as suas origens e eu não vejo motivo a não ser me sentir orgulhosa pela filha batalhadora que eu tenho. Eu te amo mais que tudo nesse mundo, filha.
HELOÍSA                  — (T; Emocionada) E você é a melhor mãe do mundo. E eu desejo toda felicidade pra você. Eu te amo, você cm certeza é o meu bem mais precioso.
Heloísa se levanta e abraça Pandora.
PANDORA                — (T; curiosa) Mas o que vocês conversaram?
HELOÍSA                  — Ele me disse o que eu precisava ouvir: que nada vai mudar, independente do que aconteça, o meu pai vai continuar sendo o meu pai e a minha vida vai continuar sendo a minha vida (T) e aquilo foi um pontapé inicial para o fim do meu sofrimento e para abrir os meus olhos de que eu tenho muita coisa pra viver e que eu devo seguir em frente.
PANDORA                — (T; sorri) É exatamente isso que eu tenho que fazer, filha. E juntas a gente consegue.
As duas sorriem uma para a outra.
CORTA PARA:
CENA 07/ RESTAURANTE ELEGANTE/ SALÃO/ INTERIOR/ NOITE
Eva entra elegantíssima, vai caminhando pelo salão procurando por Joaquim, ela o avista e se aproxima, ele então se levanta puxa a cadeira, ela se senta sorridente, ele então se senta diante dela. Os dois frente a frente.
EVA                           — (T; Sorri) Pelo visto o cavalheirismo existe dentro de alguns homens do século XXI.
JOAQUIM                 — (T; Sorridente) Nada mais foi do que a minha obrigação.
EVA                           — E ainda assim consegue falar como um homem elegante do século XIX.
JOAQUIM                 — (T; Brinca) Pensei que você fosse professora de matemática e não de história.
EVA                           — De certa forma estamos ligados em todas as disciplinas.
JOAQUIM                 — Eu pedi um vinho tinto pra gente. O garçom garantiu que é direto da Itália e ainda por cima escolhido por Jorge Blake.
EVA                           — (T; Sorri) Excelente escolha, eu confesso.
JOAQUIM                 — Nós temos a noite inteira pra conversar.
EVA                           — É. (T; Coloca sua mão em cima da mão de Joaquim) temos muito o que conversar aliás.
Os dois sorriem um para o outro.
CORTA PARA:
CENA 08/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Júlia sentada na sala com a TV ligada, porém, ela mexe no celular, mais precisamente no Instagram.
JÚLIA                        — Até que essa rede social é interessante.
Júlia olha para a TV e vê que passa a notícia sobre Eva Bittencourt, a imprensa e a policia suspeitam que ela tenha fugido do país, Júlia então observa bem o rosto de Eva (que está com o visual antigo).
JÚLIA                        — (T; Desconfiada) Essa Eva Bittencourt tem uma certa semelhança com a Roberta...
Júlia olha desconfiada.
JÚLIA                        — Que coisa de louco. Não faz sentido as duas serem a mesma pessoa, isso não tem a menor lógica (T) esquece isso, Júlia.
Júlia então volta a mexer no celular.
CORTA PARA:
CENA 09/ RESTAURANTE DE LUXO/ SALÃO/ INTERIOR/ DIA
Eva e Joaquim jantando.
JOAQUIM                 — Eva, eu confesso que eu achei estranho você se jogar na frente do carro pra iniciar um assunto comigo. Que tipo de aproximação é essa?
EVA                           — (T; toma um gole de vinho) É porque eu gosto de emoção. Às vezes eu acho a vida muito parada.
JOAQUIM                 — Eu acho que você está confundindo filme com vida real.
EVA                           — (T; se fazendo de vítima) Está querendo me dizer que eu não tenho a menor chance?
JOAQUIM                 — (T; direto) O que eu estou querendo dizer é que você poderia ter tornado as coisas bem mais fáceis, Roberta.
EVA                           — Você também poderia tornar isso aqui mais fácil, ficando comigo... Deixando eu te mostrar todo amor que eu tenho pra te oferecer, Joaquim. Eu sinceramente nunca senti algo por alguém como eu sinto por você, é como se eu estivesse frente a frente com a pessoa que a vida me destinou para viver até os últimos dias de minha vida.
JOAQUIM                 — (T; Sorri) Você parece estar falando essas palavras com tanta verdade, sinceridade...
EVA                           — Porque eu estou colocando pra fora o que de fato eu sinto, que é um sentimento muito forte por você, Joaquim (T) e sinceramente? Mesmo se você me der um fora e não quiser nada comigo, eu acho que esse sentimento será fixo por toda a eternidade.
JOAQUIM                 — Você não acha que as coisas estão acontecendo rápido demais?
EVA                           — Eu apenas acho que não devemos perder tempo. A vida é agora, não é como nós filmes em que tudo acontece simultaneamente (T) eu me vejo com você, Joaquim, de verdade.
JOAQUIM                 — Eu acho que já está na hora de colocar alguém na minha vida e olhando pra você, Roberta (T) acredito que a vida esteja me colocando diante de uma grande oportunidade de dar um novo rumo a minha vida amorosa.
EVA                           — (T; Coloca sua mão em cima da mão de Joaquim) Como eu disse eu não quero, não gosto e nunca fui chegada em perder tempo (T) a gente precisa viver e colocar emoção em cada segundo da nossa vida. Sem exceções.
JOAQUIM                 — Então vamos parar de falar e vamos viver esse momento que você tanto diz
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 10/ HOTEL 5 ESTRELAS/ SUÍTE/ INTERIOR/ NOITE
Abre em Eva e Joaquim em uma banheira de espuma tomando champanhe.
JOAQUIM                 — Eu confesso que esses primeiros minutos desse momento que você tanto me prometeu está sendo exatamente um dos melhores da minha vida.
EVA                           — Eu só quero te fazer feliz, Joaquim, da maneira que você realmente merece.
Eva e Joaquim se beijam.
CORTA PARA:
CENA 11/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece.
CORTA PARA:
CENA 12/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SALA DE JANTAR/ INT/ DIA
Maurício e Beck tomando café da manhã.
MAURÍCIO               — As meninas ainda não acordaram?
BECK                         — Hoje é domingo, pode ter certeza que às duas da tarde elas levantam, pelo menos algo em comum em serem trigêmeas além da aparência.
MAURÍCIO               — Ansiosa pra amanhã? Amanhã começa as gravações da sua série.
BECK                         — Ansiosa? Meu amor, eu estou um verdadeiro vulcão em erupção de ansiedade, eu tento não pensar, tento ocupar meu tempo com outra coisa, mas não dá, eu não paro de pensar nisso em um segundo (T) não vejo a hora de ver a Heloísa como Eliza. Aliás aquela garota é puro talento, é exatamente como a Eliza que eu pensei.
MAURÍCIO               — E o Fernando meu surpreendeu muito nos testes, acho que tem tudo para darem certo.
BECK                         — (T; Sorri) E você leu os últimos episódios?
MAURÍCIO               — Faremos mesmo essa viagem para gravar essas cenas?
BECK                         — Sim, mas não fala nada não, as meninas podem ter acordado e estragar a surpresa com os atores, afinal as meninas são amigas do Fernando e da Helô, né?
MAURÍCIO               — Mas eu adorei o lugar que você escolheu.
BECK                         — O Brasil tem belezas extraordinárias, meu bem. E eu quero mostrar isso.
Beck e Maurício sorriem uma para outra.
CORTA PARA:
CENA 13/ CASA DE MARIZA/ QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ DIA
Júlia dormindo, até que chega uma mensagem em seu celular, ela então confere:
WHATSAPP:
FERNANDO: OI, BOM DIA! VAMOS NOS ENCONTRAR?
Júlia sorri para o celular.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 14/ CAMBUCI/ EXTERIOR/ DIA
Com o fundo: um muro de grafite. Júlia e Fernando se beijam.
JÚLIA                        — Você grafita aqui?
FERNANDO             — Não... Eu só acho esse lugar recheado de arte.
JÚLIA                        — A grafitti está presente aqui dês dos anos 90.
FERNANDO             — É...
Júlia e Fernando se beijam.
FERNANDO             — Vamos no cinema hoje?
JÚLIA                        — Cinema?
FERNANDO             — É, cinema.
Júlia sorri e faz que sim, Fernando então dá mais um beijo nela.
CORTA PARA:
CENA 15/ CAFETERIA/ INTERIOR/ DIA
Vitória e Heloísa conversando.
VITÓRIA                   — Então você está querendo me dizer que você é filha biológica do seu tio?
HELOÍSA                  — Pra você ver como a vida é louca, né Vitória. Eu nem sequer conseguiria me imaginar assim, diante de tanta coisa. Mas agora já passou, estou seguindo a minha vida da maneira que eu tenho que seguir, sendo quem eu sou (T) agora eu vou focar na série pois tenho muito o que estudar.
VITÓRIA                   — Está certíssima (T) mas hoje a gente podia ir no cinema, né amiga?
HELOÍSA                  — No cinema?
VITÓRIA                   — É vai ser até bom para nos distrairmos um pouco, o que me diz?
HELOÍSA                  — (T; Sorri) Tá bom.
Vitória comemora. Heloísa sorri.
CORTA PARA:
CENA 16/ HOTEL 5 ESTRELAS/ SUÍTE/ INTERIOR/ DIA
Eva e Joaquim deitados na cama se beijando.
JOAQUIM                 — Eu estou me sentindo tão bem com você, Eva. De uma maneira que eu nunca havia me sentido antes.
EVA                           — Esse é o preço do amor, meu querido (T) nos liberta, nos faz viver mais alegres.
JOAQUIM                 — Mas agora eu preciso ir embora, meu filho deve estar preocupado.
EVA                           — Eu também preciso resolver algumas coisas.
Eva e Joaquim se beijam.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 17/ HOTEL DE LUXO/ SUÍTE DE EVA/ INTERIOR/ DIA
Eva entra sorrindo.
EVA                           — Amor? Só se for pelo dinheiro.
Eva então sorri feliz.
CORTA PARA:
CENA 18/ RUA/ EXTERIOR/ DIA
Vemos Heloísa andando no meio da rua, até ela ser surpreendida por um bandido que aparece diante dela segurando uma faca.
BANDIDO                 — Passa tudo vai. Anda.
Heloísa olha desesperada.
CLOSE EM HELOÍSA DESESPERADA.
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário