Maneiras de Ser - Capítulo 12



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES 

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


BECK
BEN
EVA
FERNANDO
FRED
HELOÍSA
JOAQUIM
JÚLIA
MARIZA
MAURÍCIO
PANDORA
VITÓRIA


PART:
BANDIDO

CENA 01/ RUA/ EXTERIOR/ DIA
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior. Heloísa desesperada diante do bandido
BANDIDO                 — Vamos, patricinha, passa tudo, passa tudo.
Heloísa entrega o celular e a bolsa
BANDIDO                 — (T; Jogando os documentos pessoais de Heloísa no chão) Não quero essa porcaria não.
O bandido vai embora com as coisas de Heloísa, ela então chora de desespero.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 02/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa entra chorando, ainda assustada, ela se senta no sofá, Pandora entra do mesmo jeito, Heloísa a vê a abraça desesperadamente.
HELOÍSA                  — Mãe, ai mãe...
PANDORA                — (T; Preocupada) O que aconteceu, Heloísa? Por que você está assim?
HELOÍSA                  — Porque eu fui assaltada, levaram meu celular, minha bolsa (T) ele só devolveu meus documentos pessoais, mas ele levou tudo, mãe... Eu fiquei morrendo de medo, ele tinha um canivete na mão eu acho/... (T; Chora mais) ai mãe foi horrível, por um segundo eu pensei que ele fosse me matar ali mesmo no meio da rua.
PANDORA                — (T; abraça Heloísa forte) Que horror, filha (T) calma, calma, o importante é que ele não fez nada com você. Que se dane o seu celular e a sua bolsa, o que importa é que você esteja bem. Só isso me interessa. Eu vou pegar uma água pra você porque você está muito nervosa.
Pandora vai em direção a cozinha, Heloísa tentando se acalmar, se senta no sofá, Pandora volta com o copo de água na mão
PANDORA                — (T; Entrega o copo de água) Agora tenta não pensar nisso... Mas você viu o rosto dele?
HELOÍSA                  — Eu estava tão desesperada que/... Que eu não vi, eu estava totalmente assustada, não conseguia me concentrar em nada... Não reparei no rosto, na roupa, só estava focada naquele canivete que a qualquer momento poderia tirar a minha vida.
PANDORA                — Calma, filha. Então eu prefiro que você esqueça isso, ok? (T) até porque infelizmente isso é comum aqui em São Paulo. (T) bom, filha, eu também estou assustada, porque eu encontrei isso no retrovisor do meu carro.
Pandora tira da bolsa um bilhete e entrega para Heloísa que se assusta com o que está inscrito: “te queremos morta”.
HELOÍSA                  — Mãe, que horror!! Quem te quer morta?
PANDORA                — O último bandido que eu julguei no tribunal com certeza, ele assassinou a esposa e ainda por cima abusou da filha de 7 anos (T) dei 14 anos de prisão pelo ocorrido (T) mas com certeza ele tem contato pelo lado de fora.
HELOÍSA                  — Mãe, e agora?
PANDORA                — E agora é rezar, né filha? (T) eu já providenciei mais três seguranças, agora eu tenho que andar com cinco seguranças na minha cola e eu vou ter que providenciar um pra você pelo visto, já que talvez esse assalto não tenha sido por acaso.
HELOÍSA                  — (T; preocupada) Você acha?
PANDORA                — Sinceramente, eu não sei. (T) mas é bom ficar atento com esses tipos de caso, né filha! Todo cuidado é pouco, é por isso que eu quero que eu vou providenciar um motorista e um segurança pra você, filha. Eu acho que vai ser até melhor pra você se organizar
HELOÍSA                  — (T; direta) Eu não sei se eu quero um motorista e um segurança na minha cola, mãe.
PANDORA                — Mas acredite: vai ser bem melhor você ter um motorista e um segurança na sua cola, do que uma bala causada por um bandido dentro do seu coração. Estamos entendidas?
HELOÍSA                  — (T; desiste) Fazer o quê, né?
PANDORA                — Ótimo, eu vou cuidar disso agora mesmo.
Pandora sai. Heloísa pensativa.
CORTA PARA:
CENA 03/ CAMBUCI/ EXTERIOR/ DIA
Júlia e Fernando se despedindo.
JÚLIA                        — Nos encontramos no cinema?
FERNANDO             — (T; Sorri) Nos encontramos no cinema!
Júlia e Fernando se beijam e cada um vai para cada lado.
CORTA PARA:
CENA 04/ HOTEL DE LUXO/ SUÍTE DE EVA/ INTERIOR/ DIA
Vemos Eva reflexiva segurando uma correntinha em mãos.
EVA                           — (Com lágrimas nos olhos) Assim que eu consegui organizar tudo o que eu planejo... Eu juro que eu vou te procurar, filha (T) se você soubesse o quanto eu me arrependo em ter te abandonado naquele orfanato...
Eva abraça a correntinha.
CORTA PARA:
CENA 05/ CASA DE MARIZA/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Geraldo bate palmas, Mariza aparece ali e se aproxima sorridente, Geraldo retribui o sorriso.
GERALDO                — Mariza.
MARIZA                   — (T; Feliz) Geraldo, eu tenho uma notícia tão boa pra te dar.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 06/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA
Mariza fazendo um café. Geraldo ouvindo o que ela tem a dizer:
MARIZA                   — Um comprador anônimo. É ou não é algo engraçado, Geraldo?
GERALDO                — É...
MARIZA                   — E Deus ouviu as minhas preces e mandou essa luz que era o único impasse na minha vida, Geraldo. Eu realmente não sei como eu posso agradecer a Deus e a esse comprador.
Mariza termina de preparar o café e dá uma xicara para Geraldo, ele olha para Mariza e Mariza olha para ele.
GERALDO                — Você tem uma luz tão grande que não cabe dentro de você, Mariza.
MARIZA                   — (T; sorri) E eu não sei o que dizer de você, Geraldo. Porque você parece ser mil coisas ao mesmo tempo. Coisas que eu jamais saberia definir.
Geraldo e Mariza se beijam. No momento deles por um tempo. Depois do beijo, um sorri para o outro.
MARIZA                   — Faz mais ou menos três anos que eu nunca mais dei um beijo (T) talvez por conta do pai da Júlia, a quem eu sempre tive total respeito, amor e admiração. Foi um dia muito difícil quando ele se foi...
GERALDO                — Mas você se sente disponível para amar novamente?
MARIZA                   — (T; Sorri) Eu acho que esses três anos foram o suficiente. Eu realmente acho que tem algo faltando... Como se fosse uma metade que estivesse faltando.
GERALDO                — E essa metade pode ser alguém?
MARIZA                   — (T; Sorri) É. Realmente... Eu acho que a vida se resume ao amor. Nascemos para amar e devemos morrer amando (T) e eu não li tantos livros de romance para terminar sozinha acreditando em um grande amor.
GERALDO                — É. De fato.
Mariza e Geraldo se beijam.
CORTA PARA:
CENA 07/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INT/ DIA
Heloísa com o Ipad em mãos. Ela mexendo no Twitter quando aparece a notícia sobre Eva Bittencourt, Heloísa então fica olhando aquela imagem atenta.
HELOÍSA                  — Ela se parece muito com a professora Roberta...
Heloísa desconfiada. Alguém bate na porta.
HELOÍSA                  — Pode entrar.
Pandora entra com uma caixinha de celular novo na mão, ela entrega para Heloísa.
PANDORA                — Olha, filha. Comprei esse celular novo pra você, o vendedor garantiu que é de última geração e eu sei que você precisa, já que antes de você ser atriz, você também é uma influenciadora digital e precisa estar presente nas redes sociais para os seus fãs. Até porque você é uma pessoa admirável dentro e fora das telas, né filha? (T) a sua vida virtual não é uma mentira.
HELOÍSA                  — (T; Pega o celular) Obrigada, mãe.
PANDORA                — E para a sua segurança eu já providenciei o motorista e o segurança, a partir de amanhã eles estarão cuidando do amor da minha vida.
HELOÍSA                  — (T; Sorri) E eu ainda acho exagerado, mas tudo bem.
PANDORA                — Eu me preocupo com você, filha. Ainda mais depois de tudo que você vem passando.
HELOÍSA                  — Eu não quero voltar a esse assunto.
PANDORA                — Tá bom (T; sorri) você poderia estar aproveitando melhor o seu domingo: poderia ter ido pra Santos com os seus amigos pra curtir à praia. Poderia estar tomando um sorvete, sei lá, eu só queria que você aproveitasse mais a sua adolescência.
HELOÍSA                  — Se te servir como felicidade eu vou ao cinema hoje com a Vitória.
PANDORA                — Confesso que isso me alegra.
Heloísa sorri, Pandora se levanta e sai. Heloísa volta a analisar a foto de Eva.
HELOÍSA                  — Será que isso seria possível? Eva e Roberta ser a mesmíssima pessoa?
Na dúvida de Heloísa.
CORTA PARA:
CENA 08/ CAFETERIA/ INTERIOR/ DIA
Vicki e Valentim tomando um suco. Os dois conversando.
VALENTIM              — O que você acha da gente pegar um cineminha hoje?
VICKI                        — (T; Faz cara de que não faz muita questão) Olha, Valentim, eu estou tentando mudar, mas as coisas não funcionam da água por vinho. Estou mais tolerável, ok, mas isso não significa que eu seja essa rosa toda.
VALENTIM              — Eu só te fiz um convite?
VICKI                        — E eu estou recusando caso você não tenha percebido. Até porque eu tenho planos melhores pra gente, Valentim.
Vicki se apoia sobre a mesa e dá um beijo em Valentim.
VICKI                        — Seria ótimo se você passasse a noite na minha casa hoje.
VALENTIM              — (T; Surpreso) Eu não sabia que os seus pais eram tão liberais assim.
VICKI                        — Meus pais não são nada liberais, Valentim (T; sorri) eu acho que a minha vida está faltando adrenalina (T; pisca para Valentim) Eu vou estar te esperando no meu quarto esta noite, vou deixar a janela aberta, fica a dica.
Vicki sai. Valentim olha preocupado e assustado.
CORTA PARA:
CENA 09/ CINEMA/ RECEPÇÃO/ INTERIOR/ DIA
Heloísa e Vitória entram sorridentes.
VITÓRIA                   — Eu jurava que você ia dar pra trás. Ou você ia me deixar no bolo ou ia cancelar o cinema, isso que havia passado na minha cabeça, eu confesso.
HELOÍSA                  — É porque você não sabe como é/...
Vários fãs de Heloísa vão até ela e tiram selfies, Heloísa simpática. Até ela ver Júlia e Fernando entrarem de mãos dadas, eles não a viram, eles se beijam felizes, Heloísa olha tudo e vemos seu desconforto, os fãs já foram embora, Vitória olha para Heloísa e percebe que ela viu a cena.
VITÓRIA                   — Você sente alguma coisa pelo Fernando, Heloísa? Eu pergunto porque você passou a maior parte do seu tempo durante vários dias dizendo que só gosta da amizade dele.
HELOÍSA                  — Sinceramente, Vitória. Eu não tenho certeza de nada, nem das minhas próprias decisões.
VITÓRIA                   — Você quer ir embora?
HELOÍSA                  — É claro que não. E estragar o nosso cinema por conta de uma incerteza minha? Imagina, o que importa aqui é o filme do telão e não o filme da minha vida.
As duas sorriem e vão indo.
CORTA PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Alice mexendo no tablet. Marina desce as escadas.
MARINA                   — Ué, não foi no shopping hoje bancar a patricinha com as amigas?
ALICE                        — As minhas amigas estão ocupadas demais em uma chácara em Angra. Mamãe e papai não deixaram eu ir.
MARINA                   — Até parece que eles iam deixar, né Alice? Parece que não conhece a senhora Beck e o senhor Maurício... Eu mesmo tenho que ir na balada escondido. Segredo nosso, tá?
ALICE                        — Já que você compartilhou um segredo, que por mais que não seja tão revelador, eu tenho um segredo pra compartilhar com você também, Marina. Eu acho que eu posso confiar na minha irmã? Não posso?
MARINA                   — Claro, me diz o que é que está acontecendo patricinha fútil.
ALICE                        — O que está acontecendo é que eu estou apaixonada, Marina.
MARINA                   — Apaixonada?
ALICE                        — É, Marina. Eu estou apaixonada, por mais que eu não quisesse, por mais que eu queria ter o poder de arrancar esse sofrimento de dentro de mim, nada muda, eu estou apaixonada e digo isso com o maior medo do mundo.
MARINA                   — (T; Não entende) Por que medo, Alice?
ALICE                        — Porque eu estou apaixonada pela Karina, Marina. A rockeira gótica. A vocalista da banda do colégio.
Forte reação de Marina.
MARINA                   — Como é que é?
ALICE                        — (T; Lágrimas nos olhos) E eu não sei o que fazer, Marina. Sinceramente, eu não sei onde me enfiar... Eu já tentei mentir pra mim mil vezes, mas eu não consigo mudar o que eu sinto por ela e eu me sinto assustada com esse sentimento que tem tomado conta de mim e do meu coração.
MARINA                   — Calma, minha irmã. Não tem nada de errado/..
ALICE                        — (T; Corta) É claro que tem algo de errado. Porque é muito fácil pra mamãe e pro papai falar desse tema nas telas, em um série ou em um filme, já que eles trabalham com televisão e cinema. Mas é muito diferente viver isso, entende? É muito diferente encarar isso de frente. Eles não vai aceitar isso fácil, Marina.
MARINA                   — Como você mesma acabou de citar indiretamente a mamãe e o papai retrataram isso várias vezes nas obras deles. Por que seria um problema encarar isso na vida real?
ALICE                        — (T; Chora) Porque é a filha deles. Por mais que eu seja essa patricinha fútil e consumista, eu tenho esse sentimento e para eles vai ser uma barra pesada, Marina.
MARINA                   — Se você pensar desse jeito vai ser mesmo, Alice.
ALICE                        — Eu realmente não sei mais o que fazer. Não sei mais o que dizer.
Marina abraça Alice.
MARINA                   — Calma, vai ficar tudo bem.
Em Alice chorando no abraço com Marina.
CORTA PARA:
CENA 11/ CINEMA/ SESSÃO DO FILME/ INTERIOR/ DIA
A cena terá a música Happier – Marshmallow e Bastille. Júlia e Fernando assistindo o filme felizes, em um certo momento dão um beijo, Heloísa e Vitória estão na fileira de trás, Heloísa olha tocada para os dois.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 12/ CINEMA/ PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO/ INTERIOR/ DIA
Heloísa e Vitória conversando.
VITÓRIA                   — Você assistiu mais a Júlia e o Fernando juntos do que o filme todo.
HELOÍSA                  — (T; Decide se abrir) Eu não sei o que eu estou sentindo, Vitória. Sinceramente, eu estou bem enciumada, vendo a Júlia e o Fernando juntos, talvez, eu não sei, mas eu acho que é pelo fato dele parecer ter perdido o interesse em mim.
VITÓRIA                   — Amiga, desculpa, mas foi você que disse que vocês dois funcionavam apenas como amigos. Você mesma confessou pra ele que o Brandon não sai da sua vida, da sua cabeça e nem do seu coração. Sinceramente, você está criando confusão com você mesma e com os seus sentimentos.
HELOÍSA                  — Porque talvez eu não conheça os meus próprios sentimentos, Vitória (T; confusa) sei lá, quando eu penso no Brandon, bate aquela saudade dos nossos momentos, bate aquela vontade de ter ele pra perto de mim de novo, mas completamente renovado, entende? Sem aquele machismo todo, sem aqueles ciúmes possessivos (T) mas tem o Fernando, a gente ficou no nono ano, lembra? Mas recentemente a gente teve um beijo que aconteceu inesperadamente. Mas sinceramente, eu não sei mas o que fazer, porque quando eu lembro me vem tudo aquilo na cabeça e me passa uma vontade tremenda de tentar também.
VITÓRIA                   — Mas isso era uma oportunidade que você teve há poucos dias atrás, claro que eu estou falando do Fernando, porque ele te procurou, você mesma o dispensou e agora você está assim: dividida. Sem saber pra onde correr.
HELOÍSA                  — Sinceramente, eu quero embora, Vitória (T) e se ele vier direto pra praça de alimentação? Eu vou ser obrigada a cumprimenta-los e sinceramente eu não estou afim, tenho medo de parecer antipática, porque eu até consigo controlar as minhas palavras, mas a minha reação, a minha expressão naquele momento, não vai passar em branco, eu sempre demonstro o que eu estou sentindo pelo meu olhar.
VITÓRIA                   — Mas da mesma maneira você vai ter que aceitar isso no colégio todos os dias, não vai fazer diferença nenhuma se ele entrar aqui agora com a Júlia sendo que vai ser assim de segunda à sexta, mais precisamente das oito da manhã ao meio-dia e aí? O que você vai fazer?
HELOÍSA                  — (T; se levanta) É que hoje eu fui pega de surpresa, amanhã eu já vou estar mais preparada.
VITÓRIA                   — (T; Se levanta; pega o celular) Então eu vou chamar um Uber pra gente.
HELOÍSA                  — (T; sorri) Por favor.
Júlia e Fernando entram e avistam Heloísa e os dois se aproxima, Júlia meio desconfortável.
FERNANDO             — Helô?
HELOÍSA                  — (T; não consegue disfarçar a surpresa) Fernando (T; olha para Júlia) Oi...
JÚLIA                        — (T; Também meio desconfortável) Oi...
FERNANDO             — Preparada pras gravações de amanhã?
HELOÍSA                  — (T; Desconfortável; tentando disfarçar as palavras) Claro, preparadíssima.
VITÓRIA                   — (T; Percebe a situação; mente) O Uber chegou, amiga. Vamos embora.
HELOÍSA                  — (T; Sorri; para Fernando e Júlia; ainda meio desconfortável) Até mais.
Heloísa e Vitória saem. Júlia dá um sorrisinho para Fernando.
CORTA PARA:
CENA 13/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SUÍTE – BANHEIRO/ INT/ DIA
Beck diante do espelho, de lingerie, ela começa a analisar o seu corpo.
BECK                         — (T; desconfiada) Será possível isso? A essa altura do campeonato?
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Beck entra no banheiro novamente, agora vestida e com um teste de gravidez em mãos.
BECK                         — (T; decidida) Eu não vou ficar perdendo tempo tendo dúvidas.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Beck segura o teste de gravidez que mostra o resultado: positivo. Beck então olha emocionada.
BECK                         — (T; feliz) Depois de dezesseis anos. Passarei pela mesma experiência mais uma vez!
Na emoção de Beck.
CORTA PARA:
CENA 14/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece.
CORTA PARA:
CENA 15/ MANSÃO DE MARCUS/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ NOITE
Abre em Solange abrindo a porta: Heloísa ali.
HELOÍSA                  — O Brandon está?
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 16/ MANSÃO DE MARCUS/ QUARTO DE BRANDON/ INT/ NOITE
Brandon mexendo no laptop. Heloísa entra, Brandon não consegue disfarçar a surpresa.
HELOÍSA                  — Oi.
BRANDON               — Helô?
HELOÍSA                  — (T; Sorri) Eu senti que eu precisava conversar com você.
BRANDON               — Conversar comigo?
HELOÍSA                  — Eu acho que a gente não teve a oportunidade de agir com calma e cautela, eu realmente acreditei que eu pudesse aos poucos esquecê-lo juntamente com aquele episódio a qual eu sinceramente planejo esquecer a cada segundo do meu tempo e que aliás, ao menos agora, eu nem me lembro mais. Mas eu jurava que eu iria te esquecer da mesma maneira, do mesmo jeito que eu pudesse esquecer daquela proposta. Mas a verdade é que eu não esqueci e não consegui esquecer... Muito pelo contrário, eu me senti a mercê de vim até aqui e te dizer que eu ainda te amo e que eu não quero te esquecer. Será que nós poderíamos nos dar uma chance novamente? Até porque a vida muitas vezes dá muitas voltas e somos obrigados a errar e a acertar e eu quero que essa segunda chance seja recheada de acertos, mas para isso, precisamos estar juntos para conseguir chegar em um resultado satisfatório.
BRANDON               — (T; Sorri) Eu não esperava ouvir isso de você.
HELOÍSA                  — (T; Lágrimas nos olhos) Eu também não, até porque o orgulho sempre esteve presente dentro de mim durante uma vida inteira.
BRANDON               — E eu estou disposto a aceita-lo assim como as suas palavras de amor, aliás, não só as palavras, como o seu coração também.
Heloísa então se aproxima de Brandon e os dois se beijam.
CORTA PARA:
CENA 17/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ QUARTO DE VICKI/ INT/ NOITE
Valentim entrando pela janela, Vicki o surpreende com um beijo, ela então fecha a janela.
VICKI                        — (T; Determinada) Hoje eu só quero aproveitar cada momento. Cada minuto com você, Valentim.
Os dois vão se beijando, esquentando o clima.
CORTA PARA:
CENA 18/ HOTEL/ SUÍTE DE EVA/ INTERIOR/ NOITE
Eva assistindo televisão. Até que o celular toca, ela então olha o número da chamada: FÊNIX. Ela então sorri.
EVA                           — Olha se não é o meu grande parceiro.
Na felicidade de Eva.
CLOSE EM EVA
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário