Maneiras de Ser - Capítulo 13



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BECK
BRANDON
EVA
FERNANDO
HELOÍSA
JÚLIA
KARINA
LETÍCIA
MAURÍCIO
MICAEL
PANDORA
RODRIGO
SÉRGIO
VALENTIM
VICKI
VINICIUS

CENA 01/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece.
CORTA PARA:
CENA 02/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INT/ DIA
Heloísa imprimindo algo que ainda não vemos, chega mensagem no seu celular, vemos a reação de Heloísa: feliz. A mensagem é de Brandon:
WHATSAPP:
BRANDON: TE VEJO NA ESCOLA, MEU AMOR <3
Heloísa pega as coisas que estava imprimindo e sai.
CORTA PARA:
CENA 03/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa andando com os papéis em mãos, Júlia vindo na mesma direção que Heloísa.  As duas acabam se esbarrando e Heloísa acaba derrubando tudo no chão.
JÚLIA                          — (T; Aflita) Desculpa.
HELOÍSA                    — (T; Dá um sorriso) Sem problemas.
As duas se abaixam para pegar e vemos o que Heloísa imprimiu: uma foto comparando Eva e Roberta, Júlia vê e olha pra Heloísa.
JÚLIA                        — Então você tem a mesma suspeita que a minha.
HELOÍSA                  — (T; Já ajuntou tudo; curiosa com o que Júlia tem a dizer) Como assim?
JÚLIA                        — (T; Direta) Você também acha que a Eva e a Roberta podem ser a mesma pessoa?
HELOÍSA                  — (T; olha para os lados) Eu acho melhor a gente conversar em outro lugar. Vem comigo.
Heloísa segue Júlia.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 04/ COLÉGIO CEI/ QUADRA/ INTERIOR/ DIA
Heloísa e Júlia conversando.
HELOÍSA                  — Eu tenho certeza que a Eva e a Roberta são as mesmíssimas pessoas, Júlia. Eu não tenho dúvidas disso.
JÚLIA                        — (T; Olhando a comparação de Heloísa) É Júlia, você tem razão. Se não fosse o cabelo e os olhos, ela fica igual a Eva, sem falar que esses óculos de grau enganam um pouco, né?
HELOÍSA                  — (T; Preocupada) A gente precisa de provas de que a Roberta é a Eva, Júlia. Mas eu não sei como, não dá pra gente chegar nela e falar: ei, eu sei quem você é, seu nome não é Roberta coisíssima nenhuma, seu nome é Eva, Eva Bittencourt (T) a gente não pode chegar assim.
JÚLIA                        — A gente tem uma criminosa no colégio, Heloísa (T; preocupada) O que a gente faz?
HELOÍSA                  — Procura provas. Júlia, eu sei que isso é um trabalho da polícia, mas a gente não pode chegar na polícia sem provas e nem nada (T) é por isso que eu preciso saber se eu posso contar com a sua ajuda.
JÚLIA                        — Pra te ajudar a encontrar provas? Claro, conta comigo.
HELOÍSA                  — Ótimo. A gente precisa acabar de vez com isso, Júlia. A gente precisa desmascarar a Roberta.
Na determinação de Júlia e Heloísa.
CORTA PARA:
CENA 05/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SALA DE JANTAR/ INT/ DIA
Maurício tomando café da manhã com o tablet em mãos. Beck entra e se senta diante dele.
BECK                         — Já levei as nossas trigêmeas pra escola.
MAURÍCIO               — (T; Sorri) Ainda bem, porque eu estava organizando o roteiro de gravação da série da semana que vem.
BECK                         — (T; Sorri) Maurício, a gente precisa conversar.
MAURÍCIO               — (T; atento) O que foi, Beck? Está tudo bem?
BECK                         — (T; Emocionada) Eu realmente não sei como isso foi acontecer, já que eu sempre me cuido tanto, sempre me previno, não tanto pra evitar isso, mas é mais pela falta de tempo, já que vivemos trabalhando o tempo todo durante 24 horas por dia, dormimos pouco e esse é um dos motivos pelo qual eu me dedicava pra que isso não acontecesse (T) mas quando é pra acontecer, não tem Super-herói que destrua (T; direta) o que eu quero dizer, meu amor é que eu estou grávida.
MAURÍCIO               — (T; Feliz) Grávida? Mesmo?
BECK                         — (T; Feliz) Grávida. Grávida. Isso mesmo que você escutou.
Maurício se levanta feliz, Beck também se levanta, ele a abraça e a beija.
MAURÍCIO               — Parabéns pra gente, meu amor.
BECK                         — Hoje sem dúvidas vai ser um dia em que a luz estará presente, tanto com essa revelação quanto também com o início das gravações (T) eu te amo, meu amor.
MAURÍCIO               — Eu também te amo.
Os dois se beijam de novo.
CORTA PARA:
CENA 06/ COLÉGIO CEI/ SALA DOS PROFESSORES/ INTERIOR/ DIA Letícia entra, Rodrigo está organizando alguns papéis, ele então se aproxima dela.
RODRIGO                 — Será que a gente pode conversar, Letícia?
LETÍCIA                    — (T; Surpresa) Ué, você tem algo importante pra me dizer?
RODRIGO                 — (T; sorri) Não, eu quero saber se você tem alguma coisa pra me dizer, pode ser aquelas mesmas palavras que você disse pra Roberta sexta-feira aqui mesmo, aquelas palavras incríveis sobre mim e sobre a minha aparência.
LETÍCIA                    — (T; Ri sem graça; constrangida) A Roberta te contou tudo?
RODRIGO                 — Não contou nada, eu estava aqui o tempo todo, no banheiro.
Letícia começa a rir de nervoso. Rodrigo sorri galanteador.
RODRIGO                 — É por isso que eu tenho um convite pra você: quer almoçar comigo hoje?
LETÍCIA                    — Eu tenho que preparar uma prova/...
RODRIGO                 — (T; Corta) Eu não aceito não como resposta.
LETÍCIA                    — (T; Sorridente) Tá bom. Eu topo.
RODRIGO                 — Ótimo. É assim que as coisas funcionam, em total good vibes.
Os dois sorriem um para o outro, Rodrigo sai, Letícia sorri feliz.
CORTA PARA:
CENA 07/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Fernando andando procurando por Júlia, ela vem vindo na direção dele e ele sorri, quando ela se aproxima os dois se beijam.
FERNANDO             — (T; Sorridente) A onde você estava?
JÚLIA                        — Eu não sei se você vai acreditar, mas eu estava conversando com a Heloísa.
FERNANDO             — (T; Surpreso) Com a Heloísa?
JÚLIA                        — (T; Sorri) É com a Heloísa. A gente estava conversando sobre... (T; mente) é papo de garota. Não é pro teu bico.
Fernando sorri e ele e Júlia vão andando.
CORTA PARA:
CENA 08/ COLÉGIO CEI/ SEGUNDO ANO A/ INTERIOR/ DIA
Brandon e Heloísa se beijando.
BRANDON               — Eu estou tão feliz que nós estamos juntos de novo.
HELOÍSA                  — Se trata de segundas chances, desculpa Isabela Freitas, mas eu vou ter que desrespeitar um pouquinho o seu livro e não seguir a regra da segunda chance.
BRANDON               — Eu lembro quando você me fez ler esse livro.
HELOÍSA                  — Ela sempre diz que uma chance é suficiente demais... Mas eu não concordo, você mesmo está se mostrando uma outra pessoa, uma pessoa totalmente diferente do que você era, como se os seus erros tivessem descoberto acertos dentro de você. Eu sinceramente eu estou muito feliz em te ver assim: solar.
BRANDON               — E eu estou feliz que finalmente discordou de alguma coisa daquele livro “não se apega, não” da Isabela Freitas pela primeira vez na vida.
HELOÍSA                  — O livro é ótimo. Mas em alguns casos não devemos seguir regras. Eu mesmo estou tão feliz que você tenha reconhecido o seu erro de uma vez por todas.
BRANDON               — E eu estou feliz em estar perto de você novamente e estar namorando a minha celebridade.
Brandon e Heloísa se beijam.
CORTA PARA:
CENA 09/ FORÚM/ EXTERIOR/ DIA
Pandora saindo do fórum. Ela vai em direção ao seu carro e vemos uma folha colada com a seguinte ameaça: “Juíza de merda”.
PANDORA                — (T; Assustada) Isso está passando dos limites.
Na preocupação de Pandora.
CORTA PARA:
CENA 10/ COLÉGIO CEI/ QUADRA DE TÊNIS/ INTERIOR/ DIA
Vicki e Valentim pós-treino, eles se sentam, ele vai beija-la, mas ela o afasta.
VICKI                        — Tá todo suado, Valentim.
VALENTIM              — (T; Desanimado) Vamos pra sala que a aula já vai começar.
VICKI                        — (T; Sorri) Eu só queria te dizer que eu amei o fato de você ter ido lá em casa ontem a noite, vivemos um ótimo momento.
VALENTIM              — Vai deixar a janela aberta pra mim outra vez é?
VICKI                        — (T; Ri) Ai Valentim, as coisas só funcionam quando dá certo. Caso contrário NÃO.
VALENTIM              — (T; Compreende) Entendi. Então vamos pra aula.
Vicki e Valentim saem.
CORTA PARA:
CENA 11/ COLÉGIO CEI/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Eva estaciona o carro, mas reage pensativa.
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 12/ HOTEL DE LUXO/ SUÍTE DE EVA/ INTERIOR/ NOITE
Flashback de cena não gravada:
Eva ao celular com Fênix:
EVA                           — (T; ao cel.) Então vem logo pegar a sua parte da grana, porque a gente combinou que depois disso era TCHAU (T; emocionada) e eu preciso ver minha filha, você sabe que foi muito difícil deixa-la para trás depois desses anos todos.
Fim do Flashback.
CORTA PARA:
CENA 13/ COLÉGIO CEI/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Eva em seu carro, enxuga uma lágrima, disfarça, sai do carro e vai entrando no colégio.
CORTA PARA:
CENA 14/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Júlia beijando Fernando.
JÚLIA                        — Eu vou beber água, tá?
FERNANDO             — Ok.
Júlia vai andando e acaba se esbarrando em Eva que acaba de entrar, ela já reage nervosa:
EVA                           — (T; Séria) Você sempre dá um jeito de esbarrar em mim, né (T; tentando lembrar o nome) Ju... (T; lembra totalmente) Júlia.
JÚLIA                        — (T; Séria) Foi um acidente.
EVA                           — Que esse acidente não se repita, porque sinceramente, eu não tenho tempo pra ficar perdendo com os seus esbarros.
Eva vai andando. Júlia revira os olhos.
CORTA PARA:
CENA 15/ COLÉGIO CEI/ SEGUNDO ANO A/ INTERIOR/ DIA
Heloísa arrumando seus materiais, Eva entra e começa a dar aula. Heloísa olha atenta para ela.
CORTA PARA:
CENA 16/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa saindo com as mochilas nas costas, ela encontra Júlia e olha para ela
HELOÍSA                  — Não consegui falar com você no recreio. Eu tive aula com a Roberta no primeiro tempo
JÚLIA                        — E aí, Heloísa? Descobriu alguma coisa na aula?
HELOÍSA                  — Não... Mas eu tenho certeza que ela é a Eva, eu tenho certeza absoluta.
JÚLIA                        — A gente precisa colocar essa criminosa na cadeia, Heloísa.
HELOÍSA                  — Eu sei... Mas como? A gente precisa de provas.
JÚLIA                        — Vamos dar o tempo ao tempo e que ele traga as provas que nós tanto precisamos.
As duas olham preocupadas.
CORTA PARA:
CENA 17/ COLÉGIO CEI/ ENSAIO DA BANDA/ INTERIOR/ DIA
Karina, Micael, Sérgio e Vinicius começando mais um ensaio.
KARINA                    — (T; Interrompendo) Parou, gente. Cansei.
MICAEL                    — (T; Surpreso) Cansou? Já?
KARINA                    — Ontem a gente ensaiou a beça na garagem do Sérgio.
SÉRGIO                     — É... Eu também estou cansado.
KARINA                    — E nós sabemos que as aulas do professor Rodrigo não são fáceis e eu estou morta de cansaço e nem o Rock que é a minha principal motivação consegue me animar.
MICAEL                    — Então ensaio cancelado?
SÉRGIO                     — (T; Colocando ordem) Ensaio cancelado.
VINICIUS                  — Vem cá, Karina? Tu não cansa de ser a única garota dessa banda não? Hein girl power?
KARINA                    — Sinceramente? Canso, mas não é da banda não é de você mesmo Vinicius.
VINICIUS                  — (T; Revira os olhos) Ai que saco, Karina.
Alice olhando pela fresta da porta, ela observa Karina, mas Alice sai.
CORTA PARA:
CENA 18/ RESTAURANTE/ SALÃO/ INTERIOR/ DIA
Letícia e Rodrigo almoçando.
RODRIGO                 — (T; Brincando) Quer dizer então que você me acha bonito?
LETÍCIA                    — (T; Ri) Para, Rodrigo... Eu não acredito que você escutou tudo
RODRIGO                 — Mas trate de acreditar. Eu ouvi.
LETÍCIA                    — (T; Sorri) Eu claramente não acredito nisso.
RODRIGO                 — Quem sabe não foi uma tramoia do destino.
Letícia sorri. Rodrigo retribui.
CORTA PARA:
CENA 19/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
Equipe da série ali. Maurício ajustando os detalhes. Heloísa e Fernando batendo o texto, eles já caracterizados com o personagem deles.
FERNANDO             — (T; Batendo texto) Seu nome é Eliza?
HELOÍSA                  — (T; Batendo texto) Eliza, vim direto de Minas Gerais, quero logo realizar o meu sonho de ser cantora.
Maurício aparece interrompendo.
MAURÍCIO               — Dois minutos.
Heloísa e Maurício deixam o texto de lado.
HELOÍSA                  — (T; Confiante) Já passamos o texto duas vezes, não tem como errar.
FERNANDO             — (T; Sorri) Bom, você não tem como errar, esqueceu que é a minha primeira vez em frente às câmeras? Na verdade, tudo isso aqui é uma primeira vez pra mim, até porque eu nunca atuei na vida, nem nos palcos.
HELOÍSA                  — Tá aí uma coisa que eu sempre queria te perguntar, Fernando... Por que você teve esse interesse todo em atuar na série, sendo que você nunca atuou na vida?
FERNANDO             — (T; Sincero) Porque eu queria ficar perto de você, Heloísa. O Brandon não estava tão errado não. Muito pelo contrário... Eu acho que todo mundo sempre percebeu que eu gostava de você, menos você mesma.
HELOÍSA                  — Eu confesso que eu esperava por essa resposta depois daqueles nossos últimos momentos. Mas sinceramente, é melhor da maneira que estamos agora, você com a Júlia e eu com o Brandon... Casais felizes sem confusão.
FERNANDO             — (T; Franco) Você não sabe o que eu sinto, Heloísa.
HELOÍSA                  — (T; Surpresa) Como é que é? Você está querendo me dizer que você não sente nada pela Júlia?
FERNANDO             — (T; Tentando fugir) Não, o que eu estou querendo dizer é que você não sabe o que eu sinto e nem o que você sente. Porque sinceramente, Heloísa, o seu olhar já te entregou muitas vezes. Os olhos não mentem, porque eles são um reflexo da alma.
Fernando vai andando, mas Maurício aparece:
MAURÍCIO               — Vamos começar!
CORTA PARA:
CENA 20/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Júlia entra, Mariza sentada mostrando estar com fortes dores de cabeça.
JÚLIA                        — (T; Já reage preocupada) Mãe, de novo isso, né? Eu sabia que não era preocupação.
MARIZA                   — (T; Tentando disfarçar) Está tudo bem, Júlia/
JÚLIA                        — (T; Pegando o celular) Não está nada bem, mãe. Você está morrendo de dor (T; determinada) a gente vai no hospital imediatamente.
Nas dores de Mariza.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 21/ HOSPITAL/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ DIA 
Júlia esperando. Mariza entra e se senta do lado dela.
JÚLIA                        — (T; Preocupada) Fez a tomografia, mãe?
MARIZA                   — E alguns exames também (T; revoltada) Eu não acredito que você me arrastou até o hospital, Júlia.
JÚLIA                        — Eu estou preocupada com você, mãe. Essas dores não estavam normais... Eu só espero que não seja nada grave/
MARIZA                   — (T; Corta) É claro que não é nada grave, Júlia. É só uma enxaqueca, nada demais.
JÚLIA                        — E você vomitou hoje de manhã, né? Estava tudo no vaso-sanitário, pelo visto esqueceu de dar descarga.
MARIZA                   — Deve ter sido alguma coisa que eu comi. Nada demais.
O médico entra.
MÉDICO                   — Será que a gente pode marcar uma consulta amanhã?
MARIZA                   — Claro.
MÉDICO                   — Você tem plano de saúde?
MARIZA                   — (T; Aliviada) Graças a Deus, disso eu nunca abri mão, nem pra mim e nem pra minha filha. Batalho, mas temos plano de saúde.
MÉDICO                   — Ótimo. Então eu já falei com a secretária, amanhã às oito da manhã. Ok?
MARIZA                   — (T; Preocupada) Mas esse é o meu horário de trabalho/...
JÚLIA                        — (T; Corta) Mãe, a Pandora com certeza não vai achar problema algum, afinal de contas o doutor com certeza vai te dar um atestado.
MÉDICO                   — Com certeza.
JÚLIA                        — Tá vendo, mãe. (T; ao doutor) Amanhã às oito, ela estará aqui.
MÉDICO                   — Ótimo.
O médico sai. Júlia olha para Mariza
JÚLIA                        — A sua saúde tem que estar em primeiro lugar.
CORTA PARA:
CENA 22/ RESTAURANTE/ SALÃO/ INTERIOR/ DIA
Letícia e Rodrigo ainda almoçado. Conversa já iniciada
LETÍCIA                    — É aqueles alunos dão trabalho. Mas é só eu citar Clarice Lispector que todos param para observar e ficam atentos a cada palavra. Não é a atoa que Clarice é um ícone de ser-humano e de escritora.
RODRIGO                 — Eu curto muito Clarice Lispector. E olha que eu sou professor de geografia.
LETÍCIA                    — Ela inspira todos, disso não temos dúvidas.
RODRIGO                 — É.
LETÍCIA                    — (T; Se soltando) E uma vez eu fui te stalkear no Instagram e eu vi umas fotos suas em Paris em 2015. Para um professor de geografia que não ganha muito, até que você conseguiu aproveitar muito bem alguns momentos da sua vida, né Rodrigo?
RODRIGO                 — Naquela época eu tinha juntado um dinheiro. Também eu dava aula em três escolas ao mesmo tempo simultaneamente.
LETÍCIA                    — (T; Sorridente) Eu estou adorando te conhecer melhor, Rodrigo. Na escola a gente está tão ocupado com aqueles alunos que a gente não consegue trocar nem três palavras direito.
RODRIGO                 — (T; Sorri) E você não é aquela tímida que eu pensei. Agora tá se soltando.
LETÍCIA                    — (T; Direta) Eu mostro aquilo que eu sou com as pessoas que eu gosto e você tem me mostrado que eu posso confiar em você e contar as coisas pela qual eu vivi durante esses 24 anos.
RODRIGO                 — 24 anos e eu aqui com 42.
LETÍCIA                    — Eu sempre preferi os homens mais maduros mesmo, o cara mais novo com quem eu já me envolvi tinha 31 anos.
RODRIGO                 — (T; Ri) Entendi.
LETÍCIA                    — Eu não quero parecer uma pessoa atirada, nem nada, mas pô: estamos no século XXI. Os homens sempre tiveram a iniciativa, por que as mulheres não podem ser assim também?
RODRIGO                 — E quem é que está te impedindo de fazer isso?
LETÍCIA                    — (T; Sorri; olha para os lados) Vamos pra outro lugar?
RODRIGO                 — (T; Sorri) Entendi.
Letícia e Rodrigo sorriem um para o outro.
CORTA PARA:
CENA 23/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Pandora com o celular na orelha.
PANDORA                — (T; Ao cel) Eu espero mesmo que a polícia tome alguma decisão sobre isso. Eu não vou aceitar ser ameaçada duas vezes na mesma semana, tire as devidas satisfações (T) ok. Tchau.
Pandora desliga e joga o celular no sofá.
PANDORA                — Ser juíza não é fácil. Preciso me distrair.
Pandora se deita no sofá e entra no Tinder.
CORTA PARA:
CENA 24/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
Heloísa e Fernando gravando. Maurício ali dirigindo a cena.
HELOÍSA E FERNANDO ATUANDO:
Heloísa e Fernando com as mãos juntas
HELOÍSA/ ELIZA    — (T; Sorridente) Então você vai me ajudar a procurar um lugar pra ficar?
FER/ MARCOS        — (T; Sorri) Claro que eu vou, Eliza. Eu não vou te deixar sozinha e eu vou te ajudar a realizar o seu sonho.
HELOÍSA/ ELIZA    — (T; Feliz; emocionada) Mas você nem conhece nenhum cantor famoso e nem nada.
Vemos Júlia e Mariza andando de longe e avistam Heloísa e Fernando gravando.       
JÚLIA                        — (T; Meio-enciumada) Olha lá o Fernando e a Heloísa gravando a série...
MARIZA                   — (T; Sorri) Então aquele é o Fernando?
JÚLIA                        — E aquela é a Heloísa.
MARIZA                   — Vamos lá cumprimenta-los?
JÚLIA                        — Não, eu não quero atrapalhar a gravação, amanhã eu falo com o Fernando e também com a Heloísa, a gente se aproximou bastante.
MARIZA                   — (T; Reconhece Heloísa) A Heloísa é filha da minha patroa Pandora, sabia?
JÚLIA                        — (T; Surpresa) Jura?
MARIZA                   — Juro. Vamos lá cumprimenta-los.
JÚLIA                        — (T; Segura Mariza) Vamos esperar eles terminarem de gravar a cena, mãe.
DE VOLTA A CENA QUE HELOÍSA E FERNANDO ESTÃO GRAVANDO:
FER/ MARCOS        — (T; Sorri) Eu quero te ajudar, Eliza. Porque eu me importo com você dês da hora que eu te vi, Eliza. Você não sai da minha cabeça.
HELOÍSA/ ELIZA    — (T; Feliz) E você também não sai da minha, Marcos.
Heloísa e Fernando, como diz a descrição da cena no roteiro em que Maurício segura e CAM foca, acabam se beijando, da mesma maneira que o roteiro pede: “Eliza e Marcos vão aproximando o rosto devagar, para enfim, um beijo acontecer”. Agora CAM mostra a cena acontecendo: Heloísa e Fernando aproximam o rosto um do outro e se beijam. Júlia que está vendo tudo de longe, olha bastante abalada. Maurício sorri satisfeito com a cena. Já Heloísa e Fernando obedecem o tempo e continuam dando o beijo apaixonado de Eliza e Marcos.
CLOSE NO BEIJO DELES.
CORTA PARA:

FIM

Um comentário:

  1. Parabéns pelo ótimo capítulo, Weslley. Estou quase chegando no 15 kkkkkk #Vem15 #MelhorNovela

    ResponderExcluir