Maneiras de Ser - Capítulo 17



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BECK
EVA/ROBERTA
FELIPE
FERNANDO
GERALDO
GIOVANNA
HELOÍSA
JOAQUIM
JORGE
JÚLIA
KARINA
LARISSA
MARINA
MARIZA
MAURÍCIO
MIGUEL
NICOLE
RAYSSA
RODRIGO
ROGER

CENA 01/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Continuação imediata. Júlia, meio-desconfiada, deixa o celular a onde estava, Fernando entra com o copo de água em mãos.
JÚLIA                        — Chegou mensagem no seu celular.
FERNANDO             — Quem mandou?
JÚLIA                        — Não sei, eu não vi.
Fernando pega e olha.
FERNANDO             — Heloísa.
JÚLIA                        — (T; Não se aguenta) Vocês parecem ter bastante intimidade, olha o apelido-breve: Fer.
FERNANDO             — (T; Surpreso) Você disse que não tinha visto.
JÚLIA                        — (T; continua) E ainda precisa ter uma conversa com você.
FERNANDO             — Com certeza deve ser sobre a série, Júlia.
JÚLIA                        — (T; não querendo ser a ciumenta) É, deve ser mesmo. Eu me esqueci que vocês trabalham juntos e ainda por cima são um casal nessa série.
FERNANDO             — (T; Teclando no celular) Estou indo pra lá agora, vamos junto?
JÚLIA                        — Eu faltei no teatro pra ficar com a minha mãe, você acha mesmo que eu vou deixá-la aqui sozinha?
FERNANDO             — Eu só te perguntei se você queria ir junto.
JÚLIA                        — (T; Morrendo de ciúmes) Eu não vou junto, vai lá, corre pra Heloísa a atriz famosa.
FERNANDO             — Você tá com ciúmes?
JÚLIA                        — (T; Admite) Eu estou morrendo de ciúmes, Fernando. Morrendo. Caramba, será que você não entende que não é fácil pra mim que você vive colocado com a sua ex-crush? A garota que você gostava não deixa você em paz um segundo.
FERNANDO             — Com certeza ela só quer falar da série.
JÚLIA                        — Será mesmo, Fernando? O que te garante?
FERNANDO             — (T; Não entende) Será que você tá ouvindo o que você está dizendo, Júlia?
JÚLIA                        — (T; Lágrimas nos olhos) O que eu sei e o que eu estou cansada de dizer é que eu não sei o que você sente por mim, Fernando, porque eu me sinto diferente quando estamos eu, você e a Heloísa no mesmo lugar e você parece que fica babando por ela o tempo todo
FERNANDO             — (T; Não entende) Como é que é?
JÚLIA                        — Eu sei que eu já te fiz essa pergunta antes mas eu quero que você me responda novamente: você ainda sente alguma coisa pela Heloísa, Fernando?
FERNANDO             — (T; Direto) Eu não sinto nada pela Heloísa, Júlia.
JÚLIA                        — E o que me garante que você esteja falando a verdade?
FERNANDO             — Quantas vezes eu vou ter que te provar o meu amor? Eu te pedi em namoro oficialmente e eu já perdi a conta de quantas vezes eu já disse que eu te amo
JÚLIA                        — (T; Chorando) Do que adianta falar palavras que você nem sequer sente?
FERNANDO             — (T; Triste) Você tá duvidando do meu amor?
JÚLIA                        — Tô. Sabe por quê? Por conta de algo que eu já disse, por conta da Heloísa, por conta da presença dela, você repara nela, você olha pra ela/...
FERNANDO             — (T; Corta) Os seus ciúmes estão passando do limite, Júlia. Se eu quisesse alguma coisa com a Heloísa ainda por que eu ainda estaria com você?
JÚLIA                        — Para esquecê-la. Para tirá-la da sua cabeça... Eu não sei.
FERNANDO             — (T; Chateado) É isso que você pensa de mim então?
JÚLIA                        — (T; Hesita; se toca) Desculpa, Fernando, você tem razão, eu estou sendo histérica e uma verdadeira babaca em estar aqui com esses ciúmes possessivos tornando esse relacionamento um relacionamento tóxico.
FERNANDO             — Eu só não quero mais que você duvide do meu amor, Júlia.
JÚLIA                        — (T; Chora) Desculpa, mas tenta me entender também, eu estou assim por conta do passado.
FERNANDO             — Mas o meu passado não importa, Júlia, o que importa daqui pra frente é o nosso presente e o nosso futuro, o passado era quem nós éramos, agora precisamos buscar o nosso eu de hoje e o nosso eu de amanhã.
JÚLIA                        — (T; Compreensiva) Desculpa, Fernando. Vai lá falar com a Heloísa, eu vou ficar aqui mesmo, cuidando da minha mãe, pode ir sem preocupação nenhuma porque eu vou ficar bem (T) eu confio em você.
FERNANDO             — E eu te amo.
JÚLIA                        — Eu também te amo.
Júlia e Fernando se beijam.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 02/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa sentada no sofá mexendo no celular na rede social: Instagram.
SONOPLASTIA: Campainha toca.
Heloísa deixa o celular em cima do sofá e vai até a porta e abre: Fernando.
FERNANDO             — Helô.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Heloísa e Fernando frente a frente
FERNANDO             — Você disse que queria conversar.
HELOÍSA                  — Eu não consigo mais, Fernando. Não dá mais... Eu tento mentir pra mim mesma, tento evitar pensar, tento evitar lembrar, mas quando eu vejo... (T; Lágrimas surgindo) quando eu vejo vem você na minha cabeça.
Fernando olha perplexo, vai falar, mas é interrompido por Heloísa
HELOÍSA                  — Por favor, não diga nada, pelo menos não agora. Eu te chamei aqui, Fernando, porque eu quero que você saiba, eu quero que você tenha total consciência de que eu não consigo tirar você da minha cabeça pelo seguinte motivo: eu estou apaixonada por você. E eu não sei o que eu posso fazer pra mudar isso.
FERNANDO             — (T; Surpreso) Você tá apaixonada por mim, Heloísa?
HELOÍSA                  — (T; Faz que sim) E eu não sei nem o que dizer diante de uma revelação como essa, porque o mundo dá voltas, não é? Até ontem quem era apaixonado por mim era você. Agora os papeis se inverteram (T) A não ser que você também não sinta algo por mim, né Fernando?
Fernando olha aflito.
HELOÍSA                  — Sente? (T; Direta) Você ainda é apaixonado por mim, Fernando?
Fernando olha tenso, aflito e sem saber o que dizer. Tempo.
HELOÍSA                  — (T; Cai uma lágrima) É?
Fernando apenas olha para Heloísa mais uma vez e responde:
FERNANDO             — Heloísa, eu acho que agora é tarde demais, você não acha? Porque é algo que não envolve apenas nós dois: envolve a Júlia, envolve o Brandon.
HELOÍSA                  — Mas você ainda não me respondeu.
FERNANDO             — (T; Fala rápido) Eu sou apaixonado pela Júlia, Heloísa. Ela é a garota da minha vida, ela ficou do meu lado todo esse tempo, ela se declarou pra mim e a gente deu uma chance um pro outro e o resultado está sendo a melhor coisa com a qual eu já vivi.
Heloísa limpa às lágrimas.
HELOÍSA                  — A minha intenção não é separar ninguém, Fernando. Até porque como você mesmo disse: é algo que não envolve apenas nós dois, é algo que envolve mais duas pessoas a qual estamos nos relacionando e trata-se da Júlia e do Brandon. E eu não quero que ninguém se separe, muito pelo contrário, a minha intenção é deixar claro os nossos sentimentos, Fernando. Só isso. Eu amo você, mas você já deixou claro os seus sentimentos, mas o que me deixa surpresa é que é muito fácil amar alguém do dia pra noite, mas pelo que eu sei por experiencia própria é que é preciso milênios para a esquecer alguém.
Fernando olha para o chão.
HELOÍSA                  — E é por conta disso que eu acredito que você não tenha me esquecido e nem esquecido do amor que um dia você teve por mim, ou que talvez, ainda esteja vivo dentro de você.
Fernando fica quieto.
HELOÍSA                  — Palavras não bastam quando a gente sente a conexão e os sentimentos do outro, até porque a linha vermelha é assim? Não é?
Fernando permanece quieto, Heloísa vai aproximando-se dele, Fernando olha para Heloísa que também olha para ele. Os rostos vão se aproximando, até Fernando interromper o momento:
FERNANDO             — Eu não posso fazer isso com a Júlia. Ela confia em mim e me ama também.
HELOÍSA                  — (T; Se afasta) Tem razão, isso não é certo, o que estamos fazendo não tem nada de correto, porque tem o Brandon também e a Júlia... (T) era só isso que eu queria dizer mesmo, Fernando. Eu só queria deixar claro os meus sentimentos e pelo visto acabei deixando os seus também.
FERNANDO             — Eu acho melhor eu ir embora.
HELOÍSA                  — Eu também acho.
FERNANDO             — Mas antes de ir, Helô, eu quero dizer que é melhor a gente esquecer esses sentimentos, até porque não podemos machucar outras pessoas.
HELOÍSA                  — Claro... Você tem razão!
Heloísa abre a porta e Fernando vai embora, ela então fecha a porta e começa a chorar.
CORTA PARA:
CENA 03/ MANSÃO DE JOAQUIM/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Ben mexendo no tablet com o fone de ouvidos nas orelhas. Joaquim entra e vai até ele, Ben tira os fones de ouvidos
JOAQUIM                 — Você não tem dever de casa não?
BEN                           — Já fiz.
JOAQUIM                 — Isso nós veremos depois, porque pra quem teve a tarde inteira livre e tem tarefas de pelo menos 14 matérias, realmente você está em dia.
BEN                           — Só tem tarefa da professora Roberta e eu já fiz.
JOAQUIM                 — Aliás, era sobre isso que eu também queria conversar com você, filho. Eu quero falar com você sobre a professora Roberta.
BEN                           — (T; Sério) Que?
JOAQUIM                 — Como você já deve saber nós acabamos iniciando um relacionamento sério há mais ou menos uma semana e eu gostaria de trazê-la aqui para um almoço ou até mesmo um jantar.
BEN                           — Caramba, tudo assim tão rápido? A mamãe mal foi embora e você já coloca outra dentro de casa.
JOAQUIM                 — Será que eu vou ter que relembra-lo pela milésima vez que sua mãe foi embora para os Estados Unidos porque quis logo após a traição dela? Será que eu vou ter que relembra-lo que ela nos abandonou sem a menor consideração? E eu não estou trazendo a Roberta para morar nessa casa, até porque isso é um namoro e não um noivado.
BEN                           — Do jeito que as coisas estão indo rápidas demais entre você e a Eva isso aqui daqui a pouco vai viver um casamento completo, com direito a novos filhos e viagens internacionais!!
Ben sobe as escadas. Joaquim fica pensativo.
CORTA PARA:
CENA 04/ APARTAMENTO DE EVA/ SUÍTE/ INTERIOR/ DIA
Eva com uma taça de champanhe na mão, ela com o laptop diante dela vendo videoaula sobre fatorial que é uma matéria da disciplina de matemática:
EVA                           — Aprendendo pra ensinar esses alunos, porque ser uma professora falsa não é fácil.
Eva pega o celular, já que chega mensagem de Joaquim:
WHATSAPP:
JOAQUIM: VAMOS JANTAR FORA HOJE?
Eva feliz da vida fala para si mesma:
EVA                           — O Joaquim está se apaixonando rápido demais por mim, mas eu não posso deixar as coisas tão fáceis assim. Vou ser difícil apenas hoje.
Eva então digita:
WHATSAPP:
EVA: HOJE NÃO DÁ! TENHO QUE PREPARAR AS PROVAS DOS ALUNOS.
Eva então envia a mensagem e sorri satisfeita.
CORTA PARA:
CENA 05/ CASA DE MARIZA/ QUARTO/ INTERIOR/ DIA
Júlia cuidando de Mariza.
MARIZA                   — (T; Sorri) Estou me sentindo muito mimada, hein filha.
JÚLIA                        — E eu estou achando que estou ficando possessiva demais com o Fernando, mãe. Os meus ciúmes estão incontroláveis.
MARIZA                   — Eu ouvi a discussão daqui do quarto.
JÚLIA                        — O pior disso tudo, mãe, é que eu sou uma pessoa orgulhosa e que não engole o orgulho tão fácil, foi horrível admitir que eu estava errada.
MARIZA                   — Mas o importante é que você reconheceu isso, aliás, eu acho bem nada a ver esses seus ciúmes pela Heloísa, ela já tem namorado, não ia precisar dar em cima do seu.
JÚLIA                        — Acontece que o Fernando já foi apaixonado por ela.
MARIZA                   — Como você mesma disse: “já foi”, não é mais. Sem falar que antes ele estava solteiro e mesmo assim não teve nada com a Heloísa, não vai ser agora que ele vai ter.
JÚLIA                        — É mãe, você tem razão. Você como sempre muito bem-intencionada.
MARIZA                   — Eu estou até pensando melhor sobre o Geraldo, eu acho que eu fui um pouco grossa demais, talvez ele estivesse falando a verdade naquele tempo todo, eu não sei...
JÚLIA                        — Aí é com você, mãe... Mas eu sei que eu errei feio com o Fernando e eu preciso me redimir.
Na reflexão de Júlia.
CORTA PARA:
CENA 06/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece
CORTA PARA:
CENA 07/ MANSÃO DE JOAQUIM/ QUARTO DE BEN/ INT/ NOITE
Ben diante do computador, vemos que ele está no e-mail e deseja enviar uma mensagem para o seguinte e-mail: clairesmithsantorini@gmail.com. Ele escreverá a carta cheia de erros gramaticais e também erros ortográficos, sem falar que algumas palavras e frases estarão escritas de maneira errada o e-mail que ele escreve é a seguinte:
BEN                           — (Off) Querida, mãe...
Vamos ao e-mail dele: “querida, mãe. Escrevo essi e-mail para dizer que o seu maridu, meu pai, está namorano com a minha profesora de matemática que se xama Roberta e eu quiria dizer que eu estou com muita saudade de vc, te amo muito, do seu filho, Ben. Ah, e eu reprovei de ano caso você não saiba, estou no segundo ano do ensinu médiu novamente. Beijos e saudades.”.
Ele então envia
BEN                           — Que saudades, mãe.
Na saudade de Ben.
CORTA PARA:
CENA 08/ MANSÃO GERALDO/ SALA DE JANTAR/ INTERIOR/ NOITE
Giovanna e Geraldo jantando.
GIOVANNA             — (T; Repara) Comprou roupas novas, pai?
GERALDO                — Você mesma disse que eu não pareço um empresário, então eu resolvi me repaginar, aliás não vai ser só uma mudança de visual, vai ser uma mudança completa, por dentro também e quem sabe fisicamente.
GIOVANNA             — Como assim fisicamente? Porque você tá ótimo, uma coisa que eu tenho que admitir é que eu puxei a sua beleza.
GERALDO                — (T; Sorri) Agora você me fez ficar feliz.
GIOVANNA             — Eu sou meio bruta às vezes com você, pai. Mas dês do momento em que a mamãe morreu, eu fiquei triste, sabe? Ela morreu ano passado e eu não consigo tirar isso da minha cabeça, morreu por conta daquele tumor maligno.
Geraldo fica reflexivo.
GIOVANNA             — (T; Lágrimas nos olhos) E eu não consigo tirar isso da minha cabeça, pai. Eu penso nisso praticamente toda hora e isso tá me fazendo um mal tremendo.
GERALDO                — Você deve lembrar da sua mãe sempre, mas dos bons momentos que vocês duas passaram juntos e foram muitos, não é?
GIOVANNA             — (T; Sorri) Você é a única coisa que me restou, pai. E eu sinto que devo te valorizar mais, talvez eu tenha descontado toda a raiva de não ser protagonista da série em você.
GERALDO                — Mas por que é tão importante ser a protagonista?
GIOVANNA             — Porque a minha mãe era famosa e sempre foi protagonista, pai, o primeiro papel dela foi protagonista e depois não parou mais, eu queria seguir os passos dela. Eu queria ser igual a ela.
GERALDO                — Mas você é idêntica a ela, filha, e você vai construir a sua carreira e não precisa idêntica a da sua mãe porque o que realmente importa é que você brilhe assim como ela brilhou e estude como ela estudou.
Giovanna sorri para Geraldo.
CORTA PARA:
CENA 09/ BALADA/ INTERIOR/ NOITE
Luzes brilhantes. Música alta e gente dançando, entre elas Marina que está aproveitando muito bem a noite segurando um copo de vodca na mão. Tempo em Marina aproveitando.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Marina beijando um cara.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Marina beijando outro cara.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Marina agora beijando uma menina.
CORTA PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE BECK/ QUARTO DE VICKI/ INTERIOR/ NOITE
Vicki abrindo a janela e Valentim entrando.
VICKI                        — (T; Surpresa) O que é que você está fazendo aqui? Eu disse que hoje não ia dar, Valentim, parece que você não entende mesmo.
VALENTIM              — É, mas pelo visto seu compromisso foi adiado e eu sei que você me quer aqui.
VICKI                        — (T; Sorri) Já que você está aqui. Vamos aproveitar!
Vicki beija Valentim e os dois ficam se beijando.
CORTA PARA:
CENA 11/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INT/ NOITE
Heloísa estudando, de repente, ela pensa em algo e sai.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 12/ MANSÃO DE MARCUS/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ NOITE
Brandon estudando, alguém bate na porta, ele decide se levantar, pega a muleta e vai até a porta, ele abre: Heloísa.
HELOÍSA                  — A gente precisa conversar, Brandon.
Brandon olha.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Heloísa e Brandon frente a frente
BRANDON               — O que houve, meu amor, que cara é essa?
HELOÍSA                  — Cara de quem cometeu um erro.
BRANDON               — Que erro?
HELOÍSA                  — (T; Lágrimas nos olhos) Te magoar!
BRANDON               — (T; Não entende) Como assim, Heloísa?
HELOÍSA                  — Ai, Brandon... Eu realmente nem sei como iniciar essa conversa, porque eu realmente não sei como começa-la sem te machucar, sem ser uma pessoa cruel por estar fazendo isso.
BRANDON               — Fazendo o que, Helô?
HELOÍSA                  — (T; Direta) Terminando com você, Brandon.
Brandon surpreso. Heloísa deixa escapar as lágrimas.
HELOÍSA                  — Eu errei em querer conciliar com você novamente naquele dia, querendo fazer com que o nosso namoro voltasse... Sendo que eu fiz isso só pra esquecer alguém.
BRANDON               — (T; Olhos cheios de lágrimas) Esquecer quem, Heloísa?
HELOÍSA                  — Isso eu não posso dizer, mas eu não posso magoar você continuando um namoro sem amor de um parceiro e neste caso o parceiro sou eu, ou melhor, parceira.
BRANDON               — Será que você não percebe que está me magoando mais agora?
HELOÍSA                  — Não, Brandon, se o nosso namoro continuasse eu estaria me magoando além de magoar a você. Eu não posso enganar meus sentimentos.
BRANDON               — Então você tá colocando um ponto final no nosso namoro?
HELOÍSA                  — Vai ser melhor assim, Brandon, mas eu quero que você saiba que você me fez muito feliz durante esses meses e eu adorei cada segundo.
BRANDON               — (T; Chora) Heloísa, não faz isso...
HELOÍSA                  — (T; Chora) Me desculpe, Brandon, mas eu não posso continuar me enganando, enganando os meus sentimentos, por mais que eu não possa ter a pessoa que eu amo, eu prefiro não fazer outra de idiota.
BRANDON               — Heloísa, me fala quem é essa outra pessoa!!
HELOÍSA                  — Eu não posso dizer.
BRANDON               — (T; Furioso) É o Fernando não é?
Heloísa olha sem saber o que dizer.
CLOSE EM HELOÍSA
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário