MANEIRAS
DE SER
DE
WESLLEY FUCHS
ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS
DIREÇÃO
GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES
DIREÇÃO
DE NÚCLEO
MIGUEL
RODRIGUES
PERSONAGENS
DESTE CAPÍTULO
ALICE
BECK
EVA/ROBERTA
FELIPE
FERNANDO
GERALDO
GIOVANNA
HELOÍSA
JOAQUIM
JORGE
JÚLIA
KARINA
LARISSA
MARINA
MARIZA
MAURÍCIO
MIGUEL
NICOLE
RAYSSA
RODRIGO
ROGER
CENA
01/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Continuação
imediata. Júlia,
meio-desconfiada, deixa o celular a onde estava, Fernando entra com o copo de
água em mãos.
JÚLIA —
Chegou mensagem no seu celular.
FERNANDO —
Quem mandou?
JÚLIA —
Não sei, eu não vi.
Fernando pega e olha.
FERNANDO —
Heloísa.
JÚLIA —
(T; Não se aguenta) Vocês parecem ter
bastante intimidade, olha o apelido-breve: Fer.
FERNANDO —
(T; Surpreso) Você disse que não
tinha visto.
JÚLIA —
(T; continua) E ainda precisa ter uma
conversa com você.
FERNANDO —
Com certeza deve ser sobre a série, Júlia.
JÚLIA —
(T; não querendo ser a ciumenta) É,
deve ser mesmo. Eu me esqueci que vocês trabalham juntos e ainda por cima são
um casal nessa série.
FERNANDO —
(T; Teclando no celular) Estou indo pra lá agora, vamos junto?
JÚLIA —
Eu faltei no teatro pra ficar com a minha mãe, você acha mesmo que eu vou
deixá-la aqui sozinha?
FERNANDO —
Eu só te perguntei se você queria ir junto.
JÚLIA —
(T; Morrendo de ciúmes) Eu não vou junto, vai lá, corre pra Heloísa a
atriz famosa.
FERNANDO —
Você tá com ciúmes?
JÚLIA —
(T; Admite) Eu estou morrendo de ciúmes, Fernando. Morrendo. Caramba,
será que você não entende que não é fácil pra mim que você vive colocado com a
sua ex-crush? A garota que você gostava não deixa você em paz um segundo.
FERNANDO —
Com certeza ela só quer falar da série.
JÚLIA —
Será mesmo, Fernando? O que te garante?
FERNANDO —
(T; Não entende) Será que você tá ouvindo o que você está dizendo,
Júlia?
JÚLIA —
(T; Lágrimas nos olhos) O que eu sei e o que eu estou cansada de dizer é
que eu não sei o que você sente por mim, Fernando, porque eu me sinto diferente
quando estamos eu, você e a Heloísa no mesmo lugar e você parece que fica
babando por ela o tempo todo
FERNANDO —
(T; Não entende) Como é que é?
JÚLIA —
Eu sei que eu já te fiz essa pergunta antes mas eu quero que você me responda
novamente: você ainda sente alguma coisa pela Heloísa, Fernando?
FERNANDO —
(T; Direto) Eu não sinto nada pela Heloísa, Júlia.
JÚLIA —
E o que me garante que você esteja falando a verdade?
FERNANDO —
Quantas vezes eu vou ter que te provar o meu amor? Eu te pedi em namoro
oficialmente e eu já perdi a conta de quantas vezes eu já disse que eu te amo
JÚLIA —
(T; Chorando) Do que adianta falar palavras que você nem sequer sente?
FERNANDO —
(T; Triste) Você tá duvidando do meu amor?
JÚLIA —
Tô. Sabe por quê? Por conta de algo que eu já disse, por conta da Heloísa, por
conta da presença dela, você repara nela, você olha pra ela/...
FERNANDO —
(T; Corta) Os seus ciúmes estão passando do limite, Júlia. Se eu
quisesse alguma coisa com a Heloísa ainda por que eu ainda estaria com você?
JÚLIA —
Para esquecê-la. Para tirá-la da sua cabeça... Eu não sei.
FERNANDO —
(T; Chateado) É isso que você pensa de mim então?
JÚLIA —
(T; Hesita; se toca) Desculpa, Fernando, você tem razão, eu estou sendo
histérica e uma verdadeira babaca em estar aqui com esses ciúmes possessivos
tornando esse relacionamento um relacionamento tóxico.
FERNANDO —
Eu só não quero mais que você duvide do meu amor, Júlia.
JÚLIA —
(T; Chora) Desculpa, mas tenta me entender também, eu estou assim por
conta do passado.
FERNANDO —
Mas o meu passado não importa, Júlia, o que importa daqui pra frente é o nosso
presente e o nosso futuro, o passado era quem nós éramos, agora precisamos
buscar o nosso eu de hoje e o nosso eu de amanhã.
JÚLIA —
(T; Compreensiva) Desculpa, Fernando. Vai lá falar com a Heloísa, eu vou
ficar aqui mesmo, cuidando da minha mãe, pode ir sem preocupação nenhuma porque
eu vou ficar bem (T) eu confio em você.
FERNANDO —
E eu te amo.
JÚLIA —
Eu também te amo.
Júlia
e Fernando se beijam.
CORTA
DESCONTÍNUO PARA:
CENA 02/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE
ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa
sentada no sofá mexendo no celular na rede social: Instagram.
SONOPLASTIA:
Campainha
toca.
Heloísa
deixa o celular em cima do sofá e vai até a porta e abre: Fernando.
FERNANDO —
Helô.
CORTA
DESCONTÍNUO PARA:
Heloísa
e Fernando frente a frente
FERNANDO —
Você disse que queria conversar.
HELOÍSA —
Eu não consigo mais, Fernando. Não dá mais... Eu tento mentir pra mim mesma,
tento evitar pensar, tento evitar lembrar, mas quando eu vejo... (T;
Lágrimas surgindo) quando eu vejo vem você na minha cabeça.
Fernando
olha perplexo, vai falar, mas é interrompido por Heloísa
HELOÍSA —
Por favor, não diga nada, pelo menos não agora. Eu te chamei aqui, Fernando,
porque eu quero que você saiba, eu quero que você tenha total consciência de
que eu não consigo tirar você da minha cabeça pelo seguinte motivo: eu estou
apaixonada por você. E eu não sei o que eu posso fazer pra mudar isso.
FERNANDO —
(T; Surpreso) Você tá apaixonada por mim, Heloísa?
HELOÍSA —
(T; Faz que sim) E eu não sei nem o que dizer diante de uma revelação
como essa, porque o mundo dá voltas, não é? Até ontem quem era apaixonado por
mim era você. Agora os papeis se inverteram (T) A não ser que você
também não sinta algo por mim, né Fernando?
Fernando
olha aflito.
HELOÍSA —
Sente? (T; Direta) Você ainda é apaixonado por mim, Fernando?
Fernando
olha tenso, aflito e sem saber o que dizer. Tempo.
HELOÍSA —
(T; Cai uma lágrima) É?
Fernando
apenas olha para Heloísa mais uma vez e responde:
FERNANDO —
Heloísa, eu acho que agora é tarde demais, você não acha? Porque é algo que não
envolve apenas nós dois: envolve a Júlia, envolve o Brandon.
HELOÍSA —
Mas você ainda não me respondeu.
FERNANDO —
(T; Fala rápido) Eu sou apaixonado pela Júlia, Heloísa. Ela é a garota
da minha vida, ela ficou do meu lado todo esse tempo, ela se declarou pra mim e
a gente deu uma chance um pro outro e o resultado está sendo a melhor coisa com
a qual eu já vivi.
Heloísa
limpa às lágrimas.
HELOÍSA —
A minha intenção não é separar ninguém, Fernando. Até porque como você mesmo
disse: é algo que não envolve apenas nós dois, é algo que envolve mais duas
pessoas a qual estamos nos relacionando e trata-se da Júlia e do Brandon. E eu
não quero que ninguém se separe, muito pelo contrário, a minha intenção é
deixar claro os nossos sentimentos, Fernando. Só isso. Eu amo você, mas você já
deixou claro os seus sentimentos, mas o que me deixa surpresa é que é muito
fácil amar alguém do dia pra noite, mas pelo que eu sei por experiencia própria
é que é preciso milênios para a esquecer alguém.
Fernando
olha para o chão.
HELOÍSA —
E é por conta disso que eu acredito que você não tenha me esquecido e nem
esquecido do amor que um dia você teve por mim, ou que talvez, ainda esteja
vivo dentro de você.
Fernando
fica quieto.
HELOÍSA —
Palavras não bastam quando a gente sente a conexão e os sentimentos do outro,
até porque a linha vermelha é assim? Não é?
Fernando
permanece quieto, Heloísa vai aproximando-se dele, Fernando olha para Heloísa
que também olha para ele. Os rostos vão se aproximando, até Fernando
interromper o momento:
FERNANDO —
Eu não posso fazer isso com a Júlia. Ela confia em mim e me ama também.
HELOÍSA —
(T; Se afasta) Tem razão, isso não é certo, o que estamos fazendo não
tem nada de correto, porque tem o Brandon também e a Júlia... (T) era só
isso que eu queria dizer mesmo, Fernando. Eu só queria deixar claro os meus
sentimentos e pelo visto acabei deixando os seus também.
FERNANDO —
Eu acho melhor eu ir embora.
HELOÍSA —
Eu também acho.
FERNANDO —
Mas antes de ir, Helô, eu quero dizer que é melhor a gente esquecer esses
sentimentos, até porque não podemos machucar outras pessoas.
HELOÍSA —
Claro... Você tem razão!
Heloísa
abre a porta e Fernando vai embora, ela então fecha a porta e começa a chorar.
CORTA
PARA:
CENA 03/ MANSÃO DE JOAQUIM/ SALA DE
ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Ben
mexendo no tablet com o fone de ouvidos nas orelhas. Joaquim entra e vai até
ele, Ben tira os fones de ouvidos
JOAQUIM —
Você não tem dever de casa não?
BEN —
Já fiz.
JOAQUIM —
Isso nós veremos depois, porque pra quem teve a tarde inteira livre e tem
tarefas de pelo menos 14 matérias, realmente você está em dia.
BEN —
Só tem tarefa da professora Roberta e eu já fiz.
JOAQUIM —
Aliás, era sobre isso que eu também queria conversar com você, filho. Eu quero
falar com você sobre a professora Roberta.
BEN —
(T; Sério) Que?
JOAQUIM —
Como você já deve saber nós acabamos iniciando um relacionamento sério há mais
ou menos uma semana e eu gostaria de trazê-la aqui para um almoço ou até mesmo
um jantar.
BEN —
Caramba, tudo assim tão rápido? A mamãe mal foi embora e você já coloca outra
dentro de casa.
JOAQUIM —
Será que eu vou ter que relembra-lo pela milésima vez que sua mãe foi embora
para os Estados Unidos porque quis logo após a traição dela? Será que eu vou
ter que relembra-lo que ela nos abandonou sem a menor consideração? E eu não
estou trazendo a Roberta para morar nessa casa, até porque isso é um namoro e
não um noivado.
BEN —
Do jeito que as coisas estão indo rápidas demais entre você e a Eva isso aqui
daqui a pouco vai viver um casamento completo, com direito a novos filhos e
viagens internacionais!!
Ben
sobe as escadas. Joaquim fica pensativo.
CORTA
PARA:
CENA 04/ APARTAMENTO DE EVA/ SUÍTE/
INTERIOR/ DIA
Eva
com uma taça de champanhe na mão, ela com o laptop diante dela vendo videoaula
sobre fatorial que é uma matéria da disciplina de matemática:
EVA —
Aprendendo pra ensinar esses alunos, porque ser uma professora falsa não é
fácil.
Eva
pega o celular, já que chega mensagem de Joaquim:
WHATSAPP:
JOAQUIM: VAMOS JANTAR FORA HOJE?
Eva
feliz da vida fala para si mesma:
EVA —
O Joaquim está se apaixonando rápido demais por mim, mas eu não posso deixar as
coisas tão fáceis assim. Vou ser difícil apenas hoje.
Eva
então digita:
WHATSAPP:
EVA: HOJE NÃO DÁ! TENHO QUE PREPARAR AS PROVAS DOS ALUNOS.
Eva
então envia a mensagem e sorri satisfeita.
CORTA
PARA:
CENA 05/ CASA DE MARIZA/ QUARTO/
INTERIOR/ DIA
Júlia
cuidando de Mariza.
MARIZA —
(T; Sorri) Estou me sentindo muito mimada, hein filha.
JÚLIA —
E eu estou achando que estou ficando possessiva demais com o Fernando, mãe. Os
meus ciúmes estão incontroláveis.
MARIZA —
Eu ouvi a discussão daqui do quarto.
JÚLIA —
O pior disso tudo, mãe, é que eu sou uma pessoa orgulhosa e que não engole o
orgulho tão fácil, foi horrível admitir que eu estava errada.
MARIZA —
Mas o importante é que você reconheceu isso, aliás, eu acho bem nada a ver
esses seus ciúmes pela Heloísa, ela já tem namorado, não ia precisar dar em
cima do seu.
JÚLIA —
Acontece que o Fernando já foi apaixonado por ela.
MARIZA —
Como você mesma disse: “já foi”, não é mais. Sem falar que antes ele estava
solteiro e mesmo assim não teve nada com a Heloísa, não vai ser agora que ele
vai ter.
JÚLIA —
É mãe, você tem razão. Você como sempre muito bem-intencionada.
MARIZA —
Eu estou até pensando melhor sobre o Geraldo, eu acho que eu fui um pouco grossa
demais, talvez ele estivesse falando a verdade naquele tempo todo, eu não
sei...
JÚLIA —
Aí é com você, mãe... Mas eu sei que eu errei feio com o Fernando e eu preciso
me redimir.
Na
reflexão de Júlia.
CORTA
PARA:
CENA 06/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece
CORTA
PARA:
CENA 07/ MANSÃO DE JOAQUIM/ QUARTO DE
BEN/ INT/ NOITE
Ben
diante do computador, vemos que ele está no e-mail e deseja enviar uma mensagem
para o seguinte e-mail: clairesmithsantorini@gmail.com.
Ele escreverá a carta cheia de erros gramaticais e também erros ortográficos,
sem falar que algumas palavras e frases estarão escritas de maneira errada o
e-mail que ele escreve é a seguinte:
BEN —
(Off) Querida, mãe...
Vamos
ao e-mail dele: “querida, mãe. Escrevo essi e-mail para dizer que o seu maridu,
meu pai, está namorano com a minha profesora de matemática que se xama Roberta
e eu quiria dizer que eu estou com muita saudade de vc, te amo muito, do seu
filho, Ben. Ah, e eu reprovei de ano caso você não saiba, estou no segundo ano
do ensinu médiu novamente. Beijos e saudades.”.
Ele
então envia
BEN —
Que saudades, mãe.
Na
saudade de Ben.
CORTA
PARA:
CENA 08/ MANSÃO GERALDO/ SALA DE JANTAR/
INTERIOR/ NOITE
Giovanna
e Geraldo jantando.
GIOVANNA —
(T; Repara) Comprou roupas novas, pai?
GERALDO —
Você mesma disse que eu não pareço um empresário, então eu resolvi me
repaginar, aliás não vai ser só uma mudança de visual, vai ser uma mudança
completa, por dentro também e quem sabe fisicamente.
GIOVANNA —
Como assim fisicamente? Porque você tá ótimo, uma coisa que eu tenho que
admitir é que eu puxei a sua beleza.
GERALDO —
(T; Sorri) Agora você me fez ficar feliz.
GIOVANNA —
Eu sou meio bruta às vezes com você, pai. Mas dês do momento em que a mamãe
morreu, eu fiquei triste, sabe? Ela morreu ano passado e eu não consigo tirar
isso da minha cabeça, morreu por conta daquele tumor maligno.
Geraldo
fica reflexivo.
GIOVANNA —
(T; Lágrimas nos olhos) E eu não consigo tirar isso da minha cabeça,
pai. Eu penso nisso praticamente toda hora e isso tá me fazendo um mal
tremendo.
GERALDO —
Você deve lembrar da sua mãe sempre, mas dos bons momentos que vocês duas
passaram juntos e foram muitos, não é?
GIOVANNA —
(T; Sorri) Você é a única coisa que me restou, pai. E eu sinto que devo
te valorizar mais, talvez eu tenha descontado toda a raiva de não ser
protagonista da série em você.
GERALDO —
Mas por que é tão importante ser a protagonista?
GIOVANNA —
Porque a minha mãe era famosa e sempre foi protagonista, pai, o primeiro papel
dela foi protagonista e depois não parou mais, eu queria seguir os passos dela.
Eu queria ser igual a ela.
GERALDO —
Mas você é idêntica a ela, filha, e você vai construir a sua carreira e não
precisa idêntica a da sua mãe porque o que realmente importa é que você brilhe
assim como ela brilhou e estude como ela estudou.
Giovanna
sorri para Geraldo.
CORTA
PARA:
CENA 09/ BALADA/ INTERIOR/ NOITE
Luzes
brilhantes. Música alta e gente dançando, entre elas Marina que está
aproveitando muito bem a noite segurando um copo de vodca na mão. Tempo em
Marina aproveitando.
CORTA
DESCONTÍNUO PARA:
Marina
beijando um cara.
CORTA
DESCONTÍNUO PARA:
Marina
beijando outro cara.
CORTA
DESCONTÍNUO PARA:
Marina
agora beijando uma menina.
CORTA
PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE BECK/ QUARTO DE
VICKI/ INTERIOR/ NOITE
Vicki
abrindo a janela e Valentim entrando.
VICKI —
(T; Surpresa) O que é que você está fazendo aqui? Eu disse que hoje não
ia dar, Valentim, parece que você não entende mesmo.
VALENTIM —
É, mas pelo visto seu compromisso foi adiado e eu sei que você me quer aqui.
VICKI —
(T; Sorri) Já que você está aqui. Vamos aproveitar!
Vicki
beija Valentim e os dois ficam se beijando.
CORTA
PARA:
CENA 11/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE
HELOÍSA/ INT/ NOITE
Heloísa
estudando, de repente, ela pensa em algo e sai.
CORTA
DESCONTÍNUO PARA:
CENA 12/ MANSÃO DE MARCUS/ SALA DE
ESTAR/ INTERIOR/ NOITE
Brandon
estudando, alguém bate na porta, ele decide se levantar, pega a muleta e vai
até a porta, ele abre: Heloísa.
HELOÍSA —
A gente precisa conversar, Brandon.
Brandon
olha.
CORTA
DESCONTÍNUO PARA:
Heloísa
e Brandon frente a frente
BRANDON —
O que houve, meu amor, que cara é essa?
HELOÍSA —
Cara de quem cometeu um erro.
BRANDON —
Que erro?
HELOÍSA —
(T; Lágrimas nos olhos) Te magoar!
BRANDON —
(T; Não entende) Como assim, Heloísa?
HELOÍSA —
Ai, Brandon... Eu realmente nem sei como iniciar essa conversa, porque eu
realmente não sei como começa-la sem te machucar, sem ser uma pessoa cruel por
estar fazendo isso.
BRANDON —
Fazendo o que, Helô?
HELOÍSA —
(T; Direta) Terminando com você, Brandon.
Brandon
surpreso. Heloísa deixa escapar as lágrimas.
HELOÍSA —
Eu errei em querer conciliar com você novamente naquele dia, querendo fazer com
que o nosso namoro voltasse... Sendo que eu fiz isso só pra esquecer alguém.
BRANDON —
(T; Olhos cheios de lágrimas) Esquecer quem, Heloísa?
HELOÍSA —
Isso eu não posso dizer, mas eu não posso magoar você continuando um namoro sem
amor de um parceiro e neste caso o parceiro sou eu, ou melhor, parceira.
BRANDON —
Será que você não percebe que está me magoando mais agora?
HELOÍSA —
Não, Brandon, se o nosso namoro continuasse eu estaria me magoando além de
magoar a você. Eu não posso enganar meus sentimentos.
BRANDON —
Então você tá colocando um ponto final no nosso namoro?
HELOÍSA —
Vai ser melhor assim, Brandon, mas eu quero que você saiba que você me fez
muito feliz durante esses meses e eu adorei cada segundo.
BRANDON —
(T; Chora) Heloísa, não faz isso...
HELOÍSA —
(T; Chora) Me desculpe, Brandon, mas eu não posso continuar me
enganando, enganando os meus sentimentos, por mais que eu não possa ter a
pessoa que eu amo, eu prefiro não fazer outra de idiota.
BRANDON —
Heloísa, me fala quem é essa outra pessoa!!
HELOÍSA —
Eu não posso dizer.
BRANDON —
(T; Furioso) É o Fernando não é?
Heloísa
olha sem saber o que dizer.
CLOSE
EM HELOÍSA
CORTA
PARA:
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário