Maneiras de Ser - Capítulo 18




MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BRANDON
EVA
FELIPE
FERNANDO
GERALDO
GIOVANNA
HELOÍSA
JÚLIA
LARISSA
MARINA
MARIZA
MIGUEL
NICOLE
PANDORA
ROGER
VITÓRIA

CENA 01/ MANSÃO DE MARCUS/ SALA DE ESTAR/ INT/ NOITE
Continuação imediata. Heloísa limpa as lágrimas, Brandon ainda olha para ela esperando por uma resposta
BRANDON               — Me responde, Helô.
HELOÍSA                  (T; Rápida; mente) Não, Brandon. Não é o Fernando, até porque se fosse nós já estaríamos juntos não é mesmo?
BRANDON               — Mas e a namorada dele? Quando a gente terminou ele iniciou um namoro com ela.
HELOÍSA                  — Mas não é ele, Brandon. Esquece isso. Vamos seguir a nossa vida, separados ou juntos, porém, juntos como amigos.
BRANDON               — Eu não sei se eu quero a sua amizade.
HELOÍSA                  — É tudo que eu tenho pra oferecer.
BRANDON               — Então eu dispenso.
HELOÍSA                  (T; Triste) Então, adeus.
Heloísa sai. Brandon fica ali triste.
CORTA PARA:
CENA 02/ CASA DE MARIZA/ QUARTO/ INTERIOR/ NOITE
Mariza e Júlia conversando.
MARIZA                   — Eu estou tão preocupada, filha.
JÚLIA                        — Daqui há uma semana esse pesadelo acaba e você ficará livre desse tumor maligno.
MARIZA                   — Eu tenho medo do plano de saúde não cobrir tudo, Júlia.
JÚLIA                        — Calma, mãe, não pensa nisso agora, você precisa se preparar dês de já pra cirurgia, eu sei que será somente semana que vem, mas eu preciso que você esteja preparada pra vencer essa luta.
MARIZA                   (T; Lágrimas) Se Deus quiser eu vencerei.
JÚLIA                        — E ele vai querer, mãe.
Júlia abraça Mariza.
MÚSICA: Love – Lana Del Rey.
CORTA PARA:
CENA 03/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Mostrar vários lugares.
LETREIRO: Uma semana depois.
CORTA PARA:
CENA 04/ HOSPITAL/ QUARTO DE MARIZA/ INTERIOR/ DIA
Abre em Mariza se olhando no espelho com os cabelos totalmente raspados. Júlia do lado dela, segura a mão dela.
MARIZA                   (T; Com medo) Daqui a pouco é a cirurgia, filha. Eu estou morrendo de medo.
JÚLIA                        (T; Confiante) Não tenha medo, mãe. Você vai sair daqui outra pessoa, uma guerreira e com a saúde renovada.
MARIZA                   (T; Sorri) Obrigada por me tranquilizar.
JÚLIA                        — Vai dar tudo certo, mãe. Eu te amo.
MARIZA                   (T; Emocionada) Eu também te amo.
As duas se abraçam. A enfermeira e o médico entram
MÉDICO                   — Vamos lá.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 05/ HOSPITAL/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Mariza em uma maca sendo levada para o centro-cirúrgico, Júlia manda um beijo pra ela, vemos que Júlia está confiante.
JÚLIA                        — Vai dar tudo certo, mãe.
Na confiança de Júlia.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 06/ HOSPITAL/ CENTRO-CIRÚRGICO/ INTERIOR/ DIA
Mariza já anestesiada, os médicos e os enfermeiros começam a dar início a cirurgia. Tempo.
CORTA PARA:
CENA 07/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE JANTAR/ INTERIOR/ DIA
Pandora e Heloísa almoçando.
PANDORA                — A Mariza deve ter começado a fazer a cirurgia agora.
HELOÍSA                  — Então por isso a Júlia não foi pra escola hoje.
PANDORA                — Vocês estudam na mesma sala?
HELOÍSA                  — Não, ela é do segundo ano B.
PANDORA                — Entendi.
HELOÍSA                  (T; Preocupada) Tomara que fique tudo bem com a Mariza, né mãe?
PANDORA                — Vai ficar tudo bem sim, eu fiz uma oração muito forte pra ela antes de dormir ontem à noite.
HELOÍSA                  — Então tudo vai ficar bem?
PANDORA                — Quando eu fui te buscar na escola hoje, eu vi que você não tá falando com o Brandon, eu sei que vocês terminaram semana passada, mas isso não significa que vocês precisam se odiar.
HELOÍSA                  — Foi uma decisão dele, mãe. E não há nada que eu possa fazer.
PANDORA                — Por que vocês terminaram mesmo? A gente não conseguiu conversar semana passada, porque eu estava muito ocupada cuidando dos processos.
HELOÍSA                  — Porque eu não o amo mais, mãe. Simples assim, o amor acabou.
PANDORA                — Quando o amor acaba de uma hora pra outra é porque ele é transmitido para outro alguém, correto?
HELOÍSAA               (T; não mente; direta) Correto, mas eu não quero falar quem é.
PANDORA                — Nem pra mim?
HELOÍSA                  — É melhor assim, mãe.
Em Heloísa que encerra o assunto.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 08/ TV HOC/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ DIA
Fernando caracterizado como o seu personagem, mexendo no celular. Heloísa entra também caracterizada e vai até ele.
HELOÍSA                  — Falando com a Júlia? Como é que está a Mariza?
FERNANDO             — A Júlia falou que ela ainda não saiu da sala de cirurgia.
HELOÍSA                  — Tomara que fique tudo bem com ela.
FERNANDO             — Tomara mesmo... Eu sei que ela é muito importante pra você.
HELOÍSA                  (T; Lágrimas nos olhos) Ela cuida de mim dês de pequena, ela não é só empregada da casa, ela também faz parte da família.
FERNANDO             — Não fica assim, Helô. Vai ficar tudo bem com ela.
HELOÍSA                  (T; Tentando não chorar) Eu não posso chorar senão a maquiadora me mata.
FERNANDO             — Eu posso te fazer uma pergunta?
HELOÍSA                  — Pode...
FERNANDO             — Você e o Brandon terminaram? Eu vi que vocês nem olham mais pra cara do outro direito.
HELOÍSA                  (T; Faz que sim) Eu terminei com ele, porque eu não poderia magoa-lo namorando-o, sendo que eu amo outra pessoa.
Climão. Fernando fica em silêncio.
HELOÍSA                  — Não precisa ficar assim, Fernando. Não é só porque eu fiz isso que você precisa fazer também.
FERNANDO             — Eu já te disse que eu amo a Júlia, Helô.
HELOÍSA                  — Tudo bem, eu não quero iniciar uma discussão.
Maurício entra.
MAURÍCIO               — Pro estúdio, gente. Vamos começar a gravação.
Giovanna, Vitória e Nicole entram. Heloísa e Fernando saem.
NICOLE                     — É, Giovanna, eu tenho que admitir que você foi ótima hoje.
VITÓRIA                   — A nossa cena de briga foi maravilhosa.
GIOVANNA             — Vocês iam ver o show de atuação que seria, se eu fosse protagonista dessa série, isso sim.
NICOLE                     (T; Revira os olhos) Ai lá vem.
VITÓRIA                              (T; Revoltada) Aceita, Giovanna. A Heloísa é protagonista desta série e nada muda, para de forçar, cara. Tudo bem que você é uma ótima atriz, mas a Helô também é excelente.
GIOVANNA             (T; Revoltada) Vocês babam muito o ovo da Heloísa, hein gente. Credo. (T; A Vitória) Você eu até entendo, né, é amiga dela (T; A Nicole) mas você eu não consigo entender mesmo.
NICOLE                     — Eu sou fã dela e está sendo uma honra atuar com ela.
GIOVANNA             — Eu mereço mesmo
VITÓRIA                   — A gente que não merece o seu estrelismo, querida.
Giovanna sai. Vitória revira os olhos.
CORTA PARA:
CENA 09/ HOSPITAL/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ DIA
Júlia ainda esperando, Geraldo entra, Júlia se surpreende.
JÚLIA                        — Geraldo?
GERALDO                — E sua mãe, Júlia? Como é que ela está?
JÚLIA                        (T; Preocupada) Nenhuma resposta até agora e eu estou ficando preocupada porque essa cirurgia está demorando demais, Geraldo.
GERALDO                — Essas cirurgias são demoradas mesmo.
JÚLIA                        — Mas mesmo assim eu estou preocupada.
Na preocupação de Júlia.
CORTA PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INT/ DIA
Pandora feliz ao telefone
PANDORA                (Ao cel.) Fico mais tranquila pois não estava mais aguentando as ameaças (T) que bom que prenderam esses trogloditas.  Eu espero que eu não receba mais ameaças (T) obrigada.
Pandora desliga, feliz.
CORTA PARA:
CENA 11/ HOSPITAL/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ DIA
Júlia e Geraldo aflitos. O médico entra, Júlia se levanta
JÚLIA                        (T; Tensa) Como é que está minha mãe? Doutor, por favor, não me esconda nada.
MÉDICO                   — A cirurgia foi um sucesso.
Júlia sorri feliz da vida e abraça Geraldo.
GERALDO                — A gente já pode vê-la, doutor?
MÉDICO                   — Ainda não, ela está em observação, mas está fora de perigo.
JÚLIA                        — Graças a Deus.
Júlia sorri feliz.
CORTA PARA:
CENA 12/ TV HOC/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ DIA
Heloísa e Fernando entram dando risada.
HELOÍSA                  — Nossa cena foi ótima.
FERNANDO             — Foi mesmo.
Fernando pega o celular e olha, ele sorri e olha para Heloísa
FERNANDO             — A Mariza tá bem.
HELOÍSA                  (T; Feliz) Ai que ótimo.
Heloísa no impulso acaba abraça Fernando. O clima rola. Os dois trocam olhares, mas Fernando se afasta, Heloísa se sente culpada
HELOÍSA                  — Desculpa.
FERNANDO             — Está tudo bem, Helô.
HELOÍSA                  — Bom, eu vou pra casa dar a notícia pra minha mãe.
Heloísa sai. Fernando fica pensativo.
CORTA PARA:
CENA 13/ APARTAMENTO DE EVA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Eva atendendo o celular
EVA                           — Recebeu o dinheiro? Depositei na sua conta. Ok, fênix, agora cada um pro seu lado.
Eva desliga.
CORTA PARA:
CENA 14/ HOSPITAL/ SALA DE ESPERA/ INTERIOR/ DIA
Júlia e Geraldo esperando. A enfermeira entra
ENFERMEIRA         — A sua mãe já foi encaminhada para o quarto em ótimo estado, mais só um poderá visita-la agora, é um por vez.
GERALDO                (T; Olha para Júlia) Pode ir, Júlia. Eu entro depois se ela quiser.
Júlia sorri e segue a enfermeira.
CORTA PARA:
CENA 15/ HOSPITAL/ QUARTO DE MARIZA/ INTERIOR/ DIA
Mariza deitada, Júlia entra acompanhada com a enfermeira
ENFERMEIRA         — Ela tá meio fraca ainda, Júlia, por isso ela pode demorar para falar um pouco.
Mariza sorri para Júlia
MARIZA                   — Filha...
JÚLIA                        (T; Emocionada) Mãe...
MARIZA                   (T; Feliz) Deu tudo certo.
JÚLIA                        (T; Sorri) Eu disse que ia dar tudo certo, mãe. Eu falei pra você.
MARIZA                   — E eu estou muito feliz porque você não estava errada.
JÚLIA                        — Guerreira!!
MARIZA                   — Nós somos!
Júlia e Mariza se abraçam.
JÚLIA                        — Você ainda tem visitas, mãe.
MARIZA                   (T; Surpresa) Visita?
JÚLIA                        — O Geraldo, ele está aqui.
Reação de Mariza.
JÚLIA                        — Você gostaria de vê-lo?
MARIZA                   (T; Sorri) Gostaria. Eu acho que a gente precisa conversar.
Júlia retribui o sorriso.
CORTA PARA:
CENA 16/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INT/ DIA
Pandora mexendo no celular, Heloísa entra.
HELOÍSA                  (T; Feliz) A Mariza tá fora de perigo.
Pandora se levanta feliz.
PANDORA                — Jura?
HELOÍSA                  — Juro, tá tudo bem agora.
PANDORA                — Ai que bom, filha. Que bom que está tudo bem agora. Você sabe que a Mariza é como se fosse da família
HELOÍSA                  — É... Ela é da família.
PANDORA                — Mais tarde faremos uma visita. Ok?
HELOÍSA                  (T; Sorri) Ok.
Pandora entrega o celular para Heloísa
PANDORA                — Marquei um encontro pelo Tinder.
HELOÍSA                  (T; Olha feliz) Caramba, mãe. Quem é esse Roger?
PANDORA                — Não sei, filha, ainda iremos nos conhecer, vamos ver no que vai dar.
HELOÍSA                  — Tomara que dê tudo certo.
PANDORA                — Tomara mesmo.
As duas sorriem felizes.
CORTA PARA:
CENA 17/ TEATRO/ PALCO – PLATEIA/ INTERIOR/ DIA
Roger mexendo no celular. Larissa, Felipe e Miguel no palco, percebem o sorriso de Roger no celular.
ROGER                      (T; Olhando para eles) Porque não estão ensaiando?
LARISSA                   — Porque você não está nos dirigindo.
MIGUEL                    — Tá aí de olho no celular toda hora.
LARISSA                   — Parece até que está de rolo com alguém.
FELIPE                      — Ele tava no Tinder, esses dias eu vi ele mexendo nessa rede social.
LARISSA                   (T; Chocada; sorri; desce do palco) Mentira!!
FELIPE                      — Os motivos do sorrisinho é esse. Ele mesmo disse.
LARISSA                   — Caramba, hein, Roger. Tá cansado de ser encalhado?
MIGUEL                    — Já está na hora de desencalhar mesmo.
ROGER                      (T; Constrangido; tentando fugir do assunto) Vamos ensaiar a cena da Júlia e da Cris. Mandem elas subirem no palco.
FELIPE                      — A Júlia e a Cris faltaram.
LARISSA                   — A Júlia tem motivos, ela está com a mãe no hospital.
MIGUEL                    — Já a Cris faltou porque quis.
FELIPE                      — Não foi por que ela quis, Miguel. A gente não sabe.
MIGUEL                    — É frescura.
LARISSA                   (T; Sem paciência) Cala a boca, Miguel. Eu tive uma ideia para o nosso querido professor e diretor Roger, o grande ex-ator de cinema.
ROGER                      — Que ideia?
LARISSA                   — Já marcou um encontro aí com a bela ou belo dono ou dona do seu coração?
ROGER                      — É dona, Larissa.
LARISSA                   (T; Ri) E ele admite, pois bem, vamos lá. Marcou ou não marcou o encontro?
ROGER                      — Marquei o encontro. Amanhã à noite.
LARISSA                   — Pois então: amanhã, a gente vai te deixar um gato, mais do que você já é professor, para essa sua amada.
FELIPE                      — Ah vai ser legal.
LARISSA                   — E se a Júlia e Cris retornarem, elas ajudam também.
MIGUEL                    — Não contem comigo.
LARISSA                   — Não contaremos mesmo. Amanhã vai ser um dia histórico na sua vida, Roger.
ROGER                      — Tomara, hein.
LARISSA                   — Ah, aguarde meu bem.
Em Roger olhando para eles.
CORTA PARA:
CENA 18/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Marina e Alice conversando.
ALICE                        — Marina, eu acho que você está passando dos limites, todo dia você tá indo pra balada escondido, daqui a pouco a mamãe e o papai vão descobrir.
MARINA                   — Vai ser melhor assim, Alice. Se eles descobrirem eu não preciso mais sair escondida
ALICE                        — Aí é que você não vai sair nem escondida
MARINA                   — Pelo menos eu não tenho medo, igual a você tem medo em relação a sua paixão pela Karina.
ALICE                        (T; Tampa a boca de Marina) Cala a boca, Marina. Fala baixo.
MARINA                   — Tá vendo, Alice. Afinal de contas, já está chato você ficar admirando a Karina de longe, quando é que você vai tomar a iniciativa de falar com ela?
ALICE                        — Eu não sei, Marina, as coisas são complicadas, eu não sei se a Karina curte também entende, eu não sei se ela gosta de menina ou já ficou com menina, eu não sei.
MARINA                   — Que eu saiba ela é bissexual.
ALICE                        (T; Surpresa) Ela é bi?
MARINA                   — Eu sei disso porque... (T; Confessa de uma vez) eu já fiquei com ela em uma festa.
ALICE                        (T; Chocada) Como é que é? Você é lésbica?
MARINA                   — Eu não sou lésbica, eu sou livre, para de colocar rótulos pelo amor de Deus, eu pego quem me der vontade, sem esse negócio aí de estereótipos.
ALICE                        — Mas você gosta dela?
MARINA                   — Ai, claro que não, Alice. A gente só ficou e pronto, tchau e até quem sabe um dia, agora, no caso, esse dia não vai mais acontecer (T; Ri) e não mesmo (T; Aperta as bochechas de Alice) já que a minha irmãzinha tá apaixonada por ela. Mas agora você já sabe a orientação dela.
ALICE                        — Mas eu ainda estou insegura, Marina.
MARINA                   — Para de ser boba, cara e se joga.
ALICE                        — E eu nem sabia que ela frequentava as baladas que você frequenta, já que ela é toda gótica, toda roqueirinha, eu pensei que ela só fosse em shows e eventos de Rock.
MARINA                   — Então, eu que frequentei o lugar dela (T; Ri) eu frequento de tudo: Indie, Rock, Funk, Eletrônica, Sertanejo, Reggae e vários outros estilos e festas. Agora deixa eu ir tomar uma água porque eu estou morrendo de sede.
Marina se levanta e sai. Alice fica pensativa.
CORTA PARA:
CENA 19/ HOSPITAL/ QUARTO DE MARIZA/ INTERIOR/ DIA
Mariza ali deitada, Geraldo entra e se aproxima. Mariza sorri e Geraldo sorri.
GERALDO                — Quer mesmo conversar comigo?
MARIZA                   — Eu acho que a gente precisa conversar.
Geraldo sorri. Mariza fica feliz.
CLOSE EM MARIZA
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário