Maneiras de Ser - Capítulo 20



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BECK
BEN
BRANDON
EVA/ROBERTA
FERNANDO
GERALDO
HELOÍSA
JOAQUIM
JÚLIA
KARINA
MARINA
MARIZA
MAURÍCIO
MICAEL
PANDORA
RAYSSA
SÉRGIO
VICKI
VINICIUS
VITÓRIA

CENA 01/ COLÉGIO CEI/ QUADRA/ INTERIOR/ DIA
Heloísa e Fernando entram, vemos que a quadra está vazia
FERNANDO             — Aqui é melhor pra gente conversar, sem ninguém por perto, até porque essa conversa é importante, Helô, é necessária pra gente colocar um ponto final nessa história de uma vez por todas.
HELOÍSA                  — (T; Não entende) Como assim colocar um ponto final de uma vez por todas, Fernando? Que conversa é essa? Eu não estou entendendo.
FERNANDO             — A Júlia sabe que você é apaixonada por mim.
HELOÍSA                  — (T; Surpresa) Você contou pra ela?
FERNANDO             — Não, Helô. Ela descobriu sozinha, através de você, através do seu olhar, porque não foi preciso você dizer uma palavra sequer, porque você não consegue mais disfarçar, Heloísa, nem na frente da Júlia.
HELOÍSA                  — Deixa eu ver se eu entendi? Você está me julgando por não estar sabendo disfarçar os meus sentimentos, é isso? Quer dizer então que eu tenho que bancar a atriz fora das telas e começar a atuar na minha própria vida real? Palavras são muito fáceis de serem modificadas, escondidas e falsificadas, mas agora sentimento? Sentimento não é atuável, pelo menos não na vida real.
FERNANDO             — Exatamente, Heloísa, é exatamente isso que eu estou querendo te dizer: você não disfarça mais o seu sentimento. Não consegue nem sequer por um segundo.
HELOÍSA                  — (T; Lágrimas nos olhos) E o que você quer que eu faça?
FERNANDO             — Você eu não sei, mas eu sei o que eu vou fazer. Vai ser melhor pra gente e pra Júlia principalmente. Heloísa, a partir de agora a gente só vai ter uma relação profissional, pode ser? Vai ser melhor assim, quem sabe você me esquece e... (T; Hesita; admite de uma vez) e eu te esqueça também.
Heloísa fica calada, apenas lágrimas caem de seus olhos.
FERNANDO             — (T; Prossegue; não olha para Heloísa) Eu acho melhor assim, Helô. Porque se fosse pra gente ser, a gente teria sido antes da Júlia e depois do Brandon... Mas não deu, isso tudo foi causado por você e eu mesmo concluí isso depois de dias de reflexão.
HELOÍSA                  — (T; Compreende) Eu espero que o meu coração entenda que seja melhor eu te tirar da minha cabeça de fato, até porque é um sentimento que ao mesmo tempo te dá rosas, também te dá vários espinhos e no meu caso: são espinhos. A partir de agora é só através das telas mesmo, só na televisão, com os nossos personagens, chega!!
Heloísa sai com lágrimas nos olhos. Fernando fica pensativo.
CORTA PARA:
CENA 02/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Júlia entra procurando por Fernando, ela avista Rayssa e vai até ela.
JÚLIA                        — Você viu o Fernando?
RAYSSA                   — Não...
JÚLIA                        — Obrigada.
Ela então avista Heloísa entrando no corredor, porém, Helô não a viu, em seguida vemos Fernando entrar, Júlia então olha séria, cria uma situação em sua cabeça, ela então se aproxima de Fernando.
JÚLIA                        — (T; Direta) O que você estava fazendo com a Heloísa?
FERNANDO             — Eu estava conversando com ela.
JÚLIA                        — (T; Com muitos ciúmes) Sobre o quê?
FERNANDO             — (T; Honesto) Sobre o que ela sente por mim, eu decidi colocar um ponto final na nossa amizade. A partir de agora nós teremos apenas um relacionamento profissional, nada mais do que isso, Júlia. Eu fiz isso por você, porque eu quero você e porque eu preciso de você.
Júlia com os olhos cheios de lágrimas beija Fernando, Heloísa avista tudo de longe, Brandon que está se aproximando com as muletas se aproxima de Helô e deduz tudo
BRANDON               — Então é ele, né Helô? É pelo Fernando que você está apaixonada?
Heloísa olha para Brandon sem saber o que dizer, porque o que ele está dizendo é verdade, seus olhos só deixam escapar a lágrimas e Brandon então vira a cabeça achando ridículo e se afasta, Heloísa então fica ali, pensativa, ela então dá mais uma olhada em Júlia e Fernando que agora estão abraçados, Heloísa então sai.
CORTA PARA:
CENA 03/ MANSÃO DE JOAQUIM/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Ben desce as escadas e não está uniformizado, Joaquim que vinha da cozinha o observa e fica sério.
JOAQUIM                 — Por que você não se arrumou ainda? Já estamos atrasados, Ben.
BEN                           — Você está atrasado, eu não, porque eu não vou pra escola hoje.
JOAQUIM                 — (T; Revoltado) Como assim você não vai pra escola hoje, Ben?
BEN                           — Porque eu não estou a fim de ver a Roberta e hoje tem três aulas dela.
JOAQUIM                 — Mais um motivo pra você pisar naquela escola e naquela sala de aula e prestar bastante atenção na aula da Roberta. Porque além de ser a sua professora, ela também é a minha namorada, então é como se ela fosse a sua madrasta, mesmo não circunstancialmente, mas isso não deixa de ser uma realidade.
BEN                           — Pai, deixa eu digerir essa sua escolha. Você e a mamãe se separaram há oito meses, ela foi embora pros Estados Unidos, não responde os meus e-mails e trocou o número de telefone e nem sequer me procurou.
JOAQUIM                 — E você preocupado com a sua mãe sendo que ela está pouco se lixando pra você, Ben. Aí está mais um motivo pra você aceitar a Roberta, será como se ela fosse a sua mãe, só que mais inteligente e mais leal que ela, lógico.
BEN                           — É, só que a beleza não passa abatido também, né pai? A minha mãe é linda, assim como a Roberta, se não for mais né? Até porque a minha mãe é um exemplo de beleza americana, claro que eu não estou querendo desvalorizar as mulheres brasileiras e nem a Roberta, mas a minha mãe tem uns traços de uma deusa e você mais do que ninguém sabe disso, não é mesmo meu pai?
JOAQUIM                 — (T; Querendo fugir da conversa) Quer saber de uma coisa? Quer ir pra escola? Vai! Se não quer, não vai. Mas eu só vou tolerar isso hoje, (T) porque ontem o jantar foi lamentável, Ben, a Roberta ficou muito chateada com a situação, ela queria se aproximar de você e ser a mãe que sua mãe não quis ser!  
BEN                           — Ela que faça o que ela quiser, pai. Porque sinceramente, eu estou pouco me lixando.
Ben sobe as escadas. Joaquim fica pensativo.
CORTA PARA:
CENA 04/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ ESCRITÓRIO DE BECK/ INT/ DIA
Beck escrevendo. Maurício entra
MAURÍCIO               — Já levei as nossas trigêmeas pra escola.
BECK                         — Garantiu que elas guardarão segredo sobre a viagem dos atores para Fortaleza?
MAURÍCIO               — Perguntei até mais do que duas vezes.
BECK                         — Ótimo, estou finalizando aqui o penúltimo episódio, meu amor. Tudo para que tudo dê certo.
MAURÍCIO               — E o nosso menininho?
BECK                         — (T; Coloca a mão na barriga) Está aqui apenas acompanhando o ritmo da mamãe (t) e nós não sabemos se é um menininho, Maurício.
MAURÍCIO               — Vai que é, já que tivemos três meninas, já pensou vir três meninos?
BECK                         — (T; Ri) Aí eu acho que eu vou ter um infarto.
MAURÍCIO               — E eu um infarto de felicidades.
Beck e Maurício se beijam.
CORTA PARA:
CENA 05/ COLÉGIO CEI/ ENSAIO DA BANDA/ INTERIOR/ DIA
Karina, Sérgio, Micael e Vinícius prontos para ensaiarem. Marina e Alice entram e ficam na plateia. Karina começa a cantar a música do Charlie Brown Jr – Céu Azul.
MARINA                   — Hoje você vai dar o seu primeiro passo com a Karina, Alice.
ALICE                        — (T; Nervosa) Ai tô nervosa.
MARINA                   — (T; Ri) Relaxa e eu tenho que admitir que eu vou achar fofíssimo uma patricinha e uma roqueira juntas (T; Faz coração para Alice) Vai ser lindo.
Karina enquanto canta percebe a presença das duas, só que a atenção de Karina vai para Marina, Alice percebe.
ALICE                        — Ela tá olhando pra você, Karina.
MARINA                   — (T; Ri) Que?
ALICE                        — (T; preocupada) E se ela gosta de você, Marina?
MARINA                   — Alice, nós somos trigêmeas incluindo a Vicki, é tudo a mesma cara.
ALICE                        — Mas corações diferentes, sentimentos diferentes e visuais diferentes. As pessoas se apaixonam pelo que a gente é por dentro, sem falar que vocês já ficaram, ela pode estar apaixonada
MARINA                   — Não viaja, Alice, que apaixonada o quê! Isso é coisa da sua cabeça não viaja.
Alice preocupada. O ensaio termina. Karina com os olhos fixos em Marina.
MICAEL                    — Ensaio encerrado!
SÉRGIO                     — Arrasamos de novo.
VÍNICIUS                  — (T; olhando pro relógio) Está quase na hora da aula, galera.
KARINA                    — Podem ir indo, eu vou bater um papo aqui.
SÉRGIO                     — Vai se atrasar, Karina.
MICAEL                    — Vai nada, faltam 10 minutos ainda.
SÉRGIO                     — Tô zoando ela, meu.
VINÍCIUS                  — Então vamos indo.
Vinícius, Sérgio e Micael saem. Karina se aproxima de Marina e Alice
KARINA                    — Fala, Marina.
MARINA                   — E aí, Karina.
KARINA                    — Cê já reparou que os nossos nomes são parecidos? É só mudar uma letra que um pode virar o outro.
MARINA                   — (T; Ri) Nunca reparei não.
Alice incomodada.
MARINA                   — Conhece a minha irmã Alice?
KARINA                    — (T; Olha de cima a baixo) Conheço, é a sua cara, né.
MARINA                   — Temos o mesmo rosto mesmo.
KARINA                    — Mas almas e corações distintos (T) vocês não tem a mesma aura, pois bem, eu espero que a gente possa se encontrar novamente (T; inclui Alice) você também. Eu vou indo, galera.
Karina sai. Alice olha preocupada pra Marina
ALICE                        — Ela gosta de você, Marina.
MARINA                   — Calma, Alice. É claro que não, eu acho que ela percebeu que você gosta dela e estava querendo te enciumar só isso!
ALICE                        — Eu não sei, Marina.
MARINA                   — Vamos pra aula e em casa a gente pensa melhor sobre isso tudo.
Marina e Alice saem.
CORTA PARA:
CENA 06/ HOSPITAL/ QUARTO DE MARIZA/ INTERIOR/ DIA
Geraldo e Mariza conversando
MARIZA                   — Que bom que você veio pra Júlia conseguir ir na aula.
GERALDO                — Eu e ela fizemos um trato, de manhã eu venho e a tarde ela vem.
MARIZA                   — Ela não se irritou por conta do teatro?
GERALDO                — Ela falou que você vivia dizendo que o teatro era a coisa mais importante pra ela e ela disse que o teatro é a segunda coisa mais importante e incluiu que você vem em primeiro lugar.
MARIZA                   — (T; Emocionada) A Júlia foi fundamental para a minha recuperação, sem ela eu não sei o que isso aqui seria, Geraldo.
GERALDO                — Você tem sorte de ter ela e eu e ela temos sorte de ter você.
MARIZA                   — (T; Sorri) Ai Geraldo.
GERALDO                — Eu estou tão feliz que tudo está dando certo.
MARIZA                   — (T; Emocionada) Eu também. Eu também estou.
Mariza e Geraldo se abraçam e se beijam.
CORTA PARA:
CENA 07/ COLÉGIO CEI/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Eva estacionando o carro, ela fala com ela mesma:
EVA                           — Preciso do Ben, ele ter confiança em mim e me querer como sua futura madrasta oficial.
Eva abre a porta do carro e dá de cara com Joaquim. Ela sorri e o beija
EVA                           — Joaquim.
JOAQUIM                 — (T; Triste) Roberta, eu estou preocupado com o Ben.
EVA                           — Por quê?
JOAQUIM                 — Ele não para de pensar na mãe dele que está pouco se lixando pra ele. A Claire foi embora e não dá notícias há oito meses.
EVA                           — Tadinho... Joca, vamos fazer assim/...
JOAQUIM                 — (T; Corta; rindo) Joca?
EVA                           — É o apelido carinhoso que eu resolvi te dar: Joca. (T; Prossegue) eu vou dar um jeito, tá? Eu vou conseguir amolecer o coração do Ben, tudo que eu preciso é de tempo e espaço, eu preciso que você faça uma lista de tudo que ele gosta, o resto você pode deixar.
JOAQUIM                 — Te amo, meu amor.
EVA                           — (T; Falsa) Te amo também.
Se beijam
JOAQUIM                 — Te mando tudo pelo Whatsapp depois.
EVA                           — (T; Sorri) ok.
Joaquim sai. Eva sorri feliz, satisfeita e determinada
EVA                           — Agora o universo está começando a me favorecer!! Com a confiança do Ben, as chances em me tornar Roberta Santorini tem tudo pra progredir.
Na determinação de Eva.
CORTA PARA:
CENA 08/ COLÉGIO CEI/ SEGUNDO ANO A/ INT/ DIA
Rodrigo dando aula. Heloísa conversando com Vitória
VITÓRIA                   — Você acha que não foi melhor assim?
HELOÍSA                  — (T; Triste) Sinceramente? Não. Sabe por quê? Porque eu amo ele e o quero por perto, Vi. (T; Se controlando) eu não sei o que você está pensando de mim, mas o amor nos deixa diferente, nos transforma.
VITÓRIA                   — Ele está pensando na Júlia, Heloísa.
HELOÍSA                  — Eu também pensei no Brandon, e o que eu fiz? Terminei com ele, porque eu sabia que não ia dar certo namorar uma pessoa que você não ama, quer dizer, amava. Já que esse amor todo foi tele transportado para o Fernando.
VITÓRIA                   — (T; Penalizada) E o que você vai fazer?
HELOÍSA                  — Eu vou deixar tudo isso com o tempo e com a vida, vou deixar rolar pra ver o que a vida me reserva.
VITÓRIA                   — Por que você não tenta se apaixonar por outra pessoa? Vai ver se você pelo menos tentar algo com outro alguém as coisas começam a dar certo.
HELOÍSA                  — Com o Brandon não deu certo, eu voltei com ele e terminei de novo.
VITÓRIA                   — Eu estou falando de um novo amor, não de um antigo amor. Vai que dá certo!!
Heloísa fica pensativa e refletiva.
HELOÍSA                  — Eu estou pensando em não amar ninguém, Vi. Eu quero ficar um momento sem me relacionar com ninguém a nenhuma circunstância.
VITÓRIA                   — Não sei porque estou querendo opinar em decisões que são suas. Não cabe a mim.
HELOÍSA                  — Eu não estou te julgando por estar me dando conselhos/...
VITÓRIA                   — (T; Corta) Eu sei, Helô. Mas eu estou falando de mim, da minha vida, faz tempo que eu não me vejo vivendo nada, sabe? Eu nunca mais pisei em uma festa e olha que eu só fui em três a minha vida toda. Sei lá, eu estou procurando alguma coisa pra viver, alguma emoção sequer, entende?
HELOÍSA                  — Ah, Vi, você não prefere o sossego?
VITÓRIA                   — (T; Sorri) Eu prefiro o ritmo e o movimento.
HELOÍSA                  — Entendi.
As duas sorriem.
CORTA PARA:
CENA 09/ COLÉGIO CEI/ SEGUNDO ANO B/ INTERIOR/ DIA
Eva diante da classe. Júlia de olho nela.
EVA                           — Todo mundo de olho no quadro agora e copiando os exercícios
VICKI                        — Você não vai explicar de novo?
JÚLIA                        — É. Você não vai?
VICKI                        — Você sempre esquece professora Roberta.
EVA                           — Depois eu explico. Agora copiem.
Eva se senta. Júlia olha pra Rayssa
RAYSSA                   — Quer ajuda?
JÚLIA                        — Não. Eu só queria saber se você acha o mesmo que eu
RAYSSA                   — O que você acha?
JÚLIA                        — Que a professora Roberta não parece saber nenhum conteúdo da escola.
RAYSSA                   — Impossível, ela é formada, tem que saber.
Júlia fica pensativa.
JÚLIA                        — (T; Para si) Será que ela é formada mesmo?
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Eva terminando de explicar olhando para o livro, Júlia atenta.
KARINA                    — (T; Comentando com Júlia) Eu nunca consigo entender o que a Roberta explica.
MICAEL                    — (T; Também comenta com Júlia) Tendi nada.
JÚLIA                        — (T; Desconfiada) E ela sempre explica lendo o livro... Estranho.
KARINA                    — Verdade, ela sempre está com o livro na mão.
SÉRGIO                     — (T; Tentando entender) Prestem atenção!
O sinal bate. Todos começam a sair, Fernando vai até Júlia
FERNANDO             — Vamos, Júlia?
JÚLIA                        — (T; Atenta com Eva) Eu preciso conversar com a professora Roberta.
FERNANDO             — Te espero lá fora então.
JÚLIA                        — Ok.
Júlia se aproxima de Eva
EVA                           — (T; De saco cheio) O que você quer?
JÚLIA                        — Cadê a paciência com os alunos, Roberta?
EVA                           — Agora acabou a aula, meu bem, agora é pra casa e tchau.
JÚLIA                        — Pra casa e tchau? Mas eu tenho dúvidas
EVA                           — Você deveria ter perguntado na hora da aula.
JÚLIA                        — Mas parece que na hora da aula você estava lendo e relendo esse livro pra entender o conteúdo, Roberta!
Reação de Eva.
EVA                           — O que você está querendo dizer, garota?
JÚLIA                        — Nada não, eu só tenho dúvidas mesmo.
EVA                           — Tire na próxima aula.
JÚLIA                        — Pode ter certeza que eu vou tirar, até mais.
Júlia sai. Eva olha séria
EVA                           — Um problema a mais!
Na preocupação de Eva.
CORTA PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INT/ DIA
Pandora descendo as escadas. Ela atende o celular
PANDORA                — (T; Ao cel) Alô? Olá Maurício. Um pedido de autorização? (T) Viagem pra Fortaleza? Por mim está liberado, eu acho que a Heloísa vai gostar. Ok então, tchau.
Pandora desliga.
CORTA PARA:
CENA 11/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Júlia andando reflexiva.
JÚLIA                        — A Roberta não é formada em matemática!!!!
Na ideia de Júlia.
CLOSE EM JÚLIA
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário