Maneiras de Ser - Capítulo 22



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BECK
BRANDON
EVA/ROBERTA
FERNANDO
GERALDO
HELOÍSA
JÚLIA
KARINA
LETÍCIA
MARCELO
MARINA
MARIZA
MICAEL
PANDORA
RAYSSA
RODRIGO
SÉRGIO
VICKI
VINICIUS
VITÓRIA

CENA 01/ COLÉGIO CEI/ QUADRA/ INTERIOR/ DIA
Continuação imediata. Heloísa diante de Júlia.
HELOÍSA                  — Pra falar a verdade: no primeiro momento que você me procurou hoje, eu imaginei que você quisesse falar desse assunto.
JÚLIA                        — A gente precisa colocar as coisas às claras, né Helô? Em primeiro lugar eu quero te fazer uma pergunta: por que o Fernando?
Heloísa olha sem saber o que dizer, hesita, Júlia esperando por uma resposta.
HELOÍSA                  — Eu acho que a pergunta deveria ser outra, Júlia, tipo: por que eu?
Júlia não entende.
HELOÍSA                  — Eu não escolhi me apaixonar pelo Fernando. Foram os meus sentimentos que escolheram e eu não sou capaz de controlar esses sentimentos. Mas aí você deve estar se perguntando sobre o que eu disse anteriormente: “por que eu?”. Aí nesse caso eu falo da vida. Eu me pergunto por que a vida me escolheu pra passar por essa situação?
JÚLIA                        — Aí eu devolvo pra você: por que a vida escolheu fazer a minha mãe sofrer aquele tumor? Aí eu te pergunto também: por que a vida está me fazendo passar por essa situação de ter que viver um quase “triangulo amoroso”, já que segundo o Fernando o amor que ele tinha por você não existe mais, mas o amor que ele tem por mim existe e o amor que eu tenho por ele existe.
HELOÍSA                  — Aí eu te pergunto de novo, te faço a mesma pergunta, ligando a este assunto, ao foco da nossa conversa: por que eu? Sendo que segundo você e ele mesmo disseram, vocês se amam e eu estou sobrando aqui, implorando pra vida me deixar amar outro alguém, sendo que ela não colabora comigo.
JÚLIA                        — Às vezes a vida tá querendo te ensinar alguma, Heloísa.
HELOÍSA                  — Talvez, ela queira me ensinar que o amor não existe.
JÚLIA                        — Não, isso não é verdade. Porque o amor que eu tenho pelo Fernando e o Fernando tem por mim existe.
Heloísa olha para Júlia. Hesita.
HELOÍSA                  — (T; Decide jogar tudo no ventilador) Aí é que você se engana, Júlia. O Fernando não te ama, pelo menos, não ainda.
Reação de Júlia: surpresa, chocada, não querendo acreditar.
JÚLIA                        — Do que é que você está falando, Heloísa?
HELOÍSA                  — Eu estou falando que ontem ele me procurou, Júlia, ao mesmo tempo que ele disse para termos um relacionamento apenas profissional, ele me disse que esse tempo ia ser bom para eu esquecê-lo (Tempo) e para ele me esquecer também.
Os olhos de Júlia se enchem de lágrimas.
JÚLIA                        — Por que você está fazendo isso, Heloísa? Por que você tá mentindo pra mim desse jeito? (T; Grita) Você não aceita que ele não te ama e está inventando tudo isso pra me atingir e/...
HELOÍSA                  — (T; Grita mais alto) Se você não acredita em mim por que você mesma não pergunta pra ele, Júlia? Você vai saber se ele está mentindo ou não, o olhar entrega, o nervosismo entrega, os sentimentos entrega (T) então vai lá e tira a prova você mesma.
Os olhos de Heloísa se enchem de lágrimas.
JÚLIA                        — (T; Irritada) Por que isso, Heloísa?
HELOÍSA                  — (T; Irritada) Eu te devolvo a pergunta, por que isso, Júlia?
JÚLIA                        — O que você acha que isso aqui é? O que você acha que o nosso relacionamento é? O nosso relacionamento tem tudo/...
HELOÍSA                  — (T; Corta) Falta amor de uma das partes, então vocês não tem tudo.
JÚLIA                        — (T; Furiosa) Cala a boca, Heloísa. Cala a sua boca.
HELOÍSA                  — Você não aguenta ouvir a verdade, né Júlia? Você sabe que é verdade, mas quer negar pra você mesma... E ainda por cima quer me fazer ser a vilã da história.
JÚLIA                        — Você tá arrumando esse posto sozinha!
HELOÍSA                  — Eu sou humana, Júlia. Assim como você também é. Eu não sei se eu tô certa ou se eu tô errada, eu realmente não sei, mas eu sei que estou fazendo o certo em te contar a verdade. (T; Chora) Parece que não, mas está sendo difícil pra mim também, assim como eu sei que está sendo difícil pra você. Não é só uma que está sofrendo nessa história não, existe os nossos dois lados da história, Júlia.
Heloísa sai. Júlia fica ali chorando.
CORTA PARA:
CENA 02/ COLÉGIO CEI/ BANHEIRO FEMININO/ INTERIOR/ DIA
Rayssa entra, ela ouve alguma menina vomitando, ela então estranha, ela decide abrir uma das portas e vê Vicki ali, vomitando.
RAYSSA                   — (T; Preocupada) Está tudo bem?
VICKI                        — (T; Vê Rayssa ali e se irrita) O que você está fazendo? Veja essa porta, garota! Cadê a minha privacidade, sua intrometida.
Rayssa fecha a porta rapidamente, mas fica ali do lado de fora.
RAYSSA                   — Desculpa, você quer que eu pegue alguma coisa pra você?
VICKI                        — Eu quero que você me deixe em paz!! Só isso, Rayssa.
RAYSSA                   — Mas eu estou preocupada com você e se você estiver comido alguma coisa estraga ou sei lá o quê?
VICKI                        — Eu estou bem, garota! Agora me deixa em paz, por favor!!
RAYSSA                   — Tá bom então.
Rayssa sai. CAM entra no banheiro em que Vicki está e ela olha preocupada
VICKI                        — Que estranho esses enjoos.
Na preocupação de Vicki.
CORTA PARA:
CENA 03/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Fernando entra, Júlia o avista e vai até ele.
JÚLIA                        — A gente precisa conversar agora!
FERNANDO             — Ok...
Os dois saem e passam por: Alice e Marina que estão conversando, ficamos com elas.
MARINA                   — Vai ter o grito do Rock hoje, a Karina com certeza vai.
ALICE                        — Eu não sei se eu quero tentar, Marina... Pelo visto ela está apaixonada por você e isso é praticamente evidente.
MARINA                   — Esquece isso, Alice e foca em conquistar a Karina de vez por favor.
ALICE                        — Você vai comigo?
MARINA                   — Vou. Vamos juntas. Nós duas.
ALICE                        — Marina...
MARINA                   — Relaxa, vai dar tudo certo.
Na confiança de Marina.
CORTA PARA:
CENA 04/ COLÉGIO CEI/ SALA DOS PROFESSORES/ INT/ DIA
Letícia lendo e tomando um café. Rodrigo entra e vai até ela.
LETÍCIA                    — Oi meu amor.
RODRIGO                 — Vamos aproveitar que não tem ninguém.
Rodrigo beija Letícia.
LETÍCIA                    — Você sabia que a Roberta e o Joaquim estão namorando?
RODRIGO                 — (T; Surpreso) Estão?
LETÍCIA                    — Estão, mas ok, né! Temos um casal.
RODRIGO                 — Mas vamos deixa-los de lado e vamos falar da gente, por favor?
LETÍCIA                    — Sobre o que, Rodrigo?
RODRIGO                 — Sobre você almoçar lá em casa amanhã? Conhecer as minhas filhas/...
LETÍCIA                    — Eu já conheço as suas filhas, Rodrigo.
RODRIGO                 — Só que agora você vai conhecer como a minha namorada, olha só, mais emocionante, mais legal.
Letícia sorri.
LETÍCIA                    — Tá bom. Já está na hora mesmo.
RODRIGO                 — Então tá!
Os dois sorriem um para o outro e se beijam.
CORTA PARA:
CENA 05/ COLÉGIO CEI/ QUADRA/ INTERIOR/ DIA
Júlia e Fernando frente a frente.
JÚLIA                        — (T; Irritada) Fale a verdade sem mentir pra mim, Fernando. Por favor, não minta, porque se você mentir eu vou ficar/... (T; Ia falar um palavrão mas não fala) Fernando, você é apaixonado pela Heloísa? Não mente pra mim, porque ela mesma me disse isso, hoje, quando a gente estava conversando.
FERNANDO             — (T; Preocupado) Você estava conversando com a Heloísa?
JÚLIA                        — (T; Grita) Me responde, Fernando.
Fernando olha para baixo, hesita, Júlia então percebe tudo.
JÚLIA                        — Mas é claro que é (T) eu sou uma idiota/...
FERNANDO             — (T; Corta) Não, você não é uma idiota. Eu disse pra Heloísa que eu quero esquecê-la porque eu quero você/...
JÚLIA                        — (T; Corta) Você está me usando e usando o meu amor pra esquecer a Heloísa!
FERNANDO             — É claro que não, Júlia. Isso não é verdade, porque eu quero amar você, porque eu sinto que você é a pessoa da minha vida. Eu te quero, Júlia. Eu só quero você e eu estou esquecendo a Heloísa de vez, Júlia.
Júlia apenas olha para Fernando com os olhos cheios de lágrimas, Fernando se aproxima de Júlia e a abraça.
FERNANDO             — Eu quero amar você, Júlia. Só você.
Júlia chora.
JÚLIA                        — E se você não conseguir?
FERNANDO             — Quem disse que não está dando certo?
Júlia sorri, Fernando a beija. Tempo no momento deles.
CORTA PARA:
CENA 06/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INT/ DIA
Pandora descendo as escadas. Heloísa entra, Pandora se assusta
PANDORA                — Por que você está aqui?  Não era pra você estar na escola, filha?
HELOÍSA                  — (T; Chorando) Eu não tenho cabeça pra assistir aula, mãe.
PANDORA                — (T; Preocupada) O que é que está acontecendo, Heloísa?
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Pandora e Heloísa sentadas no sofá.
PANDORA                — Meu Deus, Heloísa. Que situação é essa!!
HELOÍSA                  — A situação que a vida insistiu em me colocar, mãe. A vida tá me surpreendendo cada vez mais e mais.
PANDORA                — Helô...
HELOÍSA                  — Eu estou tão/...
PANDORA                — Eu quero que você deite e descanse, você precisa esfriar a mente. Afinal de contas amanhã você vai viajar, né Helô! Amanhã é a sua viagem pra Fortaleza com o elenco.
HELOÍSA                  — (T; Preocupada) E essa viagem ainda vai me deixar mais perto do Fernando, mãe!!
PANDORA                — Eu não quero que você pense nesse garoto, Heloísa. Você vai descansar e vai ser agora.
Pandora e Heloísa sobem as escadas.
CORTA PARA:
CENA 07/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Júlia andando, Eva a avista e se aproxima.
EVA                           — Júlia, será que a gente pode conversar?
JÚLIA                        — (T; Séria) Claro, professora.
Eva se aproxima de Júlia.
EVA                           — Eu quero entender qual é a sua implicância toda comigo, garota.
JÚLIA                        — (T; Surpresa) Implicância? Como assim, Roberta?
EVA                           — Eu quero entender por que você está fazendo isso?
JÚLIA                        — (T; Irritada) Porque eu te acho uma péssima professora e eu não consigo aprender matemática com você. Aprendo mais por vídeo aula do que com você.
EVA                           — (T; Aliviada) Só isso?
JÚLIA                        — (T; Mente) Só isso!
EVA                           — (T; Disfarça) Irei melhorar. Prometo, me passe sua lista de sugestões.
Eva sai. Júlia olha preocupada
JÚLIA                        — Ela estava desconfiada, mas acho que consegui escapar.
CAM agora segue Eva que vai andando aliviada.
EVA                           — Era só chatice de aluno e eu me preocupando à toa.
Eva entra na sala dos professores.
CORTA PARA:
CENA 08/ CASA DE MARIZA/ SALA/ INTERIOR/ DIA
Geraldo e Mariza entrando.
MARIZA                   — Como é bom estar de volta.
GERALDO                — Foram bons dias de recuperação.
MARIZA                   — Ai eu estou tão feliz em estar de volta.
GERALDO                — Uma nova vida e um novo recomeço.
Mariza e Geraldo se beijam.
CORTA PARA:
CENA 09/ COLÉGIO CEI/ SEGUNDO ANO A/ INTERIOR/ DIA
Alunos na sala, Eva dando aula. Vamos para Brandon que conversa com Vitória.
BRANDON               — Helô faltou?
VITÓRIA                   — Eu tinha visto ela no colégio.
ALICE                        — (T; Entrando na conversa) Ela foi embora.
VITÓRIA                   — Você sabe o motivo, Alice?
ALICE                        — Não... Eu só a vi indo embora.
VITÓRIA                   — Estou preocupada agora.
BRANDON               — Não deve ser nada demais, Vitória.
VITÓRIA                   — Será? Estou preocupada.
BRANDON               — A Helô adora fazer drama.
VITÓRIA                   — (T; Ignora Brandon; a Alice) Ela estava triste, feliz, zangada, alguma coisa?
ALICE                        — Normal, Vi.
BRANDON               — Falei que ela foi embora por drama.
VITÓRIA                   — Ai Brandon fica quieto.
EVA                           — (T; Grita) Silêncio, prestem atenção.
Eva volta a explicar.
CORTA PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE PANDORA/ SUÍTE DE HELOÍSA/ INT/ DIA
Heloísa deitada, sem conseguir dormir, ela então se levanta e pega um porta-retrato: ela, Pandora e Jorge.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Heloísa com o celular na orelha.
SECRETÁRIA ELETRONICA       — Essa chamada está indo para a caixa/...
Heloísa desliga.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Heloísa de olho na tela do computador, ela está indecisa se liga ou não liga para Fred. Ela olha indecisa, mas fecha a tela do computador.
CORTA PARA:
CENA 11/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SUÍTE/ INTERIOR/ DIA
Beck no espelho sorridente.
BECK                         — (T; Com a mão na barriga) E eu já estou grávida de dois meses.
Beck dá uma rodadinha feliz.
BECK                         — Será a primeira ultrassom depois de todas as outras consultas.
Na felicidade de Beck.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 12/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Beck descendo as escadas, quando chega mensagem no seu celular
WHATSAPP:
DOUTORA: REBECCA, POSSO ADIAR A ULTRASSOM PARA SEXTA-FEIRA À TARDE?
Beck olha triste para a tela do celular e digita:
WHATSAPP:
BECK: OK.
DOUTORA: ÀS 15:30.
BECK: OK.
Beck olha triste.
CORTA PARA:
CENA 13/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Todos saindo com mochila nas costas. Karina vai andando com Sérgio, Micael e Vinicius.
VINICIUS                  — Vamos ensaiar?
KARINA                    — Amanhã tem prova, galera. E a nossa cola naquele dia não deu certo, né?!
SÉRGIO                     — Ninguém fez a cola.
KARINA                    — Pois é, todo mundo se esqueceu da prova, isso sim.
MICAEL                    — A gente podia ensaiar.
KARINA                    — Mas a gente pode dar um jeito da nossa cola dar certo dessa vez, já que a semana de provas foi adiada pra semana que vem e amanhã só vai ter a prova da professora Letícia porque ela odeia esperar. Sorte do Fernando que vai viajar.
SÉRGIO                     — Você nem ia falar da cola da prova naquele dia, né Karina?
KARINA                    — Eu estava com uma galera. Mas agora o esquema é nosso.
MICAEL                    — (T; Olhando o mural) A prova foi adiada pra semana que vem, deve ser por conta da Vitória, da Helô e do Fernando que vão pra Fortaleza amanhã.
KARINA                    — Mais tempo pra gente pensar.
Vitória se aproxima.
VITÓRIA                   — O grupo do WhatsApp tá feito dês daquele dia.
KARINA                    — Então a gente as informações de lá.
MICAEL                    — Tomara que dê tudo certo.
VITÓRIA                   — Tomara mesmo que eu vou morrer se eu tiver que estudar nessa viagem, já basta os roteiros da série que eu tenho que decorar.
VINICIUS                  — Então a gente vai mandando as informações de lá.
SÉRGIO                     — Já é.
Todos sorriem e saem.
CORTA PARA:
CENA 14/ COLÉGIO CEI/ SALA DOS PROFESSORES/ INTERIOR/ DIA
Letícia, Rodrigo, Eva e Marcelo ali.
LETÍCIA                    — Semana de provas adiada pela segunda vez.
MARCELO               — Sim, será semana que vem, a partir de segunda-feira mesmo, não mais na sexta como fazíamos antigamente.
RODRIGO                 — Acho tão melhor assim.
LETÍCIA                    — Os alunos vão colar, preciso arrumar um método.
MARCELO               — Você é inteligente, Letícia. Com certeza vai arrumar.
EVA                           — Eu vou dar um jeito de arrumar um método também. Provas diferentes, né?
LETÍCIA                    — Esse método todo mundo usa, mas precisamos usar uns três ao mesmo tempo, mas temos tempo pra pensar.
MARCELO               — Então enquanto vocês pensam, eu vou arrumar outro método de descansar, com licença.
Marcelo sai.
RODRIGO                 — O Marcelo como diretor da escola, deveria nos ajudar.
EVA                           — Eu não o julgo tanto, aliás até concordo em partes.
RODRIGO                 — Agora a gente precisa pensar em um método.
EVA                           — A gente vai pensar, agora eu tenho que ir.
Eva se levanta e sai. Rodrigo e Letícia se olham e se beijam.
CORTA PARA:
CENA 15/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA
Mariza e Júlia almoçando.
JÚLIA                        — Eu estou tão feliz que está dando tudo certo.
MARIZA                   — Eu também, Helô. Eu estou muito feliz.
Júlia olha pela janela.
JÚLIA                        — O carteiro chegou (T; Prosseguindo o assunto) Mas a senhora precisa repousar e comer alimentos leves.
MARIZA                   — Eu sei, Júlia, eu estou cuidando disso.
JÚLIA                        — Vou pegar as correspondências.
Júlia sai, enquanto Mariza coloca mais comida no prato, Júlia volta com as cartas na mão.
MARIZA                   — Deixa eu dar uma olhada nessas correspondências.
Mariza pega e vai passando, até avistar uma do seu plano de saúde, ela então olha preocupada.
MARIZA                   — (T; Lê) Aviso importante (T) É do meu plano de saúde.
Mariza abre a carta e seus olhos enchem de lágrimas.
JÚLIA                        — (T; Preocupada) Que cara é essa?
MARIZA                   — O plano de saúde não cobriu a cirurgia. Ou seja, eu devo uma fortuna pro hospital.
Júlia olha preocupada. Mariza desesperada.
CLOSE EM MARIZA
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário