De Volta Pra Casa - Capítulo 21



Novela de Eric Carvalho Cattin

Capítulo 021

NO CAPÍTULO ANTERIOR...

MORRO DA PEDRA

JP, BETA E VARIOS CARAS DA QUEBRADA DESCEM PARA O CENTRO DE PEDRA ROSA COM ARMAS E PEDAÇOS DE PAU.

DONA VERUSKA E CREUZA SAEM NA PORTA DO HOTEL PARA VER O CARRO CHIQUE QUE PAROU (instrumental Rabiosa – Shakira) SHAKIRA (Juliana Alves) DESCE DO CARRO TODA METIDA ARRUMANDO OS CABELOS.

SHAKIRA – É nisso aqui que vou me hospedar?

DONA VERUSKA – Boa noite a senhora deve ser Shakira? Seja bem vinda.

SHAKIRA – Querida quero saber onde vai ser o show de um tal prefeito que vai tomar posse hoje?

DONA VERUSKA (irônica)  – É logo ali na frente, está vendo um palco ali? Então é ali!

SHAKIRA – Senti um tom de ironia nas suas palavras querida, onde está o proprietário dessa espelunca?

DONA VERUSKA – Eu sou a proprietária da espelunca! Alias você é bem diferente da Shakira que estou acostumada a ver na tv.

SHAKIRA – Querida sou Shakira de Vila Arménia conhece? Pois então já fui dançarina da Shakira da Colombia, ela foi em minha casa pessoalmente me convidar para ser sua dançarina, e isso não é para qualquer um não entendeu? Agora não me enche o saco, preciso saber onde é minha suíte preciso me preparar para o show.

DONA VERUSKA (sarcástica) – Creuza? Leve a senhorita Shakira de Vila Arménia até a suíte.

CREUZA – Tudo eu! Vem dona Shakira vou te acompanhar! (elas sobem)

DONA VERUSKA – Cada um que se hospeda aqui eu hein!

PREFEITO GENIVALDO E ALZIRA CHEGAM NA PRAÇA E SOBEM NO PALANQUE

PREF. GENIVALDO – Boa noite caros eleitores, hoje venho com imenso prazer receber a posse do meu segundo mandato que graças a vocês me foi concedido.

CORTA IMAGEM PARA JP E BETA CHEGANDO COM OS CAPANGAS

JP – O que ta rolando lá na praça Beta?

BETA – É a tal posse do prefeito tá todo mundo lá!

JP (sorri) – Melhor ainda cê é loco! É hoje que o pau vai moer nessa cidade, vou ensinar esses cozidos a me respeitar!

FIQUE AGORA COM O CAPÍTULO VINTE E UM...

ESPETO OLHA PARA CIMA DA RUA E VÊ A GANGUE DE JP

ESPETO (preocupado) – Isso não é boa coisa!

JP – Bora dar uma lição nesses cozidos ai rapaziada! Quebrem tudo o que ver pela frente! Cai dentro!!! (ele sorri)

A GANGUE DESCE A RUA GRITANDO.

PREF. GENIVALDO – Que barulho é esse? (ele deixa o microfone ao ver a gangue) Meu Deus!

ALZIRA (assustada) – O que é isso Valdinho? Quem são esses marginais?

PREF. GENIVLADO – Não sei meu bem, mas vamos sair daqui porque boa coisa não deve ser, a oposição devem ter mandado esses marginais para acabar com minha festa! Vamos Alzira corre!

A GANGUE CHEGA NO CENTRO DE PEDRA ROSA E COMEÇAM A QUEBRAR TODAS AS VITRINIS DE LOJAS E DE TODO O COMÉRCIO, A POPULÇAÕ COMEÇA A CORRER DESESPERADA, A POLICIA CHEGA RAPIDAMENTE PARA TENTAR CONTER OS MARGINAIS.

DONA VERUSKA E CREUZA ENTRAM PARA DENTRO DO HOTEL E TRANCAM AS PORTAS, E OUVEM OS BARULHOS DE VIDRO QUEBRANDO E MUITOS GRITOS...

DONA VERUSKA – Meu Deus o que esses marginais querem com isso?

CREUZA (medo) – Eles vão acabar com tudo Dona Veruska!

DONA VERUSKA – Eles que não são loucos de entrarem aqui em meu hotel que parto eles ao meio!

AEROPORTO DO RIO DE JANEIRO / NOITE (som Natural – Imagine Dragons)

VANESSA DESEMBARCA E TOMA UM TAXI, ELA SENTA-SE NO BANCO DO TAXI E OLHA PELA JANELA.

VANESSA – Que saudade que eu estava dessa cidade! (ela sorri) Pena que meu Miguel não veio junto!

VANESSA SE HOSPEDA NO COPACABANA PALACE, ELA ENTRA NO QUARTO PEGA UM CHAMPANHE E OLHA A PRAIA PELA JANELA, UMA CAMAREIRA BATE NA PORTA, VANESSA ABRE A PORTA

VANESSA – O que foi criatura?

CAMAREIRA – Desculpe incomoda-la senhora, vim conferir se está tudo do seu gosto.

VANESSA – Jamais! Nunca que esse hotelzinho de quinta ficaria ao meu gosto, e outra, vocês deveriam conferir isso antes do hospede chegar não acha? Bando de incompetentes! Olha vai procurar alguma coisa pra você fazer ao invés de vir me encher o saco!  (ela bate a porta na cara da moça) Isso que dá voltar para o Brasil, tinha me esquecido de como esse povo é idiota! Agora preciso descansar pra amanhã começar a trabalhar nessa tal de Campello, Miguel só me coloca em fria também, bom mas por ele eu faço tudo! Tudo! (sorri)

MANSÃO NEGRINI/ SALA/ NOITE
JULIA CHEGA DA RUA

LANA – Posso saber onde a bonita estava?

JULIA (raiva) – Ihhh mãe nem começa, me deixa em paz! Que saco inferno de casa! (ela sobe para seu quarto)

VITÓRIA – Você ainda vai acabar apanhando dessa pirralha!

LANA – Não fale assim da sua neta! É a adolescência mãe todos já passamos por isso um dia.

VITÓRIA – Sei bem o trabalho que você me deu na sua minha querida.

LANA – Está falando de que? Por que eu nunca te dei trabalho nenhum, ah já sei deve está falando do Miguel?

VITÓRIA (bate na madeira) – Deus me livre não gosto nem de ouvir esse nome, esse favelado deve está queimando no inferno a essas horas.

LANA (triste) – Muito estranha a morte dele né? Como pode ter caído de um penhasco de bicicleta? Muito sei lá, não era do feitio do Miguel andar de bike ainda mais por aqueles lados.

VITÓRIA – Não sei, e nem quero saber desse favelado a única coisa que sei é que graças ao meu bom Deus estamos livres dele, aliás Deus foi bem generoso com a gente, afinal tirou essa criatura de nossas vidas. Bom vou dormir que ganho mais, boa noite minha filha! (ela sai)

LANA COMEÇA A LEMBRAR DOS MOMENTOS QUE PASSOU COM MIGUEL DESDE O ATENTADO AS TORRES GÊMEAS ATÉ O ÚLTIMO DIA EM QUE ESTEVE COM ELE. (som Because of You – Kelly Clarkson)  

LANA – Lana, Lana esquece o Miguel ele se foi, meu grande amor se foi! (lagrimas caem de seus olhos)

IMAGENS AÉREAS DE PEDRA ROSA/ INSTRUMENTAL SUSPENSE
A POLICIA ENTRA EM CONFRONTO COM A GANGUE DE JP E COMEÇAM A TROCAR TIROS... VÁRIAS PESSOAS CORREM DESESPERADAS, VÁRIOS TIROS ATIGEM AS CASAS, COMERCIOS  E CARROS...

ESPETO (medo) – Cê é louco mano, vou é vazar daqui antes que sobra pra mim!

ESPETO SAI DE TRÁS DO CARRO EM QUE ESTAVA ESCONDIDO, ELE CORRE PARA CASA MAS AO ATRAVESSAR A RUA ACABA SENDO ATINGIDO POR UM DOS TIROS... ESPETO CAI NO CHÃO (câmera lenta) AO IR CAINDO UM FIKME PASSA EM SUA FRENTE DE SEUS MOMENTOS ALI EM PEDRA ROSA COM SUA MÃE HILDA, MIGUEL E JOCA... (instrumental triste) ESPETO CAI NO CHÃO COM A BOCA SANGRANDO, E COM AS VISTAS EMBAÇADAS ELE VÊ VÁRIAS PESSOAS CORRENDO E OUVE MUITOS TIROS, SUAS VISTAS VÃO ESCURECENDO... ESPETO FECHA OS OLHOS E MORRE.

JP (desesperado) – Bora recolher rapaziada, vamo vazar os home tá vindo com tudo pra cima de nós, bora vazar!

APOLICIA USA BOMBAS DE GÁS EFEITO MORAL E A GANGUE DE JP VAI SE DISPERSANDO, MUITOS SÃO PRESOS, OUTROS SÃO BALEADOS E MORTOS, JP E BETA CORREM E VOLTAM PARA O MORRO.

DONA VERUSKA (olhando pela janela) – Meu Deus Creuza, tem um homem caído no meio da rua acho que está morto.

CREUZA (assustada) – Minha nossa senhora Dona Veruska sai dessa janela, a senhora pode ser atingida por um tiro.

(instrumental Rabiosa – Shakira)
SHAKIRA CHEGA NA RECEPÇÃO TODA ARRUMADA.

SHAKIRA – Uai por que essa porta está fechada? Vamos abra que tenho que ir para o meu show.

CREUZA E DONA VERUSKA OLHAM PRA ELA.

SHAKIRA – Estão esperando o que lerdezas? Vamos já estou atrasada!

CREUZA – Você vai a que show? Porque lá fora está uma guerra só! Não vai ter mais show minha querida.

SHAKIRA – Como assim não vai ter mais show sua tampinha? Vim de uma turnê em Londres para fazer um show nesse fim de mundo, e agora vem me dizer que não vai ter mais show?

DONA VERUSKA – Olha minha querida se quiser ir lá fora conferir eu até te empurro para ir mais rápido, mas não te garanto que vá voltar viva! E ai o que vai querer?

SHAKIRA – Que uó viu, vou voltar para a espelunca daquela suíte em que me colocaram, amanhã farei meu checkout, com licença! (ela sai toda metida)

CREUZA – Que purgante essa Shakira do Paraguai hein Dona Veruska!

DONA VERUSKA – Essa daí não tem nem onde cair morta e se acha a rainha da cocada preta! Bom Creuza acho que o pior já passou, pode abrir as portas, afinal não podemos perder hospedes por conta desse tiroteio, depois que caiu essa pedra rosa ai na praça nosso hotel está bombando!


INTERVALO – ABERTURA DA NOVELA


(Som All out of love – Air Suplly)
IMAGENS DE PEDRA ROSA AMANHECENDO… A POPULAÇÃO LIMPAM A SUGEIRA DEIXADA PELO ATENTADO DA GANGUE DE JP…
CASA LUCIA/ SALA

LUCIA – Ai meu filho fiquei com um medo deles atacarem meu salão.

ANDER – Mãe você paga a taxa de segurança para eles, eles não iam atacar seu salão.

LUCIA (Abraça Ander) – Estou tão feliz meu filho hoje vou inaugurar meu salão que tanto lutei para ter! Vamos lá comigo meu filho?

ANDER – Claro que sim né mãe, não achou que eu fosse perder essa inauguração que é seu grande sonho? Bora vamos agora!

LUCIA E ANDER VÃO ATÉ O SALÃO (som Don´t GIVE UP ON ME – ANDY GRAMMER) LUCIA TODA EMOCIONADA AO ABRIR O SALÃO, ELA E ANDER CORTAM A FITA VERMELHA, DONA VERUSKA CHEGA E ABRAÇA A AMIGA.

DONA VERUSKA – Meu Deus, estou impressionado, digo impressionada como ficou lindo seu salão Lucia, meus parabéns você merece!

ANDER RECEBE UM EMAIL AO ABRIR ELE PULA DE ALEGRIA

LUCIA – O que foi meu filho?

ANDER – Mãe fui aprovado no vestibular e ganhei a bolsa do Ribeiro de Sá! Vou estudar em uma das melhores faculdades do Rio de Janeiro! (ele abre os braços)

LUCIA – Oh meu filho que noticia maravilhosa! (ela corre e o abraça) Isso merece um brinde, vem gente vamos dar um brinde ao meu filho que acaba de ser aprovado no Ribeiro de Sá! Meu filho vai  fazer faculdade minha gente! (gritando)

LUCIA ABRAÇA ANDER E O BEIJA NA TESTA, AO SAIR DO ABRAÇO ELA VÊ TIÃO NA PORTA DO SALÃO.

TIÃO (aplaude) – Parabéns família, pelo visto estão muito bem sem mim aqui hein? Não sentiram minha falta não?

LUCIA (chocada) – O que você está fazendo aqui Tião?

TIÃO – Oras, voltei para minha família, para minha casa... afinal é aqui que eu moro como não foram me ver na cadeia eu resolvi vir até vocês fazer essa surpresinha.

ANDER – Vai embora, minha mãe e eu não te quer aqui!

LUCIA – Tião, por favor, vai embora eu não quero confusão logo no primeiro dia do meu salão! Então por favor, vai embora!

TIÃO – Olha esse moleque se saiu igual a você hein, e tem a mesma cara de tonto feito a sua!

DONA VERUSKA – Vai embora daqui traste ninguém aqui quer você por perto não reparou não?

TIÃO – O do avesso é melhor ficar na tua hein se não...

DONA VERUSKA (engrossa a voz) – Se não o que? É melhor você vazar daqui antes que eu te coloque a ponta pés na rua!

TIÃO – Eu vou sim, mas estou indo é pra nossa casa viu meu amor!  Deixei minhas malas lá na porta e vim aqui te dar um oi, mas já estou voltando, tchauzinho! (ele sai)

LUCIA (senta-se no sofá) – Ai não acredito que esse pesadelo vai começar de novo.

DONA VERUSKA – Desta vez você coloca ele na cadeia, não deixe se levar por ele como da outra vez minha amiga, você não pode abaixar a cabeça para esse traste!

ANDER – Do que vocês estão falando? O que meu pai fazia com você mãe?

LUCIA – Nada meu filho, vamos continuar nossa comemoração aqui, pois você vai ser um universitário! (ela o abraça preocupada)

TIÃO CAMINHA PELA PRAÇA (instrumental suspense) E TODOS OLHAM FEIO PARA ELE E COMENTAM UM COM O OUTRO.

TIÃO – Podem olhar, e acostumem-se porque o Tiãozinho aqui voltou! (rindo)

CAMPELLO/ SALA LANA
CLARA NATE NA PORTA E ENTRA

CLARA – Com licença dona Lana, estou com a nova secretária particular.

LANA – Ah que ótimo, pode pedir para ela entrar Clara por favor!

CLARA – Sim senhora, com licença.

VANESSA ENTRA NA SALA DE LANA

VANESSA – Bom dia! Com licença, sou Vanessa Andrade.

LANA (sorridente) – Bom dia Vanessa, sente-se por favor, sou Lana Negrini sou a responsável pelas contratações da Campello!

VANESSA TEM FLASH´S DE MIGUEL COMENTANDO QUE ERA APAIXONADO POR LANA QUE MORAVA NO BRASIL.

VANESSA (surpresa) – Lana? Lana Negrini?

LANA – Isso mesmo, por que o espanto Vanessa? Já me conhece de algum lugar?

VANESSA (disfarça) – Não, é que já devo ter ouvido falar de você só isso!

LANA – Entendi, bom pelo que estou vendo aqui você tem um ótimo currículo, morava na Itália é isso?

VANESSA – Isso, morava com meu avô Vincenzo, mas infelizmente ele acaba de falecer então decidi voltar para o Brasil que é minha terra natal.

LANA – Bom Vanessa infelizmente não vou poder te oferecer um cargo de sua formação pois já estou com meu quadro todo preenchido, tenho somente essa vaga mesmo de secretária particular, não sei se te interessa.

VANESSA – Sim me interessa, estou recomeçando minha vida aqui no Brasil, então não posso ficar escolhendo muito não é mesmo? (risos)

LANA – Então está bem, vou anuncia-la a minha mãe Vitória, que é com quem você irá trabalhar, você pode começar amanhã?

VANESSA – Sim claro.

LANA – Ótimo! Vou então te apresentar pra minha mãe, olha ela tem um temperamento um pouco difícil (risos), mas sabendo leva-la você não terá problemas! Vamos?

LANA LEVA VANESSA ATÉ A SALA DE VITÓRIA

LANA – Mãe? Vim lhe apresentar sua nova secretária particular Vanessa Andrade!

VANESSA ENTRA NA SALA E OLHA PARA VITÓRIA

VITÓRIA (olha com desprezo) – Oi menina? Seja bem vinda!

VANESSA (sarcástica) – Oi dona Vitória Negrini!

VITÓRIA – Já apresentou Lana, pode sair, tenho muito trabalho a fazer!

LANA – Vamos Vanessa, (elas saem da sala) Te disse que ela é meio temperamental mas você vai tirar de letra! Você começa amanhã tudo bem?

VANESSA (irônica) – Tenho certeza de que eu e sua mãe vamos nos dar muito bem! Está certo amanhã estarei aqui! Muito obrigada Lana! (ela sai)

VANESSA CHEGA NO HOTEL E JOGA SUA BOLSA COM RAIVA NA CAMA.(instrumental suspense)

VANESSA (raiva) – Eu não acredito que o Miguel me mandou bem para a empresa onde o amorzinho dele é dona! Sabia que tinha algo a mais nessa vingancinha dele, se ele estiver achando que vai voltar para o Brasil para se reencontrar com essa vagabunda ele está muito enganado, eu acabo com esse romance antes mesmo dele recomeçar, Miguel é meu e de mais ninguém!

FOCO EM VANESSA


Sobe os créditos ao som instrumental suspense

Fim de capítulo

"esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário