Maneiras de Ser - Capítulo 23



MANEIRAS DE SER

DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BEN
EVA/ROBERTA
FERNANDO
GIOVANNA
IGOR
JOAQUIM
JONAS
KARINA
LETÍCIA
MARINA
MARIZA
MAURÍCIO
MICAEL
NICOLE
PANDORA
SÉRGIO
VALENTIM
VICKI
VINICIUS
VITÓRIA

CENA 01/ CASA DE MARIZA/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA
Continuação imediata. Mariza chora diante das correspondências, Júlia tentando acalmar.
JÚLIA                        — Mãe, calma, a gente vai dar um jeito.
MARIZA                   — Que jeito, Júlia? É uma fortuna de vinte e três mil reais (T) eu não sei o que eu vou fazer... O plano de saúde não conseguiu cobrir, agora eu tenho que pagar essa fortuna.
JÚLIA                        — A gente vai dar um jeito. Calma, mãe. Vai descansar.
MARIZA                   — Não tem como descansar diante desta situação, Júlia.
JÚLIA                        — (T; Preocupação) Mas tenta, você não pode ficar se preocupando...
MARIZA                   — (T; Compreende) Não é nem 14:00 da tarde/...
JÚLIA                        — Anda mãe...
Mariza sai. Júlia olha preocupada para a correspondência do plano de saúde.
CORTA PARA:
CENA 02/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ QUARTO DE VICKI/ INT/ DIA
Vicki abrindo a porta para Alice.
ALICE                        — Me empresta seu absorvente
VICKI                        — Ali no armário.
Alice vai lá e pega e vê que tem dois sobrando.
ALICE                        — Mês passado já estava assim... Você não comprou novos?
VICKI                        — Esqueci.
ALICE                        — (T; Estranhando) O seu ainda não desceu esse mês? Estranho, porque vem antes de mim e tinha esse mesmo número de absorventes mês passado.
VICKI                        — Atrasou, mas acontece...
Alice vai falar, mas Vicki interrompe
VICKI                        — Alice, agora sai daqui.
Alice sai. Vicki olha preocupada
VICKI                        — Já basta o enjoo, agora a TPM tá atrasada também.
Vicki olha preocupada.
CORTA PARA:
CENA 03/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Pandora entra falando ao celular.
PANDORA                — (T; Ao cel.) Cinema? Você não acha isso muito adolescente não?
ALTERNAR CENAS: Roger entrando no teatro.
ROGER                      — (T; Ao cel.; Sorri) Tudo pra você é de adolescente, Pandora, assim não dá, os adultos também precisam se divertir, já que as coisas divertidas pra você é tudo pra adolescente.
PANDORA                — (T; Ao cel.) É que ser adulta é um porre, né Roger? Mas ok, vamos no cinema amanhã, a minha filha vai viajar mesmo pra Fortaleza, gravando a série que eu te falei.
ROGER                      — (T; Ao cel.) Muito sucesso a ela.
PANDORA                — (T; Ao cel.) Obrigada, até mais Roger. Até hoje a noite, quer dizer. Beijos
ROGER                      — (T; Ao cel.) Beijos.
Pandora desliga o celular e vai mexendo na bolsa. Heloísa desce as escadas.
PANDORA                — Filha, tá melhor?
HELOÍSA                  — (T; Sorri) Estou.
PANDORA                — Hoje você não grava, né?
Heloísa faz que não.
PANDORA                — Eu vou lá na Mariza visitar ela um pouco. Quer ir junto?
HELOÍSA                  — Eu acho melhor não, mãe... Não depois do que aconteceu hoje, ainda mais é a casa da Júlia, né? É melhor a gente não ficar por perto.
PANDORA                — Então tira a tarde para organizar sua viagem, quer que eu marque salão de beleza, depilação, sobrancelha?
HELOÍSA                  — Só a depilação, o resto o pessoal da equipe de beleza cuida nas gravações da série.
PANDORA                — Então tá bom, filha.
Pandora dá um beijo em Heloísa.
PANDORA                — Seu motorista te leva. Eu vou ligar pra depiladora e marcar com ela.
HELOÍSA                  — Mãe? Tem certeza que eu ainda preciso desse motorista, os caras que te ameaçaram já foram presos.
PANDORA                — Eu não abro mão da sua segurança, Heloísa. Agora vai. Tá? Beijo
Pandora sai.
CORTA  DESCONTÍNUO PARA:
CENA 04/ CASA DE MARIZA/ QUARTO/ INTERIOR/ DIA
Mariza e Pandora conversando.
MARIZA                   — É eu fiquei sabendo dessa viagem, o namorado da Júlia comentou com ela, eu fico bastante feliz com o sucesso da Heloísa.
PANDORA                — Pois é, mas agora vamos falar de você, Mariza. Como você está?
MARIZA                   — Ai Pandora, eu não sei se eu deveria encher sua cabeça com os meus problemas
PANDORA                — Mas que isso, Mariza... Que isso, não pode contar comigo pra tudo, tá acontecendo alguma coisa?
MARIZA                   — Tá acontecendo que eu estou em dívida com o hospital. O meu plano de saúde, Pandora (T; Chora) ele não cobriu a operação e agora eu tenho que pagar vinte e três mil pro hospital.
Reação de Pandora: preocupada.
PANDORA                — Como é que é?
MARIZA                   — É isso mesmo.
PANDORA                — (T; Determinada) Eu vou pagar essa dívida.
MARIZA                   — (T; Preocupada) Não, Pandora. Não precisa/...
PANDORA                — (T; Corta) Precisa sim, Mariza (T) eu já te disse mil vezes que você é muito mais do que a minha empregada doméstica, pra mim é como se fosse da família (T; Corrige) Como se fosse não, você É da família, Mariza.
Mariza olha emocionada
PANDORA                — Você me ajudou muito, você está lá dês de quando a Heloísa teve 9 anos de idade e você estava lá pra me ajudar para o que deve viesse (T) lembra quando você ficou até tarde da noite cuidando da minha filha, enquanto você também tinha a sua pra cuidar? (T) e quando eu bati o carro? Quem foi que me acalmou? Você! E quando eu descobri a traição do meu marido, quem estava lá pra me amparar e me dar uns verdadeiros conselhos que me fizeram ficar de pé? Você também... (T; Lágrimas no olhos) Sem falar que você já me ajudou bastante com a Heloísa. Pagar essa dívida do hospital é o mínimo que eu posso fazer por tudo que você já me fez! Você é como uma irmã pra mim, Mariza. Uma verdadeira irmã.
MARIZA                   — (T; Chora) Ai dona Pandora.
As duas se abraçam chorando.
CORTA PARA:
CENA 05/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
Anoitece.
CORTA PARA:
CENA 06/ APARTAMENTO DE EVA/ SALA DE ESTAR/ INT/ NOITE
Eva assistindo televisão tomando champanhe, alguém bate na porta, ela se levanta e abre: Joaquim na porta.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Joaquim e Eva no sofá abraçados assistindo televisão e tomando champanhe
JOAQUIM                 — O que você acha da gente fazer uma viagem juntos?
EVA                           — E as minhas turmas, Joaquim?
JOAQUIM                 — Eu sou dono do colégio, eu arrumo uma substituta enquanto a gente viaja.
EVA                           — Seu filho pode não gostar.
JOAQUIM                 — Ele foi pra escola hoje?
EVA                           — Não dei pra turma dele hoje, o segundo ano B.
JOAQUIM                 — Tem mais algum reprovado no segundo B?
EVA                           — Alguns: Karina, Sérgio e a Júlia quase reprovou no ano passado segundo o histórico dela.
Joaquim beija Eva.
JOAQUIM                 — Eu quero momentos com você, Roberta.
EVA                           — (T; Sorri) Você vai ter momentos comigo, meu amor. Aliás, deixa eu te fazer uma pergunta: você é divorciado da sua ex-mulher a Claire?
JOAQUIM                 — Não, ela foi embora. Fugiu, escafedeu, com certeza está nos Estados Unidos, o seu país de origem. Ela é americana.
EVA                           — Casou-se com uma americana, mas o seu gosto é Brasileiro mesmo.
JOAQUIM                 — Se você tivesse os cabelos loiros e os olhos azuis eu acharia que você fosse alemã, porque tem alguns traços.
EVA                           — (T; Off) Mal sabe ele que eu sou loira e dos olhos azuis e sim, sou descendente alemã.
JOAQUIM                 — Roberta, eu tenho quase certeza que você é mulher da minha vida.
EVA                           — (T; Off) Então me pede logo em casamento (T; Não-mais off; on) como assim, Joaquim? Eu pensei que você tivesse certeza!
JOAQUIM                 — Certeza eu terei se eu colocasse um anel no seu dedo.
Eva chocada
EVA                           — Como assim, Joaquim?
JOAQUIM                 — Eu estou perdidamente apaixonado por você, Roberta. (T; Tira um porta-anel do bolso) Por isso (T; Se ajoelha diante dela) Eu... (T) eu sei que é muito cedo, mas eu não tenho mais idade pra ficar namorando, Roberta... Eu quero alguém pra dividir o lençol, o outro lado da cama, escovar os dentes... Eu quero alguém pra amar e que esteja dentro da minha própria casa. Por isso que eu te pergunto: Roberta. Quer casar comigo?
EVA                           — (T; Sem pensar duas vezes) Sim!!!
Os dois se beijam.
CORTA PARA:
CENA 07/ CASA DE MARIZA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ NOITE
Fernando diante de Júlia.
FERNANDO             — Eu vim me despedir, eu vou amanhã às 6:00.
JÚLIA                        — Quase no horário do colégio.
FERNANDO             — Vai ser somente por três dias, vai passar rápido.
JÚLIA                        — (T; Sincera) Mas eu quero que você saiba que eu confio em você e que eu te amo.
FERNANDO             — Eu também te amo.
JÚLIA                        — Eu não vou deixar a Heloísa estragar o que a gente tem.
FERNANDO             — A Helô não está querendo estragar nada, Júlia/...
JÚLIA                        — (T; Corta) Não vamos falar disso, até porque eu ia falar que você está defendendo ela, mas eu não quero brigar, esquece, só faz uma boa viagem.
Fernando e Júlia se beijam.
CORTA PARA:
CENA 08/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
Amanhece.
CORTA PARA:
CENA 09/ AEROPORTO/ FRENTE/ INTERIOR/ DIA
Heloísa abraçando Pandora que está com a porta do carro aberta.
PANDORA                — Boa viagem, meu amor.
HELOÍSA                  — Até domingo à noite.
Pandora abraça Heloísa.
PANDORA                — Te amo.
HELOÍSA                  — Também te amo, mãe.
Heloísa entra. Pandora entra no carro e sai.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 10/ COLÉGIO CEI/ SALA DOS PROFESSORES/ INT/ DIA
Eva mostrando o anel de noivado para Letícia.
LETÍCIA                    — (T; Chocada) Ele te pediu em casamento?
EVA                           — Pediu.
LETÍCIA                    — (T; Feliz) Roberta, parabéns!!
EVA                           — Obrigada, Letícia. Ah, eu estou tão feliz com isso tudo.
LETÍCIA                    — O Ben já sabe?
BEN                           — (T; Off) Casar?
CORTA RÁPIDO PARA:
CENA 11/ MANSÃO DE JOAQUIM/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Ben diante de Joaquim
JOAQUIM                 — Isso mesmo, Benjamin.
BEN                           — Você nem pediu a minha opinião, pai.
JOAQUIM                 — E dês de quando eu preciso pedir a sua opinião? Por acaso você pediu a minha opinião quando repetiu de ano, hein?
BEN                           — E a mamãe, pai? Como você vai se casar se você ainda é casado com a minha mãe, vai cometer bigamia agora.
JOAQUIM                 — Ben, você me respeite.
BEN                           — (T; Irritado) Você conheceu essa mulher ontem e já vai colocar ela dentro desta casa?
JOAQUIM                 — Eu só quis te informar porque é teu direito saber, agora a sua opinião realmente não me importa.
Joaquim sai. Ben fica pensativo.
CORTA PARA:
CENA 12/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
Alice e Marina andando.
ALICE                        — O grito do rock não foi ontem?
MARINA                   — Eu te falei que foi cancelado e foi transferido pra hoje.
ALICE                        — Marina, mas ontem eu estava com coragem, mas hoje não estou mais/...
MARINA                   — Alice, relaxa, o grito do rock não é nem um bicho de sete cabeças.
ALICE                        — Eu estou falando da Karina.
MARINA                   — Vamos pra aula, Alice.
As duas vão andando.
CORTA PARA:
CENA 13/ COLÉGIO CEI/ QUADRA DE TÊNIS/ INTERIOR/ DIA
Valentim e Vicki jogando vôlei, Vicki decide parar pra descansar.
VALENTIM              — Cansou.
VICKI                        — Estou preocupada.
VALENTIM              — Com o que?
VICKI                        — (T; Disfarça) Nada, vamos voltar ao treino.
VALENTIM              — (T; Preocupado) Está tudo bem, Vicki?
VICKI                        — Amor, tá tudo ótimo, tá? Tá tudo bem. Eu vou beber uma água e ir ao banheiro
Vicki sai. Valentim fica preocupado.
CORTA PARA:
CENA 14/ COLÉGIO CEI/ SALA DE ENSAIO/ INTERIOR/ DIA
Karina, Micael, Sérgio e Vinicius ensaiado.
KARINA                    — (T; Cantando) Somente o amor;
Vai nos salvar, meu bem;
Venha comigo, me ame como se não houvesse amanhã;
Vamos viver, meu bem;
Vamos sentir, meu bem;
Te amo e te quero, a cada minuto;
Meu bem querer
Será que vale a pena esperar? O mundo acabar?
O que eu sei é que eu te amo
E quero que me ame também
(T; refrão) Se joga comigo;
Ou vai se ferrar
Se joga comigo;
Ou vai se danar pra lá, meu bem
Eu só te quero se estiver disposto a viver também.

Sérgio interrompe o ensaio.
SÉRGIO                     — Essa é a música que você compôs Micael?
MICAEL                    — Qual é não curtiram?
KARINA                    — A letra é horrível, o refrão que se salva mais ou menos.
VINICIUS                  — Nem parece rock
KARINA                    — Quase pensei que fosse um sertanejo.
SÉRGIO                     — Funk que não pode ser
KARINA                    — (T; Faz o sinal da cruz) Cruz credo.
MICAEL                    — Tá bom, eu escrevo outra.
TODOS                      — Não.
KARINA                    — Galera, mudando um pouco de assunto, vamos hoje mandar as coisas pra nossa cola, hein? Semana que vem é a semana de provas e as nossas notas vão bombar
MICAEL                    — Assim espero.
SÉRGIO                     — Tomara mesmo.
MICAEL                    — A Vitória também vai ficar sem fazer nada?
SÉRGIO                     — A gente cobra uma ideia dela depois
VINICIUS                  — O importante é todo mundo estar unido pra gente chegar chegando nessa prova.
Todos sorriem.
CORTA PARA:
CENA 15/ COLÉGIO CEI/ CORREDOR/ INTERIOR/ DIA
INSERT: Um relógio passando.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Todos saindo com mochila nas costas. Júlia conversando com Alice
ALICE                        — E aí? Como está as horas sem o mozão?
JÚLIA                        — Se as horas estão sendo difíceis, imagina os dias...
ALICE                        — Serão três dias, Júlia. Passa rápido
JÚLIA                        — O pior disso tudo é ele estar viajando com a Heloísa
ALICE                        — Amiga, você não pode deixar isso te influenciar
JÚLIA                        — Eu não consigo, Alice. Eu penso nele ficando com a Heloísa lá, sei lá, pressentimentos ciumentos, sabe?
ALICE                        — Larga esse ciúme de lado e confia no seu namorado
JÚLIA                        — Confiar nele, eu confio, agora me fazer confiar na Heloísa vai ser um pouquinho complicado.
ALICE                        — Você quer conversar?
JÚLIA                        — Eu tenho que ir pra casa, faz tempo que eu não vou pro teatro, tenho que ver como vão as coisas por lá.
Júlia e Alice se despedem e saem;
CORTA PARA:
CENA 16/ FORTALEZA/ EXTERIOR/ DIA
MÚSICA: LOVE – LANA DEL REY
Mostrar vários lugares.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Céu azul, um avião voando.
CORTA PARA:
CENA 17/ AEROPORTO DE FORTALEZA/ FRENTE/ INTERIOR/ DIA
MÚSICA: LOVE – LANA DEL REY
Indo para fora. Um de cada vez. Maurício é o primeiro que sai com óculos escuros.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Giovanna saindo e observando o lugar, sorri.
GIOVANNA             — Até que é bonito.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Jonas saindo, ele com a câmera fotográfica nas mãos, ele sorri com o ambiente
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Igor saindo tropicando, ele olha para os lados sem graça
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Vitória saindo, sorri com o ambiente
VITÓRIA                   — Outra aura.
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Nicole saindo e sorridente com o ambiente
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Fernando saindo preocupado, Heloísa então desce logo em seguida, ela o olha e quando ele vai olhar pra ela, ela desvia o olhar.
MAURÍCIO               — Chegamos, galera. Serão três dias de muita curtição.
Maurício olha para todos. Heloísa e Fernando se olham, os olhares se encontram, já que antes ambos estavam evitando encontro de olhares.
CLOSE NO OLHAR DE HELOÍSA
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário