Maneiras de Ser - Capítulo 26



MANEIRAS DE SER
(VALE ESTE – 12/06/2019)
DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO


ALICE
BECK
BEN
BRANDON
EVA/ROBERTA
FERNANDO
HELOÍSA
JOAQUIM
JÚLIA
MAURÍCIO
VICKI

CENA 01/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Continuação imediata. Fernando entrando, Pandora já saiu pois subiu as escadas, Heloísa fecha a porta e os dois ficam frente a frente
FERNANDO             — (T; Repara) O cabelo rosa combinou com você junto com o seu novo visual. Está muito estilosa
HELOÍSA                  — (T; Sorri) Obrigada, aderi ao estilo hipster e também fiz umas mudanças internas. Mas pode dizer o que você quer conversar
FERNANDO             — Eu falei com a Júlia, ela sentiu a mesma ligação que a gente teve/
HELOÍSA                  — (T; Corta) E ela terminou com você, porque ela com certeza ficou sabendo do nosso beijo e resolveu dar um fim no namoro
FERNANDO             — É... Era isso mesmo!!
HELOÍSA                  — E o que mais você quer conversar?
FERNANDO             — Você vai mesmo jogar tudo pro ar por conta daquele beijo? A sua carreira, a sua vida que você levava antes?
HELOÍSA                  — De onde você tirou que eu abandonei tudo por conta do beijo, Fernando?
FERNANDO             — (T; Surpreso) Não foi por isso?
HELOÍSA                  — Não... Foi aquela conexão com a natureza, Fernando. Ela me fez enxergar que eu estava vivendo errado, até porque eu não era 100% feliz sendo aquela patricinha, blogueira, atriz famosa e ainda digital influencer. Eu não era feliz mesmo. Eu buscava algo para agradar os meus seguidores, as pessoas a minha volta, mas eu esquecia de me agradar. Entende?
FERNANDO             — Isso explica a sua mudança de visual também?
HELOÍSA                  — Explica, mas não de uma forma que te interesse, na verdade, muito pelo contrário (T) eu sei que eu ainda amo você e os meus sentimentos não entendem que eu quero deixar de te amar/
FERNANDO             — (T; Corta) Mas Helô, a Júlia terminou comigo
HELOÍSA                  — E você já está aqui na minha casa, Fernando. Sinceramente, o que a Júlia significa pra você?
FERNANDO             — A Júlia entendeu tudo, Helô. Ela sabe que você me ama e que eu te amo e ela sabe que nada pode mudar isso, por isso ela foi sensata suficiente em terminar comigo, mesmo eu não aceitando naquela hora mas entendendo tudo agora.
HELOÍSA                  — Mas agora você está aqui, Fernando. Você acha mesmo que ela não vai se magoar sabendo que você esteve aqui? Logo você que fez de tudo para poupá-la mas no fim, no fim as coisas aconteceram exatamente da maneira que teve que acontecer.
FERNANDO             — Pois é. Aconteceram, o que eu não estou entendendo agora é você me tratando assim, como se não quisesse nada comigo/
HELOÍSA                  — (T; Corta) Você disse que nada pode mudar os nossos sentimentos, mas muito pelo contrário, pode sim: o tempo muda os sentimentos, Fernando. Da mesma maneira como eu fui apaixonada pelo Brandon no início do ano, o tempo mudou e agora os meus sentimentos resolveram se interessar por você, mas eu não quero mais, eu quero mudar isso, Fernando, esses sentimentos me machucaram demais.
FERNANDO             — Helô, agora quem está negando para você mesma é você, será que você não entende isso? Antes era eu, agora é você que não consegue entender. Me diz por quê?
HELOÍSA                  — Porque tudo está acontecendo muito rápido e vai ser um baque muito forte pra Júlia nos ver juntos na Segunda-feira sendo que terminaram na Sexta.
FERNANDO             — Agora você se importa?
HELOÍSA                  — Eu sempre me importei. Sempre. Tanto que eu poderia muito bem ter contado tudo pra ela dês do início e ter mostrado pra ela que os seus sentimentos não eram nem um pouco verdadeiros.
FERNANDO             — Heloísa o que é que você quer então?
HELOÍSA                  — Vamos dar um tempo pra isso tudo. Sei lá, dois dias, uma semana, um mês... Só vamos ter um tempo e deixar a vida agir, se for pra ser, será.
FERNANDO             — Mas a vida tá dando uma chance agora
HELOÍSA                  — Não é a chance ainda. Não é a minha vontade agora, estou em processo de renovação
FERNANDO             — Helô...
HELOÍSA                  — (T; Lágrimas nos olhos) Respeita a minha decisão, pelo menos agora, pelo menos até o tempo agir, como eu disse: se for pra ser, será. Não vamos atropelar as coisas, vamos preservar eu, você e a Júlia.
FERNANDO             — (T; Compreende) Ok. Mas fique sabendo que o tempo é surpreendente.
Fernando sai, Heloísa fecha a porta e olha indecisa.
CORTA PARA:
CENA 02/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
Júlia andando, reflexiva e pensativa
FLASHBACK DA CENA 14 DO CAPÍTULO 004:
Fernando andando de bicicleta e Júlia andando revoltada, Fernando não vê Júlia e ao tentar desviar acaba caindo junto com ela, mas ele acaba caindo em cima da garota e os dois trocam olhares.
FERNANDO               — Desculpa.
JÚLIA                          — Bom, eu também devo pedir desculpas. Eu não prestei atenção
FERNANDO               — (Se levanta) Você estava certa (estenda a mão para levantar Júlia) eu peço desculpas.
Júlia se levanta sozinha e sorri.
JÚLIA                          — Eu sei me levantar sozinha, mas obrigada.
FERNANDO               — Eu só quis ajudar.
JÚLIA                          — Eu sei... É que do jeito que eu estou revoltada, é capaz de quando eu pegar na sua mão eu apertar com tanta força que serei capaz de arrebentar as suas veias.
FERNANDO               — (Ri) Mas qual é o motivo da sua fúria?
JÚLIA                          — Nada não... Deixa eu ir pra casa, que amanhã é o meu primeiro dia de aula no colégio CEI.
Júlia vai sair, mas Fernando segura em seu braço.
FERNANDO               — Colégio CEI? É o colégio que eu estudo.
JÚLIA                          — (Sorri) Caramba que legal.
FERNANDO               — Que série?
JÚLIA                          — Segundo ano.
FERNANDO               — Eu também. Qual sala?
JÚLIA                          — Eu não sei ainda, mas descobrirei amanhã.
FERNANDO               — Então, até amanhã.
JÚLIA                          — Até.
FIM DO FLASHBACK
Os olhos de Júlia se enchem de lágrimas, ela continua andando e acaba se esbarrando sem querer em Brandon que está andando por ali (Agora ele tirou o gesso da perna e está andando).
JÚLIA                        — Me desculpe esbarrei em você sem querer.
BRANDON               — Não, tudo bem. (T; Reconhece) Você não é a (T; Tenta se lembrar o nome) Júlia?
JÚLIA                        — (T; Sorri) Sim, sou e você é o Brandon, né? (T; Repara) Que pelo visto recuperou-se da perna quebrada
BRANDON               — É. Já me recuperei
JÚLIA                        — Ficou feliz.
BRANDON               — Você é namorado do Fernando não é mesmo?
JÚLIA                        — (T; Tocada) Não sou mais. A gente terminou ontem
BRANDON               — Ah, eu sinto muito.
JÚLIA                        — Mas você também terminou com a Heloísa há um tempo atrás né.
BRANDON               — Terminei (T) na verdade ela que terminou comigo, (T; Se abrindo) ela me disse que não me amava mais, que... Que amava outra pessoa e eu já sei quem é.
JÚLIA                        — Quem terminou o relacionamento fui eu mesmo, mas não foi por querer, muito pelo contrário, a Heloísa até teve bom senso com você em ter dito que é apaixonada por outra pessoa, já eu tive que perceber sozinha... Aí eu terminei com o Fernando quando eu descobri que ele era apaixonado por outra pessoa e que quem estava se iludindo naquele relacionamento era eu.
BRANDON               — É a Heloísa, né? A pessoa por quem ele é apaixonado.
JÚLIA                        — E no seu caso é o Fernando, né? Por quem a Heloísa se apaixonou.
Brandon apenas olha concordando, os dois ficam um pouco quietos
BRANDON               — Será que eles estão juntos agora? Rindo da gente?
JÚLIA                        — Não acho que eles estejam rindo da gente. O Fernando não é nem um pouco cruel, a Heloísa também não é, por mais que eu tenha muitos motivos para odiar a Heloísa, eu não quero perder o meu tempo, eu só quero ela bem longe de mim, só isso. Eu não sou tão madura assim para aceita-la por perto.
BRANDON               — O que você faria se os dois ficassem juntos?
JÚLIA                        — (T; Hesita) O que você faria?
BRANDON               — Eu/...
JÚLIA                        — (T; Corta) Brandon, não adianta dar propostas do que você faria ou não, porque na verdade a gente não sabe o que faríamos ou o que sentiríamos (T; Se corrige) sentir a gente saberia sim, eu mesmo ia ficar muito magoada e outros sentimentos surpresa, mas o que fazer, a gente não sabe, é só estando naquela situação mesmo.
BRANDON               — (T; compreende) Como você é sensata.
JÚLIA                        — (T; Lágrimas nos olhos) Mas eu não quero nem pensar nessa situação
BRANDON               — Dói né?
JÚLIA                        — (T; Chora) Demais. É muito difícil você amar demais e não receber nada em troca, quer dizer, receber deslealdade em troca, porque esse relacionamento não foi nada leal. Em nenhum sentido.
BRANDON               — Eu te compreendo... No começo do ano estava tudo em uma boa entre mim e a Helô, só que aí a gente terminou depois do acidente de carro, ficamos umas duas semanas separados, aí voltamos, só que nada mais estava igual
JÚLIA                        — A essa altura ela deve ter se apaixonado pelo Fernando.
BRANDON               — Exatamente isso... Eu acho.
JÚLIA                        — Mas eu acho que nós não devemos ficar pensando no passado, eu acho que devemos viver o futuro. Vamos esquecer esses dois e viver o agora, Brandon.
Brandon sorri e Júlia também.
CORTA PARA:
CENA 03/ MANSÃO DE JOAQUIM/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Ben descendo as escadas. Eva e Joaquim entrando
BEN                           — (T; Surpreso) Roberta?
JOAQUIM                 — Eu acho que você quis dizer: bom dia, Roberta!
BEN                           — O certo seria boa tarde, já são 15:00 da tarde.
JOAQUIM                 — Mas não almoçamos ainda. Viemos almoçar com você, filho
BEN                           — Mas continua sendo boa tarde para mim. Afinal de contas, eu já almocei.
Ben sobe as escadas. Eva olha para Joaquim
EVA                           — Tem tempo.
JOAQUIM                 — Mas o tempo vai passando.
EVA                           — Mas as coisas vão acontecer aos poucos.
JOAQUIM                 — Tomara
Eva sorri
CORTA PARA:
CENA 04/ MANSÃO DE MAURÍCIO/ SUÍTE DE BECK/ INT/ DIA
Beck triste deitada na cama. Maurício saindo do banheiro
MAURÍCIO               — Eu vou falar com a Heloísa. Quer ir junto?
BECK                         — Tô sem cabeça pra isso. Não sei como você consegue ter cabeça
MAURÍCIO               — (T; Se senta na cama) Eu sei que é difícil, Beck. Mas precisamos seguir em frente.
BECK                         — (T; Lágrimas nos olhos) Como eu vou seguir em frente, Maurício? Eu perdi um filho, um filho que eu queria tanto quer, que eu deseja ter...
MAURÍCIO               — Eu sei, Beck. Mas a vida não/
BECK                         — (T; Corta) Você não entende, Maurício. Você não é capaz de me entender mesmo. Nem em uma situação como essa
MAURÍCIO               — Beck/...
BECK                         — (T; Corta) Pode ir lá pro seu compromisso que eu vou ficar muito bem sozinha. Pode ir.
Maurício insiste, mas Beck pede para ele sair e ele então decide ir.
CORTA PARA:
CENA 05/ MANSÃO DE BECK/ QUARTO DE VICKI/ INTERIOR/ DIA
Vicki e Alice conversando
ALICE                        — Você já conversou com o Valentim sobre isso?
VICKI                        — Não... Ainda não!
ALICE                        — E o que você tá esperando, Vicki. Ele precisa saber, você não tem que encarar essa sozinha. Eu acho até que você e ele deveriam falar com a mamãe e com o papai, porque você não fez isso sozinha
VICKI                        — Eu estou com medo, Alice. Eu nunca pensei que eu fosse ter tanto medo na minha vida. Eu estou assustada
ALICE                        — Mas o que você vai fazer? Você vai ter que encarar a realidade.
VICKI                        — Mas isso não me impede de ter medo, Alice. Imagina só o número de julgamentos que eu vou receber: “grávida aos 16 anos”. E as criticas da mamãe e do papai vão ser demonstrados da pior forma possível, você sabe disso.
ALICE                        — Mas você não pode fugir, Vicki. É melhor encarar tudo de frente logo
VICKI                        — Você diz isso por que você não tem nada pra esconder da mamãe e do papai, né Alice
Reação de Alice: tocada, até porque ela esconde sim: a sua sexualidade.
VICKI                        — (T; Cont.) Diferente de mim, que estou grávida!
No desespero de Vicki.
CORTA PARA:
CENA 06/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
Júlia e Brandon andando e conversando. Conversa já iniciada
BRANDON               — Eu também gosto muito de The OA
JÚLIA                        — A segunda temporada foi incrível, quero logo a terceira
BRANDON               — Mas a minha série favorita com certeza é Stranger Things
JÚLIA                        — Eu amo. Amo a Eleven
BRANDON               — A melhor personagem quem não ama
Os dois ficam rindo e sorriem
BRANDON               — Você é legal, Júlia.
JÚLIA                        — E eu jurava que você era desses skatistas chatos e mauricinhos.
BRANDON               — Claro que não, que julgamento
Os dois riem
JÚLIA                        — Afinal de contas: quando você vai voltar pro Skate, Brandon?
BRANDON               — Pra falar bem a verdade eu ainda estou em fase de recuperação, mas semana que vem eu já quero voltar e vai ter um torneio de Skate muito top e eu quero muito participar
JÚLIA                        — Quando vai ser?
BRANDON               — Daqui há duas semanas
JÚLIA                        — Eu quero ir. Eu acho interessante esse esporte
BRANDON               — Me manda seu número que eu vou te deixando por dentro de tudo.
JÚLIA                        — (T; Sorri) Ok.
Júlia e Brandon vão andando.
CORTA PARA:
CENA 07/ MANSÃO DE PANDORA/ SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Heloísa abrindo a porta e Maurício ali
MAURÍCIO               — Oi
Heloísa dá um sorriso preocupado
HELOÍSA                  — (Off) Eu sei que eu deixei vocês na mão...
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
Heloísa diante de Maurício
HELOÍSA                  — (T; Cont.) Mas a essa altura eu não poderia mais me deixar na mão, entende?
MAURÍCIO               — O que ainda não entendi é o que te fez deixar na mão?
HELOÍSA                  — Eu não estava feliz na profissão, Maurício, sem falar que eu estava vivendo alguns problemas pessoais e que de certa forma estava atrapalhando o meu desenvolvimento em cena
MAURÍCIO               — Claro que não, Helô, você estava ótima em cena (T) até a Patrícia Kogut já te elegeu como a melhor atriz da sua geração pelo seu desempenho naquele longa-metragem
HELOÍSA                  — Mas do que adianta ser a melhor atriz da minha geração se a infelicidade está ali lado-a-lado. Sem falar que quando eu abandonei tudo, eu me senti mais leve e mais feliz (T; Sorri) Eu mudei meu visual, meu estilo e estou mudando a minha maneira de ser também
MAURÍCIO               — Eu percebi, está até com o cabelo rosa e esse estilo lindo que você aderiu
HELOÍSA                  — Pois é, Maurício. Eu sinto muito, mas eu não posso continuar na série e nem nessa carreira, sem falar que eu também vou abandonar a vida de digital influencer em breve assim que os contratos acabarem.
MAURÍCIO               — Vai ser uma grande perda
HELOÍSA                  — Mas eu tenho uma grande atriz pra recomendar pra vocês. Uma atriz que não vai deixar a desejar e que vai fazer esse papel lindamente, Maurício.
MAURÍCIO               — Mas quem é essa tão grande atriz?
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 08/ PARQUE IBIRAPUERA/ EXTERIOR/ DIA
Júlia se despedindo de Brandon em off, um abraço acontece
HELOÍSA                  — (Off) O destino nos pregou uma peça, quase existiu uma amizade entre a gente por conta de uma investigação que estávamos fazendo juntas, mas eu acho que nem percorremos em frente, pelo menos não juntas...
Júlia vai andando sozinha
HELOÍSA                  — (Off; Cont.) Mas o destino nos quer como inimigas, por conta dos lances da vida, mas eu sei que o tempo fará o que for necessário para impedir que sejamos inimigas para sempre...
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 09/ CASA DE MARIZA/ FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
Júlia andando
HELOÍSA                  — (Off) Porque talvez lá no fundo, nós não somos inimigas, somos aprendizes da vida e eu a quero na melhor posição e espero que o tempo não demore para nos aproximar da melhor maneira e que a vida seja uma bela escola para aprendermos com os nossos erros. Eu errei, mas também acertei, nessa história mesmo que não vale a pena ressaltar. Mas a Júlia com certeza é a pessoa ideal para dar vida a Eliza.
Júlia agora se aproxima de sua casa e vê Maurício encostado em seu carro, ela então se aproxima
JÚLIA                        — Pois não?
MAURÍCIO               — Você é a Júlia?
JÚLIA                        — Sou eu. Por quê?
MAURÍCIO               — Antes de tudo deixa eu me apresentar: eu me chamo Marcelo e sou diretor de cinema e TV e quero te fazer um convite, na verdade, foi uma pessoa que me pediu pra entrar em contato com você, o nome dela é Heloísa e ela me disse que você é a pessoa ideal para dar vida a personagem que ela abandonou: a Eliza.
JÚLIA                        — (T; Surpresa) Você está me convidando para fazer a protagonista da série “Sonhos Possíveis” é isso? Com o papel que era da Helô?
MAURÍCIO               — Exatamente. E aí: você topa?
Júlia ainda surpresa
CLOSE EM JÚLIA
CORTA PARA:

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário