Maneiras de Ser - Capítulo 81


MANEIRAS DE SER
C A P Í T U L O  0 8 1
DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

CENA 01/ MANSÃO DE JOAQUIM – SALA DE ESTAR/ DIA
Continuação imediata. Josiane olha para Joaquim
JOSIANE                    — Então era uma relação de mãe e filha... E ela se lembrou desse nome, a onde está essa menina? Seria bom para a Eva tentar recuperar a memória, ver essa garota pode ser um bom sinal, Joaquim/
JOAQUIM                  — Acho que não será possível agora, sabe.../
JOSIANE                    — Claro, mas eu preciso ver essa garota, ou melhor, a Eva precisa...
EVA                             — Filipa... Esse nome... Tá grudado na minha cabeça!!
Em Josiane pensativa
CORTAR PARA:
CENA 02/ MANSÃO DE MARCUS – QUARTO DE BRANDON/ DIA
Júlia e Brandon se beijando, até que Júlia se esquiva, percebe que as coisas estão esquentando.
JÚLIA                          — Brandon, eu não sei... Não sei se é a hora!
BRANDON                 — (Preocupado) Tá tudo bem, amor?
JÚLIA                          — Eu nunca fiz isso antes, Brandon. Eu sou virgem
Reação de Brandon: surpreso!
BRANDON                 — Caramba, Ju. Eu realmente não sabia e nem esperava!
JÚLIA                          — Pois é... Eu quero as coisas aconteçam no tempo certo, Brandon, tipo... Quando eu estiver preparada, sabe.
BRANDON                 — (Sorri) Eu espero, eu já esperei você na minha vida mesmo sem saber... Acreditava que o amor da minha vida era outra pessoa, mas a verdade era que... Que essa pessoa não tinha entrado na minha vida (T) né pessoa?
Júlia sorri e abraça Brandon, depois o beija.
JÚLIA                          — Eu acho que a gente pode assistir Greys Anatomy agora
Os dois riem.
CORTAR PARA:
CENA 03/ MANSÃO DE PANDORA – SUÍTE/ DIA
Pandora e Roger conversando
PANDORA                 — Mas o teatro vai fechar assim de uma hora pra outra?
ROGER                       — Não, Pandora... Não é de uma hora para a outra, quer dizer, é, mas não por decisão minha, a prefeitura não tá ajudando... É um teatro municipal, eu preciso de verba pra mantê-lo.
PANDORA                 — Claro que sim, não tem condições (T) e desculpe a minha falta de concentração, é porque realmente a Helô não sai da minha cabeça, acho que nem quando ela me ligar avisando que chegou em Portugal meu coração vai deixar de ter esse aperto, na verdade, esse aperto só vai acabar quando eu ver a minha filha na minha frente, acho que é culpa minha o fato da Helô ser assim, porque fui eu que decidi a vida dela, Roger. Eu não deixei ela de fato ser quem quiser ser, sabe? Eu que fiz dela uma atriz, uma figura pública... Ela nunca me pediu isso, sabe?
ROGER                       — Mas ela já encontrou a vocação dela segundo ela: a fotografia, não é?
PANDORA                 — É... Mas ela ainda fala em “se encontrar”, aí eu me pergunto: “quem é ela?” (T) se essa não é a Helô, eu realmente não sei quem é, e isso já me preocupada, então imagina ela, ela se perguntando quem sou eu? E a frustração dela? Acho que a única coisa que ela teve certeza até agora é do amor dela pelo Fernando.
ROGER                       — A Helô vai se encontrar, Pan...
PANDORA                 — Tomara mesmo.
Na preocupação de Pandora
CORTAR PARA:
CENA 04/ MANSÃO DE JOAQUIM – SUÍTE/ DIA
Eva sentada, Joaquim entra.
JOAQUIM                  — Oi...
Eva ainda olha, não se lembra.
EVA                             — Acho que eu estou mais preocupada em saber quem é a Filipa do que saber quem 449@&&. KEeu sou... Apesar que eu tô me lembrando de você... O seu rosto está marcado na minha cabeça, sei lá.
JOAQUIM                  — Eu sou o seu marido, quer dizer, noivo... A gente não chegou a se casar, até porque você foi presa.
EVA                             — (Surpresa) Presa?
JOAQUIM                  — Vamos conversar sobre isso depois.../Zt
EVA                             — Por que eu só me lembro deste nome: Filipa? Eu vi você dizendo pra minha (tentando lembrar o nome) psiquiatra, sobre ela, dizendo que tínhamos uma relação de mãe e filha, é isso?
JOAQUIM                  — É... É isso!!!
EVA                             — Eu quero vê-la, Jô, quero ver essa garota imediatamente.
Na determinação de Eva
CORTAR PARA:
CENA 05/ AVIÃO/ INTERIOR/ DIA
Heloísa escrevendo em seu caderninho.
HELOÍSA                    — (off) Chega até ser estranho eu começar a escrever esse caderno logo na primeira página sobre o que eu estou pensando: “em recomeçar, em descobrir quem eu sou”, e esse caderno nada mais será do que um ciclo, e pelo que eu olhei esse caderno tem 280 páginas, espero que pela página 5 eu já esteja escrevendo que me encontrei pelas ruas de Portugal e que estou feliz em ser quem de fato eu sou agora, ou melhor, nesse dia futuro que eu espero que chegue antes da página 280 (sorri) estou feliz em sentir que finalmente transformarei esse ponto de interrogação em um ponto final, ou quem sabe... reticências!
Heloísa escrevendo reticências.
CORTAR PARA:
CENA 06/ APARTAMENTO DE MAURICIO – SALA DE ESTAR/ INTERIOR/ DIA
Maurício abrindo a porta e se deparando com Beck ali diante dele.
MAURÍCIO                 — (Surpreso) Beck?
CORTAR DESCONTÍNUO PARA:
Beck e Maurício frente a frente
BECK                           — Temos tanto o que conversar, Maurício... Sobre a Vicki e também sobre... A série!
MAURÍCIO                 — A Vicki eu já estou careca de saber, mas... Da série? Você não disse que/
BECK                           — Eu sei o que eu disse, mas... Eu mudei de ideia, agora eu... Eu não quero que esse projeto vá para a gaveta, é um projeto que criamos juntos, e...
MAURÍCIO                 — (emocionado) É sério?
BECK                           — (Sorri) É... E eu também quero dizer que... (Segura a mão de Maurício) que eu acho melhor nós vivermos nossas vidas de uma vez por todas, se você quiser ficar com a Claire... Eu vou entender!!
MAURÍCIO                 — Beck... Eu/
BECK                           — (Corta) Cancela! Eu não quero ouvir mais nada, Maurício. Vamos ser feliz, a nossa amizade continua, pode ser?
MAURÍCIO                 — Tudo bem mesmo?
BECK                           — Tudo... Tudo sim!!
Beck sorri e vai embora. Maurício pensativo
CORTAR PARA:
CENA 07/ MANSÃO DE PANDORA – SALA DE ESTAR/ DIA
Pandora descendo as escadas. Júlia entrando
PANDORA                 — Oi Júlia, tudo bem?
JÚLIA                          — Oi Pandora... (hesita) Será que podemos conversar?
PANDORA                 — (Preocupada) Tá tudo bem?
JÚLIA                          — Tá sim. Quer dizer, mais ou menos.
CORTAR DESCONTÍNUO PARA:
Júlia e Pandora sentadas no sofá
JÚLIA                          — O triste é que todo mundo tem mãe pra aconselhar nessas horas, né! Já eu...
PANDORA                 — Calma, Jú. Eu sei exatamente o que a Mariza diria, até porque ela diria a mesma coisa que eu vou dizer sobre essa situação/
JÚLIA                          — (Preocupada) Mas e se o Brandon não quiser esperar, Pandora? E se ele terminar comigo/
PANDORA                 — Ele não faria isso. Acredite. Ele ama você, Júlia. Eu vejo isso nos olhos dele!
JÚLIA                          — Ai Pandora, será?
PANDORA                 — Confie em mim e no seu tempo!
Em Júlia confiante agora
CORTAR PARA:
CENA 08/ APARTAMENTO DE MARCELO – SALA DE ESTAR/ DIA
Marcelo diante de Filipa.
FILIPA                         — Eu queria visitar a Eva, pai...
MARCELO                  — Eu sei... Mas é complicado, filha. Ela perdeu a memória pelo que a Claire me contou. Eu sinto muito
FILIPA                         — Tudo bem, mas... A Eva é minha amiga, pai. Nada mais justo do que eu ir vê-la, né? (T) eu sinto uma ligação forte com ela, considero ela uma mãe, sabe...
MARCELO                  — Mas ela não é sua mãe/
FILIPA                         — Eu sei, pai. Mas eu tenho esse sentimento, esse sentimento forte!! (T) mas eu espero mais algum tempo para ir vê-la. Como você preferir!
Na conclusão de Filipa.
CORTAR PARA:
CENA 09/ MANSÃO DE BECK – QUARTO DE BERNARDO/ DIA
Vemos o bebê chorando, Alice entra e segura ele no colo tentando acalma-lo. Vicki entra
ALICE                          — (Indignada) Você é muito irresponsável, Vicki!
VICKI                          — Essa coisa aí não é meu filho coisa nenhuma!
ALICE                          — Você tá louca, garota! Olha como você fala do seu filho. Eu não consigo acreditar nesse tipo de comportamento/
VICKI                          — Ai, cala essa boca. Tô pouco me lixando pra você!
ALICE                          — Louca!!!
Alice vai saindo com o bebê no colo. Vicki encara
ALICE                          — (Volta) Você vai se arrepender, infeliz!!!
Alice sai com o bebê no colo. Vicki séria.
CORTAR PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE JOAQUIM – SALA DE ESTAR/ DIA
Josiane entra. Eva desce as escadas, meio zonza, Joaquim vem da cozinha e percebe.
JOAQUIM                  — (preocupado) Está tudo bem, Eva?
EVA                             — (Coloca a mão na cabeça) Está...
CAM: Eva rolando escada a baixo, Josiane corre até ela
JOSIANE                    — Eva? Eva está tudo bem.
Eva desacordada.
JOAQUIM                  — Temos que chamar uma ambulância/
Eva abre os olhos
EVA                             — Não precisa!! Eu estou bem!!
Eva se levanta, meio dolorida. Ela olha para Josiane
EVA                             — (Reconhece) Josiane! (Agora olha para Joaquim) Joaquim... (Ela agora olha para o nada) Filipa!!!
Reação de Josiane: perplexa.
JOSIANE                    — Eva, você está bem?
EVA                             — Só estou um pouco dolorida!!
JOSIANE                    — Você tem condições de fazer a consulta comigo?/
EVA                             — Não, não tenho. Preciso descansar!
Eva vai subindo as escadas depressa!
CORTAR RÁPIDO PARA:
CENA 11/ MANSÃO DE JOAQUIM – SUÍTE DE JOAQUIM/ INTERIOR/ DIA
Eva entra rapidamente. Tranca a porta
EVA                             — (Sorri; não acreditando) Eu lembrei!! Lembrei de tudo!!
Eva sorri determinada
EVA                             — Preciso dar continuidade ao meu plano!
CORTAR PARA:
CENA 12/ PORTUGAL/ EXTERIOR/ DIA
Mostrar vários lugares

CORTAR PARA:

CENA 13/ AEROPORTO/ INTERIOR/ DIA
Heloísa andando feliz, ela avista Jorge e Dani que já estão à sua espera.
JORGE                        — Helô!!
HELOÍSA                    — (Indo correndo abraçá-lo) Pai!!
Heloísa abraça Jorge e depois Dani.
DANI                          — Bem-vinda à Lisboa!
HELOÍSA                    — Bem-vinda ao meu recomeço você quis dizer. Porque eu quero voltar pro Brasil renovada, outra pessoa praticamente, quero alcançar o que eu tanto almejo!
DANI                          — (Sorri) Posso chutar: Felicidade?
HELOÍSA                    — E já estou começando a me sentir assim, sabia? Feliz de fato! Ai ai! Tô feliz!
Eles vão andando, conversando..
CORTAR PARA:
CENA 14/ MANSÃO DE PANDORA – SALA DE ESTAR/ DIA
Pandora descendo as escadas, Júlia sentada.
PANDORA                 — Helô chegou a Portugal, Júlia.
JÚLIA                          — (Feliz) Chegou?
PANDORA                 — Espero que ela aproveite muito
JÚLIA                          — Já eu espero que ela alcance esse desejo que ela tanto tem: “Se encontrar”.
PANDORA                 — Isso me assusta um pouco, sabe Júlia...
JÚLIA                          — Eu acho que você não deveria se assustar antes de saber quem de fato ela pode ser!
PANDORA                 — Então: o meu medo é justamente esse, de eu não gostar do resultado. Estou tão preocupada e nada consegue mudar isso!
Na preocupação de Pandora
CORTAR PARA:
CENA 15/ SORVETERIA/ INTERIOR/ DIA
Larissa e Miguel conversando
LARISSA                     — Eu realmente não consigo aceitar o fim do teatro, até pedi pro meu pai patrocinar, mas aquele ali é totalmente contrário à arte!
MIGUEL                      — A gente tinha que fazer alguma coisa, um protesto sabe.
LARISSA                     — Genial, Miguel! É isso vamos fazer uma manifestação e vamos chamar a Júlia porque ela com certeza vai topar/
MIGUEL                      — Júlia abandonou o teatro/
LARISSA                     — Ela não abandonou, Miguel. Ela só está sem tempo, parece que a série vai voltar e tals... Sem falar nesse contrato dela com essa marca que ela virou digital influencer, até porque os números de seguidores no Instagram dela dispararam, Júlia está super reconhecida, pode até ser uma boa para o Miguel!
MIGUEL                      — Entendi!
Na compreensão de Miguel
CORTAR PARA:
CENA 16/ APARTAMENTO DE MARCELO – SALA DE ESTAR/ DIA
Filipa descendo as escadas indo abrir a porta, ela abre: Eva
FILIPA                         — (Surpresa) Eva?!
Eva olha determinada
CLOSE EM EVA
CORTAR PARA:
FIM DO CAPÍTULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário