Maneiras de Ser - Capítulo 82



MANEIRAS DE SER
C A P Í T U L O  0 8 2
DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES

CENA 01/ APARTAMENTO DE MARCELO – SALA DE ESTAR/ DIA
Continuação imediata. Eva diante de Filipa
EVA                             — (Emocionada) Eu precisava te ver, Filipa/
FILIPA                         — (Surpresa) Como é que você consegue se lembrar de mim, Eva? Meu pai me disse que você perdeu a memória
EVA                             — Mas eu lembro de você, o que parece até ser engraçado, por que só você permanece viva na minha mente que segundo os médicos foi totalmente deletada por esse terrível acidente/
FILIPA                         — (Surpresa) Como isso é possível?
EVA                             — (Emocionada e preocupada) Eu lembro que eu combinei uma viagem com você, lembra?
FILIPA                         — Lembro, lembro sim/
EVA                             — (Corta) Vamos hoje?!
FILIPA                         — (Em choque) Hoje? Como é que é?
EVA                             — Faça suas malas, eu voltarei mais tarde e (mente) não conta pro seu pai, porque ele vai amanhã com o Joaquim, eu juro.
Eva sai apressada enlouquecida. Filipa fecha a porta preocupada
CORTAR PARA:
CENA 02/ SORVETERIA/ INTERIOR/ DIA
Larissa e Miguel sentados, Júlia indo na direção deles, eles se cumprimentam.
JÚLIA                          — Vim assim que vi a mensagem no WhatsApp, nem me arrumei, conheço a ortografia da Larissa quando se trata de um assunto sério!
LARISSA                     — E esse assunto de fato é extremamente sério.
JÚLIA                          — Assim você me deixa preocupada, Lari. Tá acontecendo alguma coisa? Alguma coisa grave?
LARISSA                     — Ai Júlia, eu vou ser direta, mas já deixo claro que eu já sei como será a sua reação: terminará em lágrimas, porque de certa maneira você... Você viveu anos e anos conosco nesta trajetória/
JÚLIA                          — (Extremamente preocupada) Larissa, você disse que seria direta
MIGUEL                      — (Sendo direto por Larissa) O teatro vai fechar, Júlia
Reação de Júlia: em choque
LARISSA                     — Poxa, Miguel, eu não queria contar assim... Na lata sabe!!! Poxa!!
JÚLIA                          — (Lágrimas nos olhos) Como assim, gente? Fechar o teatro? Mas por qual razão e circunstância? (T) eu de fato não consigo acreditar que isso possa ser real, de nenhuma maneira, o Roger permitiu isso ou ele simplesmente abandonou o barco sem mais nem menos?
LARISSA                     — Acontece que ele não tem culpa de nada, Júlia. A questão é o governo, mais precisamente o Estado, os senadores, governadores... Para ser bem sincera, eu não sei definir qual dos cargos políticos possam ser os responsáveis, mas a questão é ligada totalmente ao estado e eu não entendo de política, mas entendo de arte. Eu não vou desistir, Júlia, foi por isso que eu te mandei mensagem, porque eu sei que você vai lutar comigo e com todos que admiram a arte. Não vamos deixar que matem o nosso teatro dessa maneira, não vamos deixar que a censura... Bom, não sei se é censura, mas sei que é algo ligado ao silêncio, até porque estão tentando calar a arte em simplesmente cortar as verbas do nosso espaço!
JÚLIA                          — É claro que eu vou lutar com vocês (limpa as lágrimas) é o nosso espaço, apesar que eu não tive mais tempo para participar, mas da mesma maneira, eu continuei respirando arte e a exercendo em outras situações, por isso que eu faço questão de ajudar no que for preciso
MIGUEL                      — Graças a Deus no século XXI existe uma coisa chamada internet e redes sociais e pelo que eu e todo mundo anda acompanhado são os seus números de seguidores crescendo ainda mais, Júlia, quer dizer: cada vez mais!
LARISSA                     — Aí, eu e o Miguel vimos isso como uma oportunidade imperdível de fazer uma manifestação com a sua liderança e com a participação de seus seguidores (pega o celular) porque pelo que eu venho vendo, você já ultrapassou a casa dos 40k (olha surpresa para o celular) 50k!! 50 mil seguidores, Júlia, poxa seria uma boa ação imensa, você não concorda?
JÚLIA                          — Claro que concordo, só vamos nos informar sobre o assunto com calma e tentar buscar soluções mais simples antes de tomar essa decisão que... Pra ser sincera, será a mais viável, até porque 50 mil seguidores e mais duas pessoas que estão diante de mim neste momento (dá uma risadinha) dará um Ibope satisfatório
MIGUEL                      — E contando contigo e com os outros membros do teatro isso será um estouro!!
JÚLIA                          — (Sorri) Então é isso! Iremos a luta, decisão final concedida!
Os três brindam com sorvete
CORTAR PARA:
CENA 03/ PORTUGAL/ EXTERIOR/ DIA

CENA 04/ MANSÃO DE JORGE – SALA DE JANTAR/ DIA
Jorge, Dani e Heloísa sentados ao redor da mesa
JORGE                        — Acho que é a primeira vez que você vem nesta casa, né Heloísa? Antigamente eu morava em outro bairro aqui em Lisboa
DANI                          — Seu pai contratou uma das melhores arquitetas de Lisboa para desenhar a mansão, bom, foi ele que me disse isso, né Helô!
HELOÍSA                    — Disso eu não tenho duvidas, Dani. Meu pai sempre priorizou a qualidade acima de tudo quando se trata de um imóvel, ou até mesmo de um móvel. Mas agora eu quero saber mais sobre Lisboa, estou louca para andar nessas ruas, ver novidade e o que me alegra aqui é a língua portuguesa mais precisa e real, já que herdamos isso dos portugueses, mas colocamos o nosso jeitinho brasileiro
JORGE                        — Pensei que o seu inglês fosse bom/
HELOÍSA                    — E é bom, quer dizer, é excelente! Mas o que me encanta em Portugal não é só a língua portuguesa, na verdade, são as paisagens e as novidades.
DANI                          — Nós podemos dar uma volta daqui a pouco, vou adorar passar a tarde com você já que o seu pai tem muita coisa pra fazer em um dos departamentos de vinho daqui de Lisboa.
JORGE                        — Se quiser conhecer os departamentos, eu tenho todo o tempo do mundo
HELOÍSA                    — (Sorri) Eu prefiro que seja em outro momento, porque agora eu só consigo pensar em me encontrar por essas ruas por aí.
DANI                          — (Se levanta; Sorridente) Helô, eu vou me arrumar e a gente já vai, o meu carro chegou a mais ou menos duas horas do lava-jato, então já podemos esperar por bons momentos entre amigas!
Heloisa feliz.
CORTAR PARA:
CENA 05/ MANSÃO DE BECK – SUÍTE/ DIA
Beck arrumando suas joias, vemos a porta entre aberta, Alice surge
ALICE                          — Posso entrar?
BECK                          — Oi, Alice. Lógico que sim
Alice entra.
ALICE                          — Eu acho que nós precisamos conversar sobre a Vicki, mãe e essa relação maluca que ela tem com o próprio filho, ou melhor, esse preconceito que me enfurece, que me deixa no mínimo indignada!
BECK                           — Alice, você tem razão. Mas acontece que eu não sei mais o que fazer, de fato a sua irmã está despertando a raiva de muitos e esse comportamento dela é no mínimo inaceitável
ALICE                          — Eu concordo plenamente. Por isso que eu vim lhe oferecer a minha verdadeira opinião, ou melhor, o meu conselho ou até mesmo um aviso que assim eu deixo claro a minha urgência nessa decisão
BECK                           — (Surpresa) Que decisão?
ALICE                          — Eu acho que a melhor decisão que você pode ter neste exato momento é que o Valentim assuma o papel de pai que ele já vem tentando ser há um bom tempo, sendo que ele vive mais no quartinho do Bernardo do que a Vicki, sendo que é normal que a mãe cuide mais do que o pai, mas enfim... Eu acho que o Valentim merece a guarda definitiva do Bernardo!
Reação de Beck: em choque!
BECK                           — Como é que é, Alice?
ALICE                          — Desculpa, mãe. Eu sei que você ama o seu neto e é totalmente apegada a ele e eu como tia tenho imensa consideração e carinho também, aliás até pretendo me candidatar a madrinha, tô pensando até em conversar sobre isso com o Valentim, porque a Vicki realmente está pouco se lixando pela vida do próprio filho/
BECK                           — (Lágrimas nos olhos) Eu realmente não entendi esse seu pedido, Alice. Eu achei uma tremenda falta de consideração por mim?
ALICE                          — (Preocupada) Como assim, mãe? Eu te ofendi é isso?
BECK                           — Arrancar o Bernardo de mim é uma tremenda covardia. Eu já perdi o meu filho dentro da minha barriga, agora perder o meu neto depois de um mês do seu nascimento/
ALICE                          — Mãe, por favor se acalma, eu sugeri que ele ficasse com o Valentim que tem o total direito de assumir a paternidade em tempo integral e não de oferecer o bebê aos lobos para que seja devorado e morto!
BECK                           — Alice, por favor, me deixe sozinha que eu preciso de um tempo para pensar um pouco
Alice concorda e sai. Beck fica pensativa
CORTAR PARA:
CENA 06/ LISBOA/ EXTERIOR/ DIA

CENA 07/ MANSÃO DE JORGE – SALA DE ESTAR/ DIA
Dani e Heloísa entram
DANI                          — Heloísa, amanhã eu te levo para lugares interessantes!
Jorge desce as escadas
JORGE                        — E o passeio?
DANI                          — Horrível, tivemos um trânsito daqueles, teve um acidente que parou todo o trânsito
JORGE                        — Ah, poxa...
HELOÍSA                    — Bom, eu vou aproveitar e ligar pro meu namorado pra ver como ele está
Heloísa olhando
FERNANDO               — (Off) Eu estou morrendo de saudades de você
CORTAR DESCONTÍNUO PARA:
Heloísa sozinha na sala diante do tablet, ela conversando via video-chamada com Fernando, ele em seu quarto
HELOÍSA                    — Eu também estou morrendo de saudades de você, meu amor.
FERNANDO               — Volta logo, Helô. Quero te ver!
HELOÍSA                    — Eu estou longe só há um dia, Fer. Relaxa, que eu já volto daqui há um mês
FERNANDO               — Um mês? Oh céus
HELOÍSA                    — (Ri) vai ser rápido, te juro meu bem. Agora deixa eu ir tomar banho porque já está escurecendo, beijos.
Heloísa desliga o tablet
CORTAR PARA:
CENA 08/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE

CENA 09/ MANSÃO DE JOAQUIM – SALA DE ESTAR/ NOITE
Eva descendo as escadas, ela é surpreendida por Joaquim que aparece
EVA                             — (Surpresa) Joaquim?
JOAQUIM                  — O Marcelo acabou de me ligar? Que história é essa de viagem com a Filipa, Eva?
EVA                             — Eu encontrei a Filipa, eu lembrei dela, Jô
JOAQUIM                  — Eva, você está em fase de recuperação, que história é essa pelo amor de Deus!
EVA                             — (Grita) Me deixa em paz!!!
Eva sobe as escadas com lágrimas nos olhos
CORTAR PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE PANDORA – QUARTO DE JÚLIA/ NOITE
Júlia com vários papéis na mão. Vemos que ela está estudando coisas relacionadas a manifestação
JÚLIA                          — Bom, minhas pesquisas na Internet estão bem elaboradas... Mas o fechamento do teatro não foi noticiado? Que estranho...
Pandora abre a porta
PANDORA                 — Oi, Júlia. Desculpa abrir assim se bater, é que o Brandon ligou, disse que você não está atendendo ele, aí eu disse que ia te comunicar e mandar você retornar
JÚLIA                          — O Brandon é muito insistente, já disse pra ele que estou ocupada, mas ele não entende. Diz que estamos de férias, mas eu sou uma adolescente em inicio de carreira, sem falar que eu fiquei sabendo do fechamento do teatro e estou buscando soluções para isso
PANDORA                 — Eu fiquei sabendo, o Roger me contou
JÚLIA                          — O mais estranho disso tudo é que não está em nenhum site de notícias? Aí já criei paranóias na minha cabeça por conta das pesquisas politicas que eu andei fazendo
PANDORA                 — Que tipo de paranóias?
JÚLIA                          — Paranóias do tipo: desvio de dinheiro público. Por que eles não avisaram a imprensa?
PANDORA                 — (Concorda) Estranho mesmo, Júlia. Concordo com você!
JÚLIA                          — Isso tem que ser noticiado, Pandora. Eu sei que eu tenho 50 mil seguidores no Instagram, mas eu já vou anunciar a manifestação nas minhas redes sociais. E aí? Tem muitos que pesquisam e se pesquisarem e não encontrarem nada na internet? Vão achar que é fake news!
PANDORA                 — Eu conheço uma jornalista bem conhecida e que por sinal trabalha em um jornal grande de notícias, se você quiser eu falo com ela pra vocês conversarem, é a Monnic, a sua sorte também é que a coluna dela é sobre política
JÚLIA                          — (Sorri) Isso é ótimo, obrigada, Pandora!
Julia satisfeita
CORTAR PARA:
CENA 11/ MANSÃO DE GERALDO – SALA DE JANTAR/ NOITE
Giovanna e Geraldo conversando
GIOVANNA               — Pai, até agora você não falou comigo sobre viagens internacionais ou algo relacionado, eu estou de férias, o mínimo que eu espero é uma viagem pra Disney World pelo menos!
GERALDO                  — Eu não estou com cabeça pra isso, Giovanna
GIOVANNA               — Eu também já perdi a minha paciência com esse seu luto eterno, pai. A Mariza morreu, aceita/
GERALDO                  — (Corta; Furioso) Que insensibilidade é essa, Giovanna?
GIOVANNA               — (Se arrepende) Desculpa, eu só quero passar bons momentos ao seu lado, pai. Momentos felizes!
GERALDO                  — Eu sei, filha. Mas você também precisa entender o meu lado.
Na conversa dos dois
CENA 12/ SÃO PAULO/ DIA

CENA 13/ MANSÃO DE PANDORA – QUARTO DE JÚLIA/ DIA
Júlia e Heloísa conversando por vídeo-chamada
HELOÍSA                    — Eu espero que esteja tudo bem por aí
JÚLIA                          — Está sim, eu só estou buscando o mínimo de espaço que a arte precisa
HELOÍSA                    — (Sorri) Estou com tanta saudades da minha irmã postiça
JÚLIA                          — (Feliz) Eu também, dona. Tô ansiosa pela nova Heloísa
HELOÍSA                    — Se eu conseguir encontrar esta nova Heloísa eu te aviso.
JÚLIA                          — Ela tá perto, viu? Confio nisso.
Close na conversa das duas
CORTAR PARA:
FIM DO CAPÍTULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário