Memória DNA | Com Amor | Capítulo 38



Com Amor
Novela de
Marcus Vinick e Miguel Rodrigues

Escrita por
Marcus Vinick e Miguel Rodrigues

Direção
Miguel Rodrigues
Henzo Viturino

Direção Geral
Miguel Rodrigues

Núcleo
DNA - Dramaturgia Novos Autores

Personagens deste capítulo
LÍVIA
FERNANDO
AUGUSTO
ARTHUR
MIGUEL
ARIEL
CRISTINA
RICARDO
ANGELINA
DAVI
PATRÍCIA
SÉRGIO
WESLEY
GREGÓRIO
CECÍLIA
SOPHIA
TAYLA
MARINA
HENRIQUE
REJANE


Participação Especial 
HELENA

CENA 1/ ORFANATO SANTO ANTÔNIO – ITAPERUNA RJ/ SALA DE HELENA/ INTERIOR/ DIA.
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior. Fernando e Lívia diante de Helena. Lívia a encara seriamente.
Lívia     - E então, não vai falar?
Helena    - Cristina Boaventura.
Fernando  - (chocado) Cristina Boaventura?
Helena    - Sim.
Lívia     - Esse é o nome da mulher que adotou o meu filho?
Helena    - Sim, ela trabalhava como voluntária aqui e logo depois acabou se casando e adotou o bebê que foi trazido por aquele homem.
Fernando  - (levantando-se) Não... Isso não pode ser verdade.
Lívia olha emocionada para Fernando.
Lívia     - Fernando... Eu não estou acreditando.
Fernando  - (já não contendo as lágrimas) O Ricardo... O Ricardo... Meu Deus!
Lívia encosta-se à mesa. Tem uma tontura. Insert da cena 1 do capítulo 36. Lívia fulmina Ricardo com os olhos. Ricardo quebra o gelo.
Ricardo   - Eu peço perdão.
Lívia     - Então você tirou a vida do meu filho?
Ricardo   - Não foi a minha intenção. Ele estava no meio do trânsito.
Lívia     - Você sabe o que eu estou sentindo agora?
Fim do insert. A respiração de Lívia fica ofegante. Ela não contém as lágrimas. A lembrança de Ricardo chorando e lhe pedindo perdão pelo acidente que matara William vem a sua cabeça. Repentinamente, flashes do passado vêm a sua mente: lembra-se de quando era mais nova e teve Nícolas seqüestrado; o seu desespero; todo o sofrimento. Lívia desmaia. Fernando a ampara.
Fernando  - Lívia, Lívia! Por favor, acorde!
Funde imediatamente para:


CENA 2/ HOSPITAL SÃO JOSÉ DO AVAÍ/ LEITO DE LÍVIA/ INTERIOR/ DIA.
Lívia acorda-se. Se vê em um quarto branco. Estranha. Percebe que está em um hospital.
Lívia     - O que eu estou fazendo aqui?
Fernando aproxima-se.
Fernando  - Fique calma! Com a ajuda de Helena, eu te coloquei no carro e te trouxa pra cá. Você acabou desmaiando, não agüentou a emoção por qual passou.
Lívia     - Eu quero sair daqui.
Fernando  - Você irá sair daqui. Fique calma.
Lívia     - Eu não posso ficar calma com tudo o que está acontecendo, com tudo o que acabei de ficar sabendo. Você sabia desde o início, não é?
Fernando  - O que você está falando, Lívia?
Lívia     - Você e Cristina adotaram Ricardo.
Fernando  - A Cristina era voluntária de um projeto que ajudava crianças abandonadas. Ela não trabalho apenas em um orfanato. Quando eu e ela nos casamos, adotamos Ricardo, mas eu não fazia ideia dessa história toda.
Lívia     - Ela criou o meu filho sabendo que ele havia sido seqüestrado.
Fernando  - Sim... Ela sabia que ele havia sido seqüestrado.
Lívia     - Ela compactuou com um crime.
Fernando  - Ela pode ter omitido essa informação de mim, mas não compactuou com nada.
Lívia sorri ironicamente.
Lívia     - Está bem, Fernando... A verdade é que todos os envolvidos compactuaram com o crime, mesmo sem ter intenção; desde o Genésio, até a sua ex-esposa.
Fernando  - Até hoje eu me lembro de quando Cristina falou sobre o bebê para mim. Ela estava radiante, não se continha em alegria e disse que seu coração a mandava adotar aquela criança e lhe dar um lar de verdade. Nós dois ficamos muito felizes, mesmo com o processo que demorou um pouco, mas adotamos e Ricardo foi o maior presente que a vida nos deu.
Lívia     - E você acha que irei ficar comovida com isso? Agradeço muito a vocês por terem feito do meu filho o homem que ele é hoje, mas jamais vou perdoar Cristina. Jamais. Eu passei todos esses anos sofrendo.
Fernando  - Eu sei disso, Lívia.
Lívia     - Não, você não sabe.
Fernando  - Nós iremos voltar para o Rio e irei conversar com Cristina... Juntos, iremos contar a verdade para Ricardo.
Lívia     - Você e ela?
Fernando  - Quando eu disse “juntos”, eu me referi a mim, você e ela.
Lívia     - Muito obrigada, mas eu irei fazer isso sozinha... Não quero nenhum dos dois comigo.
Fernando  - Não estou te reconhecendo, Lívia... Sei que você está revoltada com tudo que descobriu, mas não era esse o modo com que você estava me tratando antes. Está me tratando como se eu fosse culpado por uma parte do seu sofrimento, como se eu tivesse feito algo errado e já soubesse dessa história... Eu estou tão chocado quanto você.
Lívia     - Eu preciso ficar sozinha por um instante.
Fernando retira-se. Lívia passa as mãos pelos cabelos. Respira fundo. Solta o ar com nervosismo.
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CENA 3/ RIO DE JANEIRO/ PLANOS GERAIS/ EXTERIOR/ DIA.
Belas imagens do Rio de Janeiro, até chegarmos a fachada de um restaurante no bairro de Ipanema.
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CENA 4/ TERZETTO RESTAURANTE/ INTERIOR/ DIA.
Augusto senta-se à mesa em que Arthur está. Arthur está irado. Bebe uísque.
Augusto   - O que aconteceu, Arthur?
Arthur    - Tayla se separou de mim.
Augusto   - (incrédulo) Sério?
Arthur    - (possesso) Você acha que eu iria brincar com algo sério?
Augusto   - Tudo bem, Arthur, fique calmo!
Arthur    - (revoltado) Calmo? Não há como eu ficar calmo... Se você soubesse o que ela aprontou...
Augusto   - O que ela fez?
Arthur    - Ela me traiu, Augusto... Ela me traiu.
Augusto   - E por isso o casamento acabou?
Arthur    - Esse é um dos motivos que ela usou para se separar de mim. Sempre se defendendo, sempre querendo ser a vítima da história... Você não sabe o quanto estou me sentindo humilhado... Ela não podia ter feito isso comigo.
Augusto   - Arthur, você também já traiu Tayla... E se você pensar bem, é melhor que vocês se separem mesmo. Há tantas outras mulheres por aí.
Arthur    - O que ocorreu foi um deslize, apenas uma aventura. Ela já devia estar planejando se separar de mim e, então, certamente, deve ter surgido alguém e ela decidiu dar o troco para depois se separar de mim.
Augusto   - Entendo, meu irmão, mas o melhor que você tem a fazer agora é seguir sua vida.
Arthur    - E deixar Tayla ser feliz? Você só pode estar me desconhecendo, Augusto, ou você deve ter passado por algum tipo de choque.
Augusto   - O que você pretende fazer?
Arthur    - Eu vou acabar com a vida de Tayla... Ela acha que irá se separar de mim, após ter me traído e deve acreditar que irá ficar por isso mesmo. Ela está enganada! Vou começar minha vingança acabando com aquele estúdio e com toda aquela coisa sem fundamento que ela chama de trabalho.
Augusto   - Arthur, você não está bem.
Arthur    - O que aconteceu, Augusto? Agora sou eu quem não estou te reconhecendo.
Augusto   - Eu só não estou com cabeça para algumas coisas.
Arthur    - Devo estar lhe enchendo a paciência, não é? Mas para lhe ouvir, eu sempre estou preparado.
Augusto   - Não é isso, Arthur... Só quero que você se acalme.
Arthur    - Quer saber? Vou embora!
Augusto   - Mas nem almoçamos ainda.
Arthur    - Almoce sozinho.
Arthur levanta-se. Retira-se. Augusto fica sem entender nada.
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CENA 5/ COPACABANA PALACE/ QUARTO DE MIGUEL E ARIEL/ INTERIOR/ DIA.
Miguel está sentado na sacada do quarto. Está pensativo. Lembra-se da mulher que vira no salão e do grito que dera a chamando de Sophia. Ariel aparece.
Ariel     - Não vai comer nada, Miguel?
Miguel    - Não, não estou com fome.
Ariel     - Tudo bem. Passou bem à noite?
Miguel    -Sim. Marina dormiu aqui.
Ariel     - (surpreso) Como assim?
Miguel    - Acabamos transando... Fui mais claro?
Ariel     - E você pretende levar isso a sério?
Miguel    - Marina é uma mulher especial... Acho que pode dar certo entre nós dois.
Ariel     - Faça o que você achar melhor, Miguel... Mas eu não confio em Marina.
Miguel    - Por quê?
Ariel     - Você se aproximou dela e ela parece ter correspondido só com interesse.
Miguel    - Interesse em mim, é óbvio!
Ariel     - Não, Miguel, é aí que você se engana... Eu não sou de julgar ninguém sem conhecer direito, mas Marina é estranha... Acha mesmo que ela gosta de você, como você deve estar gostando dela?
Miguel    - Não estou te entendendo, Ariel... Normal... Você nunca apoiou as minhas relações.
Ariel     - Tome cuidado com Marina... Por trás daquele jeitinho simpático e aquele rosto bonitinho pode estar escondido alguém muito diferente.
Miguel fica fitando Ariel. Dá uma risada irônica.
Miguel    - Ariel, por favor... Poupe-me!
Ariel     - Um dia, você irá saber do que eu estou falando e talvez me dê razão... Eu vou dar uma volta.
Miguel    - Tudo bem.
Ariel retira-se com uma expressão de raiva no rosto. Miguel olha para Ariel. Balança a cabeça negativamente.
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CENA 6/ RIO DE JANEIRO/ PLANOS GERAIS/ EXTERIOR/ ANOITECER.
Belas imagens do anoitecer.
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CENA 7/ RUA CARIOCA/ FRENTE DA MANSÃO VILLARY-CARRO DE FERNANDO/ EXTERIOR/ NOITE.
Lívia e Fernando chegam ao Rio de Janeiro. Fernando encosta o carro em frente a mansão Villary.
Fernando  - Lívia, deixe-me conversar com Cristina primeiro/
Lívia     - (corta) Não, Fernando... Eu já disse que vou fazer as coisas do meu jeito.
Fernando  - Você pode acabar agindo de forma precipitada, pode acabar ficando nervosa.
Lívia     - Eu esperei mais de vinte anos por esse momento. E você acha que não devo agir como desejar agora que ser onde está o meu filho? Não se meta nisso, Fernando!
Fernando  - Lívia, eu sou o pai do Ricardo. Como não vou me meter nisso? Ele pode até ser seu filho legítimo, mas Cristina e eu junto a Gregório somos quem o criamos. Ele é nosso filho.
Lívia     - Meu filho! O filho que poderia estar em meus braços nesse momento, que poderia ter tido a vida dele ao meu lado se aquele infeliz do Hugo junto a sua ex-esposa não tivessem agido da forma que agiram. Vai continuar a defendendo? Saiba que será perca de tempo.
Fernando  - Ela errou, eu sei disso... E errar é humano, eu achei que você soubesse disso... E errar por amor é perdoável.
Lívia     - Errar por amor?
Fernando  - Sim. Ela se encantou quando viu Ricardo pela primeira vez e, nesse momento, ela descobriu um dos afetos mais lindos: o amor materno. A Cristina ama o Ricardo e ela irá sofrer muito quando a verdade for revelada... Ela também é mãe, Lívia, e criou o seu filho com todo o afeto do mundo, sempre o protegendo com todas as forças. (Lívia fica olhando para Fernando que continua) Por favor, Lívia, deixe-me conversar com Cristina primeiro.
Lívia abre a porta do carro. Retira-se. Fernando acaba não contendo as lágrimas. Coloca a cabeça sobre o volante.
Corta para:

CENA 8/ MANSÃO VILLARY/ SALA/ INTERIOR/ NOITE.
Lívia entra em casa. Parece arrasada. Augusto desce a escada. Fica surpreso ao vê-la.
Augusto   - Lívia!
Lívia deixa a pequena mala ao lado do sofá. Larga a bolsa em cima deste.
Augusto   - (cont.) Você está bem? Parece estar abatida.
Lívia     - E desde quando você repara em como eu estou, Augusto?
Augusto   - Apenas estou te achando um pouco estranha. Aconteceu alguma coisa?
Lívia     - Aconteceu, Augusto.
Augusto   - O quê?
Lívia     - Eu reencontrei nosso filho.
Augusto   - Como assim? Do que está falando?
Lívia     - Nicolas... Eu estou falando que reencontrei Nicolas.
Tomado pela surpresa, Augusto fica boquiaberto. Closes alternados de Lívia e Augusto.
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1° INTERVALO COMERCIAL

CENA 9/ AP DE ARTHUR/ SALA/ INTERIOR/ NOITE.
Arthur bebe uísque. Revoltado, ele joga o copo contra a parede. Totalmente fora do controle, ele joga o que vê pela frente no chão. Tira a televisão da tomada e a joga contra a parede. Dá um grito. A campainha toca. Ele atende. Depara-se com Marina. Marina leva um susto. Dá um sorriso irônico.
Marina    - Meu Deus! É a visão do inferno?
Arthur    - O que você está fazendo aqui?
Marina    - Vim pegar o restante das coisas que Tayla não levou... Posso entrar?
Arthur retira-se da porta. Marina entra. Ela acabar levando um susto.
Marina    - (olha ao seu redor) O que é isso?
Arthur    - Vá pegar o que sua prima esqueceu e saia do meu apartamento... Eu não gosto de você e quero que o diabo te carregue.
Marina    - Ele já deve estar intencionado a te levar, porque estou vendo que você devia estar possuído para fazer esse quebra-quebra.
Arthur    - Você está se sentindo feliz, não é? Vivia torcendo para que meu casamento com Tayla acabasse de vez. Você conseguiu, Marina, mas não irei esquecer-me de lhe dar uma lição também... Você e Tayla estão na minha lista.
Marina    - E o que você vai fazer, Arthur? Vai acabar com o nosso estúdio? Eu não tenho medo de você e acho melhor se manter longe de mim e de Tayla... Se ele se separou de você, ela fez mais do que certo... Já estava na hora mesmo. Ela só esqueceu-se de me avisar, porque eu poderia ter comprado um champanhe... Para mim, a separação de vocês é um motivo para ser comemorado, porque eu sei que minha prima está livre de você e poderá ser realmente feliz... Já você, meu caro, você apenas tende a afundar na sua prepotência... E quando você estiver lá, no fundinho do poço, eu vou aplaudir e rir da sua desgraça.
Arthur    - Eu até posso acabar no fundo do poço, mas eu te levo junto... Só basta eu descobrir algum podre seu ou algo que você venha a aprontar.
Marina    - Vai ser difícil, meu caro.
Arthur    - Será? Você não me engana, Marina... Tome muito cuidado comigo.
Marina    - Você não passa de um coitado.
Marina retira-se. Vai até o quarto do casal. Após alguns segundos, ela volta carregando uma pequena mala.
Marina    - Boa noite, Arthur! Tenha pesadelos!
Revoltado, Arthur pega Marina pelo braço. Marina o olha seriamente.
Arthur    - Você pode não estar me levando a sério, mas eu sou capaz de tudo.
Marina    - Me solte!
Arthur    - Você irá me pagar muito caro por cada provocação, cada palavra que dirigiu a mim com a intenção de me atingir.
Arthur solta Marina. Ela fica o encarando. Retira-se. Arthur bate a porta.
Corta para:

CENA 10/ MANSÃO VILLARY/ SALA/ INTERIOR/ NOITE.
Augusto senta-se no sofá. Fica olhando para Lívia. Está incrédulo e um pouco confuso.
Augusto   - Não é possível.
Lívia     - Eu não fui a Paraty... Eu estava em Itaperuna, uma cidade no interior do estado. Lá eu descobri tudo.
Augusto   - (com os olhos marejados) E por que você não me falou nada?
Lívia     - Você iria me apoiar, caso eu tivesse me aberto com você e falasse sobre o meu desejo de reencontrar nosso filho? Não, Augusto, você não iria me apoiar... Ao contrário, você iria agir da mesma forma como sempre agiu perante qualquer coisa em nosso casamento: com arrogância.
Augusto   - Lívia, eu tinha o direito de saber...
Lívia     - Você até mesmo iria tentar me impedir. Eu não falei nada porque eu não iria poder contar com você mesmo. O Fernando fez o seu trabalho... Ele esteve comigo durante esses três dias, me apoiando e me dando força. Se ele não estivesse ao meu lado, acho que eu teria feito tudo errado.
Augusto   - Você me substituiu, é isso? Você substituiu o pai do seu filho?
Lívia     - Augusto, você não tem razão ou moral para se sentir assim.
Augusto   - E onde está o nosso filho? Onde está Nicolas?
Lívia     - Por enquanto, eu não vou te revelar onde ele se encontra agora.
Augusto acaba chorando.
Augusto   - Como você pode fazer isso comigo, Lívia? Eu sei que já errei bastante nessa vida, mas você não pode esconder de mim onde está o nosso filho. O nosso filho que foi tirado de nossos braços... Você está sendo cruel comigo.
Lívia     - O Ricardo ainda não está preparado para saber a verdade.
Augusto   - Ricardo? Esse é o nome dele agora?
Lívia     - Sim.
Augusto   - Eu juro que não vou me aproximar dele por enquanto, mas diga-me onde ele vive.
Lívia     - Ele mora aqui, no Rio. Só vou lhe dizer isso, Augusto. Eu preciso tomar um banho, deitar na minha cama e dormir por algumas horas.
Lívia retira-se. Sobe a escada. Eulália aparece com um copo d’água em mãos. Augusto a encara.
Augusto   - Você sabia, não é?
Eulália   - Sim, eu sabia.
Eulália aproxima-se de Augusto. Lhe oferece água. Augusto pega o copo. Bebe aos poucos. Fica pensativo.
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CENA 11/ CASA DOS BOAVENTURA/ SALA/ INTERIOR/ NOITE.
O telefone toca. Cristina atende rapidamente. Alternamos entre Cristina e Helena.
Cristina  - Alô?
Helena    - Cristina. Está lembrada de mim?
Cristina  - Helena?
Helena    - Reconheceu minha voz, amiga.
Cristina  - Sim. Como eu esqueceria? Quanto tempo!
Helena    - Cristina, deixemos o clichê do “quanto tempo” para outra hora e vamos direto ao ponto.
Cristina faz uma expressão estranha.
Helena    - (cont.) A verdadeira mãe de Ricardo apareceu aqui e ela já sabe de tudo.
Cristina  - O quê?
Na expressão de surpresa de Cristina.
Corta para:

CENA 12/ ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA/ FRENTE/ EXTERIOR/ NOITE.
Ricardo sai do escritório acompanhado por Angelina. Ela para em frente a ele. Dá um sorriso.
Ricardo   - (sorri) O que houve?
Angelina  - Ricardo, eu tenho uma coisa para te falar. Só que eu não sou muito boa com essas coisas.
Ricardo   - Não estou entendendo.
Angelina  - Eu... Eu estou gostando de você.
Ricardo   - Angelina, eu... Eu nem sei o que falar.
Angelina  - Não precisa dizer nada, se você não quiser.
Angelina se aproxima mais de Ricardo. Lhe dá um beijo. EM OUTRO PONTO DA RUA. Wesley encosta seu carro em frente ao escritório. Está acompanhado por Davi, que nesse instante vê algo no visor do celular. Wesley vê o beijo de Angelina e Ricardo.
Wesley    - (sorri) Olha lá!
Davi olha para o lado. Vê Angelina e Ricardo se beijando. Balança a cabeça negativamente. Fica boquiaberto.
Corta para:

CENA 13/ CENTRO CULTURAL/ SALÃO/ INTERIOR/ NOITE.
Ariel chega a um evento cultural, que está aberto ao público. O dono da festa sobe ao palco. Chama Cecília,que está deslumbrante. Ela sobe ao palco e é aplaudida por ter promovido e preparado a organização do evento. Sophia e Henrique estão sentados um ao lado do outro. Prestigiam Cecília. Ariel olha para o lado. Vê Sophia. Sorri maliciosamente. Congela em “Ariel”.

FIM DO CAPÍTULO 038.

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