Maneiras de Ser - Capítulo 83



MANEIRAS DE SER
C A P Í T U L O  0 8 3
DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES
CENA 01/ MANSÃO DE PANDORA – JARDINS/ EXTERIOR/ DIA
PANDORA SENTADA COM MONNIC. JÚLIA SE APROXIMA DELAS
PANDORA – Júlia, que bom que você chegou. Eu quero te apresentar a Monnic, a Jornalista que eu te falei
JÚLIA SORRI E CUMPRIMENTA MONNIC.
MONNIC – Muito prazer, Júlia.
JÚLIA – Que bom que veio, Monnic.
MONNIC – A Pandora já me fez um resumo de cinco minutos, mas eu preciso de mais detalhes. Ela também falou comigo sobre uma manifestação que você está pensando em fazer
JÚLIA – É, eu ia comunicar os meus seguidores pelas redes sociais, mas primeiro eu queria falar com você pra entender mais desse assunto, até porque é uma briga grande envolvendo o governo do estado, eu e aqueles que queremos lutar pela arte não estaremos lidando com qualquer situação .
MONNIC – Bom, Júlia. Como eu sei: o fechamento do teatro não foi comunicado a nenhum tipo de comunicação social, ou seja, a imprensa desconhece essa informação. Eu mesma fiquei sabendo agora, confesso que fiquei surpresa até... Isso até nos dá uma pulga atrás da orelha, sabe...
PANDORA – Eu como juíza tenho mil coisas a afirmar, são muitas possibilidades, mas eu quero destacar três: a primeira questão: é que isso pode ser um teste para eles verem o que isso pode resultar financeiramente para o estado. Segunda questão: o desvio de dinheiro pode ser uma das causas, já que estamos lidando com políticos com um histórico realmente nada agradável e a terceira questão é a censura! Já ouve alguma reclamação relacionada à política em alguma apresentação no teatro?
JÚLIA – Bom, o Roger sempre foi uma pessoa liberal e que não tem medo de abordar absolutamente nada naquele palco, mas acontece que ultimamente ele não tem focado em situações políticas, somente em dramas de época. Orgulho e preconceito mesmo foi a última peça representada naquele palco
MONNIC – Júlia, eu quero deixar claro que eu sou uma admiradora das artes, por isso eu venho pedir que você não hesite em me pedir ajuda. A minha coluna é sobre arte e turismo e eu trabalho em um dos melhores jornais desse país, então por favor, Júlia: conte comigo. Eu farei uma matéria detalhada sobre assunto (A PANDORA) Se você puder me passar o contato do seu namorado que é o diretor desse teatro eu agradeceria muito.
PANDORA – Claro que passo!
MONNIC – Ótimo
NA DETERMINAÇÃO DELAS
CORTAR PARA:
CENA 02/ APARTAMENTO DE CLAIRE – SALA DE ESTAR/ DIA
CLAIRE CONVERSANDO COM MAURICIO
MAURÍCIO – Desculpe vir assim... Sem avisar!
CLAIRE – A gente já se esbarra no elevador uma hora ou outra mesmo... Apesar que eu não esperava a sua visita depois da nossa última conversa, eu pensei que eu havia deixado claro que eu te procuraria caso eu tivesse pensado
MAURÍCIO – Mas aí é que está: quem tá pensando sou eu, eu penso na gente construindo um futuro juntos, Claire. Eu penso na gente fazendo planos de casamento, ou melhor, já organizando ou algo do gênero/
CLAIRE – Casamento? Maurício, a gente nunca namorou. Nós começamos isso aqui tudo como amantes (LÁGRIMAS NOS OLHOS) eu destruí um casamento, eu destruí a felicidade de uma pessoa, eu fui a responsável por um fim de uma família. É duro demais a ficha cair só agora depois de todos esses erros terem se acumulado
MAURÍCIO – Claire, as coisas aconteceram porque tinham que acontecer! Caramba!!
CLAIRE – Eu acho que você não entendeu o que eu quis dizer e pelo visto não fará a mínima questão. Olha, Maurício, eu quero que você saia agora da minha casa!
MAURÍCIO – (INSISTINDO) Claire/...
CLAIRE SE LEVANTA E VAI ATÉ A PORTA. ELA ABRE
CLAIRE – Agora, Maurício. Por favor!
MAURÍCIO SE LEVANTA E SAI. CLAIRE FECHA A PORTA E CHORA
CORTAR PARA:
CENA 03/ LISBOA/ EXTERIOR/ DIA
CENA 04/ MANSÃO DE JORGE – SALA DE ESTAR/ DIA
HELOÍSA DESCENDO AS ESCADAS FALANDO AO CELULAR
HELOÍSA – (Ao cel.) Eu esqueci, mãe. Sim, hoje eu queria sair com essa roupa que combina mais com o meu estilo, porém eu esqueci... (T) é, né? Beleza, mãe. Eu te ligo depois então
DANI VEM DA COZINHA E OLHA PARA HELÔ
DANI – E aí? Vamos tentar refazer o nosso tour por Lisboa?
HELOÍSA – Vamos sim, só deixa eu me arrumar e dar uma ligadinha pro meu namorado, ontem eu falei pouquíssimo com ele, a internet não estava colaborando muito também
DANI – Talvez nem seja a internet, meu anjo, por mais que a tecnologia esteja bastante avançada, ainda é complicado manter algum tipo de contato com qualidade, mas isso depende do tempo de chuva e a distância também influencia muito
HELOÍSA – Então eu vou me comunicar com ele via ligação mesmo, porque ontem na webcam o áudio não sincronizava com o vídeo e isso de uma certa forma me incomodou um pouco, mas sem problemas
DANI – Então beleza. Eu vou no meu quarto, quando você quiser iniciar o nosso tour é só dar umas três batidas na porta ou gritar, (SORRI) esses dias eu tenho ando meio surda
HELOÍSA – (SORRI) Tá bom!!
DANI VAI SUBINDO AS ESCADAS. HELOÍSA COLOCA O CELULAR NA ORELHA
HELOÍSA – Ué? Por que ele não me atende?
EM HELOÍSA ESTRANHANDO.
CORTAR PARA:
CENA 05/ APARTAMENTO DE LARA – QUARTO DE VITÓRIA/ DIA
VITÓRIA DEITADA, LARA SENTADA AO SEU LADO
LARA – Sua amiga Alice diz que irá vir mais tarde
VITÓRIA – Eu já estou me sentindo melhor...
LARA – Melhor assim, até porque eu segui todas as recomendações do seu médico, sem falar que os medicamentos sempre são oferecidos no horário certo, então eu não esperava um resultado diferente
VITÓRIA – (ARREPENDIDA) Mãe, eu nem tive a oportunidade de te pedir desculpas/
LARA – E nem adianta você pedir 1 milhão de desculpas em um intervalo de cinco minutos que não vai adiantar, a sua atitude foi deplorável, filha. Injustificável, usar drogas a troco de quê? A sua sorte é que eu não precisei de internar em uma clínica de reabilitação química que aí sim a coisa ia ficar feia.
O CELULAR DE LARA TOCA
LARA – (ATENDE) Alô?
ELA VAI SAINDO FALANDO AO CELULAR. VITÓRIA PENSATIVA
CORTAR PARA:
CENA 06/ LISBOA/ EXTERIOR/ DIA
CENA 07/ MINADOURO DE SANTA LUZIA/ EXTERIOR/ DIA
HELOÍSA ENCANTADA COM O LUGAR, DANI AO SEU LADO
HELOÍSA – Esse lugar já consegue ser maravilhoso por si só e ainda tem essa vista para me deixar no mínimo ainda mais encantada?
DANI – Lisboa tem esse poder de nos deixar apaixonados por cada canto que a gente passa, eu mesmo já perdi as contas de quantas vezes eu vim aqui, talvez seja o meu lugar favorito...
HELOÍSA – Eu tô amando cada momento aqui. Estou me sentindo uma pessoa mais leve e tranquia...
DANI – Ai que bom, Helô! Fico feliz!!
HELOÍSA ENTÃO PEGA A SUA CÂMERA FOTOGRÁFICA E COMEÇA A FOTOGRAFAR COM PLENA ALEGRIA. DANI A OBSERVA
DANI – E naquela hora você conseguiu se comunicar com o seu namorado?
HELOÍSA – Não. Eu fiquei até meio preocupada, mas ele não deve ter visto, só isso... Agora, o meu foco principal sem duvidas está direcionado em encontrar a Heloísa perdida por essas ruas de Lisboa.
VEMOS QUE ALGUÉM PASSA POR HELOÍSA. UM ESBARRO ACONTECE
HELOÍSA – Desculpa...
A PESSOA DERRUBA SEU ÓCULOS, MAS AO ABAIXAR PARA APANHA-LO, ELA SE LEVANTA E REVELA O SEU ROSTO, VEMOS QUE É UM GAROTO TRANS. HELOÍSA OLHA SURPRESA
HELOÍSA – Mil desculpas mesmo
GAROTO – Que isso... A culpa foi minha
O GAROTO SORRI E HELOÍSA RETRIBUI.
HELOÍSA – (TENTANDO RECONHECER) Desculpa, mas eu te conheço de algum lugar?
O GAROTO OLHA BEM PARA HELOÍSA COM A INTENÇÃO DE RECONHECE-LA
GAROTO – Heloísa?
HELOÍSA – (SORRI) Sou eu
GAROTO – Você não lembra de mim, Helô? Nós viramos amigas com 13 anos de idade na sua última viagem para Londres. Sou eu: Lavinia
HELOÍSA – (SURPRESA) Lavinia? Caramba que surpresa
ELAS SE ABRAÇAM
GAROTO – Pois bem, pra ser bem mais sincero o meu nome não é mais Lavinia, o meu nome agora é Pietro.
HELOÍSA – eu tô chocada, Lavini... (CORTA; SE CORRIGE) Pietro! Então, esta é a minha madrasta: Dani.
DANI – (SORRI) Muito prazer, Pietro
PIETRO – O prazer é todo meu, que isso.
HELOÍSA – Pietro, eu adorei te reencontrar, mas... Eu realmente preciso ir
PIETRO – Anota o meu número de celular, eu quero muito fazer contato
HELOÍSA – (SORRI) Anoto sim. Qual é o número?
ELAS CONTINUAM CONVERSAR POR OFF
CORTAR PARA:
CENA 08/ SÃO PAULO/ INTERIOR/ DIA
CENA 09/ MANSÃO DE JOAQUIM – SUÍTE/ INTERIOR/ DIA
JOAQUIM ENTRA E VÊ O QUARTO DE EVA VAZIO. O SUSTO
JOAQUIM – (EM CHOQUE) Eva!!!
JOAQUIM SAI APRESSADO, CAM O ACOMPANHA ATÉ A PORTA E CORTAMOS PARA A PRÓXIMA CENA:
CENA 10/ RUAS DE SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
EVA NO BANCO DE TRÁS DO UBER.
EVA – Para o colégio CEI, por favor!
NA DETERMINAÇÃO DE EVA
CENA 11/ MANSÃO DE JOAQUIM – SALA DE ESTAR/ DIA
BEN SENTADO NO SOFÁ, JOAQUIM DESCE AS ESCADAS
BEN – Está tudo bem?
JOAQUIM – (PREOCUPADO) A Eva sumiu!!
BEN OLHA SURPRESO
CORTAR PARA:
CENA 12/ MANSÃO DE PANDORA – SALA DE ESTAR/ DIA
JÚLIA CONVERSANDO COM BRANDON
BRANDON – Finalmente eu consegui trocar pelo menos um “bom dia” com você
JÚLIA – No caso: boa tarde, já que estou ocupada com um trabalho importantíssimo
BRANDON – Mas esse trabalho me impede de se comunicar comigo?
JÚLIA – Esse trabalho exige a minha atenção total. É isso!!
BRANDON – Júlia, mas e a gente... Vai fazer com que a gente seja segundo plano?
JÚLIA – Brandon, por favor, agora não. Tenho que ver uma coisa, mas amanhã é sábado e eu prometo que a tarde vai ser toda nossa
JÚLIA BEIJA BRANDON E SOBE AS ESCADAS. BRANDON PREOCUPADO
CORTAR PARA:
CENA 13/ MANSÃO DE MARTA – SALA DE ESTAR/ DIA
FERNANDO DESCE AS ESCADAS. MARTA SENTADA NO SOFÁ
MARTA – Vai sair?
FERNANDO – Vou comprar um carregador novo, o meu não funciona mais o cabo arrependeu, na verdade: cabo de Iphone não vale nada. Vou sair.
FERNANDO ABRE A PORTA E SE DEPARA COM GIOVANNA
FERNANDO – (SURPRESO) Giovanna?
GIOVANNA – Oi, Fer. Podemos conversar?
NA SURPRESA DE FERNANDO
CORTAR PARA:
FIM DO CAPÍTULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário