Maneiras de Ser - Capítulo 84



MANEIRAS DE SER
C A P Í T U L O  0 8 4
DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES
 
CENA 01/ MANSÃO DE MARTA – SALA DE ESTAR/ DIA
CONTINUAÇÃO IMEDIATA. Fernando diante de Giovanna.
GIOVANNA – Eu queria te ver... Faz tanto tempo que eu não te vejo, né?
FERNANDO – (Risada boba) Há três dias no caso né Giovanna? As aulas acabaram na sexta-feira!
GIOVANNA – Eu acho que eu me acostumei com você, por isso eu te procurei, por isso eu estou aqui.
FERNANDO – Mas me ver assim do nada...
GIOVANNA – Nós somos amigos, Fernando. Achei que você não se incomodaria, sei lá...
FERNANDO – (tentando desfazer o mal entendido) Eu não estou incomodado.
GIOVANNA – Não é o que tá parecendo, parece que você vai explodir, sei lá...
FERNANDO – Desculpa. Não é nada com você... Será que a gente pode conversar em outro lugar?
Giovanna assente, diz que sim
CORTAR PARA:
CENA 02/ CAFETERIA/ EXTERIOR/ DIA
Giovanna E Fernando Tomando Café Juntos
GIOVANNA – Eu vi mesmo no Instagram da Helô umas fotos dela em Lisboa...
FERNANDO – E ela apareceu na foto?
GIOVANNA – No caso são 5 fotos, fotografadas por ela... Ela levou a sério essa história de ser fotografa, mas o que eu não sei se ela está levando a sério é o relacionamento de vocês dois.
FERNANDO – (sério) Giovanna, para. Não começa. Você não sabe nada sobre a gente e sobre os nossos sentimentos, não tem conhecimento nenhum sobre o nosso namoro/
GIOVANNA – (corta) Justamente, porque nos primeiros dias o amor de vocês era divulgado, era em todo canto e em toda situação, mas e agora? Cadê esse amor todo que vocês viveram? Sumiu!!!
FERNANDO – Olha, Giovanna. Eu acho que as nossas conversas que tivemos nos corredores do colégio pode ter confundido os seus sentimentos, porque de fato o que eu estou presenciando é uma tremenda de uma ilusão que você mesma causou.
GIOVANNA – (revoltada) Olha, Fernando. Você quer saber de uma coisa, se eu pudesse eu te cobraria os 45 minutos do tempo que eu perdi com você, mas como isso não é possível, eu simplesmente peço que desconsidere esta conversa e não fale mais comigo.
Giovanna Coloca 50 Reais Em Cima Da Mesa E Sai. Fernando Fica Pensativo
CORTAR PARA:
CENA 03/ MANSÃO DE PANDORA – SALA DE ESTAR/ DIA
Júlia E Roger Dando Uma Entrevista Para Monnic.
MONNIC – (com o gravador na mão) Júlia, antes de começar a entrevista eu gostaria de ter a seguinte afirmação: você tem certeza que essa manifestação irá acontecer?
JÚLIA – Olha, Monnic. Eu realmente não tenho outra opção para impedir o estado de acabar com o nosso teatro/
ROGER – Na verdade Júlia, essa entrevista que daremos pode ser um ponto positivo para a volta definitiva do teatro.
JÚLIA – Mas como você disse: “pode ser um ponto positivo”. Isso não é uma certeza. Sem falar que eu vejo essa manifestação como a voz daqueles que admiram a arte então... É isso que eu quero. Eu quero tentar!
Na Determinação De Júlia
CORTAR PARA:
CENA 04/ LISBOA/ EXTERIOR/ DIA
CENA 05/ MANSÃO DE JORGE – QUARTO DE HELOÍSA/ INTERIOR/ DIA
Heloísa coloca o celular na orelha
HELOÍSA – (AO CEL.) Alô? É o Pietro? Aqui é a Heloísa Blake, tudo bem?
PIETRO – (OFF) Oi Helô, tudo e você?
HELOÍSA – Eu queria saber se você gostaria de sair pra gente conversar... O que você acha?
PIETRO – (Off) Ah, eu acho uma boa. Vou te mandar a localização de onde eu estou pelo WhatsApp.
HELOÍSA – (Sorri) Tá bom!
Heloisa desliga. Sorri
CORTAR PARA:
CENA 06/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
CENA 07/ COLÉGIO CEI – FRENTE/ EXTERIOR/ DIA
O táxi para em frente ao colégio, Eva desce e olha com ódio.
EVA – (Entrega o dinheiro para o motorista) Pode ficar com o troco.
O táxi sai. Eva aproveita para encarar mais ainda o colégio
EVA – Eu me lembro quando eu disse que seria a minha última vez neste lugar, mas pelo visto você será o meu triunfo principal.
Vemos Eva colocar a chave na fechadura e entrando pelo portão do colégio.
CORTAR RÁPIDO PARA:
CENA 08/ APARTAMENTO DE MARCELO – SALA DE ESTAR/ DIA
Vemos Joaquim entrando assim que Marcelo abre a porta. Filipa desce as escadas
JOAQUIM – A Eva está aqui?
MARCELO – Não, a Eva não apareceu por aqui.
JOAQUIM – (Preocupado) A onde esta louca se meteu?
FILIPA – (Preocupada) A Eva sumiu?
Joaquim sai preocupado. Marcelo fecha a porta
FILIPA – Pai, cadê ela?
Na preocupação de Filipa.
CORTAR PARA:
CENA 09/ PRAIA DE SANTOS/ EXTERIOR/ DIA
Alice e Karina andando, conversando...
ALICE – Acho que chegou a hora de eu assumir você para os meus pais, até porque o seu descobriu de uma forma bem indiretamente
KARINA – Será que é uma boa ideia? A reação do meu pai não foi das melhores lembra?
ALICE – Eu sei... Mas... É isso, né K? Acho que o mundo finalmente precisa conhecer o nosso amor, você não acha?
Na preocupação de Karina
CORTAR PARA:
CENA 10/ MANSÃO DE PANDORA – SUÍTE/ DIA
Pandora e Roger conversando
PANDORA – E como foi a sua entrevista com a Monnic? Desculpa não ter acompanhado, estava em uma audiência importantíssima envolvendo um processo de uma família brigando por conta de uma herança, mas prometo que assim que sair a matéria no jornal eu comprarei e lerei com total atenção
ROGER – A entrevista foi ótima, meu amor, você não precisa se preocupar... A Júlia estava segura e firme, tenho certeza que o governo vai ficar atento depois dessa!! Até porque querendo ou não, a Júlia se tornou uma figura pública extremamente conhecida.
PANDORA – A Heloísa não atende os meus telefonemas... (Olha para o celular) não deixa nem sequer uma mensagem na caixa postal, olha, sinceramente isso está me preocupando, estou até pensando em ligar pro bocó do pai dela.
ROGER – A Helô tá aproveitando aquele país, Pandora. Deixa ela. Ela tá respirando um novo ar, tendo novas visões e se acostumando com o sotaque forte que só os portugueses possuem.
PANDORA – Tudo bem, meu amor, mas caso ela não me atenda hoje a noite eu não vou pensar duas vezes.
Pandora e Roger se beijam.
CORTAR PARA:
CENA 11/ LISBOA/ EXTERIOR/ DIA
CENA 12/ CAFETERIA/ INTERIOR/ DIA
Pietro e Heloísa tomando um café e conversando. Conversa em andamento
PIETRO – Querendo ou não foi um susto para os meus pais, eu olhei pra eles e falei: “eu não sou uma garota. Eu sou um garoto”. Eles coitados, não entenderam nada
HELOÍSA – Mas como foi a descoberta?
PIETRO – A descoberta envolveu uma série de questões, Helô... Mas a principal era o fato de eu não me aceitar, era o fato de eu me olhar no espelho e não estar satisfeita... E não tinha nada a ver a questão de eu ser magra ou gorda, ou simplesmente não gostar do meu cabelo cacheado ou do formato dos meus olhos... A questão era o meu gênero, que por sinal ainda não mudou, mas da mesma maneira eu me sinto feliz em pelo menos disfarçar, ou melhor, esconder... Por mais que seja em 50%!
HELOÍSA – Entendi... Que situação surpreendente
PIETRO – Por mais que os meus pais tenham sido compreensíveis, nem todos são entende? Eu tive sorte, eu fui muito privilegiado digamos... Mas a questão não é essa, a questão é que eu nasci no corpo errado e eu estou tentando consertar isso, seja da maneira como for!!
HELOÍSA – Então você não se aceitava? Você não gostava do que você via quando estava nua no espelho
PIETRO – Eu ainda não aceito, até porque o meu corpo não mudou, eu ainda tenho 17 anos, eu ainda não tenho a idade certa para me submeter a essa cirurgia, mas quando eu chegar na maior idade... Helô, ninguém me segura, eu vou realizar o meu sonho de ser quem sou.
Pietro toma a xícara de café. Helô fica pensativa
CORTAR PARA:
CENA 13/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
CENA 14/ COLÉGIO CEI – DIRETORIA/ DIA
Eva entra, olha em volta, está séria
EVA – Essa escola é o verdadeiro ninho do capeta!!
Eva vai mexendo nas gavetas
EVA – (Sorri) Por que do nada surgiu o nome: Júlia e Heloísa na minha cabeça?
Eva então olha determinada
EVA – Por que foi mesmo que eu desisti de me vingar dessas aprendizes do capeta?
Eva então fica pensativa
EVA – Eu até iria colocar fogo nessa bagaça, mas pensando bem... Pra quê levar a culpa? Seria tão mais interessante se as duas pagassem pelas cinzas que esse lugar vai se tornar!!
Eva então sorri aliviada
CORTAR PARA:
CENA 15/ MANSÃO DE JOAQUIM – SALA DE ESTAR/ DIA
Joaquim entra, Ben sentado
BEN – Encontrou ela?
Joaquim faz que não, vemos Eva entrar sorrindo
JOAQUIM – (Surpreso) Eva?
EVA – Oi.
JOAQUIM – (Abraça Eva) Onde você estava?
EVA – Fui tomar um ar e... lembrei de uma coisa
BEN – Do quê?
EVA – Eu acabei de me lembrar de dois nomes: Heloísa e Júlia.
Reação surpresa de Joaquim
CORTAR PARA:
CENA 16/ APARTAMENTO DE MARCELO – SALA DE ESTAR/ DIA
Claire conversando com Marcelo. Conversa iniciada
MARCELO – E aí quando a Filipa me contou que estava indo viajar com a Eva, eu fiquei sem chão, quer dizer, liguei o alerta, ou melhor, liguei pro Joaquim
CLAIRE – Olha, Marcelo. Eu passei hoje mais cedo no colégio CEI e dei uma olhada nas câmeras de segurança porque é uma coisa que eu sempre faço, você sabe muito bem disso... Então, a Eva estava lá, claro que eu nem me perguntei como ela entrou, né? Ela pegou as chaves do Joaquim obviamente, mas eu me perguntei como uma desmemoriada fez isso. Isso foi uma questão que de fato me deixou com a pulga atrás da orelha
MARCELO – Você acha que ela recuperou a memória?
CLAIRE – Pelas câmeras de segurança isso ficou 100% evidente, olha Marcelo... Eu não vou julgar sem provas, mas na minha opinião: a memória da Eva voltou.
MARCELO – Claro que isso é uma acusação óbvia, mas... Eu quero saber qual é o interesse da Claire na minha filha? Eu mesmo nunca estranhei a aproximação amigável das duas, mas essa história de viagem me deixou no mínimo preocupado. E se essa mulher for uma psicopata?
CLAIRE – Marcelo, a verdade é que nós precisamos conversar sobre determinado assunto, eu não vou hesitar, até porque você tem total direito de saber, eu não me importo em não ter a autorização do Joaquim ou até mesmo da Eva...
Marcelo olha preocupado
MARCELO – Como assim?
CLAIRE – Marcelo, eu vou ser direta, não vou pensar duas vezes... (Fala de uma vez) A Filipa é filha biológica da Eva!!
Reação surpresa de Marcelo: como é que é?
CLOSE EM MARCELO
CORTAR PARA:
FIM DO CAPÍTULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário