Maneiras de Ser - Capítulo 85



MANEIRAS DE SER
C A P Í T U L O  0 8 5
DE
WESLLEY FUCHS

ESCRITA POR
WESLLEY FUCHS

DIREÇÃO GERAL
HENZO VITURINO
MIGUEL RODRIGUES

DIREÇÃO DE NÚCLEO
MIGUEL RODRIGUES
CENA 01/ APARTAMENTO DE MARCELO – SALA DE ESTAR/ DIA
Continuação imediata. Marcelo surpreso com a revelação de Claire
MARCELO – Que brincadeira é essa, Claire?
CLAIRE – Aí é que está: isso não é uma brincadeira
MARCELO – Você tem noção do que você acabou de me falar?
CLAIRE – Claro que eu tenho, da mesma forma que eu tenho a profunda certeza e convicção de que eu não estou mentindo. Isso foram palavras da Eva e sinceramente, pela primeira vez nesses 33 anos que eu venho vivendo desde então: eu nunca senti profundas verdades em apenas poucas frases. Ela falou a verdade
MARCELO – Mas como assim, essa história está muito mal construída/
CLAIRE – Então parabéns pelo teu dia de sorte, porque eu estou com tempo e... E vou contar tim-tim por tim-tim dessa história
Claire continua falando em off...
CORTAR PARA:
CENA 02/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ NOITE
CENA 03/ MANSÃO DE PANDORA – SALA DE ESTAR/ DIA
Pandora ao celular falando com Heloísa. Alternar cenas: Helô em seu quarto na casa de Jorge
HELOÍSA – (Ao cel.) Eu estou adorando, mãe... Estou fazendo tantas coisas legais aqui/
PANDORA – (Ao cel.) O meu medo é que você se apegue demais a esse lugar e não queira mais ir embora
HELOÍSA – (Ao cel. Brinca) Olha, sabe que não é uma má ideia?
PANDORA – (Ao cel.) Heloísa, você não brinca comigo.
HELOÍSA – (Ao cel. Ri) Tô brincando, mãe!!
PANDORA – (Ao cel.) Não consigo viver mais sem a minha filha não, eu hein...
HELOÍSA – (Ao cel.) Então minha preciosidade, eu te ligo depois, tá? Eu vou ligar pro Fernando, quer dizer... Tentar, porque eu estou indo para a minha décima tentativa apenas hoje
PANDORA – (Ao cel.) Tá bom, filha. Beijos
Pandora sai, ela sobe as escadas.
Tempo
Júlia entra, vindo da rua, ela coloca a bolsa no sofá e coloca o celular na orelha
JÚLIA – (Ao cel.) Lari?
ALTERNAR: Larissa em seu quarto
LARISSA – (Ao cel.) Oi miga. A Monnic passou aqui, dei minha entrevista pra ela também
JÚLIA – (Ao cel.) Será que o Miguel, o Felipe e a Cris também deram?
LARISSA – (Ao cel.) Deram, deram sim. Quer dizer, mais ou menos, quem se soltou menos foi a Cris, então digamos que a jornalista não conseguiu tirar muita coisa dela.
JÚLIA – (Ao cel.) Então tá, eu só queria confirmar, mesmo eu contando com essa entrevista eu estou acelerando os passos para a nossa manifestação... Estou contando os minutos para noticiar para os meus seguidores
LARISSA – (Ao cel.) Amiga, depois eu te ligo, tenho que conversar com o meu pai sobre uma situação meio-chata...
JÚLIA – (Ao cel. Ri) Desculpa, mas eu fiquei curiosa
LARISSA – (Ao cel. Ri) É uma questão bem normal e bem cotidiana: preciso de um vestido novo (Ri) beijo miga
Desligam. Júlia sobe as escadas sorridente
CORTAR PARA:
CENA 04/ MANSÃO DE BECK – SALA DE ESTAR/ DIA
Beck diante de Valentim
VALENTIM – Oi Beck, eu vim assim que você me ligou. Tá tudo bem?
BECK – Bom, eu até poderia culpar a Alice por colocar essa história na minha cabeça, mas a verdade é que eu estou pensando nisso antes mesmo dela me comunicar
VALENTIM – (Preocupado) Desculpa, mas... Comunicar o quê?
BECK – A falta de amor da Vicki pelo filho é evidente, só que eu estou deixando que a minha forma de amar seja mais forte ainda, até porque eu mesma te disse que eu tenho um amor incondicional pelo Bernardo e não consigo me ver longe dele, mas aí existe você, o pai biológico desta criança... Aí eu mesmo me pergunto, que tipo de avó é essa que deixa o seu autocuidado ser mais forte do que a vontade de um pai cuidar de seu filho...
VALENTIM – (Sorri) Isso quer dizer que...
BECK – (completa) que você terá a guarda definitiva do Bernardo.
Valentim feliz e abraça Beck.
CORTAR PARA:
CENA 05/ APARTAMENTO DE MARCELO – SALA DE ESTAR/ DIA
Marcelo chocado diante de Claire
MARCELO – Claire, você tem ideia do que você acabou de me dizer?
CLAIRE – Eu tenho ideia sim, Marcelo. Eu te contei a verdade, me desculpa, mas esta é a verdade da história envolvendo a Filipa e a Eva
MARCELO – Meu Deus, Claire... Pelo amor de Deus!!!
CLAIRE – Marcelo, eu sei... Eu sei, mas...
MARCELO – Ela quer a minha filha, Claire... Isso é evidente!!
CLAIRE – A filha dela no caso. Né Marcelo? Querendo ou não... Mas eu te entendo totalmente, eu sei exatamente o que está passando na sua cabeça mas... Isso era o que a Eva queria antes de perder a memória, ou recuperar sei lá... Até porque ela combinou fugir com a Filipa de novo (tempo) quer saber? Eu vou lá, eu vou agora conversar com Joaquim, porque é evidente que ela recuperou essa bendita memória
MARCELO – Claire, me mande notícias, eu ainda estou confuso e tudo mais...
CLAIRE – Claro, claro. Qualquer coisa eu estou no celular, ok?
Claire sai. Marcelo pensativo
CORTAR PARA:
CENA 06/ LISBOA/ EXTERIOR/ DIA
CENA 07/ RECANTO DO VINHO/ ESCRITÓRIO DE JORGE/ DIA
Jorge mexendo no computador. Dani e Heloísa entram
HELOÍSA – Oi pai, incomodo?
JORGE – (Sorri) Claro que não, filha. Eu é que estou feliz em te ver aqui
DANI – Eu vim mostrar a empresa pra Helô, ela ficou encantada, até porque faz anos e anos que ela não vem aqui
HELOÍSA – A empresa tá linda, pai. Parabéns pelo decoração e organização, sem duvidas, um exemplo de boa qualidade e sofisticação
JORGE – O seu elogio valeu cem vezes mais do que dos críticos requisitados
Os três se abraçam felizes
CORTA DESCONTÍNUO PARA:
CENA 08/ MANSÃO DE JORGE – SALA DE ESTAR/ DIA
Dani e Heloísa entram
HELOÍSA – Bem que eu percebi que o meu pai ama o trabalho, tanto que ele chega tarde, né?
DANI – Se deixar ele fica 24 horas sem interrupções.
HELOÍSA – Sinceramente eu tô amando Portugal, Lisboa... Mas tá faltando alguma coisa
DANI – Gente?
HELOÍSA – Eu não queria ser tão informal, mas SIM, gente!! Tá faltando GENTE, tá faltando... Ritmo!
DANI – Não conta pro seu pai que eu te disse, mas tem uma festa bem legal aqui em Portugal... Eu te dou o endereço e... (t) bom, eu não vou poder te levar, porque teu pai me mataria, mas aqui também tem Uber meu amor
HELOÍSA – (Sorri) Então muito obrigada pelas dica e por ser essa madrasta maravilhosa/
O celular de Heloísa começa a tocar
HELOÍSA – (Olha o celular) Meu namorado (A Dani) Daqui a pouco eu termino de te agradecer
DANI – Também não precisa exagerar, né Helô?
Dani sorri e sai. Heloísa atende
HELOÍSA – Oi amor
FERNANDO – (off) Heloísa, a Giovanna me procurou com a intenção de dar em cima de mim/
HELOÍSA – (Ao cel.) Como é que é?
FERNANDO – (off) é isso mesmo.../
HELOÍSA – (Ao cel.) Olha, Fernando... Você nem precisa me contar a história em detalhes porque eu conheço bem essa azinha! Agora o que eu não vou aceitar é que eu perca a minha confiança em você, então por favor, me diga: aconteceu alguma coisa?
FERNANDO – (off) é claro que não aconteceu nada, eu estou te ligando justamente para te avisar o que eu consegui evitar que acontecesse.
HELOÍSA – (Ao cel.) Olha Fernando, eu realmente prefiro conversar sobre outro assunto, essa garota já me dava nos nervos, eu vou explodir se você continuar falando sobre isso e eu aqui (pausa) longe!!
FERNANDO – (off) Ok, como foi seu dia?
Os dois continuam falando em off...
CORTAR PARA:
CENA 09/ SÃO PAULO/ EXTERIOR/ DIA
CENA 10/ MANSÃO DE PANDORA – QUARTO DE JÚLIA/ INTERIOR/ DIA
Júlia usa um tênis e pela roupa vemos que ela fará uma caminhada
CORTAR DESCONTÍNUO PARA:
CENA 11/ EXTERNA PAULISTA/ EXTERIOR/ DIA
Fernando andando falando ao celular
FERNANDO – (Ao cel.) Helô, eu te ligo depois pode ser? Eu quero concentrar na caminhada. Beijo
Fernando desliga, CAM vai acompanhando ele e ele acaba se esbarrando em Júlia que estava concentrada no fone de ouvidos
JÚLIA – Caramba, desculpa!!
FERNANDO – (Sorri) Oi, Júlia
JÚLIA – (Sorri) Fernando. Tudo bem?
Se cumprimentam
FERNANDO – Não nos vemos a quanto tempo?
JÚLIA – Há uma semana, até porque nosso último encontro foi no aeroporto internacional.
FERNANDO – Quer tomar um suco ou um café?
JÚLIA – Não sei, Fernando... (muda de ideia) Ah, vamos.
Os dois vão andando CAM vai acompanhando eles
JÚLIA – Acabei de me lembrar de uma coisa
FERNANDO – O que?
JÚLIA – (Sorri) A gente tá pertinho do parque Ibirapuera... Onde aconteceu o nosso primeiro encontro, lembra?
FERNANDO – (ri) Lembro...
JÚLIA – Dá pra acreditar que tudo isso aconteceu esse ano e... E tá vindo o Natal e o ano-novo e só o que passa pela minha cabeça é que... É que ano que vem a gente vai viver novas histórias, novas situações... Aí eu me pergunto: quais serão as próximas novidades?
FERNANDO – A vida nem sempre conta com novidades, né Jú? As vezes de uma certa maneira existe um retrô, um revival quem sabe...
JÚLIA – Nem sempre, né?
CHEGANDO NA LANCHONETE: Júlia e Fernando atravessam a rua
FERNANDO – Sabe o que eu acabei de lembrar?
Júlia faz que não
FERNANDO – Do nosso primeiro beijo. (Ele aponta para a esquerda) olha ali o colégio CEI ali, onde o nosso beijo de amor aconteceu pela primeira vez diante de varias pessoas que andavam desesperadas para chegarem em casa depois de um dia de aula
JÚLIA – Aí você mentiu, Fernando
FERNANDO – (Estranha) Como assim?
JÚLIA – Você disse: “onde o nosso beijo de amor aconteceu pela primeira vez”. Acontece que só existia amor pelo meu lado, eu era a única que amava ali, você só estava tampando um buraco, um vazio. Na verdade, estava tampando a rejeição da Heloísa que logo depois acabou descobrindo que a apaixonada não era só ela.
FERNANDO – Júlia, pra quê isso?
JÚLIA – (Lágrimas nos olhos) a verdade é que eu nunca consegui tirar isso de mim: essa mágoa, essa frustração e realmente... (chora) realmente... (decide deixar pra lá) a gente se vê outra hora, em uma situação melhor e com outros conhecidos em volta por gentileza.
Júlia sai limpando as lágrimas. Fernando pensativo
CLOSE EM FERNANDO
CORTAR PARA:
FIM DO CAPÍTULO

Um comentário:

  1. Graças a Deus, acreditei no Dr. ODION depois de ler tantos testemunhos sobre seu trabalho e decidi entrar em contato com ele. Estou escrevendo meu próprio testemunho que nunca pensei que seria possível. Antes de conhecer o Dr. ODION, senti que tudo isso era crenças supersticiosas e que o feitiço não era cientificamente comprovado como verdade, mas esse lançador de feitiços me fez acreditar no contrário. ELE É UM BOM HOMEM. Eu recebi meu ex-namorado de volta com a ajuda deste homem após 1 ano de tentativas, mas nenhum meio possível parecia estar aparecendo. Se você lê algum testemunho sobre o Dr. ODION, é verdade. Meu namorado me deixou por mais de um ano e eu estava querendo tê-lo de volta e tentei implorar para que ele voltasse para mim, mas ele me deu ouvidos surdos e me fez de bobo em público. O Dr. ODION foi encaminhado a mim por um amigo meu, que também ajudou no meu local de trabalho, e eu lhe disse que ele era supersticioso e um tolo por acreditar nessas coisas fetichistas. Mas, depois de tantas reflexões, entrei na internet para procurá-lo e decidi entrar em contato com ele por e-mail. Ele logo me deu o número do celular e conversamos também. Ele é o melhor. Antes do feitiço dele funcionar, eu já tinha certeza. Dentro de dois dias, meu ex-namorado, depois de 1 ano de zombaria de ser um homem inútil, veio me implorar dessa vez. Eu não sabia o que esse homem fez, mas ele é muito bom em fazer isso por mim. Estou agradecendo a ele e meu amigo por conhecê-lo também todos os dias da minha vida. Acredito que ele ajudará qualquer um que o procure entrar em contato com ele (drodion60@yandex.com) ou pelo WhatsApp +2349060503921.

    ResponderExcluir